• Nenhum resultado encontrado

Documento Informativo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Documento Informativo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Documento Informativo

Notes db Rendimento CGD 3ª Versão Página 1 / 8

Notes db Rendimento CGD 3ª Versão

“Retail CLN on Caixa Geral De Depósitos” ISIN: XS0543068810

Produto Financeiro Complexo

1. Advertências ao investidor

Risco de perda total ou parcial do capital investido Remuneração não garantida

Risco de reembolso antecipado

Impossibilidade de solicitação de reembolso antecipado por opção do investidor Aplicação de comissões de custódia

2. Produto

As “Retail CLN on Caixa Geral De Depósitos” (adiante designadas por “Notes”) são instrumentos financeiros que, pela sua complexidade, se encontram sujeitas à regulamentação aplicável aos produtos financeiros complexos.

3. Principais riscos associados

3.1 Risco de Perda de Capital ou Remuneração Inexistente ou Baixa

Um investimento nas Notes comporta o risco de, na maturidade das Notes ou aquando do reembolso antecipado das Notes pelo dbInvestor Solutions p.l.c. (o Emitente), ocorrer perda de capital ou a remuneração ser baixa comparativamente com o investimento noutros produtos. O pagamento do capital e a remuneração das Notes está dependente de não ocorrer um Evento de Crédito relativamente à Entidade de Referência (a Caixa Geral de Depósitos, S.A.), ou de não ocorrerem outros eventos que despoletem o reembolso antecipado das Notes (conforme definidos nos nos. 5 e 11 infra). Se ocorrer um tal Evento de Crédito ou outro dos eventos descrito no ponto n.º 5 infra, poderá ocorrer perda de capital ou a remuneração ser baixa, comparativamente com o investimento noutros produtos, ou mesmo inexistente. Um Evento de Crédito corresponde a um ou mais eventos de incumprimento relativos à Entidade de Referência.

Para que seja relevante, o Evento de Crédito relativamente à Entidade de Referência deve verificar-se quanto a qualquer obrigação da Entidade de Referência de, directamente ou enquanto garante, pagar ou devolver fundos tomados de empréstimo (independentemente de como foram tomados), incluindo ao abrigo da Obrigação de Referência (conforme informação constante do Anexo) respectiva. A ocorrência de um Evento de Crédito depende de uma série de factores que não são controláveis, incluindo desenvolvimentos no mercado de capitais, mercado de obrigações, de câmbio, de taxas de juro, a volatilidade dos mercados, a evolução da situação económica e financeira e das actividades da emitente (ou seja, a Caixa Geral de Depósitos, S.A.) e outros factores económicos, políticos e regulatórios, bem como qualquer combinação entre as várias circunstâncias pertinentes. Adicionalmente, deve notar-se que o montante de reembolso antecipado terá em conta não apenas as perdas resultantes directamente de um Evento de Crédito, mas também os custos do Emitente relacionados com a perda do financiamento ao abrigo das Notes (especialmente as perdas relacionadas com a operação de Swap subjacente). 3.2 Risco de Atraso no Pagamento

Após a ocorrência de um Evento de Crédito, os investidores receberão o montante de reembolso respectivo (se existente) 2 dias úteis após a determinação do preço final (que pode não ser determinado até ao 30.º dia útil após a verificação do Evento de Crédito). Deste modo, o referido montante de reembolso (caso exista) poderá ser pago após a data de maturidade prevista.

Adicionalmente, a maturidade efectiva das Notes pode ser adiada caso ocorra um potencial Evento de Crédito previamente à data de maturidade prevista, para permitir que o Emitente tenha tempo para determinar se o Evento de Crédito se materializou efectivamente (conforme descrito no ponto 11 infra). A duração deste atraso poderá ser muito significativa, não podendo no entanto exceder 75 dias de calendário a contar daquela data.

(2)

Documento Informativo

Notes db Rendimento CGD 3ª Versão Página 2 / 8

3.3 Risco de Reembolso Antecipado Inferior ao Valor Nominal

Um investimento nas Notes comporta o risco de as mesmas serem reembolsadas antecipadamente (i) em caso de verificação de um Evento de Crédito; (ii) em caso de ocorrência de um evento de incumprimento ao nível das Notes ou (iii) em caso de ocorrência de certos eventos ao nível da operação de Swap contratada pelo Emitente, incluindo certos eventos fiscais ou eventos de resolução antecipada. Nestes casos as Notes poderão ser reembolsadas a um valor inferior ao valor nominal, conforme descrito no ponto 5 infra.

3.4 Risco de Liquidez

Um investimento nas Notes comporta o risco de, até à maturidade, o investidor não conseguir encontrar um comprador para as Notes, em bolsa ou fora de bolsa, ou não conseguir vender as Notes, em bolsa ou fora de bolsa, a um comprador por um preço pelo menos igual ao seu valor nominal.

3.5 Risco de Incumprimento

Um investimento nas Notes comporta o risco de o único devedor ao abrigo das Notes ser o Emitente e não a Entidade de Referência ou qualquer outra entidade. O Emitente poderá não ter condições para cumprir as suas obrigações de pagamento ao abrigo das Notes, designadamente em caso de insolvência.

3.6 Risco de Conflito de Interesses

Um investimento nas Notes comporta o risco de o investidor ter de suportar em seu prejuízo as consequências da ocorrência de certas situações de conflito de interesse, conforme referidas no n.º 21 infra. A título exemplificativo, o Agente de Cálculo, uma entidade do mesmo grupo do Emitente, tem o poder discricionário de seleccionar cinco entidades para apresentar cotações em relação aos activos a que a operação de Swap diz respeito, e cujo valor de alienação determina o montante a pagar aos investidores ao abrigo das Notes em caso de reembolso antecipado. 3.7 Risco de Alterações Fiscais

Alterações no regime fiscal aplicável poderão também ter impacto no retorno das Notes. 3.8 Risco de alteração da Entidade de Referência

A Entidade de Referência poderá ser substituída por uma outra entidade, por força de uma determinação do Comité da ISDA (International Swaps and Derivatives Association) de Determinações de Derivados de Crédito (o Comité) ou, caso o Agente de Cálculo entenda que a determinação do Comité não é adequada, pelo Agente de Cálculo, tendo em consideração a sucessão por uma outra entidade na posição devedora nas obrigações e empréstimos da Entidade de Referência, podendo também em certos casos a Entidade de Referência deixar de ser considerada relevante.

4. Indicação do perfil de cliente recomendado

As Notes destinam-se a subscrição pelos clientes do Deutsche Bank (Portugal), S.A. (a Entidade Colocadora), o que inclui tanto investidores qualificados como não qualificados, desde que habilitados a investir em produtos financeiros complexos, de acordo com a avaliação feita pela Entidade Colocadora, ao abrigo dos princípios da Directiva relativa aos Mercados de Instrumentos Financeiros (a Directiva 2004/39/EC) transpostos para Portugal. O cliente alvo deverá estar disposto a manter o seu investimento pelo prazo das Notes (cerca de 5 anos, e sete dias), com a consequente falta de liquidez daí decorrente. Os investidores deverão ter em conta que poderão ocorrer oscilações substanciais no valor do das Notes antes da data de maturidade.

Os investidores deverão ser capazes de suportar uma perda total ou parcial do capital investido.

As Notes estão classificadas com o “Perfil 5 - Agressivo”, de acordo com os procedimentos habituais de classificação de clientes habitualmente empregues pela Entidade Colocadora.

5. Reembolso na maturidade

O reembolso de capital das Notes, tal como o pagamento de qualquer remuneração, estão dependentes da não ocorrência de um Evento de Crédito relativamente à Entidade de Referência (a Caixa Geral de Depósitos, S.A.).

(3)

Documento Informativo

Notes db Rendimento CGD 3ª Versão Página 3 / 8

Não ocorrendo um reembolso antecipado (conforme descrito no n.º 6 infra), os investidores receberão na data de maturidade 100% do valor nominal. Se ocorrer um reembolso antecipado, o eventual reembolso de capital será calculado nos termos do n.º 6 infra.

Se não se verificar uma situação de reembolso antecipado (conforme descrito no n.º 6 infra), serão pagos, até à data de maturidade, juros trimestralmente – 2 dias úteis após os dias 20 de Março, 20 de Junho, 20 de Setembro e 20 de Dezembro em cada ano, salvo relativamente ao último pagamento de juros que ocorrerá na data de maturidade prevista (20 de Dezembro de 2015).

Se se verificar um Evento de Crédito relevante, não serão efectuados quaisquer pagamentos de cupão adicionais. Os juros são calculados sobre o valor nominal às seguintes taxas anuais (em termos brutos): Euribor a 3 meses + 2,50%1 ou 5,00% (caso o Emitente decida num dado período de juros alterar a taxa de variável para fixa). A fracção de contagem de juros relevante para a determinação dos montantes de cupão devidos é 30/360.

A partir da data de pagamento de juros de 20 de Dezembro de 2010 (ou seja, na primeira data de pagamento de cupão ou em data de pagamento de juros seguinte), o Emitente poderá escolher, de forma discricionária, alterar a forma de cálculo dos montantes de juros de uma taxa variável para uma taxa fixa (conforme indicado supra). Caso o Emitente decida efectuar essa alteração, os rendimentos devidos ao abrigo das Notes na data de pagamento de juros seguinte e até à Data de Maturidade serão calculados tendo por base a taxa fixa de 5,00%.

6. Reembolso antecipado

(1) Evento de Crédito

As Notes serão integralmente reembolsadas antecipadamente caso se verifique um Evento de Crédito relativamente à Entidade de Referência na ou após a data de emissão (29 de Novembro de 2010) e até à Data de Maturidade.

À Entidade de Referência poderá suceder uma outra entidade, conforme determinado pelo Comité da ISDA International Swaps and Derivatives Association, Inc. (“ISDA”) de Determinações de Derivados de Crédito (o Comité) ou, caso o Agente de Cálculo entenda que a determinação do Comité não é adequada, pelo Agente de Cálculo tendo em consideração a sucessão por uma outra entidade na posição devedora nas obrigações e empréstimos da Entidade de Referência, podendo também em certos casos a Entidade de Referência deixar de ser considerada relevante.

Um Evento de Crédito relativamente à Entidade de Referência corresponde a um ou mais dos seguintes eventos, conforme definidos pela ISDA:

 falência;

 incumprimento de obrigações de pagamento, ou

 certo tipo de reestruturações da respectiva dívida de modo que possa afectar negativamente um credor (tal como uma redução ou recalendarização do pagamento de juros ou capital devido ao abrigo de uma obrigação ou empréstimo).

Evento de Crédito em relação à Entidade de Referência

Tendo-se por verificado um Evento de Crédito relevante nos termos dos parágrafos anteriores em relação à Entidade de Referência, por exemplo, caso a Caixa Geral de Depósitos, S.A. falhe um pagamento devido ao abrigo das Obrigações de Referência identificadas no Anexo, as Notes serão reembolsadas antecipadamente e não será devido qualquer pagamento de cupão ou pagamento de capital após essa data. O titular das Notes receberá como reembolso do capital investido um montante determinado pelo Agente de Cálculo da seguinte forma:

1 N

a versão deste documento informativo de 6 de Outubro de 2010 estava prevista uma fórmula de cálculo correspondente à Euribor a 3 meses acrescida 2,25%.

(4)

Documento Informativo

Notes db Rendimento CGD 3ª Versão Página 4 / 8

- o valor mais elevado oferecido, num conjunto de 5 instituições financeiras, pelos instrumentos subjacentes à operação de Swap (que são quaisquer obrigações sénior e não subordinadas do Deutsche Bank comum valor nominal global e maturidade igual ao das Notes), deduzido de:

i) o pagamento a efectuar pelo Emitente à contraparte da operação de Swap, que equivale à diferença entre 100% e o “Preço Final” (em percentagem) da Obrigação de Referência (determinado através de leilão ISDA ou, caso não haja lugar a leilão ISDA, determinado pelo Agente de Cálculo como sendo a oferta mais elevada recebida de entre as apresentadas por cinco instituições financeiras distintas. Caso não exista já qualquer Obrigação de Referência em circulação, o preço final considera-se como sendo 15%; e

ii) o valor dos custos resultantes da dissolução da operação de Swap na sequência da ocorrência do Evento de Crédito.

Ou seja:

Um detentor de uma Note com valor nominal de €1.000, caso ocorra um Evento de Crédito quanto à Entidade de Referência, verá a sua Note reembolsada antecipadamente segundo os termos acabados de referir supra.

Assumindo:

- uma emissão de Notes de €50.000.000;

- que, na data de ocorrência do Evento de Crédito em relação à Entidade de Referência, o Agente de Cálculo consegue alienar obrigações sénior e não subordinadas do Deutsche Bank com o valor nominal de €50.000.000 (e maturidade equivalente à das Notes) por €45.000.000 (90% do seu valor nominal);

- que o Preço Final da Obrigação de Referência corresponde a 50% - razão pela qual o pagamento a efectuar pelo Emitente à contraparte na operação de Swap será igual a €50.000.000 multiplicado por (100%-50% = 50%), ou seja, €25.000.000; e

- que não é aplicado qualquer custo à dissolução da operação de Swap. Então:

Cada detentor de uma Note com o valor nominal inicial de €1.000 receberá a título de reembolso €400 (ou seja, a emissão no valor nominal de €50.000.000x90%, subtraído de 25.000.000, resulta num valor residual total de €20.000.000, que dividido por 50.000 resulta num pagamento de €400 por cada €1.000 investidos, o que corresponde a uma perda de €600 por cada €1.000 investidos).

O montante de reembolso antecipado será pago 3 dias úteis após a determinação do Preço Final, o que poderá ocorrer após a data de maturidade prevista. Caso se verifique um Evento de Crédito, conforme descrito neste documento, o investidor pode não receber o valor investido ou outros pagamentos a título de remuneração das Notes. A verificação de um Evento de Crédito é determinada pelo Agente de Cálculo e por este comunicada ao Emitente.

(2) Motivos gerais

As Notes serão reembolsadas antecipadamente (i) em caso de ocorrência de uma situação de incumprimento por parte do Emitente das suas obrigações relativamente às Notes ou (ii) em caso de certas alterações fiscais que determinem a aplicação de retenção na fonte em relação aos montantes devidos ao abrigo da operação de Swap, ou (iii) em caso de ocorrência de uma situação de incumprimento no âmbito da operação de Swap contratada pelo Emitente; ou (iv) em caso de ocorrência de uma situação de resolução antecipada da operação de Swap contratada pelo Emitente (devido a alterações fiscais, ilegalidade ou insolvência em relação à contraparte numa ou em ambas as operação de Swap).

Nestes casos as Notes serão reembolsadas através do pagamento ao investidor de um montante correspondente à diferença entre: (a) o valor dos instrumentos financeiros subjacentes à operação de Swap (sendo este valor determinado pelo Agente de Cálculo como sendo a oferta mais elevada recebida para a sua alienação de entre as apresentadas por cinco instituições financeiras distintas) e (b) os custos incorridos pelo Emitente com um tal reembolso antecipado, incluindo os custos relacionados com a dissolução da operação de Swap, conforme calculados pelo Deutsche Bank Aktiengesellschaft, Sucursal de Londres (enquanto Agente de Cálculo).

(5)

Documento Informativo

Notes db Rendimento CGD 3ª Versão Página 5 / 8

7. Natureza da oferta

A oferta descrita neste documento é uma oferta pública.

Este documento informativo não dispensa nem substitui toda a documentação pertinente em relação às Notes, incluindo o prospecto datado de 29 de Setembro de 2010.

Todos os documentos acima referidos, incluindo o presente documento informativo podem ser solicitados ao Deutsche Bank (Portugal), S.A. (a Entidade Colocadora). Com excepção do documento informativo e das condições finais, os documentos supra estarão igualmente disponíveis em www.cmvm.pt.

8. Quatro exemplos de possível evolução do produto (sem recurso a cálculos da probabilidade de ocorrência dos mesmos)

Cenário 1 Cenário 2 Cenário 3 Cenário 4

29-11-2010 Juros Capital Juros Capital Juros Capital Capital

22-12-2010 1º Ano

1ºT Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50%

22-03-2011 2ºT Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50%

23-06-2011 3ºT Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50%

22-09-2011 4ºT Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50%

22-12-2011 2º Ano

1ºT Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50%

22-03-2012 2ºT Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - - 65% Euribor 3m +2.50%

22-06-2012 3ºT Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - - - Euribor 3m +2.50%

22-09-2012 4ºT Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - - - Euribor 3m +2.50%

24-12-2012 3º Ano

1ºT Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - - - Euribor 3m +2.50%

24-03-2013 2ºT Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - - - 5.0% 22-06-2013 3ºT Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - - - 5.0% 24-09-2013 4ºT Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - - - 15% 24-12-2013 4º Ano 1ºT Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - - - 24-03-2014 2ºT Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - - - 24-06-2014 3ºT Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - - - 24-09-2014 4ºT Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - - - 24-12-2014 5º Ano 1ºT Euribor 3m +2.50% - Euribor 3m +2.50% - - - 24-03-2015 2ºT Euribor 3m +2.50% - 5.0% - - - 24-06-2015 3ºT Euribor 3m +2.50% - 5.0% - - - 24-09-2015 4ºT Euribor 3m +2.50% - 5.0% - - - 23-12-2015 6º Ano 1ºT Euribor 3m +2.50% 100% 5.0% 100% - - Cenário 1

Assumindo que não se verificou nenhum Evento de Crédito na Entidade de Referência (conforme tais conceitos se encontram definidos no número 6 e no Anexo) até à data de maturidade prevista e assumindo que o Emitente não optou por alterar a taxa de variável para fixa.

Cenário 2

Assumindo que não se verificou nenhum Evento de Crédito na Entidade de Referência (conforme tais conceitos se encontram definidos no número 6 e no Anexo) até à data de maturidade prevista e assumindo que o Emitente optou por alterar a taxa de variável para fixa no final do 1º Trimestre do 5º Ano.

Cenário 3

Assumindo que (i) no início do 2º Trimestre do 2º Ano ocorreu um Evento de Crédito na Entidade de Referência (conforme tais conceitos se encontram definidos no número 6) (ii) o Preço Final da Obrigação de Referência (conforme tais conceitos se encontram definidos no número 6 e no Anexo) foi de 65%, (iii) o Agente de Cálculo consegue alienar as obrigações sénior e não subordinadas do Deutsche Bank relevantes ao seu valor nominal, (iv) não existem custos de dissolução da operação de Swap, e (v) o montante foi apurado e pago no 3º dia útil após o início do 2º Trimestre do 2º Ano.

Cenário 4

Assumindo que o Emitente optou por alterar a taxa de variável para fixa no final do 1º Trimestre do 3º Ano e que (i) no início do 4º Trimestre do 3º Ano ocorreu um Evento de Crédito na Entidade de Referência (conforme tais conceitos se encontram definidos no número 6) (ii) o Preço Final da Obrigação de Referência (conforme tais conceitos se encontram definidos no número 6 e no Anexo) foi de 15%, (iii) o Agente de Cálculo consegue alienar as obrigações sénior e não subordinadas do Deutsche Bank relevantes ao seu valor nominal, (iv) não existem custos de dissolução da operação de Swap, e (v) o montante foi apurado e pago no 3º dia útil após o início do 4º Trimestre do 3º Ano.

(6)

Documento Informativo

Notes db Rendimento CGD 3ª Versão Página 6 / 8

9. Preço de subscrição

O valor de subscrição é de €1.000 por Note, correspondendo a 100% do seu valor nominal.

10. Período da oferta

O período de oferta pública decorre de 6 de Outubro de 2010 até 26 de Novembro de 2010, sendo as Notes emitidas a 29 de Novembro de 2010.

11. Maturidade

A data de maturidade prevista das Notes é 20 de Dezembro de 2015, podendo no entanto esta data ser adiada até ao 75º dia posterior, caso não tenha havido uma notificação de ocorrência de um Evento de Crédito mas o Agente de Cálculo tenha razões para crer que esse Evento de Crédito efectivamente teve lugar.

Não serão devidos juros pelo período entre 20 de Dezembro de 2015 e a data de maturidade efectiva após o adiamento.

As Notes poderão ser reembolsadas antecipadamente em certas circunstâncias, conforme descrito no ponto 6 supra.

12. Montante global da emissão

Até um máximo de €100.000.000

13. Admissão à negociação

Foi solicitada a admissão à negociação das Notes no mercado regulamentado da Bolsa de Valores do Luxemburgo.

14. Direito de resolução na comercialização à distância

Os investidores que sejam considerados consumidores nos termos do Decreto-Lei n.º 95/2006, de 29 de Maio, têm, no prazo de 14 dias e desde que cumpridas as demais condições previstas naquele diploma legal, o direito de resolver livremente o contrato de subscrição destas Notes celebrado à distância, sem necessidade de indicação do motivo e sem que haja lugar ao pagamento de qualquer indemnização ou penalização pelo consumidor.

15. Emitente

A dbInvestor Solutions plc, uma sociedade de investimento constituída ao abrigo da lei irlandesa.

16. Autoridade de supervisão do emitente

A autoridade competente para aprovação do prospecto ao abrigo do qual as condições finais desta oferta são emitidas é a CSSF (a autoridade de supervisão luxemburguesa).

17. Entidade colocadora

Deutsche Bank (Portugal), S.A., sociedade anónima com sede na Rua Castilho, n.º 20, 1250-069 Lisboa, registada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa sob o NIPC 502349620, com capital social de € 125.000.000,00.

18. Autoridade de supervisão da entidade colocadora

(7)

Documento Informativo

Notes db Rendimento CGD 3ª Versão Página 7 / 8

19. Entidade de Referência e Obrigações de Referência

Encontram-se listadas no Anexo.

20. Agente de cálculo

Deutsche Bank Aktiengesellschaft, Sucursal de Londres

21. Potenciais conflitos de interesse

Os investidores devem estar cientes de que poderão ocorrer várias situações de conflitos de interesse no âmbito da colocação, gestão e pagamento das Notes, nomeadamente pelo facto de:

(i) o dbInvestor Solutions plc (o Emitente) e a entidade comercializadora (Deutsche Bank (Portugal), S.A.) destes produtos financeiros complexos pertencerem ao mesmo grupo;

(ii) o Emitente e empresas do seu grupo poderem realizar transacções com impacto nas Obrigações de Referência e actuar em determinadas qualidades quanto às Notes ou as Obrigações de Referência (como seja de agente de cálculo ou criador de mercado), ou poderem emitir instrumentos financeiros concorrentes a estes produtos financeiros complexos;

(iii) o Emitente e empresas do seu grupo poderem deter informação não acessível ao público relativamente à Entidade de Referência, não assumindo a obrigação de divulgação dessa informação aos investidores, bem como produzir relatórios de research em relação à Entidade de Referência;

(iv) A contraparte na operação de Swap é também o Agente de Cálculo e nessa qualidade terá de efectuar certos ajustamentos e determinações que poderão influenciar os montantes pagáveis aos titulares das Notes;

(v) o Emitente poderá ter ou desenvolver relações de negócio com a Entidade de Referência (incluindo empréstimos, custódia, gestão de risco, consultoria e relações bancárias) e cada um actuará conforme considere necessário ou conveniente para a protecção dos seus interesses nesse contexto, sem levar em consideração as consequências para os detentores das Notes.

23. Descrição dos custos envolvidos para o subscritor e Taxa Global de Custos

Serão aplicadas comissões para transacções de compra e venda após a data de emissão e comissão de custódia conforme disponível em www.deutsche-bank.pt e www.cmvm.pt.. A Entidade Colocadora reserva-se o direito de alterar o seu preçário (nomeadamente quanto à cobrança de comissões de custódia ou de registo), nas condições legalmente permitidas. O preçário poderá ser consultado em qualquer balcão da Entidade Colocadora, bem como em www.deutsche-bank.pt. Os investidores devem estar cientes de que qualquer alteração do preçário da Entidade Colocadora relativamente a este produto financeiro afectará negativamente a rendibilidade do mesmo.

23. Código ISIN

XS0543068810

24. Actualidade da informação

Este documento informativo foi elaborado com data de 6 de Outubro de 2010, destinando-se exclusivamente a consulta no contexto da oferta pública das Notes nele descritas, a decorrer entre 6 de Outubro de 2010 e 26 de Novembro de 2010.

Tendo sido alterada a taxa de juro aplicável referida na página 3 do documento informativo, este documento informativo foi alterado em conformidade e divulgado em 30 de Novembro de 2010. Esta ocorrência foi divulgada por meio de Aviso na mesma data em www.cmvm.pt.

(8)

Documento Informativo

Notes db Rendimento CGD 3ª Versão Página 8 / 8

Anexo: Obrigações de Referência Entidade de Referência (sujeitas a substituição em certas circunstâncias) Obrigação de Referência (ou outras em que o

mesmo emitente seja devedor ou

garante)

Breve Descrição da Actividade

Caixa Geral De Depositos SA

XS0208876721

A Caixa Geral de Depósitos, S.A. desenvolve a sua actividade numa óptica de banca universal, mas sem

descurar todas as especializações de serviços

financeiros.

Actualmente, a CGD está presente de forma integrada em todos os quadrantes do negócio bancário, nomeadamente: Banca de Investimento, Corretagem e Capital de Risco, Imobiliário, Seguros, Gestão de Activos, Crédito Especializado, Comércio Electrónico e Actividades Culturais.

No sector financeiro português, o Grupo CGD distingue-se pela ampla diversificação da sua cobertura geográfica. A presença do Grupo é particularmente relevante em países ou territórios com laços culturais ou comerciais mais fortes com Portugal, ou com um elevado potencial de crescimento económico, para além de grandes centros financeiros internacionais: Portugal,

Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda,

Luxemburgo, Mónaco, Reino Unido, Suíça, África do Sul, Cabo Verde, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Brasil, Estados Unidos da América, Ilhas Caimão, México, Venezuela, China, Índia, Timor Leste. Poderá ser obtida informação adicional acerca da Entidade de Referência em www.cgd.pt

Referências

Documentos relacionados

Beneficiado pelo projeto “MS Cida- dão-Desenvolvimento Urbano e Re- gional”, do Governo do Estado de MS, o município de Guia Lopes da Laguna recebeu apoio para constru- ção

A possibilidade de utilização da teoria da desconsideração da personalidade jurídica nas questões atinentes ao regime de bens e o procedimento judicial previsto no Código de

A execução do contrato será efetuada conforme as condições estabelecidas neste Edital, e em seus Anexos, bem como a documentação e a proposta da licitante vencedora,

Para realização da busca dos artigos, o delineamento deste estudo guiou-se pela seguinte pergunta condutora: “Qual a ocorrência e como o estresse se apresenta

f) Possibilidade das ligações entre vigas e pilares serem realizadas através dos perfis.. Pilares mistos freqüentemente oferecem vantagens econômicas em relação aos de aço e

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Parece complicado, mas é assim: o Vazio sendo o estado mais elevado da Consciência que abdicou de existir por ser o Amor Absoluto, se manifesta como o Deus que nós

D l líti úbli d d ã Desenvolver uma política pública de educação envolvendo os (as) pescadores (as) profissionais artesanais das diversas comunidades pesqueiras artesanais das