• Nenhum resultado encontrado

Versículo para memorizar: Deus ama quem dá com alegria (2 Coríntios 9:7)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Versículo para memorizar: Deus ama quem dá com alegria (2 Coríntios 9:7)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A ALEGRIA DE OFERTAR

A lição a seguir é relato de um fato ocorrido durante a Campanha de Missões de Setembro /2001. O objetivo principal é desenvolver nas

crianças o amor pela contribuição na obra missionária. Se os pequenos aprendem conceitos como este desde cedo, teremos adultos

muito mais comprometidos com o servir a Deus.

Texto: Filipenses 4.10-20

Versículo para memorizar: “Deus ama quem dá com alegria” (2 Coríntios 9:7) Músicas sugeridas:

 Vão, vão pelo mundo todo! (Vida de Cristo, Vol.2 – APEC)  Toda criança de cada país (CSPC vol.13, nº 57 – APEC)  Para leste, para oeste

 Posso ser um missionariozinho  Cristo ama as criancinhas  Oferta de amor

Material:

ILUSTRAÇÕES (Elas podem ser desenhadas, caso você tenha essa habilidade. Caso não, pode

adquirir figuras com editoras como a APEC ou usar as que estão em anexo):

1- Silhueta do mapa mundi com rostos de crianças de várias etnias ao redor;

2- Missionários: Homem e mulher com Bíblia na mão, usando chapéu e tênis levando mala e / ou mochila nas costas;

3- Apóstolo Paulo pregando o evangelho;

4- Figura de dinheiro ou cédulas e moedas verdadeiras;

5- Cofrinho em forma de globo terrestre (pode ser feito em isopor ou um pequeno globo com abertura para por e retirar as ofertas);

6- Apóstolo Paulo escrevendo aos filipenses;

7- Cartaz com o versículo: “Deus ama quem dá com alegria” (2 Coríntios 9:7).

CARTÕES DE ORAÇÃO (opcional): Confeccione cartões de oração com pedidos dos missionários. Se possível, tenha um cartaz com seus nomes, países onde estão, ou até mesmo fotos. Procure informações atualizadas.

(2)

Hora da história

(Professor adapte a linguagem à faixa etária de sua turma e esclareça palavras ou termos difíceis)

Vocês já pararam para pensar no tamanho do mundo? Vamos dar uma olhada no mapa mundi, que é o mapa que nos mostra as terras de todos os países (mostre o mapa mundi com

rostos de crianças). Vejam como ele é grande! Vocês têm ideia de quanta gente mora aqui? Nós

somos mais de 07 bilhões de pessoas no mundo inteiro. É gente demais, não é?

Agora pensem comigo: será que todas as pessoas do mundo conhecem Jesus? Será que todas elas já receberam o amor do Senhor que perdoa os pecados e traz nova vida a todo aquele que crê? Não, nem todos conhecem Jesus, e isso é muito triste!

Mas nem tudo é triste nesta história, sabe por quê? Porque existem pessoas que têm tanto amor por aqueles que não conhecem a Cristo que são capazes de deixar tudo e todos para viver em terras estranhas e compartilhar do amor de Deus. Sabem quem são estas pessoas? São os missionários. Sim, os missionários (mostre as figuras dos missionários).

Missionário ou missionária é alguém que é enviado com uma missão. É alguém que deixou sua casa, seus pais, amigos, trabalho, para ir a lugares distantes onde as pessoas precisam ouvir a Palavra de Deus. É uma pessoa que vai levar a mensagem de Deus e vai ajudar pessoas que precisam dele.

Só que, para um missionário viajar para tão longe, ele precisa de dinheiro. Sim, pois ele vai precisar comer, se vestir, pagar contas de água, luz, etc. E tudo isto custa dinheiro. Agora, quem vocês acham que deve sustentar este missionário? (aguarde respostas das crianças).

(Figura de Paulo pregando) O apóstolo Paulo falou sobre Jesus para muitas e muitas

pessoas, mas muitos irmãos ajudavam para que ele continuasse viajando levando a Palavra de Deus. Ele se sentia muito feliz e seguro ao saber que muitos oravam por ele e também o mantinham financeiramente.

Vou contar pra vocês uma história que aconteceu de verdade. É a história de um menino chamado Samuel (se houver algum Samuel na sala, mencionar o fato).

Samuel era um menino de 04 aninhos que nunca deixava de ir para a Escola Dominical. Ele amava ouvir as histórias de Jesus, dos discípulos, dos profetas, e muitas outras que estão aqui na Bíblia. Samuel também gostava muito de ajudar a preparar a sala para começar a aula e principalmente a arrumar tudo quando a aula terminava. Ele conversava muito com a sua professora sobre diversos assuntos.

Em certa ocasião, as crianças estavam aprendendo sobre a obra missionária e sobre como os missionários precisam de ajuda para continuar o trabalho deles em outros países. Naquele dia havia um pequeno globo terrestre, como este, que serviria como cofrinho, onde as

(3)

crianças colocariam ofertas que seriam enviadas para vários missionários em várias partes do mundo.

Bem, o Samuel sempre trazia ofertas para a igreja, mas naquele dia ele não estava com vontade de ofertar. Ele queria mesmo era comprar lanche no final do culto e pensou (tenha

dinheiro ou figura de dinheiro no bolso e dramatize a cena): “ – Eu vou esconder este dinheiro. Ninguém sabe que eu tenho ele aqui! E de todo jeito, o dinheiro é meu e eu posso fazer o que quiser com ele!”. As outras crianças ofertaram enquanto Samuel ficou apenas olhando. Ao final

todos oraram e foram para casa. Até o Samuel que gostava tanto de ajudar a guardar as coisas e deixar a sala arrumadinha foi embora.

À noite houve mais um culto missionário na igreja, e mais uma vez o pastor falou que os missionários deixaram tudo para se dedicar a pregar o evangelho em outros lugares, e nós que ficamos, deveríamos ajudar a sustentá-los, pois esta era a vontade de Deus. Outra vez seriam recolhidas as ofertas, mas o Samuel nem levantou da cadeira e ficou ali quietinho só olhando.

No domingo seguinte, na Escola Dominical, o Samuel chegou todo triste. A professora conversou com ele sobre o que estava acontecendo, mas o Samuel não quis falar. Na hora da ofertinha, o coração do Samuel bateu mais forte e ele ficou com os olhos arregalados vendo as outras crianças levando o dinheiro, mas ele não levantou e permaneceu calado. Quando as crianças oraram e se despediram da professora o Samuel permaneceu na sala e disse:

- Tia, posso conversar com você?

- Claro, Samuel, o que está acontecendo? Você está muito caladinho ultimamente, disse a professora.

- Tia, eu fiz uma coisa errada e queria pedir perdão à você e à Deus. Sabe no domingo passado, na hora da ofertinha missionária? O meu pai me deu o dinheiro para ofertar, como faço todos os domingos. Mas naquele dia eu não estava com vontade de ofertar porque eu queria usar o dinheiro para comprar doces. Eu escondi o dinheiro no meu bolso e não ofertei. Quando fui pra casa, nem comprei os doces, pois meu coração estava me dizendo que era errado o que eu estava fazendo. No culto da noite eu trouxe o dinheiro mais uma vez, mas novamente não ofertei porque queria o dinheiro pra mim, só pra comprar bobagem. Mas sabe de uma coisa, senti Jesus falar comigo que eu não deveria fazer isto. Eu deveria ofertar porque os missionários estão fazendo o trabalho de Deus e precisam de nossa ajuda para continuar lá. Então hoje eu trouxe tudo: a oferta do domingo passado que eu escondi, e mais a oferta de hoje. Pode colocar tudo aí, não devo ficar com nenhuma moedinha (coloque o dinheiro no cofrinho).

A professora ficou emocionada com aquela atitude e deu um forte abraço no Samuel. Embora ele tivesse feito algo errado, houve tempo de corrigir. O Samuel começou a chorar e pediu:

- Tia, será que você pode orar comigo pra Jesus me perdoar pelo que fiz? Eu nunca mais vou fazer isto. Meu coração ficou muito triste, mas sinto que agora estou fazendo a coisa certa.

(4)

Quero ajudar os missionários para que eles continuem onde estão e muitas pessoas possam conhecer Jesus.

Então a professora orou com o Samuel pedindo que Jesus o perdoasse e o fizesse crescer nos caminhos do Senhor. O Samuel agora voltou a sorrir e estimulava as outras crianças a trazer ofertas para a Casa do Senhor. A cada três meses o Samuel e as outras crianças traziam cofrinhos cheios de moedinhas que eram ofertadas para missões. E um certo dia o Samuel procurou a professora da Escola Dominical e disse:

- Tia, adivinha só o que eu quero ser quando crescer?

O que vocês acham que o Samuel queria ser, hein, crianças? (Espere respostas). Um missionário. Sim, foi isso que o Samuel disse. Ele queria ser um missionário. Desejava levar a Palavra de Deus a pessoas em muitos lugares do mundo.

E vocês? Será que vocês gostariam de ajudar a manter os missionários nos lugares onde eles estão? Para isso eles realmente precisam de nós, porque se não contribuirmos, eles terão que trabalhar para pagar suas contas e comprar comida, e assim não terão muito tempo para pregar para as pessoas que precisam ouvir do amor de Deus.

A Palavra de Deus diz que não devemos ofertar por obrigação, porque o Senhor ama aquele que oferta com alegria (2 Co 9.7).

Lembram-se do que falamos a respeito do apóstolo Paulo? (Mostre Paulo escrevendo a

carta) Ele era missionário, e na carta que ele escreveu aos irmãos da cidade de Filipos, ele

agradeceu porque aqueles irmãos ajudaram muito. Eles enviaram ofertas, presentes e outras coisas que Paulo precisava, tantas coisas que eram muito mais do que Paulo precisava. E Paulo agradeceu muito pelo carinho dos filipenses em perceber as suas necessidades e ajudar.

Assim devemos ser também. Devemos ter um coração disposto a ajudar na obra missionária para que mais e mais pessoas possam conhecer o amor de Cristo.

Versículo: Mostre o cartaz e repita com as crianças até que memorizem. Fale sobre o oposto da

alegria e que Deus ama àqueles que amam o Seu trabalho.

Cânticos: Cante mais uma vez uma das músicas escolhidas e estimule as crianças a cantar com

alegria.

Oração: Ore com as crianças pelos missionários que estão no campo. Mostre o cartaz e fale um

pouco sobre como é grande a nossa responsabilidade por mantê-los no campo. Diga também que não é nada barato sustenta-los e por este motivo precisamos nos comprometer mais e sermos fiéis em nossas contribuições. Distribua cartões de oração para que as crianças possam levar alguns pedidos para casa, adotando assim um missionário em oração.

ATIVIDADES:

(5)

Este projeto consiste em presentear um missionário. Escolha um deles e faça com as crianças uma campanha de diversos itens como por exemplo, produtos de higiene (perfumes, sabonetes, hidratante, etc.), materiais de escritório (agenda, canetas, etc.), roupas, calçados, entre outros. O projeto pode ser estendido a toda a igreja e ao final tudo será posto numa caixa e enviado ao missionário via correios. Quando a caixa estiver finalizada ela deve ser apresentada à igreja e uma oração especial deve ser feita para que assim outros sintam-se estimulados a cuidar melhor dos missionário. As crianças podem fazer desenhos ou escrever cartinhas para serem enviadas junto com os presentes. É preciso ter cuidado ao escolher o missionário que será presenteado, já alguns estão em áreas que lhe oferecem risco. Neste caso, não mencionar nas cartinhas termos como “obra missionária”, “missionário” ou “pregar o evangelho neste país”, para que a segurança do missionário seja preservada. O melhor é buscar orientação da Secretaria de Missões.

2. Cofrinho missionário

Junte latas de refrigerante sem o anel de abertura e encape-as com o papel de sua preferência. Faça cópias em miniaturas de rostos de crianças de vários países, mapas, bandeirinhas e recorte com as crianças para que ela faça colagem montando o cofrinho da maneira que preferir. Deixe um espaço para por o nome da criança. Diga-lhe que as latinhas devem ser trazidas a cada três meses (ou outro tempo que julgue mais adequado) e que o dinheiro que ali guardaram será ofertado para missões. Marque um dia para que as crianças tragam os cofrinhos, leve-as à frente no culto e peça que o pastor possa orar por elas. Os cofrinhos devem ser devolvidos para que mais uma vez a campanha se repita. O projeto pode tornar-se um hábito.

Referências

Documentos relacionados

Por vezes, o localizador necessita de alterar não só o texto como também possíveis imagens ou a forma como estas são apresentadas, sendo o exemplo mais óbvio o caso de

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

contendo alta energia cinética (seja ela íons ou partículas neutras), gerando assim maior concentração de defeitos superficiais no óxido e, finalmente,

Tardif (2000, 2005) corrobora a ideia de que tanto as bases teóricas como as práticas são conhecimentos construídos em um processo evolutivo e contínuo; Schon (1992) aponta para

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Penalidades: suspensão imediata da conduta vedada, quando for o caso; multa no valor de R$ 5.320,50 a R$ 106.410,00 aos agentes responsáveis, aos partidos políticos, às

Dentre os 71 artigos selecionados, 27 utilizaram técnicas moleculares como ferramenta diagnóstica e 44 artigos utilizaram de testes sorológicos para investigação de

Esse conjunto de variáveis compreende 38 variáveis econômicas divulgadas em bancos de dados internacionais e nacionais, bem como 18 variáveis de natureza qualitativa, provenientes