• Nenhum resultado encontrado

Liderança e Coaching

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Liderança e Coaching"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Liderança e Coaching

Aula 2

Profas.

Elizabeth Nery Sinnott e

María del Carmen Hernández Gonçalves

(2)

Conversa inicial

O indivíduo incorpora-se à organização com toda sua bagagem psicológica, ou seja, suas habilidades, aptidões, valores, percepções, atitudes, motivações, comportamentos, expectativas e objetivos, assim como outros aspectos inerentes ao seu temperamento e personalidade que são parte de suas experiências. Estas, integradas à sua inteligência, conhecimentos e competências, poderão alinhar-se com os objetivos da organização. A partir desta perspectiva, o indivíduo ingressa na organização como um todo único e indivisível.

Cada um dos temas que iremos tratar nesta Rota define uma nova história, e falaremos desse indivíduo que entrará na organização e que desempenhará um papel de líder ou liderado. Abordaremos também diferentes visões e dinâmicas nas quais um líder atua, ceremos as características individuais do líder e qual é o seu papel no mundo competitivo de hoje, assim como que perspectivas o cenário atual oferece para o desenvolvimento de estilos de liderança e formas de gestão que incluam as pessoas e que as levem a renunciar a velhas metas e ambições, para acreditar em novas perspectivas, criadas a partir do momento e das circunstâncias nas quais estão inseridas.

Nessa nova dinâmica e com essas novas tendências, adentraremos no mundo, nos aspectos e nas vantagens que o processo de coaching oferece ao líder que se disponha a encontrar em si próprio novos ”insumos” que lhe permitam tornar-se um líder eficaz e coerente.

Estes serão os fundamentos teóricos que nos guiarão para atingirmos nosso objetivo, no qual você, como gestor, terá um papel importante, porque cedo ou tarde, vai se encontrar em um desses dois lados: o do líder ou o do liderado.

É importante admitir que sozinhos não encontraremos soluções. É preciso observar, escutar, aprimorar-se, para responder a esse mundo em constante mutação.

(3)

Se permanecermos confusos, sem conceitos claros e trilhando os mesmos caminhos obscuros e incertos, não poderemos ser criativos para participar na mudança do mundo, adquirindo diferentes e novas formas de liderar.

Contextualizando

Imaginamos que você esteja pensando qual é a relevância destes temas. E talvez as respostas surjam à medida que os desenvolvamos.

Também é possível que novas dúvidas apareçam, como fruto da reflexão e dos questionamentos.

Acreditamos que você esteja de acordo de que é necessário que exista um líder centrado em princípios, que leia, pesquise e tenha uma grande paixão por expandir seus limites. Um líder orientado a servir e a desempenhar este papel como uma missão de vida, que irradie energia positiva e que acredite firmemente nas pessoas.

As mudanças do século XXI fazem com que apareçam líderes que orientem as pessoas, confiando em suas próprias características e entendendo as novas tendências que permeiam a ação das organizações no mercado atual.

Por isso, é preciso um líder eficaz que seja consciente de seus pontos fortes bem como de suas limitações, e que saiba perceber e identificar as forças e o talento de seus liderados.

Um líder que desenvolva, por meio de sua prática, o conceito de liderança situacional, na qual o estilo adotado dependerá da situação e do nível de desenvolvimento dos funcionários.

Ninguém duvida de que o líder que experimentou um processo de coaching estará mais fortemente decidido para que, por meio de uma metodologia integrada, flexível e valiosa, reveja os métodos e práticas que

(4)

conduzirão os processos, as demandas e as necessidades atuais de sua organização.

Voltando aos nossos objetivos, as perguntas e as respostas por você dadas deverão estar alinhadas às exigências do mundo de hoje. Futuramente este mundo será seu, e você terá de responder com inteligência, criatividade e conhecimento.

Problematizando

Dentro da realidade humana, o processo decisório é constituído por diferentes características e particularidades que envolvem a visão racional, subjetiva e cognitiva do indivíduo diante de determinadas situações. Dessa forma, os sistemas de informação e de inteligência se tornam essenciais no processo decisório e de resolução de problemas de forma assertiva. Perceber, identificar e definir o problema são etapas primordiais no sentido de criar e desenvolver soluções criativas para evitar situações problema.

A partir da clara definição do problema, serão recomendadas ações estratégicas pertinentes que balizarão a condução do líder e de seus liderados.

(Oliveira e Marinho, 2005)

Na prática

Na sociedade contemporânea, o indivíduo precisa possuir determinadas qualidades, características, habilidades e competências que o diferenciem dos outros e que ampliem sua visão de mundo, de história e do homem.

Acreditamos que através de um diagnóstico individual, cada um poderá compreender seus pontos fortes e fragilidades bem como analisar oportunidades e ameaças apresentadas pelo meio, no sentido de criar capacidades, diferenciais e vantagens competitivas.

Durante esta Rota, procuraremos entender a liderança como uma verdadeira competência quando esta estiver relacionada à capacidade do

(5)

indivíduo de tomar decisões e de gerar resultados esperados. Este processo não só se dá nas empresas, mas também na vida cotidiana.

Depois destas colocações, é importante que você, futuro gestor, se pergunte:

 dentro da óptica da liderança, é importante construir meios que possibilitem que no processo decisório sejam tomadas decisões que levem a ações mais acertadas e assertivas?

 O gestor líder deve estabelecer a avaliação de riscos a partir de que critérios?

Tema 1: Características individuais do líder

Um líder é alguém que inspira e que toma decisões que afetam a empresa de forma positiva. Pode-se dizer que é uma transformação interna que o levará a ter uma grande influência e conseguir lealdade a longo prazo. É uma pessoa que consegue reunir uma equipe que trabalhará por uma meta comum.

Pensamos e acreditamos que o líder hoje deve ser capaz de lidar com o seu interior, ter autoconhecimento, viver de forma coerente, ser íntegro, estar preparado para compartilhar valores, ter claras as metas dos seus liderados, e possuir visão. Isto consequentemente vai gerar comprometimento das pessoas e fazê-las alcançar metas.

Os líderes que têm sucesso são visionários, entusiasmados e inspiram seus comandados, e possuem certas características que os fazem diferenciar- se dos demais.

Segundo Yamaoca (2015), quando se trata do futuro do trabalho, os gestores estão assumindo novas formas de atuação para que de fato se tornem grandes líderes. O líder do futuro é aquele que possui ênfase em suas competências, e seus comportamentos são definidos a partir da organização e de suas estratégias. Nesse sentido, as competências para a liderança são: ter uma visão ampla do negócio, saber gerenciar a complexidade e as mudanças,

(6)

desenvolver-se a si mesmo e aos outros, ter alinhamento emocional e focar em resultados.

Quanto às características individuais, observe o quadro a seguir:

CARACTERÍSTICAS DO LÍDER

CARISMA

Habilidade natural para atrair pessoas. Um líder carismático influencia a equipe de trabalho para que os membros deem o melhor de si para o benefício da empresa.

LÍDER ATUANTE

Deve ter um conhecimento profundo da empresa e saber manejar e organizar os recursos que tem à sua disposição. Estimula sua equipe para trazer resultados.

ASSUME RESPONSABILIDADES

O líder abre novos caminhos e permite que os membros de sua equipe alcancem o sucesso. Tem visão de longo prazo. Adianta- se aos problemas e detecta oportunidades. Toma decisões.

ENTENDE NOVAS TECNOLOGIAS

Como a tecnologia tornou-se uma parte crucial de como vivemos e trabalhamos, nunca foi tão importante para os líderes compreenderem as atuais tecnologias.

INOVADOR

Todo líder deve ser criativo para propor soluções inovadoras.

Fomenta ideias novas e incita a equipe a enfrentar os riscos que estas possam gerar. Buscará sempre novas e melhores formas de fazer as coisas e mudar os processos. Esta é uma característica importante perante um mundo que avança rapidamente.

NEGOCIADOR

Um bom líder é um grande negociador. Vende bem suas ideias através da persuasão e da convicção. Preza o processo ganha- ganha.

(7)

Estas são algumas das características necessárias hoje no exercício da liderança. Sem esquecer, por exemplo, que a honestidade é um valor ético que deve estar presente em qualquer pessoa que seja líder.

Um líder conhece suas forças e as aproveita ao máximo, ao mesmo tempo que tem plena consciência de suas limitações e busca superá-las. Saber também reconhecer o bom trabalho de um funcionário faz parte da tarefa de ser líder. Essa é uma ferramenta de gestão que garante a satisfação dos profissionais deixando-os motivados a gerar melhores resultados.

O foco é uma arte. É a capacidade de abrir mão de algo que não trará os resultados que se deseja no presente, para se concentrar no que realmente interessa.

Não podemos tampouco esquecer da inteligência emocional, ou seja, a habilidade de manejar os sentimentos e as emoções próprias e dos demais.

Estes movem as pessoas, e é necessário um líder que possa utilizá-los para guiar os pensamentos e as ações.

Se alguém possuísse todas essas aptidões, estaríamos diante de um líder “completo”. Claro, tais características podem estar presentes em maior ou menor grau, mas para alguém ser um bom líder, elas devem estar presentes em seus comportamentos.

Tema 2: Papel do líder no cenário competitivo atual

Para responder aos novos desafios da diversidade, complexidade e incerteza do mundo atual, é necessário analisar a liderança que as empresas necessitam para alcançar a excelência competitiva. A liderança no cenário de hoje requer transparência e uma atitude de abertura para a experimentação.

Podemos perceber que o mundo ao nosso redor, ou seja, a tecnologia, o mercado, os consumidores, os clientes, os administradores e os colaboradores estão em mudança a cada momento.

É uma época revolucionária para os negócios, com um cenário competitivo no qual o segredo está em compartilhar o conhecimento. Esta é a

(8)

Era da Colaboração massiva, e é neste novo cenário, que a liderança tradicional é incapaz de dar uma resposta adequada aos desafios que surgem.

Esta nova situação está incentivando mudanças substanciais nos modelos de criação de valor, e muitas empresas de sucesso em épocas passadas desaparecerão se não forem capazes de mudar e ajustar-se aos novos tempos.

Vejamos no mapa mental a seguir as razões que, segundo Gary Hamel (2012), levam as empresas a inovar nos seus modelos de gestão-liderança para serem competitivas.

O futuro é cada vez menos uma extrapolação do passado.

(9)

Fonte: CABRERA, José. El Liderazgo en la era de la colaboración. Innovación en la gestión.

<http://blog.cabreramc.com/por-que-este-blog/>. Acesso em: 11 dez. 2015.

PAPEL DO LÍDER NO

CENÁRIO ATUAL Aceleração das

Mudanças

Empresas devem adaptar-se às mudanças velozmente.

Era digital Indústrias lutam para ter um papel relevante e sobreviver.

entende a

Cenário Competitivo o

Inexistência de barreiras

que protejam

Empresas que dominam o mercado.

Empresas emergentes questionam

O domínio de empresas tradicionais.

enfrenta o

Conhecimento = ”commodity”

ninguém sobrevive com Competências Únicas

Conhecimento e capacidades tendem a circular livremente no mercado global.

Inovação como proteção

Capital humano e conhecimento.

sabe que o conhecimento é

(10)

A nova realidade, as perspectivas econômicas e tendências neste mundo interdependente estão modificando profundamente o ambiente industrial e comercial. Essa mudança exige, com urgência, organizações competitivas que possam responder de forma positiva a esse cenário atual, assim como as tendências do mercado futuro.

Neste contexto, o líder deve transformar a cultura organizacional dentro de uma dinâmica competitiva de esforço, desafios, adaptação e mudança constante. Ele precisa oferecer aos seus funcionários a visão de futuro da sua organização, os seus valores e a sua missão, e criar estratégias que envolvam as pessoas para que se atinjam resultados extraordinários. O líder precisa querer alcançar novos parâmetros e, assim focado, encontrar caminhos para colocar as mudanças vitoriosas em práticas. Em tal situação, deve-se buscar um equilíbrio entre as novas práticas emergentes de management e a experimentação, para encontrar modelos de gestão inovadores e que permitam criar as competências estratégicas necessárias neste momento em que o compartilhamento é chave.

Na Era da Colaboração, as organizações vão enfrentar desafios que simplesmente estão fora do âmbito das competências tradicionais da administração. Perante um mundo incerto, o ponto de partida é reconhecer que nem as organizações tampouco seus líderes possuem algum tipo de resposta.

Gerenciar esta complexidade requer questionamentos a respeito de quais seriam os caminhos para criar novas estruturas e novas formas de administrar.

Os jovens que chegam hoje às empresas – nativos digitais – têm valores, motivações e expectativas radicalmente diferentes das dos atuais gestores. Por este motivo, é obrigação lhes oferecer a figura e a ação de um novo modelo de líder competitivo. Um líder que possa aproveitar suas qualidades e em última instância reter seu talento.

O maior desafio para o gestor contemporâneo é fazer com que as pessoas adotem um novo modelo mental e o incorporem diante de todas estas mudanças com as quais terão de lidar em sua liderança.

(11)

A maneira de liderar e gerir recursos humanos ou pessoas é determinante para as empresas que desejem obter sucesso num mundo competitivo.

Tema 3: O que torna um líder eficaz

Em um contexto como o atual, com tantas adversidades, as organizações estão cada vez mais em busca de lideres capazes de lidar com mudanças frequentes. Com tudo isso, podemos refletir e identificar como ser um líder capaz de atender as atuais demandas do mercado?

Cada organização requer diferentes características desses profissionais, o que dependerá de sua área de atuação, das equipes envolvidas, da cultura da empresa, entre outras particularidades. Não existe um perfil fixo para o líder.

As organizações preferem profissionais que estejam com suas características de personalidade, valores e competências alinhadas ao seu perfil, no caso o seu segmento de atuação e a imagem que esta tem no mercado.

Convidamos você, enquanto gestor, a refletir o quanto é exigido de um líder. Se considerarmos que esse líder está inserido numa organização e está num mercado competitivo, sabemos que a demanda é com foco nos resultados. Os superiores sempre vão observar como está a sua produção, a sua reputação, o seu comando e a sua influência em relação aos liderados, pois são estes que irão alcançar os resultados esperados.

É importante lembrar que o líder não pode se considerar como estando sempre certo. Um líder necessita compartilhar espaço com os demais profissionais e criar um ambiente empático, no qual os funcionários acomodem suas características cognitivas, emocionais e pessoais à empresa e aos processos para facilitar as relações. É fundamental ajudar as pessoas a se desenvolver e gerar cada vez mais autonomia em sua equipe.

Por fim, para que se possa utilizar do processo de delegação, é necessário perceber de uma forma mais ampla as características dos funcionários e suas devidas funções, identificar os resultados e influenciar positivamente o seu crescimento gerando a maturidade adequada .

(12)

Tema 4: A liderança situacional: diferenças entre estilos de ação e gestão

Consideramos que falar de liderança hoje é um tema que está em grande evidência dentro das empresas, devido à importância de seu papel nesse mercado competitivo. São esses profissionais que irão desenvolver as equipes e, consequentemente, esses futuros talentos ocuparão seus lugares. A mudança é gerada pelos lideres que direcionarão cada vez mais os esforços para a obtenção de bons resultados.

Os líderes, em sua atuação, devem ser educadores, transformadores e impulsionadores para que seus liderados se desenvolvam e agreguem valor ao seu desempenho, e devem também fomentar um ambiente de motivação no qual os liderados de sintam desafiados, que aprimore seu conhecimento e amplie suas competências. Além disso, o líder deve estar sempre interagindo com as pessoas envolvidas no negócio, poi isso é fundamental a estratégia de relacionar-se bem com sua equipe.

No atual cenário, o trabalho eficaz do líder tem se tornado vital, pois os desafios são diversos e cada vez mais complexos, por isso há a necessidade de um líder saber conduzir as estratégias e as pessoas de forma diferenciada, e que saiba identificar as potencialidades e limitações de sua equipe. Um líder deve ser ainda um facilitador dos processos, e que atue de forma adequada conforme cada situação e contexto.

Sabemos das frequentes mudanças e com isso, para que o líder tenha resultados eficazes, ele não pode ter uma única forma de abordar, de conduzir, de abordar e de desenvolver, mas sim ser capaz de perceber onde (e como) está inserido e quais impactos as pessoas estão sofrendo para que assim possa administrar, facilitando o fluxo de crescimento e a atuação da equipe.

Falamos de liderança situacional quando a performance do líder é alinhada de acordo com o contexto. Sua atuação depende fundamentalmente de seu desempenho nas tarefas que estão sendo executadas, e do nível de

(13)

maturidade dos liderados. De acordo com Paul Hersey e Kenneth Blanchard (s/d), na liderança situacional, organização poderá ter quatro estágios distintos de maturidade, e estes influenciam no estilo de agir do líder para alcançar o sucesso da gestão de pessoas. São eles: determinar, persuadir, compartilhar e delegar.

Cada estágio tem uma particularidade ligada à tarefa e ao nível de maturidade de cada pessoa. Esse diagnóstico feito pelo líder é o que vai determinar a sua forma agir. Nos demais temas trabalharemos detalhadamente cada um desses estágios.

Percebe-se que, conforme já dito aqui sobre as características desse estilo de liderança, podemos já identificar que a condição de adaptação é de grande importância, pois o líder só atuará de acordo com o cenário identificado.

Alem da adaptação, é necessário haver uma comunicação assertiva aberta, facilitando o desenvolvimento das pessoas através de feedback e de feedforward (que significa dar ideias e orientações para o profissional visando o aperfeiçoamento de competências). Os pilares das ações são o presente, o futuro e a positividade, focados em maximizar potencialidades. Enquanto o feedback é mais usual em situações que já aconteceram, o feedforward foca em melhorias na ação que estão ocorrendo agora e visando o futuro, possbiltando perceber as suas diferenças, conduzindo para oportunidades reais, alinhando as suas expectativas à cultura da organização, oferecendo ativamente um suporte a elas por meio de seus exemplos e estimulando a autonomia. Como condição imprescindível, esse líder deve se autodesenvolver e ampliar o seu autoconhecimento para que possa ter cada vez mais melhores resultados com seu pessoal.

Outra característica é que a base das orientações está focada em auxiliar no afloramento do potencial e de fortalezas dos funcionários, a partir de uma situação que correu bem, mas que pode melhorar, ao contrário do feedback, que no seu modo mais usual está focado no resultado do desempenho e faz a reorientação da ação que aconteceu. No entanto, no feedforward, como vimos anteriormente, o foco é valorizar as potencialidades,

(14)

fortalecer o que pode se tornar melhor e encorajar as pessoas a pensarem em como direcionar o futuro.

Tema 5: O processo de coaching na formação do líder

Sabemos que liderar uma equipe é algo complexo. Para que o líder realmente tenha bons resultados é necessário que ele desenvolva muitas competências técnicas e comportamentais para gerir as pessoas envolvidas.

Fazer com que a equipe conquiste os resultados esperados pela organização e melhorar a sua performance é uma missão do líder, e isto não é fácil. Imagine que existem líderes nas organizações já com uma experiência considerável, com muitos anos nessa prática, mas que ainda necessitam aprender mais sobre como lidar com diferentes personalidades. Imagine então o grande desafio para o líder que está iniciando a sua carreira: o que realmente as empresas têm como expectativa em relação ao “iniciante”?

Bem, vamos começar a refletir sobre a importância do investimento das organizações nesses profissionais. Você, como gestor, concorda que investir é estratégico? Desenvolver a potencialidade em liderança daqueles que já demonstram o seu talento em gerir pessoas é um grande diferencial entre as organizações.

O processo de coaching está presente como uma ferramenta de alto valor. Essa ferramenta apresenta-se tanto para desenvolver ainda mais quem já atua na liderança quanto para os lideres que estão iniciando o grande desafio de gerir pessoas, pois o coaching desenvolve a potencialidade, o desempenho, o autoconhecimento e a assertividade do (jovem) líder. Esse processo de autodesenvolvimento favorece com que se identifique tanto suas suas potencialidades, como também suas limitações. Além disso, permite perceber competências para utilizá-las melhor, e entender melhor as diferenças entre as pessoas para também impulsionar o desenvolvimento delas. Todo esse processo se dá por meio de técnicas e ferramentas.

(15)

organizações estão investindo em seus potenciais líderes. De que forma as empresas estão possibilitando a que estes se desenvolvam? Afinal, são eles que irão facilitar à equipe para que alcance os resultados esperados, fazendo com que a empresa se mantenha num mercado em constante mudança. Nota- se também que as organizações têm uma grande expectativa em relação aos seus talentos, porém de que forma elas estão investindo neles? Elas precisam estar alinhadas com o objetivo de valorização e investimento do capital humano.

As organizações esperam que o líder faça uma gestão das pessoas efetiva e conduza a sua equipe estimulando-a de uma forma inspiradora.

Quando falamos de jovens líderes, esses profissionais que gostam de desafios e não lidam muito bem com processos engessados e burocráticos, pois são dinâmicos, criativos, ousados e inovadores, refletindo o perfil da

“geração Y”, as empresas necessitam conduzir os processos de uma forma que alinhe os valores da empresa aos pessoais destes jovens, atendendo às expectativas deles por meio de um investimento constante em aprimoramento.

Na atuação desse líder haverá inúmeros desafios. Dessa forma, é importante a organização desenvolver em seus colaboradores determinados aspectos comportamentais, pois são os mais difíceis de serem aprendidos.

Desenvolver as pessoas é fundamental, assim como focar na inteligência emocional. Quando falamos em desenvolvimento, percebemos a importância da ferramenta do coaching nesse processo. Suas técnicas irão facilitar a potencialização das habilidades, competências e pontos fortes, e também ajudarão a lidar de uma forma mais assertiva com seus liderados, e a focar mais nas pessoas e também em seus resultados, e consequentemente eliminando comportamentos sabotadores. O coaching impacta no desempenho do líder tornando-o um gestor mais humanizado que ajuda no desenvolvimento da sua equipe.

Portanto, após essa reflexão identificamos que os resultados do processo de coaching são realmente extraordinários. Ele possibilita o desenvolvimento de habilidades e capacidades. É um recurso que fortalece a

(16)

preparação de um futuro líder. Aquele que teve a oportunidade de conhecer a ferramenta e tê-la como filosofia tem a possibilidade de transformar a cultura da organização com suas mudanças, que também atingem as pessoas envolvidas no processo, e também os demais que participam dos resultados.

Por fim, quando falamos de um jovem líder, o processo de coaching tornará a sua visão mais sistêmica, facilitando a este atuar mais assertivamente e estabelecendo suas metas e planos de ação de forma mais definida. Com o auxilio dessa ferramenta, ele conseguirá ampliar importantes habilidades exigidas pelo mercado, como a comunicação clara e assertiva, a habilidade de dar feedbacks maduros, a ter flexibilidade, apresentar um relacionamento interpessoal mais favorável, maior facilidade de adaptação, autocontrole, aprender a lidar com diferentes modelos mentais, possuir resiliência, entre outras qualidades imprescindíveis à sua atuação.

Trocando ideias

As seguintes questões servirão de orientação para a criação de um texto coletivo. É importante que você dê e registre sua opinião sobre elas.

 No gerenciamento tradicional os resultados estão centrados no líder?

 As características individuais do líder o tornam um líder eficaz?

 O coaching é uma mudança de paradigma em relação às formas tradicionais de liderar um grupo. O líder coach está mais preocupado em desenvolver os membros da equipe do que em fiscalizar o trabalho e comportamento de seus liderados?

Na Prática

1. Leitura do caso

Lembre-se de que a cada dia estamos fazendo e reescrevendo a história.A vida é uma jornada rumo ao objetivo que cada um de nós estabelece para si, seja pessoal ou profissional.

(17)

Você tem seu objetivo estabelecido? Sabe que estratégia utilizar para atingi-lo? Muitas pessoas não conseguem responder a estas perguntas adequadamente, por isso, não se sinta culpado por ser uma delas, pois o importante é você ter consciência disso e, a partir de agora, mudar de atitude e tomar posições em relação ao seu futuro.

2. Identificação do que deve ser feito Responda às seguintes questões:

 Em sua opinião, o coaching, como processo de desenvolvimento pessoal e profissional, provê as pessoas com as ferramentas, o conhecimento e as oportunidades de que precisam para se desenvolverem e se tornarem mais eficientes?

 Cite três resultados que o processo de coaching traz para a organização.

Síntese

Como você pôde perceber, os temas tratados nesta Rota visaram a se aprofundar em temas atuais. O líder se antecipa às mudanças e aos fatos.

Deve ter autoridade para agir de uma forma que estimule respostas positivas para atingir as metas. Por meio de sua liderança, ele consegue que as pessoas se identifiquem com os objetivos e atinjam os resultados planejados.

Nestes momentos de incerteza, de rápido crescimento e de mudanças políticas, sociais, econômicas e tecnológicas, os líderes podem aproveitar as situações para transformar em oportunidades os problemas que são enfrentados, e obter assim maior vantagem competitiva.

É importante entender que o indivíduo que é um líder eficiente saiba, à medida que planeja as tarefas da equipe, atinja resultados, mantendo um ritmo de trabalho com qualidade, que estimule e desenvolva as competências individuais dos funcionários, buscando maior competitividade e resultados.

Aos líderes deste novo milênio, que deverão enfrentar grandes desafios

(18)

que lhes permitam dar respostas e apresentar soluções que respondam às exigências do mercado competitivo.

É importante destacar também o fato de que a liderança é situacional. É dizer que os líderes realizam suas atividades e oferecem perspectivas que possam servir como uma via diferente para identificar seus estilos de ação e de gestão, desejáveis em um gestor do século XXI.

O processo de coaching na formação do líder, oferece a você, futuro gestor, informações de como esse processo melhora o desempenho e o rendimento do líder. Um líder necessita muitas vezes de um ”espelho” que o acompanhe em seus desafios profissionais. O coaching é um acompanhamento que permite ao líder assumir projetos e tarefas antes impossíveis de serem enfrentados.

Note que todos os temas têm uma estreita relação. Espera-se que você, em seu papel de gestor, obtenha conhecimentos que lhe permitam, na prática diária, identificar seu papel de líder e perceber como os processos dentro da organização, alavancados por um processo de coaching, possibilitarão a você, em determinado momento, assumir seu papel como líder consciente e competente.

Referências bibliográficas

CABRERA, José. El Liderazgo en la era de la colaboración. Innovación en la gestión. Disponível em: <http://blog.cabreramc.com/por-que-este-blog/>.

Acesso em: 16 agosto. 2016.

CARVALHO, de Paula Mariana. A influência do papel da liderança nas organizações. Linkedin. Disponível em: <https://www.linkedin.com /pulse/influ%C3%AAncia-do-papel-da-lideran%C3%A7a-nas-organiza%C3%A7

(19)

%C3%B5es-de-paula-carvalho?trk=profpost&trkSplashRedir=true&forceNoSpl ash=true>. Acesso em: 16 ago. 2016.

HERSEY, Paul, BLANCHARD. Psicologia para administradores. São Paulo.

EPU, 2011.

LOTZ, Erika, Gisele. GRAMMS, Lorena Carmen. Coaching e mentoring.

Curitiba. Intersaberes, 2014

Manual para escapar dos falastrões do coaching. Revista EXAME.com.

Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/159/noticias/

manual-para-entender-o-coaching>. Acesso em: 16 ago. 2016.

MARINHO, M. Robson, DE OLIVEIRA, Figueiredo Jayr. Liderança: uma questão de competência. São Paulo: Saraiva, 2005.

OSVALDO, Yeda. O perfil do líder competitivo. Yeda Osvaldo. Disponível em:

<http://www.yedaoswaldo.com.br/artigos-ler.php?id=34>. Acesso em: 07 ago.

2011.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11º ed. - São Paulo:

Pearson Prentice Hall, 2005.

RODERMEL, Pedro Monir. Desenvolvimento gerencial estratégia e competitividade [livro eletrônico] / Pedro Monir Rodermel Maria do Carmo Schimidt Adriano Stadler (Org.). – Curitiba: InterSaberes, 2012.

YAMAOKA, Juliane.As 10 características fundamentais de um líder de sucesso.

EXAME.com. Disponível em: <http://exame.abril.com.br /pme/noticias/as-10-

(20)

caracteristicas-fundamentais-de-um-lider-de-sucesso>. Acesso em 16 ago.

2016.

Referências

Documentos relacionados

Comprovante de residência (mês vigente) de todos os membros declarados como pertencentes ao grupo familiar. a) Para os menores de idade, identificados como filhos dos

Uma liderança mal desempenhada traz para as organizações baixa produti- vidade, desmotivação, ambiente ruim para trabalhar, pessoas desinteressadas traba- lhando como robôs, apenas

15* 7,5 Artigos de divulgação/técnicos (previa avaliação da banca) 10* 5 Trabalhos Completos Publicados em Anais de Eventos Internacionais 10* 5 § Trabalhos Completos

Também se quantificou as perdas totais ocorridas nas barracas, assim como os produtos mais vendidos e mais perdidos durante as vendas além da compra de quatro vegetais

Este trabalho tem como foco principal a liderança na gestão de pessoas, procurando identificar o papel do líder, as principais características, habilidades,

A sociedade precisa de líderes assim como nos bandos, alcateias e rebanhos de animais, a diferença é que para liderar homens e mulheres em massa, os lideres precisam

(Revista Ideia Sustentável, 2014, p. Para tornar o tema intrínseco à cultura da organização, é preciso inseri-lo na missão e visão, com metas mensuráveis em todos os níveis e

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de