• Nenhum resultado encontrado

I. Que lógica está presente em toda a Bíblia?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I. Que lógica está presente em toda a Bíblia?"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

4 verdades essenciais sobre a vida

#4. Deus conta com você

Romanos 10:14-15

11 Como diz a Escritura: “Todo o que nele confia jamais será envergonhado”.

12 Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam,

13 porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”

14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?

15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!”

Introdução:

Nossa igreja ao longo dos últimos 3 anos tem feito reflexões importantes sobre nossa caminhada no Evangelho. Destas reflexões nasceram nossa visão e missão. Portanto, o que vou dizer hoje é resultado desses três anos de caminhada em que revimos algumas posturas importantes e que representam a quebra com alguns modelos antigos que vínhamos caminhando.

I. Que lógica está presente em toda a Bíblia?

Eu diria que é a lógica da árvore da vida. É com ela que a Bíblia começa e termina 1. A árvore da vida no início: Acesso/separação - Gn 2:9 - diz 9 E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

(2)

2. A árvore da vida no fim: Restauração/unidade – O último capítulo do último livro da Bíblia - Ap 22:1-5 – diz: E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. Essa é a moldura da existência humana É a história da eternidade. O Evangelho de Cristo é o que está entre as duas árvores.

II. O Evangelho de Cristo pode ser compreendido

a partir de quatro verdades essenciais

1. A primeira verdade essencial sobre a vida é que Nada há além de Deus. Deus é tudo e fora d’Ele não há vida. A Bíblia diz que: Cl 1:10 - N’Ele tudo subsiste At 17:28 - N’Ele vivemos. Jo 1:4 - N’Ele está a vida. Cl 1:16 - N’Ele foram criadas todas as coisas.

(3)

Isso que está no Datashow é apenas uma ilustração. Não confunda Deus com a natureza. Não estamos afirmando que Deus é o universo. Estamos dizendo que Ele é a nossa existência. Por analogia compreendemos que Deus é simbolizado pelo Éden e Jesus é a Árvore da vida. - Guarde isso É, a partir de Deus que tudo existe. O que significa dizer que Deus é tudo e a sua ausência é o nada. Tudo o que está N’Ele é vida. Tudo o que está fora d’Ele, é morte. Atenção: Isso não significa que estar fora de Deus signifique deixar de existir. Mas significa a vida eterna sem Deus. 2. A segunda verdade essencial é a realidade da vida e da morte O sentido bíblico destas palavras vai além do estado biológico: Na bíblia Vida e Morte também são a nossa condição existencial. Todos nós somos imortais, mas não eternos. Imortal tem início, mas não tem fim. Então, por que Jesus nos promete a Vida Eterna? Porque Vida Eterna é diferente de Quantidade de Vida. Morte eterna começa agora, porque é vida sem Deus. Sem Cristo temos: A morte/Separação/ Ausência.

(4)

Longe de Deus não temos a inexistência. Temos a morte, isto é, a não participação no jardim de Deus. Da mesma forma que a morte eterna começa agora, a Vida eterna também começa agora porque é vida com Deus. Em Cristo temos: - Vida eterna/ Unidade/ Presença Essas são as realidades últimas da existência humana 3. Foi para nos conduzir de volta que o próprio Deus entrou na história humana. Explicamos também que a solução de Deus para a separação é fazer-nos nascer espiritualmente. João 1:11-13 11 Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. 12 Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, 13 os quais não nasceram por descendência natural[4], nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus. Jesus também disse a Nicodemos que é necessário nascer de novo, espiritualmente.

III. Quais são as limitações de nossa condição

humana?

Responda-me uma coisa: Você pode estar dentro e fora do templo, ao mesmo tempo?

(5)

Você pode ser analfabeto e letrado ao mesmo tempo? Você pode ser e não ser humano ao mesmo tempo A resposta é não, porque nos referimos à condição humana. Ou estamos ou não estamos. Ou somos ou não somos Seguindo esse raciocínio, de que: 1. Não podemos ser e não ser ao mesmo tempo 2. Não podemos estar dentro e fora ao mesmo tempo, 3. Da mesma maneira, não podemos estar em Cristo e fora dele ao mesmo tempo. Por isso a pergunta mais importante é: Onde você está onde no gráfico? Não podemos estar nos dois lugares ao mesmo tempo: Ou estamos em Deus ou estamos longe dele. A outra pergunta igualmente importante é: Onde estão seus familiares no gráfico? Onde estão seus amigos no gráfico? Eles estão na vida ou na morte?

IV. Duas questões relevantes na solução de Deus

Diante desta realidade Vida/Morte/ Presença/Ausência, Paulo faz uma afirmação e levanta duas questões importantes. Romanos 10:14-15:

(6)

1. A afirmação é que Deus deseja salvar a todos. Não importa se judeu, ou não judeu: 11 Como diz a Escritura: “Todo o que nele confia jamais será envergonhado”. 12 Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, 13 porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” Esse é o desejo declarado de Deus. Resolver a questão da separação. 2. A primeira questão é lógica: Para sermos salvos, precisamos crer. 14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? As pessoas tem um total desconhecimento de Deus e de seu desejo em incluir as pessoas no seu jardim: Ou estamos em Cristo, ou fora d’Ele. Não podemos estar nos dois lugares ao mesmo tempo. Não há como ser tudo e nada. 3. Associado à primeira questão, surge a segunda: E como ouvirão, se não houver quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!”

V. Deus não tem um “Plano B”

Isso significa que se você não fizer, ninguém fará. Deus conta com você para fazer seu trabalho de salvação.

(7)

Pedro diz que Deus nos escolheu e conta conosco para que muitas vidas sejam salvas - 1 Pe 2.9 - Deus conta com você. 9 Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Em Mateus 28:19 Jesus convida a todos nós a essa tarefa: Por isso nossa missão como igreja é: Anunciar Cristo a todos, alcançando com graça, acolhendo com amor, formando com sabedoria e servindo com humildade

VI. A grande questão é: O que faremos com tudo o

que aprendemos nestas últimas três semanas?

1. Você pode até desprezar isso. Mas é preciso ser muito frio e indiferente ao Deus que sacrificou a si mesmo para restaurar o ser humano. 2. É preciso ser muito frio e indiferente para não importar-se com aquilo que quebra o coração de Deus. Sim. O coração de Deus fica muitas vezes quebrado. O Deus cristão é um Deus que sofre. Deus é misericordioso - Sl 106, 1 “Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” Para ser misericordioso, ele tem necessariamente que ser tocado por nossa dor. Misericórdia significa: Suas misérias tocam o meu coração

(8)

Deus nos consola – Para nos consolar, ele tem que ser tocado por nossa dor. O coração de Deus quebra-se pela dor humana e por sua perdição. Por isso há urgência na pregação do Evangelho 2 Timóteo 4:1 Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

VII Estamos buscando fazer a vontade de Deus

para este mundo.

Mas os pastores não podem fazer isso sozinhos 1. Fale de Cristo. Convide as pessoas para a vida em Cristo 2. Junte-se a nós no Cursilho. Estamos servindo a Deus com o propósito de fazer a ponte entre elas e Deus 3. Junte-se a nós no Celebrando a Restauração. Através do CR estamos servindo a Deus 4. É preciso importar-se com as pessoas e com Deus. Como amaremos a Deus sem nos importarmos com aquilo que quebra o coração de Deus?

(9)

Referências

Documentos relacionados

Sesimbra Setúbal Mora Clube Naval de Ponta Delgada Açores S.Miguel S.Miguel Açores Clube Naval de Portimão ARS Portimão Faro Portimão Clube Naval de Sesimbra ARS

• sua implementac¸˜ao em um ambiente de simulac¸˜ao espec´ıfico para tais redes; • a an´alise do comportamento de um conjunto de protocolos existentes para redes.. DTN,

 Ao terminar a prova, chame o fiscal de sala, devolva-lhe o caderno de prova, o cartão resposta devidamente assinado e deixe o local de prova.. Você poderá levar

O professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve propiciar ao aluno atividades que possibilitem a construção de noções geométricas, que

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

12 - Os atletas e dirigentes inscritos por uma equipe, independentemente da região (Bauru, Itapetininga, São José do Rio Preto, Sorocaba), não poderão participar

Em uma panela, leve ao fogo baixo o Leite MOÇA® com a manteiga, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela (que corresponde cerca de 10 minutos). Esprema bem a gelatina,

Para a manutenção de um índice de preços como o Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC-Viçosa) é necessário que após determinado período de tempo, em virtude