• Nenhum resultado encontrado

Acta n.º 6-28 de Março de 2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acta n.º 6-28 de Março de 2008"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Acta n.º 6 - 28 de Março de 2008

Aos vinte e oito dias do mês de Março de dois mil e oito, pelas dez horas, na sede da Ordem dos Advogados, no Largo de São Domingos, número catorze, em Lisboa, reuniu o Conselho Geral presidido pelo Senhor Bastonário Dr. António Marinho e Pinto, estando presentes os Senhores Conselheiros Dra. Ana Costa de Almeida, Dra. Andreia Caetano, Dr. António Moreira, Dra. Fátima Bento, Dra. Filomena Vilas Raposo, Dr. Jerónimo Martins, Dr. João Ferreira Moura, Dr. João Loff Barreto, Dr. Joaquim Aleixo, Dra. Lizângela Almeida, Dr. Manuel Henriques, Dr. Marcelino Pires, Dra. Márcia Gonçalves, Dr. Miguel Salgueiro Meira, Dr. Padrão Branco , Dr. Pires de Almeida., Dra. Rosa Maria Dias.

Justificaram a sua ausência, que foi aceite, os Senhores Conselheiros Dra. Elina Fraga, Dr. Eldad Neto e Dr. Simplício Mendonça.

Esteve presente, a convite, o Senhor Presidente do Conselho Distrital da Madeira , Dr. Fernando Campos.

O Senhor Bastonário verificou estar reunido o quórum de instalação e funcionamento do Conselho Geral pelo que, podendo deliberar validamente, declarou aberta a reunião, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Deliberação sobre proposta de arrendamento da sede do Conselho Distrital da Madeira

2. Pareceres:

A) Institutos. B) Comissões. 3.Nomeações.

4. Pontos constantes da OT da reunião de 14.03.2008 transitados para a presente reunião.

5. Discussão e votação do Relatório e Contas do Exercício de 2007 da Ordem dos Advogados (Conselho Geral).

(2)

6. Aprovação das actas das reuniões de 29 de Fevereiro e de 14 de Março de 2008, respectivamente.

7. Informações

1.Deliberação sobre proposta de arrendamento da sede do Conselho Distrital da Madeira

Iniciada a sessão o Senhor Bastonário deu a palavra ao Senhor Presidente do Conselho Distrital da Madeira Dr. Fernando Campos, que fez uma exposição detalhada das circunstâncias em que o Conselho Distrital e o Conselho de Deontologia vêm funcionando, bem como, das diligências que vêm sendo feitas para encontrar instalações adequadas atentas as necessidades do Conselho e as suas disponibilidades económicas.

Referiu que actualmente o Conselho Distrital continua sedeado numa pequena sala do Tribunal da Comarca do Funchal, espaço que continuará todavia, a funcionar como biblioteca e sala de apoio aos Advogados.

Após esta intervenção abriu-se um período de debate tendo sido colocadas várias questões ao Sr. Presidente do Conselho Distrital da Madeira sobre a matéria em discussão, as quais este esclareceu.

Seguidamente o Senhor Bastonário propôs que o Conselho Geral delegasse competência no Presidente do Conselho Distrital da Madeira para celebrar um contrato de arrendamento e ou subarrendamento para as instalações do referido Conselho Distrital até ao montante máximo de 3.000€ mensais, independentemente das actualizações, nos termos legais.

Mais propôs que fosse reforçada a dotação do Conselho Distrital da Madeira, por parte do Conselho Geral, no montante correspondente a essa renda.

Colocadas à votação foram tais aprovadas por maioria, com dez votos a favor, dois votos contra e sete abstenções.

2. Pareceres

I. Foram submetidos à apreciação e votação do Conselho Geral, pelos respectivos Relatores, os Pareceres por estes apresentados em cada um dos processos infra identificados, respectivamente:

(3)

a) Relatora Dra. Andreia Caetano:

Processo nº 1/PP/2008-G - Aprovado por unanimidade;

b) Relator Dr. João Ferreira Moura :

Processo n.º 4/PP/2008-G - Aprovado por unanimidade e

Processo n.º 8/PP/2008-G - Aprovado por unanimidade

II O Conselho Geral entendeu redistribuir os processos a seguir identificados, aos seguintes Relatores:

a) O Processo n.º E 4/2007 – Dr. Miguel Meira;

b) O Processo n.º 1171 ( Câmara Municipal de Lisboa) - Dr. João Moura e

c) O Processo de inscrição n.º 23032 - Dr. Marcelino Pires.

III O Processo de inscrição n.º 1/2008-CG7RI – a apreciação e votação do Parecer respectivo foi remetida para próxima reunião.

3. Nomeações

A) INSTITUTOS

Instituto do Advogado em Prática Isolada

O Senhor Bastonário propôs para Presidente do Instituto do Advogado em Prática Isolada o Senhor Dr. Rui Silva, proposta que foi aprovada por unanimidade.

B) COMISSÕES

(4)

O Senhor Bastonário propôs para membros da Comissão, os Senhores Dra. Teresa Maria Azevedo, Dr. António José de Albuquerque Dias e Dr. António José Santos Nunes, proposta aprovada por maioria, com catorze votos a favor e quatro abstenções.

II. Comissão Nacional de Avaliação

O Senhor Bastonário propôs para Presidente da Comissão Nacional de Avaliação, o Senhor Dr. Filipe Carneiro, proposta que foi aprovada por maioria, com quinze votos a favor e três abstenções.

III. Comissão Nacional Contra a Procuradoria Ilícita

O Senhor Bastonário propôs para integrarem a Comissão os Dr. Simplício Mendonça e Dr. Pires de Almeida que, no Conselho Geral, detém o pelouro da Procuradoria Ilícita, proposta esta que foi aprovada por unanimidade.

Antes do início do ponto seguinte da Ordem de Trabalhos o Senhor Bastonário teve de ausentar-se da reunião, por compromissos inadiáveis, tendo solicitado ao Senhor 1º Vice-Presidente, Dr. Jerónimo Martins que, passasse a presidir à mesma, o que sucedeu até final.

4. Pontos constantes da O.T. da reunião de 14.03.2008 transitados para a presente reunião

A)

Foi salientada a necessidade de alterar o teor da deliberação já publicada em Diário da República, no n.º 59, de 25 de Março de 2008, desdobrando-a em duas e com menção da ratificação dos actos entretanto praticados, no sentido de que passem a constar como integrando o pelouro dos Recursos das Decisões de Recusa das Inscrições Preparatórias os Senhores Conselheiros Dr. João Moura, Dra. Andreia Caetano, Dr. Miguel Meira, Dra. Elina Fraga, Dr. Pires de Almeida, Dr. Simplício Mendonça, Dr. Marcelino Pires e Dr. Joaquim Aleixo e integrando o pelouro das Inscrições de Advogados, de Advogados Estagiários e de Advogados Provenientes de Outros Estados para o Conselho Distrital de Lisboa o Dr. António Moreira e a Dra. Lizângela Almeida; para o Conselho Distrital do Porto o Dr. Eldad Manuel Neto e Dra. Rosa Maria Dias; para o Conselho Distrital de Coimbra a Dra. Ana Costa de Almeida e a Dra. Márcia Gonçalves; para os Conselhos Distritais de Évora e de Faro o Dr. Joaquim Aleixo, para o Conselho Distrital da Madeira o Dr. Simplício Mendonça e a Dra. Andreia Caetano e para o Conselho

(5)

Distrital dos Açores, os mesmos do Conselho Distrital de Lisboa, nos termos constantes das seguintes propostas apresentadas pelo Dr. João Loff Barreto:

1. Considerando que o Conselho Geral da Ordem dos Advogados, reunido em sessão plenária em 18 de Fevereiro de 2008, deliberou delegar, com efeitos imediatos, as competências atribuídas ao Conselho Geral em matéria de apreciação e confirmação das inscrições dos advogados, advogados estagiários e de advogados provenientes de outros Estados, efectuadas preparatoriamente pelos Conselhos Distritais, bem como para decidir os recursos das decisões de recusa das inscrições preparatórias, nos Vogais do Conselho Geral, Senhores:

A. Dr. António Moreira, Dr. Padrão Branco e Dra. Lizângela Almeida, para as inscrições de Lisboa e dos Açores;

B. Dr. Eldad Manuel Neto e Dra. Rosa Maria Dias para as inscrições do Porto;

C. Dra. Ana Costa Almeida e a Dra. Márcia Gonçalves para as inscrições de Coimbra; D. Dr. Joaquim Aleixo para as inscrições de Évora e de Faro,

E. Dr. Simplício Mendonça e Dra. Andreia Caetano para as inscrições da Madeira,

2. Considerando que se afigura conveniente – não só por razões de funcionamento mas também de garantia de maior transparência e de imparcialidade - que os Vogais deste Conselho que apreciem e/ou confirmem inscrições não apreciem recursos, ou vice versa, proponho que seja aprovada uma deliberação que separe as referidas competências, nos seguintes termos:

DELIBERAÇÃO

1. O Conselho Geral da Ordem dos Advogados, reunido em sessão plenária de 28 de Março de 2008, revoga a deliberação de delegação de competências constante da alínea B da Acta nº 3 deste Conselho (sob a epígrafe ”Delegação de Competências atribuídas Conselho Geral”), publicada no Diário da República nº 60, 2ª, série de 26.03.2008, a fls 13063 ).

2. Em substituição da mesma o Conselho Geral da Ordem dos Advogados delibera, ao abrigo das disposições conjugadas do n.º 1, do artigo 35.º, do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 442/91, de 15 de Novembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 6/96, de 31 de Janeiro, da alínea dd), do n.º 1 e n.º 2, do artigo 45.º do Estatuto da Ordem dos Advogados, aprovado pela Lei n.º 15/2005, de 26 de Janeiro, delegar com efeitos imediatos:

A. As competências atribuídas ao Conselho Geral em matéria de apreciação e confirmação das inscrições dos advogados, advogados estagiários e de advogados

(6)

provenientes de outros Estados, efectuadas preparatoriamente pelos Conselhos Distritais, previstas pela alínea e), do n.º 1, do artigo 45.º, do EOA, nos Vogais do Conselho Geral, Senhores:

i. Dr. António Moreira, Dr. Padrão Branco e Dra. Lizângela Almeida, para as inscrições de Lisboa e dos Açores;

ii. Dr. Eldad Manuel Neto e Dra. Rosa Maria Dias para as inscrições do Porto; iii. Dra. Ana Costa Almeida e a Dra. Márcia Gonçalves para as inscrições de Coimbra;

iv. Dr. Joaquim Aleixo para as inscrições de Évora e Faro e

v. Dr. Simplício Mendonça e a Dra. Andreia Caetano para as inscrições da Madeira

B. As competências para decidir os recursos das decisões de recusa das inscrições preparatórias, previstas no n.º 5, do artigo 182.º, conjugado com a alínea dd), do n.º 1, do artigo 45.º, ambos do EOA, nos Vogais do Conselho Geral, Senhores:

i. Dr. João Moura ii. Dra. Elina Fraga

iii. Dr. Miguel Salgueiro Meira iv. Dr. Marcelino Pires e v. Dr. Pires de Almeida.

DELIBERAÇÂO

Considerando que na Acta nº 3 do Conselho Geral da Ordem dos Advogados, relativa à sessão plenária de 18 de Fevereiro de 2008, a deliberação de delegação de competências constante da alínea D) da Acta nº 3 deste Conselho (sob a epígrafe ”Delegação de Competências atribuídas Conselho Geral”, ( publicada no Diário da República nº 59, 2ª série de 25.03.2006 a fls. 12818) refere por lapso manifesto de escrita, que a data da deliberação em causa teria sito tomada na sessão plenária de 30 de Janeiro de 2008, quando na verdade foi tomada na sessão plenária em 18 de Fevereiro de 2008, delibera corrigir tal lapso, devendo a referida deliberação passar a ter a redacção, conforme segue:

(7)

RECTIFICAÇÂO

O Conselho Geral da Ordem dos Advogados, reunido em sessão plenária de 18 de Fevereiro de 2008, delibera, ao abrigo das disposições conjugadas do n.º 1, do artigo 35.º, do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 442/91, de 15 de Novembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 6/96, de 31 de Janeiro, da alínea dd), do n.º 1 e n.º 2, do artigo 45.º do Estatuto da Ordem dos Advogados, aprovado pela Lei n.º 15/2005, de 26 de Janeiro, delegar com efeitos retroagidos à data da nomeação, nos Vogais do Conselho Geral, Senhores Dr. João Loff Barreto e Dra. Andreia Caetano, as competências atribuídas ao Conselho Geral pelo Regime Jurídico das Sociedades de Advogados, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 229/2004, de 10 de Dezembro, designadamente as previstas nos artigos 8.º e 9.º deste diploma.

Após breve debate foram aprovadas as propostas que antecedem, por unanimidade. B)

A matéria respeitante à Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito foi apresentada pela Dra. Rosa Maria Dias, tendo sido decidido remeter para a próxima reunião a aprovação do(s) júri(s) em tal domínio.

C)

O Parecer sobre a alegada obrigatoriedade de os escritórios de Advogados possuírem “Livro de Reclamações” foi aprovado por unanimidade, tendo sido decidida a sua imediata divulgação através do site da Ordem dos Advogados.

5. Discussão e votação do Relatório e Contas do Exercício de 2007 da Ordem dos Advogados (Conselho Geral)

O Senhor Dr. Rui Elísio, Técnico Oficial de Contas da Ordem dos Advogados, acompanhado da Senhora D. Ana Maria Esparteiro Chefe do Departamento Financeiro da Ordem dos Advogados, apresentou a matéria em epígrafe, a qual suscitou vários pedidos de esclarecimento por parte dos Senhores Conselheiros, cabalmente respondidos por aqueles.

Encerrada a discussão, viva e intensa, foi o Relatório e Contas do Exercício de 2007 da Ordem dos Advogados aprovado por maioria, com oito abstenções.

(8)

6. Aprovação das actas das reuniões de 29 de Fevereiro e de 14 de Março de 2008, respectivamente.

A Acta respeitante à reunião de 29 de Fevereiro de 2008 foi aprovada por unanimidade. A Acta relativa à reunião de 14 de Março de 2008 foi aprovada por maioria, com a abstenção dos Senhores Conselheiros que não estavam presentes nessa reunião.

7. Informações

Foram prestadas várias informações pelo Senhor 1º Vice-Presidente designadamente, no que toca a vários eventos em que a Ordem dos Advogados e o seu Bastonário são convidados a participar ou e a fazer-se representar, tendo o Senhor Bastonário delegado a sua representação em alguns deles, por impossibilidade de comparência, em vários membros do Conselho Geral. Mais informou que no dia 1 de Abril de 2008 terá lugar em Lisboa, na sede da Ordem dos Advogados, pelas 10,00 horas, uma reunião com os Senhores Presidentes dos Conselhos Distritais, cujo objecto é “Estágio e Formação”, devendo estar também presentes além do Bastonário, os vice-presidentes e vogais do Conselho Geral.

Foi ainda, deliberado, por maioria, com dois votos contra, e por proposta do Senhor 1º Vice-Presidente, após breve debate e atenta a necessidade de, com urgência, tal deliberação ser tomada pelo Conselho, que o primeiro curso de 2008 de Estágio e Formação da Ordem dos Advogados tivesse início em 14 de Abril de 2008.

Nada mais havendo a tratar foi encerrada a reunião pelo Senhor 1º Vice-Presidente, Dr. Jerónimo Martins, pelas 20h30, dela se lavrando a presente acta que, depois de lida e aprovada, por unanimidade, vai ser assinada pelo Senhor Bastonário, Dr. Marinho e Pinto, pelo Senhor 1º Vice-Presidente Dr. Jerónimo Martins e por mim, 1º Vogal- Secretária Filomena Vilas Raposo.

Referências

Documentos relacionados

Violeta fez uma viagem ao campo durante o verão. Não gostava era de saber que lá existia uma alcateia que aterrorizava as ovelhas da quinta “Ramalhete”. Sublinha todos os nomes

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

10.. No poema, a palavra “vassoura” surge como um nome mas também como um verbo, tal como podemos confirmar no verso “Uma vassoura vassoura”.. 14. Esta frase é do tipo

Não estudei francês – oração subordinante; porque estava doente – oração subordinada adverbial causal. 9- Logo que entrei na sala, o Ricardo pediu-me ajuda

Combinaram encontrar-se às 21h