• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Relatório final do

estágio do 6º ano

Mestrado Integrado em Medicina

2014/15

2ª ÉPOCA - MELHORIA

(2)

i

Índice

Introdução... 1

Actividades Desenvolvidas ... 2

Medicina Geral e Familiar ... 2

Pediatria ... 2

Obstetrícia e Ginecologia ... 3

Saúde Mental ... 4

Medicina Interna ... 4

Cirurgia Geral ... 5

Estágio Opcional: Anatomia Patológica ... 6

(3)

1

Introdução

Nos termos do Art. 7º do Despacho n.º 11681/2009, publicado no D.R. 2ª série N.º 93, de 14 de Maio, o 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL) consiste num estágio profissionalizante, que compreende o exercício orientado e programado da Medicina por

áreas médico-cirúrgicas e incide, preferencialmente, nos aspetos do diagnóstico diferencial e da terapêutica. Assim sendo, os meus objectivos gerais para o ano foram os

de desenvolver aptidões necessárias ao exercício da Medicina sob supervisão mas com aquisição de autonomia, elaborar boas histórias clínicas, exames objectivos, organizar o diagnóstico diferencial, pedir e interpretar correctamente exames complementares de diagnóstico, bem como a aquisição de competências práticas, no que diz respeito à tomada de decisões terapêuticas e execução de procedimentos técnicos e desenvolver uma boa relação médico-doente. Tive também como objectivo observar as patologias mais frequentes inseridas no contexto de cada estágio.

O objectivo do presente relatório é a exposição e síntese da experiência desse estágio profissionalizante, enunciando as actividades em que estive envolvida, e o meu processo de aprendizagem, ao longo deste último ano letivo, sendo a sua apresentação em Prova Pública um requisito para a conclusão do Mestrado Integrado. Após esta Introdução, segue-se uma descrição das Actividades Desenvolvidas, onde apresento as actividades em que participei e os elementos representativos de cada um dos estágios parcelares, segundo a ordem pela qual foram frequentados e concluo com uma Reflexão Crítica do estágio profissionalizante.

Em anexo, incluem-se cópias dos certificados dos cursos e do congresso a que assisti durante o presente ano letivo.

(4)

2

Actividades Desenvolvidas

Medicina Geral e Familiar (15 de Setembro a 10 de Outubro de 2014)

O estágio de Medicina Geral e Familiar, sob a regência da Professora Doutora Maria Isabel Santos, foi realizado na Unidade de Saúde Familiar Jardim dos Plátanos, em Linda--a-Velha, sob a orientação do Dr. Júlio Crespo Silva.

O estágio decorreu essencialmente em ambiente de consulta, nomeadamente, nas de Saúde do Adulto, de Saúde Materna e Planeamento Familiar, de Saúde Infantil, de Diabetes mellitus e de Hipertensão Arterial. Nelas realizei a colheita de história clínica e exame objectivo, elaboração e discussão de hipóteses de diagnóstico, requisição de exames complementares de diagnóstico (ECD), prescrição terapêutica e sensibilização para a adoção de estilos de vida saudável. Durante o estágio realizei uma história clínica, com vista à apresentação de Caso, que foi incluída no Diário do Exercício Orientado.

Pediatria (13 de Outubro a 7 de Novembro de 2014)

O estágio de Pediatria, sob regência do Professor Doutor Luís Varandas, realizou-se na Unidade de Infeciologia (UI) do Hospital Dona Estefânia (HDE) sob orientação da Dr.ª Flora Candeias.

As actividades desenvolvidas foram realizadas maioritariamente na Enfermaria, onde fui integrada na equipa médica, tendo tido autonomia para participar na observação diária de doentes com registo de diários clínicos, na elaboração de notas de entrada e notas de alta, sempre sob visão tutorial. Realizei ainda uma história clínica pediátrica. Durante o estágio pude participar nas Consultas de Imunodeficiências. Frequentei semanalmente o Serviço de Urgência (SU), orientada pela Dr.ª Patrícia Lopes, onde pude observar e realizar, de forma dirigida, a colheita da anamnese e o exame objectivo, bem como discutir hipóteses de diagnóstico e terapêutica a instituir em cada caso. Assisti às

(5)

3

reuniões de serviço e da UI e às sessões clínicas formativas. Assisti ainda a aulas teórico-práticas e a Consultas de Imunoalergologia. Estagiei durante dois dias na Unidade de Cardiologia Pediátrica do Hospital Santa Marta. No final do estágio no HDE, os alunos do 6º ano fizeram a apresentação de seminários de Pediatria, onde participei, em conjunto com uma colega, com um trabalho sobre o tema “Ébola”.

Obstetrícia e Ginecologia (10 de Novembro a 5 de Dezembro de 2014)

O estágio de Obstetrícia e Ginecologia, sob a regência da Professora Doutora Teresa Ventura, decorreu no Hospital São Francisco Xavier (HSFX) sob a orientação da Dr.ª Paula Gonçalves.

Estive presente nas consultas de Ginecologia, de Patologia de Colo e de Planeamento Familiar e de Medicina Materno-Fetal, tendo tido um papel ativo e participativo, por exemplo, realizando exame objectivo ginecológico, colposcopia, Teste de Schiller, exame citológico em meio líquido, rastreio do Streptococcus ß hemolítico e análise de CTGs. Assisti a ecografias ginecológicas e obstétricas. Estive nas enfermarias de Alto Risco e de Ginecologia/Puerpério, ajudando na elaboração de diários clínicos, exame objectivo, prescrição de ECD e terapêutica.

Fui ao bloco operatório no HSFX e à unidade cirurgia ambulatório do Hospital Egas Moniz (HEM) onde pude observar histeroscopias e técnicas ablativas com ansa diatérmica. Frequentei semanalmente o SU, onde participei na colheita de história clínica e fiz o exame objectivo e o pedido de ECD, no contexto ginecológico e obstétrico, e assisti a partos eutócicos e distócicos. Assisti às sessões clínicas realizadas, semanalmente, e no final do estágio elaborei uma revisão teórica intitulada “Abordagem às lesões de baixo grau no colo do útero”.

(6)

4

Saúde Mental (8 de Dezembro de 2014 a 16 de Janeiro de 2015)

No estágio de Saúde Mental, regido pelo Professor Doutor Miguel Xavier, integrei a Equipa Comunitária do Centro de Saúde da Amadora do Hospital Fernando Fonseca (HFF), orientada pela Dr.ª Raquel Ribeiro.

Assisti às sessões teórico-práticas, lecionadas pelo Professor Doutor Miguel Xavier, sobre casos-clínicos de situações comuns no SU. As actividades realizadas no restante estágio decorreram no Centro de Saúde da Amadora, onde participei nas consultas de seguimento de doentes com patologia mental grave, com perturbação depressiva recorrente e alguns em regime de ambulatório compulsivo. Pude treinar técnicas de entrevista clínica ao doente psiquiátrico através da colheita de uma história clínica. Participei ainda nas consultas de enfermagem e semanalmente nas reuniões da equipa comunitária, nas sessões clínicas do departamento de psiquiatria do HFF. Frequentei semanalmente o SU no HFF, tendo tido contacto com patologias diferentes daquelas encontradas na consulta. Realizei uma revisão teórica sobre “Terapêutica imunológica – efeitos secundários psiquiátricos”.

Medicina Interna (26 de Janeiro a 20 de Março de 2015)

O estágio de Medicina Interna, sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco, teve lugar na Enfermaria da Unidade Funcional IB do Serviço de Medicina do HEM, com orientação da Dr.ª Isabel Madruga.

As actividades desenvolvidas foram, em geral, realizadas na Enfermaria, tendo integrado a equipa da Dr.ª Isabel Madruga. Fui responsável pelos doentes que me foram atribuídos e realizei autonomamente as tarefas que me foram delegadas, como seja a observação diária dos doentes, com realização dos respetivos diários clínicos, de procedimentos como punções, arteriais e venosas, e electrocardiograma, participação na prescrição de

(7)

5

ECD e terapêutica. Acompanhei os internos da equipa da Dr.ª Isabel no SU do HSFX. Acompanhei a Dr.ª Isabel na consulta externa, em consultas de doentes internados no serviço, com patologia crónica. Assisti semanalmente a sessões clínicas organizadas para todo o Serviço de Medicina I, bem como aos “Journal Club”, às sessões clinico-patológicas e às aulas teórico-práticas lecionadas na FCM-UNL. Realizei e apresentei em conjunto com os meus colegas um seminário subordinado ao tema “Distúrbios eletrolíticos – sódio e potássio”, onde foi feita uma breve revisão teórica sobre a etiologia, manifestações, diagnóstico e tratamento das alterações no sódio e no potássio.

Cirurgia Geral (23 de Março a 22 de Maio de 2015)

O estágio de Cirurgia Geral, sob regência do Professor Doutor Rui Maio, decorreu no Hospital da Luz, sob a orientação do Dr. Carlos Ferreira.

Na primeira semana assisti às sessões teóricas e sessões teórico-práticas lecionadas no Hospital Beatriz Ângelo. Nas quatro semanas seguintes acompanhei o Dr. Carlos Ferreira no bloco operatório, na consulta externa e na enfermaria. No bloco operatório assisti a diversas cirurgias e participei, como 1ª e 2ª ajudante, em 10 das 46 cirurgias em que estive presente. Durante uma semana integrei o serviço de Atendimento Médico Permanente, onde realizei diversas atividades, tanto médicas como de enfermagem. Nas duas semanas em que integrei o serviço de Anestesiologia, acompanhando a Dr.ª Cristina Pestana, observei e participei em anestesias gerais, bloqueios do neuro-eixo e sedo-analgesias, através da administração de fármacos, realização do resumo anestésico e da prescrição pós-operatória. Participei na indução dos doentes, na ventilação manual, entubação oro-traqueal e colocação máscara laríngea. Realizei bloqueios subaracnoideus, coloquei linhas arteriais e cateteres venosos centrais. Realizei uma história clínica anestésica. Assisti às sessões clínicas semanais do Hospital da Luz, à

(8)

6

Consulta de Decisão Terapêutica e à reunião de serviço de Cirurgia Geral. Participei no mini congresso, onde realizei e apresentei um caso clínico, juntamente com colegas sobre o tema “Metástases síncronas do Tumor do recto – a propósito de um caso clínico”.

Estágio Opcional: Anatomia Patológica (25 de Maio a 5 de Junho de 2015)

Como Estágio Opcional, tive a oportunidade de frequentar o serviço de Anatomia Patológica do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO), sob a orientação da Directora de Serviço Dr.ª Sância Ramos.

Decidi realizar o estágio clínico opcional em anatomia patológica por ser uma especialidade transversal a várias especialidades e por, durante o curso, se ter tido pouco contacto com o dia-a-dia de um anátomo-patologista. No estágio pude frequentar consultas de decisão terapêutica de cirurgia geral no HSFX e no Hospital de Santa Cruz, assistir a uma autópsia, à rotina diagnóstica em microscópio e a macroscopia. Assisti ainda à colheita e avaliação anátomo-patológica de gânglios extemporâneos e ao processamento laboratorial das peças pelas técnicas. Assisti à reunião inter-hospitalar envolvendo médicos do CHLO, CHLC, Hospital da Luz e HFF, à reunião de internato no HFF e à reunião de Personalised Healthcare.

Reflexão Crítica

Ao longo do estágio profissionalizante esteve muito presente a componente prática com evidente autonomia na observação de doentes, fundamental para o desenvolvimento das minhas competências como médica, preparando-me para os desafios com que serei confrontada como Interna do Ano Comum. Já tinha começado a desenvolver estas competências no ano passado, quando integrei o programa Erasmus, em Roma, na

(9)

7

universidade incluiu uma forte componente hospitalar. No entanto no presente ano senti que, por um lado, desenvolvi e fortaleci a minha autonomia de trabalho e, por outro, adquiri aptidão de trabalho em equipa. O estágio profissionalizante permitiu-me aplicar conhecimentos adquiridos ao longo do curso, de forma integrada e dirigida a cada doente, e aperfeiçoar a minha relação com os doentes no geral, e em particular, com os doentes do foro pediátrico e psiquiátrico.

Nas diferentes Enfermarias e Consultas, aprendi a identificar e a estabelecer um plano de abordagem para patologias frequentes, enquanto no SU desenvolvi a capacidade de diferenciar situações que implicam tratamento urgente ou emergente, das restantes. A realização de diários clínicos permitiu praticar técnicas de comunicação com doentes e familiares e aperfeiçoar a relação médico-doente. As técnicas de exame objectivo e de interpretação e valorização de ECD permitiram estruturar o raciocínio clínico e elaborar diagnósticos diferenciais. Cimentei conhecimentos sobre medidas gerais e terapêuticas. Foi principalmente nos estágios de Medicina Interna e Cirurgia Geral que pratiquei competências técnicas, que considero uma mais-valia para o meu futuro como médica, como suturas, gasimetrias ou punções venosas. No estágio de Anestesiologia, pratiquei técnicas de abordagem à via aérea, com treino de ventilação manual, entubação oro-traqueal e colocação de máscara laríngea, fundamentais, por exemplo, no suporte básico de vida e técnicas de monitorização invasiva com cateterização venosa central e arterial. Em particular, o estágio de Medicina Geral e Familiar permitiu-me conhecer a verdadeira importância dos Cuidados de Saúde Primários, a sua dinâmica de funcionamento e a sua relação e articulação com os Cuidados Secundários. Por isto, gostava de ter tido a oportunidade de realizar um outro estágio em meio rural, para além do meio urbano, que teria permitido percecionar a diferença entre os dois meios. Considero ainda que os estágios de Medicina Geral e Familiar e o de Medicina Interna foram os que mais me

(10)

8

sensibilizaram para a necessidade de avaliar o doente como parte integrante de uma família e de uma sociedade. Os estágios de Pediatria, Psiquiatria e de Obstetrícia e Ginecologia deixaram-me mais preparada para abordar estas populações especiais, tendo em atenção as características próprias dos doentes dessas especialidades, da relação médico-doente e prescrição terapêutica particulares. O Estágio em Anatomia Patológica permitiu-me contactar com uma outra vertente da medicina em que o contacto direto com os doentes é mínimo. Porém, é uma especialidade de extrema importância para o diagnóstico e para a orientação terapêutica, muitas vezes personalizada, em que as opções são discutidas em reuniões multidisciplinares.

A apresentação de casos clínicos e revisões teóricas melhorou a minha capacidade de organizar e transmitir conhecimentos e as histórias clínicas permitiram treinar a organização dos dados fornecidos pelos doentes e organizar o pensamento clínico. Considero que atingi não só os objectivos gerais do Mestrado Integrado em Medicina, mas também os meus objectivos pessoais e específicos para cada estágio, embora esteja ciente que a conclusão do curso é apenas o fim da primeira etapa da carreira médica. Conforme já vinha fazendo ao longo do curso, sempre que tinha oportunidade, assisti a congressos e cursos em diferentes áreas para adquirir novas perspetivas sobre a medicina. Este ano assisti ao Congresso da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, ao 1º Curso de Gastroenterologia Oncológica e ao 3º Curso de Formação em Investigação Clínica e Publicação Científica.

Paralelamente, desde Setembro de 2014, colaboro, em regime de voluntariado, com a

Erasmus Student Network - Lisboa onde organizo actividades de cariz solidário e cultural.

Termino com o agradecimento a todos os meus tutores, pela sua amabilidade e disponibilidade, acompanhamento e conhecimentos partilhados, e pelo papel que desempenharam na minha formação.

(11)
(12)
(13)

1º CURSO DE

Gastroenterologia

Oncológica

CERTIFICADO

Certifica-se que

participou no 1º Curso de Gastroenterologia Oncológica, organizado pelos Serviços de Gastrenterologia do Grupo Hospitalar Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, realizado no anfiteatro do Instituto Português de Oncologia de Lisboa , no dia 08 de Maio de 2015.

Lisboa, 08 de Maio de 2015

Director do Serviço de Gastroenterologia do IPO de Lisboa

Dr. António Dias Pereira MARIA INÊS MARQUES

(14)

Referências

Documentos relacionados

Ao longo de um ano, a equipe da pesquisa, formada por pesquisadores das áreas de Matemática, Física, Química, bem como bolsistas e estudantes de diversos cursos de

Com todas as componentes do efeito de uma força devidamente calibradas, foram então inseridas todas as constantes e ordenadas no painel frontal do LabView, na

This paper aims to contribute to research by presenting an empirical study about the development and implementation of mathematical interdisciplinary tasks related to STEM

O documento está organizado da seguinte forma. No capítulo 2, estabelecem-se as finalidades da área curricular de PLNM. No capítulo 3, apresentam-se os níveis de

Para Arroio e Giordan (2006), a experimentação na química também pode ocorrer por simulação com vídeo, especialmente em situações em que a atividade no

The second cognitivist proposal to deal with the problem of in- continence I will examine is Alfred Mele’s (Mele 1987). He tries to account for the possibility of incontinent

Em pré hospitalar, o respeito à autodeterminação passa igualmente pela obtenção do consentimento informado sobre a forma expressa, isto é, consentimento informado

Para atender a perspectiva do aumento de consumo e o destino de seu descarte, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída por meio da Lei Federal Nº