• Nenhum resultado encontrado

Laudo de Avaliação ELABORADO PARA MÉRITO INVESTIMENTOS. Maio de Laudo 2809/13 VANGUARD CONVENIENCE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Laudo de Avaliação ELABORADO PARA MÉRITO INVESTIMENTOS. Maio de Laudo 2809/13 VANGUARD CONVENIENCE"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Laudo de Avaliação

ELABORADO PARA MÉRITO INVESTIMENTOS Maio de 2013 Laudo 2809/13 VANGUARD CONVENIENCE

(2)

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO ... 3 1.1. Solicitante ... 3 1.2. Objeto ... 3 1.3. Finalidade da Avaliação ... 3 1.4. Datas ... 3 1.5. Valor da Participação ... 3

2. Pressupostos, Ressalvas e Fatores Limitantes ... 4

3. Caracterização da Região ... 6

3.1. Aspectos de Localização ... 6

3.2. Equipamentos Urbanos e Comunitários ... 7

3.3. Atividades Existentes no Entorno ... 7

3.4. Descrição do Entorno ... 8 4. CARACTERIZAÇÃO DA PROPRIEDADE ... 8 4.1. Terreno ... 8 4.2. Zoneamento ... 8 4.3. Empreendimento ... 9 4.4. Relatório Fotográfico ... 11 5. PANORAMA SETORIAL ... 16

5.1. Imóveis Residenciais Goiás ... 18

6. AVALIAÇÃO DO PROJETO ... 19 6.1. Referências Normativas ... 19 6.2. Metodologia ... 19 6.3. Descrição da Operação ... 19 6.4. Premissas ... 20 6.4.1. Receitas do Empreendimento ... 20 6.5. Valor do Empreendimento ... 21 6.6. Analise de Sensibilidade ... 21

6.7. Taxa Interna de Retorno ... 21

(3)

1. INTRODUÇÃO

1.1. Solicitante

Mérito Investimentos

1.2. Objeto

Empreendimento Residencial Vanguard Convenience, com as seguintes áreas:

Terreno:1.318,99 m²

Privativa: 8.365,80 m²

1.3. Finalidade da Avaliação

Determinação do Valor da participação do solicitante nos recebíveis do Empreendimento Residencial Vanguard Convenience

1.4. Datas

Data Base: Maio de 2013

1.5. Valor da Participação

Considerando a participação de 33,6% nos recebíveis do empreendimento, o valor da participação do solicitante em números redondos no mês de Maio de 2013 é:

R$ 2.540.000,00

(Dois milhões e quinhentos e quarenta mil reais)

Maio de 2013

Valor da Participação

Mercado

(4)

2. Pressupostos, Ressalvas e Fatores Limitantes

Os trabalhos técnicos envolvendo vistoria ao local, contatos, levantamento de dados e cálculos foram realizados no mês de Junho de 2013.

O imóvel foi avaliado na suposição de que esteja livre e desembaraçado de quaisquer ônus, encargos ou gravames de qualquer natureza que possam afetar o seu valor, pressupondo que as medidas do terreno e de construção, bem como seus respectivos títulos estejam corretos e registrados em cartório e que a documentação enviada para consulta seja a vigente.

O signatário não assume responsabilidade sobre matéria legal ou de engenharia fornecidos pelo interessado, exceto as necessárias para o exercício de suas funções.

Não foram efetuadas análises jurídicas da documentação do imóvel, ou seja, de investigações específicas relativas a defeitos em títulos, invasões, hipotecas, desapropriações, superposição de divisas e outros por não se integrarem ao escopo desta avaliação. Não foram efetuadas medições de campo.

Não foram consultados os órgãos públicos municipais, estaduais ou federais, quanto à situação legal e fiscal do imóvel.

Ressalta-se que não foram levantados eventuais passivos ambientais relativos ao imóvel avaliado, tendo a análise se restringido aos aspectos das exigências da legislação relativa ao meio ambiente aplicável ao imóvel.

Foram analisadas ainda informações complementares de apoio obtidas durante a visita ao local, que serviram de base para nossos cálculos e apropriação final de valor.

Não fizemos nenhuma investigação independente ou de qualquer outra forma verificamos o histórico e projeção dos dados fornecidos e não expressamos opinião ou oferecemos qualquer forma de auditoria a respeito da veracidade ou completude destas informações. Nenhuma auditoria, mesmo limitada, foi realizada. Consideramos as informações fornecidas como verdadeiras e relevantes. Portanto, a Colliers não

(5)

aceitará nenhuma responsabilidade por nenhum erro ou omissão relacionados às informações fornecidas. Adicionalmente, o contratante entende que qualquer omissão ou equívoco nos dados pode afetar materialmente nossa Análise e recomendações.

As informações financeiras projetadas utilizadas em nosso trabalho, baseados em circunstâncias correntes, e são tratadas como as condições mais prováveis de que se realizem. É possível que alguns eventos e circunstâncias não ocorram conforme o esperado. Portanto, os resultados atuais durante o período de projeção serão quase sempre diferentes daqueles evidenciados no futuro e tais diferenças podem vir a ser substanciais. Como nossa conclusão está baseada em projeções, nós não expressamos opinião sobre a possibilidade de ocorrências destas estimativas.

Toda memória de cálculo e maiores detalhamentos sobre os valores apresentados poderão ser disponibilizados mediante solicitação.

Os contratos de venda das unidades não foram auditados.

Esta avaliação é independente e livre de quaisquer vantagens ou envolvimento das pessoas que realizaram os serviços.

(6)

3. Caracterização da Região

3.1. Aspectos de Localização

Logradouro Município – Estado : :

Rua T-53, com a Rua Quinze,1770 Goiânia - GO

Densidade de Ocupação : Alta

Padrão Econômico : Médio – Alto

Categoria de Uso Predominante : Comercial e Residencial

Valorização Imobiliária : Em crescimento

Vocação : Comercial e Residencial

Acessibilidade : Boa

(7)

3.2. Equipamentos Urbanos e Comunitários

Melhoramentos

Rede de Água : Existente

Coleta de Lixo Existente

Energia Elétrica : Existente

Esgoto Pluvial : Existente

Esgoto Sanitário : Existente

Arborização : Existente

Iluminação Pública : Existente

Pavimentação : Existente

Telefone : Existente

3.3. Atividades Existentes no Entorno

Serviços

Comércio : Em até 10m

Escola : Em até 500m

Serviços Médicos : Em até 1km

Recreação e Lazer : Em até 500 m

Correio : Entre 200m e 300m

Agências Bancárias : Em até 100 e 300m

(8)

3.4. Descrição do Entorno

O empreendimento Residencial Vanguard Convenience está localizado no Setor Marista, na cidade de Goiânia em Goiás. O setor marista é considerado como um dos bairros mais nobres da cidade, com a concentração de inúmeros condomínios de alto padrão, e também os mais variados tipos de serviços.

O imóvel dista aproximadamente 5 km do a região central do município. O acesso ao imóvel é feito pela Av. T-53, que liga interliga as avenidas Mutirão e Oitenta e Cinco. O acesso via transporte público é feito através das diversas linhas de ônibus coletivos que atendem a região.

4. CARACTERIZAÇÃO DA PROPRIEDADE

4.1. Terreno

Trata-se de um terreno com área de 1.318,99 m² e apresenta as seguintes características:

 Superfície: Aparentemente seca

 Topografia: Plana

 Frente: Ao nível do logradouro

4.2. Zoneamento

O imóvel se enquadra na Área Adensável. Os índices urbanísticos podem ser observados no mapa abaixo:

(9)

Mapa 2 - Zoneamento

4.3. Empreendimento

O empreendimento Vanguard Convenience é composto por uma torre residencial, inaugurada em 2012, com 146 unidades, além de amplo espaço de área útil composto pelo auditório, academia, piscina, salão de festas, espaço gourmet e outras dependências.

(10)

Seguem abaixo as concepções artísticas do empreendimento, conforme o material encaminhado pelo solicitante.

Imagem 1 Apartamento com uma suíte com área de 45m²

(11)

Imagem 3 – Hall de entrada

4.4. Relatório Fotográfico

(12)

Imagem 5 - Rua Quinze com o empreendimento à direita

(13)
(14)

Imagem 8 - Piscina

(15)

Imagem 10 – Vista do empreendimento pela Rua T-53

(16)

5. PANORAMA SETORIAL

Imóveis Residenciais Brasil

O mercado de imóveis residenciais no Brasil passou por importantes transformações nos últimos anos com o aumento da demanda de imóveis impulsionado principalmente por fatores como a distribuição etária da população, arranjos familiares, aumento do nível de renda da população, e diminuição da taxa de juros.

Do ponto de vista do consumidor, a aquisição de um imóvel tornou-se mais fácil, e menos burocrática com amplas possibilidades de financiamento, e até mesmo subsídios oferecidos à população de baixa renda como as unidades lançadas pelo programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) instituído pelo Governo Federal em 2009. Além disso, o mercado Brasileiro ganhou representatividade pela construção de imóveis de alto padrão. Culturalmente no Brasil a aquisição de um imóvel para moradia, é garantia de estabilidade, tranquilidade e segurança contra possíveis incertezas que possam ocorrer no futuro.

A maior quantidade de lançamentos foi verificada na região sudeste com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, entretanto Goiás tem apresentado altos números. Fonte: SECOVI/SP 12,1 5,1 5,8 14,9 67,4 2,6 2,8 4,3 4,0 4 3,7 8,1 4,2 15,4 54,1 1,7 2,1 2,2 6,1 3,5

Bahia Pernambuco Ceará Rio de Janeiro

São Paulo Espirito Santo

Minas Gerais Mato Grosso Goiás Rio Grande do Sul

Lançamentos 2011 e 2012 (mil unidades)

(17)

Fonte: SECOVI/S 8,7 5,6 6,0 12,7 52,8 3,7 3,0 2,5 14,2 3,3 7,0 7,2 4,8 10,1 50,9 4,0 2,3 1,8 9,1 3,5

Bahia Pernambuco Ceará Rio de Janeiro

São Paulo Espirito Santo

Minas Gerais Mato Grosso Goiás Rio Grande do Sul

Unidades Vendidas (mil unidades)

(18)

5.1. Imóveis Residenciais Goiás

Entre 2011 e 2012 ocorreu uma queda de aproximadamente 50% no lançamento de unidades residenciais no estado de Goiás, a queda é atribuída a necessidade de comercialização de unidades lançadas nos anos anteriores. A redução no número de lançamentos acompanhou a tendência nacional de estruturação das construtoras e incorporadoras, que necessitaram rever custos e projetos dos empreendimentos mais lançados, adotando assim um perfil conservador.

Uma característica interessante do estado e principalmente na capital Goiânia, é que os clientes preferem adquirir imóveis que sejam construídos por construtoras e comercializados por players locais, pois atribuem aos mesmos, tradição e segurança.

Algumas empresas que atuam fortemente na região sudeste lançaram

empreendimentos no estado que não obtiveram resultados positivos. Fonte: SECOVI/S 11,8 6,1 14,2 9,1 2011 2012

Lançamentos e Unidades Vendidas Goiás

(mil unidades)

(19)

6. AVALIAÇÃO DO PROJETO

6.1. Referências Normativas

A metodologia básica aplicada no trabalho fundamenta-se na NBR-14653 - Norma Brasileira para Avaliação de Bens da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em suas partes 1: Procedimentos Gerais, 2: Imóveis Urbanos e 4: Empreendimentos.

6.2. Metodologia

Para a determinação do valor do projeto foi utilizado o método da renda, a partir do emprego de Fluxo de Caixa Descontado.

Para a elaboração da modelagem foi considerado o histórico do empreendimento - traduzido na forma do fluxo de recebíveis do empreendimento.

6.3. Descrição da Operação

O fundo Mérito Desenvolvimento Imobiliário I FII e a Marista Empreendimentos Imobiliários S/A decidiram constituir uma sociedade em conta de participação. Nesta sociedade, o fundo deverá aportar o montante de R$ 2.500.000,00 equivalente a 26% do valor presente dos recebíveis futuros do referido empreendimento. Em contrapartida, a Marista Empreendimentos Imobiliários S/A deverá direcionar 33,6% de todos os recebíveis ao fundo Mérito Desenvolvimento Imobiliário I FII, com uma garantia de desempenho mínima. Fica certo que o lucro total da SCP não poderá ser inferior ao valor de investimento feito pelo fundo, atualizado por juros de 0,90% ao mês e corrigido pelo IGP-M (FGV). Será aberta conta corrente com a finalidade exclusiva de concentrar todos os pagamentos referentes aos recebíveis dos empreendimentos. Como garantia do recebimento da rentabilidade, existirá a coobrigação da Marista Empreendimentos Imobiliários S/A, fiança dos sócios e cessão fiduciária de 100% dos recebíveis.

Fica garantido ao fundo o direito de retirada, com o integral recebimento da rentabilidade acordada entre as partes, nas seguintes hipóteses:

(20)

• Inadimplemento da carteira de recebíveis superior a 40% do valor previsto para pagamento naquele mês por 3 (três) meses consecutivos.

• Alienação ou oneração de fração dos recebíveis do empreendimento cedidos em garantia desta operação.

• Descumprimento, pela Marista Empreendimentos Imobiliários S/A, de qualquer

cláusula do contrato firmado entre as partes.

A SCP vigorará por prazo indeterminado, ou até que o fundo recebe o capital investido corrido pela rentabilidade esperada.

6.4. Premissas

6.4.1. Receitas do Empreendimento

Na data da avaliação todas as unidades do empreendimento já haviam sido comercializadas apresentando um VGV (valor geral de vendas) a receber de total de R$ 10.284.316,55.

Considerando-se a estrutura da negociação firmada entre o fundo e o empreendedor e os valores a receber a partir de Maio de 2013 obtém-se o montante a receber de R$ 2.699.949 a ser recebido ate o mês de Outubro de 2015.

(21)

6.5. Valor do Empreendimento

Considerando-se o risco do empreendimento pela ótica das vendas, para o cálculo do valor presente líquido do fluxo de caixa mensal utilizou-se a taxa de desconto de 9% a.a.

Considerando a participação de 33,6% nos recebíveis do empreendimento, o valor da participação do solicitante em números redondos no mês de Maio de 2013 é:

6.6. Analise de Sensibilidade

O quadro abaixo demonstra à sensibilidade do valor da participação do solicitante variando a taxa de deságio.

6.7. Taxa Interna de Retorno

Considerando as características do negócio, o investimento realizado pelo fundo apresenta uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 13,00% a.a..

Taxa de Desconto VPL da Participação

7,00% R$ 2.570.000,00 8,00% R$ 2.550.000,00 9,00% R$ 2.540.000,00 10,00% R$ 2.520.000,00 11,00% R$ 2.510.000,00 R$ 2.540.000,00

(Dois milhões e quinhentos e quarenta mil reais)

Maio de 2013

Valor da Participação

Mercado

(22)

6.7.1. Termo de Encerramento

Este trabalho foi realizado com isenção de ânimos, é independente e totalmente livre de quaisquer vantagens ou envolvimento do profissional responsável.

Este laudo é composto por 22 (vinte e duas) páginas e 1 anexo.

São Paulo, 27 de Junho de 2013.

COLLIERS INTERNATIONAL DO BRASIL CREA-SP: 0931874

Paula Cristina Alonso Casarini CREA 5.060.339.429

Responsável Técnica

Gerente | Valuation & Advisory Services

Edoardo Dalla Fina

Coordinator | Valuation & Advisory Services

Paula Cristina Alonso Casarini Engenheira Civil Responsável Técnico CREA 5.060.339.429

(23)

Anexo

Fluxo de Caixa

(24)

mai-13 R$ 0 R$ 0 R$ 0 R$ 0 R$ 0 R$ 0 jun-13 R$ 153.571 R$ 153.571 R$ 153.571 R$ 0 R$ 153.571 R$ 153.571 jul-13 R$ 1.092.616 R$ 1.092.616 R$ 1.092.616 R$ 0 R$ 1.092.616 R$ 1.092.616 ago-13 R$ 190.539 R$ 190.539 R$ 190.539 R$ 0 R$ 190.539 R$ 190.539 set-13 R$ 37.012 R$ 37.012 R$ 37.012 R$ 0 R$ 37.012 R$ 37.012 out-13 R$ 56.201 R$ 56.201 R$ 56.201 R$ 0 R$ 56.201 R$ 56.201 nov-13 R$ 94.157 R$ 94.157 R$ 94.157 R$ 0 R$ 94.157 R$ 94.157 dez-13 R$ 67.763 R$ 67.763 R$ 67.763 R$ 0 R$ 67.763 R$ 67.763 jan-14 R$ 193.435 R$ 193.435 R$ 193.435 R$ 0 R$ 193.435 R$ 193.435 fev-14 R$ 21.871 R$ 21.871 R$ 21.871 R$ 0 R$ 21.871 R$ 21.871 mar-14 R$ 23.895 R$ 23.895 R$ 23.895 R$ 0 R$ 23.895 R$ 23.895 abr-14 R$ 40.866 R$ 40.866 R$ 40.866 R$ 0 R$ 40.866 R$ 40.866 mai-14 R$ 34.594 R$ 34.594 R$ 34.594 R$ 0 R$ 34.594 R$ 34.594 jun-14 R$ 39.212 R$ 39.212 R$ 39.212 R$ 0 R$ 39.212 R$ 39.212 jul-14 R$ 64.901 R$ 64.901 R$ 64.901 R$ 0 R$ 64.901 R$ 64.901 ago-14 R$ 24.940 R$ 24.940 R$ 24.940 R$ 0 R$ 24.940 R$ 24.940 set-14 R$ 20.054 R$ 20.054 R$ 20.054 R$ 0 R$ 20.054 R$ 20.054 out-14 R$ 40.962 R$ 40.962 R$ 40.962 R$ 0 R$ 40.962 R$ 40.962 nov-14 R$ 88.937 R$ 88.937 R$ 88.937 R$ 0 R$ 88.937 R$ 88.937 dez-14 R$ 64.347 R$ 64.347 R$ 64.347 R$ 0 R$ 64.347 R$ 64.347 jan-15 R$ 82.397 R$ 82.397 R$ 82.397 R$ 0 R$ 82.397 R$ 82.397 fev-15 R$ 21.311 R$ 21.311 R$ 21.311 R$ 0 R$ 21.311 R$ 21.311 mar-15 R$ 19.617 R$ 19.617 R$ 19.617 R$ 0 R$ 19.617 R$ 19.617 abr-15 R$ 36.971 R$ 36.971 R$ 36.971 R$ 0 R$ 36.971 R$ 36.971 mai-15 R$ 29.345 R$ 29.345 R$ 29.345 R$ 0 R$ 29.345 R$ 29.345 jun-15 R$ 35.285 R$ 35.285 R$ 35.285 R$ 0 R$ 35.285 R$ 35.285 jul-15 R$ 51.820 R$ 51.820 R$ 51.820 R$ 0 R$ 51.820 R$ 51.820 ago-15 R$ 21.268 R$ 21.268 R$ 21.268 R$ 0 R$ 21.268 R$ 21.268 set-15 R$ 19.576 R$ 19.576 R$ 19.576 R$ 0 R$ 19.576 R$ 19.576 out-15 R$ 32.484 R$ 32.484 R$ 32.484 R$ 0 R$ 32.484 R$ 32.484

VGV a Realizar Impostos Fluxo de Caixa

Fluxo de Caixa da Participação Total de Receitas Total de Receitas, descontada a inadimplência Data

Referências

Documentos relacionados

Letra CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS: São aqueles expressos em forma de fração.. São todos os números que não

00 e o Analista em Infraestrutura de Transportes ADALBERTO JURACH, Matrícula DNIT nº 3217.4, como fiscal substituto em caso de faltas e impedimentos legais do titular, firmado entre o

A finalidade do trabalho foi “mostrar a importância da realização de Ateliês de História e Pedagogia da Matemática como contribuição na superação das

Análises e estudos em História da Ciência têm revelado que esses instrumentos não são meros objetos, mas artefatos que incorporam conhecimentos matemáticos e

Dentro da disciplina o docente tem a oportunidade de conduzi-la de várias maneiras: desenvolvendo projetos inspirados pela história; estudando aspectos culturais da Matemática

A presença das questões a resolver indica que o livro escolar de geometria dedutiva se modifica e também mostra como as proposições dos teoremas, dadas em sua

Em nossas anestesias, tivemos a oportunidade de verificar que 2,0 ml de solução, são suficientes para a completa insensibilização dentária em um animal de grande

14° Fica RETIFICADO o Anexo II – Dos Conteúdos Programáticos, do Edital de Abertura nº 001/2021, referente a área de Conhecimentos Especifico para os cargos 403: Assistente