• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE TÉCNICAS NINJA PARA ELIMINAR O STRESS DA SUA VIDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE TÉCNICAS NINJA PARA ELIMINAR O STRESS DA SUA VIDA"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE

TÉCNICAS NINJA

PARA ELIMINAR O

(2)

A vida moderna pode ser muito estressante mas existem algumas coisas chave que você pode parar de fazer para tirar o estresse da sua vida e te dar de volta a sensação de calma.


(3)

Você vai errar algumas vezes. Aprenda com isso e deixe isso pra trás. Você nunca será perfeito e nem fará tudo certo. Pare de esperar isso de si mesmo. Ao invés disso, note as coisas em que você é bom, que estão dando certo e não deixe essas, que estão

dando certo, darem errado. Note seus pequenos talen-tos e características engraçadas e ame elas! Note to-dos os aspectos em que você é bom (aposto que exis-tem vários) e pare de se preocupar com o que você não é bom. 


PARE DE SER TÃO

DURO COM VOCÊ

(4)

Expectativas muito altas e irrealistas são uma das cau-sas de estresse e pressão. A vida não vai ser mais suave, por isso pare de esperar isso. Aceite a vida com suas glorias e suas loucuras. Crianças serão barulhen-tas, ônibus vão atrasar e os sinais de trânsito vão ficar vermelhos as vezes. Aceite isso. Você não pode contro-lar, então, porque ficar frustrado por isso? Respire e deixe as coisas acontecerem.

PARE DE SER TÃO

DURO COM O

(5)

Nós somos todos tão diferentes por dentro quando por fora. Mas com frequência nos frustramos quando os ou-tros reagem de forma diferente daquilo que gostaríamos que reagissem. Especialmente, porque não falamos para as pessoas como gostaríamos que elas se comportas-sem. Nós somos todos estranhos, maravilhosos e únicos em nossos próprios olhos. A maioria das pessoas não está tentando conscientemente te frustrar. Elas apenas estão tentando viver a vida delas, assim como você.

PARE DE SER DURO

COM OUTRAS

(6)

Quantas vezes falamos “ele está me enrolando” ou “ele me deixou muito bravo?” Se você pensar na logica desses pensamentos você esta sugerindo que suas emoções estão no controle das outras pessoas. Mas não estão. Você não é um “cachorrinho” que de-pende do trato do dono ou das pessoas ao redor. Você não pode controlar as outras pessoas mas você pode controlar sua resposta a elas.

NÃO DÊ AOS

OUTROS O PODER

DE CONTROLAR

(7)

Nosso cérebro basicamente consiste em 3 áreas: racional, emo-cional e primitivo (reptiliano). É a parte primitiva que atua quando nos sentimos ameaçados e produz o que conhecemos por “fight or flight” (lutar ou voar). Isso é desenhado para nos ajudar a lutar ou sair de situações perigosas. Como ser atacado por um animal por exemplo. Infelizmente essa área é acionada até quando não estamos sendo realmente ameaçados, por exemplo, quando o chefe pede logo cedo o relatório diário. 


O cérebro esta fazendo o seu trabalho jogando adrenalina no seu sistema nervosa mas você não tem que, necessariamente, responder a isso. Você pode aprender a treinar o seu cérebro a reconhecer quando a situação realmente ameaça sua vida e quando não é uma ameaça propriamente dita. Como fazer isso? Aprenda como liberar sua adrenalina e ligar isso como a parte racional do seu cérebro. Perguntas são boas para isso – per-gunte a si mesmo quão importante é a situação em uma escala de 1 a 10. (sendo 10 ameaçado) e quão importante vai ser daqui a três meses?

NÃO DEIXE O

(8)

Assuma. Não culpe circunstâncias ou outras pessoas. Culpar só faz você perder tempo precioso e energia. Pergunte a você mesmo como pode melhorar a

situação e faça isso!

NÃO DEIXE A VIDA TE

FAZER ACREDITAR

QUE VOCÊ É FRACO

QUANDO EM FRENTE

A UM DESAFIO –

(9)

Perdoe e deixe pra trás. Guardar culpa e raiva dos outros age como veneno em nossas almas. A loucura é, se estou ressentido com alguém que me traiu 15 anos atrás a única pessoa que saberá disso será eu mesmo. A pessoa não terá ideia a não ser que você fale, e maioria de nós não fala – Nós guardamos essas magoas enquanto a outra pessoa segue com a vida dela e não tem ideia de como te fez mal. Como Buddha pensa – guardar ressentimentos é como be-ber veneno e esperar que a outra pessoa morra. Livre-se disso e veja como você vai ficar mais leve.

DESISTA DE FICAR

GUARDANDO

(10)

Se você realmente odeia seu trabalho, encontre logo outro. Se você odeia onde você mora, redecore ou mude. Se você está in-satisfeito com seu relacionamento, faça alguma coisa sobre

isso. Escolha amar essa pessoa, trabalhe no seu relacionamento ou siga em frente. Pare de dar desculpas para não assumir o controle e viver sua vida intensamente. (pense: é a única vida que você tem!)

PARE DE SE

CONFORMAR COM

UMA VIDA DE CHATICE,

INSATISFAÇÃO OU

(11)

Você não pode viver somente do “tudo ou nada”. Tem que haver um equilíbrio. Encontre algumas atividades, paixões e pessoas que te despertem e façam você ter satisfação no dia a dia e ao invés de esperar pelo tudo ou nada.

ELIMINE O

PENSAMENTO DO

“TUDO OU NADA”.

(12)

Pode não ser o que você gosta de fazer, especial-mente quando você esta tenso mas é a “bomba” quando se trata de liberar endorfina (substancia que deixa o cérebro feliz!) e aumentar as ondas alpha – o padrão elétrico do cérebro associado com a calma. Ficar um pouco suado não machuca ninguém! Pelo contrário.


PARE DE DIZER

PARA SI MESMO

QUE VOCÊ ODEIA

EXERCÍCIO

(13)

Dê nome para suas emoções, conheça-os e aceite-os. Preste atenção nelas sem julgá-las. Você se sentirá triste, bravo, às vezes totalmente irracional – não se jul-gue por causa da emoção. Seja apenas curioso sobre de onde isso vem e se é um sentimento apropriado, efetivo ou se ajuda de alguma forma. Só aí você poderá começar a fazer algo sobre isso.

NÃO FUJA DOS

(14)

Se você está ficando sobrecarregado ou preso em um problema especifico ou situação de estresse – faca uma pausa. Vá caminhar, escute uma música, leia um livro – dê ao seu cérebro um descanso de pensar nisso por algum tempo. Será muito mais fácil você li-dar com esse problema, situação ou desafio depois de dar uma pausa.

DESISTA DE SE

FORÇAR ATÉ A

EXAUSTÃO

(15)

Lembre-se o que é realmente importante para você – sim, sempre vai haver situações estressantes mas sem-pre ficamos estressados com pequenas coisas. Em uma escala de 1- 10 (sendo 10 um desastre que acaba com sua vida) quão importante é a coisa com que você esta se estressando? Quão importante isso vai ser em um mês? Em 6 meses? Em 6 anos?

PARE DE SE

PREOCUPAR COM

COISAS PEQUENAS

(16)

Qual o pior cenário? Você poderia sobreviver a ele? Muitas vezes nós gastamos muito tempo ficando com medo do que poderá ser e não paramos para exami-nar se damos ou não conta do que pode acontecer. O pior do pior quase nunca acontece, mas mesmo se acontecesse, você provavelmente conseguiria lidar com a situação e sobreviver.

REPRIMA OS SEUS

MEDOS E PENSE EM

CONCLUSÕES

(17)

Somente a tentação de estar conectado todo o tempo significa que não estamos realmente desconectados. Nosso cérebro precisa de um tempo para descansar, se recarregar e ficar mais calmo. Fique um pouco “fora do ar” de vez em quando.

RENUNCIE SEU

CELULAR, TABLET E

LAPTOP

(18)

Distúrbio do sono virou uma epidemia. Cada vez mais pessoas estão experimentando insônia e sono interrom-pido. Uma das causas disso é o uso da tecnologia (TV, laptop, celular) no quarto. Nosso corpo é diurno, isto é fica acordado com luz e dorme no escuro. A luz dos aparelhos sendo usada antes de dormir, não deixa o nosso corpo relaxar para se preparar para dormir. Tenha o seu quarto como um “Oasis” de calma dentro de um mundo frenético que vivemos.

EXCLUA A

TECNOLOGIA DO

SEU QUARTO

(19)

Preocupação é o ensaio mental para o desastre. Não aconteceu nada ainda, e pode nunca acontecer. Tudo o que você tem é o momento presente, o hoje. Ops, já foi! Ok esse momento presente, ou melhor, esse exato momento... Você esta vendo onde quero chegar?

Como as crianças as vezes falam, amanhã é hoje. Nós podemos gastar tanto tempo nos preocupando com o que pode ser ou acontecer que nos esquecemos de focar e perceber o que realmente é.

ACABE COM

EXCESSO DE

(20)

Mas e qual é o real truque?

Colocar isso em ação, em prática.


Outra palavra para estresse é pressão – e você pode aprender a li-dar com isso. Pressão é parte inevitável da vida mas isso não tem que te segurar. Aprenda algumas estratégias matadoras para lidar com o que a vida “joga” em você e pratique isso diariamente. Pense nisso como escovar os dentes ou tomar um banho – gerenciamento de estresse deve fazer parte da sua rotina diária de cuidado com você mesmo.

Nós sabemos que a vida é curta - nós não estamos aqui por muito tempo e é muito precioso o tempo para passar estressado, sobrecar-regado e infeliz – especialmente quando se têm simples e eficientes maneiras de administrar isso.

Referências

Documentos relacionados

Com o TimeSelect poderá aceder eficaz e rapidamente aos mais variados serviços, desde a sugestão e reserva de um restaurante, à compra de um bilhete para aquele concerto imperdível,

- Conversar com as crianças sobre como pode- mos fazer a felicidade das pessoas, mudando, assim suas histórias..

Imagem: Strebe / The world on Mercator projection / 15 August 2011 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.. GEOGRAFIA , 1ª Série Projeções

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas

RODOLFO – Júlia, dizer quando eu não saberia porque acredito que sempre fui apaixonado por você?. Não tenho receio de dizer que você sempre foi a mulher da

(Uma casa vazia, as paredes com um papel de parede importado, muito clássico e caro, mostrando toda a opulência do local a anos atrás, atualmente a velhice do papel

O pacto foi feito unilateralmente pelo Pai e o Filho, sem a consulta da vontade dos beneficiários, uma vez que eles nem sequer ainda existiam, e quando

16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.. 17 Porquanto Deus enviou o