• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Orientações:

-Responder manuscrito;

-Cópias de colegas, entrega com atraso, letra ilegível, deixar de responder alguma questão e o não cumprimento de orientações passadas pelo professor, acarretará no desconto de nota.

-O trabalho deve conter capa com o tema: “trabalho de recuperação” e o nome do aluno. 1- Fazer um resumo, manuscrito, das unidades:

- Unidade 1 – Cinemática

* Tópico 2 – Movimento uniforme

* Tópico 3 - Movimento uniformemente variado - Unidade 2 - Dinâmica

* Tópico 1 : Os princípios da dinâmica * Tópico 2 : Atrito entre sólidos

2- Um corpo em movimento retilíneo uniforme percorre uma distância de 800 m em 20 s, calcule o valor da sua velocidade.

3 - Um móvel tem velocidade igual a 4 m/s, determine o tempo gasto para o móvel percorrer uma distância de 160 m, sabendo que o seu movimento é retilíneo uniforme.

4 - Calcule a distância percorrida por um móvel em 35 s, sabendo que a medida da sua velocidade é 7 m/s. O movimento do corpo é retilíneo uniforme.

5 - Um corpo em movimento retilíneo uniforme percorre uma distância de 1250 m em 25 s, calcule a medida da sua velocidade. (4,0 pontos)

6 - Calcule a posição de um corpo no instante 8 s, sabendo que a sua posição inicial vale 400 m e o valor da sua velocidade é 25 m/s, o movimento do corpo é retilíneo uniforme.

7 - A função horária da posição de um móvel é dado por s = 8 + 3t, no (S.I), determine: a) a posição inicial do móvel;

b) a velocidade do móvel;

c) a posição do corpo no instante 10 s.

8 - Calcule a posição de um corpo no instante 10 s, sabendo que a sua posição inicial vale 20 m e o valor da sua velocidade é 2 m/s, o movimento do corpo é retilíneo uniforme.

9 - A função horária da posição de um móvel é dado por s = - 2+ 4t, no (S.I), determine: a) a posição inicial do móvel;

b) a velocidade do móvel;

c) a posição do corpo no instante 10 s.

10 - Um móvel em movimento retilíneo uniformemente variado tem aceleração igual a 1,5 m/s2. Qual é o valor da variação da velocidade sofrida pelo móvel em 30 s vale?

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio – 1° Ano Prof.º: Wesley – Disciplina Física

Aluno (a): _____________________________. No. _____

Trabalho de Recuperação Data: 05/08/2015 Valor: _________ ___________Nota:_ ____

(2)

11 - Um móvel em movimento retilíneo uniformemente variado sofre uma variação de velocidade igual a 50 m/s2. Qual é o valor da aceleração sofrida pelo móvel em 5 s ?

12 - É dado um movimento cuja função horária é s = 0,25 + 0,75t – t2, sendo que s é o espaço em metros e t é o tempo em segundos. Determine:

a) o espaço inicial;

b) a velocidade escalar inicial; c) a aceleração escalar;

d) a função horária da velocidade escalar; e) o instante em que o móvel muda de sentido.

13 - Um ponto material está em movimento e sua velocidade escalar varia com o tempo segundo a função v = 6 – 3t, na qual t está em segundos e v em metros por segundos. Determine: (4% crd)

a) a velocidade escalar inicial do movimento; b) a aceleração escalar;

c) o instante em que o móvel muda de sentido;

d) a função horária do espaço s(t), sabendo-se que no instante inicial o espaço do móvel é igual a 5m.

14 - Um carro é dotado de aceleração constante igual a 3 m/s2. No instante inicial, sua velocidade é igual a 10 m/s. Qual é a velocidade atingida após percorrer 16 m?

15 - Um carro de 5 m de comprimento inicia a travessia de uma ponte com velocidade de 5 m/s e completa-a com aceleração constante de 2 m/s2, atingindo a velocidade de 15 m/s. O comprimento da ponte vale? 16 - A função horária de um certo movimento uniforme é s = -2 + 3t, a posição do corpo no instante de 2 minutos vale (S.I):

17 - Em relação ao gráfico abaixo, responda:

a) O movimento é uniforme ou uniformemente variado?

b) A aceleração escalar do corpo é positiva ou negativa? Justifique.

c) entre os instantes 0 a 2 s classifique o movimento em acelerado ou retardado e progressivo ou retrógrado. d) entre os instantes 2 a 6 s classifique o movimento em acelerado ou retardado e progressivo ou retrógrado. e) em que espaço e instante o corpo inverte o sentido do seu movimento?

e) Qual é a velocidade inicial do corpo?

18 - (UFPB) Dois blocos A e B de massas mA = 6 kg e mB = 4 kg, respectivamente, estão apoiados sobre uma

mesa horizontal e movem-se sob a ação de uma força F de módulo 60N, conforme representação na figura a seguir.

(3)

Considere que o coeficiente de atrito dinâmico entre o corpo A e a mesa é mA= 0,2 e que o coeficiente entre o

corpo B e a mesa é mB = 0,3. Com base nesses dados, responda.

a) o módulo da força exercida pelo bloco A sobre o bloco B é: (g=10m/s2) b) Desenhe as forças aplicadas nos corpos A e B.

19 - (UNESP-SP) A figura ilustra um bloco A, de massa mA = 2,0 kg, atado a um bloco B, de massa mB = 1,0 kg, por um fio inextensível de massa desprezível. O coeficiente de atrito cinético entre cada bloco e a mesa é m. Uma força F = 18,0 N é aplicada ao bloco B, fazendo com que ambos se desloquem com velocidade constante.

Considerando g = 10,0 m/s2, calcule o coeficiente de atrito m.

20 -(PUC-MG) Determine massa mínima que deve ser colocada sobre o bloco de 10 kg para mantê-lo em equilíbrio, sabendo-se

que o coeficiente de atrito estático entre ele e a mesa é 0,20. (g=10m/s2.).

21 – Na figura abaixo temos dois blocos que estão ligados entre si por uma corda ideal, isto é, cuja massa é desprezível. Podemos ver que o bloco A encontra-se apoiado sobre uma superfície plana, SEM ATRITO. Adote g = 10 m/s2, a massa do corpo A igual a 9 kg e a massa do corpo B igual a 6 kg, o valor da tração na corda vale:

22 - (FUVEST-SP) O sistema indicado na figura a seguir, onde as polias são ideais, permanece em repouso graças à força

de atrito entre o corpo de 10kg e a superfície de apoio.

(4)

Determine o valor da força de atrito.

23 - (UFRJ-RJ) Uma força horizontal e de intensidade 30 N é aplicada num corpo A de massa 4,0 kg, preso a um corpo B de massa 2,0 kg que, por sua vez, se prende a um corpo C.

O coeficiente de atrito entre cada corpo e a superfície horizontal de apoio é 0,10 e verifica-se que a aceleração do sistema é, nessas condições, 2,0 m/s2. Adote g = 10 m/s2 e analise as afirmações.

24 - A massa do corpo é de 5,0kg 2) A tração no fio que une A a B tem módulo 18N

25 - A força de atrito sofrida pelo corpo A vale 4,0N 4) a tração no fio que une B a C tem intensidade 8,0N 26 - A força resultante no corpo B tem módulo 4,0N

27 - (UENP-PR-012) Um bloco de massa M1 = 10 kg, inicialmente em repouso em um plano horizontal, está ligado por um cabo ao bloco M2 = 5 kg. Admitindo

que o sistema esteja em equilíbrio estático, assinale o valor do coeficiente de atrito entre a superfície e o bloco. (g = 10 m/s2)

a) 0,18 b) 0,27 c) 0,50 d) 0,60 e) 0,754

28 – (FEI – SP) Sabendo-se que a tração no fio que une os dois blocos vale 100N, a massa do corpo A vale 10 kg e a massa do corpo B vale 5 kg, a medida da aceleração do corpo A vale. Obs: não tem atrito entre os blocos e a superfície (g = 10 m/s2)

29 - Uma força F, com 80 N de intensidade, horizontal, é aplicada a um corpo de massa 5 kg, vencendo a força de atrito e fazendo-o deslizar. A força de atrito dinâmico tem intensidade de 30 N, determine a aceleração adquirida pelo corpo. 30 - Calcule o peso de um copo de massa 25 kg, sabendo que a aceleração da gravidade g = 10 m/s2. 31 - Calcule o peso de um copo de massa 5 kg. (g = 10 m/s2).

32 - Calcule a intensidade da força resultante que atua em um corpo de massa 20 kg, sabendo que a intensidade de sua aceleração é 4 m/s2.

(5)

33 - Sobre um corpo de massa 80 kg é aplicada uma força de intensidade 1600 N. Qual é o valor da aceleração adquirida pelo corpo?

34 - Uma força de intensidade 500 N é aplicada em um corpo que adquiri uma aceleração igual a 0,25 m/s2. Qual é a massa desse corpo?

35 - Calcule a intensidade da força resultante que atua em um corpo de massa 40 kg, sabendo que a intensidade de sua aceleração é 2 m/s2.

36 - Sobre um corpo de massa 90 kg é aplicada uma força de intensidade 180 N. Qual é o valor da aceleração adquirida pelo corpo?

37 - Uma força de intensidade 650 N é aplicada em um corpo que adquiri uma aceleração igual a 5 m/s2. Qual é a massa desse corpo?

38 - Calcule o peso de um corpo de massa 150 kg e aceleração da gravidade g = 10 m/s2.

39 - A aceleração de um móvel é 5,5 m/s2, calcule a intensidade da força resultante aplicada sobre o móvel de massa 500 kg.

Referências

Documentos relacionados

abpi.empauta.com Brasília, 27 de abril de 2020 UOL Notícias | BR Pirataria Continuação: Pirataria virtual cresce entre 35 e 66% em vários países durante quarentena...

Vitória Pirituba Gaivota São Paulo, SP Lançado em setembro de 2009 Visão Geral do Setor Imobiliário Setor Imobiliário no Brasil... Setor Imobiliário tem

Durante cinco episódios, foram destaca- dos alguns pontos importantes para os participantes do Plano de Benefícios JusMP-Prev e para a população em geral, como os objetivos da

Diante da constante evolução do mercado de trabalho, com o aumento das exigências de qualificações profissionais e da inovação tecnológica, observa-se como as empresas do

No circuito 2, sendo a resistência da carga muito maior do que a “ri”, esta última pode ser desprezada e teremos então na carga praticamente 100% da tensão. fornecida pela

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Para a determinação da área de substrato exposto, foi necessário calcular a área total da cava e a área coberta por vegetação para cada período estudado, essa última

A ampliação do projeto “Acesso à Justiça e Mediação de Conflitos” em 2013 para o Conselho Tutelar da Região Norte de João Pessoa partiu de uma demanda da comunidade e do