• Nenhum resultado encontrado

7. Os valores de referência para o teste de tolerância à glicose de 100g são 2 A) B) C) D)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "7. Os valores de referência para o teste de tolerância à glicose de 100g são 2 A) B) C) D)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2009

SECRETARIA DA SAÚDE

Cód. 53 – Médico Ginecologista/Obstetra

1. São consideradas medidas eficazes na avaliação pré-concepcional: A) profilaxia para isoimunização Rh em caso de parceiro Rh positivo. B) administração de ácido fólico 5 mg/dia 90 dias antes da concepção. C) coleta de sorologia para citomegalovírus.

D) dosagem seriada de FHS e prolactina.

2. São consideradas drogas seguras no controle da hipertensão arterial durante a gestação: A) captopril e hidroclorotiazida.

B) nifedipina e furosemida. C) propranolol e enalapril.

D) alfa-metildopa e hidroclorotiazida.

3. Na assistência à crise hipertensiva durante a gestação a droga de escolha é a A) hidralazina endovenosa.

B) nifedipina sublingual. C) furosemida endovenosa. D) alfa-metildopa via oral.

4. No tratamento da eclâmpsia a droga de escolha é o A) diazepam.

B) hidantoinato. C) sulfato de magnésio. D) midazolam.

5. Diante das curvas de altura uterina e ganho de peso maternos abaixo, a conduta correta é

A) cesariana.

B) ultrassonografia obstétrica. C) indução do parto.

D) avaliação pela nutricionista.

6. Gestante com 33 semanas realizou ultrassonografia que evidenciou circunferência abdominal abaixo do percentil 5 para a idade gestacional. Diante deste resultado a conduta é

A) avaliar a vitalidade fetal. B) solicitar TTG75g. C) resolução da gestação. D) amniocentese.

(2)

7. Os valores de referência para o teste de tolerância à glicose de 100g são A) 90 – 185 – 150 – 140.

B) 85 – 180 – 155 – 145. C) 95 – 180 – 155 – 140. D) 90 – 180 – 155 – 145.

8. Na consulta de pré natal, ao observar a sorologia para toxoplasmose com IgG positiva e IgM negativa, a conduta é A) solicitar teste de avidez para IgG.

B) considerar cicatriz sorológica. C) solicitar teste de avidez para IgM. D) introduzir Espiramicina.

9. Gestante com história de corrimento vaginal branco. Ao exame observou-se secreção branca em quantidade moderada coletada em fundo de saco posterior e aderida às paredes vaginais, ph vaginal de 4,4 e teste das aminas negativo. O tratamento adequado é feito à base de

A) nitrato de isoconazol tópico. B) fluconazol via oral.

C) metronidazol tópico. D) metronidazol via oral.

10. Diante do diagnóstico de bacteriúria assintomática, a conduta é A) solicitar urinocultura.

B) não tratar imediatamente os sintomas, esperar a evolução. C) tratar imediatamente.

D) solicitar exame de sedimento urinário.

11. Gestante apresenta, pela data da última menstruação idade gestacional de 15 semanas. Realizou ultrassonografia que pelo comprimento crânio-caudal diagnosticou gestação de 13 semanas. Diante do caso devemos considerar A) a possibilidade de restrição de crescimento e solicitar ultrassonografia seriada.

B) erro de data e calcular a idade gestacional sempre pela ultrassonografia.

C) que a data da última menstruação correta e utilizá-la para cálculo da idade gestacional. D) a possibilidade de cromossomopatia e solicitar cariótipo fetal.

12. Gestante com 14 semanas e VDRL positivo com título de 1/8. A conduta adequada é A) iniciar tratamento com penicilina cristalina.

B) investigar doenças auto-imunes. C) considerar cicatriz sorológica. D) solicitar FTA-Abs ou ELISA.

13. Gestante com 13 semanas e diagnóstico de hipotireoidismo, em uso de levotiroxina. A conduta é A) manter a medicação e solicitar dosagem seriada de TSH.

B) manter a medicação e solicitar dosagem seriada de T4. C) suspender a medicação e solicitar dosagem seriada de TSH. D) suspender a medicação e solicitar dosagem seriada de T4.

14. Gestante com 32 semanas apresenta, em consulta de rotina pré-natal, pressão arterial de 150 x 100 mmHg. A conduta correta é

A) administrar alfa-metildopa e realizar controle diário de pressão.

B) realizar monitorização da pressão arterial e, em caso de hipertensão, solicitar exames. C) administrar levopromazina e iniciar controle rigoroso de pressão arterial.

D) solicitar proteinúria e exames para diagnóstico de síndrome HELLP imediatamente. 15. São considerados fatores de rastreamento positivo para diabetes gestacional:

A) antecedente de restrição de crescimento e glicemia de jejum ≥ 85. B) antecedente de óbito fetal e síndrome dos ovários policísticos. C) hemoglobina glicada > 5% e antecedente familiar de diabetes. D) TTG 75 com gllicemia de 2 horas ≥ 140g/dl e macrossomia fetal.

(3)

16. Gestante apresenta hemoglobina de 11g/dl, em exame de rotina pré-natal. A conduta é A) realizar coleta seriada de hemograma e encaminhar para centro de referência. B) introduzir ferro elementar 120 a 240 mg/dia e ácido fólico 5 mg/dia.

C) introduzir ferro elementar 40mg/dia e ácido fólico 5 mg/dia a partir da 20a semana.

D) solicitar exame parasitológico de fezes e ferritina sérica.

17. Gestante com 28 semanas procura serviço médico com história de dor em baixo ventre. Ao exame observa-se 1 contração de 30 segundos e ao toque o colo encontra-se pérvio para 2 cm, com 50% de esvaecimento e a apresentação é pélvica. A conduta é

A) solicitar urina I e retorno em 24 horas para reavaliação.

B) solicitar exame à fresco de conteúdo vaginal com retorno em 48 horas. C) realizar cesariana após a corticoterapia.

D) internar e iniciar corticoterapia associada à tocólise.

18. São condutas efetivas na assistência pré-natal de gestante com história prévia de trabalho de parto prematuro: A) coleta de cultura seriada de secreção vaginal e avaliação ultrassonográfica do colo.

B) tratamento de vulvovaginites, bacteriúria assintomática e administração de progesterona. C) realização de circlagem nos casos de colo curto e tratamento de vulvovaginites.

D) monitorização rigorosa da dilatação cervical e das contrações uterinas.

19. Gestante com idade gestacional de 14 semanas e diagnóstico de hipertireoidismo, em uso de propiltiuracil procura a unidade básica de saúde para iniciar pré-natal. A conduta é

A) manter a medicação e encaminhá-la para serviço de referência. B) substituir a medicação para metimazol e solicitar T4L seriado. C) manter a medicação e solicitar TSH seriado.

D) suspender a medicação e solicitar T4L e TSH seriados.

20. É orientação efetiva para o preparo das mamas para a amamentação o A) uso de bucha vegetal diariamente durante o banho.

B) exercícios com esgotadeira para mamilos invertidos.

C) banho de sol nos mamilos no início da manhã ou final da tarde. D) uso de cremes à base de lanolina, nos mamilos.

21. Mulher com diagnóstico de infertilidade procura serviço médico solicitando informações sobre a possibilidade de utilizar o útero de outra mulher para gestação. Quanto à orientação a ser dada

A) somente é possível se houver parentesco de primeiro grau entre as doadoras. B) é possível desde que haja parentesco até o segundo grau entre as doadoras. C) a legislação brasileira não permite este tipo de procedimento.

D) é possível, sem necessidade de parentesco, porém não pode haver caráter comercial.

22. Mulher com idade gestacional de sete semanas procura serviço médico solicitando abortamento, por tratar-se de gestação fruto de violência sexual. Pode-se afirmar que

A) o procedimento poderá ser realizado mesmo na ausência de boletim de ocorrência. B) a legislação brasileira não permite este tipo de procedimento.

C) o procedimento poderá ser realizado mediante a assinatura de 3 testemunhas .

D) deve-se realizar o procedimento, somente após tentativa de pré natal e avaliação psicológica. 23. O método ideal para diagnóstico de endocervicite gonocócica é a (o)

A) avaliação do pH vaginal associado ao testes das aminas. B) cultura de secreção vaginal em meio seletivo Thayer-Martin. C) exame à fresco do conteúdo vaginal e Gram de secreção vaginal. D) cultura em meio seletivo Todd Hewitt.

24. Segundo a orientação do ministério da saúde, o exame preventivo para câncer do colo do útero deve ser realizado A) em todas as mulheres com vida sexual ativa anualmente a não há necessidade de realizá-lo se não houver

atividade sexual há mais que três anos.

B) anualmente, independente da faixa etária e repetido a cada 6 meses em caso de NICIII.

C) anualmente em todas as mulheres com vida sexual ativa. Caso o período de coleta coincida com a gestação, o exame deve ser adiado para o puerpério.

D) em mulheres de 25 a 60 anos, uma vez por ano, e, após dois exames anuais consecutivos negativos, a cada três anos.

(4)

25. Mulher procura serviço médico com história de úlcera genital. Ao exame nota-se lesões vesiculosas em vulva. O tratamento é

A) aciclovir 200 mg, via oral, 5 vezes ao dia, por 7 dias. B) doxiciclina 100mg, via oral, de 12/12 horas,por 14 dias.

C) penicilina benzatina 2.400.000ui, intramuscular, semanalmente, por 3 semanas. D) metronidazol 500 mg, de 12/12 horas, por 7 dias.

26. Mulher procura serviço médico com história de surgimento de uma ferida pequena com pus. Após algum tempo, formou-se uma ferida úmida e bastante dolorosa, que se espalhou e aumentou de tamanho e profundidade. A seguir, surgiram outras feridas em volta das primeiras. Após duas semanas do início da doença, apareceu um caroço doloroso e avermelhado na virilha. Ao exame foi observada lesão semelhante a da figura abaixo

O diagnóstico e a conduta são: A) Cancro duro e ceftriaxone. B) Cancro mole e benzetacil. C) Cancro duro e azitromicina. D) Cancro mole e azitromicina.

27. Mulher procura serviço médico com história de corrimento amarelado há cerca de 15 dias. Ao exame observou-se pH = 6, teste do KOH positivo e ao exame a fresco de secreção vaginal a seguinte imagem foi visibilizada

Quanto à conduta adequada, pode-se afirmar que

A) o parceiro deve ser tratado e os testes para HIV e hepatite B devem ser oferecidos ao casal. B) o tratamento consiste na administração de azitromicina 1g via oral em dose única.

C) a imagem corresponde a Gardnerella e o metronidazol é a droga de escolha. D) não há necessidade de tratar o parceiro caso ele seja assintomático.

28. Mulher de 42 anos procura unidade básica de saúde para checar resultado de citologia oncótica do colo uterino. O resultado do exame revela “Lesão intra- epitelial de alto grau”. A conduta é

A) tratar vulvovaginites e repetir exame em seis meses.

B) encaminhá-la para unidade onde seja realizada colposcopia imediatamente. C) realizar biópsia guiada pelo teste de Schiller.

D) cauterização do colo após investigação e tratamento para cervicites.

29. A recomendação do Ministério da saúde para a detecção precoce do câncer de mama é A) exame clínico anual e mamografia semestral para mulheres pertencentes ao grupo de risco.

B) ultrassonografia de mamas anual para mulheres em idade fértil e mamografia anual para mulheres acima dos 40 anos.

C) exame clínico e mamografia anual para mulheres acima dos 35 anos, pertencentes ao grupo de risco elevado. D) mamografia anual para mulheres em idade fértil e semestral para mulheres pós menopausa em uso de terapia

(5)

30. Diante de uma mamografia com resultado BI-RADS 3, a conduta é A) realizar biópsia imediata da região suspeita.

B) solicitar ultrassonografia de mamas. C) repetir a mamografia em 1 ano. D) repetir a mamografia em 6 meses.

31. Os exames que devem ser solicitados rotineiramente para acompanhamento de mulheres no climatério são: A) FSH, ultrassonografia transvaginal e mamografia.

B) TSH, mamografia, citologia oncótica e densitometria óssea. C) Glicemia, citologia oncótica, uréia e creatinina.

D) Prolactina, densitometria óssea e mamografia.

32. Na avaliação do endométrio, pela ultrassonografia, da mulher pós-menopausa é correto afirmar que A) é aceitável uma espessura de até 12 mm em mulheres que fazem uso de terapia hormonal. B) a espessura não deve ultrapassar 3 mm nas mulheres que não utilizam terapia hormonal. C) a espessura não deve ultrapassar 5 mm nas mulheres que não utilizam terapia hormonal. D) é aceitável uma espessura de até 6 mm nas mulheres que fazem uso de terapia hormonal. 33. Em relação aos métodos contraceptivos adotados no climatério, é correto afirmar que

A) as pílulas combinadas são contra indicadas nesta fase da vida reprodutiva. B) a pílula com apenas progesterona é o único método hormonal seguro neste caso. C) não há necessidade de método contraceptivo nesta fase da vida reprodutiva. D) a drospirenona é a progestágeno preferencial na escolha das pílulas combinadas. 34. Em relação ao câncer de endométrio é correto afirmar que

A) o encontro de hiperplasia atípica é o maior fator de risco para sua ocorrência. B) multíparas são mais suscetíveis a esta doença.

C) é a causa mais comum de sangramento pós-menopausa. D) é o câncer ginecológico mais comum na região sudeste do país. 35. Em relação à hiperplasia endometrial, é correto afirmar que

A) o teste da progesterona é barato e de alta especificidade no diagnóstico. B) a curetagem uterina é o padrão ouro para o diagnóstico.

C) a ultrassonografia transvaginal é o método de rastreamento desta doença. D) a ressonância magnética de pelve tem alta especificidade para o rastreamento.

36. Mulher de 48 anos comparece à unidade básica de saúde para checar resultado de biópsia de endométrio realizada devido a quadro de sangramento uterino anormal. Assinale a alternativa que corresponde à associação correta entre diagnóstico e tratamento

A) Hiperplasia simples sem atipia – solicitar histeroscopia.

B) Hiperplasia simples com atipia – prescrever medroxiprogesterona. C) Hiperplasia simples com atipia – solicitar histeroscopia.

D) Hiperplasia simples sem atipia – prescrever didrogesterona..

37. As neoplasias que mais acometem mulheres em nosso país (exceto câncer de pele) são, respectivamente, de A) endométrio, mama, colo e pulmão.

B) reto, mama, pulmão e colo. C) colo, ovário, mama e pulmão. D) mama, colo, reto e pulmão.

38. Em relação à sexualidade no climatério é correto afirmar que

A) a testosterona é o hormônio que melhor resultado apresenta sobre os sintomas de dispareunia.

B) as alterações relacionadas ao hipoestrogenismo são mais intensas na genitália externa do que na vagina. C) as modificações orgânicas não obrigatoriamente implicam a diminuição do prazer, mas podem tornar a

resposta sexual mais lenta.

(6)

39. O principal comportamento sexual de risco para a infecção pelo vírus HIV é

A) relação com penetração sem uso de preservativo. B) presença de vulvovaginites sem tratamento. C) relação com parceiros com alta carga viral. D) falta de educação sobre transmissão da doença.

40. Em relação à contracepção no puerpério é correto afirmar que

A) as pílulas com 0,35 mg de norentindrona são seguras mesmo após o sexto mês pós-parto. B) as pílulas combinadas com baixa dosagem de estrogênio não interferem na amamentação. C) a amamentação exclusiva tem efeito protetor importante quando associada ao coito interrompido. D) as pílulas à base de desogestrel podem ser utilizadas mesmo quando não há amamentação exclusiva. 41. Analise os itens abaixo

• Universalidade • Pessoalidade • Legalidade

• Participação da comunidade • Igualdade

São princípios do Sistema Único de Saúde: A) dois deles.

B) três deles. C) quatro deles. D) cinco deles.

42. Em relação aos objetivos do Plano Nacional de Saúde, no que diz respeito às linhas de atenção à Saúde, identifique-os como V(verdadeiro) e F (falso)

( ) Efetivar a atenção básica como espaço prioritário de organização do SUS, usando estratégias de atendimento integral – a exemplo da saúde da família – e promovendo a articulação intersetorial e com os demais níveis de complexidade da atenção à saúde.

( ) Municipalizar a oferta de tecnologia de maior complexidade, regulando a sua incorporação a partir de critérios de necessidades, eficiência, eficácia e efetividade e garantir o acesso universal à sua utilização.

( ) Promover o acesso à assistência farmacêutica e aos insumos estratégicos, nos diversos níveis da atenção à saúde, adotando medidas que favoreçam a redução dos custos e dos preços.

A seqüência correta, de cima para baixo é: A) V, V, V

B) F, V, F C) F, F, F D) V, F, V

43. Entre os objetivos do SUS, previstos na Lei Orgânica da Saúde, não se inclui A) ampliar ao máximo as fontes de financiamento do sistema.

B) a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. C) assistência às pessoas por ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.

D) a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância de que a Saúde é um direito fundamental do ser humano.

44. A Lei Orgânica do Município de São Caetano do Sul

A) impede a participação da iniciativa privada das ações de saúde.

B) garante acesso igualitário às ações e serviços de saúde, em todos os níveis.

C) garante tão somente à população carente o atendimento gratuito, nos casos de acidentes. D) não prevê qualquer ação relacionada à Saúde Bucal.

45. As bases da Saúde da Família apontam para os seguintes princípios, EXCETO:

A) valorização dos profissionais de saúde por meio do estímulo e acompanhamento constante de sua formação e capacitação.

B) ampliação do acesso a serviços de saúde de qualidade e resolutivos na atenção básica, com território adscrito. C) responsabilização, mas não vinculação das equipes com a população adscrita

D) organização da Atenção Básica com caráter substitutivo das práticas atualmente vigentes nesse nível de atenção.

(7)

46. De acordo com o novo código de Ética Médica, no capítulo que trata da responsabilidade profissional, é vedado ao médico, exceto

A) assinar em brancas folhas de receituários médicos.

B) deixar de esclarecer o trabalhador sobre as condições de trabalho que ponham em risco sua saúde

C) praticar procedimento de procriação assistida sem que os participantes estejam devidamente esclarecidos sobre o mesmo.

D) atribuir seus insucessos a terceiros e a circunstâncias ocasionais, mesmo nos casos em que isso possa ser devidamente comprovado.

47. De acordo com o novo código de Ética Médica, no capítulo que trata da relação entre médicos, é vedado ao médico, exceto

A) acobertar conduta antiética de médico.

B) desrespeitar a prescrição ou o tratamento de paciente, determinados por outro médico, mesmo quando em função de auditoria.

C) deixar de fornecer a outro médico informações sobre o quadro clínico de paciente, quando não autorizado por este ou por seu representante legal.

D) deixar de encaminhar o paciente que lhe foi enviado para procedimento especializado de volta ao médico assistente.

48. Homem de 60 anos foi operado há oito meses por adenocarcinoma gástrico, submetido à gastrectomia total. Na evolução, apresentou metástases hepáticas, e quadro de broncopneumonia grave, com sepse, 12 dias antes do óbito. Paciente era portador de hipertensão arterial há mais de 5 anos e, em torno de 4 meses antes do óbito, teve um acidente vascular cerebral, ficando com paresia do membro superior esquerdo.

As causas básica e terminal para o adequado preenchimento do atestado de óbito deste paciente são, respectivamente:

A) adenocarcinoma gástrico e sepse. B) adenocarcinoma gástrico e choque. C) metástases hepáticas e sepse.

D) acidente vascular cerebral e broncopneumonia.

49. Não é exigida a notificação imediata para os casos suspeitos de A) sarampo

B) botulismo

C) hipertermia maligna D) leptospirose

50. Em relação à mulher vítima de estupro, é incorreto afirmar que

A) há possibilidade do uso da contracepção de emergência em no máximo 72 horas, após a violência. B) há possibilidade da profilaxia da AIDS apenas nas primeiras 72 horas, após a violência.

C) em casos de suspeita ou confirmação de gravidez, permanece a norma de que o aborto é ilegal. D) a vítima deve ser encaminhada para serviço de apoio psico-social

Referências

Documentos relacionados

Cartografia do grafite carioca : transgressão, cooptação e mercado na Zona Sul do Rio de Janeiro / Hely Geraldo Costa Júnior ; orientadora: Denise Berruezo Portinari.. Rio

João Camillo Penna apontou essa questão num texto no qual analisou o testemunho de Rigoberta Menchú, ativista política indígena guatemalteca que num procedimento semelhante

responsabilizar-se por qualquer prejuízo causado ao BRB, a seus prepostos ou a terceiros, provocados por ação ou omissão da Contratada, em decorrência de

Taxas reais interessantes, apesar de ainda precificarem inflação muito alta.. Chance de ganho no carrego (HtM) e no

Foi realizada assembléia estadual na DRT/SP, quando foi discutido o que significa o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) como um pacote para “fazer crescer” a economia.

O candidato que necessitar de condições especiais para realização das provas deverá encaminhar, por meio de correspondência com AR (Aviso de Recebimento) ou Sedex, até o

São eles: a dosagem Marshall e moldagem de CP para determinação do teor de projeto do ligante asfáltico; b ensaios de densidade aparente e densidade máxima medida; c ensaios de MR,

No 1T19 o caixa gerado nas atividades operacionais de R$247,6 milhões foi destinado para: investimentos em imobilizados e intangíveis no valor de R$14,6