• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO DO 6º ANO]2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO DO 6º ANO]2"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Relatório Final de

Estágio do 6º Ano

Mestrado Integrado em Medicina

(2)

ÍNDICE

I.INTRODUÇÃO 3

II.OBJECTIVOS 4

III.SÍNTESE DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS 4 a) Estágio Parcelar de Saúde Mental 4 b) Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar 5 c) Estágio Parcelar de Pediatria 5 d) Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia 6 e) Estágio Parcelar de Cirurgia Geral 6 f) Estágio Parcelar de Medicina Interna 7 g) Estágio Clínico Opcional – Ginecologia e Obstetrícia 8 h) Preparação para a Prática Clínica 8

IV.REFLEXÃO CRÍTICA FINAL 9

(3)

I.INTRODUÇÃO

O Estágio Profissionalizante (EP) do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL), componente principal do 6º ano do curso, surge após 3 anos lectivos iniciais de um estudo essencialmente teórico, complementados com 2 anos subsequentes mais direcionados para a prática clínica. Consistindo em seis estágios parcelares em áreas médicas e cirúrgicas, tem como objectivo geral proporcionar aos alunos uma formação sólida, apoiada numa forte componente de prática e raciocínio clínicos e dotá-los de atitudes e aptidões essencias para o futuro profissional que tão rapidamente se aproxima. O presente relatório, elaborado no âmbito do término deste EP, visa sistematizar as actividades desenvolvidas ao longo do mesmo, encontrando-se dividido em 4 pontos: a presente nota introdutória, os objectivos fundamentais aos quais me propus no início deste ano lectivo, uma descrição sumária dos vários estágios parcelares que frequentei, bem como as Unidades Curriculares Opcional e de Preparação para a Prática Cliínica e, por fim, uma análise crítica global de todo o ano profissionalizante. Este relatório conta ainda com três anexos: um cronograma dos estágios parcelares, um quadro englobando os trabalhos que realizei ao longo do presente ano e ainda os vários certificados das actividades extracurriculares.

II.OBJECTIVOS

(4)

clínicos, notas de entrada e de alta e da aquisição de experiência na realização de procedimentos práticos. Espero também desenvolver do meu raciocínio clínico, sabendo articulá-lo com um raciocínio crítico perante os exames complementares diagnósticos e as diversas opções terapêuticas, sem nunca descurar a capacidade de trabalho e comunicação no contexto multidisciplinar. Numa vertente mais humana, considero essencial apurar a minha sensibilidade para conseguir avaliar da forma mais fidedigna as expectativas do doente, assim como os seus medos e receios acerca dos sintomas e doenças presentes e, deste modo, adequar a minha actuação da melhor maneira possível.

III.SÍNTESE DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS

a) Estágio Parcelar de Saúde Mental (16/09/2013 a 11/10/2013)

(5)

turnos do Serviço de Urgência do Hospital de S. Francisco Xavier, onde pude observar doentes no contexto de apresentação aguda da sua doença, juntamente com a respectiva abordagem clínica e farmacológica. Vi vários internamentos compulsivos neste contexto, situação com a qual nunca tinha contactado directamente. b) Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar (14/10/2013 a 8/11/2013) O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar, sob a regência da Sr.ª Professora Doutora Isabel Santos, foi repartido por duas semanas em meio urbano na UCSP Marvila, sob a tutela da Dra. Anabela Garrido e por duas semanas em meio rural, na USF Vale do Sorraia em Coruche, sob a tutela da Dra. Teresa Vale. Foi-me possível observar uma grande variedade de patologias por ter assistido e participado activamente em diversos tipos de consulta: Consulta Aberta/Doença Aguda e Consultas Programadas pelo Utente nomeadamente Saúde de Adultos, Consulta de Hipertensão, Diabetes, Saúde Materna, Planeamento Familiar e Saúde Infantil. Durante o meu estágio rural, passei pelo Serviço de Urgência Básica da USF Vale do Sorraia (atendimento, 24horas/dia, de situações de alguma gravidade sem a necessidade de deslocação ao hospital distrital), assisti a uma sessão de Preparação Para o Parto e acompanhei a equipa de enfermagem e uma das terapeutas em várias Visitas Domiciliárias, tendo observado sessões de fisioterapia, tratamento de feridas crónicas e administração da vacina da gripe. No final das 4 semanas, ao invés de elaborar um relatório como nos restantes estágios parcelares, redigi um “Diário de Exercício Orientado”, que foi objeto de avaliação oral por parte de um júri.

(6)

como o meu tutor na Consulta Externa e no Serviço de Urgência, o que me permitiu a familiarização com as patologias que afectam mais frequentemente as crianças, assim como planos de atuação, tanto em regime de urgência como de internamento. Assisti ainda a consultas de Imunoalergologia, às reuniões diárias de passagem de doentes e às Sessões Clínicas do Hospital. Tive acesso a vários momentos de formação, sob a forma de aulas de Imunoalergologia e Cardiologia Pediátrica. Juntamente com a minha colega Filipa Briosa, elaborei uma comunicação oral com o tema “Púrpura de Henöch Schonlein – Caso Clínico”, tendo ainda assistido às exposições orais dos meus colegas. d) Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia (9/12/2013 a 17/01/2014) O estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, sob a regência da Srª. Professora Doutora Fátima Serrano, decorreu no Hospital Dona Estefânia (com algumas deslocações ao Hospital Curry Cabral e Maternidade Alfredo da Costa), sob a tutela da Drª Maria João Nunes. Nas duas primeiras semanas do estágio, na rotação de Ginecologia, tive contacto com o Bloco Operatório (principalmente com carácter de observadora), a Unidade de Histeroscopia e a consulta externa de Ginecologia, Colposcopia e Climatério . No âmbito da Obstetrícia, assisti às consultas de Gravidez de Alto Risco e Referência e Diagnóstico Pré-Natal (DPN) e passei ainda pelo Bloco de Partos. Frequentei o Serviço de Urgência da Maternidade Alfredo da Costa durante todas as segundas-feiras do estágio, num total de quatro turnos. Tive ainda a oportunidade de fazer uma apresentação sobre um caso clínico, intitulada “Via de Parto e Incontinência Urinária: uma relação linear?”.

(7)

caso foi Gastroenterologia. Durante as primeiras 6 semanas, acompanhei meu tutor na enfermaria, Consulta Externa, Serviço de Urgência e Bloco Operatório, onde tive oportunidade de assistir e participar como 1ª e 2ª ajudante nalgumas cirurgias. Entre os dias 10 e 20 de Março, frequentei o serviço de Gastroenterologia, onde pude observar e por vezes realizar diversas actividades em diferentes âmbitos: enfermaria, Consulta Externa, Consulta de Proctologia e Sala de Técnicas Endoscópicas (EDA, Colonoscopia e CPRE). Relativamente ao carácter formativo deste estágio, assisti a algumas sessões vocacionadas para os alunos, sob a forma de aulas teóricas e teórico-práticas, e outras integradas na atividade do Hospital, como Sessões Clínicas e reuniões dos vários Departamentos. O estágio terminou com um Minicongresso, onde, juntamente com dois colegas, apresentei um trabalho intitulado “Um Caso Lynchado”.

f) Estágio Parcelar de Medicina Interna (24/03/2014 a 23/05/2014)

(8)

estágio, que consistiu em seminários teórico-práticos semanais, exclusivamente vocacionados para os alunos, no edifício da Biblioteca da FCM-NOVA e na oportunidade de assistir às Sessões Clínicas, Clínico-Patológicas e ao Journal Club, realizados semanalmente no Hospital Egas Moniz. No âmbito deste último momento formativo, tive oportunidade de, juntamente com duas colegas, apresentar um trabalho sobre “Bacteriúria

Assintomática”.

g) Estágio Clínico OpcionalGinecologia e Obstetrícia (26/05/2014 a 06/06/2014) Nesta Unidade Curricular, sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco e com a duração de duas semanas, foi-nos dada a oportunidade de escolhermos tanto a especialidade como o Serviço onde gostaríamos de realizar o nosso estágio. A minha escolha recaiu na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Dona Estefânia pois gostei bastante do meu estágio parcelar e pretendia um contacto mais aprofundado com a área, que considero como uma opção para o futuro. O facto de não ter propriamente um tutor “fixo”, apenas veio enriquecer ainda mais toda a experiência, pois permitiu-me uma grande rotatividade quer a nível de vários tipos de Consulta das duas áreas já referidas na descrição do estágio parcelar, como de técnicas e procedimentos observados no Bloco Operatório.

h) Preparação para a Prática Clínica (2º semestre)

(9)

IV.REFLEXÃO CRÍTICA FINAL

Findo este ano lectivo, o último do MIM e aquele dotado de maior carácter profissionalizante, chega então a altura de fazer uma reflexão cuidada acerca do mesmo, de modo a tirar lições para o futuro que, ao contrário de relatórios anteriores, já será no mundo do trabalho.

(10)

componente rural do estágio deve continuar a ser encorajada pela faculdade. A nível de crescimento francamente pessoal, destaco também o meu estágio de Saúde Mental, pois permitiu-me passar a encarar de um modo bastante mais natural a doença mental e os seus portadores. Apercebi-me que, de facto, o estigma ainda é grande, mesmo entre os próprios estudantes de Medicina e, como tal, este estágio torna-se precioso para combater o mesmo. Também uma nota positiva para a Unidade Curricular de Preparação para a Prática Clínica, cujos moldes das aulas fomentam nos alunos a consolidação de conhecimentos e o seu raciocínio clínico.

Analisando os objectivos que me propus alcançar no início do 6º ano, muitos deles cumulativos de anos anteriores, posso dizer que encerro este capítulo do meu percurso académico deveras satisfeita e com a sensação de dever cumprido. Não permito, no entanto, que este sentimento me retire a inquietude que me move diariamente, quer seja num gabinete de consulta ou no corredor de uma enfermaria, e que me impede de cair na utópica sensação de que já sei tudo aquilo que preciso para o cumprimento das minhas metas, pelo menos naquele momento em particular. Afinal de contas, esta noção de que o mundo da Medicina é infindável e em constante mudança, e que isso requer do médico uma vida inteira em permanente actualização, constitui dos motivos que me fez escolher esta carreira há 6 anos atrás.

(11)

V.ANEXOS

Anexo 1:

Cronograma dos estágios parcelares do ano lectivo 2013/2014

Anexo 2:

Trabalhos realizados durante o ano lectivo 2013/2014

Anexo 3:

Actividades extracurriculares

- Certificado de Participação na Conferência iMed 5.0

- Certificado de Participação no Simpósio

Hipertensão Arterial e

Insuficiência Cardíaca

Estado da Arte em 2014

- Certificado de Participação na actividade

Don

t Stay Aut:

(12)

Anexo 1:

Cronograma dos estágios parcelares do ano letivo 2013/2014

Data Estágio Parcelar

16/09/2013 a 11/10/2013

4 semanas Regente: Prof. Doutor Miguel Xavier Saúde Mental

Local: Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Egas Moniz

Tutor: Dr. Ricardo Caetano 14/10/2013 a 8/11/2013

2 semanas + 2 semanas Regente: Profª. Doutora Isabel Santos Medicina Geral e Familiar

Locais: UCSP Marvila e USF Vale do Sorraia - Coruche

Tutoras: Anabela Garrido e Teresa Vale 11/11/2013 a 6/12/2013

4 semanas

Pediatria

Regente: Prof. Doutor Luís Varandas Local: Enfermaria 5.1 de Pediatria Médica do

Hospital Dona Estefânia Tutor: Dr. Bessa Almeida 9/12/2013 a 17/01/2014

4 semanas Regente: Profª. Doutora Fátima Serrano Ginecologia e Obstetrícia

Local: Hospital Dona Estefânia, Maternidade Alfredo da Costa e Hospital Curry Cabral

Tutora: Dra. Maria João Nunes 27/01/2014 a 21/03/2014

8 semanas Regente: Prof. Doutor Rui Maio Cirurgia Geral

Local: Departamento de Cirurgia do Hospital Beatriz Ângelo

Tutor: Dr. Hermano Garcia 24/03/2014 a 23/05/2014

8 semanas Regente: Prof. Doutor Fernando Nolasco Medicina Interna

Local: Serviço de Medicina II do Hospital Egas Moniz

Tutor: Dr. Francisco Silva 26/05/2014 a 06/06/2014

2 semanas Estágio Clínico Opcional - Ginecologia e Obstetrícia

Regente: Prof. Doutor Fernando Nolasco Local: Hospital Dona Estefânia, Maternidade

Alfredo da Costa e Hospital Curry Cabral

2º Semestre Preparação para a Prática Clínica

(13)

Anexo 2:

Trabalhos realizados durante o ano lectivo 2013/2014

Estágio Parcelar Tema e Autores

Saúde Mental “Neural Mechanisms of Decision Making in

Hoarding Disorder”

(Maria Gouveia, Mariana Melo – Alunas 6º Ano)

Pediatria “Púrpura de Henöch Schonlein – Caso

Clínico”

(Filipa Briosa, Mariana Melo – Alunas 6º Ano)

Ginecologia e Obstetrícia “Via de Parto e Incontinência Urinária: uma

relação linear?”

(Mariana Melo)

Cirurgia Geral Um Caso Lynchado”

(Daniel Faria, Lénio Couto, Mariana Melo – Alunos 6º Ano)

Medicina Interna “Bacteriúria Assintomática”

(14)

Anexo 3:

Actividades extracurriculares

(15)

- Certificado de Participação no Simpósio

Hipertensão Arterial e Insuficiência

(16)

- Certificado de Participação na actividade

Don

t Stay Aut: Desvendando o

Referências

Documentos relacionados

Helvik 7 , num estudo em áreas rurais da Noruega, com 484 doentes ≥65anos, aplicou como rastreio para sintomas depressivos a Hospital Anxiety and Depression Scale

Após o ensaio da resistência à compressão realizado para o projeto do heat shield, é possível concluir que a tensão de compressão máxima que se pode aplicar aos aglomerados

No contexto deste estágio frequentei também o Serviço de urgência, tendo desenvolvido. actividades sobretudo no balcão

Foi ainda possível ter contacto com a especialidade de Imunoalergologia - através da frequência de seminários sobre alguns temas no âmbito da especialidade e da

estágio, pude ainda acompanhar durante duas semanas a equipa de Ortopedia e de.. Urologia do hospital, em enfermaria, bloco operatório e consulta externa, o

Local: Hospital das Forças Armadas - Pólo Lisboa; Serviço de Medicina de Cirurgia Geral.

Regente : Prof. Descrição : Este estágio centrou-se no Pavilhão de Esquizofrenia assistindo a atividade de diferentes médicos e colhendo histórias clínicas. Além das

colocando em destaque alguns objetivos mais específicos para cada estágio em particular;.. apresentar uma análise das atividades realizadas ( Reflexão Critica Final