• Nenhum resultado encontrado

ECOS EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 005/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ECOS EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 005/2018"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ECOS

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 005/2018

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE COORDENADORES DE ÁREA, REGIONAL E PEDAGÓGICO, ASSISTENTES SOCIAIS, PSICÓLOGOS, PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, AGENTES SOCIAIS, MONITORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TÉCNICOS E GESTOR PARA O PROJETO ESPORTE E CIDADANIA- Emenda Parlamentar.

A ECOS torna público, para conhecimento dos interessados, o presente Edital que regulamenta o processo de seleção Simplificado para preenchimento de vagas, contratação e formação de cadastro de reserva para o Projeto Esporte e Cidadania visando atender crianças, adolescentes e jovens, inclusive adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida, Prestação de Serviços à Comunidade na Cidade do Rio de Janeiro. Os interessados deverão enviar Currículo para o e-mail: esporteecidadaniaecos@gmail.com

1. DO OBJETO

1.1. Constitui objeto deste Edital a seleção de pessoal para atendimento aos beneficiários do Projeto Esporte e Cidadania para Todos (em anexo I), através de análise e avaliação de currículo e experiência comprovada.

1.2. Atender a execução de todas as atividades de ações e serviços necessários ao cumprimento dos objetivos do Projeto para realização das atividades sistemáticas e assistemáticas de esporte recreativo, de cultura e de lazer, com o objetivo de ampliar ações do acesso ao conhecimentos e práticas, considerando os direitos sociais de todos os cidadãos.

2. DOS PARTICIPANTES

2.1. Poderão participar do processo seletivo de avaliação curricular para a contratação, os profissionais que cumpram as exigências dos cargos, e que forneçam toda a documentação exigida neste edital.

2.2. A inscrição no processo seletivo implica manifestação do interesse do profissional em participar da seleção, junto a ECOS e aceitando as obrigações inerentes ao cargo e descritas no Projeto e no referido Edital.

2.3. Os interessados inscritos e habilitados serão selecionados mediante análise do currículo e da documentação exigida no item 4.4.

3. DO CRONOGRAMA Etapa Período

a) Inscrições e envio de currículo de 18 a 20 de julho 2018;

b) Entrevista e Entrega de documentos dias 23, 25 e 26 de julho de 2018, sendo:

23/07/2018 – Assistente Social, Gestor e Professor de Educação, 25/07/2018 – Psicólogo, técnico e Monitor de Educação Física, 26/07/2018 – Coordenador e Agente Social; e

c) Resultado Final – 30 de julho de 2018.

d) Contratação dias 01, 02 e 03 de agosto de 2018.

4. DA INSCRIÇÃO E DA DOCUMENTAÇÃO

4.1. A inscrição para seleção de pessoal para o Projeto Esporte e Cidadania para Todos será gratuita.

(2)

4.2. A inscrição deverá ser realizada a partir das 09h do dia 18 de julho, encerrando as 18 horas do dia 20 e julho de 2018 no email acima citado.

4.3. No ato da inscrição, o candidato deverá manifestar sua opção única de função que deseja trabalhar.

4.4. Os candidatos inscritos deverão apresentar os seguintes documentos em envelope pardo:

a) Ficha de inscrição;

b) Cópia do RG ou outro documento de identificação oficial com foto;

c) Cópia do CPF;

d) Para as vagas de Coordenadores, técnicos e gestor: cópia do diploma de colação de grau que comprove a habilitação exigida para o cargo ou declaração expedida pela Instituição de Ensino Superior para os cargos de Professor de Educação Física, Assistente Social, Psicólogos e outros profissionais para vagas de Coordenadores e) Cópia da declaração ou certificado de escolaridade de Ensino Médio (para Agente Social, Monitor e Técnico de Nível Médio)

k) Cópia de Comprovante de Residência atualizado;

4.5. Os candidatos que entregarem a documentação incompleta terão a inscrição indeferida.

4.6. No ato da inscrição para a seleção o candidato aceitará, automaticamente, as normas estabelecidas neste Edital.

5. DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

5.1. O processo de seleção de pessoal para o Projeto Esporte e Cidadania – Emenda Parlamentar será realizado por uma Comissão de Avaliação, que será composta por técnicos da ECOS.

.

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção para o preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva para o Projeto Esporte e Cidadania contará com as seguintes fases:

6.1. Fase Eliminatória - Análise documental e curricular.

A Comissão de Avaliação confere a documentação apresentada e faz a análise curricular do candidato.

6.1.1. A análise documental e curricular compreende a investigação da veracidade das informações contidas nos currículos e na documentação apresentada;

6.1.2. Para a análise de currículo será observada a experiência descrita no currículo;

6.1.4. O resultado da Fase Eliminatória estará disponível, conforme data prevista no cronograma.

6.2. Fase Classificatória – Dinâmicas e Entrevista.

Os candidatos selecionados serão convocados por meio de listagem nominal disponibilizada no site da ECOS (http://www.ecos-ong.com.br).

A Comissão de Avaliação será responsável pela entrevista do candidato. Nessa oportunidade observará aspectos como: potencial para trabalho em equipe;

capacidade para atendimento ao público e capacidade para execução das atividades proposta no Projeto e afinidade com atividades aplicadas a adolescentes em conflito com a Lei.

6.2.1. A entrevista, de caráter classificatório para todas as funções, será aplicada somente para os candidatos habilitados na fase de seleção.

6.2.2. A entrevista será realizada na AVENIDA FRANKLIN ROSEEVELT, 194 Sala 902/903 – CENTRO DO RIO conforme data prevista no cronograma.

6.2.3. Para entrevista, o candidato deverá apresentar documento original de identificação oficial com foto.

6.2.4. O não comparecimento na data designada caracteriza-se como desistência do candidato.

(3)

7. DA CONVOCAÇÃO

7.1. Os candidatos classificados serão informados mediante lista nominal no site da ECOS.

7.2. Os candidatos que não foram classificados para as vagas existentes poderão ser chamados até o final do convênio do Projeto, compondo assim o cadastro de reserva.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Avaliação.

9.2. Toda e qualquer decisão da Comissão de Avaliação é soberana e definitiva.

9.3. O candidato que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas e às recomendações aqui estabelecidas, será automaticamente, eliminado da Seleção.

Neste caso, não caberá recurso sob alegação de desconhecimento dos termos deste Edital.

9.4. A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para o processo seletivo contidas neste Edital e nos comunicados a serem publicados no site da ECOS.

9.5. Caso seja necessário, a Comissão de Avaliação responsável poderá realizar alterações no calendário deste edital, e as mesmas serão publicadas no site da ECOS..

9.6. É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este processo seletivo.

9.7. O detalhamento dos cargos com os respectivos requisitos mínimos de escolaridade, a carga horária e as remunerações encontram-se no Anexo I deste Edital.

9.8. As atribuições dos cargos ofertados neste edital encontram-se no Anexo II deste Edital.

9.9. A lotação dos candidatos, que vierem a ser aprovados por esse processo Seletivo, se dará em ginásios, clubes, associações ou espaços da comunidade nos territórios da Cidade da Cidade do Rio de Janeiro e ainda, aonde ocorram as atividades sistemáticas e assistemáticas do Projeto.

9.10. Os candidatos aprovados que comporão o quadro de profissionais do Projeto Esporte e Cidadania, a partir dessa seleção, deverão participar obrigatoriamente de eventos, reuniões, Curso EaD e formações, tão logo sejam convocados pela Comissão de Avaliação do referido Programa. Ressaltamos que a ausência seguida em dois eventos realizados nos equipamentos implicará em medidas administrativas de substituição para que não sejam prejudicadas as ações previstas.

9.11. O candidato deverá manter atualizado seu endereço, telefone e e-mail enquanto estiver participando do processo seletivo.

9.12. O candidato que não comprovar os requisitos necessários no período correspondente por meio de documentação será excluído do processo seletivo.

A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

(4)

ANEXO I DETALHAMENTO DO CARGO

EQUIPE DE OPERACIONALIZAÇÃO DAS AÇÕES

CARGA HORÁRIA SEMANAL Gestor Profissional de nível superior com experiência em projetos

socioesportivo

40h

Coordenador de Área

Profissional de nível superior com experiência em projetos

socioesportivo 40h

Técnico – Nível Médio

Profissional de nível médio com experiência em rotinas

administrativas. 40h

EQUIPE GESTORA – Esporte e Cidadania – Emenda Parlamentar

FUNÇÃO QTD. QUALIFICAÇÃO

Gestor

1

O gestor deverá adotar as providências necessárias ao fiel cumprimento pedagógico e administrativo do projeto, tendo por parâmetro as responsabilidades inerentes à Universidade, conforme previstos no projeto e Termo de Execução Descentralizada. As decisões e providências que ultrapassarem a sua competência deverão ser encaminhadas a seus superiores, em tempo hábil, para a adoção das medidas convenientes.

Deverá também gerir as ações da equipe gestora alinhando a execução do projeto.

Coordenador de Área

5

Coordena as rotinas administrativas, colaborando com o

gestor no planejamento estratégico e a gestão dos recursos

organizacionais, sejam estes: materiais, patrimoniais,

financeiros, tecnológicos ou humanos. Coordenar à equipe

técnica e as atividades, o controle, a análise e o

planejamento do fluxo de atividades e processos da área,

desenhar as políticas e processos criando os fluxos da área,

(5)

elaborar e implantar procedimentos e políticas administrativas, garantir a realização de todas as atividades.

Técnico

2

Prestar apoio técnico-administrativo em atividades relacionadas ao projeto e execução de tarefas que envolvam função de suporte; controlar o recebimento, conferência e distribuição dos processos administrativos; controlar o recebimento e expedição de documentos; encaminhar sempre que solicitado ao gestor documentos e atos administrativos para a devida publicação/averiguação;

elaborar os relatórios estatísticos; realizar as diligências;

organizar e manter os cadastros atualizados; prestar informações em processos administrativos e digitar textos;

exercer outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade, que lhes sejam atribuídas pela autoridade superior.

EQUIPE DE OPERACIONALIZAÇÃO DAS AÇÕES

CARGA HORÁRIA SEMANAL

Condição

Coordenador Geral

Profissional de nível superior - com experiência de 3 anos na execução de Projetos Sociais e Pós Graduação (Indicado por este

proponente, servidor do Estado do Rio de Janeiro - profissional cedido).

40h Servidor Público do Governo do Estado

Cedido

(6)

Coordenador Pedagógico

Profissional –

preferencialmente com mestrado ou doutorado em Educação Física, ou

Pedagogia ou áreas afins e que tenha experiência com projeto social.

40h

Coordenador Área

Professor - Graduado em Educação Física (com experiência de 3 anos em projetos sociais, em especial, com adolescentes em conflito com a lei) com Pós

Graduação

40h

Coordenador Regional

Profissional de nível superior - com experiência de 3 anos na execução de Projetos Sociais com Pós Graduação

40h

Assistente social

Profissional - Graduado em Serviço Social com 3 anos de experiência na atuação em Projeto Social ou Pós Graduação

26h

Psicólogo Profissional – Graduado em Psicologia com 3 anos de experiência na atuação em Projeto Social ou Pós Graduação (de preferência, com experiência com

adolescentes em conflito com a lei e atendimento

psicossocial).

30h

Agente Social

Morador local, que

represente uma liderança e já execute ações comunitárias na área e que tenha perfil articulador e mobilizador.

20h

Professor de Educação Física

Professor -

Graduado/Licenciado em Educação Física (de

preferência, com experiência

20h

(7)

em projeto social).

Monitor (para auxiliar o professor de Educação Física)

Estudante de curso superior em Educação Física.

20h

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

Coordenador Geral - Orientar o Coordenador Pedagógico no planejamento de execução das atividades propostas no Projeto Básico; Controlar materiais e equipamentos; Analisar criteriosamente cada atividade oferecida para a comunidade;

Fornecer auxílio e suporte à equipe técnica visando o bom desempenho das atividades; Executar tarefas de digitação e controle de relatórios; Coordenar o processo de captação de novos alunos; Realizar reuniões periódicas com a equipe técnica; Coordenar a elaboração dos relatórios de avaliação, aprovar e encaminhar a coordenação técnica da UFF em tempo adequado; Participar de reuniões com a equipe da UFF sempre que solicitado; Receber as reclamações, sugestões e críticas dos freqüentadores da unidade, bem como providenciar soluções para as mesmas e, viabilizar o acesso a todas as informações pertinentes das rotinas técnicas e administrativas internamente e para a UFF.

Coordenador Pedagógico - O papel central da Coordenação Geral Pedagógica é o de estruturar junto ao Ministério os conteúdos relativos à formação dos coordenadores de área, professores e monitores, com foco na articulação e transformação da realidade educacional. Assim infere-se que este profissional deve identificar e analisar os processos de coordenação pedagógica, em curso em todos os núcleos implantados nas diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro, de modo a ampliar o conhecimento do Coordenador de área, dos professores e dos monitores ou função semelhante quanto às suas potencialidades. O trabalho do Coordenador Geral Pedagógico será de potencializar o repertório dos professores a favor da aprendizagem das crianças e jovens. O trabalho tem como foco a interlocução com a comunidade e partir deste diálogo atender as reais necessidades dos núcleos do projeto, além de atender as necessidades formativas daqueles professores. Assim, entende-se que que é de fundamental importância que o profissional que ocupe esta função tenha um perfil apoiado em três pilares: ser um formador, um articulador e um transformador: a) Formador porque vai ajudar o corpo docente a se aprimorar. “Para ser um formador e ajudar o professor a lidar com seu próprio conhecimento é preciso entender de didática e metodologias”; b) Articulador porque deve articular as pessoas, os processos de aprendizagem e o projeto político pedagógico desenvolvido e; c) Transformador, pois, visa incentivar a todos a buscarem avançar constantemente.

Neste sentido, é uma ação atitudinal, relacionada com um conceito de educação,

(8)

que busca um paradigma de comunidade e de pessoas reconhecendo que estamos todos em constante processo de mudança.

Importa ressaltar que este Coordenador precisa estar sempre atento ao cenário que se apresenta a sua volta, pois sua atuação determinará o Projeto Político Pedagógico da parceria UFF/ME.

Projeto – porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

Político – por considerar a intencionalidade da ação nos núcleos como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão reflexivamente, individual e coletivamente, na sociedade.

Pedagógico – porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem tanto dos profissionais/professores quanto dos beneficiados.

Coordenador de Área – Orientar e auxiliar diretamente a rotina dos Professores, Monitores e Agentes Sociais; Motivar e avaliar a equipe dos núcleos sob sua coordenação; Planejar e organizar as atividades propostas por sua equipe; Auxiliar na elaboração de relatórios, definir junto ao coordenador geral as modalidades a serem desenvolvidas de acordo com a identificação da vocação do local, participar de reuniões/eventos convocada pela coordenação do projeto;

Coordenador Regional – Gerenciar a implementação das ações acordadas no projeto técnico pedagógico e no plano de trabalho, auxiliando o Coordenador Geral no controle total da estrutura administrativa e do orçamento do projeto. Manter estrutura eficiente de comunicação entre o Coordenador Geral e os demais Recursos Humanos vinculados ao Projeto, possibilitando melhores resultados e qualidade no atendimento aos beneficiados e maior eficiência dos trabalhos realizados em equipe. Manter atualizado o cadastro e as informações do Projeto, dos núcleos, dos recursos humanos e principalmente dos beneficiados nos sistemas do Ministério. Os 4 Coordenadores serão divididos nas seguintes regiões: Capital; Metropolitana; Interior e Norte Fluminense; Interior e Sul Fluminense e Litorânea.

Assistente Social - Deverá executar ações que induzam o desenvolvimento de múltiplas atividades comunitárias de acordo com as diretrizes, objetivos e metodologia exigida pela coordenação geral do projeto. Desenvolver trabalho com a rede do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e dos Adolescentes. Estruturar e desenvolver atividades sistemáticas com família-núcleo-comunidade. Elaborar relatórios, pareceres e demais instrumentais relativos aos aspectos psicossocial e socioeconômico. Monitorar as atividades desenvolvidas pelo Agente Social.

O Assistente social com atuação nas Unidades de Internação, desenvolverá ações interdisciplinares junto aos profissionais destas unidades, visando integrar as áreas de conhecimento da Psicologia, da Terapia Ocupacional, da Pedagogia, do Direito e da Enfermagem, do Esporte. Além da atuação interdisciplinar com estes profissionais ainda é necessário uma articulação cotidiana do Assistente Social com os agentes de segurança socioeducativos, professores, auxiliares educacionais, diretores e demais profissionais da Unidade de Internação.

A Metodologia de Atendimento Socioeducativo de Internação para o trabalho do Assistente Social, terá alguns dispositivos metodológicos, tais como, atendimento

(9)

técnico individual e/ou em grupos às famílias e ao adolescente, domiciliares, grupos de família, articulação de rede, visita do adolescente a família e visitas institucionais.

Psicólogo – O papel do psicólogo no Projeto Socioeducativo está baseado em fornecer suporte psicológico para as famílias e ao adolescente que se encontra em conflito com a lei e em fase de cumprimento de medidas socioeducativas e para que possibilite ao adolescente autor de ato infracional uma reflexão acerca de suas práticas e danos causados e, assim, obtenha suporte psicológico e assistencial para que facilite a sua reinserção social. São atribuições deste profissional o acompanhamento, a orientação e o apoio ao adolescente, contribuindo para a construção de sua identidade e favorecendo a elaboração de um projeto de vida e cidadania, visando romper com as práticas anteriores. Dialogar acerca do o ato infracional e como ele se produziu, visando favorecer a questão educacional desta medida e produzir intervenções baseando-se no compromisso com a garantia dos direitos do adolescente, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e nas normativas internacionais. Deverá atuar em conjunto com o Assistente Social do Projeto Socioeducativo responsável pelas Unidades de Internação e Semiliberdade, bem como com os demais recursos humanos envolvidos nas ações.

Agente - Participar das ações de planejamento, monitoramento e avaliação das atividades sistemáticas e eventos do núcleo; mobilizar a comunidade para a efetiva participação das atividades; Inscrever e monitorar a participação nas atividades sob sua responsabilidade; Entregar sistematicamente o levantamento das atividades desenvolvidas no núcleo e os dados solicitados pela Coordenação.

Professor de Educação Física - Planejar, ministrar e monitorar as atividades;

Realizar avaliação dos alunos; Controlar a freqüência dos alunos nas atividades;

Acompanhar o desenvolvimento e o alcance dos objetivos propostos; Solicitar a intervenção de equipe multidisciplinar quando houver necessidade; Promover e participar das reuniões semanais com os agentes sociais e outras lideranças de seu grupo, para estudo, planejamento e avaliação das ações; Encaminhar ao Coordenador Geral as demandas advindas do seu núcleo, participando de todas as reuniões agendadas.

Monitor (Ed. Física ou Lutas/Artes Marciais - Apoiar o professor durante as aulas;

Auxiliar o professor no controle de participação, preenchimento de planilhas, planos de aula e planejamento de ações, no desenvolvimento de atividades lúdicas, esportivas, palestras, oficinas, encontros entre outros.

ECOS

(10)

Ficha de Inscrição

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE COORDENADORES, ASSISTENTE SOCIAL, PSICOLOGO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, AGENTES SOCIAIS E MONITORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O PROJETO ESPORTE E CIDADANIA – Emenda Parlamentar

(Preenchimento por parte do candidato)

Nome:________________________________________________________________________

Data de Nascimento:_________________________Sexo:_______________________________

Função Pretendida:_____________________________________________________________

Principais experiências no cargo escolhido:__________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

(Preenchimento por parte da E.C.O.S) Número de Protocolo: __________________

Data de entrega de documentação:________________________________________________

Documentos recebidos:

( ) Ficha de inscrição

( ) Cópia do RG ou outro documento de identificação oficial com foto ( ) Cópia do CPF

( ) Cópia do diploma de colação de grau que comprove a habilitação exigida para o cargo ou declaração expedida pela Instituição de Ensino Superior para os cargos de Professor de Educação Física, Assistente Social, Psicólogos e outros profissionais para vagas de Coordenadores.

( ) Cópia de declaração ou certificado de escolaridade de Ensino Médio (para Agente Social, Monitor e Técnico de Nível Médio)

( ) Cópia de Comprovante de Residência atualizado ( ) Envelope Pardo

Profissional responsável: ________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

5.767.644-2 SSP-PR, no uso de suas atribuições legais, e, considerando o disposto na Lei Federal nº 8.666/1993 e suas alterações, e demais legislações aplicáveis, torna público

Os interessados deverão inscrever-se mediante a apresentação de Requerimento para credenciamento, conforme modelo (Anexo I), e envelope contendo os documentos

DECLARAMOS, sob as penas da lei, que: (1) nao possu mos parentesco consanguíneo ou afim: de até terceiro grau, com membros da Comissão Técnica de Avaliação e (2) estamos cientes

Coordenador Geral - Orientar o Coordenador Pedagógico no planejamento de execução das atividades propostas no Projeto Básico; Controlar materiais e equipamentos; Analisar

ü Overflow ocorre quando o número não pode ser. representado com o número de

Sempre que o Conselho Fiscal, representado pelo seu presidente, ou pela maioria dos seus membros, pretenda examinar a documentação e escrita da AMPA deverá informar a

Em estudo aberto, multicêntrico, controlado, randomizado, 140 pacientes portadores de insuficiência venosa crônica e úlcera de perna foram divididos em dois grupos,

Se esta segunda lista também não for aprovada, por maioria dos votos expressos, serão os trabalhos novamente suspensos para prosseguirem em data logo designada pelo Presidente