• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

EDITAL Nº 27/2016

PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA PARA SUPERVISOR E APOIO

DO PROGRAMA NACIONAL DE

ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC –

REITORIA E SUAS UNIDADES REMOTAS

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, no uso de suas atribuições legais, em consonância com a lei nº 12.513 de 26 de outubro de 2011, alterada pela lei nº 12.816 de 5 de junho de 2013 e a Resolução CD/FNDE nº 04 de 16 de março de 2012, alterada pela Resolução CD/FNDE nº 06 de 12 de março de 2013, tornam público o presente Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo para preenchimento de vagas e cadastro reserva de profissionais para atuarem como Supervisor e Apoio para cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Bolsa Formação Trabalhador.

1.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 O processo de seleção destina-se à ocupação das funções Supervisor e Apoio nos cursos do PRONATEC FIC oferecidos na Reitoria e suas Unidades Remotas em relação à pactuaçãode vagas 2015.2 e 2016.1 para os Cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC– Bolsa Formação Trabalhador. A Seleção dos profissionais está vinculada, prioritariamente, aos cursos pactuados para o referido campus e suas Unidades Remotas (quando houver).

1.2 A contratação do profissional para atuação no PRONATEC está condicionada à formação de turmas no campus e/ou Unidades Remotas.

1.3 O candidato poderá se inscrever para uma área, respeitados os perfis de formação exigidos no presente Edital, bem como, os limites de carga horária estabelecidos no Artigo 14 da Resolução CD/FNDE nº 04 de 16 de março de 2012.

1.4 Os perfis para a função de Supervisor e Apoio estão descritos no Anexo I deste Edital.

2.

DO PROGRAMA

2.1. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Esta ação intensifica a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

3.

DOS REQUISITOS PARA A VALIDADE DE PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1. Poderão se inscrever no Processo de Seleção os candidatos que preencherem os seguintes requisitos e critérios:

a) Possuir a formação exigida no Anexo I deste Edital;

b) Possuir experiência comprovada na área de atuação pretendida, conforme critérios descritos no Anexo I deste Edital.

4.

DAS INSCRIÇÕES E DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA NO ATO DA INSCRIÇÃO

4.1 As inscrições serão realizadas no período compreendido entre os dias 25 de abril a 02 de maio de 2016, conforme os itens 4.2, 4.3, 4.4 e 4.5.

4.2 Para realizar a inscrição o candidato deverá enviar os documentos listados abaixo, em envelope pardo lacrado identificado com o nome do candidato, número do Edital e a função a que concorre, por SEDEX, com Aviso de Recebimento (AR), dos Correios, para a Coordenação Geral do PRONATEC do IFRJ, situada na Rua Pereira de Almeida, nº 88, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20260-100, com data limite de postagem até 02 de maio de 2016:

a) Cópia do documento oficial de identidade;

b) Formulário de Inscrição, disponível no Anexo II deste Edital, devidamente preenchido e assinado.

c) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

(2)

e) Cópia dos documentos referentes aos critérios classificatórios (comprovantes de experiência), conforme disposto no Anexo III a este Edital.

f) Declaração de disponibilidade (Anexo IV), devidamente preenchida e assinada. g) Cópia do Currículo, preferencialmente da Plataforma Lattes.

4.2.1 Os documentos enviados pelo candidato não poderão ser substituídos posteriormente, assim como não poderão ser acrescentados novos documentos ao Processo.

4.3 O candidato com deficiência deverá apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, bem como a sua provável causa.

4.4 Não serão aceitos documentos entregues de forma distinta da estabelecida neste Edital.

4.5 A comprovação de tempo de experiência profissional será feita por meio da apresentação de: a) Cópia simples da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS (folha de identificação onde

constam número, foto e série, folha da identificação civil e folha onde constam os contratos de trabalho) com período inicial e o final descrito; descrição das atividades executadas e cópia simples dos documentos relacionados como pré-requisitos que comprove estar habilitado para o exercício da profissão (diploma, certificado de conclusão);

b) No caso de experiência profissional em órgão público: cópia simples de certidão de tempo de serviço ou declaração (em papel timbrado e com o CNPJ e nome e registro de quem assina), informando claramente o serviço realizado, o período inicial e final deste com descrição das atividades executadas e cópia simples dos documentos relacionados como pré-requisitos que comprove estar habilitado para o exercício da profissão (diploma, certificado de conclusão).

5.

DO PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1 O Processo de Seleção compreenderá uma única etapa:

Avaliação Natureza Pontuação Máxima

Análise dos documentos apresentados Eliminatória / Classificatória 50,0

5.2 Será designada pela Coordenação Geral do Pronatec, a Banca Examinadora constituída por 3 (três) servidores do IFRJ, que analisará os documentos apresentados por cada candidato.

5.3 A não apresentação dos documentos comprobatórios para a avaliação dos critérios dispostos no Anexo III a este Edital acarretará na eliminação do candidato, atribuindo-se nota zero.

5.4 Para comprovação da experiência profissional referida no item 3.1 e período relativo a esta, deve ser anexada declaração da chefia imediata e/ou outros documentos comprobatórios.

5.5 A divulgação das notas dos documentos apresentados será disponibilizada na página da Internet, do IFRJ/PRONATEC, www.ifrj.edu.br/pronatec/editais, no dia 05 de maio de 2016.

6.

DOS RECURSOS

6.1 Será admitido um único recurso, desde que específico e fundamentado, relativo exclusivamente à análise dos documentos apresentados.

6.2 Os recursos referentes a análise de documentos poderão ser interpostos, na Reitoria do IFRJ, situada na Rua Pereira de Almeida, nº 88, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20260-100, mediante formulário próprio a ser preenchido no ato da solicitação (Anexo V), não sendo aceitos os enviados via Correios, fax ou correio eletrônico, no dia 06 de maio de 2016 entre 10:00 e 16:00 horas. 6.3 O parecer da Banca Examinadora sobre os recursos interpostos é irrecorrível.

7.

DO RESULTADO FINAL E DA CONTRATAÇÃO

7.1 A listagem com o resultado final das notas, após a apreciação dos recursos, será divulgada na página do IFRJ, na Internet, www.ifrj.edu.br/pronatec/editais

,

no 09 de maio de 2016.

7.2 A nota final (NF) de cada candidato consistirá na nota obtida na análise dos documentos apresentados após o recurso.

7.3 A ordem de classificação dos candidatos classificados obedecerá a ordem decrescente da nota final (NF). Serão considerados habilitados todos os candidatos não eliminados.

7.4 Em caso de empate entre os candidatos às funções de Supervisor e Apoio serão obedecidos os seguintes critérios de desempate, na ordem em que se apresentam:

(3)

b) maior tempo de experiência profissional em outros programas de Formação Inicial e Continuada;

c) maior idade.

7.5 O candidato aprovado será contratado como Bolsista do PRONATEC, por tempo determinado, e deverá estar ciente de suas atribuições básicas, conforme o Art. 13 da Resolução CD/FNDE nº 04/2012.

7.6 A Coordenação Geral do Pronatec fará periodicamente avaliação de desempenho das funções de cada bolsista contratado, a fim de garantir ou não a continuidade de suas atividades no programa, de acordo com a necessidade da instituição.

7.7 No momento da implementação efetiva da turma/curso, caso haja incompatibilidade de horário entre a turma/curso oferecida e a disponibilidade do candidato, chamar-se-á o próximo da lista, ficando o atual candidato como o próximo candidato aprovado na lista de classificação.

7.8 O candidato poderá, a qualquer tempo, abrir mão da função ou de sua classificação no processo seletivo regido por este edital, bastando para isso que o candidato preencha o Termo de Desistência disponível no Anexo VI.

8.

DA REMUNERAÇÃO

8.1 A remuneração será realizada por bolsas conforme definido no Artigo 15 da Resolução CD/FNDE nº 04/2012, obedecendo aos seguintes valores:

Função Carga Horária Máxima Semanal Valor da Bolsa Supervisor Até 20 horas 36,00 por hora de trabalho Apoio Acadêmico/ Administrativo Até 20 horas 18,00 por hora de trabalho 8.2 Para que a contratação seja efetivada, os bolsistas convocados deverão:

a) participar do Seminário de Capacitação, que será realizado em dia, horário e local a serem definidos pela Coordenação Geral do Pronatec.

b) apresentar os originais de todos os documentos comprobatórios das informações prestadas no Anexo III do presente edital, para fins de autenticação.

8.3 O pagamento dos bolsistas da Bolsa Formação Pronatec está vinculado a liberação do recurso financeiro que se encontra sob responsabilidade do Ministério da Educação – MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

9.

DO CRONOGRAMA

Etapas do Processo de Seleção Datas

Inscrições 25 de abril a 02 de maio de 2016

Resultado da análise dos documentos apresentados 05 de maio de 2016 Interposição de recurso relativo à análise de currículo 06 de maio de 2016 Resultado da interposição de recurso 09 de maio de 2016 Divulgação do Resultado Final 09 de maio de 2016

Seminário de Capacitação A definir

10. DO PRAZO DE VALIDADE

10.1 Este Processo de Seleção e seu cadastro de reservas terão validade de um ano, prorrogável por igual período, contado a partir da data de publicação e homologação do resultado final.

10.2 A contratação está sujeita a formação de turmas nos campi e Unidades Remotas.

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 O IFRJ fará divulgar em sua página na Internet, sempre que for necessário, Avisos Oficiais e Normas Complementares ao presente Edital.

11.2 Todas as informações disponibilizadas na página da Instituição na Internet,

www.ifrj.edu.br/pronatec/editais, nos Anexos e os Avisos Oficiais constituem normas que

(4)

11.3 O presente Edital poderá ser cancelado ou alterado, em parte ou no todo, a qualquer tempo, desde que motivos supervenientes, legais ou relevantes assim o determinem, sem que isso venha a gerar direitos ou obrigações em relação aos interessados.

11.4 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar, no endereço eletrônico indicado, os resultados e demais publicações referentes ao presente Edital.

11.5 Os candidatos selecionados serão regidos pelas normativas do FNDE, da SETEC e do IFRJ.

11.6 A organização deste processo de seleção será de responsabilidade da Coordenação Geral do Pronatec do IFRJ.

11.7 As situações não previstas neste Edital serão analisadas pela Banca Examinadora e resolvidos pela Coordenação Geral do Pronatec e, em último caso, pelo Reitor, visando à sua definição.

11.8 A participação neste Processo de Seleção implica na aceitação integral, irrestrita e irretratável pelo candidato, dos critérios e condições aqui estabelecidos.

11.9 Os casos omissos serão analisados pela Coordenação Geral do Pronatec e, em último caso, pelo Reitor.

Rio de Janeiro, 22 de abril de 2016.

PAULO ROBERTO DE ASSIS PASSOS Reitor do IFRJ

(5)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

EDITAL Nº 27/2016

PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA PARA SUPERVISOR E APOIO

DO PROGRAMA NACIONAL DE

ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC –

REITORIA E SUAS UNIDADES REMOTAS

ANEXO I

Formação Exigida

Perfil de SUPERVISOR E APOIO

Campus: Belford Roxo

Código

Função

Vagas

Requisitos Mínimos

01 Supervisor de curso 01 - Ser Servidor Ativo ou Inativo, lotado no IFRJ, ou Profissional Externo;

- Ter Graduação em Comunicação Social; - Ter experiência em EaD.

-Ter Experiência em produção de material didático. 02 Supervisor de curso 01 - Ser Servidor Ativo ou Inativo, lotado no IFRJ, ou

Profissional Externo; - Ter Graduação em Letras

- Ter experiência em Produção de material didático. 03 Supervisor de Curso 01 - Ser Servidor Ativo ou Inativo lotado no IFRJ ou

Profissional Externo;

- Ter Graduação em Pedagogia.

04 Apoio Acadêmico 02 - Ser Servidor Ativo ou Inativo, lotado no IFRJ, ou Profissional Externo;

- Ter Ensino Médio Completo;

- Ter experiência em Secretaria Acadêmica.

05 Apoio Administrativo 02 - Ser Servidor Ativo ou Inativo, lotado no IFRJ, ou Profissional Externo;

- Ter Ensino médio completo;

(6)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

EDITAL Nº 27/2016

PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA PARA SUPERVISOR E APOIO

DO PROGRAMA NACIONAL DE

ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC –

REITORIA E SUAS UNIDADES REMOTAS

ANEXO II

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

1. DADOS PESSOAIS (preenchimento obrigatório)

Nome Completo:

CPF:

RG:

PIS:

Data de Nascimento: _______ /_______/ _______

Endereço Residencial:

Tel. Fixo: ( ) Tel. Celular: ( )

E-mail:

Banco:

Agência:

Conta Corrente:

PERFIL/ ÁREA A QUE

CONCORRE

CAMPUS

/UNIDADE REMOTA

PARA O QUAL CONCORRE

(7)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

EDITAL Nº 27/2016

PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA PARA SUPERVISOR E APOIO

DO PROGRAMA NACIONAL DE

ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC –

REITORIA E SUAS UNIDADES REMOTAS

ANEXO III

CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DOS SUPERVISORES DE CURSO

BOLSISTAS PARA O CARGO DE SUPERVISOR DE CURSO

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Pontuação

Unitário

a) Especialização 2,0

c) Mestrado 3,5

d) Doutorado 4,5

SUBTOTAL 10

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Pontuação

Unitário

Máximo

e) Experiência na área pretendida 2,0 por ano 20, 0

f) Experiência em atividades relacionadas à Gestão na área administrativa (Supervisão, Coordenação ou Direção)

1,0 por ano 15,0 g) Experiência em atividades de outras edições do Pronatec 1,0 por ano 5,0

SUBTOTAL 40

TOTAL DA PONTUAÇÃO 50

CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DE APOIO ADMINISTRATIVO

BOLSISTAS PARA O CARGO DE APOIO ADMINISTRATIVO / FINANCEIRO

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Pontuação

Unitário

a) Curso de Capacitação na área de atuação 5,0

b) Curso Técnico na área de atuação 4,0

d) Graduação 3,0

e) Especialização 2,0

f) Mestrado ou Doutorado 1,0

SUBTOTAL 15

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Pontuação

Unitário

Máximo

g) Experiência na área pretendida 3,0 por ano 30, 0 h) Experiência em atividades de outras edições do Pronatec 1,0 por ano 5,0

SUBTOTAL 35

(8)

CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DE APOIO ACADÊMICO

BOLSISTAS PARA O CARGO DE APOIO ACADÊMICO

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Pontuação

Unitário

a) Curso de Capacitação na área de atuação 3,0

b) Curso Técnico na área de atuação 2,0

d) Graduação 3,0

e) Especialização 1,0

f) Mestrado ou Doutorado 1,0

SUBTOTAL 10

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Pontuação

Unitário

Máximo

g) Experiência na área pretendida 2,0 por ano 10, 0 h) Experiência na utilização de sistemas acadêmicos 2,5 por semestre 25,0 i) Experiência em atividades de outras edições do Pronatec 1,0 por ano 5,0

SUBTOTAL 40

(9)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

EDITAL Nº 27/2016

PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA PARA SUPERVISOR E APOIO

DO PROGRAMA NACIONAL DE

ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC –

REITORIA E SUAS UNIDADES REMOTAS

ANEXO IV

DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE

Eu,______________________________________________________________________________,

CPF nº _____________________, declaro para os devidos fins que tenho disponibilidade para o

desempenho das atividades como prestador de serviço autônomo no Programa

PRONATEC/Bolsa-Formação Trabalhador, conforme marcado na tabela abaixo, e que me

comprometerei no cumprimento das atribuições a mim designadas e respectiva carga horária

das atividades de _________________, demandadas pela Coordenação do PRONATEC no campus

___________________________.

Disponibilidade para o PRONATEC:

TURNO

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

SABADO

MANHÃ

TARDE

NOITE

Local e Data: ____________________________, ____ de ______________________2016.

(10)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

EDITAL Nº 27/2016

PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA PARA SUPERVISOR E APOIO

DO PROGRAMA NACIONAL DE

ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC –

REITORIA E SUAS UNIDADES REMOTAS

ANEXO V

FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE

NOME: ___________________________________________________________________________

CAMPUS: __________________________________________________________________________

SOLICITAÇÃO

À COMISSÃO ORGANIZADORA,

COMO O PROPONENTE À SELEÇÃO PARA PROFESSOR

DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO

ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC FIC:

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

Rio de Janeiro, ____ de _________________________ de 2016.

(11)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

EDITAL Nº 27/2016

PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA PARA SUPERVISOR E APOIO

DO PROGRAMA NACIONAL DE

ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC –

REITORIA E SUAS UNIDADES REMOTAS

TERMO DE DESISTÊNCIA

Eu, ______________________________________________________________________________,

CPF Nº ______________________, aprovado(a) em processo seletivo de que trata o Edital nº

____/2016 para a função de ________________ do campus _______________________, informo

que DESISTO da referida função, sem direito a recorrer desta decisão.

Local e data: ________________________________, _____ de __________________ de 2016.

(12)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

EDITAL Nº 27/2016

PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA PARA SUPERVISOR E APOIO

DO PROGRAMA NACIONAL DE

ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC –

REITORIA E SUAS UNIDADES REMOTAS

ANEXO VII

RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 4 DE 16 DE MARÇO DE 2012

Altera a Resolução CD/FNDE nº 62, de 11 de novembro de 2011.

A referida resolução encontra-se na página institucional do IFRJ para possíveis esclarecimentos.

Segue o link:

http://www.ifrj.edu.br/sites/default/files/webfm/images/pronatec.mec_.gov_.br_images_st

ories_pdf_res_fnde_04_160312.pdf

Referências

Documentos relacionados

[r]

• accione o botão Preview para observar o resultado na janela da imagem (vendo em modo real) e/ou desligue para comparar o efeito;.. • carregue em OK quando obtiver o

Ao contrário, o intuito era criar um excesso de leis, de modo a aplicar minuciosamente o fundamento jurídico Teuto-Romano segundo o qual "a lei não tem lacunas".(21)

A seringa acompanha o alinha- mento dos dentes do mesmo lado a ser anestesiado e, após a penetração da agulha por aproximadamen- te um centímetro, seu cilindro é levado para o

No Brasil não existe um padrão úni- co de comercialização para flores de corte tropical, para isso, é importante unir pesquisadores e produtores com o objetivo de aprimorar e

978-972-47-4754-5 Carla Oliveira, João Malaca Casteleiro (coord.), Luísa Coelho, Maria José Ballmann. Texto

O VCF está sendo elaborado por uma equipe de profissionais da informação (Arquivista, Bibliotecários e Cientista da Informação) e visa unificar

Coordenador do Curso de Administração Coordenador do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas Faculdade Sagrada Família - FASF.. 8 Resumo: Atualmente o mercado de trabalho está