• Nenhum resultado encontrado

Cooabriel chega aos 57 anos de história

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cooabriel chega aos 57 anos de história"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Você sabia que a Zika pode ser

transmitida de três formas diferentes?

No Espírito Santo, 434 empresas

aderiram ao selo Turismo

Responsável Limpo e Seguro

Pág. 06

Cooabriel chega aos 57 anos de história

Pág. 05

Espírito Santo já conta com

24 marcas de chocolate

Uma delas fica localizada em São Gabriel

da Palha, a Faccínio Chocolates

Polícia Militar divulga balanço da

Operação Independência

Pág. 07

Pág. 03

Pág. 02

(2)

Reflexao

~

"Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo."

Refletindo: Às vezes estamos distantes do

Senhor e até queremos nos aproximar outra vez, mas não encontramos forças !!! Sentimentos de vazio e tristeza tomam conta de nós !!! Quem sabe também um sentimento de culpa porque entendemos que estamos andando fora dos caminhos do Senhor. Nossa alma está doente e não sabemos onde encontrar a cura. Mas Tiago nos ensina que ao confessarmos nossos pecados, somos curados. Este é um mistério que pertence a Deus, mas podemos entender que isso aconte-ce porque trazemos à luz àquilo que está em oculto. Em outras palavras, ao confessarmos, estamos manifestando a Deus o nosso desejo de abandonar o pecado, e reconhecendo que somente Ele é capaz de nos perdoar e curar.

Oração: Senhor Deus, prepara um momento

certo, uma pessoa certa, que seja comprometida com a verdade, que faça a obra do Senhor com compromisso, para que eu possa confessar minha angustia e minhas necessidades. Prepara alguém que saiba ouvir, aconselhar e guardar segredos, pois eu preciso receber a cura do Senhor, preciso encontrar descanso para o meu coração, preciso do Seu Santo Espírito sobre mim, para que eu possa continuar te servindo e adorando cada dia mais. Em nome de Jesus. Amém.

de

Momento

Tiago 5:16

27 3117-1030

Dados para envio:

Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani -São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Deseja participar? Seja opinando, criticando, denunciando, elogiando, agradecendo, comentando ou enviando poemas e A publicação é gratuíta, sendo publicada ou não conforme a original recebida ou resumidamente, a critério da redação (as correspondências recebidas não serão reenviadas aos remetentes). Para sua carta ter validade, coloque nome completo e endereço juntamente com telefone de contato e nunca esqueça de assinar crônicas, escreva para o HN!

a mesma de forma legível.

jornalhojenoticias@hotmail.com Hoje Notícias E-mail: Cartas/Correspondências Exemplar de arquivo: R$ 1,00 Sujeito a disponibilidade Filiado à:

Editora Hoje Eireli

Cnpj.: 08325314/0001-76 Insc. Municipal: 32594 Rua Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani

-São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Central de Atendimento: 27 3117-1030 E-mail: jornalhojenoticias@hotmail.com

Municípios do Estado do Espírito Santo

Circulação: Uma publicação: www.jornalhojenoticias.com/ www.jornalhojenoticias.com.br Contatos: Publicação: Diária Diretor: Editor Chefe:

Os artigos assinados, pronunciamentos e citações, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Julio Cesar S. Fernandes - DRT 2397/ES Harley Kalk da Silva - DRT 3672/ES

WWW.ES1.COM.BR

ENTRETENIMENTO + DIVERSÃO + MOBILIDADE + INFORMAÇÃO =ES1

PARA FICAR BEM INFORMADO

Você sabia que a Zika

pode ser transmitida de

três formas diferentes?

Fr e q u e n t e m e n t e são noticiadas infor-mações de contágio de zika vírus por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, mas o que muitas pessoas não sabem é que a do-ença pode ser transmi-tida por mais duas for-mas diferentes. Além da contaminação pelo vetor, o vírus pode ser passado durante rela-ções sexuais ou de mãe para filho durante o período da gestação.

O feto infectado pode desenvolver le-sões cerebrais irreversí-veis que comprome-tem toda a estrutura em formação, provo-cando em algumas cri-anças o nascimento com microcefalia. As

sequelas apresentam variações de intensida-de intensida-de acordo com cada caso. Já a transmissão sexual ocorre por meio do sêmen, fluidos vagi-nais ou sangue mens-trual. Segundo o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Rober to Laperriere Júnior, é importante que os indivíduos que viajam para áreas com notificações de zika tenham cuidados redo-brados, entre eles a uti-lização de preservati-vos durante as rela-ções, além de usos de repelentes, mosquetei-ros, entre outros.

“É importante que as pessoas que estejam com o vírus ou passa-ram por locais que pos-suem casos notificados

da doença, utilizem preservativos nas rela-ções sexuais para evi-tar o contágio do par-ceiro. Os cuidados de-vem ser redobrados caso a parceira esteja grávida”, alertou o pro-fissional.

Além disso, os cui-dados para evitar a pro-liferação do Aedes aegypiti, vetor respon-sável pela transmissão de dengue, zika e chi-kungunya, devem per-manecer durante todo o ano. O coordenador destaca que a limpeza dos quintais e objetos que acumulam água deve ser realizada se-manalmente, inter-rompendo o ciclo bio-lógico do mosquito.

“É importante mini-mamente fazer a lim-peza semanal, pois

te-mos que considerar o ciclo biológico do mos-quito que ocorre entre três a oito dias. Elimi-nando o foco nesse pe-ríodo, conseguimos inibir a proliferação”, destacou Laperriere Júnior. Sintomas da zika Os sintomas mais comuns da zika vírus são: febre baixa, dor nas articulações, dor muscular, dor de cabe-ça, dor atrás dos olhos, conjuntivite, erupções cutâneas avermelha-das que podem coçar, dor abdominal (pouco comum), diarreia (pou-co (pou-comum), (pou- constipa-ção (pouco comum), pequenas úlceras na mucosa oral (pouco comum).

SESA

Foto: divulgação

Os sintomas mais comuns da zika vírus são: febre baixa, dor nas articulações, dor muscular, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, conjuntivite, erupções cutâneas avermelhadas que podem coçar, dor abdominal (pouco comum), diarreia (pouco comum), constipação (pouco comum), pequenas úlceras na mucosa oral (pouco comum)

(3)

O Espírito Santo já conta com 24 fábricas de chocolate. O levan-tamento que Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Inca-per) teve acesso foi ela-borado pelo cacauicul-tor de Linhares Emir de Macedo Gomes Fi-lho.

O Estado é o tercei-ro maior ptercei-rodutor de cacau do Brasil. A pro-dução capixaba vem crescendo não apenas em quantidade, mas principalmente, em qualidade. E o incenti-vo à produção de amên-doas de qualidade e a abertura de novas fá-bricas contribuem para o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau no Estado.

“O aprimoramento das amêndoas agrega valor aos produtos que utilizam o cacau como matéria-prima e, con-sequentemente, me-lhora a rentabilidade do produtor. Somente com uma amêndoa de qualidade é que se con-segue um chocolate de qualidade. A busca

pela valorização do produto, pela agrega-ção de valor, é respon-sável pelo aumento no número de fábricas de chocolate no Estado. O agricultor não quer só vender amêndoa, ele quer chegar ao pro-duto final”, disse Lu-cas Calazans, extensi-onista do Incaper e refe-rência capixaba na área de cacauicultura.

O empreendedoris-mo dos cacauicultores do Espírito Santo é

ou-tro fator preponderan-te para o aumento do número de fábricas de chocolates no Estado. Segundo Calazans, as fábricas são, em sua maioria, de agriculto-res que produzem ca-cau e fazem seu pró-prio chocolate. “As pessoas estão procu-rando fazer seu pró-prio chocolate, seja por curiosidade, por pai-xão, ou pela agregação de valor. Um quilo de amêndoa é vendido

por cerca de R$ 10,00. Já um quilo de choco-late de qualidade sai p o r c e r c a d e R $ 100,00”, acrescentou o extensionista do Inca-per. Porém, apesar de promissor, o mercado oferece diversos desafi-os. “Existe um gargalo enorme, que é o produ-tor chegar ao ponto de fazer o chocolate. Não se descobre do dia pra noite: precisa de muito tempo, investimento,

curso, dedicação, ten-tativas e erros até agra-dar o palaagra-dar. Quem faz chocolate hoje pas-sou por uma jornada grande. Outro desafio é vender esse chocola-te. Quantas barras de chocolate, quantos qui-los, o brasileiro come

por ano? Mesmo quem gosta muito de choco-late, não consome tan-to assim. Um chocola-te mais caro normal-mente tem maior teor de cacau, é mais puro, e nem todo mundo compra”, pontuou Ca-lazans.

Veja quais são as 24 novas

marcas de chocolate capixabas:

1 - Cacau em Cor/Emir Filho/Linhares 2 - Espírito Cacau/Paulo Gonçalves/Serra 3 - Chocolates Espírito Santo/José Mano-el/Iconha

4 - Cascatinha/Colatina 5 - Pepê/ Santa Teresa

6 - Chocolates Anchieta/Edson 7 - Perobas Cacau/Soeiro/Linhares 8 - Barcaça/Fernando Buffon/Linhares 9 - Floresta Cacau/Luiz Soresini/Aracruz 10 - Rumas/Licione/Linhares

11 -M anah/Guilherme Resende/Linhares 12 - d’ Cacau/Érica Rangel

13 - Ateliê dos Chocolates/Renato/Pedra Azul

14 - Piul Chocolates/Venda Nova 15 - Cacalmenara/Colatina

16 - Ibiraçu Cacau/Lucia/José Nelson 17 - Reinholz Chocolates/Fabiana/Colatina 18 - Faccínio Chocolates/São Gabriel Palha 19 - Santo Cacau/Vitória

20 - Chocolate Ana Bandeira 21 - Familia Ximenes

22- Lamberti

23 - Rio Doce/Popermayer/Linhares 24 - Cacau Chauã/Miguel Português

Foto: divulgação

O empreendedorismo dos cacauicultores do Espírito Santo é outro fator preponderante para o aumento do número de fábricas de chocolates no Estado

Espírito Santo já conta com 24 marcas de chocolate

Uma delas fica localizada em São Gabriel da Palha, a Faccínio Chocolates

Governo define critérios para cota de importação de arroz

O Diário Oficial da União publicou ontem (11) portaria que com os critérios para a cota de importação de ar-roz, com isenção de imposto. Cada empre-sa terá, inicialmente, cota máxima de 34 mil

toneladas do produto. A Câmara de Comér-cio Exterior (Camex) liberou o total de 400 mil toneladas, com o imposto de importação zerado para arroz não parboilizado, polido ou brunido.

De acordo com a portaria, após atingida

a quantidade máxima inicialmente estabele-cida, novas concessões para a mesma empresa estarão condicionadas ao efetivo despacho para consumo das mer-cadorias. E a quantida-de liberada será, no má-ximo, igual à parcela já desembaraçada.

A validade da isen-ção é até 31 de dezem-bro deste ano. Segundo a portaria, caso seja constatado o esgota-mento da cota global, não serão emitidas no-vas licenças de impor-tação.

Alta nos preços O objetivo da isen-ção tarifária temporá-ria é conter o aumento expressivo no preço do arroz ao longo dos últi-mos meses. De acordo com o Centro de Estu-dos AvançaEstu-dos em Eco-nomia Aplicada da Uni-versidade de São

Pau-lo, o preço do arroz vari-ou mais de 107% nos últimos 12 meses, com o valor da saca de 50 kg próximo de R$ 100. Os motivos para a alta são uma combinação da valorização do dólar frente ao real, o aumen-to da exportação e a queda na safra. Em al-guns supermercados, o produto, que custava cerca de R$ 15, no paco-te de 5 kg, está sendo vendido por até R$ 40.

Na quinta-feira, 11, a ministra da Agricul-tura, Tereza Cristina, afirmou que o governo tomou as medidas ne-cessárias para tentar conter a alta no preço

do arroz e evitar um desabastecimento do produto nas prateleiras dos supermercados.

" O B r a s i l a b r i u mão, tirou a alíquota de importação, para que produto de fora pudesse entrar e trazer um equilíbrio para os preços. Abrimos so-mente uma cota, por-que não temos necessi-dade de muito arroz, mas isso é uma cota de reserva, para que pos-samos ter a tranquilida-de tranquilida-de que o preço vai voltar, vai ser equilibra-do, e que o produto con-tinuará na gôndola pa-ra todos os bpa-rasileiros", disse.

EBC Economia

Foto: divulgação

O objetivo da isenção tarifária temporária é conter o aumento expressivo no preço do arroz ao longo dos últimos meses

(4)

Gestores apontam desafios a serem superados

para garantir mais eficiência ao Governo

A revisão do Planeja-mento Estratégico do Governo do Espírito San-to, para o período 2020-2022, teve sequência, nesta quinta-feira (10), com o trabalho de análi-se dos desafios estratégi-cos da gestão. A equipe formada por secretários, subsecretários e dirigen-tes de órgãos identificou e atualizou os principais problemas a serem supe-rados para que o Estado alcance a sua visão de futuro, garantindo, com eficiência, mais entregas à população capixaba.

Coordenando os tra-balhos, juntamente com a equipe da Subsecreta-ria de Planejamento e Projetos da Secretaria de Economia e Planeja-mento, o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, disse que a rede-finição dos desafios é uma tarefa de grande relevância, “tendo em vista tudo o que vivemos e ainda estamos

enfren-tando”, numa referên-cia, principalmente, ao impacto causado pela pandemia do novo Coro-navírus (Covid-19) à saú-de e à economia do Esta-do.

Com a revisão Plane-jamento Estratégico, o Governo busca, segundo o secretário, continuar sendo uma referência para o País. Essa revisão, realizada por meio de encontros técnicos virtu-ais com a alta gestão, visa a promover ajustes da estratégia e da cartei-ra de projetos prioritári-os do Governo do Esta-do, com a devida ade-quação ao cenário eco-nômico, em âmbitos esta-dual e nacional.

Durante a reunião desta quinta-feira, os gestores foram divididos de acordo com cada uma das nove áreas estratégi-cas do Governo, reali-zando atividades que envolveram o levanta-mento dos problemas, a revisão dos desafios exis-tentes e, em casos neces-sários, elaboração de

novos desafios.

A subsecretária de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, expli-cou que o trabalho de análise foi realizado com base na visão, na missão, nos valores, nos pontos fracos e fortes, e nas opor-tunidades da gestão, que já haviam sido identifica-dos nas primeiras reu-niões do Planejamento Estratégico, iniciadas no dia 31 de agosto.

Essa revisão havia

sido prevista, inicial-mente, para março deste ano, mas foi interrompi-da devido à pandemia do novo Coronavírus. “É necessário que o Gover-no reveja sua estratégia, diante de mudanças nos desafios e do surgimento de novas demandas e novas metas”, afirmou a subsecretária.

A próxima reunião técnica da revisão do Planejamento Estratégi-co está prevista para o

dia 14 deste mês, com atividades de revisão e validação de indicadores estratégicos e metas. Os trabalhos, envolvendo toda a alta gestão, guem até o dia 24 de se-tembro, com a apresen-tação dos resultados.

O Governo trabalha com um modelo gestão que busca gerar entregas relevantes para os capi-xabas. Esse modelo apre-senta três carteiras, com coordenação direta do

governador do Estado, Renato Casagrande. Ao todo, são nove áreas es-tratégicas: Agricultura e Meio Ambiente; Cultu-ra, Turismo, Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvi-mento Social e Direitos Humanos; Educação para o Futuro; Infraes-trutura para Crescer; Saúde Integral; Seguran-ça em Defesa da Vida e Gestão Pública Inovado-ra.

Eleições acessíveis: como solicitar seção adaptada

Eleitores com defi-ciência ou mobilidade reduzida têm até o dia 1º de outubro para solicitar transferência temporária para seção acessível, con-forme o calendário pre-v i s t o n a R e s o l u ç ã o 23.627/2020 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As seções acessíveis são espaços estruturados pela Justiça Eleitoral pa-ra oferecer a essa parcela do eleitorado brasileiro segurança e facilidade no momento do voto.

Conforme informa-ções do site do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) houve uma evolução de 141,73% de eleitores com deficiência que pre-tendem votar este ano, sendo que 21.879 decla-raram precisar de algum tipo de atendimento espe-cífico para exercer sua c i d a d a n i a . E m 2 0 1 6 eram 9.051. Os dados apresentados conside-ram a declaração da defi-ciência no momento do registro como eleitor, ressaltando que não

hou-ve aumento de pessoas com deficiência.

De acordo com a as-sessora técnica da Corre-gedoria Regional Eleito-ral do TER-ES, Jaqueli-ne NuJaqueli-nes, o aumento da quantidade de ambientes adaptados para a votação tem o intuito de viabili-zar o exercício do voto para todos.

“As seções acessíveis sempre foram objeto de verificação pelos cartóri-os eleitorais. Antes eram separadas algumas se-ções acessíveis por local de votação, para facilitar a colocação das pessoas com alguma dificuldade nessas seções. Mas hoje isso já foi ampliado e to-das as seções que têm acessibilidade são mar-cadas para que as pessoas com alguma deficiência ou problema de mobili-dade possam ser distribu-ídas igualitariamente entre todas as seções que são acessíveis”.

Jaqueline também exemplificou algumas facilidades que esse elei-tor poderá encontrar. “São locais que não apre-sentam dificuldade, que não têm uma escada; se estiverem no segundo andar possuem rampa de fácil acesso. Além disso, as seções são preparadas com espaço suficiente para passagem de cadei-rantes e são providas com fone de ouvido para os deficientes visuais”. Segundo Jaqueline Nunes, se no momento do alistamento, ou da última movimentação da inscrição, o eleitor já apresentava deficiência ou problema de mobili-dade, os cartórios eleito-rais já são instruídos para cadastrá-lo numa seção acessível.

A assessora técnica também ressaltou que quem teve algum proble-ma para acesso à seção na eleição passada

deve-rá apresentar esse motivo no pedido para alteração de seção.

O eleitor com a neces-sidade de transferência temporária deve encami-nhar para o e-mail do cartório eleitoral que está vinculado o requeri-mento preenchido, jun-tamente com cópia do documento de identifica-ção com foto (frente e verso), além de um laudo ou declaração que com-prove a deficiência. Os e-mails de todos os cartóri-os estão disponíveis no site do TRE-ES, junto aos requerimentos e a portaria. Outros casos de transferência temporária Ta m b é m p o d e r ã o pedir transferência tem-porária de seção eleitoral os militares, policiais federais, policiais rodo-viários federais,

bombei-ros, policiais ferroviários federais, agentes de trân-sito e guardas municipais que estiverem em serviço no dia da eleição. Para isso as chefias desses agentes públicos devem encaminhar as listagens à Justiça Eleitoral até 1º de outubro.

A equipe de mesários e convocados para apoio logístico nas eleições que atuarem em local diverso de sua seção de origem podem pedir transferên-cia temporária de seção eleitoral, desde que esta esteja localizada no mes-mo município. Nestes casos, o prazo para soli-citação será encerrado no dia 9 de outubro.

Os juízes, servidores e promotores da Justiça Eleitoral designados pa-ra tpa-rabalhar no dia da eleição podem solicitar transferência de voto para outra seção eleitoral do município até 1º de outubro. Assembléia Legislativa do ES Foto: divulgação Foto: divulgação SEP

De acordo com a assessora técnica da Corregedoria Regional Eleitoral do TER-ES, Jaqueline Nunes, o aumento da quantidade de ambientes adaptados para a votação tem o intuito de viabilizar o exercício do voto para todos

(5)

Cooabriel chega aos 57 anos de história

A Cooabriel (Coo-perativa Agrária de Ca-feicultores de São Ga-briel), a maior coopera-tiva de café conilon do Brasil, celebra 57 anos de atuação no próximo dia 13 de setembro.

A cooperativa inici-ou suas atividades em 1963 a partir de um se-tor de consumo (mer-cearia para atender os produtores em itens de necessidades básicas). Em seguida foi traba-lhando com café (no início café bourbom). O café Conilon entra na vida da Cooabriel e dos agricultores de São Gabriel da Palha e da região devido à crise de erradicação do café, que acontecida em me-ados da década de 60. Desde então, a coope-rativa abraçou a causa e trabalha com a varie-dade.

Toda sua história vem sendo construída alinhada com a essên-cia de seus fundadores, o idealista Padre Si-mão Civalero e os 37 produtores da região de São Gabriel da Pa-lha, que escolheram o cooperativismo como base de uma sociedade socialmente justa e eco-nomicamente viável.

“A cooperativa tem

uma base muito forte. A Cooabriel sempre teve pessoas sérias, idô-neas à frente da gestão. Sou sócio há 49 anos e por 26 assumi a presi-dência. Quando che-guei, a cooperativa ar-mazenava 88 mil sacas de café. A Cooabriel é uma grande família e tenho orgulho de fazer parte desta história”, afirmou o atual vice-presidente da coopera-tiva, Antônio Joaquim de Souza Neto, o Toni-nho.

O sócio número 61, André Martinelli, aos 91 anos e sócio da coo-perativa há 57, mesma idade de aniversário da Cooabriel, lembra do início das atividades. “Foi meu pai quem avi-sou sobre o surgimento da cooperativa. Desde o início tudo é feito com muita honestida-de e segurança para os sócios. Graças à coope-rativa eduquei meus filhos, que hoje têm profissões respeitadas. Meu irmão, Dário Mar-tinelli, também teve uma história muito bo-nita com a Cooabriel”, disse.

A cooperativa tam-bém garante boas opor-tunidades para os sóci-os das novas gerações, como Sidinei Raasch, 38 anos, sócio desde

2012. “Todo o suporte e estrutura oferecidos pela Cooabriel faz mui-ta diferença. Sempre aproveito as capacita-ções e estou sempre acompanhado da mi-nha esposa, que tam-bém é sócia. Sem a Cooabriel o cultivo do café seria mais difícil”, explicou.

Com seu modelo de trabalho, a cooperativa tornou-se referência mundial na prestação de serviços, integrando os produtores ao mer-cado. Hoje, é a princi-pal cooperativa de café conilon do País. A coo-perativa transforma a vida de muitas pessoas, sócios ou colaborado-res.

Umas delas é a his-tória de vida do atual gerente corporativo de mercado da Cooabriel, Edimilson Calegari. No dia 1° de dezembro, ele, que é o funcionário mais antigo da coope-rativa, irá completar 38 a n o s n a e m p r e s a . “Entrei em 1982 a con-vite do presidente da época. Tive diversas oportunidades duran-tes esses anos e acom-panhei todo o cresci-mento da cooperativa. Começou bem peque-na e hoje já é a maior cooperativa de café co-nilon do mundo. É

gratificante. Na minha vida pessoal, a coope-rativa também foi fun-damental. Conheci minha esposa na coo-perativa, já que ela tam-bém trabalhou e se apo-sentou aqui. Agrade-cemos muito à coope-rativa, pois graças a esse trabalho educa-mos nossos filhos”, revelou.

Em 2020, São mais de 400 colaboradores e 15 filiais em 2 estados brasileiros (ES e BA). No ano de 2019, arma-zenou 1,67 milhão de sacas de seus coopera-dos.

Há 21 anos como produtor de café na Ba-hia, o sócio de Teixeira de Freitas (BA), Rosse-lito Bonadimam Pauli-no, é sócio da Cooabri-el há 18 anos. “Sempre fui muito envolvido com o cooperativismo, é uma tradição na mi-nha família. A Cooa-briel faz a gente se sen-tir em casa e passa mui-ta seriedade. Não é a frieza dos números, é a essência da cooperati-va. Sempre fui muito apoiado e a cooperati-va pode contar com a minha lealdade”, afir-mou.

O volume de café recebido traz sempre o reflexo da realidade do que acontece no

ambi-ente da safra dos pro-dutores. Neste ano, até dia 10 de setembro a Cooabriel atingiu 1,46 milhão de sacas recebi-das.

“A Cooabriel tem grande importância para os sócios e a re-gião. A cooperativa tem crescido a cada ano. Os números de recepção de café com-provam isso. Também tenho uma forte liga-ção com a cooperativa desde criança e me or-gulho desses resulta-dos. Meu pai, Arcan-gelo Laurindo Loren-zoni, foi presidente de 1972 a 1974 e eu faço parte da diretoria há 15 anos”, ressaltou o dire-tor secretário da Cooa-briel, Onivaldo Loren-zoni.

A Cooabriel cres-ceu para dar suporte ao crescente número de sócios. Busca inúmeras formas de ajudar seus sócios, especialmente, mantendo a prestação de serviços para apoiá-los na manutenção da atividade. Oferece aos sócios serviços e bene-fícios que vão desde a escolha da área para plantio, mudas clonais de café, assistência téc-nica, laboratório de análises, lojas de insu-mos, estrutura logísti-ca, armazenagem,

co-mercialização, financi-amentos, custeios, den-tre outros.

Em termos de resul-tado, vale apresentar que de 2018 a 2019 a C o o a b r i e l c r e s c e u 16,72% do seu fatura-mento bruto, saindo de 546.135 milhões para 637.440 milhões em 2019.

“Imaginamos o que seria da nossa região sem a Cooabriel por-que traz uma grande t r a n q u i l i d a d e p a r a quem está na atividade. O sócio produz e tem uma cooperativa que assegura para ele com-petitividade e seguran-ça. Outro ponto é que a cooperativa amadure-ceu e conquistou gran-de credibilidagran-de gran-devido à seriedade e transpa-rência. Estamos cres-cendo no quadro social uma média de 10% ao ano. É o reflexo do tra-balho desenvolvido. Em 2019 crescemos quase 30% na recepção de café e 16% no fatu-ramento bruto, mesmo em períodos de crise. Queremos continuar com um trabalho ainda melhor por muitos anos. Temos orgulho de comemorar os 57 anos da Cooabriel”, finalizou o presidente da cooperativa, Luiz Carlos Bastianello. Foto: divulgação Cooabriel

(6)

No Espírito Santo, 434 empresas aderiram

ao selo Turismo Responsável Limpo e Seguro

No Espírito Santo, até quinta-feira (10), 434 empresas do seg-mento de turismo se apresentam como ade-quadas às normas sani-tárias de prevenção ao novo Coronavírus (Co-vid-19). O levanta-mento reúne dados relativos a adesão ao selo Turismo Respon-sável Limpo e Seguro, r e c o m e n d a d o p e l o Governo do Estado.

No ranking das 15 atividades que com-põem o segmento, a adesão às normas é maior nas agências de viagem, meios de hos-pedagem, guias de tu-rismo, restaurante, c a f e t e r i a s e b a r e s,

transportadoras turís-ticas e organizadores de eventos, respectiva-mente. O maior volu-me de adesão é perce-bido nos estabeleci-mentos localizados em Vitória, Vila Ve-lha, Guarapari, Serra, Cariacica, Aracruz e Itaúnas (Conceição da Barra).

“Este quantitativo é resultado de uma das muitas ações que fa-zem parte do Plano de Retomada da Econo-mia do Turismo im-plementadas pela Se-cretaria de Turismo (Setur). Este cuidado e empenho dos empre-sários em buscarem a adequação sanitária é o primeiro passo para que a atividade vá

reto-mando, aos poucos, com toda a segurança necessária para to-dos”, explica o secre-tário de Estado de Tu-rismo, Dorval Uliana.

Além das recomen-dações sanitárias aos e m p r e e n d i m e n t o s, estão disponíveis tam-bém as normas sanitá-rias aos turistas. “Ca-be ao turista estar aten-to ao cumprimenaten-to por parte dos empresá-rios e também cumprir as regras que cabem a cada um de nós, tendo, principalmente, o res-peito ao próximo”, enfatiza o secretário de Turismo. Selo

Para solicitar o selo

Turismo Responsável Limpo e Seguro o inte-ressado deve acessar o s i t e w w w. t u r i s m o.-gov.br/seloresponsave l , ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmen-to em que atua e estar com a situação regular no Cadastur. Em caso positivo, ele deve ade-rir à autodeclaração que atende aos pré-requisitos determina-dos. Em seguida, será e n c a m i n h a d o p a r a uma área do site onde pode realizar o down-load do selo para im-pressão.

O selo, que é total-mente gratuito, deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR

Co-de, por meio do qual o turista poderá consul-tar as medidas adota-das por aquele empre-endimento e/ou pro-fissional. Além disso,

possibilitará a realiza-ção de denúncias em caso de descumpri-mento, o que poderá resultar em revogação do selo.

Setur

CLA$$IFICADOS

Editais, Comunicados, Atas, Relatórios, Balancetes jornalhojenoticias@hotmail.com 27 3117-1030

Comprando, vendendo ou trocando! Anuncie conosco

jornalhojenoticias@hotmail.com

27 3117-1030

Compre, venda

e troque!

Compre, venda

e troque!

NO

jornalhojenotícias@hotmail.com

27 3117-1030

Foto: divulgação

(7)

Esportes

Polícia Militar divulga balanço

da Operação Independência

A Polícia Militar encerrou mais uma operação realizada em todo o estado do Espírito Santo e, na tarde de quarta-feira (9), apresentou o ba-lanço das ações du-rante os cinco dias de policiamento reforça-do. A Operação Inde-pendência empregou mais de 7.300 policia-is militares de todos os batalhões e unidades da PMES, que promo-veram abordagens a veículos, condutores e passageiros em atitu-de suspeita, saturação nas áreas de maior vul-nerabilidade e preven-tivos em locais com

maior fluxo de pesso-as com o objetivo de garantir a segurança de todos durante o pe-ríodo de feriado. O balanço da Ope-ração Independência contabilizou 23.018 pessoas abordadas, 19 mandados de prisão cumpridos e sete fora-gidos da justiça recap-turados. Foram apreendi-dos 10.329 unidades de droga e 4,66kg de entorpecente. Tam-bém foram retiradas de circulação 42 ar-mas de fogo. As ações incluíram a fiscalização de trân-sito em rodovias esta-duais e vias urbanas. Durante as aborda-gens preventivas, as equipes recuperaram 36 veículos roubados ou furtados. Também foram apreendidas 44 carteiras de habilita-ção e expedidos 1.822 Autos de Infração de Trânsito (AIT). De acordo com o comandante-geral da

Polícia Militar, coro-nel Douglas Caus, a operação atendeu pla-nejamento desenvol-vido pela Instituição.

“Todos os esforços foram direcionados para garantir a segu-rança da população”, declarou.

Imerso no trabalho, Dome deixa hotel

e opta por residir no CT do Flamengo

Para ficar ainda mais imerso no trabalho que desenvolve no Flamen-go, o técnico Domènec Torrent decidiu instalar-se no Ninho do Urubu. A mudança ocorreu na segunda-feira, com o espanhol se acomodan-do no Centro de Treina-mento que o oferece to-do conforto e serviços de hotelaria e cozinha.

A informação foi inicialmente publicada pelo site "Globoespor-te". Para esta decisão pesou o fato de Dome estar focado no trabalho realizado no clube.

Assim ele evitará o tem-po gasto no desloca-mento no trajeto do ho-tel ao Ninho, podendo se entregar ainda mais

ao desenvolvimento e implementação de suas ideias. A rotina do trei-nador no Rio de Janeiro se restringe aos

compro-missos do clube, com treinos, jogos e viagens, além de algumas saídas para jantar.

Contratado pelo

Fla-mengo no início de agos-to, Torrent estava hospe-dado em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro desde então. O

espanhol visitou casas na região próxima ao Ninho, mas não encon-trou uma que o agradas-se.

Lance!

Técnico espanhol deixou hotel em que estava hospedado desde que

chegou ao Brasil e decidiu se mudar de vez para o Ninho do Urubu

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo Foto: divulgação

Domènec Torrent e o presidente Rodolfo Landim: treinador está residindo no CT

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, a operação atendeu planejamento desenvolvido pela Instituição

(8)

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No