• Nenhum resultado encontrado

VISÕES DA IDENTIDADE ROMANA EM CÍCERO E SÊNECA. Luiz Fernando Dias Pita

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VISÕES DA IDENTIDADE ROMANA EM CÍCERO E SÊNECA. Luiz Fernando Dias Pita"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

VISÕES DA IDENTIDADE ROMANA EM CÍCERO E SÊNECA

Luiz Fernando Dias Pita

Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro como quesito para a obtenção do Título de Doutor em Letras Clássicas. Orientadora: Profª. Drª Vanda Santos Falseth

Rio de Janeiro Abril de 2010

(2)

2

VISÕES DA IDENTIDADE ROMANA EM CÍCERO E SÊNECA Luiz Fernando Dias Pita

Profª. Drª. Vanda Santos Falseth

Tese de Doutoramento submetida ao Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas (Área de Concentração: Culturas da Antiguidade Clássica), da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Doutor em Letras Clássicas.

Rio de Janeiro, de abril de 2010.

_____________________________________________________________________ Profª. Drª. Vanda Santos Falseth

(Orientadora)

Universidade Federal do Rio de Janeiro

_____________________________________________________________________ Profª. Drª Alice da Silva Cunha

Universidade Federal do Rio de Janeiro

_____________________________________________________________________ Prof. Dr. Amós Coêlho da Silva

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

_____________________________________________________________________ Prof. Dr. Francisco de Assis Florêncio

(Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

_____________________________________________________________________ Profª. Drª Mary Kimiko Guimarães Murashima

(Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

_____________________________________________________________________ Profª. Drª. Arlete José Mota

(Suplente)

(Universidade Federal do Rio de Janeiro)

_____________________________________________________________________ Prof. Dr. Airto Ceolin Montagner

(Suplente)

(3)

À Marli, por ter-me devolvido o sentido do termo família. Ao Virgílio, pelo futuro.

(4)

4

Agradeço

Ao Prof. Dr. Carlos Antonio Kalil Tannus pela orientação precisa, segura e entusiasmada, assim como pela amizade com que me honrou; À Profª Drª Vanda Santos Falseth, que atualizou o velho adágio “Amica certa in hora incerta cernitur.

Ao corpo de professores do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro; pelo brilhante curso aí ministrado;

Ao corpo de professores do curso de Especialização em Língua Latina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pelas sólidas bases que me possibilitaram realizar este voo;

Ao amigo Prof. Marcelo de Melo Soares, pela colaboração sempre presta;

Ao amigo Prof. Me. Dimas de Fonte Silva pelo sempre fecundo intercâmbio de ideias e experiências;

Ao amigo Prof. Emerson Xavier, que transmitindo-me seus conhecimentos de francês, possibilitou-me a leitura da maioria dos textos utilizados na elaboração deste trabalho; Aos companheiros de jornada.

(5)

“Deve-se estudar a literatura romana principalmente com o propósito de compreender a história de Roma, enquanto a história grega deve ser estudada com o propósito de compreender a literatura grega.

(6)

6

RESUMO

VISÕES DA IDENTIDADE ROMANA EM CÍCERO E SÊNECA Luiz Fernando Dias Pita

Profª. Drª. Vanda Santos Falseth

Resumo da Tese de Doutoramento submetida ao Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas (Área de Concentração: Culturas da Antiguidade Clássica), da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Doutor em Letras Clássicas.

O estudo das obras de Cícero e de Sêneca permite perceber, além dos temas já consagrados pela exegese, a formulação de novas propostas identitárias para o povo romano, baseadas tanto na manutenção quanto na adaptação do mos maiorum, e também na recepção das escolas filosóficas gregas, com especial papel para o estoicismo. Assim, obras destes autores, e também a praetexta Otávia, propõem ou demonstram novos paradigmas para a romanidade, ao mesmo tempo em que criam e/ou refletem as relações entre Literatura, Filosofia e História no Império Romano, cujas reverberações podem ser ainda hoje percebidas nas culturas de latinidade.

(7)

RESUMEN / RÉSUMÉ

VISÕES DA IDENTIDADE ROMANA EM CÍCERO E SÊNECA Luiz Fernando Dias Pita

Profª. Drª. Vanda Santos Falseth

Resumo da Tese de Doutoramento submetida ao Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas (Área de Concentração: Culturas da Antiguidade Clássica), da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Doutor em Letras Clássicas.

RESUMEN

El estudio de las obras de Cicerón y de Séneca permite percibir, además de los temas ya consagrados por la exegesis, la formulación de nuevas propuestas identitarias para el pueblo romano, basadas tanto en el mantenimiento como en la adaptación del mos maiorum, y también en la recepción de las escuelas filosóficas griegas, con especial papel para el estoicismo. Así, obras de estos autores, y también la praetexta Octavia, proponen o demuestran nuevos paradigmas para la romanidad, al tiempo en que crean y/o reflejan las relaciones entre Literatura, Filosofia e História en el Imperio Romano, cuyas reverberaciones se pueden todavía hoy percibir en las culturas de latinidad.

RÉSUMÉ

L‟étude des œuvres de Cicéron et de Sénèque nous permettent d‟apercevoir, au-delà des thèmes déjà consacrés par l‟exégèse, la formulation de nouvelles propositions identitaires pour le peuple romain, établies tant sur la manutention comme sur l‟adaptation du mos maiorum, et aussi sur la réception des écoles philosophiques grecques, avec rôle privilégié pour le Stoïcisme. Ainsi, des œuvres des auteurs mentionnés, et aussi la praetexta Octavie, établissent ou démontrent des nouveaux paradigmes pour la romanité, au même temps que créent ou refléchissent les rélations entre la Littérature, la Philosophie et l‟Histoire dans l‟Empire Romain, dont les repercussions se peuvent, jusqu‟aujourd‟hui, se noter dans les cultures de latinité.

(8)

8

SUMÁRIO

Nota Introdutória p. 10

1 INTRODUÇÃO p. 12

2 A QUESTÃO IDENTITÁRIA EM ROMA p. 25

2.1 Uma identidade de limites p. 25

2.1.1 Mos maiorum, base da romanidade p. 28 2.1.1.1 A tríade fundamental do mos maiorum p. 29 2.1.1.2 Conceitos secundários do mos maiorum p. 33 2.1.1.3 Conceitos terciários do mos maiorum p. 37 2.1.2 A “dinâmica identitária” romana p. 39

2.2 Os limites da identidade p. 43

2.3 Uma nova identidade para um novo homem p. 47

2.3.1 Homo nouus... p. 49

2.3.2 ... et homo uetustus p. 50

2. 4 - Novas variáveis numa velha equação p. 51

2.5 – Rumo à simbiose p. 52

3 CÍCERO: A ROMANIDADE FILOSÓFICA p. 54

3.1 – Cícero: esboço biográfico p. 55

3.1.1 – Cícero, magister eloquentiae p. 59

3.1.2. - Cícero, o filósofo p. 61

3.2 – O pensamento político de Cícero p. 63

3.2.1 - De Re Publica p. 64

3.2.2 – De finibus p. 74

3.2.3 – “Tusculanae Disputationes” p. 82 3.2.3.1 – A “Escola do Pñrtico” e a nova identidade

romana

p. 84

3.2.3.2 – Virtus, prima inter pares. p. 86 3.2.4 – Catão e Lélio: a velhice e a amizade p. 89 3.3 – Uma nova identidade e a modernização conservadora p. 95

4 SÊNECA: A FILOSOFIA NO TRONO DO IMPÉRIO p. 98

(9)

4.2 Os sucessores de Augusto p. 103

4.3 O “emergente” na sociedade romana p. 105

4.4 “A consciência do Império” p. 108

4.4.1 O Estoico e o Trágico p. 110

4.4.2 A “Eminência Parda” do Quinquennium Neronis p. 117

4.4.3 De Clementia e De Beneficiis. p. 119

4.5 Ad Lucilium Epistolae Morales p.124

5 UM TEXTO APÓCRIFO COM MUITAS LEITURAS p. 132

5.1 Um trovão ao longe p. 132

5.2 Octauia: obra de Sêneca? p. 134

5.2.1 A datação p. 134

5.2.2 A obra e seu percurso p. 137

5.2.3 A questão da autoria p. 138

5.2.4 Uma estrutura inovadora e de aproximações p. 145 5.2.4.1 Características gerais da fabula praetexta p. 151 5.2.4.2 Um enquadramento desconfortável p. 155 5.2.4.3 História e Literatura: construções discursivas p. 157 5.2.4.3.1 Octauia como romance histórico p. 159 5.2.4.3.2 Octauia como narrativa de extração

histórica

p. 162

5.3 Simulacro de julgamento p. 165

5.4 Uma aula de Astronomia p. 173

6 CONCLUSÃO p. 177

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS p. 182

ANEXOS p. 189

ANEXO 1 – Texto latino de Octauia p. 190

(10)

10

Nota Introdutória

Quando do ingresso ao curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi apresentado um projeto de tese cujo resultado é este que se tem em mãos. Contudo, deve-se ressaltar que entre aquele projeto e este resultado final há algumas diferenças, e, portanto, convém esclarecer-se seu porquê.

O projeto original buscava detectar e examinar o surgimento e a evolução, em Roma, a), daqueles valores que acabaram por constituir a identidade romana, b), a construção de discursos identitários, através do desenvolvimento e debate destas ideias, no âmbito de obras literárias diversas, consideradas como “narrativas de extração histñrica”.

Contudo, este projeto original pareceu, já aos examinadores, abarcar um espectro temporal excessivamente longo, assim como obras produzidas em condições extremamente díspares, tendo sido recomendada sua redução às obras que delimitassem um período menor de tempo. Ademais, o número e a extensão das obras de Cícero e de Sêneca em que o tema da identidade romana é levantado logo mostrou-se maior do que o que pensáramos a princípio, sendo-nos imperativo incluir, no corpus de nossa análise, obras que antes não havíamos cogitado serem necessárias. Outrossim, logo percebeu-se igualmente que a exígua bibliografia, existente e disponível, a respeito de algumas das obras que pretendíamos avaliar constituía-se em obstáculo incontornável; assim, não nos restou alternativa senão rendermo-nos ao peso dos fatos e reduzir definitivamente nosso trabalho final aos limites sugeridos anteriormente.

Deve-se acrescentar ainda que o súbito falecimento de nosso orientador, o Prof. Dr. Carlos Antonio Kalil Tannus - que além de privar, a nós, de sua inigualável companhia no plano físico, e, aos estudos clássicos no Brasil, de um de seus maiores professores e

Referências

Documentos relacionados

Por fim, tomemos o símbolo novamente para melhor detalhá-lo. Signo de terceiridade, o símbolo está relacionado a convenções, e só significa a depender de uma tradição mantida por

A revista Teresa é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira, no âmbito do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras

A autopoiese, teoria desenvolvida por Maturana e Varela que caracteriza a organização autopoiética dos seres vivos como sistemas autônomos Maturana (1999);

É óbvio que a formação de leitores exige professores leitores, professores com melhores salários (com condições financeiras para inclusive adquirir livros), professores

Para o leitor comum, as perguntas retóricas ( ─ pois não era dia de feira em Rambouillet, não muito distante dali?); as numerosas digressões (Notei que, em vez de

No trabalho em sala de aula com os tipos e/ou sequências e os gêneros textuais, é relevante o desenvolvimento de estratégias de leitura que conduzam o

Para dar conta de compreender como o sujeito contemporâneo é representado ou construído na narrativa de Época, foram necessárias escolhas metodológicas que possibilitassem recortar

vitalidade obtida pela comunicação em um meio flexível e multimídia; e empowerment, pois o domínio das ferramentas da Internet torna os usuários autônomos ao