• Nenhum resultado encontrado

Guia de Atualização Release FoccoERP 3.16

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de Atualização Release FoccoERP 3.16"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Guia de Atualização

Release FoccoERP 3.16

(2)

Página 2 de 12

Índice

ÍNDICE ... 2 INTRODUÇÃO ... 3 FIQUE LIGADO ... 3 PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO ... 4

(3)

Página 3 de 12

Introdução

Este documento descreve os passos para atualização da versão 3.14 para a versão 3.16 do produto FoccoERP em um servidor.

Fique ligado

Procedimento de Backup

Antes de iniciar o processo de atualização do FoccoERP 3.16, a Focco indica como uma boa prática executar um backup do sistema e da base de dados.

Sincronia de Base de Dados

Antes de iniciar o processo de atualização do FoccoERP 3.16, convém realizar a rotina de sincronia da base de produção para a base de testes conforme necessário.

Após realizar a atualização, executar o sincronismo entre Produção (3.14) e Testes (3.16) irá gerar uma problemas na base de dados.

Validação de Customizações e Relatórios no FoccoVision

Por se tratar da atualização de uma nova release pode existir impacto nas customizações e Relatórios do FoccoVision em alguns processos do FoccoERP. Na release 3.16 do deve-se avaliar os deve-seguintes processos que podem ter sido impactados: FoccoCT-e, Custos, Precificação e Formação de Preço de Venda.

A Focco recomenda fortemente que seja feita a homologação das customizações e relatórios do FoccoVision antecipadamente na base de testes.

Atualização do Menu na Web

Ao atualizar a release 3.16 do FoccoERP você pode optar por atualizar também o Menu Web, porém, será necessário atender os pré-requisitos citados no item Pré-Requisitos para Atualização do Menu Web informados no final deste documento.

(4)

Página 4 de 12

Processo de Atualização

Pré-Requisitos

Para a migração do FoccoERP para a versão 3.16 em um servidor são necessários alguns pré-requisitos:

 Atualizador do FoccoERP - Versão 3.16: instalador da atualização do FoccoERP 3.16 no servidor FoccoUPDATE. Este instalador pode ser obtido com a abertura do chamado no Suporte da Focco solicitando a “Atualização da Release 3.16”.

 Acesso ao Servidor do FoccoUPDATE – Para prosseguir com a atualização é necessário acesso à maquina onde está instalado o FoccoUPDATE.

 Executar o Último Update FoccoERP 3.14 – É necessário que o ambiente que se deseja atualizar esteja atualizado via FoccoUPDATE até o pacote número: 24279.

 Conectividade ao Serviço de Atualização – É necessário que a estação do FoccoUPDATE possua conectividade ao servidor de atualização do FoccoUPDATE (http://update.focco.com.br:10004).

Atualização FoccoERP 3.16 - Servidor

Para iniciar o processo de atualização do FoccoERP, acessar o servidor do FoccoUPDATE e descompactar o arquivo “FoccoERP.Atualizador.v3.16.zip” baixado previamente conforme a seção pré-requisitos. Dentro da pasta descompactada, executar o atalho “FoccoERP - Atualizador versão 3.16” e seguir com os passos apontados abaixo.

Importante: estes passos deverão ser executados na mesma máquina onde o FoccoUPDATE está instalado.

(5)

Página 5 de 12

A primeira tela do instalador exibe basicamente um descritivo do que se trata o programa e dá recomendações gerais ao usuário de como proceder com o processo de atualização. Esta tela possui dois botões que possuem os seguintes comportamentos:

 Cancelar – Este botão irá fechar o aplicativo caso clicado.

 Continuar – Este botão serve para continuar para o próximo passo do processo de atualização.

(6)

Página 6 de 12

Esta tela é responsável por testar os pré-requisitos para a atualização do FoccoERP no servidor FoccoUPDATE. Para isso, essa transação executa os seguintes testes:

 Verificando Instalação do FoccoUPDATE – este teste verifica se a estação onde o instalador está sendo executado possui o FoccoUPDATE instalado. Caso positivo passa no teste. Caso não detecte a instalação do FoccoUPDATE na estação onde o instalador está sendo executado exibe falha no teste e impossibilita a continuação do processo de atualização. Para isso, garanta que a máquina onde o instalador está sendo executo é a mesma estação utilizada para a atualização de pacotes via FoccoUPDATE.

 Checando Conexão com Serviço de Atualização – simplesmente testa se a estação onde o instalador está sendo executado possui conectividade com os servidores de atualização da Focco.

Todos os testes descritos acima deverão são executados de maneira simultânea e assíncrona, exibindo seu respectivo indicador de carga durante a execução. Caso o teste seja bem sucedido, o sistema irá exibir um indicador verde apontando o sucesso, e caso ocorra alguma falha, exibirá exibir um indicador vermelho, impossibilitando o prosseguimento do processo de atualização. Por isso é muito importante garantir que os pré-requisitos apontados neste documento estejam corretos. Esta tela possui ainda dois botões que possuem os seguintes comportamentos:

 Anterior – Este botão faz com que o processo de atualização retroceda, ou seja, volta para a tela de anterior. Este é o comportamento padrão para este botão nas demais telas.

(7)

Página 7 de 12

 Continuar – Este botão serve para continuar para o próximo passo do processo de atualização. Este botão pode estar desabilitado caso os testes ainda estejam sendo executados, ou caso tenha ocorrido alguma falha em um dos testes.

Esta tela exibe os ambientes de atualização FoccoUPDATE para o produto FoccoERP sendo utilizados. Nesta tela, basta selecionar qual o ambiente desejado para executar a migração para a versão 3.16. Ao clicar no botão Continuar o instalador irá verificar duas questões:

 Sobre a Atualização dos Ambientes – O instalador verifica automaticamente se o ambiente de atualização selecionado está atualizado até o último pacote de atualização lançado (denominado pacote de corte). Caso negativo, será exibida uma notificação informando sobre o ocorrido. Cabe ressaltar que para que a migração da versão seja bem sucedida é necessário que o último pacote de atualização disponível para a versão 3.14 já esteja instalado no ambiente selecionado (conforme seção Pré-Requisitos).

 Sobre a Política de Migração Focco – O instalador verifica automaticamente a ordem dos ambientes de atualização sendo migrados, isto é, é impossível atualizar o ambiente de produção antes do ambiente de testes. Isto é uma política definida pela Focco para garantir uma maior segurança no novo processo de migração de versões.

Caso ambas as questões levantadas pelo instalador prossigam corretamente, o instalador irá para o próximo passo, que é a migração da versão propriamente dita.

(8)

Página 8 de 12

Nesta tela o processo de atualização basicamente exibe o que está sendo executado, juntamente com uma barra de progresso. Ao término da atualização, o botão Continuar irá aparecer na tela, direcionando para a última tela do processo de atualização.

(9)

Página 9 de 12

A última tela do processo de atualização exibe uma mensagem comunicando o término do processo de migração, bem como o próximo passo a ser executado: a atualização do pacote da versão via FoccoUPDATE.

Atualizar Release - FoccoUPDATE

Ao término da execução do Instalador FoccoERP – Servidor, devem ser executadas as atualizações disponíveis no FoccoUPDATE. Para isto, basta abrir o FoccoUPDATE normalmente, selecionar o ambiente migrado e executar as atualizações.

Pacote de Release

O primeiro pacote de atualização de cada um dos ambientes migrados pode demorar alguns minutos. Este pacote contém todos os arquivos necessários para a migração da base de dados. Além disso é MUITO IMPORTANTE atualizar todos os pacotes de atualização disponíveis para o ambiente migrado. A Focco não se responsabiliza por bases atualizadas parcialmente, pois com isso não existe como garantir a estabilidade da versão.

(10)

Página 10 de 12

Pré-Requisitos para Atualização do

Menu Web

Ao atualizar a release 3.16 do FoccoERP você pode optar por atualizar também o Menu Web, porém, será necessário atender os pré-requisitos citados abaixo:

Requisitos Mínimos Estação Local (Estação Final – com menu web)

Esta seção descreve os requisitos mínimos para a estação do usuário final, ou seja, o usuário que estará utilizando o FoccoERP no ambiente físico do cliente.

Requisitos de Hardware

Placa gráfica e monitor com suporte mínimo à resolução de 1024x768 com cores em 32 bits. Pentium Intel Dual Core (1ghz)

2gb de Memória RAM

30gb de espaço livre em disco Placa de rede Gigabit

Rede 1000mbps homologada

Requisitos de Software

Sistema operacional Windows Vista, Windows 7, Windows 8 ou Windows 10 no último Service Pack.

Oracle Forms 6i (Fornecido) Microsoft .NET Framework 4.0

Navegador Google Chrome (versão 40 ou superior)

Requisitos Recomendados Estação Local (Estação Final – com menu

web)

Esta seção descreve os requisitos recomendados para a estação do usuário final, ou seja, o usuário que estará utilizando o FoccoERP no ambiente físico do cliente.

Requisitos de Hardware

Placa gráfica e monitor com suporte mínimo à resolução de 1280x1024 com cores em 32 bits. Pentium Intel Dual Core (2ghz)

3gb de Memória RAM

30gb de espaço livre em disco Placa de rede Gigabit

Rede 1000mbps homologada

Requisitos de Software

Sistema operacional Windows Vista, Windows 7, Windows 8 ou Windows 10 no último Service Pack.

Oracle Forms 6i (Fornecido) Microsoft .NET Framework 4.0

Navegador Google Chrome (versão 40 ou superior)

(11)

Página 11 de 12

Esta seção descreve os requisitos mínimos para o servidor IIS (Menu WEB) no modelo de utilização suportando entre 1 e 50 usuários simultâneos.

Requisitos de Hardware

Servidor dedicado1

Processador quad-core. 4GB de Memória RAM. 30gb de espaço livre em disco Rede 1000mbps homologada

Requisitos de Software

Sistema operacional compatível (Ver apêndice Sistemas Operacionais Homologados). IIS.

.NET Framework 4.5 ou superior.

Requisitos Recomendados Servidor IIS – Menu WEB (1 à 50 Usuários)

Esta seção descreve os requisitos mínimos para o servidor IIS (Menu WEB) no modelo de utilização suportando entre 1 e 50 usuários simultâneos.

Requisitos de Hardware

Servidor dedicado1

Processador quad-core. 8GB de Memória RAM. 50gb de espaço livre em disco Rede 1000mbps homologada

Requisitos de Software

Sistema operacional compatível (Ver apêndice Sistemas Operacionais Homologados). IIS.

.NET Framework 4.5 ou superior.

Requisitos Mínimos Servidor IIS – Menu WEB (50 à 250 Usuários)

Esta seção descreve os requisitos mínimos para o servidor IIS (Menu WEB) no modelo de utilização suportando entre 50 e 250 usuários simultâneos.

Requisitos de Hardware

Servidor dedicado1

Processador octa-core ou equivalente. 16GB de Memória RAM.

50gb de espaço livre em disco Rede 1000mbps homologada

Requisitos de Software

Sistema operacional compatível (Ver apêndice Sistemas Operacionais Homologados). IIS.

.NET Framework 4.5 ou superior.

Requisitos Recomendados Servidor IIS – Menu WEB (50 à 250 Usuários)

Esta seção descreve os requisitos recomendados para o servidor IIS (Menu WEB) no modelo de utilização suportando entre 50 e 250 usuários simultâneos.

(12)

Página 12 de 12

Requisitos de Hardware

Servidor dedicado1

Processador octa-core ou equivalente. 24GB de Memória RAM.

70gb de espaço livre em disco Rede 1000mbps homologada

Requisitos de Software

Sistema operacional compatível (Ver apêndice Sistemas Operacionais Homologados). IIS.

.NET Framework 4.5 ou superior.

Requisitos Mínimos Servidor IIS – Menu WEB (250 à 9999 Usuários)

Esta seção descreve os requisitos mínimos para o servidor IIS (Menu WEB) no modelo de utilização suportando entre 250 e 9999 usuários simultâneos.

Requisitos de Hardware

Consultar setor de Infraestrutura Focco para avaliação.

Requisitos de Software

Sistema operacional compatível (Ver apêndice Sistemas Operacionais Homologados). IIS.

.NET Framework 4.5 ou superior.

Requisitos Recomendados Servidor IIS – Menu WEB (250 à 9999

Usuários)

Esta seção descreve os requisitos recomendados para o servidor IIS (Menu WEB) no modelo de utilização suportando entre 250 e 9999 usuários simultâneos.

Requisitos de Hardware

Consultar setor de Infraestrutura Focco para avaliação.

Requisitos de Software

Sistema operacional compatível (Ver apêndice Sistemas Operacionais Homologados). IIS.

.NET Framework 4.5 ou superior.

1. Caso o servidor seja compartilhado com outras utilizações a performance pode ser degradada em função de concorrência por processamento.

2. A Focco indica sempre servidores de marca (HP/IBM/Dell) por questões de compatibilidade, garantia e confiabilidade. O cliente deve sempre verificar o modelo antes da aquisição junto a Focco, além de confirmar se o mesmo é homologado para rodar em ambiente Linux.

Sistemas Operacionais Homologados (Servidor IIS – Menu WEB)

Os seguintes sistemas operacionais podem ser utilizados para o servidor IIS e estão homologados para utilização pelo FoccoERP:

 Microsoft Windows Server 2008 R2 (ou superior).

Tentativas de utilização da aplicação em um sistema operacional não homologado podem apresentar instabilidades e/ou comportamentos inesperados da aplicação ou do ambiente como um todo e não são recomendadas e nem suportados pela Focco. Estes casos são conduzidos por conta e risco do contratante, estando a Focco isenta do atendimento ao cliente.

Referências

Documentos relacionados

A estabilidade do corpo docente permanente permite atribuir o conceito muito bom, segundo os parâmetros da área, para o item 2.2 (pelo menos 75% dos docentes permanentes foram

• Ponto 38: Antonio Jose Gomes esquina com a Francisco de Assis Andrade • Ponto 39: Antonio jose Gomes em frente ao terreno baldio de esquina • Ponto 40: Jose Bonifacio próximo

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

A partir dos fatores citados como predisponentes e determinantes criam-se perturbações hemodinâmicas locais que podem desencadear os fatores condicionantes,

Rubén Mariconda. 18 RUSSELL, Bertrand. The Philosophy of logical atomism, p.25. 19 RUSSELL, Bertrand. The Philosophy of logical atomism, p.26.. César Fernando Meurer Do mundo para

[r]

6.17.2 Todos os candidatos, ao terminarem a prova, deverão obrigatoriamente entregar ao fiscal de aplicação o Cartão de Respostas e a Folha de textos definitivos

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..