• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO D0 III CAMPEONATO MINEIRO DE RUGBY ª DIVISÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO D0 III CAMPEONATO MINEIRO DE RUGBY ª DIVISÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO D0 III CAMPEONATO

MINEIRO DE RUGBY

2012 - 1ª DIVISÃO

1 - Disposições Gerais

Todas as partidas serão disputadas de acordo com as Leis do jogo em vigor conforme estipulado pelo IRB. Se surgirem dúvidas na interpretação, prevalecerá como caráter definitivo a versão em inglês do Manual do IRB (IRB Handbook).

Para participação do campeonato, todas as equipes e jogadores deverão estar filiados a Federação Mineira de Rugby – FMR.

Ficará a disposição dos clubes participantes, no site oficial da FMR, a lista de todos os jogadores filiados, e portanto, aptos a disputar os jogos.

Os atletas que possuírem pendências de apresentação de documentos e taxas perante a FMR, não poderão disputar os jogos até que sanem as irregularidades.

Nenhum jogador poderá trocar de equipe durante o campeonato. OBRIGAÇÕES DO CLUBE

Manter-se adimplente com suas obrigações financeiras e com documentação exigida em dia. Caso alguma equipe fique em débito com a FMR durante a competição, a mesma será punida pela perda dos pontos das partidas que disputar, no período inadimplente. As equipes com mando de campo, deverão informar até às 17hs da terça-feira que antecede o jogo, o local e o horário da partida.

O campo apresentado para a realização dos jogos deverá possuir os requisitos mínimos de piso das Leis do Jogo do IRB, e marcações, áreas de escape e postes com protetores conforme as mesmas Leis. A FMR considera que as dimensões do campo serão no mínimo de 80 x 50 metros e no máximo de 100 x 70 metros.

(2)

O clube mandante deverá apresentar antes de cada partida um médico. Este médico deverá apresentar ao 4º árbitro seu CRM e assinar a Súmula de jogo. No caso da equipe mandante não apresentar o médico, o árbitro não iniciará o jogo e decretará vitória à equipe visitante.

A seqüência do atendimento médico é de responsabilidade do clube ao qual o atleta é filiado, sendo o clube mandante responsável apenas pelo primeiro atendimento (médico) e remoção do lesionado até o hospital.

Fica obrigado, o clube com mando de campo, fornecer o 3º tempo, que deverá ter no mínimo 01 lanche e uma bebida por atleta.

OBRIGAÇÕES DO ATLETA

Para participação do campeonato todos os atletas deverão:

Estar devidamente filiados à FMR e apresentar documento com foto (RG, CNH, Passaporte, RNE ou Identidade Profissional) antes das partidas;

Ter apresentado os certificados Rugby Ready e Rugby Laws;

Não é permitida a participação de jogadores da categoria M19 (nascidos até 31/12/1993) nas posições de primeira linha no campeonato adulto;

Fazer seguir o Espírito do Rugby – FAIR PLAY. 2 - Forma de disputa

O Campeonato Mineiro de Rugby será disputado conforme modelo adotado pela CBRu, em duas chaves com cinco equipes em cada, turno único classificatório, quartas de final, semi final e final, conforme tabela anexada no final deste regulamento.

Após a fase CLASSIFICATÓRIA, os quatro melhores de cada chave farão as QUARTAS DE FINAL, onde o 1º da Chave A enfrentará o 4º da Chave B, o 1º da Chave B enfrentará o 4º da Chave A, o 2º da Chave A enfrentará o 3º da Chave B e o 2º da Chave B enfrentará o 3º da Chave A, todos em um único jogo a ser realizado na casa do melhor classificado. Os

(3)

últimos colocados de cada Chave A e B se enfrentarão, em partida única, a ser realizada na casa do melhor classificado, onde o perdedor enfrentará o Campeão da 2ª Divisão do Campeonato Mineiro de 2012, definido assim quem permanecerá na 1ª Divisão de 2013. Os vencedores das Quartas de Final farão as Semi Finais do Campeonato Mineiro de Rugby XV 2012 e se enfrentarão em jogo único, conforme tabela anexa. Os vencedores das Semi Finais estarão classificados para as finais. As demais disputas classificatórias podem ser analisadas conforme tabela anexa.

3 – Do local de realização das finais

A realização das Quartas de Final será na casa do Melhor Classificado.

Será informado em breve o local para a realização das Semi Finais e Finais, isso devido a uma possível transmissão e exigência de local.

4 - Pontuação

Em todas as partidas do campeonato computar-se-ão os seguintes pontos: 04 (quatro) pontos ao vencedor da partida;

02 (dois) pontos em caso de empate;

01 (um) ponto extra em caso de derrota por diferença menor ou igual a 07 (sete) pontos; 01 (um) ponto extra para a equipe que marcar 04 (quatro) ou mais tries;

00 (zero) pontos em caso de derrota maior que 7 pontos; 05 (cinco) pontos em caso de vitória por W.O.

5 - Walk Over (W.O.)

O clube que der um W.O., automaticamente, ao final do campeonato, será considerado o último colocado.

(4)

Quando no início da partida o árbitro determinar que o campo não atende às condições mínimas técnicas e/ou de segurança para o jogo.

O não comparecimento em campo de pelo menos 12 atletas devidamente trajados e inscritos, em até 15 minutos após a hora marcada para o início da partida.

As partidas poderão apenas ser adiadas por determinação da FMR, do árbitro e por motivos de força maior.

Para situações em que as duas equipes tenham que abandonar a partida, será contabilizado o placar até o momento de abandono, desde que o jogo esteja no intervalo ou 2º tempo. Quando ocorrer antes do término do primeiro tempo de jogo, uma nova data será marcada para que ocorra uma nova disputa.

Caso uma partida não possa ocorrer por motivos de força maior, as duas equipes, de comum acordo, marcarão uma nova data. Caso não ocorra um acordo entre as partes, a data será determinada pela FMR.

6 - Critérios de desempate

Em caso de empate em qualquer colocação, serão utilizados os seguintes critérios na ordem em que se encontram:

Confronto direto;

Maior quantidade de tries marcados nas partidas disputadas entre as equipes em questão;

Maior quantidade de tries marcados durante a competição;

Saldo de pontos (pontos feitos menos pontos sofridos), computando todos os jogos; A equipe que teve a menor quantidade de cartões vermelhos;

A equipe que teve a menor quantidade de cartões amarelos; Através de sorteio.

(5)

7 - Arbitragem

Todas as partidas serão conduzidas por árbitros e auxiliares designados pela FMR. No caso de não comparecimento do árbitro designado para a partida, deverá ser analisado se não existe outro árbitro certificado para conduzir a mesma. Caso exista mais de um, os responsáveis (capitães) deverão chegar a um acordo para decidir quem arbitrará a partida. No caso de não se chegar a um acordo, deverá ser feito um sorteio para se definir o árbitro.

No caso de não haver algum árbitro no local, os responsáveis (capitães) deverão chegar a um acordo para decidir quem arbitrará a partida. No caso de não se chegar a um acordo, a equipe mandante e a equipe visitante deverão indicar 1 árbitro cada uma para que se faça um sorteio para definir quem arbitrará a partida.

Em nenhum caso, mesmo que haja acordo dos representantes dos clubes se poderá prosseguir oficialmente uma partida que tenha sido suspensa pelo árbitro oficial designado.

O responsável pela equipe deverá entregar ao 4º árbitro, em um prazo de no mínimo 30 minutos antes da hora fixada para o início do jogo, a súmula e os documentos comprobatórios dos atletas que farão parte do jogo.

Os jogadores que não estiverem identificados com o documento (leia-se documentos com fotos, tipo RG, CNH, Passaporte, RNE e Identidade Profissional) NÃO poderão participar do jogo.

NÃO serão aceitos documentos de estudantes.

O 4º árbitro é responsável pelo preenchimento da súmula do jogo, do qual deverão constar os nomes dos jogadores intervenientes, os pontos obtidos por cada uma das equipes e o resultado final.

A descrição concreta dos fatos ocorridos de natureza disciplinar com indicação dos seus intervenientes será feita pelo árbitro oficial da partida.

(6)

8 - Código Disciplinar

As ações disciplinares sobre todos os participantes seguirão a seguinte ordem hierárquica:

Sanções aplicadas pelo árbitro oficial da partida;

Comissão disciplinar da Confederação Brasileira de Rugby – CBRu, com base no Código de Ética e Regulamento Disciplinar da CBRu, publicado no site e em vigor desde 2005; Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Rugby.

9 - Realização das Partidas

As partidas deste Campeonato serão realizadas de acordo com as “Leis do Jogo”, editadas pela “International Rugby Board” e ficarão sujeitas às normas deste regulamento e às determinações constantes dos comunicados emitidos pela FMR, ao abrigo dos seus Estatutos e Regulamentos.

10 - Outros

Os casos omissos deste regulamento serão julgados pela FMR e pelos representantes da equipes participantes, sempre excluindo os representantes das equipes envolvidas.

Belo Horizonte, 15 de dezembro de 2011.

Bruno José Verçosa Presidente FMR bjvercosa@gmail.com

(31)9213.3776

Janine Celi Linhares de Avila Secretária FMR janineceli@yahoo.com.br

(7)

ANEXO I Tabela dos Jogos

TABELA DOS JOGOS - 10 TIMES - CLASSIFICATÓRIAS SOMENTE JOGOS DE IDA CHAVE A (BH Rugby, BH Rugby B, Taurus Rugby -

Uberaba, Uberlândia, Uberl. Leopardos)

CHAVE B (Varginha, Inconfidentes Rugby, UFLA, Juiz de Fora Rugby, UFSJ Rugby Football Clube) RODADA 01 - 17 de março de 2012

TIME 01 PLACAR x PLACAR TIME 02 LOCAL ÁRBITRO PARTIDA UBERLÂNDIA RUGBY

x BH RUGBY UBERLÂNDIA

UBERLÂNDIA

LEOPARDOS x BH RUGBY - B UBERLÂNDIA

UFLA x VARGINHA LAVRAS

UFSJ x INCONFIDENTES

RUGBY

SÃO JOÃO DEL

REI

RODADA 02 - 31 de março de 2012

TIME 01 PLACAR x PLACAR TIME 02 LOCAL ÁRBITRO PARTIDA BH RUGBY B x TAURUS RUGBY BELO HORIZONTE BH RUGBY x UBERLÂNDIA LEOPARDOS BELO HORIZONTE JF RUGBY x INCONFIDENTES

RUGBY JUIZ DE FORA

VARGINHA x UFSJ VARGINHA

RODADA 03 - 14 de abril de 2012

TIME 01 PLACAR x PLACAR TIME 02 LOCAL ÁRBITRO PARTIDA TAURUS RUGBY

x BH RUGBY UBERABA

UBERLÂNDIA

LEOPARDOS x UBERLÂNDIA RUGBY UBERLÂNDIA

UFLA x UFSJ LAVRAS

(8)

RODADA 04 - 28 de abril de 2012

TIME 01 PLACAR x PLACAR TIME 02 LOCAL ÁRBITRO PARTIDA TAURUS RUGBY x UBERLÂNDIA LEOPARDOS UBERABA BH RUGBY B

x UBERLÂNDIA RUGBY BELO HORIZONTE

JF RUGBY x UFLA JUIZ DE FORA

INCONFIDENTES

RUGBY x VARGINHA OURO PRETO

RODADA 05 - 12 de maio de 2012

TIME 01 PLACAR x PLACAR TIME 02 LOCAL ÁRBITRO PARTIDA UBERLÂNDIA RUGBY

x TAURUS RUGBY UBERLÂNDIA

BH RUGBY

x BH RUGBY - B BELO HORIZONTE INCONFIDENTES

RUGBY x UFLA OURO PRETO

UFSJ x JF RUGBY SÃO JOÃO DEL REI

QUARTAS DE FINAL - 26 de maio de 2012

TIME 01 PLACAR x PLACAR TIME 02 LOCAL ÁRBITRO PARTIDA 1º COLOCADO CHAVE A x 4º COLOCADO CHAVE B CASA DO 1º COLOCADO - A JOGO 01 1º COLOCADO CHAVE B x 4º COLOCADO CHAVE A CASA DO 1º COLOCADO - B JOGO 02 2º COLOCADO CHAVE A x 3º COLOCADO CHAVE B CASA DO 2º COLOCADO - A JOGO 03 2º COLOCADO CHAVE B x 3º COLOCADO CHAVE A CASA DO 2º COLOCADO - B JOGO 04

(9)

DISPUTA DOS 02 PIORES DE CADA CHAVE - 02 de junho de 2012 MELHOR 5º COLOCADO x PIOR 5º COLOCADO CASA DO MELHOR

SEMI FINAIS - 09 de junho de 2012

TIME 01 PLACAR x PLACAR TIME 02 LOCAL ÁRBITRO PARTIDA VENCEDOR JOGO 01 x VENCEDOR JOGO 04 JOGO 05 VENCEDOR JOGO 02 x VENCEDOR JOGO 03 JOGO 06

PERDEDOR JOGO 01 x PERDEDOR JOGO

04 JOGO 07

PERDEDOR JOGO 02 x PERDEDOR JOGO

03 JOGO 08

FINAIS - 30 de junho de 2012

TIME 01 PLACAR x PLACAR TIME 02 LOCAL ÁRBITRO PARTIDA

VENCEDOR JOGO 05 x VENCEDOR JOGO 06 DISPUTA 1º / 2º LUGAR PERDEDOR JOGO 05 x PERDEDOR JOGO 06 DISPUTA 3º / 4º LUGAR

VENCEDOR JOGO 07 x VENCEDOR JOGO

08

DISPUTA 5º / 6º LUGAR

PERDEDOR JOGO 07 x PERDEDOR JOGO

08

DISPUTA 7º / 8º LUGAR

(10)

ANEXO II

DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O III CAMPEONATO MINEIRO DE RUGBY XV DOS CUSTOS

1) Despesa com árbitros para todos os jogos R$ 11.550,00 2) Despesa administrativa R$ 1.400,00 3) Despesa premiação R$ 1.800,00

Total R$ 14.750,00

VALOR DA INSCRIÇÃO POR ATLETA

ATLETAS INSCRITOS EM 2011: sem taxa de carteirinha para 2012. R$ 55,00 (inscrição no III Campeonato Mineiro de Rugby XV) POR ATLETA.

NOVOS ATLETAS: R$ 15,00 (carteirinha de 2012) + R$ 55,00 (inscrição no III Campeonato Mineiro de Rugby XV + taxa de arbitragem) = R$70,00 (Setenta reais) POR ATLETA.

Esse valor destina-se ao pagamento dos árbitros para os jogos do torneio, inscrição do atleta no III Campeonato Mineiro de Rugby XV 2012, Carteirinha do atleta de 2011/2012 e Alvará de reconhecimento do Clube 2012.

A quantia deverá ser depositada pelo clube na conta bancária da Federação Mineira de Rugby, até o dia 13/02/2012, enviando cópia por email do comprovante de depósito, juntamente com a lista dos atletas contendo Nome Completo dos Jogadores, Identidade, CPF e Certificados (READY e LAWS) para os emails bjvercosa@gmail.com e janineceli@yahoo.com.br

Obs.: Os clubes e atletas que optem em NÃO disputar o Campeonato Mineiro de 2012 e queiram filiar-se a esta instituição, deverão seguir a Tabela de Taxas disponível no site www.fmrugby.com.br.

Dados para depósito: Federação Mineira de Rugby

CNPJ 11.744.685/0001-05 Banco do Brasil

Ag. 4383-4

Referências

Documentos relacionados

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

UMA REDE DE COMPUTADORES (Internet, TCP/IP) Abordagem TOP-DOWN da pilha TCP/IP Programa 9 Nível Aplicação Nível Transporte Nível Rede. Nível de Ligação

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Diversas fontes de carbono são empregadas no cultivo em bioflocos, açúcares, amidos, álcoois e fibras, assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos das fontes de

O farelo de algodão, caroço de algodão e a ureia podem ser utilizadas como alternativas ao farelo de soja, na alimentação de cabras leiteiras, com média de produção de 2kg de

Tabela 10:Taxas de infiltração de água, coeficiente de escoamento superficial C, taxas de desagregação do solo em entressulcos Di e perdas de solo PS obtidas sob as condições

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça