• Nenhum resultado encontrado

Copa do Mundo da FIDE 2021 Jan Duda é o Campeão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Copa do Mundo da FIDE 2021 Jan Duda é o Campeão"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

O site do Xadrez - 1/11

Copa do Mundo da FIDE 2021

Jan Duda é o Campeão

O GM Jan-Krzysztof Duda venceu a Copa do Mundo de Xadrez da FIDE 2021 na quinta-feira. Jogando de Brancas ele derrotou o GM Sergey Karjakin de forma convincente na segunda partida do match, evitando assim o desempate. O grande mestre polonês de 23 anos terminou o torneio invicto e levou para casa $88.000.

Karjakin ganhou $64.000 pelo segundo lugar e, como Duda, se classificou para o Torneio de Candidatos da FIDE 2022.

O GM Magnus Carlsen também venceu a segunda partida contra o GM Vladimir Fedoseev, finalizando o placar do match em 2 a 0 e terminando o torneio em terceiro lugar, ganhando $48.000. Fedoseev ganhou $40.000 pelo quarto lugar. (Os prêmios mencionados são após a dedução de 20% da taxa da FIDE).

"Nunca vivi nada parecido antes, pelo menos no Xadrez clássico", foi a primeira coisa que Duda disse em sua entrevista à FIDE depois de vencer a Copa do Mundo. Parece que seu país também nunca viu isso.

Duda já tinha feito história para o Xadrez polonês ao chegar à final. O último jogador polonês que se classificou para o Torneio de Candidatos foi Miguel Najdorf, em 1953.

(2)

O site do Xadrez - 2/11

Jan-Krzysztov Duda sendo entrevistado após a vitória

Na verdade, vencer o torneio é uma questão totalmente diferente e pode ser considerada a melhor conquista de um jogador polonês na história do Xadrez. Sua vitória foi amplamente divulgada na mídia polonesa e ele imediatamente realizou uma série de entrevistas.

“Meu laptop foi confiscado por algum canal de TV polonês."

"Estou muito feliz que, recentemente, o Xadrez se tornou popular na Polônia", disse Duda. "Estou muito feliz de jogar Xadrez, promovê-lo em meu país e no mundo todo.

Estou extremamente feliz."

A abertura foi outro Gambito da Dama com 4...c5 e 5...cxd4, que também vimos Karjakin jogando contra Fedoseev nas semifinais.

(3)

O site do Xadrez - 3/11 "Ele jogou isso contra Fedoseev, mas eu esperava que ele jogasse ainda mais sólido", disse Duda. "Eu estudei essa variante um pouco, mas OK, achei que deveria

pressionar o peão isolado."

Na partida contra Alexander Grischuk na quinta rodada, Duda continuou com 9.Bd3, mas desta vez ele escolheu 9.Td1.

Duda: "O importante é não jogar 9.Bd3, um lance que já fiz uma dúzia de vezes e que é

a ordem de lances mais estúpida!"

Capturar f6 e d5 levou a um "jogo muito simples" para Duda, que estava jogando por dois resultados depois disso. "Eu tinha tudo sob controle e estava um pouco mais

ativo", disse ele.

Também era uma posição muito confortável para ele, especialmente em uma situação em que os dois jogadores estavam exaustos após três semanas de Xadrez de alto nível.

"Para ser sincero, nesta partida deixei passar muitas coisas, mas tive a sorte de chegar

numa posição em que não precisei calcular tanto", disse Duda.

Jan-Krzysztof Duda conseguiu uma posição confortável logo após a abertura

Sua idéia de manter o Rei no centro do tabuleiro também foi boa, algo que fez muito sentido depois que as damas foram trocadas. Parecia que as Negras estavam perto da igualdade, mas na realidade sua posição era difícil, como Duda mostrou com seu jogo enérgico na ala do rei combinado com a descoberta de 25.Td7!.

Por um breve momento, pareceu que Duda poderia ter deixado seu oponente escapar quando o russo jogou 26...Ca5, permitindo o tático simples 27.Txd8, como nosso comentarista, o GM Vishy Anand, imediatamente notou. Mas naquele ponto, Duda estava tão ganho que, apenas um minuto depois, Karjakin abandonou a partida.

(4)

O site do Xadrez - 4/11 Quando questionado sobre suas chances de ganhar o Torneio de Candidatos de 2022, Duda respondeu: "Sim, por que não? Se eu estiver em boa forma como aqui, serei

imparável!"

A vitória de Duda impressionou todo o mundo do Xadrez, inclusive o próprio campeão mundial, que, depois de Karjakin, foi o primeiro a parabenizar o vencedor.

Carlsen começou sua entrevista parabenizando Duda mais uma vez, dizendo: "Em

primeiro lugar, parabéns ao Duda por vencer a Copa do Mundo. Considerando os adversários que ele derrotou nas últimas quatro rodadas, sem perder uma partida e, obviamente, sem estar em uma situação em que precisava vencer ou de desespero é uma grande conquista. Portanto, ele é um vencedor muito merecido."

Embora não tenha conquistado o único troféu que ainda não está em sua prateleira, Carlsen saiu da Copa do Mundo bastante satisfeito. É sempre bom terminar um torneio com uma vitória e, se forem duas, é melhor ainda.

Carlsen-Fedoseev

Além do resultado, a forma como Carlsen venceu foi bem parecida com a primeira partida, com mais um sacrifício de qualidade que lhe permitiu dominar o tabuleiro. "Engraçado que o sacrifício de qualidade aconteceu praticamente na mesma casa f5 e

depois f4 e era o mesmo Bispo", disse Carlsen. "Mas o motivo aqui foi que, quando desisti dessa qualidade, assumi o controle das casas-chave, então mesmo que a posição dele não caia imediatamente, eu deveria estar ganho."

Na abertura, Carlsen passou cinco minutos e meio refletindo sobre seu segundo lance (após 1.e4 c6).

(5)

O site do Xadrez - 5/11 No final das contas, essa reflexão, e o que veio depois dela, foi sobre a vontade de lutar.

Carlsen: "Meu oponente joga de tudo, por isso é difícil me preparar para ele. Eu estava

apenas decidindo se deveria jogar uma partida tranquila ou ir para uma posição onde os três resultados fossem possíveis e finalmente decidi que já tinha jogado bastante partidas tranquilas neste torneio, e estando 1 a 0, pensei em jogar e ver o que poderia acontecer."

Magnus Carlsen estava com disposição para lutar.

Embora o campeão mundial tenha conseguido uma boa posição na abertura, ele teve a sensação de que jogou de forma imprecisa e que, apesar de manter uma ligeira vantagem, permitiu que seu rival se recuperasse um pouco. Em qualquer caso, a posição já parecia muito ruim para as Negras com o Peão passado em d6 quando ocorreu o arremate final, com o sacrifício de qualidade em f5. Carlsen deixou passar uma vitória mais rápida; mas então não teríamos testemunhado um segundo e completo domínio sobre o tabuleiro.

"No final, fiquei muito feliz em encontrar essa idéia com o 47.Bg4, enjaulando a Torre, e

nem precisei calcular nenhuma linha", disse Carlsen.

Enquanto o vencedor do Candidatos, o GM Ian Nepomniachtchi, brincou sobre a falta de espaço de Fedoseev no outro dia, o treinador de Carlsen, o GM Peter Heine Nielsen, observou que a situação ficou ainda pior no dia seguinte.

Carlsen observou que este foi o primeiro torneio desde agosto de 2019 em que ele ganhou pontos de rating - 8,4, para ser preciso. Conforme relatado anteriormente, ele é o único jogador acima de 2800 no momento. A última vez que isso aconteceu foi em outubro de 2013.

(6)

O site do Xadrez - 6/11

Os ratings ao vivo depois da Copa do Mundo

O GM norueguês estava feliz com seu desempenho: 11/14, o terceiro lugar e a prática no tabuleiro que ele queria, tendo em vista o match do campeonato mundial que se aproxima.

Carlsen: "Cheguei a um ponto em que não acho que é como vencer ou fracassar todas

as vezes. Especialmente nesse formato, não acho que seja a mentalidade certa." Final | Resultados

Fed Jogador Rtg Fed Jogador Rtg P1 P2 D

GM Karjakin, Sergey 2757 - GM Duda, Jan-Krzysztof 2738 ½-½ 0-1 .

GM Carlsen, Magnus 2847 - GM Fedoseev, Vladimir 2696 1-0 1-0 .

A Copa do Mundo FIDE aconteceu no Galaxy Leisure Complex em Sochi, Rússia, de 12 de julho até 6 de agosto de 2021. Cada rodada consistiu em duas partidas clássicas e, quando necessário, havia um desempate rápido/blitz no terceiro dia. A partir da segunda rodada, o torneio aberto passou a contar com 128 jogadores e o feminino com 64 jogadoras.

(7)
(8)

O site do Xadrez - 8/11

Mais sobre a Copa do Mundo

A Copa do Mundo FIDE 2021 foi um torneio eliminatório de 198 jogadores realizado em Krasnaya Polyana, Sochi, Rússia, de 12 de julho a 6 de agosto de 2021, como parte da qualificação para o Campeonato Mundial de 2022. Os dois primeiros colocados mais o vice-campeão do Campeonato Mundial (Magnus Carlsen ou Ian Nepomniachtchi) e o jogador que já havia se classificado anteriormente (Teimour Radjabov) já estão classificados para o torneio de Candidatos de 2022.

O formato foi de sete rodadas eliminatórias de partidas clássicas de 2 jogos em cada rodada. O controle de tempo foi de 90 minutos para as primeiras 40 jogadas, depois mais 30 minutos para o resto do jogo, com 30 segundos adicionados por lance a partir do lance 1. Em caso de empate, a rodada seria decidida por dois jogos rápidos (25 min + 10 seg), e persistindo o empate, mais dois jogos rápidos (10 min + 10 seg). Ainda persistindo o empate, mais dois jogos Blitz (5 min + 3 seg) e, estando ainda empatados, um jogo Armagedom (5 vs 4 min). No Armagedon, as Brancas tem 5 minutos e as Pretas 4 minutos, porém o empate é das Pretas.

Bolsa de prêmios: US $ 1.892.500, com US $ 110.000 para o vencedor (sem descontar impostos). Jan-Krzysztof Duda venceu Karjakin por 1½-½ na final, e Carlsen venceu Fedoseev por 2-0 na disputa pelo 3º lugar:

A Copa do Mundo é o único título que Carlsen não conquistou em sua carreira. Em sua quarta tentativa, e sua segunda como Campeão do Mundo, Carlsen ficou aquém. Seu obstáculo: Duda, o mesmo jogador que terminou sua sequência de 125 jogos sem perder, em outubro de 2020.

Já Duda obteve resultado histórico para o Xadrez da Polônia. Sua chegada para a final também traz consigo a qualificação para o Torneio de Candidatos da FIDE 2022. Pela primeira vez desde GM Akiba Rubinstein, Miguel Najdorf e Samuel Reshevsky, um jogador de Xadrez nascido na Polônia está jogando no mais alto nível.

Embora a eliminação de Carlsen na Copa do Mundo de 2017 contra o GM Bu Xiangzhi parecesse um pouco casual, desta vez foi diferente. A forma como Duda pressionou

(9)

O site do Xadrez - 9/11 em ambos os jogos com as peças brancas (ao ritmo clássico e ao rápido) impressionou fortemente, enquanto Carlsen não estava à altura da tarefa nos momentos de maior tensão. Desta vez não foi aleatório. Desta vez, era um Grande Mestre de 23 anos que sabia que iria ganhar porque já tinha feito isso antes.

Os jogadores começaram empatados no primeiro jogo. Carlsen jogou, pela primeira vez nesta Copa do Mundo, a defesa Berlinesa e optou por uma posição Breyer contra uma anti-Berlinesa de Duda. Quando parecia que Duda havia ganhado uma ligeira vantagem após a abertura, Carlsen encontrou um lance de Peão no 19º lance que o colocou em boa posição. Mais tarde, o jogador norueguês teria iniciativa; mas, quando lhe restava muito pouco tempo, decidiu dar um perpétuo.

A vitória de Duda no segundo jogo dos desempates foi uma combinação de Xadrez sólido e excelente de sua parte (incluindo 14 ... Be7, segurando as idéias de Cg5 e reagrupando movimentos 17 ... Dc6! e 27 ... Na7!), junto com um Magnus Carlsen um tanto lento, no tabuleiro e no relógio. Seu ataque do lado do Rei nunca decolou, em grande parte graças às excelentes medidas profiláticas de Duda, combinando ameaças com defesa. Carlsen, por sua vez, ficou com muito pouco tempo no relógio para o final de Bispo, depois de ter lutado e conseguido uma igualdade com jogadas de grande precisão.

No final do jogo, é provável que nenhum dos dois jogadores soubesse exatamente o que estava acontecendo, já que ambos estavam jogando com apenas alguns segundos de incremento. Duda, até, sentiu que ele havia "apostado" em algum momento (62 ... Bc3), e considerou que o jogo foi uma loucura.

Segurando sua cabeça com uma das mãos por longos períodos no jogo, a linguagem corporal de Carlsen indicava falta de energia - nada incomum após 20 dias de Xadrez. Ou, talvez, pudesse ser o caso de Duda, sete anos e meio mais jovem, estar mais alerta mentalmente e em melhor forma física.

Também pode ser o caso de o jogador polonês, que não perdeu um único jogo nesta Copa do Mundo, ter jogado apenas um desempate (no qual derrotou o GM Alexander Grischuk em dois jogos rápidos), enquanto Carlsen esteve envolvido em dois desempates, incluindo o longo e épico contra o GM Andrey Esipenko.

"Nunca me passou pela cabeça vencer, muito menos de Pretas contra Magnus", disse Duda.

(10)

O site do Xadrez - 10/11

[Event "FIDE World Cup"]

[Site "Krasnaya Polyana (Sochi) RUS"]

[Date "2021.08.03"]

[Round "7.4"]

[Result "0-1"]

[White "Magnus Carlsen"] [WhiteElo "2847"]

[Black "Jan-Krzysztof Duda"] [BlackElo "2738"]

[ECO "B52"] - Siciliana, ataque Canal-Sokolsky, 3...Bd7

1. e4 c5

2. Nf3 d6

3. Bb5+ Bd7

4. Bxd7+ Qxd7

5. O-O Nf6

6. Qe2 Nc6

7. c3 e6

8. d4 cxd4

9. cxd4 d5

10. e5 Ne4

11. Nbd2 Nxd2

12. Bxd2 Bb4

13. Bf4 O-O

14. Qd3 Be7

15. a3 Rac8

16. g3 Na5

17. b3 Qc6

18. Bd2 Qb6

19. Rfb1 a6

20. Kg2 Nc6

21. Re1 Qb5

22. Qb1 Rc7

23. h4 Rfc8

24. Ra2 a5

25. Rh1 a4

26. b4 h6

27. Be3 Na7

28. Bd2 Qe2

29. Re1 Qc4

30. Re3 Nb5

31. Rd3 Rc6

32. Rb2 Bd8

33. g4 Bb6

34. Be3 Nc3

35. Qf1 Qb5

36. Rc2 Ne4

37. Rxc6 Rxc6

38. Rd1 Rc4

39. Nd2 Nxd2

40. Rxd2 Qc6

41. Qe2 Rc3

42. Ra2 Bd8

43. g5 hxg5

44. hxg5 Qc4

45. Qxc4 dxc4

46. d5 exd5

47. Rd2 Rd3

48. Rxd3 cxd3

49. f4 Kf8

50. Kf3 Ke7

51. Bc5+ Ke6

52. Ke3 Kf5

53. Kxd3 g6

54. Be3 Bc7

55. b5 Bd8

56. Kd4 Bb6+

57. Kd3 Bd8

58. Kd4 Be7

59. Bc1 Ke6

60. Bb2 Bd8

61. Kc5 Ba5

62. Bc1 Bc3

63. b6 d4

64. Kc4 Kd7

65. Be3 Bb2

66. Bxd4 Bxa3

67. Be3 Bb2

68. Kb4 a3

69. Kb3 Ke6

70. Ka2 Kd5

71. Kb3 Ke4

72. Bd2 Bd4

73. Kxa3 Bxb6

74. Kb4 Bf2

0-1

(11)

O site do Xadrez - 11/11

[Event "World Cup"]

[Site "Krasnaya Polyana (Sochi) RUS"]

[Date "2021.08.05"]

[Round "8.2"]

[Result "1-0"]

[White "Jan-Krzysztof Duda"] [WhiteElo "2738"]

[Black "Sergey Karjakin"] [BlackElo "2757"]

[ECO "D41"] - Gambito de dama declinado, Semi-Tarrasch, 5.cd

1. d4 Nf6

2. c4 e6

3. Nf3 d5

4. Nc3 c5

5. cxd5 cxd4

6. Qxd4 exd5

7. Bg5 Be7

8. e3 O-O

9. Rd1 Nc6

10. Qa4 Be6

11. Bb5 Qb6

12. Bxf6 Bxf6

13. Nxd5 Bxd5

14. Rxd5 Bxb2

15. Ke2 Bf6

16. Rhd1 Rac8

17. Bc4 Qb4

18. Qb3 Qxb3

19. Bxb3 Nb8

20. g4 h6

21. h4 g6

22. g5 hxg5

23. hxg5 Be7

24. Re5 Nc6

25. Rd7 Bd8

26. Rb5 Na5

27. Bd5 Rc7

28. Bxf7+ Kg7

29. Rxc7 Bxc7

30. Bd5

1-0

Fonte: Chessbase Fonte: Chess.com ---

K

http://P4R.COM.BR O site do Xadrez

Referências

Documentos relacionados

Representação de um objeto através dos vários pontos de vista - Cubismo analítico. Representação da realidade (paisagens) através de cubos, cones,

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação/Superintendência de Capacitação e Formação Tecnológica, em parceria com a Secretaria de Estado da

3º – Ao clube vencedor do CAMPEONATO será atribuído o título de Campeão da Liga de Desenvolvimento Feminina Sub-14 de 2021, ao segundo colocado o título de Vice-Campeão da Liga

No período em que esteve à frente do time, Cristóvão foi vice-campeão brasileiro, semifinalista da Copa Sul-Americana, chegou às finais dos dois turnos do Campeonato Carioca e

Descobrindo-me em estado de abertura total, como horizonte de possibilidades infinitas através de sua finitude, o homem descobre-se também responsável por si; não há

• Campeão Nacional e “medalha de bronze” no Campeonato Nacional FPO de Distância Longa em Juvenis Masculinos, vice-campeão em Iniciados Masculinos e “medalha

Destacou o Consórcio recorrido que a proposta apresentada contém um dos modos de comprovação dos coeficientes de consumo admitidos pelo edital, sendo que, a utilização

objetivos de dar chances de todos os níveis disputarem a Premiação de Troféus ao fim do campeonato de campeão e vice-campeão de cada classe, a Transmissão AO VIVO será a cargo