• Nenhum resultado encontrado

Evaluation of Parameters of Ethological Playback hair Sheep During the Breeding Season in the Brazilian Northeast

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Evaluation of Parameters of Ethological Playback hair Sheep During the Breeding Season in the Brazilian Northeast"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Avaliação de Parâmetros Etológicos da Reprodução de Ovinos Deslanados Durante Estação de Monta no Nordeste Brasileiro

Lucas dos Santos Fonseca1, Larissa Firmino da Costa1, Joaquim Haroldo Torquato de Sousa Junior1, José Nery Rocha Junior1, Taciane Alves da Silva1, Carla Renata Figueiredo Gadelha2

1 Discentes do curso de Zootecnia, integrante ao Grupo de Estudo em Caprinos e Ovinos (GRECO) da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: lucas_fonseca3d@hotmail.com, larissa@zootecnista.com.br, haroldotorquato@zootecnista.com.br, junior.nery@hotmail.com, taciane@zootecnista.com.br.

2 Professora Adjunta de Higiene Animal, Etologia e Manejo de Animais Silvestre da Universidade Federal do Ceará – UFC. E-mail: crgadelha@yahoo.com.br

Resumo: A Estação de Monta (EM) é uma importante ferramenta na produção animal, já que restringe, em

determinado período do ano, o contato de fêmeas e machos aptos à reprodução, favorecendo o desenvolvimento social dos animais e desencadeando diversas reações fisiológicas como sincronização do estro nas fêmeas e a potencialização da libido nos machos. Diante do exposto, o objetivo neste trabalho foi avaliar os parâmetros etológicos da reprodução de ovinos deslanados durante estação de monta no nordeste brasileiro. Para tanto, foram avaliadas 58 fêmeas ovinas mestiças, primíparas e multíparas, perante um rufião mestiço (Santa Inês X Sem Padrão Racial Definido), vasectomizado com idade aproximada de três anos e seis meses, provido de colete com tinta para marcação na região peitoral. Posteriormente, as fêmeas foram avaliadas diante de um reprodutor Morada Nova puro por cruza de peso vivo 45,8 Kg de um ano de idade. O comportamento dos machos também foi estudado. Foi encontrada diferença significativa (p≤0,05) para o comportamento das ovelhas, perante o rufião, para variável Urinou na presença do macho (U) em relação aos períodos analisados. Observou-se também, nas fêmeas, uma maior freqüência das variáveis Cheirou o Macho (CM), Postura de Aceitação (PA) e Urinou na presença do macho (U) perante o reprodutor. As variáveis de maior proporção encontradas para rufião foram Cheirou Vulva (CV) e Aproximação Sem Interesse (ASI), respectivamente. Já para o reprodutor, as variáveis Aproximação Com Interesse de escore 3, 2 e 1 (ACI3, ACI2 e ACI1) foram elevadas. Conclui-se que a realização da estação de monta aliada aos conhecimentos dos parâmetros etológicos pode contribuir para uma maior eficiência reprodutiva dos rebanhos.

Palavras-chave: comportamento, etograma, morada nova, produção animal

Evaluation of Parameters of Ethological Playback hair Sheep During the Breeding Season in the Brazilian Northeast

Abstract: The Mount season is an important tool in animal reproduction, since it narrows in a determined

period of the year, the contact between females and males which are able to reproduce, favoring the social development and triggering many physiological reactions, such as estrus synchronization in females and libido enhancement in males. Said that, This assay goal was to evaluate the reproductive ethologic in short haired ovines during mount season, in brazilian Northeast. For that, 58 half-breed ovine females either primiparous or multiparous were tested with a half- breed (Santa Inês x No racial pattern) vasectomyzed thug with approximately three years and a half, wearing a marker vest with paint in the chest. Later, the females were

(2)

evaluated with a Morada Nova Ram pure by cross with a living weight of 45,8 kg and one year old. The males behavior was also studied. Significant difference was found (p≤0,05) to sheep behavior in the presence of the thug, to the urinating with male presence variable in relation to the analyzed periods. It was also observed, in the females showed a greater frequency in sniffing the male, acceptance stanceand urinated in male presence, while in front of the ram. The most seen variables found in the thug were sniffing the vulva and proximity without interest, respectively. Whereas in the ram, the three most noticeable variables were, proximity with interest at the scores of 3, 2, and 1. It can be concluded that the use of Mount Season added to the Ethological parameter can contribute to a greater efficiency in a flock.

Key words: behavior, ethogram, morada nova, animal production Introdução

O Nordeste brasileiro é caracterizado por possuir uma grande extensão territorial, com uma diversidade de biomas e climas viáveis para a produção animal. Devido ao grande número de ovinos que habitam os estados desta região e à alta demanda por proteína animal de qualidade, é necessário o desenvolvimento e aplicação de técnicas que possam aumentar e melhorar a produção desta espécie.

Nesse contexto, a Estação de Monta (EM) é uma importante ferramenta na produção animal, já que restringe, em determinado período do ano, o contato de fêmeas e machos aptos à reprodução, favorecendo o desenvolvimento social dos animais e desencadeando diversas reações fisiológicas como sincronização do estro nas fêmeas e a potencialização da libido nos machos. Essa prática é de baixo custo e simples de ser aplicada além de proporcionar um controle mais eficiente do rebanho devido à concentração das atividades de manejo na parição, lactação, desmame, engorda e abate, gerando uma maior uniformidade de lotes e um melhor controle da produção.

A implementação da EM deve estar em sintonia com os objetivos da exploração e ter foco no mercado. Dentre outros aspectos, o sucesso desta técnica está na dependência da higidez dos animais e da Condição Corporal (CC) das matrizes e reprodutores durante

o período de cobertura ou inseminação artificial. A avaliação do comportamento reprodutivo dos animais apresentado na EM pode ser utilizado como parâmetro para seleção de matrizes e reprodutores, considerando-se que o comportamento sexual ocorre em função de diversos fatores a exemplo das respostas aos estímulos externos, que normalmente são feromônios, substâncias químicas secretadas pelo animal na urina, fezes ou glândulas, que causam respostas específicas no indivíduo da mesma espécie (Rekwot et al., 2001; Hafez, 2004). Desta forma, é possível tornar a produção mais rentável eliminando do plantel animais inadequados à reprodução.

Diante do exposto, o objetivo neste trabalho foi avaliar os parâmetros etológicos da reprodução de ovinos deslanados durante estação de monta no nordeste brasileiro para auxiliar na seleção de melhores animais e maximização da produtividade dos rebanhos.

Material e Métodos

O experimento foi conduzido no Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará - NEEF/DZ/CCA/ UFC (www.neef.ufc.br), em Fortaleza-Ce, no período compreendido entre dezembro de 2009 a janeiro de

(3)

2010, totalizando uma EM de 45 dias. Foi avaliado o comportamento reprodutivo de 58 fêmeas ovinas mestiças (Morada Nova variedade vermelha X Sem Padrão Racial Definido - SPRD), de peso vivo médio inicial de 37,4 Kg, primíparas e multíparas, perante um rufião mestiço (Santa Inês X SPRD), vasectomizado com idade aproximada de três anos e seis meses, provido de colete com tinta para marcação, na região peitoral. Posteriormente, as fêmeas foram avaliadas perante um reprodutor Morada Nova puro por cruza de peso vivo 45,8 Kg de um ano de idade.

O comportamento dos machos também foi observado. O rufião permaneceu os 45 dias com as fêmeas, que foram alojadas no período da manhã, em um curral com sombra e água fresca disponível. No final da tarde, eram levadas ao pasto, juntamente com o rufião, em um sistema de método de pastejo lotação rotativa com piquetes diferentes de Brachiaria

decumbens e Tifton 85.

As fêmeas marcadas eram separadas do rufião e alocadas em uma baia á frente do reprodutor para manterem contato visual, apenas 12 h após a marcação elas eram levadas, individualmente, a baia do reprodutor de área ampla (13,69 m2) provida com cama de maravalha e água fresca à disposição, sendo escolhido este espaço para não comprometer as variáveis comportamentais observadas, deixando os animais expressarem naturalmente suas ações. A alimentação do reprodutor foi fornecida pela manhã cedo, antes de iniciar os trabalhos e no final da tarde após encerrá-los.

As variáveis comportamentais observadas das fêmeas em relação ao rufião foram: Cheirou Macho (CM), Postura de Aceitação (PA), Urinou na presença do macho (U), Reflexo de Flehmen (RF) e Aproximação Sem Interesse (ASI). Para alguns parâmetros avaliados foram atribuído escores que variaram de 1 a 3 em que a escala 1 indicava resposta

leve às ações do macho, 2 resposta moderada e 3 resposta intensa. Essas variáveis foram: Reatividade ao Macho (RMA 1, RMA 2, RMA 3), Aproximação Com Interesse (ACI 1, ACI 2, ACI 3 ) e Reatividade à Monta (RM1, RM2, RM 3). As observações foram realizadas em 3 períodos diários: Período I (8:00-10:30), Período II (12:00-14:30) e Período III (15:00-16:30), com intervalos de 30 minutos intercalados.

Para a avaliação das fêmeas com o reprodutor foram estudadas as mesmas variáveis, durante o período de cobertura (1h). As variáveis estudadas na observação das fêmeas com o rufião foram submetidas à análise de variância pelo teste de Tukey através do pacote computacional do SAS versão 8.0, 2000.

Resultados e Discussão

As médias gerais para as variáveis etológicas estudadas na socialização das fêmeas com o rufião são apresentadas na Tabela 1. De acordo com a análise de variância não houve diferença significativa das variáveis entre os períodos do dia, exceto para a variável Urinou na presença do macho (U). A maior freqüência de micção no período III pode estar

Variáveis Períodos I II III ASI 3.45±2.93 3.00±2.2 4.00±3.3 CM 9.47±13.06 7.00±11.5 8.64±9.9 U 6.1±4.44b 4.35±2.8b 8.2±4.5a PA 6.56±7.4 6.00±9.00 5.35±4.8 RF 3.04±1.96 2.2±1.75 2.57±2.2 RMA1 3.7±3.8 2.6±3.3 4.00±3.12 RMA2 1.7±2.72 1.37±2.14 2.17±2.34 RMA3 1.08±3.36 0.6±1.5 0.6±1.2 ACI1 0.37±0.75 0.64±1.5 0.3±0.73 ACI2 0.37±0.77 0.42±2.1 0.24±0.57 ACI3 0.75±2.7 0.2±0.6 0.35±0.96 RM1 0.2±0.76 0.64±3.87 0.24±1.35 RM2 0.02±0.15 0.04±0.2 0.08±0.36

Médias seguidas de letras diferentes na linha diferem entre si (P<0,05) pelo teste de Tukey.

Tabela 1 - Média das variáveis comportamentais das

fêmeas em relação ao rufião, durante os 45 dias de EM de acordo com os períodos

(4)

relacionada com o maior consumo de água no período II, onde a temperatura ambiente é mais elevada, resultado semelhante foi encontrado por Raslan (2008) trabalhando com ovinos mestiços SPRD na Bahia.

Dentre outras causas, o comportamento da fêmea diante do macho ocorre devido ao intuito de liberar feromônios pela urina sinalizando uma possível receptividade ao cortejo do carneiro, principalmente no caso das multíparas.

A observação de pouca reatividade (recusa) das fêmeas ao macho (RMA1) nessas ovelhas e a freqüência alta de postura de aceitação (PA) pode ter correlação com uma melhor taxa de fertilidade. Coimbra Filho (1985) atribuiu menor fertilidade de animais jovens a inexperiência e timidez o que fez com que elas não procurassem o macho e relutaram em aceitar a monta.

Analisando o comportamento das fêmeas diante do reprodutor, foi observada uma maior freqüência das variávéis CM, PA e U, respectivamente (Gráfico 1). Levando em consideração que as ovelhas eram encaminhadas ao reprodutor somente após a detecção do cio, nota-se que os resultados obtidos acompanham a exibição de ações favoráveis a aceitação do cortejo e posteriormente da cópula. A ação de cheirar o macho pode estar relacionada à curiosidade, que é um dos comportamentos característicos dos ovinos.

Este comportamento também está possivelmente relacionado ao interesse sexual o que pode ser comprovado pela alta percentagem da postura de aceitação, indicando a eficiência de detecção do cio pelo rufião. Porém, observa-se que em relação ao reprodutor a reatividade ao macho 3 (RMA 3), foi superior as reatividades ao macho 1 e 2 (RMA 1 e RMA 2). É provável que a inexperiência do reprodutor tenha provocado a reação das fêmeas, o que não ocorreu para o rufião que era mais experiente e apresentou alta libido (marcação de fêmeas que não estavam em cio).

O Gráfico 2 mostra que as variáveis de maior proporção encontradas para o comportamento sexual do rufião foram Cheirou Vulva (CV) e Aproximação Sem Interesse (ASI), respectivamente. Isto explica a conduta de identificação de cio por meio de mecanismos olfativos, em que o animal tentou maximizar a identificação das fêmeas através da captação de feromônios o que provocou uma considerável percentagem de aproximação sem interesse (ASI).

O Gráfico 3 mostra o comportamento do reprodutor apresentou como ações mais freqüentes CV, as Aproximação Com Interesse 3, 2 e 1 (ACI3, ACI2 e ACI1) e Monta (M). Porém a percentagem da variável CV se mostrou inferior quando comparada a do rufião, provavelmente porque as fêmeas foram apresentadas

Gráfico 1 - Atividades das fêmeas em relação ao

reprodutor durante a Estação de Monta

Gráfico 2 - Atividades do rufião em 45 dias de Estação

(5)

este estudo. Ao Grupo de Estudos de Caprinos e Ovinos – GRECO/DZ/CCA/UFC pela iniciativa da pesquisa. Aos professores Carla Renata Figueiredo Gadelha, Magno José Duarte Cândido, Sônia Maria Pinheiro de Oliveira e Airton de Alencar de Araújo pela confiança e enorme contribuição cedida neste trabalho.

Literatura Citada

COIMBRA FILHO, A. Técnicas de criação de ovinos. Porto Alegre: EMATER, 1985, 92p.

HAFEZ, B.; HAFEZ, E.S.E. Comportamento reprodutivo. In: Reprodução Animal 7ªed, Barueri: Manole, cap. 19, 293-300p. 2004

LOPES JÚNIOR, E.S. Manejo reprodutivo de ovinos e caprinos. Petrolina: UNIVASF, 9-18p.

RASLAN, L.S.A. Aspectos comportamentais e

fisiológicos de ovino SRD sob pastejo com e sem sombreamento. 2008, 99f. Dissertação (Mestrado

em Zootecnia), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga, 2008.

REKWOT, P.I.; OGWU, D; OYEDIPE, E.O.; SEKONI, V.O. The role of pheromones and biostimulation in animal reproduction. Animal Reproduction Science. 65:157-170. 2001.

Gráfico 3 - Atividades do reprodutor em todo período

da Estação de Monta

a ele em estro o que, aliado a pouca experiência do animal pode ter contribuído para verificação de menores frequências das variáveis de identificação de cio, exceto para o Reflexo de Flehmen, que o reprodutor exibiu com mais freqüência.

Conclusões

A realização da estação de monta aliada aos conhecimentos dos parâmetros etológicos pode contribuir para uma maior eficiência reprodutiva dos rebanhos. Desta forma, conhecer como os animais interagem e saber como estas ações refletem na produção é uma questão a ser explorada principalmente no que diz respeito a critérios de avaliação e seleção de matrizes e reprodutores.

Agradecimentos

Ao Núcleo de Ensino e Estudo em Forragicultura – NEEF/DZ/CCA/UFC pelo apoio prestado a

Referências

Documentos relacionados

didático e resolva as ​listas de exercícios (disponíveis no ​Classroom​) referentes às obras de Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Machado de Assis,

Dos objectivos traçados no nosso trabalho, verificamos que da análise quantitativa da transição das Lux GAAP para as IFRS nas diferentes rubricas, bem como nos

Neste trabalho o objetivo central foi a ampliação e adequação do procedimento e programa computacional baseado no programa comercial MSC.PATRAN, para a geração automática de modelos

Ousasse apontar algumas hipóteses para a solução desse problema público a partir do exposto dos autores usados como base para fundamentação teórica, da análise dos dados

Muito bom Bom Regular Ruim Muito ruim Não se aplica ou não observado.. A partir dos resultados obtidos, pode-se afirmar que, na opinião dos alunos, o curso possui muitas

titucionalismo Contemporâneo, prega a importância destacada da moral e dos valores sociais, garantidos predominantemente por meio de princípios. Não se con- forma com as

Por essa razão, a proposição de um sistema informatizado de apoio ao monitoramento dessas pragas de eucalipto, que fazem uso de cartões-armadilha adesivos amarelos, auxiliaria

4 Águas de consumo Colheita de amostras em torneira e por imersão (à superfície e em profundidade) para análise de metais: Molibdénio PTL/0160 1 5 Águas de consumo e