• Nenhum resultado encontrado

O PODER DO MEL UTILIZADO COMO REMÉDIO NATURAL ALÉM DE SABOROSO, O MEL OFERECE SAÚDE, BELEZA E DISPOSIÇÃO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O PODER DO MEL UTILIZADO COMO REMÉDIO NATURAL ALÉM DE SABOROSO, O MEL OFERECE SAÚDE, BELEZA E DISPOSIÇÃO."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O PODER DO MEL UTILIZADO COMO REMÉDIO NATURAL ALÉM DE SABOROSO, O MEL OFERECE SAÚDE, BELEZA E DISPOSIÇÃO.

A história conta que os antigos egípcios acreditavam que a abelha havia nascido de uma lágrima de Ra , a deus do sol. Por isso, o mel era considerado o manjar divino. Já os gregos, do tempo de Aristóteles, chamavam o produto de suor do sol. Na, verdade, durante a Antigüidade e a Idade Média, o mel já era utilizado como alternativa de tratamento de diversas doenças, de simples resfriados a moléstias nervosas e até queimaduras. Divindades à parte, ainda hoje ele continua sendo empregada no combate de enfermidades, devido à riqueza nutricional de seus componentes.

Mais do que um adoçante natural, o mel é saudável. Possui sais minerais como potássio ferro, manganês, fósforo e magnésio. Também tem proteínas e vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B6 (piridoxina) e C. Os açúcares do mel apresentam qualidades superiores às dos industrializados. Como são pré-digeridos pelas abelhas, são absorvidos mais facilmente pelo organismo, entrando diretamente na corrente sangüínea e fornecendo energia imediata. Tanto que muitos esportistas o consomem antes, depois e até durante as competições. O alimento também tem a capacidade de aumentar a força contrátil do coração, dando maior resistência ao organismo e proporcionando melhor rendimento. Os sais de ferro, fósforo e cálcio têm propriedades reconstituintes, por isso o mel é indicado para a alimentação de crianças, intelectuais e indivíduos anêmicos. Além disso, o produto previne gastrites e atua na defesa das vias respiratórias, do sistema nervoso e também do digestivo, favorecendo os intestinos. Ele ainda é utilizado no alívio das dores provocadas por queimaduras e como anti-séptico nos processos inflamatórios. No que se refere à estética, o mel previne o ressecamento e o aparecimento de rugas na pele, mantendo a vitalidade.

De acordo com um estudo divulgado recentemente pela bióloga norte-americana May Berenbaum, da Universidade de Ilinois, alguns tipos de mel apresentam uma grande quantidade de substâncias antioxidantes, que retardam as reações químicas destrutivas ligadas a doenças como úlcera e catarata.

PLANTA DETERMINA O VALOR MEDICINAL

As propriedades medicinais do mel variam de acordo com a planta que lhe deu origem. Quando produzido em apiários do campo, onde existem vários tipos de flores, o mel é chamado de polifloral. Se o néctar for extraído de uma só cultura de flores da mesma espécie, ele é monofloral.

O mel de laranjeira é regulador dos intestinos, calmante e revigorante da pele. O de trigo sarraceno, rico em cálcio e ferro, é utilizado para combater doenças gástricas e anemias, além de problemas no sistema nervoso. O de eucalipto limpa as vias respiratórias enquanto o de girassol tem grande concentração de fósforo, sendo ótimo para o cérebro e glândulas em geral. Quando a origem do néctar é o alecrim-do-campo, o mel é indicado para diminuir a pressão arterial e como depurativo do sangue.

O de plantas silvestres é usado como fortificante, além de ser bom para a pele, vias respiratórias e sistema nervoso. O mel polifloral não tem procedência definida, é feita com o néctar extraído de diferentes plantas. É recomendado para a utilização diária pelas suas propriedades nutritivas bastante balanceadas.

(2)

MEL X AÇÚCAR

De todos os açúcares, o mel é o mais bem tolerado pelos rins. Além disso, vence o açúcar no que se refere às propriedades nutritivas.

PROPRIEDADES EM CADA 100 G

NUTRIENTES MEL AÇÚCAR

CALORIAS 306 385 PROTEÍNAS(G) 0,2 - GLICÍDIOS (G) 78,0 99,5 CÁLCIO (MG) 20,0 - FERRO(MG) 0,8 0,1 VIT. B1 (MG) 0,01 - VIT.B2 (MG) 0,07 - NIACINA(MG) 0,20 - VIT.C (MG) 4,00 - VALOR NUTRITIVO UM QUILO DE MEL EQUIVALE A:

1 kg de cenouras 5,4 kg de maça 4 kg de ameixa 2,6 kg carne de boi 1,4 kg carne de porco 4,2 kg de uva

(3)

3,6 kg ervilha 1 kg nozes ½ kg queijo 50 ovos 40 laranjas 25 bananas

Fonte: Assoc. Caxiense de Apicultores DICAS:

Para que o mel seja considerado puro, deve ter, no máximo, l0% de sacarose, 22% de umidade e 37% de glicose. Os apicultores afirmam que o melhor método para reconhecer o mel puro é identificar o cheiro, o sabor, o aspecto. Mas esse conhecimento só se adquire com prática. Na verdade, apenas um exame laboratorial pode assegurar a pureza do mel, mas algumas dicas básicas podem ajudar.

 A história de que mel puro tem que fazer bolha é uma ilusão. O mais seguro é comprar o produto já totalmente cristalizado. Em tempo frio ou se acondicionado em lugares frescos e secos, o mel puro deve cristalizar.

 Colocar um pouco de mel em uma colher de sopa e levar ao fogo baixo até ferver. Quando espumar, retirar do fogo e aguardar para que esfrie um pouco. Ainda morno, virar a colher. Se for mel puro a colher ficará limpa. Se houve ver mistura ficará no fundo uma substância escura, melhor perceptível quando se raspa com a unha.

 As aparências enganam: pedaços de favo dentro do frasco não é nenhuma garantia de pureza. BELEZA

Maciez e brilho aos cabelos:

Bata bem um ovo inteiro e uma xícara de mel. Acrescente uma colher de sopa de leite. Passe a mistura nos cabelos secos e enrole-os com papel laminado ou se preferir, use uma touca térmica. Após 15 minutos, leve com xampu neutro.

Amaciante para as mãos:

Duas colheres de sopa de água e uma colher de sopa de mel. Aqueça ligeiramente a água, junte o mel e bata bem. Aplique nas mãos e deixe por 15 minutos.

SAÚDE Bronquite:

(4)

Fígado:

Uma colher de chá de mel em um copo de água. Beber antes de se deitar. Intestinos:

Uma colher de mel em um copo de água. tomar após todas as refeições. Inflamações de garganta:

Esmague a casca de meia laranja em uma xícara de água quente. Adoce com duas colheres de chá de mel. Faça gargarejos quentes com essa mistura.

PRÓPOLIS AGE CONTRA OS MICROORGANISMOS

Em grego, própolis significa “defesa da cidade”. A substância é utilizada pelas abelhas para proteger a colméia, protegendo-a do vento e de insetos invasoras. A grande vantagem da própolis está em estimular as resistências do organismo contra as doenças. Por isso, o medicamento é indicado para infecções de todos os tipos. Tem efeito bactericida cicatrizante, antiinflamatório, regenerador e conservador dos tecidos celulares. Cientificamente, já está comprovado que a substância destrói l5 tipos de microorganismos, com uma vantagem em relação aos antibióticos químicos: não cria resistências no organismo.

USO DO PRÓPOLIS

As propriedades farmacodinâmicas do própolis se dirigem a vários campos. Em alguns estudos e testes de atuação do própolis no organismo humano, ele apresentou resultados satisfatórios, de recuperação ou cura, nos seguintes casos:

 Em dermatologia;

 Infecções das vias urinárias, próstata;  Ferida em geral;

 Afecções endrócrinas;  Afecções dentárias;  Fins anestésicos;

 Ação sobre o sistema capilar;

 Fragilidade e permeabilidade dos vasos;

 Sistema circulatório (vaso dilatador e hipotensivo);

 Ações diurética, colerética, estrógena, e efeitos em glândulas de secreção interna;  Efeito antibacteriano, antivírico, antiparasitário, anticoagulante;

(5)

 Afecções das vias respiratórias;

 Afecções da cavidade bucal e dos olhos;

 Tuberculose (Ferersal E KRAUS – Tchecoslováquia e KARIMOVA e RONDINOVA – URSS). COMPOSIÇÃO DO PRÓPOLIS

A composição química do própolis é a seguinte: 50 a 55% de resinas com bálsamo de composição aromática: 30 a 40% de cera; 5 a 10% de pólen, além de óleos étricos, gorduras, ácido amínico e ácido orgânico. Nas cinzas foi encontrado: ferro, cobre, manganês, zinco, vitaminas do complexo B, vitaminas E, C, H, e provitaminas A, flavonoide, galangina, além de antibióticos naturais.

PRÓPOLIS AGE CONTRA OS MICROORGANISMOS

Em grego, própolis significa “defesa da cidade”. A substância é utilizada pelas abelhas para vender a colméia ,protegendo-a do vento e de insetos invasoras. A grande vantagem da própolis está em estimular as resistências do organismo contra as doenças. Por isso, o medicamento é indicado para infecções de todos os tipos. Tem efeito bactericida cicatrizante, antiinflamatório, regenerador e conservador dos tecidos celulares. Cientificamente, já está comprovado que a substância destrói l5 tipos de microorganismos, com uma vantagem em relação aos antibióticos químicos: não cria resistências no organismo.

Como o produto não é um medicamento do mercado farmacêutico, ainda não existe consenso sobre as maneiras de usá-lo. Na maioria das vezes, as pessoas se automedicam. Enquanto não são concluídas as pesquisas que permitirão aos médicos ministrar, com segurança, a substância aos pacientes, o melhor é procurar um profissional familiarizado com os estudos químicos, biológicos e farmacológicos da própolis. O cuidado se justifica porque o remédio natural também pode ser tóxico. Algumas pessoas são alérgicas a alguns elementos que entram na composição do produto.

(6)

TABELA COMPARATIVA DOS ALIMENTOS DERIVADOS DA CANA-DE-AÇÚCAR AÇÚCAR : ( Em 100g de Alimentos) Produto Calorias mg Tiamino Mcg Riboflavina Mcg Niacina mg Ácido Ascórbico mg Sódio mg Potássio mg Mascavo 356 20 110 0,300 2,0 30 344,0 Refinado 398 - 0 0 0 15,6 6,2 EM 100 GRAMAS DE ALIMENTOS: Produto Caloria Glicídios g Cálcio mg Fósforo mg Ferro mg Potássio mg Sódio mg Tiamina mcg Riboflavina Mcg Nianina Ácido Ascórbico mg Açúcar Mascavo 356,6 90,60 51 44 4,20 - - 20 110 0,300 2,0 Caldo de Cana - 13,70 28,00 38,00 2,30 - - 5 40 1,20 5,9+ Melado 347 86,75 59l 123 2232 154,4 62,6 20 60 0,400 4,0 Rapadura 343 88,0 88,0 14 4,20 - - - - - -

FONTE BIBLIOGRÁFICA: GUILHERME FRANCO O AÇÚCAR MASCAVO PODE SER CHAMADO DE

(7)

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Você pode usar consultas para gerar relatórios financeiros ( Como Trabalhar com Relatórios Financeiros do Oracle Profitability and Cost Management Cloud ).. Você também pode

Avaliar a influência da floresta de sucessão secundária espontânea, plantio de sabiá (Mimosa caesalpiniifolia) com posterior regeneração natural e plantio de andiroba (Carapa

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Deve-se acessar no CAPG, Coordenadorias > Processo de Inscrição > “Selecionar Área/Linha para Inscrição” e indicar as áreas de concentração e linhas de pesquisa nas

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

5.3 - Os Valores apresentados devem estar em acordo aos descritos e incluso equipe profissional, apresentados conforme regra da ABNT arredondando para 02 (duas) casas decimais e