• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2023

Share "ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

LEI Nº 14.755, DE 20 DE OUTUBRO DE 2015.

(publicada no DOE n.º 201, de 21 de outubro de 2015)

Dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2016-2019 e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV, da Constituição do Estado, que a Assembleia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte:

Art. 1º Fica instituído o Plano Plurianual – PPA – para o período 2016-2019, conforme o disposto no art. 149, §§ 1.º e 2.º, da Constituição do Estado, e na Lei Complementar n.º 10.336, de 28 de dezembro de 1994, alterada pela Lei Complementar n.º 11.180, de 25 de junho de 1998, no que não contrariar as normas estabelecidas pela União.

Art. 2º Constituem as diretrizes estratégicas da administração pública estadual, direta ou indireta, orientadoras do planejamento plurianual para o período 2016-2019:

I - gerar novo ciclo de desenvolvimento sustentável;

II - reforçar e ampliar as garantias dos direitos sociais;

III - prover as condições de infraestrutura necessárias ao pleno desenvolvimento sustentável e regional;

IV - produzir resultados por meio do planejamento e integração das políticas públicas.

Art. 3º O conteúdo do Plano Plurianual 2016-2019 encontra-se explicitado no Anexo Único desta Lei, no qual são apresentados os programas e ações.

Art. 4º Os programas, no âmbito da Administração Pública Estadual, como instrumentos de organização das ações de Governo, ficam restritos àqueles integrantes do Plano Plurianual.

Art. 5º Para efeitos desta Lei, entende-se por:

I - Programa, o instrumento de programação do Governo, contendo objetivo, indicadores, ações, produtos e metas, que declaram o resultado a ser alcançado com vistas à solução de problemas ou ao aproveitamento de oportunidades e são apresentados como Anexo Único desta Lei;

II - Programa Finalístico, aquele que resulta em bens ou serviços ofertados diretamente à sociedade e destina-se à solução ou atenuação de problemas da sociedade ou, ainda, ao aproveitamento de oportunidades;

III - Programa de Apoio às Políticas Públicas e Serviços ao Estado, aquele voltado aos serviços típicos de Estado, ao planejamento, à formulação e gestão de políticas setoriais, à coordenação, à avaliação ou ao controle dos programas finalísticos, resultando em bens ou serviços ofertados ao próprio Estado;

(2)

IV - Programa de Política de Crédito, aquele destinado a expressar as operações das instituições de crédito do Estado, caracterizado por não comportar programação de dispêndio e por conter metas quantificadas pelo volume de crédito concedido;

V - Programa de Apoio Administrativo, aquele que engloba ações de natureza administrativa que, embora colaborem para a consecução dos objetivos dos demais programas, não têm suas despesas passíveis de apropriação àqueles programas;

VI - Ação, o conjunto de operações cujos produtos contribuem para o alcance dos objetivos do programa;

VII - Produto, o bem ou serviço que resulta da ação, destinado ao público-alvo;

VIII - Meta, a quantidade de produto que se deseja atingir em determinado horizonte temporal, expressa na unidade de medida adotada.

Art. 6º A programação constante do PPA deverá ser financiada pelos recursos oriundos do Tesouro do Estado, das suas autarquias, fundações e empresas estatais, das operações de crédito internas e externas, dos convênios com a União, das transferências obrigatórias e, subsidiariamente, poderá apontar recursos de parcerias com municípios e com a iniciativa privada.

§ 1º Os valores financeiros previstos nesta Lei são referenciais e não se constituem limites à programação das despesas expressas nas leis orçamentárias anuais que dela advirão, cujos parâmetros são definidos nas respectivas leis de diretrizes orçamentárias.

§ 2º Os valores financeiros previstos nesta Lei estão vinculados às ações que constituem os programas do PPA 2016-2019, sendo previstas ações não orçamentárias, às quais não estão associados recursos de natureza financeira.

Art. 7º As metas físicas das ações estabelecidas para o período 2016-2019 se constituem em referências a serem observadas pelas leis orçamentárias e suas respectivas alterações.

Art. 8º A exclusão ou alteração dos programas constantes desta Lei ou a inclusão de novos programas poderão ser propostas pelo Poder Executivo, por meio de projeto de lei de revisão ou lei específica.

Parágrafo único. O Poder Executivo poderá revisar anualmente o Plano Plurianual, encaminhando projeto de lei à Assembleia Legislativa até 30 (trinta) dias antes do encaminhamento do projeto de lei orçamentária anual.

Art. 9º O acompanhamento da execução dos programas do PPA será feito com base no desempenho dos indicadores, no que couber, e da realização das metas físicas e financeiras, cujas informações serão apuradas periodicamente e terão a finalidade de medir os resultados alcançados.

§ 1º O acompanhamento da execução dos programas do PPA será feito sob a coordenação da Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, por meio do Sistema de Elaboração, Acompanhamento e Revisão do Plano Plurianual – Sisplag –, conforme o Decreto n.º 52.287 de 11 de março de 2015.

(3)

§ 2º O relatório de acompanhamento da execução dos programas do PPA, de que trata o “caput” deste artigo, será enviado pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa do Estado concomitantemente com o projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias.

§ 3º O relatório mencionado no § 2.º deste artigo também deverá atender ao disposto no art. 12 da Lei Complementar n.º 10.336/94, atualizada pela Lei Complementar n.º 11.180/98.

Art. 10. Fica o Poder Executivo autorizado a proceder às alterações no Plano Plurianual 2016-2019, visando à transposição, remanejamento ou transferência de programas, ações e valores para os órgãos desmembrados, fundidos, incorporados, transferidos ou criados pela Lei n.º 14.733, de 15 de setembro de 2015, que dispõe sobre a estrutura administrativa e diretrizes do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.

Art. 11. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 20 de outubro de 2015.

ANEXO ÚNICO

ALTERAÇÕES FAVORÁVEIS N.º de Ordem

(N.º da Emenda)

EMENTA TEXTO

1 (6)

Altera a ação referente ao financiamento ao custeio agropecuário do Banrisul.

Altera o texto da Ação 26865 - FINANCIAMENTO AO CUSTEIO AGROPECUÁRIO, do Programa 3675 - PROGRAMA BANRISUL DE CRÉDITO E FOMENTO, passando o mesmo a ter a seguinte redação:

“Financiar com recursos próprios do Banrisul o custeio de lavouras, inclusive de tabaco, e a criação de animais.”.

2 (10)

Altera o texto da Ação 26900 - MODERNIZAÇÃO

DAS ESC. TÉCNICAS, COM ÊNFASE ÀS ESC.

AGRÍCOLAS, POR MEIO DO INTERCÂMBIO DE

AÇÕES, COMO RESULTADO DAS ATIV.

PEDAGÓGICAS PODENDO GERAR

RENDA.

Altera o texto da Ação 26900 - MODERNIZAÇÃO DAS ESC. TÉCNICAS, COM ÊNFASE ÀS ESC. AGRÍCOLAS, POR MEIO DO INTERCÂMBIO DE AÇÕES, COMO RESULTADO DAS ATIV.

PEDAGÓGICAS PODENDO GERAR RENDA, do Programa 3631 - AMPLIAÇÃO DO ACESSO E QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, passando o mesmo a ter a seguinte redação:

“Desenvolver projeto integrado firmando parcerias e intercâmbio de ações com o objetivo de modernizar a gestão nas escolas técnicas, Associações de Casas Familiares Rurais e Escola Família Agrícola com vista à formação de agricultores familiares e com

(4)

ênfase nas escolas agrícolas, adequando o planejamento a uma gestão sistêmica voltada para resultados e atividades pedagógicas desenvolvidas podendo gerar renda.”.

3 (12)

Altera o texto da Ação 26897 - MODERNIZAÇÃO

E INOVAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS/

MOBILIÁRIOS BÁSICOS DOS CURSOS DE

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DAS

ESCOLAS DA REDE ESTADUAL.

Altera o texto da Ação 26897 - MODERNIZAÇÃO E INOVAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS/MOBILIÁRIOS

BÁSICOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL, do Programa 3631 -

AMPLIAÇÃO DO ACESSO E

QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL

MÉDIO DA EDUCAÇÃO

PROFISSIONAL, passando o mesmo a ter a seguinte redação:

“Modernizar os cursos técnicos pela aquisição de equipamentos e mobiliários básicos para ampliação e qualificação, aplicável à inovação dos processos e produtos das escolas que ofertam Educação Profissional, Associações de Casas Familiares Rurais e Escola Família Agrícola, aplicando novos recursos oriundos de convênios.”.

4 (14)

Altera o texto do Programa 3680 - EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA

E INOVAÇÃO EM SAÚDE.

Altera o texto da Ação 27023 -

FORTALECIMENTO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM

SAÚDE.

Altera o texto do Programa 3680 - EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE, passando o mesmo a ter a seguinte redação:

“Planejar, desenvolver e executar ações de educação, ciência, tecnologia e inovação em saúde voltadas à construção do Sistema Único de Saúde com qualidade e resolutividade, auxiliando na construção de políticas públicas. Reestruturar e fortalecer o processo de formação de trabalhadores, gestores e conselheiros para o SUS, de forma integrada entre os departamentos e órgãos da Secretaria da Saúde, bem como outras secretarias de governo.”.

Altera o texto da Ação 27023 - FORTALECIMENTO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, do Programa 3680 - EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE, passando o mesmo a ter a seguinte redação:

“Qualificar os servidores do SUS através da realização de cursos de aperfeiçoamento,

(5)

graduação tecnológica, educação profissional, educação em saúde, capacitação, seminários, projetos de extensão e desenvolvimento de políticas voltadas à doação de sangue e medula óssea, para gerar conhecimento específico e para a superação de problemas da população, vivências/estágios na área de atuação da Fepps. Estas ações poderão ser elaboradas, planejadas e executadas em parceria com outras instituições.”.

5 (38)

Altera o texto da Ação 26438 - POLICIAL MILITAR COM SAÚDE.

Altera o texto da Ação 26438 - POLICIAL MILITAR COM SAÚDE, do Programa 3618 - PREVENÇÃO E REPRESSÃO À CRIMINALIDADE, passando o mesmo a ter a seguinte redação:

“Prover as unidades hospitalares da Brigada Militar de condições adequadas ao seu funcionamento, através do reaparelhamento e da reestruturação física, implementando e desenvolvendo ações que possibilitem a melhoria do atendimento à saúde dos policiais militares e seus familiares bem como à saúde física e mental de seus servidores.”.

6 (43)

Aumenta Dotação do Programa 3613 -

FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO

PRODUTIVO, AO EMPREENDEDORISMO E

À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA em um

total de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais).

AUMENTA Dotação do Programa 3613 - FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO

PRODUTIVO, AO

EMPREENDEDORISMO E À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, da Ação 27178 - FOMENTO E INCENTIVO À CRIAÇÃO E FORTALECIMENTO DE CADEIAS

PRODUTIVAS EM ECONOMIA

SOLIDÁRIA, do Órgão 16 - SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, Categoria Econômica 1 – Despesa Corrente, em R$

5.000.000,00 (cinco milhões de reais).

ORIGEM DO RECURSO: o Programa 3594 - REPRESENTAÇÃO JUDICIAL, CONCILIAÇÃO E CONSULTORIA AO

ESTADO, do Órgão 10 -

PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO, da Ação 26286 - MANUT. DA REPR.

JUDICIAL, DA CONCILIAÇÃO, DO PROC. ADM. DISCIPLINAR, DA CONSULTORIA À ADM. PÚBLICA E DO INCREMENTO DA COBRANÇA JUD. DA

(6)

DÍVIDA ATIVA, Categoria Econômica 1 - Despesa Corrente, reduzindo-se deste a importância de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) e, o Programa 3688 - FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL DA GOVERNADORIA, do Órgão 503 - CASA CIVIL, da Ação 27133 - RESTAURAÇÃO E READEQUAÇÃO DE INSTALAÇÕES DAS EDIFICAÇÕES DA GOVERNADORIA, Categoria Econômica 1 - Despesa Corrente, reduzindo-se deste a importância de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).

7 (59)

Aumenta Dotação do Programa 3682 -

INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL em um total de R$

1.000.000,00 (um milhão de reais).

AUMENTA Dotação do Programa 3682 - INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL da Ação 27089 - APOIO A PROJETOS SOCIAIS, do Órgão 21 - SECRETARIA DO TRABALHO E

DESENVOLVIMENTO SOCIAL,

Categoria Econômica 1 - Despesa Corrente, em R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).

ORIGEM DO RECURSO: o Programa 3687 - APOIO ÀS FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, do Órgão 503 - CASA CIVIL, da Ação 27131 - APOIO ÀS FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, Categoria Econômica 1 - Despesa Corrente, reduzindo- se deste a importância de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).

8 (74)

Altera o texto da Ação 26715 -

DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE INCENTIVO À PRÁTICA DE ESPORTE

E LAZER E À FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE

ATLETAS.

Altera o texto da Ação 26715 - DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE INCENTIVO À PRÁTICA DE ESPORTE E

LAZER E À FORMAÇÃO E

QUALIFICAÇÃO DE ATLETAS, do Programa 3634 - DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE E DO LAZER, passando o mesmo a ter a seguinte redação:

“Estimular a prática de atividades esportivas e de lazer, garantindo o direito ao acesso de qualidade às políticas públicas a toda população e promover incentivos à formação e qualificação de atletas, inclusive do paradesporto e desporto de surdos.”.

Altera o texto da Ação 26481 - APOIO À

FORMAÇÃO INICIAL DOS

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, do Programa 3627 - DESENVOLVIMENTO

(7)

9 (76)

Altera o texto da Ação 26481 - APOIO À FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFISSIONAIS DA

EDUCAÇÃO.

DO PROCESSO EDUCACIONAL E QUALIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM, passando o mesmo a ter a seguinte redação:

“Implementar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR – visando induzir e fomentar a oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, nas modalidades presencial e à distância, para professores em exercício na rede pública de educação básica, a fim de que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e, onde possível, estimular que a UERGS ministre a formação para os profissionais da Educação. No tocante à SEDUC e PARFOR, é de grande importância para a melhoria nos serviços educacionais do Estado do Rio Grande do Sul, sendo acompanhado em nível local através de assistência aos professores cursistas, universidades e ao andamento dos processos e desenvolvimento do programa.

Promover a formação técnica em nível médio a servidores efetivos que atuam na secretaria da escola, alimentação escolar, infraestrutura, multimeios didáticos e outros no sistema de Ensino da Educação Básica - Programa PROFUNCIONÁRIO.”.

10 (79)

Insere o termo Inovação nas mostras regionais de Ciência e Tecnologia.

Altera o texto da Ação 26899 - PROMOÇÃO DE AÇÕES VOLTADAS À

PESQUISA CIENTÍFICA E

TECNOLÓGICA, AO

EMPREENDEDORISMO E

SUSTENTABILIDADE NOS CURSOS TÉCNICOS, do Programa 3631 -

AMPLIAÇÃO DO ACESSO E

QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL

MÉDIO DA EDUCAÇÃO

PROFISSIONAL, passando o mesmo a ter a seguinte redação:

“Realizar mostras regionais de trabalhos das escolas da rede pública estadual e feira estadual das diferentes redes da Educação Profissional no Rio Grande do Sul com ações e projetos voltados à pesquisa

(8)

científica, tecnológica e de inovação.

Promover a participação de alunos e professores da rede estadual de Educação Profissional em Feiras e Mostras Nacionais e Internacionais.”.

11 (81)

Monitorar o número de patentes obtidas através de

investimento em ciência, tecnologia e inovação no

CIENTEC.

INCLUI INDICADOR no Programa 3614 - PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

SUSTENTÁVEIS, DO SETOR

PRODUTIVO E DE SERVIÇOS E DA

QUALIFICAÇÃO DO CAPITAL

HUMANO, com a seguinte redação:

“Número de patentes registradas Un. medida - Unidade

Índice Recente (2013): 11 Índice Desejado: 22”.

12 (83)

Acrescenta o Plano Estadual de Segurança no Trânsito

como prioridade a ser monitorado pela Secretaria

de Modernização Administrativa e dos

Recursos Humanos.

Altera o texto da Ação 27145 - EDUCAÇÃO PARA SEGURANÇA NO TRÂNSITO - EGR, do Programa 3670 - DÉCADA DE AÇÃO PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO, passando o mesmo a ter a seguinte redação:

“Realizar junto aos usuários da malha rodoviária pedagiada, no âmbito de atuação da EGR, ações de educação com a adesão ao programa promovido pela ONU para a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, através da implementação de ações previstas no Plano Estadual de Segurança no Trânsito, realizando atividades educativas, campanhas, ações de fiscalização e conscientização, inclusive com as demais esferas de governo, promovendo a transversalidade.”.

Cria Ação

“CAPITALIZAÇÃO DE EMPRESAS ESTATAIS – SECRETARIA DE MINAS

E ENERGIA (SME)” no Programa 3593 - ENCARGOS ESPECIAIS

do Órgão ENCARGOS

Cria Ação no Programa 3593 - ENCARGOS ESPECIAIS, com a seguinte denominação:

“CAPITALIZAÇÃO DE EMPRESAS ESTATAIS - SECRETARIA DE MINAS E ENERGIA (SME)”, e especificação:

“Viabilizar a prorrogação da concessão de distribuição de energia elétrica por meio da capitalização da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica – CEEE-D – através da alienação de investimentos em participações acionárias da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica – CEEE-GT –, visando cumprir o disposto no art. 7.º da Lei Federal

(9)

13 (93)

FINANCEIROS DO ESTADO, destinando o

total de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para

sua dotação.

n.º 12.783/2013, no art. 3.º do Decreto Federal n.º 8.461/2015 e na Nota Técnica n.º 0175/2015-SCT-SFE-SFF-SRD-

SRM/ANEEL, para garantir a prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica no Estado do Rio Grande do Sul.”.

Categoria Econômica 2 - Despesa de capital, do Órgão 33 - ENCARGOS FINANCEIROS DO ESTADO, destinando R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para sua dotação.

ORIGEM DO RECURSO: o Programa 3593 - ENCARGOS ESPECIAIS, do Órgão 33 -

ENCARGOS FINANCEIROS DO

ESTADO, da Ação 26284 - CAPITALIZAÇÃO DE EMPRESAS ESTATAIS - SAP, Categoria Econômica 2 - Despesa de capital, reduzindo-se deste a importância de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

14 (94) Emenda já inserida no texto

da Lei.

Acrescenta art. 10 ao Projeto de Lei n.º 283/2015,

renumerando-se os demais.

“Art. 10. Fica o Poder Executivo autorizado a proceder às alterações no Plano Plurianual 2016-2019, visando à transposição, remanejamento ou transferência de programas, ações e valores para os órgãos desmembrados, fundidos, incorporados, transferidos ou criados pela Lei n.º 14.733, de 15 de setembro de 2015, que dispõe sobre a estrutura administrativa e diretrizes do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.”.

15 (95)

Retifica Emenda de Relator que altera texto da Ação APOIO E ARTICULAÇÃO

PARA A GESTÃO E QUALIFICAÇÃO DE CADEIAS PRODUTIVAS

AGROPECUÁRIAS, do Programa:

DESENVOLVIMENTO DAS CADEIAS

PRODUTIVAS AGROPECUÁRIAS.

Altera o texto da ação APOIO E ARTICULAÇÃO PARA A GESTÃO E

QUALIFICAÇÃO DE CADEIAS

PRODUTIVAS AGROPECUÁRIAS, do Programa DESENVOLVIMENTO DAS

CADEIAS PRODUTIVAS

AGROPECUÁRIAS, do Órgão

SECRETARIA DA AGRICULTURA E PECUÁRIA, que passa a ser:

“Apoiar iniciativas para o desenvolvimento de cadeias produtivas de base agropecuária e qualificar a produção agrícola e pecuária gaúcha. Identificar oportunidades de desenvolvimento das cadeias produtivas por meio de definições de ações prioritárias de interesse para o agronegócio gaúcho e o seu relacionamento com mercados interno e externo, podendo assim contribuir para a

(10)

formulação de políticas públicas. Incentivar a diversificação com a introdução de culturas na entressafra do tabaco. Apoiar e incentivar o desenvolvimento das cadeias produtivas do leite e da suinocultura, entre outras, nas pequenas propriedades rurais, visando à geração de emprego e renda, bem como a fixação do homem no campo.”.

16 (96)

Altera o texto do Programa POLÍTICA DE GESTÃO PARA OS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO

ESTADUAL.

Altera o texto do Programa POLÍTICA DE GESTÃO PARA OS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL, acrescentando ao seu objetivo:

“DESENVOLVER E IMPLEMENTAR

POLÍTICAS MODERNAS DE

VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

PÚBLICO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO PLENA DOS RECURSOS DISPONÍVEIS, COM VISTAS A MELHOR QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS AO PRÓPRIO GOVERNO E À SOCIEDADE GAÚCHA.”.

17 (97)

Altera o texto da Ação IMPLEMENTAÇÃO/

ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS, PLANOS E PROJETOS AMBIENTAIS,

no Programa SUSTENTABILIDADE E

GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA.

Altera o texto da Ação IMPLEMENTAÇÃO/ ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS, PLANOS E PROJETOS

AMBIENTAIS, no Programa

SUSTENTABILIDADE E GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA, da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, acrescentando a sua descrição:

“INCENTIVAR, ARTICULAR E PLANEJAR, EM PARCERIA COM OS MUNICÍPIOS, POLÍTICAS PÚBLICAS DE DEFESA DOS DIREITOS ANIMAIS”.

Altera texto da Ação:

ORIENTAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E

SOCIAL PARA

Altera texto da Ação: ORIENTAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E SOCIAL PARA TRABALHADORES, do Programa: EMPREGO, TRABALHO E RENDA, que passa a ser:

“Coordenação e sistematização do levantamento das demandas de cursos de qualificação social e profissional junto aos municípios, indicadas pelos atores sociais a partir de um diagnóstico do mercado de trabalho local e conforme orientações emanadas pelo MTE. Orientação ao trabalhador visando identificar habilidades, características pessoais, pontos a serem

(11)

18 (98)

TRABALHADORES, do Programa: EMPREGO, TRABALHO E RENDA.

desenvolvidos e pensar estratégias de planejamento de carreira que englobe potencialidades, tendências do mercado, necessidades de qualificação profissional e elevação de escolaridade, bem como direitos e deveres do trabalhador, ética profissional, as diferentes formas de trabalhos existentes, elaboração de currículo, participação em processos seletivos individuais e em grupo, entre outros. Realização de cursos de qualificação social e profissional destinados aos trabalhadores empregados e desempregados e demais segmentos específicos, aumentando suas chances de inserção e reinserção no mercado de trabalho. Realização de cursos de qualificação para jovens de 16 a 29 anos com objetivo de prepará-los para o mercado formal de trabalho e ocupações alternativas geradoras de renda.”.

19 (99)

Altera texto da Ação:

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL –

ATERS –, do Programa:

FOMENTO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL,

FORMAÇÃO, CAPACITAÇÃO, ASSISTÊNCIA TÉCNICA

E EXTENSÃO RURAL E SOCIAL – ATERS.

Altera texto da Ação: ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL – ATERS –, do Programa: FOMENTO À

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL,

FORMAÇÃO, CAPACITAÇÃO,

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL E SOCIAL – ATERS –, que passa a ser:

“Promover assistência técnica e extensão rural e social – ATERS – a agricultores e pecuaristas familiares, pescadores artesanais, assentados, comunidades quilombolas e indígenas. Fortalecer o agronegócio e a agricultura familiar, mantendo os serviços de ATERS nos mesmos níveis que vinham sendo prestados.”.

Altera texto da Ação:

FOMENTO E INCENTIVO À CRIAÇÃO E FORTALECIMENTO DAS

CADEIAS PRODUTIVAS

Altera o texto da ação FOMENTO E

INCENTIVO À CRIAÇÃO E

FORTALECIMENTO DAS CADEIAS

PRODUTIVAS EM ECONOMIA

SOLIDÁRIA, do Programa FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, do Órgão SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA para a seguinte denominação:

“Dar apoio técnico e financeiro para novos

(12)

20 (100)

EM ECONOMIA SOLIDÁRIA, do Programa

FOMENTO AO DENSENVOLVIMENTO

PRODUTIVO, EMPREENDEDORISMO E

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA e cria o

produto SELO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

IMPLEMENTADO.

Empreendimentos Econômicos Solidários – EES –, bem como realizar diagnóstico das potencialidades no Estado para subsidiar o surgimento desses novos empreendimentos e a viabilidade econômica dos existentes e possibilitar o acesso a novos mercados, disseminando na sociedade gaúcha os princípios do comércio justo e do consumo consciente. Estabelecer a certificação dos empreendimentos e dos produtos da Economia Solidária, através da criação de um selo.”

Cria, na Ação FOMENTO E INCENTIVO À CRIAÇÃO E FORTALECIMENTO DAS

CADEIAS PRODUTIVAS EM

ECONOMIA SOLIDÁRIA, do Programa FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, do Órgão SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO

ECONÔMICO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA, o produto SELO DA

ECONOMIA SOLIDÁRIA

IMPLEMENTADO, meta 01, unidade de medida: unidade.

21 (101)

Altera o texto da Ação 27017 – IMPLANTAÇÃO

DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE

REGIONALIZADAS, COM A

IMPLEMENTAÇÃO DE LINHAS DE CUIDADO.

Altera o texto da Ação 27017 - IMPLANTAÇÃO DAS REDES DE

ATENÇÃO À SAÚDE

REGIONALIZADAS, COM A

IMPLEMENTAÇÃO DE LINHAS DE CUIDADO, do Programa 3678 - QUALIFICAÇÃO E FINANCIAMENTO

DA REDE DE ATENÇÃO

CONSOLIDANDO A REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE, passando o mesmo a ter a seguinte redação:

“Qualificar as Redes de Atenção à Saúde, com a finalidade de garantir a integralidade e superar a fragmentação da atenção nas Regiões, por meio de dispositivos (pontos de atenção e equipes) e conjuntos de ações de saúde, onde o Estado desenvolverá ações que visem, entre outras, a integridade da saúde do homem. Implantar e implementar as Linhas de Cuidado a partir da Atenção Básica, tendo em vista sua responsabilidade na coordenação do cuidado e ordenamento da rede, visando à garantia de acesso e

(13)

qualificação da atenção à saúde. Busca-se identificar as portas de entrada da rede de serviços, classificando o critério de risco, acompanhando o usuário por todos os pontos de atenção e organizando as referências e contrarreferências regionais. As Linhas de Cuidado devem ser subsidiadas por conhecimento científico atualizado, oportunizando espaço para ações inovadoras, com garantia e efetivação dos princípios da política de humanização do SUS. Além disso, busca-se promover a equidade e a integralidade da atenção à saúde para a população por meio de ações transversais e intersetoriais, intensificando as ações e o cuidado direcionados às populações em situação de vulnerabilidade. Implementar a Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PIC), visando à integralidade das ações e à ampliação das possibilidades terapêuticas naturais e humanizadoras.”.

22 (102)

Altera o texto da Ação 27148 - ARTICULAÇÃO E

ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS PARA

CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Altera o texto da Ação 27148 -

ARTICULAÇÃO E

ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, do Programa 3689 - PROGRAMA DE PROMOÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS SOCIAIS, passando o mesmo a ter a seguinte redação:

“Promover, proteger e defender os direitos de crianças e adolescentes garantidos pela Constituição Federal e pela legislação infraconstitucional, buscando assegurar às crianças e aos adolescentes o acesso a políticas sociais básicas e a políticas de garantias de direitos. Estimular o aleitamento materno por meio da Semana Estadual do Aleitamento Materno. Fomentar a criação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar – CIPAVEs.

Articular ações relativas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes executadas pela SEDUC, SJDH, SES, SSP, SEDAC e SETEL.”.

Altera o texto da Ação

Altera o texto da Ação Coordenação das Políticas de TIC do Programa Governo Eletrônico, passando o mesmo a ter a

(14)

23 (103)

COORDENAÇÃO DAS POLÍTICAS DE TIC, do Programa GOVERNO

ELETRÔNICO.

seguinte redação:

“Coordenar as políticas e ações em Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito da Administração Pública Estadual. Modernizar a estrutura de atendimento do Estado, integrá-la e buscar a melhoria dos processos e diminuição da burocracia.”.

24 (104)

Altera o texto da Ação AMPLIAÇÃO DE CAPACIDADE DE

RODOVIAS.

Altera o texto da Ação Ampliação de Capacidade de Rodovias, do Programa PLANEJAMENTO LOGÍSTICO - PRÓ - TRANSPORTE MULTIMODAL, passando o mesmo a ter a seguinte redação:

“Aumentar a capacidade dos eixos rodoviários, através da duplicação de rodovias arteriais existentes e implantação de terceiras e quartas faixas de trânsito, em pontos críticos que possuem alto índice de acidentes, aclives que reduzem drasticamente a velocidade e estradas que necessitam de aumento da sua capacidade de atender a demanda de tráfego, com a finalidade de adequá-las aos volumes de tráfego, aprimorando suas condições de mobilidade e segurança. Compreende a execução de serviços relativos a todos os projetos de engenharia, desapropriações de imóveis, projetos ambientais, serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação, obras de arte correntes e especiais, sinalização, interseções, serviços complementares, supervisão e fiscalização.”.

25 (105)

Aumenta Dotação do Programa 3614 - PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO

CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO SUSTENTÁVEIS, DO SETOR PRODUTIVO E

DE SERVIÇOS E DA QUALIFICAÇÃO DO CAPITAL HUMANO.

Aumenta a Dotação do Programa 3614 - PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

SUSTENTÁVEIS, DO SETOR

PRODUTIVO E DE SERVIÇOS E DA

QUALIFICAÇÃO DO CAPITAL

HUMANO, da Ação 26517 - MELHORIA E AMPLIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA, do órgão responsável UERGS, Categoria Econômica 2 - Despesa de capital, em R$

3.440.000,00 (três milhões, quatrocentos e quarenta mil reais); da Ação 26513 - FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, do órgão responsável UERGS, Categoria Econômica 1 - Despesa Corrente, em R$

2.000.000,00 (dois milhões de reais).

(15)

Totalizando R$ 5.440.000,00 (cinco milhões, quatrocentos e quarenta mil reais).

ORIGEM DO RECURSO: o Programa 3625 - GOVERNO PARA RESULTADOS, do Órgão 510 - SECRETARIA-GERAL DE GOVERNO, da Ação 27138 - ARTICULAÇÃO, MONITORAMENTO E

AVALIAÇÃO DAS AÇÕES

ESTRATÉGICAS DE GOVERNO, Categoria Econômica 1 - Despesa Corrente, reduzindo-se deste a importância de R$

5.440.000,00 (cinco milhões, quatrocentos e quarenta mil reais).

26 (106)

Altera o texto da Ação OTIMIZAÇÃO DAS RECEITAS E DESPESAS

PÚBLICAS, COM JUSTIÇA FISCAL,

CONTROLE E TRANSPARÊNCIA, do

Programa

SUSTENTABILIDADE FISCAL PARA O DESENVOVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL.

Altera o texto da Ação OTIMIZAÇÃO DAS RECEITAS E DESPESAS PÚBLICAS, COM JUSTIÇA FISCAL, CONTROLE E TRANSPARÊNCIA, do Programa SUSTENTABILIDADE FISCAL PARA O DESENVOVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, do órgão responsável SEFAZ, desmembrando em duas ações, com a seguinte redação:

“RACIONALIZAÇÃO DAS DESPESAS PÚBLICAS, COM CONTROLE E TRANSPARÊNCIA. Situação: Em andamento. Descrição: Qualificar a gestão do recurso público e racionalizar o controle do gasto. Buscar a sustentabilidade das finanças públicas, qualificando a gestão dos passivos e evitando novos contingentes.

Total: R$ 100.000.000,00 (cem milhões de reais). Produtos: Novo Portal da Transparência modernizado (Índice de Transparência - Associação Contas Abertas).

Unidade de Medida: %. Meta: 8. Sistema CUSTOS/RS implantado em órgãos da Administração Pública Estadual. Unidade de Medida: unidade. Meta: 19. Valor acumulado de economia gerada pelo programa da qualidade do gasto. Unidade de Medida: R$. Meta: 1.310.000.000,00 (um bilhão trezentos e dez milhões de reais).

OTIMIZAÇÃO DAS RECEITAS

PÚBLICAS, COM JUSTIÇA FISCAL, CONTROLE E TRANSPARÊNCIA.

Situação: Em andamento. Descrição:

Maximizar as receitas próprias, por meio da simplificação da relação tributária e da

(16)

atuação proativa na fiscalização e cobrança.

Ampliar a fiscalização ostensiva, criar agências móveis e reforçar a logística para estruturas de fiscalização. Modernizar as repartições da Receita Estadual/Postos fiscais de divisa. Buscar a sustentabilidade das finanças públicas, qualificando a gestão dos passivos e evitando novos contingentes de dívida ativa. Total: R$ 233.716.244,00 (duzentos e trinta e três milhões, setecentos e dezesseis mil, duzentos e quarenta e quatro reais). Produto: Receita ampliada. Unidade de Medida: %. Meta: 8.”.

FIM DO DOCUMENTO

Referências

Documentos relacionados

A) as taxas de ocupação e índices de aproveitamento são básicos para a definição de uma densidade urbana apropriada, segundo o plano diretor municipal. B) a taxa de ocupação,

Depois que você conhecer as 250 palavras mais comuns da língua inglesa você poderá verificar como o aprendizado da leitura da língua inglesa se tornam muito mais fácil..

Cultura deve ser entendida como maneiras de viver. Ela não é algo que deve ser julgada como melhor ou pior, é um resultado – de relações – que interfere nas decisões e

O objetivo da presente pesquisa foi descrever a evolução histórica da ovinocultura e analisar quantitativamente o comportamento dos dados de rebanho ovino e produção de lã do Rio

The Computation of Economic Equilibria, Cowles Foundation for Research in economics at Yale University, Monograph No.. 24, New Haven, CT and London, UK: Yale

Os estudos buscam mostrar por meio de intervenções como se tratar a obesidade infantil nas escolas, trazendo algumas maneiras diferentes para buscar um bom

Em caso de risco de derrame, use vestimenta de proteção à prova de líquidos contra riscos químicos (tipo 6) de acordo com a norma EN13034 para evitar contato com a pele.. Vestimentas

Conselhos de Assistência Social competente quanto ao cumprimento da finalidade dos recursos”. b) “Instrumento eletrônico que deve ser utilizado pelos gestores