• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Departamento de Letras Modernas Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - CEP 05508-900 - Cidade Universitária - São Paulo - SP. Tel.: (11) 3091-5041 / Fax (11) 3032-2325 / e-mail: flm@usp.br

ATA DA REUNIÃO DE AGOSTO DA CCP DO PROGRAMA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS, DO DEPARTAMENTO DE LETRAS MODERNAS. Aos dezoito dias do mês de maio de dois mil e onze, às catorze horas, reuniram-se a Coordenadora do Programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês e Presidente desta Comissão, Professora Doutora Cláudia Consuelo Amigo Pino e os Professores Doutores Álvaro Silveria Faleiros, Paulo Roberto Massaro, Heloísa Brito de Albuquerque Costa, Verónica Galíndez Jorge, Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia, Adriana Zavaglia, Tokiko Ishihara e Alexandre Bebiano de Almeida, além da representante discente Samira Murad.

Expediente: 1. Correção das provas da pós-graduação: discussão sobre o processo e homologação de resultados: a nota final dos candidatos que realizaram a prova de competências segue a seguir

Literatura

Nome Nota

1. Adroaldo José Frantz (M) 5,0

2. Alan Luís Pereira (M) 10,0

3. Camila do Nascimento Fialho (D) ausente 4. Cleonice Ferreira de Souza (D) 9,0

5. Monica Messias Silva (M) ausente

6. Nilza de Campos Becker (D) 6,0

7. Paula Caldas Frattini (D) 7,5

8. Rodrigo Barbosa Palma (D) 7,5

9. Sébastien David Philippe Roy (D) 10,0

10.Tatiana Barbosa da Silva (M) 9,0

Língua

Nome Nota

1. Alexandre Bassaglia (M) 4,5

2. Carolina Fernandes Madruga (M) 7,5

3. Guiomar Marins J. de Oliveira (D) 7,0

4. Marco Leite Fernandes (M) 8,5

5. Michelle de Souza Prado (M) 7,0

(2)

6. Roberto de Abreu (D) 9,0

Tradução

Nome Nota

1. Gisele Galafacci (M) 9,0

As considerações das áreas com relação à elaboração das provas foram as seguintes:

Literatura: os professores Alexandre e Gilberto pediram seu desligamento da comissão por fatos ocorridos durante a apresentação da prova à coordenação. Segundo o professor Alexandre, a coordenação do programa alterou a prova e com isso desautorizou a comissão, desrespeitando a sua autonomia. A professora Verónica entende que a comissão não deve dar a palavra final e que a aplicação da prova deve ser consensual, além disso enfatiza que não houve tempo suficiente para a elaboração de uma avaliação adequada. O professor Álvaro sugeriu a criação de um “banco de questões” que seriam oportunamente utilizadas. A professora Cristina entende que não há necessidade de incumbir a elaboração das questões a uma comissão, mas sim que as áreas devem ter essa responsabilidade. Língua: o professor Paulo propõe que o nível de exigência da prova deve ser repensado para que mais interessados ao ingresso tenham essa oportunidade. A presidente entende que nível de exigência existe para garantir que o ingresso ao programa contemple candidatos melhor preparados. Com relação à bibliografia, a professora Verónica propõe que a mesma deve estar de acordo com as linhas de pesquisa e professora Heloísa, que a quantidade de obras abarcadas deve ser maior e mais acessível. A proposta da professora Heloísa foi aprovada com o adendo de que a bibliografia deve permanecer a mesma por três anos. Tradução: a professora Adriana sugeriu rever o sistema de correção, uma vez que somente ela as faz e muitas vezes é a orientadora indicada pelo candidato. Propõe também que se houver mais ocorrências como esta que se convide docentes das outras áres ou o professor Álvaro para auxiliar na correção, para que a mesma possa se ausentar da tarefa. 2. Discussão sobre o acúmulo de bolsa e vínculo empregatício: a coordenadora informou sobre o impasse que há na CAPES sobre esta questão. Por essa razão decidiu-se cancelar a bolsa da aluna Laura Taddei Brandini, que acumula vínculo não permitido pelas regras da CAPES, e aguradar por novas informações. 3. Documento de boas vindas da pós e revista Non plus: o documento elaborado pela representande encontra-se nos anexos a esta ata. Ordem do dia: 1. Homologação de resultado de exame de qualificação: homologados os exames dos seguintes alunos: Marion Celli (Orientadora: Adriana Zavaglia), Tereza Cristina Bulla (Orientador: Veronique Marie Braun Dahlet). Nada mais havendo a ser tratado, a Coordenadora agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião às dezesseis horas, da qual eu, Valdemiro Lopes de Souza Junior, lavrei a presente ata, que será submetida à apreciação e assinada pelos membros desta Comissão.

(3)

Departamento de Letras Modernas

Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - CEP 05508-900 - Cidade Universitária - São Paulo - SP.

Tel.: (11) 3091-5041 / Fax (11) 3032-2325 / e-mail: flm@.usp.br

Anexo

Guia para os alunos da pós-graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês.

Caro leitor, neste guia você encontrará, num único documento, algumas das informações mais relevantes para sua pós-graduação. Na forma de um “FAQ- perguntas mais frequentes”, você será informado não apenas de algumas normas de nossa pós como também dos procedimentos para a Coleta Capes para a qual todos os alunos (bolsistas ou não) temos de elaborar um relatório. Com isso, esperamos minimizar as muitas dúvidas que nos assaltam quando iniciamos a pós-graduação. Boa leitura!

Sobre as normas:

(Adaptado de: http://www.usp.br/prpg/pt/pdf-

normas/normas/fflch/linguistica_letras_e_artes/est_ling_literarios_e_tradut_em_frances.pdf )

Como funciona a matrícula nos cursos de mestrado, doutorado e doutorado direto?

Temos de fazer matrículas regularmente, em cada período letivo, dentro dos prazos fixados no calendário escolar, até a obtenção do título. Isto significa que quando não estamos matriculados em nenhuma disciplina temos de efetuar a matrícula de acompanhamento. Por isso, todo o semestre fique atento ao período de matrícula mesmo que já tenha acabado de cursas os créditos.

Quantos créditos preciso cursar?

Os candidatos ao grau de mestre deverão integralizar, no mínimo, 96 (noventa e seis) unidades de crédito, obedecendo a seguinte distribuição:

I – no mínimo 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas;

II – 72 (setenta e dois) créditos referentes à dissertação.

Os candidatos ao grau de doutor, portadores de título de mestre, obtido na USP ou com equivalência por ela reconhecida, deverão integralizar, no mínimo, 176 (cento e setenta e seis) unidades de crédito, obedecendo a seguinte distribuição:

I – no mínimo 08 (oito) créditos em disciplinas;

II – 160 (cento e sessenta) créditos referentes à tese.

Os candidatos ao grau de doutor, que não tem título de mestre, deverão integralizar, no mínimo, 192 (cento e noventa e duas) unidades de crédito, obedecendo a seguinte distribuição:

I – no mínimo 32 (trinta e dois créditos) créditos em disciplinas;

II – 160 (cento e sessenta) créditos referentes à tese.

Podem, a juízo da Comissão Coordenadora de Programa, ser computados créditos especiais no total de créditos mínimos exigidos em disciplinas. As seguintes atividades desenvolvidas pelo aluno fazem jus a 2 créditos:

1. Trabalho completo publicado em revista de circulação nacional ou internacional que tenha corpo editorial reconhecido e sistema referencial adequado;

2. Publicação de trabalho completo em anais (ou similares), do qual o interessado é autor;

3. Livro ou capítulo de livro de reconhecido mérito na área do conhecimento;

(4)

4. Participação em congresso científico com apresentação de trabalho, cujo resumo seja publicado em anais (ou similares);

5. Participação no Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE).

Para fins de atribuição de créditos especiais, as atividades relacionadas deverão ser exercidas e comprovadas no período em que o aluno estiver regularmente matriculado no curso.

Os créditos referentes aos itens de 1 a 4 só serão considerados quando o aluno for autor e o tema for pertinente ao projeto de sua dissertação ou tese. O aluno poderá reunir com as atividades até 2 créditos especiais.

Posso cancelar minha matricula em uma disciplina?

Sim, desde que isso seja feito dentro do período estipulado no calendário escolar para o cancelamento.

Quais são os prazos máximos para conclusão do mestrado, do doutorado e do doutorado direto?

No curso de mestrado o prazo para depósito da dissertação é de 36 meses. No curso de doutorado (quando já temos o título de mestre), o prazo para depósito da tese é de 48 meses. No curso de doutorado direto, sem obtenção prévia do título de mestre, o prazo máximo para depósito da tese é de 66 meses.

Esses prazos podem ser prorrogados?

Em casos muitos excepcionais (os quais não incluem problemas de saúde do aluno, de familiares ou dificuldades inerentes ao trabalho), a prorrogação do prazo pode ser concedida desde que o período de prorrogação não ultrapasse os prazos máximos fixados no regimento geral da pós-graduação da USP.

Apesar desta possibilidade, a concessão da prorrogação não é, de maneira nenhuma, automática. Além do aval do orientador (através de parecer circunstanciado), ela deve ser aprovada também pela CCP (comissão coordenadora da pós) e pela CPG (comissão de pós-graduação). Como dissemos, os critérios para essa aprovação não incluem problemas de saúde do aluno ou de familiares (que, se ocorrerem podem ser resolvidos com um trancamento de matrícula) e muito menos atrasos e dificuldades inerentes ao trabalho de pesquisa e redação.

Se os prazos máximos não forem cumpridos, o que pode acontecer?

O não cumprimento dos prazos pode levar a seu desligamento da pós-graduação.

Em que outros casos posso ser desligado?

Você pode ser desligado:

1. se fizer um pedido neste sentido.

2. se for reprovado duas vezes na mesma disciplina ou reprovado em três disciplinas

distintas.

3. se não efetuar a matrícula regularmente em dois períodos letivos consecutivos dentro dos prazos estipulados no calendário escolar.

4. Se for reprovado pela segunda vez no exame de qualificação.

5. se seu orientador fizer um pedido neste sentido, o que pode ocorrer se você não tiver cumprido tarefas obrigatórias estipuladas por ele, tais como comparecimento a encontros previamente agendados, apresentação de relatórios parciais ou partes do trabalho, participação em simpósios ou participação em grupos de pesquisa. Este

(5)

Departamento de Letras Modernas

Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - CEP 05508-900 - Cidade Universitária - São Paulo - SP.

Tel.: (11) 3091-5041 / Fax (11) 3032-2325 / e-mail: flm@.usp.br

pedido deve ser realizado mediante o encaminhamento de uma justificativa detalhada, por escrito, sobre a improdutividade do aluno. O aluno também deverá se manifestar sobre o caso através de um documento encaminhado por escrito. O processo deverá ser analisado por um relator indicado pela CCP e julgado pela mesma. Caso seja demonstrado o desempenho acadêmico e científico insatisfatório do aluno, ele terá apenas mais uma oportunidade para finalizar seu curso. Em caso de reincidência, o aluno será desligado do programa.

Posso trancar minha matricula durante o curso?

Sim, em caráter excepcional, o estudante matriculado em curso de Mestrado ou Doutorado pode requerer o trancamento de matrícula com plena cessação das atividades escolares, em qualquer estágio do respectivo curso, por prazo total não superior a trezentos e sessenta e cinco dias. Mas, este pedido também deverá ser aprovado pelo orientador e pela CCP.

O que é o exame de qualificação e quando devo fazê-lo?

O Exame de qualificação é obrigatório para todos os alunos ( Mestrado e Doutorado) . Seu objetivo é avaliar a maturidade científica do aluno em sua nossa área de investigação e os progressos obtidos em seu projeto.

Para o curso de Mestrado o exame de qualificação deverá ser realizado no prazo máximo de 21 meses, para Doutorado 28 meses e para o Doutorado Direto 39 meses e só poderá ser realizado após a conclusão de 24 créditos para mestrado, 8 créditos para doutorado e 32 para doutorado direto.

O exame consiste na arguição oral de um relatório que será apresentado a uma comissão examinadora constituída de três membros com titulação mínima de doutor. Não será dado conceito, o aluno é aprovado ou reprovado.

- O relatório de qualificação é constituído de duas partes:

1) o relatório detalhado das atividades acadêmicas realizadas durante o período;

2) o projeto de pesquisa e plano de trabalho desenvolvidos e/ou desenvolvimento de um capítulo.

- A realização do exame será em, no máximo, 120 dias contados a partir da data da inscrição.

- Em caso de reprovação, o aluno deverá submeter-se a novo exame no prazo máximo de 60 (sessenta) dias.

Como ocorre a passagem do mestrado para o doutorado direto?

A partir da aprovação no Exame de Qualificação de Mestrado, e por sugestão da banca examinadora, o orientador poderá solicitar a mudança de nível com anuência do aluno. A CCP analisará o pedido fundamentado em parecer circunstanciado emitido por um relator sobre o projeto de pesquisa e desempenho acadêmico do aluno. Após a deliberação da CCP, o parecer será encaminhado para a CPG.

Como faço para depositar minha dissertação/tese?

Deverão ser entregues 8 exemplares de Dissertação de Mestrado e 10 exemplares de Tese de Doutorado, segundo indicações do Serviço de Pós-graduação.

Junto à edição impressa da tese ou dissertação, deverá ser entregue uma versão digital da dissertação ou tese incluindo o resumo em português, o abstract, 5 palavras-chave em português.

Qual é a nomenclatura dos títulos que vou receber?

(6)

Mestre em Letras, Língua e literatura francesa.

Doutor em Letras, Língua e literatura francesa.

Sobre o Relatório CAPES:

(Adaptado de: Departamento de Letras Modernas – http://www.dlm.fflch.usp.br)

Como Mestrandos e Doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da FFLCH-USP, temos um papel importante para a boa avaliação do Programa perante a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), agência de fomento que avalia anualmente nosso desempenho enquanto pós-graduandos, além do Programa de Francês em geral. Como alunos, somos responsáveis não apenas pela qualidade das dissertações e teses defendidas, como também pela produção científica discente, aferida por publicações e outros tipos de atividades – quesitos analisados pela CAPES no relatório anual que devemos preencher a cada final de ano.

O Relatório Data-Capes é composto por formulários que têm a função de coletar dados de toda nossa produção intelectual do ano base. Estes são enviados à CAPES e resultam na avaliação trienal do Programa, com obtenção de notas de 1 até 7. O Programa reconhecido pela CAPES/MEC é aquele que recebe a nota igual ou superior a 3. O Relatório não compete somente aos bolsistas, mas todos os envolvidos na pós-graduação da USP.

É fundamental o registro da produção intelectual de cada pós-graduando. Os quesitos avaliados são:

1. Produção Bibliográfica: Livro (capítulo, coletânea, texto integral, verbete e outra);

Artigo em Periódico (revista científica); Tradução; Trabalho em Anais; Artigo em Jornal ou Revista de Circulação; Partitura Musical.

2. Produção Técnica: Apresentação de trabalho; Curso de curta duração;

desenvolvimento de aplicativo, de produto, de técnica, de material didático e instrucional; Editoria/Manutenção de obra; Maquete; Organização de evento;

Programa de rádio e TV; Relatório de pesquisa; Serviços técnicos; Cartas, mapas e similares e outros.

3. Produção Artística: Programa de rádio e TV; Sonoplastia; Curso de curta duração;

Obra de artes visuais; Apresentação de obra artística; Composição musical; Arranjo musical; outros.

O preenchimento do relatório Data-Capes é essencial para nós, pós-graduandos, para o Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês e para a USP porque:

1) Reconhece nosso Diploma: Portaria nº 13 de 01/04/02, do MEC, Art. 2º -

"autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de pós-graduação stricto sensu são concedidos pelo MEC, por prazo determinado, com base em parecer do Conselho Nacional de Educação, fundamentado nos resultados da avaliação realizada pela CAPES, nos termos da Resolução CNE/CES Nº, de 3 de abril de 2001".

2) Aumenta a cota institucional para o repasse de bolsas de estudo;

3) Aumenta a possibilidade de intercâmbios internacionais;

(7)

Departamento de Letras Modernas

Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - CEP 05508-900 - Cidade Universitária - São Paulo - SP.

Tel.: (11) 3091-5041 / Fax (11) 3032-2325 / e-mail: flm@.usp.br

4) Amplia as possibilidades de convênios pela ideal avaliação do Programa e da Instituição;

5) Amplia a possibilidade dos pedidos de bolsa serem aceitos, pois quanto maior o registro de sua produção intelectual, maior a quantidade de bolsas oferecidas ao nosso Programa pela CAPES e outras agências de fomento.

6) Possibilita ótimos desempenhos na avaliação trienal da CAPES frente ao Programa do Francês. Com notas 5, 6 ou 7, adquire a cota institucional de bolsa sanduíche, através do PDEE (Programa de Estágio no Exterior).

7) Amplia nossas condições de inserção no mercado, pois os currículos passam a ter a referência de uma Instituição bem conceituada pela CAPES e afastando os riscos de descredenciamento;

8) Possibilita convênios através do PICDT (Programa Institucional de Capacitação Docente e Técnica) e do PROCAD (Programa de Cooperação Acadêmica), ambos provenientes da CAPES;

9) Amplia o número de bolsistas de outras Instituições, contribuindo com a taxa escolar para a USP, trazendo mais recursos para a estruturação dos Programas;

10)Traz mais recursos para os Programas com conceito 6 e 7 (após avaliação de dois triênios consecutivos), através do PROEX (Programa de Excelência da CAPES), viabilizando investimentos de infraestrutura, fomentando Congressos, Pró-labores e a sua pesquisa.

Por isso, quando a Secretaria da Pós lhe enviar os formulários, preencha-os corretamente, informando toda a sua produção seja ela bibliográfica, técnica ou artística.

Qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato com seu orientador ou com a Secretaria da Pós (Sala 10, tel: 3091-4296). Maiores informações sobre as normas e o relatório Capes podem ser encontrados no seguinte endereço eletrônico:

http://www.dlm.fflch.usp.br/frances/pos

Referências

Documentos relacionados

As pessoas, naturais e jurídicas, que iniciarão suas atividades econômicas no Município da Estância Hidromineral de Poá deverão proceder com a solicitação de

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A partir da análise dos questionários, utilizados como instrumento de pesquisa referente à atividade desenvolvida em sala de aula com o auxílio da cartilha “Sensoriamento Remoto: os

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

“Com a floresta comestível, produzimos e retribuímos à natureza uma parte da produção; nós não colhemos tudo e deixamos plantas para a so- brevivência dos animais, que começaram

O candidato ao Doutorado Direto deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 36 (trinta e seis) meses após o início

a) O Plano da Disciplina e o cronograma poderão passar por adequações ao longo do semestre e que, uma vez efetivado, será novamente compartilhado com todos os estudantes. b) Todas