• Nenhum resultado encontrado

Painel Temático 2: A Educação para o Desenvolvimento Sustentável Sala G4 10H45 12H15 Moderadora: Cristina Gomes Ferreira Relatora: Elizabeth Silva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Painel Temático 2: A Educação para o Desenvolvimento Sustentável Sala G4 10H45 12H15 Moderadora: Cristina Gomes Ferreira Relatora: Elizabeth Silva"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Painel Temático 2: “A Educação para o Desenvolvimento Sustentável” Sala G4 10H45 – 12H15

Moderadora: Cristina Gomes Ferreira Relatora: Elizabeth Silva

Apresentação dos seguintes projectos:

1) “Câmara de Lobos. Um compromisso com o Ambiente” – Câmara Municipal de Câmara de Lobos

2) Projecto “Kit do Mar Cascais” – Agência Municipal Cascais Atlântico 3) “Leiria Eco-Cidade” – Câmara Municipal de Leiria

4) “Educar para preservação do património natural e cultural” – Câmara Municipal de Lisboa/ Direcção de Recursos Humanos

5) “Educar para Cooperar – A Educação para o Desenvolvimento em contexto escolar” – Câmara Municipal de Loures e AID Global

6) “Aguah – O Espírito das Águas” – Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo – SP – Brasil

Relato:

O Painel 2 começou com algum atraso, dado que a III Conferência Plenária “Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável” decorreu para além do tempo previsto no Programa.

Assim, foi necessário reduzir o tempo disponível para apresentação de cada um dos projectos, tendo cada orador tido apenas cinco minutos para o fazer. Por razões profissionais, o representante da Câmara Municipal de Leiria, tinha que deixar os trabalhos mais cedo, pelo que solicitou fazer a sua apresentação relativa ao Projecto Leiria Eco-Cidade, em primeiro lugar.

O Projecto Aguah – O Espírito das Águas” – Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo – SP – Brasil não foi apresentado, por falta de comparência do seu representante na sessão.

(2)

1) Leiria Eco-Cidade – Câmara Municipal de Leiria

De acordo com a apresentação feita pelo representante da Câmara Municipal de Leiria, Engº António Martinho (Vereador), a “Sustentabilidade não é uma opção é uma obrigação”.

Neste sentido, o Município de Leiria promoveu o Projecto Eco- Cidade, face às questões levantadas pela mobilidade e a problemática dos transportes. Demonstrou, igualmente, as diferenças na ocupação do espaço público com a implementação do projecto.

A propósito do Dia Europeu sem Carros, foi possível verificar que os níveis de Dióxido de Carbono no Centro de Leiria foram muito mais baixos, relacionando esta situação com uma melhoria das condições de vida nas cidades. Por outro lado, foi focado a problemática do ruído e como este se encontra num ciclo vicioso que tem de ser quebrado, exigindo alterações e medidas por parte da Autarquia para melhorar a qualidade da vida urbana. Foi, ainda, focada a importância da Cidade de Leiria e as suas várias vertentes: trabalho, habitação, as crianças e adultos, ou seja, as pessoas, mobilidade, ameaças ambientais, poder, costumes, lazer, serviços e actividades económicas.

Foi, também, focada a prevalência do interesse público sobre o privado, a melhoria das acessibilidades e os vários desafios que a Autarquia enfrenta, como por exemplo, promover a circulação pedonal em condições de conforto e segurança como alternativa nas viagens de curta duração (salientando a importância de andar a pé) e o Programa Polis, sobretudo na repedonalização do Centro de Leiria e as várias mudanças para atingir essa repedonalização.

2) “Câmara de Lobos. Um compromisso com o Ambiente” – Câmara Municipal de Lobos

O projecto foi apresentado pela Engª Ana Silva, representante da Câmara Municipal de Lobos, na Madeira.

De acordo com a apresentação, foi referido que a Educação Ambiental funciona como uma ferramenta central para sensibilizar as camadas mais jovens da população, para a importância da preservação do Ambiente, criando

(3)

uma nova relação dos seres humanos com a Natureza. Foi, inclusivamente, salientado que o município tem uma elevada taxa de jovens e que esse recurso deve ser explorado.

Neste sentido, foi explicado o Projecto desenvolvido pela Câmara de Lobos, já que esta se revê como parceira na área do desenvolvimento sustentável e com responsabilidades para implementar e participar em projectos nesta área, trabalhando, desse modo, com a comunidade e não para a comunidade.

Nas escolas do Concelho de Lobos, são desenvolvidos vários projectos educativos, como por exemplo, o Eco-Escolas, Bandeira Azul, mas o Município também dinamiza campanhas como Limpar e Plantar, Bairro Limpo, Clean Up the World, bem como palestras, a promoção da Semana da Primavera e da Semana do Ambiente, e concursos.

Por último, foi destacado o papel da Autarquia face ao sistema de Ensino e a preocupação, por exemplo, em munir todas as salas de aula com Ecopontos de forma a incentivar mais reciclagem, promovendo, igualmente, concursos escolares nesta área.

3) Projecto “Kit do Mar Cascais” – Agência Municipal Cascais Atlântico A representante da Agência Atlântico de Cascais da Câmara Municipal de Cascais, Engª Andreia Rijo, referiu que o mote do Kit do Mar é Ir às Escolas e levar o Mar. Trata-se de uma outra forma de sensibilização ambiental.

Este projecto tem contado com patrocínios de empresas locais e começou com duas escolas, na chamada área de projecto, do 2º e 3º ciclo, envolvendo um universo de 900 alunos e onde também a comunidade é, também, envolvida. Foi produzido um dossier com conteúdos sobre o Mar, para alunos e professores, sendo que o referido dossier também tem um formato digital. É, igualmente, dada formação aos professores para uma melhor utilização dos materiais disponibilizados. Os conteúdos fornecidos, cobrem as mais diversas áreas curriculares, nas suas componentes práticas, como por exemplo, na disciplina de Língua Portuguesa ou História, onde pode ser trabalhado o módulo “Os poetas do Mar”, mas também o tema do Ambiente é explorado no

(4)

módulo “Poluição do Mar”. Este trabalho tem decorrido com diversas Eco-Escolas, onde tem sido trabalhada a temática “Água”.

Como o Kit do Mar se encontra totalmente planeado, através de formações e conteúdos, os resultados têm sido muito positivos, tendo sido inclusivamente organizado um Seminário, no passado dia 29 de Abril e que contou com cerca de 350 participantes, sendo que os alunos são os maiores protagonistas.

4) “Educar para preservação do património natural e cultural” – Câmara Municipal de Lisboa/ Direcção de Recursos Humanos

Os vários Projectos foram apresentados pela representante da Câmara Municipal de Lisboa, Dra. Luísa Dornelas.

O trabalho realizado com as escolas tem sido feito em sintonia com o trabalho das Cidades Educadoras.

A Escola de Jardinagem e a Escola de Calceteiros, tem sido em excelente exemplo, dada a máxima: fazer barato, com o que se tem e que os outros não fazem. Aqui é aproveitado o serviço público.

Foi destacado que no próximo mês de Setembro as duas escolas farão 25 anos de existência.

Três ideias-chave: Formar, Educar e Sensibilizar, através da Jardinagem e da Calçada Portuguesa, formando profissionalmente pessoas nesta área, dado que se vão perdendo efectivos (isto porque as pessoas mudam de funções por adquirem maior formação, o que implicava uma aquisição de serviços no exterior, através de empresas privadas).

Além da formação profissional, têm sido feitos investimentos na Educação, através de acções dirigidas a públicos diversos, desde um público júnior até sénior, incluindo pessoas com deficiência ou incapacidade.

São várias as temáticas abordadas na Calçada Portuguesa e com o apoio da Escola dos Calceteiros e da Jardinagem tem sido possível melhorar o aspecto e a saúde da Cidade de Lisboa.

(5)

Em conclusão: têm sido muitas as actividades desenvolvidas e muitas parcerias, implicando muita inovação e que têm permitido resultados muito positivos e gratificantes.

5) “Educar para Cooperar – A Educação para o Desenvolvimento em contexto escolar” – Câmara Municipal de Loures e AID Global

De acordo com a representante da Câmara Municipal de Loures, Dra. Susana Damasceno, o Projecto Educativo “Educar para Cooperar – A Educação para o Desenvolvimento escolar”, apesar da falta de recursos, tem contribuído para a promoção de uma Educação para o Desenvolvimento, no ensino formal público, no Concelho de Loures (exemplo da Carta Educativa).

Quanto à acção e integração para o desenvolvimento global, esta tem sido dinamizada através de uma parceria entre a Câmara Municipal de Loures, o IPAD e vários Agrupamentos de Escolas.

Com este projecto, e com base na Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovida pela UNESCO, tem sido possível dinamizar uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável, encorajando uma mudança de comportamentos entre os alunos.

Quanto à questão da aprendizagem global, esta tem sido uma oportunidade para adquirir uma perspectiva de aprendizagem com espírito crítico num contraste com outros vários tipos de aprendizagem, permitindo demonstrar as interdependências da globalização, onde é dado especial destaque à importância da Educação para o Desenvolvimento da Cooperação entre Norte e Sul.

Por último, foi apresentado um filme sobre este projecto.

Conclusão:

Após a apresentação dos cinco projectos, a Relatora teve por missão fazer uma síntese do que foi dito (em cerca de dois minutos, dado o adiantado da

(6)

hora), tendo, assim, apresentado a mesma, a partir do mote o motor de todos os projectos apresentados é de facto a Educação…, tal como se preconiza numa Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Deste modo, a síntese foi baseada nas ideias-chave desenvolvidas e demonstradas durante a apresentação dos projectos, destacando-se as seguintes:

- Parcerias, sinergias e boas práticas;

- Projectos Educativos que visam uma mudança de comportamentos; - A importância da formação e da aprendizagem ao longo da vida.

Para além dos actores mencionados (Escolas, Autarquias, Sector Privado) a Relatora apontou a importância de também envolver, sempre que possível nos projectos, os media, bem como a importância da avaliação dos projectos e da sua continuidade, bem como a recuperação de outros, como por exemplo, a jardinagem e a calçada portuguesa.

Por último, foram, igualmente destacadas pela Relatora, as palavras-chave que melhor poderiam caracterizar o Painel 2, dedicado à “A Educação para o Desenvolvimento Sustentável”: - Mobilidade - Cidade - Regressar às Origens - Educação Ambiental - Actores - Parcerias - Recursos - Sensibilização - Formação - Educação - Cooperação - Mudança - Agentes Educativos

(7)

Em seguida, a Sessão foi encerrada pela Dra. Cristina Gomes Ferreira, a qual agradeceu a participação dos Oradores e dos participantes na Sessão, bem como a capacidade de síntese da Relatora, face ao tempo disponível, e aos Organizadores do evento. Realçou, igualmente, a importância e pertinência deste tipo de eventos, em prol de uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável e, ainda, a importância das Cidades Educadoras nesta temática.

Elizabeth Silva - Relatora

Comissão Nacional da UNESCO 15 de Julho de 2011

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

As operações a financiar no âmbito do presente Anexo ao Aviso, para além de obedecerem às condições decorrentes do Regulamento Geral FEDER e Fundo de Coesão, devem respeitar

Acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio na parte aérea de plantas de cobertura cultivadas em safrinha, após a soja, visando a semeadura direta do algodão no cerrado

As informações básicas sobre a forma de acesso às referências bibliográficas e ao material de apoio, as propostas de atividades, bem como os aplicativos necessários para

(1997, apud BERNARDO, 2011) definiram sete etapas principais para um estudo de evento: a) definição do evento. Nesta etapa é preciso definir qual evento será estudado, bem como