• Nenhum resultado encontrado

Sistema educativo radiofônico de bragança e a educação de jovens e adultos / Bragança radio education system and the education of youth and adults

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Sistema educativo radiofônico de bragança e a educação de jovens e adultos / Bragança radio education system and the education of youth and adults"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.64695-64704 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

Sistema educativo radiofônico de bragança e a educação de jovens e adultos

Bragança radio education system and the education of youth and adults

DOI:10.34117/bjdv6n9-052

Recebimento dos originais: 08/08/2020 Aceitação para publicação: 03/09/2020

Alessandra dos Santos Sousa

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (Campus Universitário de Bragança). Integrante do Núcleo Interdisciplinar de pesquisa em História da

Educação e Currículo na Amazônia (NIPHECA). E-mail: alessandrasantos7474@gmail.com

Dandara Montelo Auad

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (Campus Universitário de Bragança). Integrante do Núcleo Interdisciplinar de pesquisa em História da

Educação e Currículo na Amazônia (NIPHECA). E-mail:dandaraauad1@gmail.com

Lorena Raissa

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (Campus Universitário de Bragança). Integrante do Núcleo Interdisciplinar de pesquisa em História da

Educação e Currículo na Amazônia (NIPHECA). E-mail:lorena.raissa13@gmail.com

Prof. Dr. Rogerio Maciel

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Professor Adjunto pela Faculdade de Educação. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Currículo na

Amazônia (NIPHECA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia (GUEAJA).

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.64695-64704 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo compreender a importância do Sistema Educativo Radiofônico de Bragança (SERB) para o ensino no campo da Educação de jovens e adultos (EJA). Os autores utilizados para discussão foram: Freire (1987), Arroyo (2001), Capucho (2012), Costa (2015), Maciel (2014) entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a coleta de dados se deu através do trabalho de campo constituída pela entrevista semiestruturada. Constatou-se que o funcionamento do SERB ocorre na forma semipresencial, pois a Secretaria Estatual de Educação, (SEDUC - PA), não considera o ensino pelo SERB a distância. Conclui-se que a existência desse sistema de educação possui um grau de suma importância, visto que é a única instituição pública da região bragantina que proporciona aos jovens e adultos uma educação via rádio, pela frequência AM e FM, atendendo de forma flexível os educandos de várias localidades da região, levando em consideração ainda, as peculiaridades dos alunos e aqueles que vêem neste a possibilidade de concluírem seus estudos.

Palavras-Chaves: Sistema Educativo Radiofônico de Bragança, Educação de Jovens e Adultos,

Planejamento de Ensino do SERB.

ABSTRACT

This work aims to understand the importance of the Bragança RadioPhonic Educational System (SERB) for teaching in the field of Youth and Adult Education (EJA). The authors used for discussion were: Freire (1987), Arroyo (2001), Capucho (2012), Costa (2015), Maciel (2014) among others. This is a qualitative research, data collection took place through field work, consisting of semi-structured interviews. It was found that the functioning of the SERB occurs in semi-face-to-face form, because the State Department of Education (SEDUC - PA) does not consider distance serb teaching. It is concluded that the existence of this education system has a degree of paramount importance, since it is the only public institution in the Bragantine region that provides young people and adults with a radio education, by the FREQUENCY AM and FM, serving flexibly the students from several more distant locations in the region, also taking into account the peculiarities of the students and those who see in this the possibility of completing their studies.

Keywords: Bragança Educational System Radiophonic, Youth and Adult Education, SERB

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.64695-64704 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa objetiva compreender a importância do Sistema Educativo Radiofônico de Bragança (SERB) para o ensino no campo da Educação de jovens e adultos (EJA), cuja finalidade é garantir a educação para aqueles que não tiveram acesso ou que não concluíram o ensino na idade “certa”.

Atualmente a instituição- SERB pertence a Diocese de Bragança e funciona como obra social, onde o ensino é voltado para a EJA. Para Arroyo (2001) a educação de jovens e adultos sempre foi marginalizada ao longo da história, por esses sujeitos pertencerem a grupos excluídos socialmente. Entretanto, a partir dos movimentos sociais voltados para educação popular, a EJA atualmente é considerada como uma das modalidades da Educação Básica.

A partir do diálogo com a disciplina EJA ofertada no Curso de Licenciatura em Pedagogia, tornou-se possível a presente pesquisa intitulada: O sistema educativo radiofônico de Bragança e a

educação de jovens e adultos. Para entender como ocorrem as práticas educacionais no SERB. Esta

pesquisa é baseada na seguinte pergunta norteadora. Qual a contribuição do SERB para a educação de jovens e adultos no município de Bragança?

2 METODOLOGIA

A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, ela trabalha o subjetivo buscando reflexões a partir de uma conversa com o entrevistado enaltecendo seus conhecimentos científicos e empíricos. Nesse sentido para Minayo (2011):

“A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se ocupa, nas ciências sociais, com um nível de realidade que não pode ou não deveria ser quantificado, ou seja, ela trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes.”

Os significados, crenças e valores dos sujeitos partícipes da pesquisa, possibilitaram compreender a importância do SERB para os Jovens e adultos de Bragança1.

A pesquisa de campo, possibilitou entrar em contato com o lócus da pesquisa e os sujeitos envolvidos mantendo uma relação mais direta interagindo com os mesmos, onde foi possível perceber o funcionamento de cada espaço, e desta forma selecionar os dados. Ela ocorreu na escola SERB com a vice-diretora, uma coordenadora pedagógica e um professor formado em educação física.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.64695-64704 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

Na busca dessa compreensão iniciou-se o percurso na seleção das ferramentas utilizadas para alcançar os objetivos da pesquisa, os instrumentos para a coleta de dados foram: o aparelho celular para registrar imagens dos espaços, cadernos e canetas para anotações das entrevistas.

Optou-se pela entrevista semiestruturada, voltadas para alguns funcionários da instituição: vice-diretora, uma coordenadora pedagógica e um professor, dessa forma possibilitou-se, que os sujeitos pudessem introduzir mais informações em suas falas.

Segundo Quaresma (2005) a vantagem da entrevista semiestruturada é que essa técnica pode produzir mais informações do que a entrevista fechada, visto que combinam perguntas abertas e fechadas, onde o entrevistador ao mesmo tempo em que deixa o entrevistado livre para responder a uma questão geral, também dirige os rumos da entrevista elaborando novas questões de seu interesse a partir das falas dos entrevistados. É necessário sinalizar que os entrevistados não se sentiram à vontade para gravar as entrevistas, sendo necessárias anotações de suas falas, que ocorreram de acordo com a capacidade de entendimento e escrita das informações verbais prestadas pelos mesmos.

Os sujeitos entrevistados foram: A entrevistada 1, a vice- coordenadora, da escola inicialmente relata que “a rádio foi fundada há 60 anos pelo Bispo Dom Eliseu Maria Corolli, que em relação ao contexto histórico do momento à atenção estava direcionada para a alfabetização e o objetivo era sistematizar a educação na Amazônia centralizado no município de Bragança PA. Isto é, a educação não estava mais orientada para catequização, pois o índice de analfabetismo no Brasil estava elevado5”.

Costa (2015) enfatiza o papel evangelizador e educativo do SERB:

Com objetivo de catequizar nos preceitos religiosos as pessoas das comunidades do município de Bragança D. Eliseu propõe a construção de um rádio com funções religiosas e educativas que atenda às necessidades de pessoas que vivem em comunidades distantes tanto em nível de comunicação e informação quanto educacional, no qual receberia instrução e se alfabetizaria sem ter necessidades de afasta-se da sua comunidade.

Assim a instalação da rádio Educadora e logo depois o SERB facilitaram o processo de comunicação entre a igreja e as comunidades locais, diminuindo a distância e agilizando o acesso às informações e conhecimentos, contribuindo para o processo de alfabetização de jovens e adultos. Observa-se dessa forma que o processo de educação oferecido pelo SERB estava diretamente vinculado a religião católica, visto que as professoras que atuavam nesse período eram todas freiras, recebiam primeiramente uma educação religiosa e posteriormente uma educação volta para docência.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.64695-64704 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Sobre a organização e funcionamento do SERB. De acordo com a vice-diretora, “atualmente o SERB possui 720 alunos matriculados no ano letivo de 2019, divididos em 19 turmas com aproximadamente 30 a 40 alunos enturmados. Salientou que o ensino médio é o nível de instrução mais procurado pelo público. Em relação às turmas estas estão divididas em 3ª e 4ª etapas do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª etapas do Ensino Médio. As aulas são ministradas nos períodos da tarde/noite nos respectivos horários 13:30 às 14:30, 17:30 às 18:30; 20:30 às 21:30. Isto é, possuem uma hora de duração cada transmissão

Referente à organização dos processos de avaliação a resolução CNE/CEB N°1, de 5 de julho de 2000, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação de jovens e adultos em seu 9º artigo afirma que “Cabe aos sistemas de ensino regulamentar, além dos cursos, os procedimentos para estrutura e organização dos exames supletivos, em regime de colaboração e de acordo com suas competências”.

Assim de acordo com a vice-diretora e o professor de educação física, “durante o ano letivo a cada bimestre ocorre um reforço escolar de 15 dias para os alunos. São 4 avaliações durante o ano letivo, sendo que a 1ª e a 3ª são a distância, e a 2ª e a 4ª são presencias”2.

Observou-se como o sistema de ensino SERB organiza suas ações pedagógicas, que acontecem de forma alternada, hora à distância hora presencial, oferecendo uma maior flexibilidade de acesso aos estudantes da EJA. Nesse sentido para vice- coordenadora “a educação proporcionada pelo SERB também é vista de forma a distância e semipresencial.”.

Segundo Souza, Fernandes e Barreto (2016, p.6). “Em muitos casos a EAD pode ser de cunho semipresencial que ocorre quando existe uma alternância de momentos presenciais com momentos ausentes do ambiente escolar”, porém a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC), não considera o ensino proporcionado pelo SERB a distância por não possuir plataforma online onde aconteceria a interação digital, o ensino online, entre alunos e professores. Ainda, segundo Souza, Fernandes e Barreto (2016, p.6):

“A educação a distância, então pode ser sumariamente definida como uma educação em que existe uma união entre alunos e professores por mecanismos tecnológicos, onde os educandos e os professores se encontram de acordo com a necessidade e disponibilidade do aluno, e não mais, exclusivamente por processos físicos e temporais como na educação presencial.”

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.64695-64704 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

No que se refere a educação a distância o professor entrevistado comenta que a principal dificuldade vivenciada pelo mesmo é “a questão do aluno no momento da aula não poder tirar as dúvidas que surgem em relação ao que está sendo estudado, porém este afirma que é disponibilizado outros horários e meios para suprir essa necessidade, mencionou colocar à disposição dos alunos, por exemplo: O aplicativo de comunicação, WatsApp”.

O referido professor, durante as aulas, orienta os alunos para que estes estejam com papel, caneta, livro e apostila e assim facilitar no processo de aprendizagem, enfatizou a importância do reforço presencial antes das avaliações, além do plantão pedagógico voltado para atendimento do aluno durante o ano letivo.

Para Costa (2015, p.20) “A rádio educadora de Bragança veio mudar o conceito de distância ampliando as possibilidades de educação, facilitando o processo de aprendizagem e diminuindo as desigualdades sociais”.

Como mostrado na fala da vice-diretora. “A rádio não vive sem o SERB e o SERB não vive sem a rádio” o importante dessa fala é perceber que a entrevistada refere-se ao governo que injeta recursos financeiros (principalmente para a manutenção do prédio) e humanos (todos os funcionários da educação são concursados do estado) no SERB.

A vice-diretora também enfatizou que “os espaços do SERB não possuem estrutura adequada para o acolhimento dos alunos. No período de avaliações presencias é preciso acomodar os alunos em outros prédios como o Instituto Santa Terezinha”

Identificou-se nesse momento que a escola não conta com espaços pedagógicos, apenas com um acervo de livros precário, mas que sempre que possível é utilizado. A sala de informática foi desativada por falta de profissional lotado nesse espaço e falta de manutenção de equipamentos. O auditório da radio não é um espaço pedagógico, mas é utilizado com frequência para a realização de aulões, reforço, oficinas e apresentações.

Assim os respondentes demonstraram possuir experiência profissional e conhecimentos em relação ao funcionamento das aulas radiofônicas, porém com ênfase no professor o mesmo relata não ter recebido em nenhum momento treinamentos ou capacitações para auxilia-lo na ministração das aulas em relação a esse tipo de educação. Os recursos como habilidades e conhecimentos adquiridos por este são garantidos pela experiência vivenciada em sala de aula presencial em outras instituições e os anos de trabalho no SERB.

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.64695-64704 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

Em relação ao material didático utilizado no SERB. Observa-se uma valorização dos saberes e da realidade do aluno trabalhado nos livros didáticos do SERB, em que se notou conteúdos que possibilitam a identificação do aluno na perspectiva dos direitos humanos.

Assim evidencia-se a importância do livro didático para o ensino e aprendizagem, os livros da EJA precisam tratar de conteúdo do cotidiano dos alunos, os valores, crenças e as experiências de vida, pois é um meio de alfabetização dos sujeitos.

Neste contexto identifica-se que deve ser valorizado e respeitado os saberes que os alunos possuem e buscar meios para que o conteúdo transmitido tenha sentido para o aluno da EJA. De acordo com Freire (1987) é preciso que a escolha dos conhecimentos curriculares esteja inserida na realidade dos educandos, para que esses possam dialogar e refletir sobre seus saberes, seu mundo, para que se construa novas aprendizagens.

Em referência ao planejamento pedagógico. De acordo com a coordenadora pedagógica este tem início com a avaliação do ano anterior, dessa forma as dificuldades encontradas podem ser reavaliadas. Participam desse planejamento o corpo docente e administrativo, após a avaliação é dado início ao processo de construção da proposta pedagógica, para o ano seguinte, Sugestões, propostas e ideias são ouvidas, discutidas e questionadas, ao final são selecionadas as que equipe considera pertinentes à realidade da escola, sempre visando atender as necessidades reais que se enfrentam diariamente. Tendo feito levantamento das problemáticas e possíveis soluções, inicia-se o processo de construção dos projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano. Podem surgir novos projetos, ou se necessário o aprofundamento de projetos já existentes.

No planejamento inicial estabelecem-se datas para que possa se organizar o calendário interno, contemplando também o calendário encaminhado pela SEDUC PA. Segundo a coordenadora pedagógica no ano de 2017, a instituição deu início aos projetos Fortalecendo a educação bragantina através do esporte; Memórias e trajetórias dos alunos do SERB; A influência cultural na culinária bragantina e A cerâmica bragantina.

Os projetos acima estenderam-se até o ano de 2018, pois tornaram-se altamente significativos para o contexto dos alunos que o SERB atende, acredita-se que, que no ano de 2019 terá uma reestruturação dos mesmos projetos, para que outros aspectos das técnicas abordadas, possam ser aprofundadas e exploradas, as temáticas dos projetos surgem a partir das necessidades dos alunos do SERB. Os projetos para o ano de 2019 não estão definidos ainda, pois está em processo de levantamento das problemáticas a serem trabalhadas.

Com relação as perspectivas do SERB: Melhorar a qualidade do processo e aprendizagem; Contribuir para que o estado diminua os índices de distorção idade e serie; Promover a inclusão de

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.64695-64704 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

alunos que por inúmeros motivos não concluíram o ensino fundamental e médio; Possibilitar o acesso a escolarização dos sujeitos que estão impossibilitados de frequentar a escola por estar impossibilitado fisicamente, tempo, barreiras geográficas; Promover a melhoria da capacidade de vida, dos jovens e adultos por meio do acesso a escola e Valorizar jovens e adultos, fazendo com que percebam-se como parte integrante e ativa na sociedade em que estão inseridos.

Para a coordenadora pedagógica, “a partir do momento em que se tem um possível objetivo a serem alcançados os professores e a coordenação se reúnem para o planejamento de um projeto”. De acorda com as informações verbais obtidas o projeto tem a duração de ocorrer o ano todo e faz parte do processo avaliativo para os alunos. Por exemplo, o projeto memórias e trajetórias voltadas para o levantamento das histórias de vida dos alunos, este visa entender porque determinado aluno não concluiu o ensino fundamental ou médio na idade regular. Buscar compreender porque o aluno buscou estudar no SERB. O referido projeto iniciou em 2017 e a coordenadora pedagógica acredita que em 2019 venha com o objetivo de torna-se um livro e feito documentário provavelmente com a participação do projeto aluno repórter.

Sobre o calendário escolar é utilizado o mesmo da SEDUC, com algumas alterações internas, pois cada instituição tem suas especificidades, e esse calendário é exigido pela 1ª Unidade regional de Educação. Esta instituição de ensino possui conselho escolar como qualquer outra escola, assim como possui 1 gestora, 1 vice, 2 coordenadoras pedagógicas, 1 secretária, 2 assistentes administrativos, 2 merendeiras, 1 porteiro e 16 professores.

Neste sentido, na busca de compreender o funcionamento do ensino na Educação de Jovens e Adultos pela rádio e a existência do SERB foi possível perceber como é importante para os sujeitos que necessitam de uma educação em que seu sistema ocorra de forma diferenciada, tanto na questão das práticas educativas, metodológicas e construção do projeto político pedagógico, quanto pela disponibilidade de tempo dos sujeitos assim como a localização.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

7 possível destacar através dos resultados coletados que o SERB exerce uma grande importância no ensino na modalidade da EJA, pois ele atende os alunos usuários desse sistema de ensino em todas suas especificidades e condição social, oferendo o ensino baseado na LDB e diretos humanos. Buscando atender de uma melhor forma os alunos seja de forma pessoal ou estrutural, contando com profissionais qualificados e preparados para o modelo de ensino a distância, disponde sempre de tempo para atender os alunos.

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.64695-64704 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

Também foi possível notar a preocupação do corpo docente e técnico administrativo desta instituição em oferecer um currículo adequado para seu público alvo. Proporcionando sempre ao educando condições para construir o seu conhecimento, voltado para sua realidade e condição social, para que assim seja um sujeito ativo socialmente.

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.64695-64704 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

REFERÊNCIAS

COSTA, Andréia do Socorro Cruz. O Sistema Educativo Radiofônico de Bragança e suas

implicações na educação de Jovens e Adultos do Campo. Dissertação de mestrado apresenta

ao programa de pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia da Universidade Federal do Pará. Bragança PA, 2019

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MACIEL, Rogério Andrade. Sistema educativo radiofônico de Bragança: saberes da prática

educativa na educação de jovens e adultos (1960-1970). Bragança 2014. 171 f. (Dissertação de

mestrado em educação), Centro de ciências sociais e educação. Universidade Estadual do Pará. Disponível em > https: páginas. Uepa.br> mestradoeducaçao.

MACIEL, Rogério Andrade; FRANÇA, Maria do perpetuo socorro Gomes de Sousa Avelino.

Sistema educativo radiofônico de Bragança: educando jovens e adultos na Amazônia bragantina (1960-1970)Rev. Tópicos educacionais, Recife, V.21, n.1 jan./jun.2015 Disponível

em:<htts://periódicos. UFPE. br> acesso em: 24 de mar.2019.

MEC. Resolução CNE/CEB N1°, de 5 de julho de 2000. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br. Acesso em 22 de mar. 2019.

MINAYO, M.C. Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis-UFPel.2011. SOUZA, Joyce Bezerra; FERNANDES, Laedson Luiz; BARRETO, Magda Sales. A

educação a distância para a educação de jovens e adultos: uma proposta de inserção social. Recife PE, 2016. Disponível em : <

https://www.fundaj.gov.br/images/stories/epepe/V_EPEPE/EIXO_10/JoyceBezerradeSouza- CO10.pdf>. Acesso em: 23 de mar.2019.

Referências

Documentos relacionados

A partir das diretrizes e orientações metodológicas apresentadas, no que se refere aos conteúdos, a educação de jovens e adultos deve atender aos preceitos curriculares referentes

PAGAMENTO DA COMISSÃO DO LEILOEIRO: A comissão devida ao Leiloeiro será de 5% (cinco por cento) sobre o valor da arrematação, não se incluindo no valor do lanço (art. 7 da

O Partido Político possui legitimidade para propor a ADIN (Art.. Constituição Federal) e deve figurar como autor da ação, pois é representado por Deputado Federal no Congresso

16) Delia Lerner, em seu livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, fala sobre as “dificuldades envolvidas na escolarização das práticas”.

O artigo tem por objetivos destacar a importância da Educação de Jovens e Adultos – EJA; o perfil dos estudantes dessa modalidade de ensino, que são: os

Ainda em relação ao direito à educação escolar, é necessário não condicioná- la (sic) à necessidade de mercado, como função meramente voltada ao campo econômico.

A educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil é marcada pela descontinuidade e por tênues políticas públicas, insuficientes para dar conta da demanda potencial e

A modalidade de ensino da matemática na EJA deve proporcionar ao aluno aprender de forma mais específica o conteúdo com materiais didáticos. Este deve ser estimulado