• Nenhum resultado encontrado

Curriculum Vitae. Ano Grau académico Instituição Classificação Diploma de Estudos Faculdade de Letras da Muito Bom (17

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curriculum Vitae. Ano Grau académico Instituição Classificação Diploma de Estudos Faculdade de Letras da Muito Bom (17"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Curriculum Vitae

Dados pessoais

Nome: Jorge Humberto Soares Marques Data de nascimento: 18/01/1979 País de nacionalidade: Portugal

Contacto: jorgemarques_18@hotmail.com

Instituição: Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território, Faculdade de Letras

da Universidade de Coimbra.

Formação académica

Ano Grau académico Instituição Classificação

2008-2009 Diploma de Estudos Avançados Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Muito Bom (17 valores) 2005-2008 Licenciatura em Gestão Hoteleira Instituto Superior de Espinho Muito Bom (17 valores)

Atividades anteriores e situação atual

Período Cargo ou atividade Instituição

2011 – Atualidade

Bolseiro de Investigação Científica no âmbito do Doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura

FCT/CEGOT, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra

2009 - Atualidade

Professor Assistente da licenciatura em Gestão Hoteleira

Instituto Superior de Espinho (ISESP)

2009 - 2011 Colaborador no projeto ESHA -

Création de 4 Ecoles Supérieures Hôtelières d'Application

(144790-TEMPUS2008-RU-JPCR)

Instituto Superior de Espinho (ISESP)

2009 - 2011 Professor Assistente, coordenador e orientador de estágios da licenciatura em Turismo

Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESFAFE)

2009 - 2010 Professor Assistente da licenciatura em Turismo e Formador do CET em

Instituto Superior de Línguas e Administração de Leiria (ISLA)

(2)

2 Gestão do Turismo

2000 - 2009 Desempenho de variados cargos profissionais em navio-cruzeiro e no setor da Hotelaria

Princess Cruise Lines, Ltd.

Diversas unidades hoteleiras na Região Centro

Área de atividade científica

A investigação que está a ser desenvolvida insere-se na área do Turismo, Lazer e Cultura e, mais especificamente, no ramo do Turismo e Desenvolvimento, com especial interesse na criação do produto turístico como forma de desenvolvimento da área de destino e, consequentemente, como estratégia para o desenvolvimento regional. O estudo e o reconhecimento do território assumem um papel fundamental na investigação, de modo a potenciar todos os recursos aí existentes e que se posicionam como elementos diferenciadores no desenvolvimento do produto Turismo de Negócios.

Domínio de especialização

Domínio de especialização

A grande área de especialização engloba os temas relacionados com o tempo de lazer associado às viagens de negócios ou profissionais, a segmentação do turismo como estratégia para a criação de produtos turísticos específicos e diferenciados, a motivação pessoal como fator influenciador da deslocação geográfica das pessoas e os espaços urbanos e rurais como áreas de intervenção para a criação de novos destinos turísticos. A sustentabilidade enquadra-se também como tema incontornável no estudo do turismo.

Atuais interesses de investigação

Os atuais interesses de investigação inserem-se na área de atividade científica que está a ser desenvolvida e relacionam-se mais concretamente com: características territoriais e competências organizativas do Centro Litoral; estratégias param o desenvolvimento de produtos turísticos; competitividade dos destinos turísticos; práticas de lazer; espaços e equipamentos para a organização de eventos de negócios; sustentabilidade do turismo; espaços urbanos; enquadramento e importância do Turismo de Negócios; desenvolvimento regional.

Outras competências/atividades

Domínio da organização e gestão de agentes intermediários do turismo; Domínio de ferramentas "On-line" de venda e promoção no setor do Turismo; Domínio de software específico da hotelaria; Domínio da organização e gestão de hotéis; Experiência sólida no contacto com as diferentes tipologias de turistas; Experiência sólida na colaboração com

(3)

3 estruturas organizativas ligadas ao setor do Turismo; Experiência na gestão e organização de eventos; Experiência na gestão de equipas.

Experiência na orientação

Orientação de estágios curriculares dos alunos da licenciatura em Turismo no Instituto de Estudos Superiores de Fafe e da licenciatura em Gestão Hoteleira, que têm como objetivo promover a inserção dos alunos no mercado de trabalho, como método complementar da sua formação académica. Orientação e apoio na realização e defesa dos relatórios de estágio.

Participação em projetos

Projeto ESHA - Création de 4 Ecoles Supérieures Hôtelières d'Application (144790 – TEMPUS2008-RU-JPCR).

Publicações

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica:

Marques, J. e Santos, N., 2010, Turismo de Negócios: Convention & Visitors Bureau na Região

Centro (extended abstract), Revista Turismo e Desenvolvimento, nº13/14 (3), pp. 1045-1046.

Marques, J., e Santos, N., 2012, A metodologia Delphi aplicada ao desenvolvimento do Turismo

de Negócios e à criação de um Convention and Visitors Bureau no Centro Litoral de Portugal,

Revista Turismo e Desenvolvimento, vol. 17/18 (3), pp.1647-1657.

Publicações em atas de encontros científicos:

Marques, J., 2010, A metodologia Delphi aplicada à Investigação do Turismo de Negócios na

Região Centro de Portugal, Atas [em linha] do CIT 2010 - International Congress on Tourism,

Heritage & Innovation, ISCET, Disponível em http://www.iscet.pt/pages/revista-percursos-ideias2serie, junho 21-23, Porto, pp. 527-538,

Marques, J. e Santos, N., 2011, Turismo de Negócios - Convention & Visitors Bureau na Região

Centro in Santos, N., e Cunha, L., (coord.), Atas do VII Congresso de Geografia Portuguesa.

Trunfos de uma Geografia Ativa. Desenvolvimento Local, Ambiente, Ordenamento e Tecnologia, novembro 26-28, Coimbra, pp. 237-245.

(4)

4

Comunicações orais por convite

Comunicação na conferência INVTUR 2010 – Investigação em Turismo: O Estado da Arte e Perspetivas de Futuro, com o tema “Turismo de Negócios – Convention & Visitors Bureau na Região Centro”, organizada pela Universidade de Aveiro, em março de 2010.

Comunicação na conferência subordinada ao tema “The Spatial Turn and the Future of

Geography” proferida pelo Professor Edward Soja da Universidade da Califórnia (UCLA), no

âmbito das atividades do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), em março de 2010.

Comunicação no VII Congresso de Geografia Portuguesa sob o tema geral “Lazer, Turismo e Qualidade de Vida – uma sociedade do trabalho a criar tempo livre”, organizado pelo Instituto de Estudos Geográficos em colaboração com a Associação Portuguesa de Geógrafos, em novembro de 2009.

Organização e comunicação no 1º Workshop subordinado ao tema “Turismo, Lazer e Cultura – os territórios da investigação”, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em setembro de 2009.

Organização e comunicação no II Seminário de Turismo – Oportunidades de Emprego e Empreendedorismo no setor do Turismo da Região Norte, realizado na Escola Superior de Tecnologias de Fafe, em junho de 2010.

Comunicação no Congresso Turismo, Lazer e Cultura. Destinos, Sustentabilidade e Competitividade realizado em Coimbra, setembro de 2011, com o tema "O Centro Litoral de Portugal como Destino de Turismo de Negócios – análise à oferta de alojamento e de espaços para reuniões."

Apresentação do tema "A importância do alojamento no Turismo" no seminário Lazer e Desenvolvimento, do Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Outubro de 2011, Coimbra.

Comunicação na conferência INVTUR 2012 – O turismo em tempos de mudança: Conhecimento e práticas na construção de um novo rumo para o setor, com o tema “A metodologia Delphi aplicada ao desenvolvimento do Turismo de Negócios e à criação de um

Convention and Visitors Bureau no Centro Litoral de Portugal”, organizada pela Universidade

de Aveiro, em maio de 2012.

Línguas

Língua Leitura Escrita Conversação

Inglês Bom Bom Bom

Francês Bom Bom Bom

(5)

5

Outras competências/atividades

Domínio da organização e gestão de agentes intermediários do turismo; domínio de ferramentas on-line de venda e promoção no setor do Turismo; domínio de software específico da hotelaria; domínio da organização e gestão de hotéis; Experiência sólida no contacto com as diferentes tipologias de turistas; experiência sólida na colaboração com estruturas organizativas ligadas ao setor do Turismo; experiência na gestão e organização de eventos; experiência na gestão de equipas.

Referências

Documentos relacionados

Bastaria lembrar que, para a fixação do preço, precisaríamos primeiramente não só fixar a base de distribuição dos custos, despesas e lucro, como também prefixar

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

O encontro com o Senhor, na comunidade que se reúne para celebrar a memória de sua vida, morte e ressurreição, leva ao testemunho da fé, como os primeiros discípulos

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

Implementação das Resoluções da Conferência Estadual e Nacional de Ecologia e Saúde do Trabalhador e na Plenária Estadual de Devolução das Deliberações da 3ª

Obviamente, e talvez aqui esteja o mais importante, isso também vale para o próprio Luhmann. Ele só podia escrever novos livros ao esquecer, ao menos parcialmente, os antigos.