• Nenhum resultado encontrado

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO DE MAPEAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO DE MAPEAMENTO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

International Scientific Journal – ISSN: 1679-9844 Nº 4, volume 13, article nº 10, October/December 2018 D.O.I: http://dx.doi.org/10.6020/1679-9844/v13n4a10

Accepted: 26/09/2017 Published: 30/12/2018

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA

REVISÃO DE MAPEAMENTO

URBAN SOLID WASTE MANAGEMENT: A MAPPING REVIEW

Cristiano Manhães de Oliveira1, Italo de Oliveira Matias2, Cristiane de Jesus Aguiar3

Universidade Estadual do Norte Fluminense, cristianomoliveira@gmail.com Universidade Candido Mendes, italo@ucam-campos.br

Universidade Candido Mendes, cristianeja_2@hotmail.com

Resumo – Os resíduos sólidos urbanos são considerados um dos maiores danos ao meio ambiente e a saúde pública, o lixo urbano quando não recebe um tratamento adequado, acumula-se na natureza trazendo uma série de transtornos ambientais. A Política Nacional de Resíduos Sólidos entrou em vigor em 2010, implantando medidas como a eliminação de lixões e aterros controlados. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo, realizar um mapeamento da produção científica, de artigos indexados na base Scopus, referentes ao gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, com auxílio do R em conjunto da biblioteca Bibliometrix, além do Gephi. Com essas ferramentas foram gerados indicadores bibliométricos onde puderam ser observados a distribuição das publicações ao longo do tempo, principais periódicos, palavras chave além da colaboração entre países. Através das ferramentas utilizadas, foi possível observar que o processo de preparação dos dados, foi executado de forma rápida, o que antes era uma tarefa árdua e sujeita a erros, quando realizada de forma manual.

Palavras-chave: aterros sanitários, R, bibliometrix, GEPHI

Abstract – Urban solid waste is one of the greatest damages to environmental and public health. Urban waste when not receives adequate treatment, accumulates in nature, creating environmental disorders. The National Solid Waste Policy started in 2010, implemented measures such as

(2)

the disposal of landfills and controlled landfills. Thus, the present work has as objective, to carry out a mapping of the scientific production, in Scopus database, referring to management of urban solid waste, with the aid of R, Bibliometrix and Gephi. Bibliometric indicators were generated, as distribution of publications over time, main journals, keywords and countries collaboration. With the tools used, it was possible to observe that the data preparation process was executed quickly, which was previously a difficult task when performed manually.

Keywords: landfills, R, bibliometrix, GEPHI

1. Introdução

Os resíduos sólidos urbanos atualmente constituem um dos maiores danos ao meio ambiente e a saúde pública ao poluir o solo, a água e a atmosfera, afetando formas de vida e a proliferação de organismos indesejáveis, além de lançar gases de efeito estufa contribuindo para o aquecimento global. Em 2016, revelou um montante de resíduos coletados de 71,3 milhões de toneladas e produção per capita de 1.041 Kg por habitante ao dia. Destes somente 58,4 % recebem tratamento adequado em aterros sanitários, enquanto 41,6% são encaminhadas para lixões ou aterros controlados. (ABRELPE, 2017).

O lixo urbano quando não recebe um tratamento adequado e de forma aproveitável, acumula-se na natureza trazendo uma série de transtornos ambientais, como a proliferação de insetos e roedores, com consequentes riscos à saúde pública, além de causar incômodos estéticos e mau cheiro. A fim de implantar medidas de ordem sustentável, a Política Nacional de Resíduos Sólidos em vigor desde 2010, exigiu a eliminação de lixões e aterros controlados até 2014 e a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, com valorização das frações seca e úmida. No entanto, somente 2,2 mil municípios se adequaram a legislação, destinando seus resíduos em aterros sanitários, enquanto 59% continuam irregulares por não ter cumprido o prazo estipulado, sujeitos a ação civil pública E seus gestores municipais poderão sofrer a penalidade de improbidade administrativa e crime ambiental (BRASIL, 2014).

(3)

Em cima dessas considerações, o objetivo deste trabalho é realizar um mapeamento da produção científica de artigos indexados na base Scopus referente ao gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, com índices bibliométricos com auxílio do R (R, 2018), GEPHI (JACOMY, et al. 2014) e da biblioteca Bibliometrix (ARIA; CUCCURULLO, 2017), tais ferramentas são extremamente úteis para pesquisadores uma vez que permitem identificar de forma rápida e simples as principais referências bibliográficas e periódicos mais caracterizados para o tema a ser pesquisado.

2. Fundamentação Teórica

2.1. Classificação dos Resíduos Sólidos

Os resíduos, de maneira geral, são conceituados na literatura como todo e qualquer material resultante da atividade diária da sociedade humana, e considerado pelo gerador, como inútil, indesejável ou descartável (NETO, 2006).

Os resíduos sólidos podem ser classificados principalmente quanto à sua origem com base na lei 12.305/2010 e quanto à periculosidade com base na NBR 10.004/2004, conforme apresentado na Tabela 1.

Tabela 1 - Classificação dos Resíduos Sólidos

Classificação dos

Resíduos Quanto à origem:

Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) Resíduos Sólidos Industriais (RSI) Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde (RSS)

(4)

Resíduos de Construção Civil (RCC) Quanto à periculosidade: Classe I – Resíduos Perigosos Classe II – Resíduos não Perigosos Fonte: ABNT, 2014.

A lei 12.350/2010 classifica os resíduos sólidos quanto a sua origem. Dentre as classificações tem-se: Resíduos sólidos urbanos: gerados na vida cotidiana das residências e estabelecimentos comerciais, e os oriundos da limpeza pública; Resíduos sólidos industriais: aqueles oriundos das atividades industriais; Resíduos sólidos de serviço de saúde: produto não residual e não utilizável resultante de atividades exercidas por estabelecimentos prestadores de serviço de saúde, sendo classificados pela NBR 12.808/93.; Resíduos sólidos de construção civil: aqueles gerados nos reparos, reformas, construções e demolições de obras da construção civil, incluindo escavação e preparação de terrenos.

A NBR 10.004 da ABNT (2004) classifica os resíduos sólidos quanto ao risco potenciais que podem causar ao meio ambiente e à saúde. Dentre as classificações tem-se: Resíduos Classe I – Resíduos perigosos: aqueles que em função de suas propriedades física, químicas ou infecto contagiosas oferecem riscos à saúde pública ou ao meio ambiente quando manuseado de forma inadequada (MONTEIRO et al., 2001); Resíduos Classe II – Resíduos não perigosos: são aqueles que podem apresentar características de solubilidade ou biodegradabilidade, sem se enquadrarem na classe anterior (RIBEIRO E MORELLI, 2009).

2.2. Gestão de Resíduos

A gestão de RSU compreende as etapas de planejamento, coleta, limpeza pública, transporte e destinação final dos resíduos sólidos urbanos, e podem exercer um forte impacto no orçamento das administrações municipais, podendo representar até 20% dos gastos públicos (MMA, 2012a).

A gestão integrada está relacionada não só à questão operacional da coleta de resíduos, mas também às questões administrativas e de planejamento político, econômico e social.

(5)

É necessário ressaltar que os resíduos sólidos urbanos, e os materiais recicláveis que os compõe, são um bem econômico disponível, e oferecem oportunidades de negócios e de geração de trabalho e renda (REINFELD, 1994).

Conforme preconiza a Lei n.º 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelece uma hierarquia de ações sustentáveis: em primeiro lugar a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e por fim a disposição final ambientalmente correta para os resíduos (Figura 1).

Não

Geração Redução Reuso Reciclagem Tratamento

Destinação Final Adequada

Figura 1. Hierarquia de ações na gestão de resíduos sólidos proposta pelo PNRS (BRASIL,2010).

A disposição final ambientalmente adequada é entendida como a “distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos” (BRASIL, 2010).

Quando destinados de forma inadequada, os resíduos tornam-se uma fonte de proliferação de insetos e roedores, com consequentes riscos à saúde pública, além de causar incômodos estéticos e mau cheiro. O saneamento básico deve contemplar a gestão e o gerenciamento integrado dos resíduos sólidos urbanos, conforme as Leis Federais 12.305/2010 (BRASIL, 2010) e 11.445/2007 (BRASIL, 2007).

Está definido pelo Artigo nº 10 da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), Lei Federal 12.305/2010 (BRASIL, 2010), que a responsabilidade sobre a gestão integrada dos resíduos sólidos gerados em determinado território cabe ao Distrito Federal, municípios e ao próprio gerador. Há então, responsabilidade dos municípios para com a gestão dos resíduos sólidos produzidos em seu território.

Algumas atitudes incentivadas pela PNRS são de suma importância, como por exemplo, a responsabilidade compartilhada da coleta seletiva e da logística reversa, incentivos financeiros e o incentivo a criação de cooperativas (BRASIL,

(6)

2010).

A Política Nacional de Resíduos Sólidos trouxe o conceito de Logística Reversa, ou seja, um conjunto de procedimentos, ações e meios que propiciam a coleta e a entrega dos resíduos sólidos para ser reaproveitado ou viabilizar a destinação final ambientalmente adequada (Lei n° 12.350/2010).

2.3. Revisão de Mapeamento Sistemático

Revisões de Mapeamento Sistemático (RMS) são usadas para estruturar uma área de pesquisa, enquanto que as revisões sistemáticas focam em reunir e sintetizar (PETERSEN; VAKKALANKA; KUZNIARZ, 2015). Existe um número cada vez maior de artigos sendo publicado, o que torna o rastreamento bibliográfico cada vez mais demorado, por outro lado, os RMS estão se tornando um método cada vez mais importante de obter o estado de um campo de pesquisa (KNUTAS et al., 2015).

A extração de dados de produção acadêmica, identificação de padrões bibliométricos, modelagem e visualização das redes de interação entre coautores são tópicos relevantes na área de Bibliometria e Cientometria (MENA-CHALCO; JUNIOR, 2009).

A Análise de Redes Sociais (ARS), não é uma teoria formal em sociologia, mas uma estratégia para investigar as estruturas sociais, onde são estudadas as redes de colaboração, além de outras formas de iteração das redes sociais, além disso, a Internet representa uma rede social de uma escala sem precedentes (OTTE; ROUSSEAU, 2002).

Entretanto, hoje em dia, com advento da Internet, encontrar relações entre autores e publicações relevantes, está ficando cada vez mais difícil, devido ao crescente volume de informações (KLINK et al., 2006). As redes de material acadêmico têm grande quantidade de informações. Aproximadamente 114 milhões de documentos científicos (tais como livros, artigos, teses, dissertações e documentos técnicos), somente em inglês, são hoje acessíveis pela web (KHABSA; GILES, 2014).

A utilização da teoria dos grafos para a representação das redes sociais possui algumas vantagens, tais como: representar uma rede social, mensurar

(7)

precisamente importantes propriedades estruturais, além disso, a representação visual de um grafo permite aos pesquisadores analisarem as interações sociais, descobrir padrões que não foram detectados anteriormente (WASSERMAN; FAUST, 1994). Alguns aplicativos e bibliotecas possuem a capacidade de fornecer uma análise de redes sociais, tais como o Gephi (FAHIMNIA; SARKIS; DAVARZANI, 2015).

3. Metodologia

Para desenvolver este artigo, utilizou-se os métodos similares aos adotados por Aria e Cuccurullo (2017). No processo de busca na base científica Scopus foram utilizados as seguintes palavras-chave: "solid waste management" and "sanitary

landfill", que podem ser exibidas no título, resumo ou palavras-chave. A pesquisa foi

realizada em fevereiro de 2018. Esta busca retornou em 340 trabalhos da base Scopus.

4. Resultados

Nesta seção, serão abordados os dados estatísticos referentes a pesquisa realizada, tais como distribuição das publicações por ano, palavras chaves mais frequentes, periódicos mais relevante e países mais produtivos.

4.1. Distribuição Cronológica

Na Fig. 2 é demonstrada a distribuição cronológica das publicações com relação ao tema proposto, ao longo dos anos.

(8)

Figura 2. Quantidade de publicações por ano. (Os Autores, 2018).

O aumento é considerável a partir do início do século 21, devido a maior preocupação da sociedade com a gestão dos resíduos. Essa preocupação pode ser evidenciada através de acordos e questões ambientais:

a) Convenção para Prevenção da Poluição Marinha por Resíduos de Navios e Aeronaves (Oslo - 1972);

b) Convenção para Prevenção da Poluição Marinha por Alijamento de Redíduos e Outras Matérias (Londres, México e Moscou – 1972);

c) Convenção de Basileia sobre Controle de Movimentos de Resíduos Perigosos e seu Depósito (Basileia – 1989);

d) Convenção Africana sobre Banimento da Importância e Controle do Movimento e Gerenciamento de Resíduos Perigosos Transfronteiriços (Bamako – 1991);

(9)

e) Convenção sobre Banimento de Despejo de Resíduos de Baixa Radiação nos Oceanos (Londres – 1993).

4.2. Periódicos Mais Relevantes

Na Tabela 2 são demonstrados os periódicos com maior número de publicações.

Tabela 2 – Periódicos com maior número de publicações

Periódico Nº de Publicações

WASTE MANAGEMENT AND RESEARCH 32

WASTE MANAGEMENT 26

RESOURCES CONSERVATION AND RECYCLING 14

WASTE MANAGEMENT & RESEARCH 13

WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY 11

PUBLIC WORKS 9

JOURNAL OF HAZARDOUS MATERIALS 6

WATER RESEARCH 6

ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT 5

SOLID WASTES MANAGE REFUSE REMOVAL J 5

Fonte: Os Autores, 2018.

Conforme citado anteriormente a tabela acima demonstra um destaque para tema gerenciamento de resíduos sólidos.

4.3. Word Cloud

Na Fig. 3 é demonstrada a nuvem de palavras (word cloud), das principais palavaras-chave, desenvolvida através do pacote wordcloud (citar). Previamente à geração da nuvem de palavras, foram excluídos termos como: and, of, to, além disso

(10)

também foram excluídas as palavras que obtiveram ocorrência menor ou igual a 3.

.

Figura 3. Quantidade de publicações por ano. (Os Autores, 2018).

É verificado que novamente, as palavras relacionadas ao tema obtém maior destaque.

4.4. Colaboração entre Países

Na Fig. 4, é representada a colaboração entre países a partir de um grafo gerado como o Gephi.

Figura 4. Grafo de colaboração entre países. (Os Autores, 2018).

Como pode ser observado no grafo, Estados Unidos e Japão ganham maior destaque devido ao maior grau obtidos pelos nós. O Brasil surge com trabalhos em

(11)

colaboração com os EUA, Espanha e Portugal.

5. Considerações Finais

O presente trabalho teve como objetivo, realizar o mapeamento da produção científica de artigos indexados na base Scopus referente ao gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, com índices bibliométricos. Após as consultas realizadas na base Scopus e a preparação dos dados bibliométricos com apoio do R em conjunto com a biblioteca bibliometrix, foi gerado um grafo de colaboração com auxílio do Gephi.

Foi possível observar que o processo de preparação dos dados, foi executada de forma rápida, devido ao uso das ferramentas citadas, o que antes era uma tarefa árdua e sujeita a erros, quando realizada de forma manual.

Com os indicadores gerados, foi observado maior preocupação da sociedade com a gestão dos resíduos, além do de países desenvolvidos com relação ao tema da pesquisa, embora o Brasil tenha apresentado uma maior preocupação com o tema a partir das mudanças na legislação a partir de 2010.

Para trabalhos futuros é sugerido cruzamento de dados de outras bases como, por exemplo, Web of Science além da geração de outros indicadores tais como o grafo de citações, para descoberta de trabalhos mais importantes relacionados ao tema.

Referências

Aria, M.; Cuccurullo, C.. Bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis, Journal of Informetrics, 11(4), pp 959-975, Elsevier, DOI: 10.1016/j.joi.2017.08.007, 2017.

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10 004; Resíduos sólidos: classificação, Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

Brasil. Decreto-Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União da União, 2010.

FAHIMNIA, B.; SARKIS, J.; DAVARZANI, H. Green supply chain management: A review and bibliometric analysis. [s.l.] Elsevier. v. 162, 2015.

(12)

JACOMY, M., VENTURINI, T., HEYMANN, S., & BASTIAN, M.. ForceAtlas2, a continuous graph layout algorithm for handy network visualization designed for the Gephi software. PloS one, 9(6), e98679, 2014.

KHABSA, M.; GILES, C. L. The number of scholarly documents on the public web. PLoS ONE, v. 9, n. 5, 2014.

KLINK, S. et al. Within Bibliographical Data. p. 234–243, 2006.

KNUTAS, A. et al. Cloud-based Bibliometric Analysis Service for Systematic Mapping Studies. Proceedings of the 16th International Conference on Computer Systems and Technologies, p. 184–191, 2015.

NETO, E. L. E. Destinação final dos resíduos sólidos urbanos no estado do Rio de Janeiro e a aplicação dos instrumentos de regulamentação e controle ambiental: uma abordagem crítica. Dissertação de Mestrado em Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública, 2006. MENA-CHALCO, J. P.; JUNIOR, R. M. C. scriptLattes: an open-source knowledge

extraction system from the Lattes platform. Journal of the Brazilian Computer Society, v. 15, n. 4, p. 31–39, 2009.

MMA - MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano. Apoiando a Implementação da Política nacional de Resíduos sólidos: Do nacional ao local. Brasília. 157p, 2012.

OTTE, E.; ROUSSEAU, R. Social network analysis: a powerful strategy, also for the information sciences. Journal of Information Science, v. 28, n. 6, p. 441–453, 2002.

PETERSEN, K.; VAKKALANKA, S.; KUZNIARZ, L. Guidelines for conducting systematic mapping studies in software engineering: An update. Information and Software Technology, v. 64, p. 1–18, 2015.

R Core Team (2018). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL: https://www.R-project.org/.

REINFELD, N.V. Sistemas de Reciclagem Comunitária. São Paulo: Makron Books; 1994.

WASSERMAN, S.; FAUST, K. Social network analysis : methods and applications. Cambridge University Press, 1994.

Imagem

Tabela 1 -  Classificação dos Resíduos Sólidos
Figura 1. Hierarquia de ações na gestão de resíduos sólidos proposta pelo PNRS  (BRASIL,2010).
Figura 2. Quantidade de publicações por ano. (Os Autores, 2018).
Tabela 2 – Periódicos com maior número de publicações
+2

Referências

Documentos relacionados

diferentes são usados para simular cores e sombras que, de facto, não existem na paleta de cores da imagem. Na realidade, dithering “engana o olho" ao fazer ver cores

Segundo Johnson e Selnes (2004), estudos realizados sugerem benefícios econômico- financeiros provenientes da retenção de clientes. No decorrer das últimas três décadas,

Sabe-se que o desempenho de um animal é consequência da expressão de um conjunto de características reprodutivas (idade ao primeiro parto, intervalo de partos, probabilidade de

No PCV3 sequence was detected in samples from sows which had no stillbirths on the same farms (Tochetto et al., 2017). Although PCV3 has already been described in Brazil,

Já se comprovou: o hormônio da Monsanto incrementa os níveis de IGF1 no leite das vacas.. Dado que o IGF1 é ativo nos humanos, causando divisão das células, alguns cientistas

Neste teste, o tratamento com EELs diminuiu o tempo de lambida/mordida da pata de camundongos na segunda fase do mesmo, indicando que o EELs possui atividade

Este trabalho, fundamentado pela Análise do Discurso de orientação francesa, sobretudo, nos trabalhos de Dominique Maingueneau, propõe investigar o funcionamento

SELEÇÃO AO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2018 DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFPE Caderno de Provas: MATEMÁTICA E PORTUGUÊS (PRODUÇÃO TEXTUAL)..