• Nenhum resultado encontrado

Plano Anual de Atividades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Plano Anual de Atividades"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Universidade Fernando Pessoa Faculdade de

Plano Anual

Ano Letivo 201

Universidade Fernando Pessoa

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Anual de Atividades

tivo 2018/2019

Ciências Humanas e Sociais

de Atividades

(2)

Índice

Orientações gerais ...

Missão ...

Objetivos e Estratégias ...

Atividades ...

Ensino ...

Internacionalização ...

Investigação ...

Extensão Comunitária ...

Gestão ...

(3)

Orientações Gerais

Missão

Promover um ensino, sustentado na investigação fundamental e aplicada, e servido por uma metodologia inovadora e permanentemente atualizada a par de uma sólida formação cultural e cívica de todos os que integram a comunidade académica.

Objetivos e Estratégias

Ensino

- Promover e desenvolver os conhecimentos e capacidade de compreensão.

- Desenvolver as competências de aplicação de conhecimentos e compreensão de conteúdos.

- Promover as capacidades de julgamento, tomada de decisões e resolução de problemas de forma fundamentada

- Desenvolver as capacidades de recolher, selecionar e interpretar informação integrando na análise os aspetos sociais, científicos e éticos relevantes.

- Desenvolver as competências de comunicação de informação, ideias, problemas e soluções.

Internacionalização

- Proporcionar aos alunos a oportunidade de contactar com investigadores provenientes de outras instituições, através da criação de momentos/aulas abertos ao debate com convidados.

Investigação

- Concretizar parcerias (inter)nacionais e desenvolver projetos de estudos

(4)

- Abrir as linhas de investigação dos docentes à participação de investigadores internacionais e dos discentes, de modo a amplificar e robustecer os projetos para a procura de financiamento externo.

- Estimular a integração dos estudantes nas linhas de investigação de unidades/projetos/centros, como o Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC).

- Estimular a participação ativa dos alunos na organização de eventos científicos.

- Estimular a participação dos estudantes em eventos, internos e de outras Universidades, apresentando os seus projetos de dissertação para análise e discussão.

Extensão Comunitária

- Promover o contacto e familiarização dos alunos com instituições externas.

- Manter estreita articulação com a comunidade, concretizadas através dos estágios académicos, profissionais, ações pontuais e outros.

- Reorganizar os moldes de articulação pedagógica entre as unidades curriculares dos ciclos de estudos em Psicologia e a prática clínica na Clinica Pedagógica de Psicologia (CPP) da UFP.

Gestão

- Apresentação de sugestões, formulação de propostas, análise de assuntos e tomada de decisões de gestão em nome e no interesse da FCHS.

- Manter a comunicação aberta (com órgão académicos, docentes, e discentes).

(5)

Atividades

Ensino

- Elaboração do mapa das avaliações contínuas das diferentes UC (no início de cada semestre) por todas as coordenações de ciclo.

- Preparação dos estágios curriculares.

- Realização da visita de estudo ao Instituto Nacional de Medicina Legal no âmbito da unidade curricular de Perícias: Medicina legal e Toxicologia, promovida pelo 1º ciclo em Crimonologia.

- Realização da visita de estudo ao estabelecimento prisional de Santa Cruz do Bispo, Matosinhos, ala da psiquiatria, no âmbito da unidade curricular de psicopatologia e crime.

Internacionalização

- Análise de candidaturas de docentes externos para mobilidade Erasmus (indicação do GRI). Preparação de visitas de Professores em mobilidade Erasmus (incoming) e definição do docente responsável pela organização.

- Colaboração com o GRI na realização de novos protocolos e parecerias internacionais, nomeadamente acordos de Dupla Titulação.

- Visitantes em Erasmus+ quatro docentes da International University of Sarajevo (IUS), da Bósnia e Herzegovina: Professor Doutor Admir Mulaosmanović, o Prof.

Doutor Ahmed Kulanić, a Profª. Doutora Selvira Draganović, a Profª. Doutora Nina Bosankić (deslocação com o programa International Credit Mobility KA107-2016-1- pt/01-KA107-022548).

(6)

Investigação

- Realização das Jornadas de Ciências Empresariais, planeado para o início de maio, com a colaboração do Núcleo de Ciências Empresariais.

- Realização do evento: Dia das Ciências da Comunicação, planeado para o início de Maio (antes da semana da Queima das Fitas), com a colaboração do Núcleo de Ciências da Comunicação.

- Realização das VIII Jornadas de Criminologia, nos dias 9 e 10 de outubro, pelo Núcleo de estudantes em criminologia.

- Realização de Workshops temáticos e outras palestras a decorrer durante o ano letivo.

- Realização do evento Artes e Idades – II Ciclo de Cinema, organizado no âmbito do Observatório da Longevidade e Desenvolvimento – Cinema e Envelhecimento.

- Palestra "Conversas sobre Perturbação do Espetro do Autismo: a intervenção dos diferentes profissionais", dia 30 de novembro, na UFP, com a Dra Margarida Pontes (Pediatra do Desenvolvimento), a Doutora Ana Aguiar (Psicóloga e Diretora da ELOS, Mestre Elisabete Gama (Professora do Ensino Especial), (UCs: Psicobiologia e Psicofisiologia e Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Senescente).

- Organização de workshops no âmbito das temáticas: “Qual o impacto dos fatores genéticos nas diferenças inter-individuais e inter-grupais?” e “Qual o impacto dos fatores contextuais (família/escola/trabalho) as diferenças inter- individuais e inter-grupais?” (1º ciclo em Psicologia, uc Psicologia Diferencial e da Personalidade/colaboração e participação dos alunos).

- Organização e implementação de uma aula debate sobre Recrutamento e Seleção no âmbito das práticas de Gestão de Recursos Humanos (1º ciclo em Psicologia, uc Psicologia do Trabalho e das Organizações /colaboração e participação dos alunos).

- Organização do IV Encontro em Psicologia Positiva – “Podemos tornar-nos melhores pessoas?” (15 janeiro 2019).

(7)

- Organização de aula aberta para a apresentação do filme “O Estranho Caso de Benjamin Button” (David Fincher, 2008) seguida de debate (12 de março de 2019) (1º ciclo em Psicologia Uc: Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Senescente).

- Realização do IV Fórum Violência e Crime, por parte do OPVC, com a participação de alunos na sua organização e no trabalho de secretariado.

- Realização de uma aula aberta, no dia 2 de Abril pela Prof. Ana Cuervo da Universidad Internacional de la Rioja subordinada ao tema: "Víctimas de violência filio-parental" e "Puntos de Encuentro Familiar", promovida pelas Prof. Joana Torres e Ana Sacau no âmbito da UC de Criminologia e Vitimologia.

- No âmbito do 2º ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde, com o objetivo de proporcionar aos alunos o contacto com clientes reais (ensino) e com o paradigma de investigação designado como Change Process Research (CPR) (investigação), serão realizadas pelos alunos, no âmbito da UC Consulta Psicológica I, consultas de follow-up (Client Change Interview, CCI) aos clientes que estiveram em acompanhamento na Clínica Pedagógica de Psicologia (CPP), sendo essas entrevistas posteriormente transcritas

- No âmbito do 2º ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde, Projetos de investigação:

- “Bem-estar psicológico de adultos: Avaliação e promoção”

- “Desenvolvimento de cartas associativas com recurso à fotografia”

- "Os Nós e os Laços: Fatores de risco parental nos problemas de internalização e externalização", a desenvolver na CPP

- "PAPIS: Promoção de Competências Parentais", a desenvolver na CPP - “Avaliação do processo psicoterapêutico na CPP”, a desenvolver na CPP - “A experiência do estágio curricular em Psicologia”, a desenvolver na CPP

(8)

- No âmbito da UC Psicologia da Doença Crónica e Terminal, convidar uma das nossas psicólogas júniores (OPP), Dr.ª Marlene Ferreira, para partilhar a experiência de estágio numa unidade de saúde e a sua experiência atual na CPP.

- No âmbito da UC Psicologia da Doença Crónica e Terminal, convidar a Prof. Doutora Ana Soares, para partilhar o seu trabalho de terreno em contexto escolar e de investigação/intervenção ecológica, inspirada na Psicologia Positiva, para a promoção da saúde e prevenção de comportamentos de risco em adolescentes.

- V Fórum Internacional Violência e Crime (fevereiro 2019).

- III OPVC International Congress – Justice, (In)Security and Mediatization (abril 2019).

- Dia (R)Evolucionário da Psicologia pelo Núcleo de Psicologia da UFP (abril 2019).

- Cycle of Humanitarian Lectures - 4 outubro 2018: Cycle of Humanitarian Lectures sobre “Disaster Management and Climate Change — Adaptation in Development Perspective”, com a participação do Professor Álvaro Campelo e Doutor Muhibuddin Usamah.

- Palestra “United Nations - A Brief Overview” - 18 outubro 2018: “United Nations - A Brief Overview”, com o convidado Ricardo Rodrigues Freitas, Administrative Officer with the Conference Management Unit of the United Nations Economic and Social Commission for Asia and the Pacific, based in Bangkok, Thailand.

- Cycle of Humanitarian Lectures - 25 outubro 2018: Cycle of Humanitarian Lectures sobre “Refugees and humanitarian action – the case of Palestine”, com a participação da antiga aluna Sónia Fernandes, dirigente da ONGD Pista Mágica, Porto, e do Professor Ali Haj Mohamed (igualmente docente na Al- Quds University, Jerusalém).


- Palestra “Volunteer Management” - 29 novembro 2018: Palestra “Volunteer Management”, com o convidado Rick Lynch.

- NQCi XXI – Tema I - 23 julho 2019: Palestra internacional “Novas questões da Cooperação no século XXI – NQCi XXI — Tema I: A Partilha dos Saberes em Língua Portuguesa”, com a participação de cinco convidados, incluindo o Professor Candido Alberto Gomes, fundador da Cátedra UNESCO 812.

(9)

No âmbito do 3º ciclo em Ciências da Informação:

- Dia de Jornalismo e Estudos Mediáticos - 2.ª edição, 19 de julho 2019 - Evento Especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação PhD CI – SiTEGI - 12 e 19 de Julho de 2019

Os eventos tem como objetivo a partilha de conhecimento e experiências entre os diferentes intervenientes, no contexto de um projeto de doutoramento.

Extensão Comunitária

- Participação dos alunos do 1º ciclo em Psicologia em atividades de avaliação de crianças dos 2 aos 3 anos na Creche Pessoainhas (Maio/Junho).

- Comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental (10 de Outubro) no âmbito da UC Psicologia Clínica e da Saúde.

- No âmbito do 2º ciclo em Psicologia da Justiça, ações de sensibilização em escolas com o Programa Escola Segura do Comando Metropolitano do Porto (janeiro 2019).

Gestão

- Preparação dos Guiões de Autoavaliação de 10 ciclos de estudos a submeter à A3ES, em articulação com a Comissão interna de Autoavaliação, até 28 dezembro 2018:

- Solicitação de informação aos docentes, designadamente publicações, participação em conferência, integração em Centros de Investigação, Projetos

(10)

- Reuniões mensais do Conselho de Direção da FCHS sobre questões relevantes de funcionamento da Faculdade e orientações estratégicas da Reitoria.

- Organização, dinamização e coordenação de atividades de Orientação Vocacional no stand Orientação, na Qualifica 2018 (convite endereçado à UFP pela organização da Qualifica); ciclos de estudos em Psicologia, conjuntamente com o GCI e com o Núcleo de Psicologia.

Referências

Documentos relacionados

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

Os valores em percentagem de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, foram inferiores ou próximos dos normais (61-90) para a época em todo

São muitos os problemas ambientais causados pelo crescimento urbano, o poder público não acompanha esse crescimento com investimentos em obras de infraestrutura, são ocupados

Para Tagiuri; Davis (1996), uma empresa familiar se dá quando membros da família controlam a direção do negócio em cargos gerenciais ou direito de propriedade;

Na nossa coorte observamos, entre os 16 indivíduos submetidos à antibioticoprofilaxia estendida no pós-operatório e os 15 que só receberam antibiótico durante a cirurgia, um caso

A dose de propofol de 20 mg/kg que foi testada é recomendada para procedimentos clínicos e coletas de amostras biológicas em Lithobates catesbeianus, visto que

A psicanálise foi acusada de normatizadora (FOUCAULT, 1996) por haver mantido o modelo familiar burguês nuclear como o centro de sua teoria como é manifestado

PÁGINA 03 • Observações de Segurança • Especificações Técnicas • Características Técnicas PÁGINA 04 • Caixa Central • Roda Reguladora de Altura • Conjunto Deslizador