• Nenhum resultado encontrado

Palavras chaves: Ambiente hospitalar; Perfurocortantes; Descarte.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavras chaves: Ambiente hospitalar; Perfurocortantes; Descarte."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

_____________________________________________________________ Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro:

BIOSSEGURANÇA: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) POR EQUIPES DE ENFERMAGEM NA REDUÇÃO

DE ACIDENTES DE TRABALHO EM HOSPITAIS.

BRITO, M. P.2; LIMA NETO, F. E. M.2; PEREIRA, H. S.1; COSTA, J. M. A. R.2; SILVA, F, M,L.3

1

ACADÊMICOS DO CURSO DE BIOMEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ 2

ACADÊMICOS DO CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PESCA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ(UFPI)

3

ACADÊMICA DO CURSO BACHARELADO EM FISIOTERAPIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)

RESUMO

Introdução: A falta de equipamentos de proteção individual acarreta no aumento do numero de acidentes dessa forma objetivou-se em busca de literatura relacionado a manuseio e descarte e utilização de EPI’s em ambiente hospitalar. Metodologia: Foram selecionados artigo através da SCIELO, LILACS, MEDLINE E SCIENCE DIRECT utilizando descritores em português, com criterio de inclusão e exclusão entre 2007 e 2017. Resultados e discussão: Os artigos demontraram que o manuseio e uso incorreto de materiais perfurocortantes constituem a maior causa de acidentes em procedimentos hospitalares e as equipes de enfermagem são os proficionais mais atingidos. Conclusão: Diante disso, há a necessidade de educação continuada para a adoção de medidas preventivas que favoreçam a redução da freqüência de acidentes com profissionais da área da saúde em ambientes hospitalares, principalmente entre as equipes de enfermagem.

Palavras chaves: Ambiente hospitalar; Perfurocortantes; Descarte.

______________________________________________________________ ABSTRACT

Introduction: The lack of personal protective equipment leads to an increase in the

number of accidents in this way was aimed at searching literature related to the handling and disposal and use of IPE in a hospital environment. Methodology: We selected the article through SCIELO, LILACS, MEDLINE and SCIENCE DIRECT using descriptors in Portuguese, with inclusion and exclusion criteria between 2007 and 2017. Results and Discussion: The articles showed that the handling and incorrect use of sharps are the major cause of accidents in hospital procedures and the nursing teams are the most affected professionals. Conclusions: In view of this, there is a need for continuing education for the adoption of preventive measures that

(2)

_____________________________________________________________ Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro:

favor the reduction of the frequency of accidents with health professionals in hospital settings, especially among nursing teams.

Keywords – Hospital environment; Sharpening; Discard.

_______________________________________________________________ INTRODUÇÃO

As doenças ocupacionais em ambiente hospitalar tem se tornado comum, principalmente em profissionais de enfermagem que estão em constante contato com pacientes, materiais perfurocortantes, soluções, substâncias tóxicas, aparelhos e materiais contaminados expondo esses profissionais ao risco de contrair doenças infecto-contagiosa e de acidente hospitalar (SÊCCO; GUTIERREZ; MATSUO, 2002). Dentre os fatores de risco que predispõem a ocorrência dos acidentes de trabalho está a ausência de uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) que decorre do excesso de autoconfiança, descuido, pressa ou desconforto. Os profissionais da equipe de enfermagem são os responsáveis pelos cuidados com saúde, promover e preservar a saúde. No entanto nas práticas hospitalares preocupam-se muito com o cuidado e pouco com os riscos a que estão expostos (BALSAMO; FELLI, 2006; ODA et al. apud CONSIGLIERI; HIRATA, 2002).

Diante disso, este trabalho objetivou buscar na literatura publicações que relacionassem a utilização de EPI, manuseio e descarte de materiais perfurocortantes por profissionais da saúde em ambiente hospitalar

METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão de literatura utilizando-se de artigos e livros nas bases de dados eletrônicas SCIELO, LILACS, MEDLINE E SCIENCE DIRECT, usando os descritores “Acidentes de Trabalho”, “Equipamentos de Proteção Individual” e “Ambiente Hospitalar” no intervalo de tempo de 2007 a 2017. Os critérios de inclusão definidos para a seleção do material foram estudos e informações que relatassem a utilização de EPIs em ambientes hospitalares. Os critérios de exclusão definidos para a seleção do material foram estudos e informações que envolvessem outros locais. Após a análise dos textos, as ideias dos autores foram sintetizadas e apresentadas em uma tabela nos resultados, contemplando o polímero e o ativo incorporado, a atividade antimicrobiana encontrada e características do filme.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A pesquisa inicial resultou em 47 artigos, dentre esse foram selecionados 8 para discussão mediante critérios de inclusão.Os artigos discutidos mostram que as equipes de enfermagem são os profissionais que mais sofrem acidentes durante os procedimentos em ambientes hospitalares, os auxiliares/técnicos de enfermagem e do sexo feminino são os mais acometidos. Sendo o manuseio ou o descarte incorreto de materiais perfurocortantes que constituem os principais meios de acidentes.

(3)

_____________________________________________________________ Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro:

Apesar da necessidade do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) ser teoricamente aceita por todos, muitos profissionais da saúde não fazem uso dos mesmos porque pensam não correrem risco de contrair doenças ou porque não gostam de usar, confirmando o relato de Souza (2002).

Os EPI'S são descritos por Teixeira e Valle (1996) como todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção contra riscos que ameaçam a segurança e saúde no trabalho, sendo responsabilidade da empresa o fornecimento gratuito dos EPI's aos trabalhadores conforme o risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento.

Portanto, o incentivo do uso de EPIs entre profissionais da saúde durante a realização de procedimentos e a adequação as normas de biossegurança e descarte correto dos materiais, tem fundamental importância para a diminuição do numero de acidentes, bem como o manuseio e descarte de materiais biológicos, sendo esta a segunda maior causa de exposição mais freqüente dentre os artigos discutidos. Tendo como principal meio de acidentes o manuseio ou descarte incorreto de materiais perfurocortantes se faz necessário a capacitação dos grupos envolvente, demonstrando como deve ser manuseado, os equipamentos necessários e formas de como devem ser descartados, diminuindo o risco de contamanição e melhoria na saúde publica. Outra forma, é posicionar coletores em diferentes partes do estabelecimento e controle rigoroso onde deve ser levado.

Quadro 1: artigos selecionados sobre acidentes de trabalho em ambiente hospitalar.

(4)

_____________________________________________________________ Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro:

Fonte: Dados da pesquisa, 2017. CONCLUSÕES

Diante disso, há a necessidade de educação continuada para a adoção de medidas preventivas que favoreçam a redução da freqüência de acidentes com profissionais da área da saúde em ambientes hospitalares, entre esses profissionais, principalmente com as equipes de enfermagem.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BALSAMO, A. C.; FELLI, V. E. A. Estudo sobre os acidentes de trabalho com exposição aos líquidos corporais humanos em trabalhadores da área de saúde de um hospital universitário. Revista Latinoamericana de Enfermagem. Ribeirão Preto, v. 14, n. 3, p. 346-53, maio/ jun. 2006. Disponível em:

(5)

_____________________________________________________________ Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Registro:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S01041692006000300007&ln g=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 out. 2017.

BONINI, A. M., DE PAULA ZEVIANI, C., FACCHIN, L. T., Gir, E., & DA SILVA CANINI, S. R. M. Exposição ocupacional dos profissionais de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva a material biológico. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 11, n. 3, 2009.

CONSIGLIERI, V. O.; HIRATA, R. D. C. Biossegurança em laboratórios de ensino e da área de saúde. In: HIRATA, Mário Hiroyuki; MANCINI FILHO, Jorge. Manual de

biossegurança. Barieri: Manole, 2002.

DA COSTA RIBEIRO, P.; DA COSTA RIBEIRO, A. C.; BARROSO LIMA JÚNIOR, F. P. Perfil dos acidentes de trabalho em um hospital de Teresina, PI. Cogitare Enfermagem, v. 15, n. 1, 2010.

DUARTE VALIM, M.; PALUCCI MARZIALE, M. H. Avaliação da exposição ocupacional a material biológico em serviços de saúde. Texto & Contexto Enfermagem, v. 20, 2011.

GOMES, A. C., AGY, L. L., MALAGUTI, S. E., CANINI, S. R. M. S., CRUZ, E. D. D. A., & Gir, E. Acidentes ocupacionais com material biológico e equipe de enfermagem de um hospital-escola. Rev. enferm. UERJ, v. 17, n. 2, p. 220-3, 2009.

GUILARDE, A. O; OLIVEIRA, A. M. D; TASSARA, M; OLIVEIRA, B. D., & ANDRADE, S. S. D.. Acidentes com material biológico entre profissionais de hospital universitário em Goiânia. 2010. Rev patol trop [Internet]. 2010 Apr-June; 39 (2): 131-6.

SILVA GUSMÃO, G.; DE OLIVEIRA, A. C.; SARMENTO GAMA, C. Acidente de trabalho com material biológico: análise da ocorrência e do registro. Cogitare Enfermagem, v. 18, n. 3, 2013.

SILVA, J. A. D; PAULA, V. S. D; ALMEIDA, A. J. D & VILLAR, L. M. Investigação de acidentes biológicos entre profissionais de saúde. Esc Anna Nery Rev Enferm, v. 13, n. 3, p. 508-16, 2009.

SOUZA, A. C. S. Risco biológico e biossegurança no cotidiano de enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem (on-line), v. 4, n. 1, p. 65, 2002. Disponível em :<http://www.fen.ufg.br/revista4_biosseg.html>. Acesso em: 14 abr 2007.

TEIXEIRA P & VALLE S. Biosegurança: Uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro. Ed Fiocruz, 1996.

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Nas vilas de Regência e de Povoação, cerca de R$ 3 milhões foram investidos para promover eventos culturais, de lazer e turismo na região.. Iniciativas assim valorizam a cultura

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Both the distribution of toxin concentrations and toxin quota were defined by epilimnetic temperature (T_Epi), surface temperature (T_Surf), buoyancy frequency (BuoyFreq) and