• Nenhum resultado encontrado

HOJE É O DIA DA BÍBLIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "HOJE É O DIA DA BÍBLIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIstoé VIda

www.cristoevida.com

Ano XXIV - nº 918 • Fortaleza, 9 de dezembrode 2012

HOJE É O DIA DA BÍBLIA

- Pr. José Nogueira -

O Pr. Harold Gilmer, diretor-executivo da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, escreveu sobre a inspiração verbal- plenária das Escrituras, utilizando Jeremias 26:2 (“Assim diz o SENHOR . . . todas as palavras que te mandei que lhes dissesses; não omitas nenhuma palavra”).

Nenhum diretor das megas sociedades bíblicas poderia defender tal tese, pois não creem que as palavras da Bíblia são inspiradas (inspiração verbal) e que tudo na Bíblia – de Gênesis1 a Apocalipse 22 – é igualmente Palavra de Deus (inspiração plenária). A inspiração verbal-plenária vem da própria Escritura, como diz Jeremias 26:2, em que Deus ressalta a imprescindibilidade de cada um dos vocábulos.

Como a Bíblia é a Palavra de Deus, cada palavra, cada letra, e toda construção gramatical são importantes e essenciais.

O Pr. Harold Gilmer explicou o motivo da Revelação Escrita ser perfeita:

“Inspiração é o homem escrevendo o que Deus revelou.

Em 2 Timóteo 3:16 lemos que “Toda a Escritura é divinamente inspirada . . .”. A palavra em grego traduzida como Escritura nesta passagem é a palavra graphe, de onde vem a palavra grafia, ou escrita. Já a palavra grega traduzida como inspirada nesta passagem é a palavra theopneustos, que é composta por duas palavras: theo, que traduzida é Deus, e pneustos, que traduzida é sopro. Portanto, theopneustos literalmente quer dizer “sopro de Deus”.

(2)

Podemos dizer então que tudo o que foi “escrito” (as Escrituras) foi dado pelo “sopro de Deus”. Portanto, o que Deus

“soprou” foram palavras (graphe).”

Por isso, cada palavra da Bíblia é vital, pois por meio de cada uma é que são formadas as frases e os períodos. Tudo é essencial, porque vem de Deus.

Fico triste quando leio conservadores escrevendo teses que praticamente desfazem da inspiração verbal-plenária. Li recentemente uma tese em que o autor diz que Mateus 5:18 não se aplica à preservação da Bíblia (“Até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido”).

Quando estudamos Bibliologia (a Doutrina da Bíblia), nos deparamos com Gálatas 3:16, em que o apóstolo Paulo baseia uma doutrina com o argumento de uma única letra: “As promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.” O singular e o plural eram importantes para Paulo, pois cada palavra foi inspirada por Deus. Sabemos que o SENHOR deu a Sua Palavra, de forma perfeita e inerrante, por isso ela é “. . . proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Timóteo 3:16b).

Convém hoje estudarmos a Doutrina da Preservação das Escrituras. Pois, se Deus fez com que a Sua Palavra fosse escrita de forma pura, mas se essa Palavra foi corrompida através dos séculos, logo concluiremos que o projeto de Deus em dar Sua Palavra aos homens fracassou. Isto não seria uma insensatez?

O SENHOR escrever de forma infalível e deixar que ela fosse adulterada e perdida através dos séculos. Lamentavelmente é isto que alguns seminários e professores conservadores estão ensinando aos futuros pastores.

Mas, o que é a Doutrina da Preservação das Escrituras?

Vou para minha Bíblia e leio: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.”

(Apocalipse 22:18-19).

Creio em Jesus e no que Ele ensinou ao dizer: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”

(Mateus 24:35). As palavras de Jesus são comprovadas por dados históricos, pois mesmo que não haja mais os originais (autógrafos), o Senhor preservou mais de cinco mil manuscritos que são basicamente idênticos (Textos Bizantinos). Da compilação desses manuscritos foi feito o conhecido Textus Receptus [TR], que foi usado pela Igreja durante quase dois mil anos – foi o texto Grego do Novo Testamento que os reformadores usaram a partir do Século XVI para a tradução da Bíblia nos principais idiomas, e também pelos grandes missionários do Século XIX (William Carey, Hudson Taylor, etc.).

(3)

3 Você já ouviu falar que entre todas essas milhares de cópias as diferenças entre elas chegam no máximo a 2%, e que tais diferenças se restringem à ortografia de algumas palavras? Sim, isto é verdade, e essas poucas e insignificantes diferenças não afetam o sentido e muito menos qualquer doutrina bíblica. Mas, isto é verdade no que se refere aos mais de cinco mil manuscritos bizantinos.

Contudo, Wescott e Hort rejeitaram esses manuscritos e baseando em dois tipos de manuscritos (o Sinaítico e o Vaticano), criaram, em 1881, um novo texto Grego através do estudo comparativo desses dois manuscritos. Surgiu o Texto Crítico (TC).

Mas, quais os problemas desse Texto Grego? 1) Basearam- se fundamentalmente em dois textos antigos – e que há entre esses dois manuscritos mais de três mil diferenças (!). 2) Esses manuscritos estiveram um no lixeiro de mosteiro no Sinai, e outro largado e esquecido na Biblioteca do Vaticano. 3) Nem eles nem suas pouquíssimas cópias foram usados pelos cristãos do Século II até o final do Século XIX. 4) Esses dois manuscritos têm erros grosseiros e correções nas margens, evidenciando que foram materiais copiados de péssima qualidade e até com más intenções, por isso foram rejeitados e ignorados por tantos séculos. Por exemplo: os dois não têm Marcos 16:9-20. Todos os manuscritos bizantinos têm. Quem está certo? Os chamados pais apostólicos (como Irineu e Hipólito, do Século II) citaram esse trecho em suas obras de defesa da fé.

Mas, alguns “estudiosos” e “modernos” conservadores dizem que não tem importância se alguém usar o Novo Testamento baseado no Texto Receptus ou no Texto Crítico. Será que tais

“eruditos” não sabem que entre o Texto Receptus e o Crítico há mais de 5.337 diferenças?

Ora, se o Texto Crítico estiver certo, e como ele é obra do fim do Século XIX, então os cristãos passaram 1800 anos sem o Novo Testamento autêntico: Lutero, Calvino, Knox, e outros não conheceram o texto mais próximo do Novo Testamento.

Os grandes missionários dos Séculos XVIII e XIX traduziram para as línguas persas, indianas, chinesas, africanas, um Novo Testamento corrompido. E todas aquelas gerações morreram sem conhecer o mais aproximado texto grego do Novo Testamento. E o que é pior: Deus falhou em preservar a Sua Palavra através dos séculos. Ele preservou a Sua igreja, mas fracassou em preservar Sua Palavra.

Contudo, amados irmãos, Deus preservou, sim, a Sua Igreja (dos Séculos I ao XXI sempre houve crentes, mesmo sendo perseguidos, torturados, ignorados ou assassinados), e também sempre esteve a Palavra de Deus (pura) testemunhando do Caminho, preservada por todos os séculos, tanto o Antigo como o Novo Testamento, pois a promessa de Jesus, em Mateus 24:35, é fiel!

(4)

Continuo mesmo sozinho, ou quase, a recomendar que crentes não desperdicem seu tempo com redes sociais.

Temos tempo tão curto, e a seara é tão grande, e há tanto o que fazer – como deixar derramar nosso precioso tempo com algo que prejudica, é usado como fofoca, cria problemas com as postagens, expõe vida para pessoas às vezes mal-intencionadas, é alvo de estudo de universidades que comprovam dos malefícios pessoais, além de tomar o tempo que seria usado para Deus, para a família, para o crescimento pessoal, para servir na igreja, etc.?

Eu sou um simples pastor, utilizo meu tempo para Deus, para minha família e para servir ao Senhor em Sua igreja (tenho estudos bíblicos para minha própria edificação, tempo de oração, mensagens bíblicas para preparar e entregar, livros edificantes para ler, correspondência para atualizar, aconselhamentos pessoais, discipulados, evangelismo, conferências, etc.). Embora eu procure remir meu tempo (Efésios 5:16) falta-me ainda tempo para tantas outras coisas importantes. Como eu poderia perder tempo com postagens inúteis e a bisbilhotar a vida dos outros?

Há bem pouco tempo as ações do Face caíram nas Bolsas de Valores. Motivo: as empresas deixaram de anunciar no Facebook ao perceberem que os adeptos do Face, apesar de muitos, constituem um público sem futuro – passam horas na internet, não crescem, não têm dinheiro, não fazem cursos, não investem, etc.

Matéria da Folha de São Paulo:

Enquanto o Facebook tenta criar estratégias para ganhar dinheiro e a simpatia dos investidores, o mercado analisa com cautela os próximos passos de Mark Zuckerberg, seu fundador

e presidente-executivo, tentando descobrir se suas ações já chegaram ao fundo do poço...

Neste ano, a rede já apresentou cerca de dez novidades em suas ferramentas de anúncio, como levar para a plataforma móvel o polêmico recurso “histórias patrocinadas”, que faz com

que os cliques “gostei” dos usuários sejam transformados em propaganda, sem autorização...

Além disso, Zuckerberg também precisa mudar o costume de seus usuários. Uma pesquisa Reuters/Ipsos mostrou que quatro em cada cinco usuários nunca tinham comprado

produtos a partir de publicidade no site.

JOãO BAtIstA E O

FAcEBOOk (3)

(5)

5 escolabíblicadominical - ebd

As Declarações 1 a 4 estão explicadas nos Informissões 907, 913, 914 e 915.

Quinta Declaração

Não há na Bíblia Sagrada nenhuma contradição, por isso ao afirmar que:

1 – Cada crente recebe pelo menos um dom espiritual – 1 Coríntios 12:7;

2 – O Espírito Santo é quem concede os dons, conforme a Sua soberania; assim não é o crente que escolhe ou pede o que deseja ter – 1 Coríntios 12:7, 11e 18;

3 – O ensino claro de 1 Coríntios 12:8-10 estabelece que nenhum crente tinha todos os dons (talvez exceto os apóstolos) – ver também os vs. 29 e 30 em que “não” é a resposta para todas essas perguntas de retórica.

Então, se não é certo o crente querer e/ou pedir um dom, por que em 1 Coríntios 12:31e 14:1 e 39, estes versos deixa entender que o crente deve buscar os dons? Não seria uma contradição, dizer que o Espírito Santo concede soberanamente como Ele quer, e depois exortar o crente a procurar os dons?

“Portanto, procurai com zelo os melhores dons;

e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.”(1 Coríntios 12:31) Seria sim, se isto fosse o que realmente é dito nestes dois textos, mas não é, como veremos a seguir, pois NUNCA há contradição na Bíblia Sagrada.

O verbo “procurar”, em 1 Coríntios 12:31 e 14:1e 39, é “zeloute”. Este verbo, na Língua Grega, tem dois sentidos, um positivo e outro negativo.

No sentido positivo é: Cuidar, dar atenção, dedicar, zelar, como em 2 Coríntios 11:2. No sentido negativo: cobiçar, querer de forma obcecada, invejar, ter ciúme, etc. (vejamos como é usado negativamente em Atos 7:9 e Tiago 4:2; e Paulo usou no sentido negativo em 1 Coríntios 13:4 ). Pergunta 1: Paulo usou “zeloute” no sentido positivo ou negativo?

Resposta: Claro que foi no sentido positivo, pois ele estava exortando a fazer uma ação. Ele estava ordenando a que se praticasse o que descreve o verbo.

Pergunta 2: Qual é o sentido de “zeloute” em 1 Coríntios 12:31 e 14:1 e 39?

Resposta: É óbvio que significa cuidar, dar atenção, dedicar, zelar.

Ou seja, Paulo estava exortando para que os crentes tratassem com muito cuidado e seriedade a questão dos dons (como nós estamos fazendo aqui!).

Pergunta 3: E se Paulo quisesse recomendar que os dons fossem procurados ou buscados pelos crentes, que verbo Paulo usaria?

Resposta: Ele usaria o verbo “zeteite”, que tem o sentido de buscar, procurar, querer, desejar, sempre no sentido positivo, como em 1 Coríntios 1:22; 10:24, 33; 13:5, etc. 2 Coríntios 12:14.

Resumindo: O verbo “zelow” quando usado no sentido positivo não quer dizer procurar ou buscar, mas significa ter zelo, respeito, cuidado.

Foi isso que Paulo expressou em 1 Coríntios 12:31 e 14:1 e 39. Se Paulo quisesse mandar que eles realmente procurassem ou buscassem dons, ele teria usado “zetew” que foi usado pelo menos 20 vezes em suas epístolas. Nunca Paulo usou o verbo “zelow” no sentido de buscar algo legitimamente. Em seus 10 usos desse verbo, Paulo usou no sentido de zelar (ter zelo) ou de cobiçar (desejar de forma errada, lascivamente).

Concluindo: Não há contradição na Bíblia. Os dons são dados pela soberania de Deus, não cabe ao crente pedir um dom, mas receber e buscar crescer nele com zelo.

cINcO DEcLARAÇÕEs tEOLÓGIcAs sOBRE Os DONs

PARtE V – DEcLARAÇãO 5 - PR. JOsÉ NOGuEIRA

(6)

RETIRO DO MINISTÉRIO DORCAS DIA DA BÍBLIA

AGENDA DA IGREJA

DEZEMBRO

12 (quarta-feira) – 19 h: Culto de Ações de Graça – 15 anos da Amanda 15 e 16 – Retiro Anual do Ministério Dorcas – Hotel Donana

15 (sábado) – 19 h: Mocidade – Eleição para Liderança 2013 22 (sábado) – 17:30 h: Reunião do Conselho da Igreja

19 h: Culto de Ações de Graça – Raquel Santos 23 (domingo) – Sem EBD: Preparativos para Cantata das Crianças

18 h: Cantata de Natal – Coral Infanto-Juvenil e Coral Cristo é Vida 29 (sábado) – 19 h: Confraternização da Mocidade

30 (domingo) – 9 h: Assembleia Geral da Igreja

31 (segunda-feira) – 21 horas: Vigília de Oração, Ceia do Senhor e Batismos.

LEITURA PARA CONSAGRAÇÃO - DEZEMBRO

09: Pr. José Nogueira; 16: Josiel e Lucy; 23: Alexandre e Ligy; 30: Aragão e Jane.

notas & notícias

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTOÉ VIDA Av. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira(9912-0017 e 8899-0476) Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP

Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

INFORMISSÕES

SARANDO FERIDAS

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas

enfermidades” Salmo 103:3-4 Um dia é muito pouco para se celebrar satisfatoriamente o Dia da Bíblia, por isso nós prosseguiremos no próximo domingo a ensinar sobre a importância da Bíblia. Não perca o raro documentário que exibiremos domingo à noite (dia 16) sobre a relevância da Bíblia nos séculos imediatos à Reforma Protestante, no Século XVI.

No Hotel Donana, dias 15 e 16 de dezembro. Taxa de 100 reais. Inscrições

com a irmã Valdenir .

Vamos continuar dedicando meia-hora por dia para ouvir e ler o Novo Testamento. Peça a Deus e persevere para que essa bênção seja de toda a sua família – Josué 24:15. Mais importante: lembre-se de 1 Timóteo 2:1 e João 15:5.

OUVIR E LER O N. T. EM 44 DIAS

Referências

Documentos relacionados

membros da banca examinadora: Prof. Alexandre Roberto Lunsqui, Profª

o hebraico e o grego, Almeida pode utilizar-se dos manuscritos dessas línguas, calçando sua tradução na chamado “Textus Receptus” (texto grego que dominou o campo de estudo do

Sanctum et terríbile nomen iustítia eius manet in sæculum eius: * inítium sapiéntiæ timor sæculi: * cornu eius

1 1 FELIPE LEGARREA ITAPEMA SC HOTEL PLAZA ITAPEMA/RESTAURANTE ALBERTOS/PREFEIT... 1 45 RICARDO ODIR RAMOS PALHOÇA SC ELÉTRIKAR/

2016 INAIRA GABRIELA SILVA COSTA ODONTOLOGIA PARIPIRANGA ESTÁGIO SUPERVISIONADO (SAÚDE COLETIVA) TITO MARCEL LIMA SANTOS

Quando recebeu a missão de conduzir a Doutrina aqui na Terra, Tia Neiva se preocupou com a ação dos exus, e decidiu dar um passo perigoso, partindo em busca de cada um deles,

segundos para dar partida novamente (operação contínua do motor por um longo período de tempo, causará um enorme consumo de energia da bateria e há possibilidade de queimar

MÉTODOS: Para o desenvolvimento deste sistema, implementou-se 16 características no domínio do tempo e 10 características no domínio da frequência na linguagem de