• Nenhum resultado encontrado

Braz. J. Cardiovasc. Surg. vol.19 número4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Braz. J. Cardiovasc. Surg. vol.19 número4"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

419 Correspondência: Ulisses Alexandre Croti

Hospital de Base – FAMERP – Av. Brigadeiro Faria Lima, 5416 CEP 15090-000 – São José do Rio Preto – SP.

E-mail: uacroti@uol.com.br

Correlação Clínico-Cirúrgica

Rev Bras Cir Cardiovasc 2004; 19(4): 419-420

DADOS CLÍNICOS

Paciente de 5 anos, 16 kg, sexo masculino, branco. No primeiro ano de vida foi observado sopro cardíaco em consulta de rotina e acompanhado clinicamente até encaminhamento para centro especializado. Evoluiu assintomático, sem uso de medicações. BEG, corado, hidratado, acianótico, eupneico. Tórax simétrico, ictus cordis palpável no 5º espaço intercostal esquerdo, presença de frêmito. Ritmo cardíaco regular, bulhas normofonéticas, sopro sistodiastólico de ++++/6 em borda esternal esquerda média. Pulmões com murmúrio vesicular simétrico e sem ruídos adventícios. Abdome sem alterações. Pulsos periféricos amplos e simétricos em todos os membros.

ELETROCARDIOGRAMA

Ritmo sinusal, freqüência 107 bat/mim, eixo elétrico do complexo QRS -30º, dentro dos padrões de normalidade.

RADIOGRAMA

Área cardíaca discretamente aumentada, com índice cardiotorácico de 0,53, predominando aumento de cavidade ventricular esquerda e dilatação moderada do arco aórtico. Campos pulmonares sem alterações.

ECOCARDIOGRAMA

Situs solitus em levocardia. Conexões veno-atrial, atrioventricular e ventrículo-arterial concordantes.

RBCCV 44205-720

Artigo recebido em outubro de 2004 Artigo aprovado em novembro de 2004

Caso 8/2004 – Serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica – Hospital de Base

da Faculdade Estadual de Medicina de São José do Rio Preto

Ulisses Alexandre CROTI, Domingo Marcolino BRAILE, Miriam Yukiko CHIGUTTI, Antônio Soares de SOUZA

Fig. 1 – Aortotomia transversal demonstrando a face aórtica do túnel entre o ventrículo esquerdo (VE) e a aorta (AO) junto à válvula coronariana direita. Observa-se que não há rotura do seio de Valsalva, caracterizando túnel VE-AO. A válvula coronariana esquerda também é espessa.

(2)

420

Insuficiência valvar aórtica importante. Dilatação da aorta (AO) ascendente e do seio de Valsalva correspondente à da válvula coronariana direita, com presença de grande comunicação direta entre a AO e o ventrículo esquerdo (VE), compatível com túnel VE-AO.

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

Os dados permitem pensar basicamente em persistência do ducto arterial ou comunicação interventricular com insuficiência aórtica, aneurisma roto do seio de Valsalva e fístulas coronário-cavitárias.

DIAGNÓSTICO

A l é m d o e c o c a r d i o g r a m a , r e a l i z o u - s e e s t u d o cineangiocardiográfico que demonstrou refluxo valvar aórtico de grau importante e imagem sugestiva de túnel VE-AO. A ressonância nuclear magnética evidenciou aumento dos calibres da AO ascendente, tronco pulmonar e imagem infundibuliforme que comunicava o VE com a AO, confirmando o diagnóstico inicial de túnel VE-AO.

OPERAÇÃO

Toracotomia transesternal mediana, instalação do circuito de circulação extracorpórea convencional, hipotermia moderada a 28ºC, aortotomia transversal com identificação do túnel VE-AO (Figura 1) e cardioplegia sangüínea anterógrada intermitente a 4ºC diretamente nos óstios coronarianos. Através do orifício na face aórtica, feita exploração e encontrado abaulamento para o ventrículo direito, o qual foi aberto na via de saída e realizada rafia na região do septo interventricular. Retornando para o orifício, priorizou-se o fechamento do orifício interno (face ventricular esquerda) através da aorta, com placa de pericárdio bovino. Uma segunda placa no orifício da face aórtica também foi suturada (Figura 2). A válvula coronariana esquerda era espessada, provavelmente devido à lesão em jato, e foi desbastada. No pós-operatório imediato, apresentou hipertensão arterial sistêmica, controlada inicialmente com nitroprussiato intravenoso e após com inibidor de enzima de conversão de angiotensina. Recebeu alta hospitalar no 8º dia. O ecocardiograma após seis meses demonstrou correção do túnel VE-AO, insuficiência aórtica discreta e função ventricular esquerda normal.

Imagem

Fig. 2 - Aspecto da placa de pericárdio bovino na face aórtica.

Referências

Documentos relacionados

Alguns autores não admitem a existência de negócios processuais ou, mesmo, não tratam do tema. Os que desta forma procedem, o fazem considerando que a vontade não tem sequer

 O controlos de dopagem representam a vertente de carácter mais dissuasor da luta contra a dopagem e implicam a recolha de amostras de urina e/ou de sangue que

a) toda comida a ser servida no primeiro sêder e no almoço do dia seguinte deve estar pronta antes do início do Shabat, sexta-feira até às 17h48. b) a matsá, o vinho, ou qualquer

•Ainda que o ácido glicólico seja para todos os tipos de pele, ele ajuda normalizar a pele ressecada por conta da renovação celular, pois excesso de células mortas formam uma

submetidos aos tratamentos: Tratamento 01(semente intacta de frutos pretos), Tratamento 02 (semente sem tegumento de fruto preto), Tratamento 03 (semente com película de fruto preto

Juizado de Violência Doméstica ATENDIMENTO Núcleo de Atendimento COMARCAS CRUZ DO ESPIRITO SANTO PIRPIRITUBA REIVÍÍCÍC ARARUNA Ia Vara Mista AREIA CAJAZEIRAS Ia Vara 3a Vara..

25 A LECTIN ISOLATED FROM Schinus terebinthifolius BARK STIMULATE NITRIC OXIDE AND HYDROGEN PEROXIDE PRODUCTION BY MURINE MACROPHAGES..

Desse modo, as músicas são de caráter menos dramático, como presente nas músicas de denúncia, e mais lúdico, uma vez que possuem uma linguagem mais rítmica e bucólica, ou seja,