• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM ATRASO MOTOR ANTES E APÓS SEREM SUBMETIDAS À FISIOTERAPIA AQUÁTICA

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: FISIOTERAPIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): ELIZAINE KELEN DA COSTA MARTINS AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ANA PAULA NASSIF TONDATO DA TRINDADE ORIENTADOR(ES):

(2)

ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE

Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com atraso motor antes e após serem submetidas à Fisioterapia Aquática.

MARTINS, E. K. C; LEMOS, L.B.V.C.B.;TRINDADE, A.P. N. T

Curso de Fisioterapia, Centro Universitário do Planalto de Araxá – UNIARAXÁ, Araxá - MG.

elizainemarttins@gmail.com

RESUMO

O desenvolvimento motor infantil é de extrema importância já que é definido como um processo responsável pela mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. Fatores como baixo peso no nascimento, distúrbios cardiovasculares, nascimento pré-termo são considerados alguns dos fatores que podem afetar o desenvolvimento motor. O objetivo deste estudo é avaliar o desenvolvimento motor de crianças com atraso motor antes e após serem submetidas à fisioterapia aquática. O presente estudo é de caráter experimental quali e quantitativa com abordagem descritiva e observacional em crianças com atraso motor sendo realizado na Clínica de Fisioterapia do Centro Universitário do Planalto de Araxá- UNIARAXÁ em Araxá, Minas Gerais, foi aprovado pelo CEP com o protocolo no. 1666/15. Utilizou-se como instrumento de avaliação o teste de Medida de Função Motora Grossa (GMFM). Os dados obtidos na avaliação inicial indicam que as crianças apresentam atraso motor, sendo mais evidente nas crianças com idade até 1 ano e 8 meses. Com esse estudo esperamos comprovar que a fisioterapia aquática proporciona uma interação maior da criança com o meio, possibilitando uma interação maior da criança com o meio e com isso promove a aquisição de habilidades tanto no aspecto motor e cognitivo quanto afetivo e social. Além de minimizar as sensações de dor, produzindo uma sensação de bem estar mesmo após o término da sessão.

Palavras chaves: Fisioterapia aquática, funcionalidade, desenvolvimento motor. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento motor se desenvolve de acordo com o crescimento passando de gestos básicos e desorganizados para gestos organizados e complexos à medida que ocorre o crescimento. Num desenvolvimento normal a criança irá adquirir domínios independentes, embora existam alguns fatores biológicos, genéticos e ambientais que podem influenciar esses domínios. Existem diversos fatores que podem ser responsáveis como causas do atraso motor, tais como peso no nascimento, distúrbios cardiovasculares, nascimento pré-termo, condições socioeconômicas baixas, desnutrição entre outras, o número de causas e a intensidade do comprometimento são diretamente proporcionais entre sim (WILLRICH, 2009). O desenvolvimento motor é considerado de grande importância para todas as fases da vida. Sendo necessário estar atenta a presença de atraso motor para assim que for diagnosticado imediatamente começar uma intervenção para estimular a criança para minimizar/eliminar quaisquer prejuízos no período da infância. Normalmente a fisioterapia é indicada devido à presença de limitações nos movimentos, dificuldades em realizar transferências e posturas e alterações sensoriais (FUJISAWA, 2006). Existem evidências na literatura que a agua proporciona novas chances de exploração para a criança, fazendo com que a mesma possa ganhar habilidades no aspecto motor, cognitivo, afetivo e social. Esses ganhos são possíveis, poia na agua ocorre uma maior interação da criança com o meio, fazendo com que as experiências sensoriais e motoras da criança melhorem, além de também incentivar uma interação maior das crianças com pais e educadores (SILVA, 2009). A hidroterapia é um recurso fisioterapêutico onde os efeitos fisiológicos envolvem respostas cardiorrespiratórias, renais, neurológicas e musculoesqueléticas, é importante ressaltar que a liberação de endorfina é capaz de ajudar a reduzir as possíveis sensações de dor e produzir sensação de bem-estar, mesmo após o final da sessão (BAUM, 1999). Os exercícios aquáticos são uma forma mais útil e eficaz de ampliar a experiência dos movimentos deficientes em crianças através do aumento da amplitude de movimento das articulações, fortalecimentos de músculos enfraquecidos e reeducação dos músculos

(3)

paralisados, além de encorajamento de atividades funcionais e melhoria do equilíbrio e da postura (CAMPION, 2000). Um dos instrumentos utilizados para a avaliação do desenvolvimento da criança é destacado a Escala Motora Infantil de Alberta (EMIA) desenvolvida em 1994 por dois fisioterapeutas como forma de atender a necessidade de fisioterapeutas pediátricos na seleção e acompanhamento de desenvolvimento motor sequencial. A avaliação é realizada através da observação da criança nas sequintes posturas: supino (9 itens), prono (21 itens), sentado (12 itens) e de pé (16 itens). Com objetivo de avaliar a permanência na postura, atitude antigravitacional e a capacidade da criança em realizar transições entre as posturas de forma independente (LIAO, CAMPBEL, 2004). Outro instrumento que pode ser usado é o Gross Motor Function Classification System (GMFCS) considerado um Sistema de Classificação da Função Motora Gossa padronizado para diferenciar crianças e adolescentes com paralisia cerebral por níveis de mobilidade funcional, em resposta às necessidades de uma classificação para discriminar a gravidade da disfunção do movimento (SILVA et al, 2010).

METODOLOGIA

O presente estudo foi caracterizado como sendo uma pesquisa de caráter experimental quali e quantitativa com abordagem descritiva e observacional realizada em crianças com atraso no desenvolvimento motor que aguardam lista de espera da Clínica de Fisioterapia do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ) em Araxá, Minas Gerais. Foi previamente aprovado pelo Comitê de Ètica em Pesquisa (CEP) do Uniaraxá com o protocolo n. 1666/15 conforme normas e princípios éticos de pesquisa com seres humanos e a Resolução nº466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A amostra foi composta por 20 crianças de ambos os gêneros com idade entre 06 meses e 3 anos, sendo composta por dois grupos. Um grupo será formado por crianças até 18 meses e outro por crianças entre 19 meses e 3 anos. Os critérios de inclusão foram possuir idade cronológica entre 06 meses a 3 anos e apresentar algum risco de atraso no desenvolvimento motor. Como critérios de exclusão adotou-se os seguintes parâmetros: Lesões na pele, problemas metabólicos instáveis, doenças infecciosas agudas e alterações respiratórias graves e/ou cardíacas. Inicialmente os participantes serão submetidos a uma avaliação juntamente com seus responsáveis, recebendo orientações sobre os procedimentos da pesquisa, riscos e benefícios do tratamento. Confirmado a presença de atraso no desenvolvimento serão submetidos a 48 sessões de fisioterapia aquática. As sessões acontecerão 2 vezes por semana, com duração de 45 minutos por sessão por um período de 06 meses. Ao final do tratamento os dados levantados serão tabulados e analisados para um melhor direcionamento das interpretações.

RESULTADOS PARCIAIS

Os participantes do projeto fizeram a avaliação inicial e receberam as sessões de hidroterapia duas vezes por semana. Os resultados obtidos pelo teste GMFM indicam atraso motor. Os dados representados na Tabela 1 e 2 são referentes aos dois grupos. A coleta de dados está prevista para encerrar em novembro, onde serão reaplicados os testes e analisados com relação ao impacto que o tratamento proporcional aos pacientes.

Tabela 1: Dados obtidos pelo teste GMFM – Pré-tratamento para crianças com idade entre

1 ano de 8 meses até 3 anos

ACIMA DE 1 ANO E 8 MESES ATÉ 3 ANOS

Dimensão A Dimensão B Dimensão C Dimensão D Dimensão E

Paciente 1 88,23% 83,33% 51,14% 17,94% 51,38%

Paciente 2 94,11% 93,33% 95,23% 94,87% 90,27%

(4)

Paciente 4 100% 100% 90,47% 94,87% 87,50%

Paciente 5 80,39% 53,33% 21,42% 0,00% 0,00%

Média 0,75 0,67 0,52 0,43 0,46

Desvio

padrão 0,36 0,40 0,42 0,48 0,45

Tabela 2: Dados obtidos pelo teste GMFM – Pré-tratamento para crianças com idade até 1

ano de 8 meses

DISCUSSÃO

Lemos (2008) explica que o GMFM se caracteriza em cinco dimensões da função motora grossa e cada um desses itens são pontuados baseando-se em uma escala de quatro pontos que varia de zero a três: 0 equivale que o paciente não inicia o movimento, 21inicia (menos que 10% de conclusão), 2 parcialmente completo (acima de 10% e menos de 100%) e 3 o paciente completo o item com total independência. Portanto pelos dados obtidos ficou evidente que o grupo de crianças apresenta atraso do desenvolvimento motor.

Para Silva (2009) existem evidências que a água proporciona novas chances de exploração para a criança, fazendo com que a mesma possa ganhar habilidades no aspecto motor, cognitivo, afetivo e social. Esses ganhos são possíveis, pois a água ocorre uma maior interação da criança com o meio, fazendo com que as experiências sensoriais e motoras da criança melhorem, além disso, a interação das crianças, pais e educadores. Segundo Ribeiro (2008) destaca a importância do fisioterapeuta conquistar a confiança da criança para que haja total entrega da mesma.

CONSIDERAÇÕES

Apesar do trabalho ainda não estar concluído podemos observar durante as atividades realizadas, uma diminuição da gravidade dos sintomas apresentados pelas pacientes. Ao final do trabalho será realizada a tabulação dos dados, buscando identificar se a fisioterapia aquática proporcionou maiores benefícios. Espera-se que a fisioterapia aquática tenha repercussões positivas sobre a pesquisa no desenvolvimento motor das crianças envolvidas nesse trabalho.

ATÉ 1 ANO E 8 MESES

Dimensão A Dimensão B Dimensão C Dimensão D Dimensão E

Paciente 6 7,84% 16,66% 16,66% 0,00% 0,00% Paciente 7 31,37% 46,66% 0,00% 2,56% 0,00% Paciente 8 92,15% 60,00% 38,09% 7,69% 0,00% Paciente 9 39,21% 35,00% 2,38% 0,00% 0,00% Paciente 10 100,00% 81,66% 71,42% 0,00% 0,00% Paciente 11 29,41% 3,33% 0,00% 0,00% 0,00% Paciente 12 100,00% 71,66% 26,19% 0,00% 0,00% Paciente 13 90,19% 50,00% 80,95% 0,00% 0,00% Paciente 14 66,60% 33,33% 7,14% 0,00% 0,00% Paciente 15 84,31% 51,66% 2,38% 0,00% 0,00% Paciente 16 100,00% 60,00% 71,42% 0,00% 0,00% Média 0,67 0,46 0,28 0,009 0 Desvio padrão 0,34 0,23 0,30 0,024 0

(5)

REFERÊNCIAS

BAUM, G. Aquaerobica: Manual de Treinamento. Ed. Manole; São Paulo, 1999. BRITO, C. M. L.; VIEIRA, G. O.; COSTA, M. C. O.; OLIVEIRA, N. F. Desenvolvimento neuropsicomotor: o teste de Denver na triagem dos atrasos cognitivos e neuromotores de pré-escolares. Cad. Saúde Pública.v.27,n.7,p.1403-1414. 2011.

CAMPION, MARGARET REID; BENNIE, ALIÇON; EVANS, GEORGINA; FITZGERALD, DAVID. HIDROTERAPIA: princípios e prática. 1. ed. São Paulo, SP: Manole, 2000. FARIAS, N.; BUCHALLA, C.M. A Classificação Internacional de Funcionalidade,

Incapacidade e Saúde da Organização Mundial da Saúde: Conceitos, Usos e Perspectivas. Rev. Brasileira Epidemiologia. v.8, n.2, p. 187-193. 2005.

FUJISAWA, D. S.; MANZINI, E. J. Formação acadêmica do fisioterapeuta: a utilização das atividades lúdicas nos atendimentos de crianças. Rev. Brasileira. v. 12, n.1, p. 65-84. 2006. Liao PJ, Campbell SK. Examination of the item structure of the Alberta Infant Motor Scale. Pediatr Phys Ther. v. 16 p. 31-8, 2004.

RIBEIRO, J.; MORAES, M. V. M.; BELTRAME, T. S. Tipo de atividade e relação

interpessoal estabelecida entre fisioterapeuta e criança com paralisia cerebral no contexto de intervenção fisioterapêutica. Dynamis revista técnico- cientifica. v. 14, n. 1 p.:89-93. 2008.

SANTOS, D.C.C. et al. Desempenho motor grosso e sua associação com fatores neonatais, familiares e de exposição à creche em crianças até três anos de idade. Rev Bras Fisioter. v. 13, n. 2 p.:173-9. 2009.

SILVA, J. O. et al. Influência da estimulação aquática no desenvolvimento de crianças de 0 a 18 meses: um estudo piloto. Rev Fisioterapia Pesquisa. V. 16, n.4 p.:335-40. 2009.

VIGNOCHI, C.; TEIXEIRA, P. P.; NADER, S. S. Efeitos da fisioterapia aquática na dor e no estado de sono e vigília de recém-nascidos pré-termo estáveis internados em unidade de terapia intensiva neonatal. Rev. Brasileira de Fisioterapia. v. 14, n.3 p.:214-220. 2010. WILLRICH, A.; AZEVEDO, C. C. F.; FERNANDES, J. O. Desenvolvimento motor na

infância: influência dos fatores de risco e programas de intervenção. Rev Neurocienc. v. 17, n.1, p.:51-56. 2009.

LEMOS, R. A. ; DEFILIPO E.C. Classificação da função motora e do desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral. Juiz de Fora, MG: 2008.

Referências

Documentos relacionados

larga escala de microalgas são feitas em lagoas ou fotobiorreatores tubulares, como mostra a FIGURA 2.2. A produção de biomassa em reatores abertos do tipo lagoa é indicada

213 Tabela 18 Comparação entre contexto deposicional da cerâmica de 1800 anos AP no alto rio Madeira ZUSE, 2014 e no sítio Teotônio.. 217 Tabela 20 Relação de formas do

ESTE FORMULÁRIO FOI PREPARADO COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO ATENDIMENTO DAS DISPOSIÇÕES DO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA OS FUNDOS

Grupo Funcional Equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação Responsável Rodolfo Chaves Guaraciaba. Tempo Total 26 horas e

Nos aspectos do procedimento do IRDR, o candidato deve tratar dos legitimados para requerer a instauração o incidente, quais sejam: I - pelo juiz ou relator, por ofício; II -

Neemias sabia disso e, então, usou o seu potencial humano para falar do modo correto diante de alguém poderoso e obteve o i favor que pleiteava: licença para ir até

O objetivo do estudo será quantificar os coliformes totais e termotolerantes (Escherichia coli) na água utilizada nas propriedades rurais de Ilha Solteira e retornar os

OUVIDORIA COMO MEIO DE CONTROLE SOCIAL O cidadão usuário contribui para o controle da. qualidade, da excelência dos processos e