• Nenhum resultado encontrado

Filipe Miguel Pereira Vicente Nº 2011424 6º Ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Filipe Miguel Pereira Vicente Nº 2011424 6º Ano"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Filipe Miguel Pereira Vicente

Nº 2011424

6º Ano

2016/2017

Relatório Final de

Estágio

(2)

Filipe Miguel Pereira Vicente Nº 2011424 2016/2017

Índice

I. Introdução ... 1

II. Corpo de Trabalho ... 1

Saúde Mental ... 1

Medicina Geral e Familiar ... 2

Pediatria ... 3

Ginecologia e Obstetrícia ... 4

Cirurgia ... 5

Medicina ... 6

Estágio Clínico Opcional Medicina Física e Reabilitação ... 6

Atividades Extracurriculares ... 7

III. Reflexão Crítica Final ... 7

(3)

Filipe Miguel Pereira Vicente Nº 2011424 2016/2017

I

Introdução

No presente relatório, tenho o objetivo de descrever, de forma sucinta e organizada, as atividades que desenvolvi durante o estágio profissionalizante do sexto ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Nova de Lisboa. Este decorreu entre 12 de setembro de 2016 e 19 de maio de 2017. Realizei ainda um estágio clínico opcional que embora não faça parte integrante do estágio profissionalizante, incluo neste relatório.

O presente relatório encontra-se estruturado em quatro partes distintas. A primeira parte corresponde à Introdução. Na segunda parte, no Corpo de Trabalho, apresento uma síntese com os elementos que considero representativos em cada estágio que realizei. Na terceira parte do relatório, elaboro a minha Reflexão Crítica Final. Finalmente, nos Anexos, incluo algumas atividades extracurriculares em que estive presente durante o último ano.

Este ano representa a transição do aluno da formação pré-graduada para a atividade clínica, razão pela qual considero de grande importância a aquisição de algumas competências fulcrais que explicito nos seguintes objetivos gerais: integração e consolidação de conhecimentos, treino da capacidade de raciocínio clínico, incremento progressivo da autonomia e responsabilidade, treino da capacidade de estabelecer uma relação médico-doente apropriada, aquisição de dados e experiência que sejam relevantes na decisão de escolha da especialidade.

II - Corpo de Trabalho

O estágio profissionalizante incluiu 6 estágios parcelares. Nesta parte integrante do presente relatório procurarei explicitar os elementos que considero mais representativos em cada estágio. Incluo a descrição sucinta relativa ao estágio clínico opcional que realizei no âmbito da Unidade

Curricular “Estágios Clínicos Opcionais”.

Saúde Mental:

Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca

Equipa Comunitária de

Psiquiatria de Queluz

Data: 12 de setembro a 7 de outubro de 2016 (duração de 4 semanas)

Regente: Prof. Doutor Miguel Xavier Tutora: Dr.ª Susana Jorge

(4)

Filipe Miguel Pereira Vicente Nº 2011424 2016/2017 Este estágio incluiu dois dias de seminários teórico-práticos, nos quais foram abordadas situações clínicas do foro psiquiátrico comuns em contexto de serviço de urgência. No restante estágio prático, maioritariamente acompanhei a Dr.ª Susana Jorge na consulta externa da Equipa Comunitária de Psiquiatria de Queluz, unidade esta que faz parte do serviço de Psiquiatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca. Estive também presente nas reuniões multidisciplinares da Equipa Comunitária e numa reunião multidisciplinar do Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria. Participei ainda em 5 visitas domiciliárias e frequentei o Serviço de Urgência do hospital anteriormente referido.

Durante este estágio, tive a oportunidade de ver em consulta um total de 56 doentes, com patologia psiquiátrica variada, como perturbação bipolar, depressão major, esquizofrenia, perturbação esquizoafetiva, perturbação delirante, perturbação da personalidade borderline, perturbação aditiva,

perturbação depressiva recorrente, distimia e perturbação de ansiedade generalizada. Nas visitas domiciliárias, verifiquei a importância que a vertente social apresenta, nomeadamente ao nível da rede familiar de suporte. No serviço de urgência, contactei com várias situações enriquecedoras ao nível da minha aprendizagem, das quais destaco episódio maníaco com sintomas psicóticos em doente com perturbação bipolar tipo I e tentativa de suicídio através de intoxicação medicamentosa voluntária. Este contacto com tão diversificada patologia do foro psiquiátrico, em conjunto com a elaboração de uma história clínica, permitiu-me consolidar conhecimentos básicos para a realização de uma correta história psiquiátrica, verificar e treinar o estabelecimento e manutenção de uma boa relação médico-doente e ainda aprender algumas noções relacionadas com o manejo terapêutico efetuado. Ao estar integrado numa equipa comunitária, apercebi-me das vantagens que a proximidade proporciona ao doente psiquiátrico e ao controlo da sua patologia.

Medicina Geral e Familiar:

USF Santa Cruz

Data: 10 de outubro a 04 de novembro de 2016 (duração de 4 semanas)

Regente: Prof.ª Doutora Isabel Santos Tutora: Dr.ª Bruna Martinho

Neste estágio realizado na USF Santa Cruz, tive a oportunidade de assistir e participar em diferentes tipos de consultas realizados no âmbito dos cuidados de saúde primários. Participei em 68 consultas de Saúde de Adultos, incluindo as consultas de vigilância de Diabetes e de Hipertensão Arterial, 26 consultas de Doença Aguda, 16 consultas de Planeamento Familiar, 15 consultas de

(5)

Filipe Miguel Pereira Vicente Nº 2011424 2016/2017 Vigilância de Saúde Infantil e Juvenil e 2 consultas de Vigilância de Saúde Materna. Assisti ainda a 21 atos da equipa de enfermagem e participei em 7 visitas domiciliárias. Contactei, de forma mais comum, com casos de doentes com mais de 65 anos e múltiplas comorbidades, com destaque para patologia do foro cardiovascular, respiratório, osteoarticular e psiquiátrico. Durante o estágio, pude colaborar na realização da consulta através da colheita de anamnese, realização de exame objetivo, interpretação de meios complementares de diagnóstico, elaboração e priorização dos problemas dos doentes com respetivas propostas terapêuticas. Através deste contacto, consegui melhorar aptidões ao nível da abordagem da pessoa como um todo, enquadrando o doente no seu contexto bio-psico-social.

Com este estágio, consegui atingir vários objetivos, nomeadamente familiarizei-me com os programas de rastreio e programas de Saúde Infantil e Juvenil, Planeamento Familiar e Saúde Materna. Por outro lado, apreendi muitos dados das Normas de Orientação Clínica da Direção Geral de Saúde. Por fim, consegui obter vários dados através da minha orientadora de estágio e de médicos internos sobre a especialidade de Medicina Geral e Familiar que me fizeram ponderar esta escolha no futuro. Em termos formativos, realizei e discuti o Diário do Exercício Orientado.

Pediatria:

Hospital Dona Estefânia

Data: 07 de novembro a 02 de dezembro de 2016 (duração de 4 semanas)

Regente: Prof. Doutor Luís Varandas Tutora: Dr.ª Ana Casimiro

Neste estágio de Pediatria, tive a oportunidade de participar em diversas atividades, nomeadamente Internamento e Consulta de Pediatria Médica, Serviço de Urgência, Aulas teórico-práticas e Consulta de Imunoalergologia. Assisti ainda às Sessões Clínicas do Hospital, realizei uma história clínica e apresentei, em conjunto com três colegas, um trabalho intitulado “Programa Nacional de Vacinação: evolução e contexto europeu e dos PALOP”.

Ao longo de todo o estágio, acompanhei a Dr.ª Ana Casimiro na sua atividade hospitalar, o que me permitiu um extraordinário contacto com patologia do foro da pneumologia, área a que se dedica. Neste âmbito, realizei uma história clínica de um doente com Neurofibromatose tipo I, contactando ainda com casos de atrofia muscular espinhal tipo I e tipo II, escoliose congénita grave, défice de alfa-1 antitripsina, distrofia muscular progressiva e Doença de Behçet. Assim, tive a oportunidade de ver vários casos em que houve necessidade de iniciar ventilação não invasiva, o que me permitiu ganhar

(6)

Filipe Miguel Pereira Vicente Nº 2011424 2016/2017 alguns conhecimentos nesta área e perceber a complexidade da sua instituição em doentes crónicos com patologia respiratória grave. No Serviço de Urgência, contactei com variada patologia frequente em idade pediátrica, destacando casos de amigdalite bacteriana, rinofaringite aguda, gastroenterite aguda, infeção urinária, conjuntivite viral, varicela, traumatismo craniano e escabiose. Tive a oportunidade de ser um elemento ativo na colheita de anamnese, elaboração do exame objetivo, discussão de hipóteses diagnósticas e plano terapêutico. Como já referido anteriormente, este estágio teve uma componente relacionada com a Imunoalergologia. Participei em duas aulas teórico-práticas

cujos temas foram “Terapêutica inalada na asma” e “Anafilaxia”. Consegui também assistir a consultas

neste âmbito e ver a realização de testes cutâneos.

Ginecologia e Obstetrícia:

Hospital Vila Franca de Xira

Data: 05 de dezembro de 2016 a 13 de janeiro de 2017 (duração de 4 semanas)

Regente: Prof.ª Doutora Teresa Ventura Tutoras: Dr.ª Andreia Relva e Dr.ª Luciana Patrício

Neste estágio, participei no trabalho realizado em diversas vertentes da especialidade, nomeadamente Consulta de Gravidez de Alto Risco, Consulta de Ginecologia Oncológica, Bloco Operatório, Histeroscopia, Ecografia Obstétrica e Ginecológica e Serviço de Urgência.

Na Consulta de Gravidez de Alto Risco, destaco o contacto com as seguintes patologias/complicações em grávidas: Diabetes gestacional, heterozigotia do Fator V Leiden, Psoríase, Imunossupressão, Doença Poliquística Renal autossómica dominante e Hipotiroidismo. Nestas consultas, observei e participei na anamnese, realização do exame objetivo e preenchimento do Boletim de Saúde da Grávida. Neste âmbito, consegui consolidar conhecimentos adquiridos no quarto ano relativamente à vigilância da gravidez normal e de alto risco. Na Consulta de Ginecologia Oncológica, destaco casos de seguimento de cancro de mama com necessidade de hormonoterapia, hemorragia pós-menopausa de etiologia a esclarecer, tumor borderline seroso do ovário, seguimento após gravidez tubária com rutura e necessidade de salpingectomia. No Bloco Operatório, assisti à realização de uma histerectomia total, sem anexectomia, por laparotomia; uma miomectomia por laparotomia e uma laqueação tubária bilateral por via laparoscópica. No Serviço de Urgência, assisti e auxiliei na colheita de dados da história clínica e na realização do exame objetivo. Constatei quais

(7)

Filipe Miguel Pereira Vicente Nº 2011424 2016/2017 os principais critérios que levam a determinar alta clínica ou, por outro lado, o internamento da doente ginecológica/obstétrica urgente. Dos casos observados, destaco vaginose bacteriana, DIU mal posicionado, deiscência de sutura de cesariana, candidíase vaginal, grávida de 38 semanas com sensação de diminuição dos movimentos fetais. Observei também mulheres em término de gravidez que recorreram à urgência por contrações. Presenciei a realização de duas cesarianas e dois partos eutócicos. Em termos formativos, apresentei, em conjunto com duas colegas, um trabalho sobre o

tema “Exercício físico na gravidez e no pós-parto”.

Cirurgia:

Hospital Beatriz Ângelo

Data: 23 de janeiro a 17 de março de 2017 (duração de 8 semanas)

Regente: Prof. Doutor Rui Maio Tutor: Dr. Diogo Albergaria

Este estágio foi constituído por uma semana de aulas teóricas e teórico-práticas, a qual incluiu o curso TEAM, quatro semanas no serviço de Cirurgia Geral, duas semanas no serviço de Gastroenterologia (opcional) e uma semana no serviço de Urgência Geral.

Nas quatro semanas em que acompanhei o Dr. Diogo Albergaria, tive a oportunidade de ir ao Bloco Operatório em diversas ocasiões, o que foi muito útil. Tive a oportunidade de treinar a preparação individual para o ato cirúrgico e constatar vários procedimentos pré-operatórios como o posicionamento adequado do doente, algaliação, colocação de acessos venosos e técnicas anestésicas. Neste âmbito, presenciei 8 hernioplastias inguinais, 3 colecistectomias por via laparoscópica, 1 herniorrafia umbilical, 1 hernioplastia crural, 1 apendicectomia por laparotomia, 1 encerramento de ileostomia, 1 colectomia total por laparotomia, 1 resseção anterior do reto com ileostomia de proteção e 1 excisão de sinus pilonidal, tendo participado em quatro destas cirurgias. Em ambiente de enfermaria, consegui praticar a realização do exame objetivo e acompanhar a evolução diária dos doentes da equipa, o que me permitiu compreender o que é expectável num pós-operatório e saber reconhecer sinais de alarme. Na Consulta Externa, contactei com variada patologia do foro cirúrgico, destacando, pela frequência, casos de hérnia inguinal, hérnia umbilical, quisto sebáceo, litíase vesicular e hemorroidas. Por outro lado, no âmbito dos doentes observados em contexto de urgência, destaco casos de apendicite aguda, lesão do baço com indicação para tratamento conservador e doente com colite ulcerosa grave refratária à terapêutica médica. Realço

(8)

Filipe Miguel Pereira Vicente Nº 2011424 2016/2017 que a variada patologia cirúrgica observada durante o estágio me permitiu relembrar muitas vezes os conhecimentos adquiridos no 3ºano do curso.

Na opcional Gastroenterologia, consegui ver a realização de endoscopias digestivas altas, colonoscopias e uma CPRE. Ao nível de doentes vistos em Consulta, destaco casos de RGE, cirrose hepática, colite ulcerosa, doença de Crohn e síndrome do cólon irritável.

No Mini Congresso de Cirurgia, apresentei, em conjunto com uma colega, um caso clínico intitulado

“Colite Ulcerosa: Quando a cirurgia é a solução”. Neste, apresentei o caso de um doente com colite

ulcerosa grave refratária à terapêutica médica sujeito a colectomia total por laparotomia.

Medicina:

Hospital Curry Cabral

Data: 20 de março a 19 de maio de 2017 (duração de 8 semanas)

Regente: Prof. Doutor Fernando Nolasco Tutora: Dr.ª Catarina Pereira

Neste estágio tive a oportunidade de integrar uma equipa, participando em diversas atividades no âmbito das valências do serviço, com particular destaque para o trabalho de enfermaria. Foi-me dada relativa autonomia, tendo à minha responsabilidade, tutorado por uma assistente, uma média de dois doentes por dia. Assim, nas atividades desenvolvidas, destaco a observação clínica diária dos doentes, com colheita de história clínica, realização de exame objetivo, realização de notas de entrada, notas de alta e diários clínicos. No âmbito do trabalho de enfermaria, realizei ainda punções arteriais e uma punção venosa. Observei a realização de uma paracentese. Treinei ainda competências relacionadas com a comunicação com o doente e respetivos familiares, tendo transmitido aos mesmos questões relacionadas com o diagnóstico, evolução clínica, exames efetuados e terapêutica. Dos vários motivos que levaram ao internamento dos doentes observados, destaco pneumonia adquirida na comunidade, ICC descompensada, infeções do trato urinário e acidentes vasculares cerebrais. No Serviço de Urgência contactei com diversos casos, dos quais dou relevo a tromboembolismo pulmonar, edema agudo do pulmão e pneumonia lobar.

Durante o estágio, participei nos Seminários e nas Aulas teórico-práticas. Realizei uma história clínica que discuti com o Diretor de Serviço, Dr. António Panarra, e com a minha orientadora de

estágio. Apresentei, em conjunto com três colegas, uma revisão sobre o tema “Icterícia”.

Estágio Clínico Opcional:

Medicina Física e Reabilitação

HVFX

(9)

Filipe Miguel Pereira Vicente Nº 2011424 2016/2017

Data: 22 de maio a 2 de junho 2017 (duração de 2 semanas)

Tutoras: Dr.ª Cristina Noronha e Dr.ª Sofia Cláudio

Apesar do estágio clínico opcional em Medicina Física e Reabilitação não fazer parte integrante do estágio profissionalizante, apresento-o neste relatório final pela importância que teve na minha formação. Assisti a consultas de reabilitação músculo-esquelética, reabilitação do pavimento pélvico, reabilitação respiratória e reabilitação pediátrica. Contactei com várias vertentes da fisioterapia. Fiquei a conhecer melhor a abrangência da especialidade, percebendo a sua utilidade e os casos em que a referenciação pode ser útil para o doente.

Atividades extracurriculares

Ao longo do estágio profissionalizante, assisti às sessões: IV Jornadas do HVFX e ACES Estuário

do Tejo com o tema “O Sono”; Workshop com o tema “Síndrome de Apneia do Sono” no âmbito das

IV Jornadas de Saúde do HVFX e ACES Estuário do Tejo; Reunião “O Registo Oncológico como Promotor da Qualidade Assistencial” e Workshop “Pain Education” da Fundação Grunenthal.

III

Reflexão Crítica Final

O estágio profissionalizante do 6º ano do MIM assume-se como um elemento fulcral na preparação para o exercício da prática clínica. Funciona como um ano que possibilita a maturação de conhecimentos e ganho de experiência em áreas de grande importância formativa para qualquer futuro médico, independentemente da especialidade que venha a exercer. Durante o último ano, encarei todos os estágios com uma grande expectativa de aprendizagem e participação nas atividades dos serviços. Tentei sempre aproveitar ao máximo tudo o que os estágios tinham para me oferecer, apesar de ter sempre uma preocupação presente com a necessidade de estudar para a Prova de Seriação. Em todos eles, procurei sempre contribuir para o bom funcionamento dos serviços em que estava inserido, em tudo o que me era pedido.

De forma geral, penso que os objetivos pessoais e específicos dos estágios foram integralmente cumpridos. Para tal, muito contribuíram todos os médicos que tive como meus tutores, os quais sempre se preocuparam com a utilidade dos estágios na minha formação académica. Por outro lado, impulsionaram a minha progressiva autonomia e responsabilidade, o que permitiu que aproveitasse melhor o que os estágios tinham para oferecer. O estágio de Saúde Mental, embora

(10)

Filipe Miguel Pereira Vicente Nº 2011424 2016/2017 predominantemente observacional, permitiu-me uma experiência de trabalho em equipa multidisciplinar e a maturação dos conhecimentos que tinha adquirido na Unidade Curricular de Psiquiatria do 5ºano. Por outro lado, permitiu-me treinar a capacidade de estabelecer uma boa relação médico-doente. No estágio de Medicina Geral e Familiar, participei em toda a tipologia de consultas que se realizam numa Unidade de Saúde Familiar. Familiarizei-me com os diversos Programas de Rastreio e Vigilância assim como com as muito úteis Normas de Orientação Clínica. No estágio de Pediatria, contactei com elevado número de doentes com patologia comum em idade pediátrica, tendo treinado a colheita de dados anamnésticos, realização de exame objetivo, discussão das hipóteses diagnósticas e possibilidades terapêuticas. Por outro lado, tendo em conta a elevada diferenciação do Hospital onde me encontrava, observei casos de doença crónica grave, nomeadamente com afeção do sistema respiratório. Em Ginecologia e Obstetrícia, maturei conhecimentos sobre a vigilância da gravidez normal e de alto risco. O mesmo aconteceu com conhecimentos da Ginecologia, em concreto com o diagnóstico e terapêutica das infeções ginecológicas mais comuns, por exemplo. No estágio de Cirurgia, aprendi a preparar-me corretamente para o ato cirúrgico e relembrei os conhecimentos de cirurgia geral que tinha apreendido no 3ºano. Realço como única lacuna ao nível deste estágio a ausência de treino adequado nas técnicas de pequena cirurgia mais comuns, o que aconteceu pelo elevado número de médicos internos e alunos presentes no serviço. Finalmente, no estágio de Medicina, trenei a colheita da anamnese e a execução do exame objetivo dirigido. Aprendi ainda a elaborar um diário clínico, uma nota de entrada e uma nota de alta. Todo o trabalho de enfermaria permitiu-me melhorar o raciocínio clínico e a compreensão da marcha diagnóstica e terapêutica a realizar em cada caso clínico.

Sinto que muitos dos conhecimentos que apreendi ao longo de todo o curso foram consolidados durante este estágio profissionalizante, o que faz com que encare com mais confiança os desafios profissionais do futuro, nomeadamente o ano comum e posteriormente o internato específico.

Termino, agradecendo a todos os regentes, docentes e orientadores de estágio pela boa organização dos estágios parcelares, por todos os conhecimentos transmitidos e por tão bem me terem recebido e integrado.

(11)

Filipe Miguel Pereira Vicente Nº 2011424 2016/2017

ANEXOS

(12)
(13)
(14)
(15)

Referências

Documentos relacionados

Efeito do DHA sobre o dano celular isquêmico: Apoptose neuronal, infiltração microglial e astrócitos reativos nas regiões corticais e subcorticais em ratos submetidos

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as

Estudo de caso (ações do coletivo Lupa) Questionários Quanto aos procedimentos Pesquisa Básica Quanto a Natureza Registros fotográficos Quanto ao método

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo

Na presente fase, foram distribuídas situações conflitivas no ensino de Física. Estas incluíam os detalhes básicos das leis de Newton, sem a pretensão de se

Não existe nenhuma “Realidade Quântica” concreta, os objetos e suas propriedades não têm valores definidos (não existem!) antes de serem medidos. • O ato de medir cria

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 

I interpret the difference in the estimates obtained when using ordinary least squares (in column (i)) and instrumental variables (in column (ii)) as indicative