• Nenhum resultado encontrado

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Ciências Médicas - NOVA Medical School | Universidade NOVA de Lisboa

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

6º ANO

Relatório Final de Estágio

Isabel Martins da Cruz

Nº 2011380 | Turma 5

(2)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

ÍNDICE

I. INTRODUÇÃO ... 2

II. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ... 2

1. Estágio Profissionalizante ... 2

1.1. Estágios Parcelares ... 2

1.1.1. Estágio Parcelar de Pediatria ... 2

1.1.2. Estágio Parcelar de Ginecologia-Obstetrícia ... 3

1.1.3. Estágio Parcelar de Saúde Mental ... 4

1.1.4. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar ... 5

1.1.5. Estágio Parcelar de Medicina ... 5

1.1.6. Estágio Parcelar de Cirurgia ... 6

2. Estágio Clínico Opcional- Pediatria ... 7

3. Elementos Valorativos ... 7

III. REFLEXÃO CRÍTICA ... 8

IV. ANEXOS ... 10

1. Organização dos Estágios Parcelares ... 10

2. Glossário ... 10

(3)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

I. INTRODUÇÃO

O Estágio Profissionalizante integra o Plano Curricular do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da NOVA Medical School. Este tem como objetivo estabelecer o elo entre a formação académica e o início do exercício profissional. Afigura-se um momento propício para a integração do aluno no contexto clínico, de forma a adquirir autonomia e trabalhar competências essenciais para a prática clínica. Desta forma é possível sedimentar o conhecimento adquirido no decorrer dos anos anteriores e desenvolver aptidões para uma melhor relação médico-doente.

O presente relatório tem como objetivo realizar uma suma do trabalho desenvolvido ao longo deste ano de formação e efetuar uma avaliação crítica do mesmo. Dessa forma o relatório encontra-se dividido em 4 partes: I. Introdução, II. Atividades Deencontra-senvolvidas, III. Reflexão Crítica e IV. Anexos. Na presente introdução menciono a importância do Estágio Profissionalizante e os objetivos gerais pelos quais regi a globalidade dos estágios. Nas Atividades Desenvolvidas contextualizo cada estágio, enumero objetivos específicos que pretendi alcançar em cada um e descrevo as atividades realizadas. Menciono ainda, nesta secção, elementos valorativos para a minha formação. Na Reflexão Crítica realizo um balanço deste ano, com base nas expectativas individuais, analiso o cumprimento dos objetivos e menciono aspetos a desenvolver no futuro. Em Anexos deixo os certificados de atividades formativas que considero relevantes na minha formação.

II. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1. Estágio Profissionalizante

O Estágio Profissionalizante tem como regente o Prof. Doutor Miguel Xavier. É constituído por 6 estágios parcelares- Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Medicina e Cirurgia- que decorreram em Unidades de Saúde associadas à Faculdade.

1.1. Estágios Parcelares

1.1.1. Estágio Parcelar de Pediatria

(4)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

Descrição: No início do estágio tinha como objetivos 1- conhecer como se processa o desenvolvimento adequado da criança, 2- realizar com autonomia a avaliação do doente de diferentes idades, visando o desenvolvimento motor, cognitivo e comportamental, 3- diagnosticar e conhecer os princípios gerais de atuação nas patologias mais comuns da criança e adolescente e 4- reconhecer sinais de alerta e saber guiar essas situações. Durante este estágio estive inserida na Equipa de Hematologia Pediátrica, participando nas atividades do internamento, Hospital de Dia e Consulta Externa. Ao longo das 4 semanas contactei também com o internamento de Pediatria Geral, UCERN1, Consulta CORDA2, Consulta de Endocrinologia e SU3. Assisti às Reuniões de Pediatria e às Sessões Clínicas. Neste estágio estavam inseridas duas aulas de Imunoalergologia e um dia de consulta desta especialidade, nas quais participei. Passei ainda uma manhã no Serviço de Cardiologia Pediátrica, no Hospital Santa Marta, em que pude contactar com pacientes em internamento e assistir à realização de ecocardiogramas. Quanto à componente formativa realizei a história clínica de uma adolescente, no SU, por dor abdominal e no Seminário Final realizei e apresentei, juntamente com o meu grupo, um trabalho com o tema “Infeção por C. difficile-

Diagnóstico e tratamento”.

1.1.2. Estágio Parcelar de Ginecologia-Obstetrícia

(5)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

entender os princípios da Colposcopia. Quanto a contacto com outras técnicas, assisti ainda, à realização de Ecografias Ginecológicas e de Histeroscopias. Na valência de Obstetrícia, no internamento, observei grávidas e puérperas, e elaborei, com orientação, várias notas de alta. Estive presente na consulta de Obstetrícia Geral e de Alto Risco, onde realizei gestos clínicos, como medição do fundo uterino. Assisti à realização de Ecografias Obstétricas dos três trimestres de gravidez e à realização de amniocentese. Estive também presente na consulta de IVG5. Em cada uma das semanas passei um dia no SU, tanto nos gabinetes de atendimento, como no Bloco de Partos. Neste contexto, assisti a partos via vaginal e participei na realização de cesarianas. Quanto à componente formativa, no seminário final dos alunos do 6º ano, apresentei em grupo o trabalho intitulado “Cancro do Ovário- Novas abordagens: Onionina A”.

1.1.3. Estágio Parcelar de Saúde Mental

(6)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

1.1.4. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar

Regente: Profª. Doutora Maria Isabel Santos. Tutor: Dr. João Marques Santos. Local: USF Oriente. Período: 5 a 16 Dezembro de 2016 e 2 a 13 de Janeiro de 2017 (4 semanas).

Descrição: Como expectativas tinha que o estágio de MGF proporcionasse uma visão global dos Cuidados de Saúde Primários e fosse uma oportunidade de ter contacto direto com as populações e com as suas necessidades. Desta forma procurei 1- participar nas diferentes consultas de MGF, 2- manusear situações de consulta e 3- desenvolver aptidões de comunicação. Durante o período de estágio contactei com as consultas de Saúde do Adulto, Consulta Aberta, Vigilância de Diabetes, Saúde Infantil e Juvenil, Saúde Materna e Planeamento Familiar. Estive também presente na consulta de enfermagem de Diabetes Mellitus. Considero ter tido uma participação ativa, já que conduzi consultas autonomamente, com posterior supervisão. Neste contexto realizei a colheita dos motivos de consulta e dados clínicos, efetuei o exame objetivo e propus e discuti com o meu tutor os MCD e terapêutica. Destaco a consulta de Planeamento Familiar, onde realizei autonomamente diversas citologias cervicais, no contexto de rastreio do cancro do colo do útero. Quanto à componente formativa, assisti a apresentações de trabalhos sobre: “ A utilização de antidepressivos”, “Urgências Oftalmológicas” e “Vigilância da gravidez”.

1.1.5. Estágio Parcelar de Medicina

Regente: Prof. Doutor Fernando Nolasco. Tutores: Dr. Augusto Ribeirinho e Dr. João Calado. Local: Hospital S. António dos Capuchos- Medicina 3. Período: 23 de Janeiro a 17 de Março de 2017 (8 semanas).

(7)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

teórica e uma sistematização sobre diversos temas.A maioria do período deste estágio foi passado na enfermaria de doentes do sexo masculino. Durante este período acompanhei a evolução clínica de 51 doentes. Observava diariamente 1 a 2 doentes, através da recolha das intercorrências, execução do exame objetivo, elaboração dos diários clínicos e requisição de análises. Após discussão com a equipa eram revistas as intercorrências e, se necessário, era revista a medicação e pedidos outros MCD. Na visita médica do Serviço, realizada semanalmente, apresentei o resumo clínico dos doentes que acompanhava. Quanto a procedimentos realizei gasimetrias, punções venosas e ECG’s e assisti à realização de técnicas invasivas, como colocação de CVC, toracocentese, paracentese e punção lombar. No que respeita à parte formativa assisti às sessões clínicas semanais e apresentei um trabalho para os médicos e alunos do serviço sobre “Abordagem

do Doente com Vertigem”, tendo assistido à apresentação dos trabalhos dos restantes colegas.

1.1.6. Estágio Parcelar de Cirurgia

Regente: Prof. Doutor Rui Maio. Tutor: Dr. Paulo Roquete. Local: Hospital da Luz. Período: 20 de Março a 06 de Abril e 17 de Abril a 19 de Maio de 2017 (8 semanas).

(8)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

Externa assisti à consulta de Cirurgia Geral e Consulta de Obesidade. Quanto à componente formativa assisti semanalmente às Sessões Clínicas e à Reunião Multidisciplinar de Tumores Gastrointestinais. No Congresso Final, que decorreu no Hospital Beatriz Ângelo, o meu grupo apresentou um caso clínico, com o tema “Fístula Crohnplicada”.

2. Estágio Clínico Opcional- Pediatria

Regente: Prof. Doutor José António Pereira Alves. Tutor: Dr. Joaquim Cunha. Local: Hospital Padre Américo- Serviço de Pediatria. Período: 22 de Maio a 2 de Junho de 2017 (2 semanas).

Descrição: No Plano Curricular do 6º ano faz parte uma cadeira opcional, tendo optado pela realização de um Estágio Clínico na área da Pediatria, num Hospital Distrital. Os objetivos deste estágio sobrepuseram-se aos do Estágio Parcelar de Pediatria aos quais se acrescenta: 1- conhecer a organização de um Hospital Distrital e 2- acompanhar o internamento de Pediatria Geral. Durante estas duas semanas segui a evolução de vários doentes no internamento, sendo a pielonefrite aguda o motivo de internamento mais frequente. Participei na Consulta Externa, onde é feito o seguimento de doentes com patologias variadas. Destaco o seguimento de duas crianças por infeções congénitas assintomáticas (CMV e Toxoplasmose) e o contacto com doentes com síndromes genéticas, que me eram desconhecidas (S. de Pierre Robin). Quanto à componente formativa assisti à visita médica diária e a sessões clínicas sobre patologia genética.

3. Elementos Valorativos

Relativamente a Atividades Formativas participei no Congresso iMed8.0 (Anexo 2) e no Workshop

iMed sobre “Electrocardiografia” (Anexo 3). Participei ainda nas II Jornadas Médicas NOVA(Anexo 4), no OI in 2016 Congress- Latest Developments in Osteogenesis Imperfecta (Anexo 5), no Fórum

“Socioeconomic crises and mental health: from research to action” (Anexo 6), no 7º Simpósio do

Serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando da Fonseca (Anexo 7) e no Congresso “Leaping Forward Oncology” (Anexo 8). Realizei também dois CEMEFs10, de forma a aprofundar os meus

(9)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

III. REFLEXÃO CRÍTICA

(10)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

Quanto ao Estágio de Cirurgia, considero que ganhei experiência no manejo dos materiais cirúrgicos e desenvolvi o trabalho em equipa. No Bloco Operatório, ao participar num grande número de cirurgias, familiarizei-me com a dinâmica do mesmo, e treinei técnicas, como suturas. Além disso, contactei com a Consulta de Obesidade, observando a importância da abordagem multidisciplinar desta doença. Contudo, gostaria de ter tido mais contacto com doentes em contexto de Urgência e de Pequena Cirurgia. Porém, sinto que fui evoluindo ao longo do estágio e no final do mesmo já compreendia os passos cirúrgicos de forma mais autónoma. Realço o valor da realização do Estágio Opcional em Pediatria, uma vez que esta é uma área pela qual tenho especial interesse. Fiquei surpreendida com a patologia diversificada encontrada num Hospital Distrital e penso que foi um bom complemento ao Estágio Parcelar de Pediatria, pois permitiu um contacto próximo com o internamento e consulta de Pediatria Geral.

Em relação a aspetos a melhorar no futuro, destaco a realização de procedimentos em contexto de Pequena Cirurgia. Outro ponto a considerar é a prescrição, sendo este um aspeto que vai progredindo através do contacto com a prática clínica.

Quanto a pontos que valorizo, um destes é a realização de todos os estágios em hospitais diferentes. Este aspeto enriqueceu bastante a minha formação e forneceu um excelente rácio tutor/aluno, maioritariamente de 1:1. Isto facilitou a prática de gestos clínicos e uma partilha mais próxima de conhecimento, adquirindo mais experiência. Considero ter tido uma participação ativa, com responsabilidade e empenho nas atividades realizadas. Apesar de algumas dificuldades que foram surgindo, estas foram sendo colmatadas e tive ao longo deste ano uma evolução progressiva. O balanço final deste percurso académico é muito positivo, pois considero o conhecimento adquirido ao longo dos anos uma base de excelência para o início da vida profissional.

(11)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

IV. ANEXOS

1. Organização dos Estágios Parcelares

Estágio Parcelar Período de Estágio Duração Local

Pediatria 12 de Setembro a 7 de Outubro 2016 4 semanas Hospital D. Estefânia- Serviço 2.2.

Ginecologia- Obstetrícia 10 de Outubro a 4 de Novembro 2016 4 semanas Hospital Vila Franca de Xira

Saúde Mental 7 de Novembro a 30 de Novembro 2016 4 semanas CHPL- SETA

Medicina Geral e Familiar 5 a 16 de Dezembro 2016 e 2 a 13 de Janeiro 2017 4 semanas USF Oriente

Medicina 23 de Janeiro a 17 de Março 2017 8 semanas Hospital S. António dos Capuchos- Medicina 3

Cirurgia 20 de Março a 6 de Abril e 17 de Abril a 19 de Maio 2017 8 semanas Hospital da Luz

2. Glossário

1- UCERN: Unidade de Cuidados Especiais e Respiratórios e Nutricionais 2- CORDA: Consulta de Reavaliação de Doentes Agudos

3- SU: Serviço de Urgência

4- MCD: Meios Complementares de Diagnóstico 5- IVG: Interrupção Voluntária da Gravidez

6- SETA: Serviço de Estabilização e Tratamento de Agudos 7- CHPL: Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa

(12)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

3. Certificados

Anexo 1- Certificado TEAM (Trauma Evaluation and Management)

(13)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

Anexo 2- Certificado de Participação no “iMed Conference 8.0”

(14)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

Anexo 3- Certificado de Participação no Workshop “iMed Conference 8.0 -

(15)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

Anexo 4-Certificado de Participação nas “II Jornadas Médicas da NOVA”

As II Jornadas Médicas da NOVA decorreram entre os dias 30 de Abril e 1 de Maio, no Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, sendo o evento organizado pela Associação de Estudantes da NOVA Medical School. O tema destas jornadas foi “A tua Responsabilidade Começa

(16)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

Anexo 5- Certificado de participação no Congresso OI in 2016 Congress- “Latest

Developments in Osteogenesis Imperfecta”

Nos dias 6, 7 e 8 de Outubro participei no Congresso Internacional sobre Osteogenesis Imperfecta.

(17)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

Anexo 6- Certificado de Participação no Fórum “Socioeconomic crises and mental

health: from research to action”

(18)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

Anexo 7- Certificado de Participação no 7º Simpósio do Serviço de Psiquiatria Hospital

Fernando da Fonseca (Anexo 7)

(19)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

Anexo 8- Certificado de Participação no Congresso “Leaping Forward Oncology

Entre os dias 9 a 13 de Maio de 2017, decorreu o Congresso Clínico Internacional LeapingForward Oncology”, no Centro Cultural de Belém, organizado pelo Hospital da Luz. Este congresso tem

(20)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

Anexo 9- Certificado de Participação no CEMEF- Ortopedia

Realizei um CEMEF (Curtos Estágios Médicos em Férias) no Hospital Padre Américo, na área da Ortopedia, durante o período de 14 a 25 de Julho de 2014, de forma a aprofundar os meus

(21)

Estágio Profissionalizante - Relatório Final |NMS-UNL|6º Ano

Anexo 10- Certificado de Participação no CEMEF- Neurologia

Referências

Documentos relacionados

Foram realizadas 14 consultas na área de Cirurgia Oral, sendo que em 5 desempenhei a função de operadora e 9 a função de assistente.. Nessas 14 consultas foram efetuadas 19

A teoria Ausubeliana, cujo foco é o aluno, tem como principal conceito a Aprendizagem Significativa, definida como o processo pelo qual um novo conhecimento interage e se incorpora

Esta ideia é reforçada por Claudino (2018, p.Apd C-3), que refere ter vindo a ser ministrada ao longo do tempo, formação ao pessoal envolvido, desenvolvidas ações de sensibilização,

O que cremos, que de acordo com o entendimento de T EIXEIRA DE S OUSA constitui uma situação de inadequação da representação.. acção, avocando o encargo originalmente

Tendo em consideração os padrões que as anomalias gravimétricas (ver Figura 20.) sugerem para a região VIT, e as interpretações estruturais, por outros autores, baseadas

João da Cruz também permite afirmar que a própria alma unida ao Filho oferece ao Pai o próprio Espírito Santo que havia recebido: «E porque nesta dádiva que a alma faz a Deus,

O objetivo deste trabalho foi avaliar as características físico-químicas e sensoriais de queijo tipo Camembert no décimo dia de maturação produzido com leite

Este relatório trata a automatização de um processo da indústria de produção de elementos abrasivos para polimento de rochas. Sendo esta indústria muito dependente de mão-de-obra em