• Nenhum resultado encontrado

Geologia Geral Colégio Assunção Curso Técnico em Mineração. Geologia Geral. Módulo I. Aloma Tente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Geologia Geral Colégio Assunção Curso Técnico em Mineração. Geologia Geral. Módulo I. Aloma Tente"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Geologia Geral

Colégio Assunção – Curso Técnico em Mineração

Geologia Geral

Módulo I

Aloma Tente

(2)

Geologia Geral | 1. A Origem do Planeta Terra 2

1. A Origem do Planeta Terra

O planeta em que vivemos é formado pelo mesmo material que compõem os demais corpos do Sistema Solar e tudo mais que faz parte do nosso Universo. Assim, a origem da Terra está ligada intrinsecamente à formação do Sol, dos demais planetas do Sistema Solar e de todas as estrelas a partir de nuvens de gás e de poeira interestelar. Por isso, na

investigação e origem do nosso planeta, é necessário recorrer à uma análise do espaço exterior mais longínquo, e ao mesmo tempo, às evidências que temos do passado mais remoto. Com base das informações decorrentes dos diversos campos da Ciência (Química, Física, Astronomia, Astrofísica, Cosmoquímica), bem como estudado a natureza do material terrestre (composição química, fases minerais, etc.), já foram obtidas respostas para algumas importantes questões que dizem respeito à nossa existência:

Como se formaram os elementos químicos?

 Como se formaram as estrelas?

 Como se formaram os planetas do Sistema Solar?

 Qual é a idade do Universo?

 Qual o futuro do Sistema Solar e do próprio Universo?

Estrutura do Universo

A astronomia nos ensina que existem incontáveis estrelas no céu. Ao mesmo tempo observamos que elas se dispõem de uma maneira ordenada, seguindo hierarquias. As estrelas se agrupam primeiramente em galáxias, cujas dimensões são da ordem de 100.000 anos-luz (distância percorrida pela velocidade da luz, 300 mil km/s). A estrutura interna das galáxias pode conter mais de 100 bilhões de estrelas de todas as dimensões.

A Via Láctea é também uma galáxia do tipo espiral, sendo que o Sol _ a estrela central do nosso Sistema Solar _ está situado num dos seus braços periféricos. A Via Láctea possui também um núcleo central, onde aparecem agrupamentos de estrelas jovens.

As galáxias, por sua vez, se agrupam nos chamados aglomerados, que podem conter algumas dezenas a algumas milhares de galáxias. A Via Láctea permanece ao chamado Grupo Local, que inclui também as galáxias de Andrômeda e as Nuvens de Magalhães. Finalmente, o maior nível hierárquico do universo é o de superaglomerados, compostos de até dezenas de milhares de galáxias, e com extensões que atingem centenas de milhões de anos-luz.

1.1. Como nasceu o Universo

Se nosso Universo for fechado, isto é, se sua densidade média for superior a 6,5 x 10-30 g/cm3, sua velocidade de extensão deverá diminuir até anular-se, e em seguida ele deverá implodir sobre si mesmo, daqui há muitas dezenas de anos. Toda a matéria está reunida numa singularidade, um espaço muito pequeno, de densidade extremamente alta, virtualmente infinita. Nesta singularidade que foge a qualquer visualização, matéria e energia seriam indistinguíveis, não haveria espaço em seu entorno e o tempo não seria sentido.

Esta pode ter sido a situação existente cerca de 15 bilhões de anos atrás, o ponto de partida de tudo o que nos diz respeito, um ponto reunindo toda a energia e matéria do Universo, que explodiu no evento único e original que os físicos denominaram Grande Explosão, ou Big Bang.

Durante os 3 x 10-10 segundos iniciais a temperatura era alta demais para a matéria ser estável, tudo era radiação. Ainda hoje, o espectro da radiação de micro-ondas de fundo que pervaga o Universo em todas as direções do espaço, como remanescente da radiação emitida, é uma das maiores evidências para a Teoria do Big Bang e implica que a radiação original partiu para todos os lados com a mesma temperatura.

Nesta evolução primitiva, a temperatura e densidade de energia foram decrescendo e foram criadas as condições para a matéria, no processo denominado nucleogênese: prótons, nêutrons e elétrons e em seguida os átomos dos elementos mais leves.

(3)

Geologia Geral | 1. A Origem do Planeta Terra 3 Quando a temperatura decresceu para valores abaixo de alguns milhões de graus, nenhum outro elemento teve condição de ser criado. As estrelas e as galáxias formaram-se mais tarde, quando o resfriamento generalizado permitiu que a matéria viesse a se confinar em imensas nuvens de gás. Estas, posteriormente, entrariam em colapso gravitacional pela ação da força de gravidade, e seus núcleos se aqueceriam, levando à formação das primeiras estrelas. As primeiras galáxias surgiram por volta de 13 bilhões de anos atrás. A Via Láctea tem

aproximadamente 8 bilhões de anos de idade e dentro dela o nosso Sistema Solar originou-se há cerca de 4,6 bilhões de anos.

Figuras 1 e 2: Explosão do Big Bang e a Terra no início da sua formação

1.2. O Sistema Solar

O Sistema Solar é formado por planetas, satélites, asteróides, cometas, além de poeira e gás, os quais surgiram ao mesmo tempo que a sua estrela central. Isto confere ao sistema uma organização harmônica no tocante à distribuição de sua massa e às trajetórias orbitais de seus corpos maiores, os planetas e os satélites.

1.3. Meteoritos

Meteoritos são fragmentos de matéria sólida provenientes do espaço. A imensa maioria de tamanho diminuto, é destruída e volatilizada pelo atrito, por acaso de seu ingresso na atmosfera da Terra. Alguns, cuja massa alcança diversas toneladas produziram crateras de impactos que vez ou outra são descobertas.

Figuras 3 e 4: Impacto meteorítico e marca do impacto de meteoro

(4)

Geologia Geral | 1. A Origem do Planeta Terra 4

1.4. Planetas Internos

Terra - O terceiro planeta do Sistema Solar apresenta os seus elementos voláteis na fase de acresção do Sistema Solar, a Terra apresenta uma atmosfera secundária, formada por emanações gasosas durante toda a história do planeta, e constituída principalmente por nitrogênio, oxigênio e argônio. A temperatura de sua superfície é suficientemente baixa para permitir a existência de água líquida, bem como de vapor d'água na atmosfera, responsável pelo efeito estufa regulador da temperatura, que permite a existência da biosfera. Por causa dos envoltórios fluidos que a recobrem, atmosfera e hidrosfera, a Terra quando vista do espaço adquire coloração azulada. Essa visão magnífica foi relatada por Yuri Gagarin, o primeiro astronauta a participar de uma missão aeroespacial.

A característica principal do planeta Terra é seu conjunto de condições únicas e extraordinárias que favorecem a existência e a estabilidade de muitas formas de vida, sendo que evidências de vida bacteriana abundantes foram já encontradas em rochas com idade de 3,5 bilhões de anos.

A Terra possui importantes fontes de calor em seu interior, que fornecem energia para as atividades de sua dinâmica interna e condicionam a formação de magmas e as demais manifestações da assim chamada tectônica global. Esse processo conjuga-se aos movimentos de grandes placas rígidas que constituem a litosfera, a capa mais externa do planeta, que por sua vez situa-se em todo o globo acima de uma camada mais plástica, a astenosfera.

Ao mesmo tempo, a superfície terrestre recebe energia do Sol, através da radiação solar incidente, que produz os movimentos na atmosfera e nos oceanos do planeta. Estas últimas atividades são as que provocam profundas transformações na superfície da Terra, modificando-a continuamente. Justificam assim o fato de que quaisquer feições primitivas de sua superfície, como por exemplo crateras de impacto meteorítico, tenham sido fortemente obscurecidas ou totalmente apagadas ao longo de sua história.

A Lua, o satélite da Terra, apresenta 1,35% da massa desse planeta, sendo esse um dos maiores satélites do Sistema Solar. Tem um diâmetro de 3,3 km e densidade de 3,3 g/cm3 , portanto, muito menor do que a da Terra. Não detém atmosfera.

Exercícios de Fixação

1) A origem da Terra está relacionada com quais corpos do Sistema Solar?

2) Como ocorreu a origem das estrelas?

3) O que teoricamente, levou à explosão do Big Bang?

4) Quais foram as condições para a formação do processo denominado nucleogênese?

5) Como se formaram as galáxias?

6) Qual a idade da Via Láctea e do Sistema Solar?

7) De que é fomado o Sistema solar?

8) O que é meteorito?

9) Quais meteoritos causam impactos sobre a superfície terrestre quando a alcançam?

10) Descreva a atmosfera e a temperatura da Terra.

11) Descreva o processo de tectônica Global.

12) Por que a energia do Sol é importante para a Terra?

13) Descreva sobre o satélite Lua.

(5)

Geologia Geral | 2. Eras Geológicas 5

2. Eras Geológicas

2.1. Eventos Biológicos

Figura 5: Esquema dos eventos das eras geológicas

(6)

Geologia Geral | 2. Eras Geológicas 6 2.2. Divisão temporal dos eventos biológicos

Figura 6: Esquemas Eras Geológicas com os eventos biológicos

2.3. Eventos Geológicos e mapas

Eras Gerais Brasil

Cenozóica Quaternário: O Homem

Terciário: Dobramentos modernos (Alpes, Himalaia, Rochosas e Andes)

Quaternário: Bacias sedimentares (Amazônica).

Terciário: bacias

sedimentares, vulcanismo e Formação das ilhas

oceânicas e Fernando de Noronha

Mesozóica Intensa atividade vulcânica.

Início da separação dos continentes. Formação de Bacias sedimentares e de petróleo.

Atividade vulcânica no Sul (derrame de lavas), formação do petróleo e dos terrenos basálticos (que originaram o solo de terra roxa). Formação de Bacias sedimentares.

Paleozóica Desenvolvimento do

processo de sedimentação.

Formação de jazidas carboníferas.

Formação de bacias sedimentares antigas.

Soterramento de florestas e formação de jazidas

carboníferas no sul do país.

Pré-Cambriana

(Proterozóica e Arqueana)

Formação de Escudos Cristalinos (rochas

magmáticas e metamórficas).

Formação de minerais metálicos. Formação das rochas magmáticas mais antigas e dos primeiros continentes.

Formação dos primeiros Escudos Cristalinos (brasilairo e guiano).

Formação das bacias minerais metálicas.

Formação das Serras do Mar e da Mantiqueira.

Figura 7: Esquema das Eras Geológicas com os eventos Geológicos

(7)

Geologia Geral | 2. Eras Geológicas 7 Figura 8: Mapa geológico do Brasil

(8)

Geologia Geral | 2. Eras Geológicas 8

Exercícios de Fixação

1) Quais períodos compõem a Era Paleozóica?

2) Há quantos milhões de anos surgiram os seres humanos?

3) Em qual Era e Período surgiram as primeiras aves?

4) No Pré-Cambriano quais foram as evoluções no planeta Terra?

5) De acordo com a ilustração no início desse capítulo, qual o evento que antecede o desaparecimento dos dinossauros?

6) Qual o intervalo de tempo foi perdurado o Mezosóico?

7) Coloque os seguintes animais em ordem de surgimento na Terra: aves, algas, dinossauros, outros mamíferos, crustáceos, anfíbios, répteis e insetos.

8) Há quantos milhares de anos surgiram as primeiras plantas terrestres?

9) A desertificação primitiva ocorreu em qual Período?

10) O petróleo surgiu há quantos milhares de anos, em qual Era e Período?

11) Há quantos milhares de anos e em qual Período surgiram os vertebrados?

12) Quando ocorreu a formação da Terra?

13) Qual a importância da Época Pleistoceno?

14) Cite dois eventos marcantes no intervalo 136 - 65 milhões de anos.

15) As rochas mais antigas são datadas em 3,5 bilhões de anos. Indique a Era, Período e, se possível a Época em que essa rochas foram formadas. 16) Em qual era e período

surgiram as primeiras jazidas carboníferas no Brasil?

17) Sabendo-se que o cobre é um metal, qual a Era e Período de surgimento desse tipo de

depósito no Brasil? Em quais estados são mais proprícios de serem encontrados?

18) O vulcanismo, tanto no Brasil quanto no mundo, ocorreu intensamente em qual Era?

19) Quais as mudanças da geologia no planeta se destacam na Era Cenozóica?

20) A extinção dos dinossauros na Era Mesozóica pode estar relacionada a qual evento geológico?

(9)

Geologia Geral | 3. Minerais e Rochas que constituem a Terra 9

3. Minerais e Rochas que constituem a Terra

Minerais são elementos ou compostos químicos com composição definida dentro de certos limites, cristalizados e formados naturalmente por meio de processo geológicos inorgânicos, na Terra ou em corpos extraterrestres. A composição química e as propriedades cristalográficas bem definidas do mineral fazem com que ele seja o único dentro do reino mineral, e, assim, receba um nome característico.

Cada tipo de mineral, tal como o quartzo (SiO2), constitui uma espécie mineral. Sempre que a sua cristalização se der em condições geológicas ideais, a sua organização atômica interna se manifestará em uma forma geométrica externa, com o aparecimento de faces, arestas e vértices naturais. Nesta situação, a amostra do mineral será chamada também de cristal.

O termo rocha é usada pare descrever uma associação de minerais que, por diferentes motivos geológicos, acabam ficando intimamente unidos. Embora coesa e, muitas vezes, dura, a rocha não é homogênea. Ela não tem a continuidade física de um mineral, e, portanto, pode ser dividida em todos os seus minerais constituintes.

Já o temo minério é usado somente quando o mineral ou a rocha apresentar uma importância econômica.

As rochas são produtos consolidados, resultantes da união natural de minerais.

Diferente dos sedimentos, por exemplo, areia da praia (um conjunto de minerais soltos), as rochas têm os seus cristais ou grãos constituintes muito bem unidos. Dependendo do processo de formação, a força de ligação dos grãos constituintes varia, resultando em rochas "duras" e rochas "brandas".

Chama-se estrutura da rocha o seu aspecto geral externo, que pode ser maciço, com cavidades, orientado ou não, etc. A textura se revela por meio da observação mais detalhada do tamanho, forma e relacionamento entre os cristais ou grãos constituintes da rocha.

Outra informação importante no estudo das rochas é a determinação dos minerais constituintes. Na agregação mineralógica constituinte das rochas, reconhecemos os minerais essenciais e os acessórios. Os essenciais estão sempre presentes e são os mais abundantes numa determinada rocha, e as proporções determinam o nome dado à rocha. Os acessórios podem ou não estar presentes, sem que isso modifique a classificação da rocha em questão.

As rochas ígneas resultam do resfriamento do material rochoso fundido, chamado magma.

As rochas sedimentares são formadas de duas formas:

 A partir da compactação e/ou cimentação de fragmentos produzidos pela ação dos agentes de intemperismo e pedogênese sobre uma rocha pré-existente (protólito).

Trata-se da rocha clástica;

 Formada a partir de precipitação dos radicais salinos, que foram produzidos pelo intemperismo químico e agora encontram-se dissolvidos nas águas dos rios, lagos e mares. Trata-se da rocha química.

As rochas metamórficas resultam da transformação de uma rocha pré-existente (protólito) no estado sólido. O processo geológico de transformação se dá por aumento de pressão e/ou temperatura sobre a rocha preexistente, sem que o ponto de fusão dos seus minerais seja atingido. Os geólogos não consideram transformações metamórficas aquelas que ocorrem durante os processos de intemperismo e litificação.

(10)

Geologia Geral | 3. Minerais e Rochas que constituem a Terra 10 3.1. O cilco das Rochas

As rochas terrestres não constituem massas estáticas. Elas fazem parte de um planeta cheio de energia, que promove, com a sua alta temperatura e pressão interna, todos os processos de abalos sísmicos, movimentos tectônicos de placas e atividades vulcânicas em uma dinâmica muito intensa. Da mesma forma, uma atividade intempérica e erosiva externa, envolvendo os fatores atmosféricos como o calor do Sol, chuvas, ventos, geleiras, também atuam sobre essas rochas, causando constantes alterações. Em suma, a Terra é um planeta vivo em contínua modificação.

As atuais rochas ígneas superficiais da Terra estão sofrendo o constante ataque dos agentes intempéricos _ os componentes atmosféricos O2 e CO2, a água e os organismos _ que lentamente reduzem-nas a material fragmentar através da superfície, depositando como sedimentos incoesos no início. Transformam-se em rochas sedimentares, porém, pela compactação dos fragmentos e pela expulsão da água intersticial e pela cimentação dos fragmentos uns aos outros. As rochas sedimentares, por sua vez, por aumento de pressão e temperatura, gerarão as rochas metamórficas. Ao aumentar a pressão, e, especialmente a temperatura, em determinado ponto ocorrerá a fusão parcial e novamente a possibilidade de formação de uma nova rocha ígnea, dando-se início a um novo ciclo.

Esta sequência de eventos geológicos é apenas uma das várias alternativas que a natureza tem para estabelecer um relacionamento genético entre as rochas da nossa crosta.

Seguem abaixo dois esquemas do ciclo das rochas:

Referências

Documentos relacionados

A utilidade da noção de Gestão da Cadeia de Suprimentos é relevante para a nova abordagem de marketing ao agronegócio, pois compreende um fluxo bidirecional de produtos/serviços

Esse ensaio tem por objetivo geral analisar como a interdisciplinaridade surge a partir de um relato em torno de uma prática desenvolvida pelo programa de ensino médio inovador

A forma como em Cabo Verde são percebidas essas ligações entre as diferentes comunidades que cruzam fronteiras (e não passam por Cabo Verde), lembra-nos que a sociedade de

O Colégio Madre de Deus tem acompanhado de perto os desafios, necessidades e dificuldades gerados pela pandemia e entende que, quando se trata da saúde, os cuidados

Neste exemplo definiu-se um sensor de histograma dentro de uma janela definida pelas coordenadas (5,170) e (310, 190). Por razões de optimização de código e para permitir uma

Neste contexto, o presente trabalho teve como o objetivo avaliar a diversidade da fauna parasitária de interesse comercial e em saúde pública das principais espécies

Assistência Técnica: prezado cliente ao enviar vosso Aquecedor Indutivo EHP-MN 08 para conserto, revisão ou reparo por gentileza, enviar junto com o equipamento todos seus

Padrões Mínimos (por categorias de vias) Arterial V1 Coletora V2 Local V3 Especiais Especial II Rurais I (1) V4 II V5 Principal (2) Secundária (2).. Município da