• Nenhum resultado encontrado

Editorial Profa. Aneli Paaz Coordenadora

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Editorial Profa. Aneli Paaz Coordenadora"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

2

2

0

0

1

1

6

6

R

R

E

E

L

L

A

A

T

T

Ó

Ó

R

R

I

I

O

O

A

A

N

N

U

U

A

A

L

L

C

C

O

O

M

M

I

I

T

T

Ê

Ê

D

D

E

E

É

É

T

T

I

I

C

C

A

A

E

E

M

M

P

P

E

E

S

S

Q

Q

U

U

I

I

S

S

A

A

C

C

E

E

P

P

/

/

F

F

A

A

C

C

C

C

A

A

T

T

(2)

Editorial

Profa. Aneli Paaz Coordenadora

Juliana Carminatti Assistente

O Comitê de Ética em Pesquisa das Faculdades Integradas de Taquara – CEP/Faccat foi criado no ano de 2005, quando ainda vigia a estrutura das cinco faculdades isoladas e o Instituto de Educação Superior, sendo seus integrantes nomeados por Portaria do Diretor-Geral e seu Regimento aprovado pelo Conselho Superior Acadêmico e Administrativo – CSAA. Em 2007 houve a unificação das faculdades mantidas pela Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste por meio da Portaria SESu/MEC nº 921 constituindo-se as Faculdades Integradas de Taquara.

Desde sua criação as atividades desenvolvidas pelo CEP foram ininterruptas e de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 196/96, ocorrendo a avaliação e emissão de pareceres consubstanciados de todos os trabalhos de conclusão dos cursos de graduação (TCC) e pós-graduação

lato sensu da Faccat. Com a publicação das Resoluções CNS nº 466/2012 e nº 510/2016, os trabalhos

foram adaptados às novas normas e os integrantes renovados conforme Novo Regimento do CEP, devidamente aprovado pelo conselho superior da Instituição. Nesse contexto, cabe destacar a permanente capacitação dos integrantes, obedecendo a uma regularidade pré-estabelecida a cada ano.

Para qualificar e otimizar o processo desenvolvido pelo CEP, foi implantado no ano de 2011, no Sistema Administrativo de Gestão Acadêmica da Faccat, um módulo específico para a gestão das atividades do Comitê de Ética, que pode ser acompanhado pelo link institucional: www.faccat.br.

Nos últimos 5 anos, de 2011 a 2016, foram cadastrados e arquivados no CEP 1.185 projetos de pesquisa, sendo que foram registrados 211 projetos em 2011, 182 em 2012, 141 em 2013, 248 no ano

(3)

de 2014, 195 em 2015, e durante ano de 2016, já estão cadastrados no sistema 208 projetos. Cabe ressaltar que além dos projetos provenientes da graduação e pós-graduação também são submetidos ao CEP os Projetos anuais de pesquisa da Faccat a partir do Comitê de Pesquisa/Faccat, com fomento da instituição.

Portanto, a busca pela qualidade, através da excelência em todas as ações empreendidas e estratégias para adequação das atividades às resoluções vigentes têm direcionado todas as ações empreendidas pelo CEP/FACCAT.

(4)

Divulgação

Reuniões do CEP

O Comitê de Ética em Pesquisa da FACCAT realizou no ano de 2016 reuniões ordinárias e extraordinárias. O objetivo desses encontros foi o de aprimoramento nas questões pertinentes à legislação vigente tendo em vista o encaminhamento do pedido de Registro e Credenciamento na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) junto a Comissão Nacional de Saúde – Ministério da Saúde.

Site

Em 2016 o link do CEP/FACCAT incluiu informações pertinentes quanto aos aspectos éticos em pesquisa, buscando a divulgação de informações primordiais referentes a esta área. Também foram inclusas informações voltadas aos integrantes. Desta forma, este canal de comunicação tem servido como importante ferramenta para a divulgação de informações e tem facilitado os processos para todos os envolvidos.

Além do site, a comunicação entre a coordenação do CEP com coordenadores de TCC, professores orientadores de TCC, alunos e pareceristas é realizada, via e-mail e contato telefônico.

(5)

Trabalhos avaliados

Em 2016 o Comitê de Ética em Pesquisa da Faccat avaliou duzentos e oito (208) projetos dos cursos de graduação, pós-graduação e de pesquisas realizadas por professores da Faccat. Abaixo segue a descrição detalhada:

Graduação

Durante o ano de 2016, cento e setenta e dois (199) projetos dos Cursos de Graduação da FACCAT foram avaliados pelo CEP/FACCAT. A etapa de avaliação dos projetos pelo CEP é de suma importância, uma vez que a aprovação do CEP é necessária para que os projetos possam avançar para a etapa de coleta de dados. Neste ano, a média para recebimento do parecer foi de 10 dias. O curso de Pedagogia teve 34 projetos avaliados; o de Ciências Contábeis, 26; Administração, 47; Comunicação Social, 08; Psicologia, 49; Matemática, 07; Letras, 03, Turismo, 08 e Enfermagem, 17.

Pós-Graduação

Buscando propiciar a qualificação da pesquisa científica em todas as áreas de abrangência da instituição, desde 2011 o CEP/FACCAT vem avaliando também os projetos oriundos dos Cursos de Pós-Graduação da FACCAT e de instituições vinculadas à instituição. Este ano de 2016 foram avaliados e aprovados os projetos da Especialização em Psicologia Organizacional, 07.

Pesquisa Científica

As pesquisas desenvolvidas pelos professores da FACCAT, também passaram pela avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa. Foram três (02) pesquisas avaliadas antes de seu início, com o intuito de garantir que todos os procedimentos éticos necessários estavam sendo previstos no projeto.

(6)

Atendimentos

Apoio operacional aos professores

Durante o ano de 2016, disponibilizou-se para o corpo docente e discente da instituição apoio operacional referente ao manejo do sistema informatizado. Foram sanadas, ainda, dúvidas relativas a questões éticas e metodológicas dos projetos enviados ao CEP, principalmente em função da nova resolução da CNS (Conselho Nacional de Saúde) 510, de abril de 2016.

Apoio operacional aos alunos

Buscou-se a ampliação dos atendimentos prestados ao corpo discente, através de reuniões informais, realizadas na sala do CEP/FACCAT, e através de E-mail’s e contatos telefônicos e materiais didáticos. Os atendimentos tinham foco na remissão de dúvidas e orientações quanto aos aspectos éticos em pesquisa, assim como o uso do sistema informatizado do CEP.

(7)

Planejamento:

atividades para 2017

Expansão

Além das atividades já desenvolvidas, há a perspectiva de que um maior número de projetos sejam avaliados pelo CEP/FACCAT, haja vista que a Vice-Direção de Pesquisa e Pós-Graduação tem fomentado e fortalecido diversos Cursos de Pós-Graduação, Lato e Stricto Sensu, Mestrado e novos projetos na área da Saúde – Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, bem como dos cursos de graduação existentes na FACCAT, principalmente com a perspectiva de inserção dos projetos na Plataforma Brasil.

Qualificação e Capacitação docente

Legitimando o caráter pedagógico do CEP/FACCAT, continuar-se-á com as atividades de qualificação e capacitação dos integrantes do CEP/FACCAT, aos docentes dos Cursos de Graduação, em consonância com o trabalho realizado pelo Comitê de Pesquisa e Vice-Direção de Pós-Graduação e Pesquisa, através da participação de representantes do CEP/FACCAT junto às reuniões dos Núcleos Docentes Estruturantes e Reuniões de Colegiado. Nestas ocasiões, os representantes do CEP divulgarão informações importantes sobre o funcionamento do Comitê de Ética em Pesquisa, com ênfase nos aspectos éticos da pesquisa e aspectos formais de pesquisa científica. Além disso, buscar-se-á fomentar a inclusão de informações relativas a ética em pesquisa junto as disciplinas de metodologia científica.

Atendimento aos discentes

Para o ano de 2016, almeja-se qualificar mais ainda o atendimento aos discentes, através dos canais de comunicação disponíveis: site, E-mail, telefone e principalmente através do contato pessoal, considerando que os projetos serão inseridos na Plataforma Brasil, ferramenta ainda não usada pela maioria dos professores da instituição. Além disso, o CEP auxiliará em atividades que serão desenvolvidas através do Comitê de Pesquisa, desenvolvendo estratégias para o fomento da qualificação da escrita científica junto ao corpo discente, buscando promover maior número de publicações em revistas indexadas.

(8)

Reconhecimento

No ano de 2016 a Coordenação do CEP/FACCAT, juntamente com o setor de Legislação, encaminhou a documentação necessária para o credenciamento do Comitê de Ética em Pesquisa da Faccat junto a CONEP, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, Conselho Nacional de Saúde- Ministério da Saúde. Para o Credenciamento foram nomeados 14 novos titulares, sendo 13 professores e um representante de usuário, que foi indicado pelo Conselho Municipal de Saúde de Taquara, para um período de três anos, bem como a nomeação da Coordenadora Aneli Paaz para um período de três anos também. Foi elaborado, ainda um novo regimento, sendo este aprovado pelos novos integrantes do CEP/FACCAT.

Contato: cep@faccat.br

(CEP/FACCAT) (1º piso do Prédio Administrativo)

Professora Aneli Paaz Coordenadora

Psicóloga Juliana Carminatti Assistente

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

II - que estejam prestando serviço à Casa Cor Brasília e ao CasaPark e/ou que tenham com eles vínculos familiares consanguíneos ou afins, na linha reta ou na colateral, até o

Então Ulisses, que todos diziam ser o mais manhoso dos homens, pensou, pensou e teve uma ideia: construir um enorme, um gigantesco cavalo de pau, assente num estrado com rodas para

momento em que foi aposentado por invalidez total, em decorrência de acidente de trabalho, e não gozou do direito de retirada do seguro de vida junto à seguradora, ora apelada,