• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: A MARCA DO PRODUTO E SUA INFLUÊNCIA NO MOMENTO DA COMPRA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: A MARCA DO PRODUTO E SUA INFLUÊNCIA NO MOMENTO DA COMPRA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: A MARCA DO PRODUTO E SUA INFLUÊNCIA NO MOMENTO DA COMPRA TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ÁREA:

SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE AURIFLAMA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): JUDITE BETETE DE SOUZA, GEISE CARLA DA SILVA BELONI AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): JOÃO ANGELO SEGANTIN ORIENTADOR(ES):

(2)

1 1. RESUMO

A marca é um importante agente que conecta o consumidor às empresas como se fossem pessoas, criando vínculos baseados em valores. O trabalho aborda a influência da marca no processo de decisão de compra de produtos de uso doméstico e alimentício, tendo como objetivo principal entender os fatores que levam o consumidor a assimilar um produto com a marca, criando certa confusão ao pedir marca em vez de produto. Desta forma foi possível identificar os fatores que contribuem para a assimilação de marca e produto; Apontar as principais marcas dentro dos gêneros alimentícios e de limpeza; Por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação de pesquisa de campo com auxilio de questionário, tornou-se viável refletir sobre a importância de estudar antes de se lançar um produto novo. Há também o resgate conceitual de marketing, marca e valor da marca. Além disso, trata acerca da imagem e posicionamento da marca, bem como, o comportamento do consumidor, focando a tomada de decisão e a satisfação do cliente.

Palavras-chave: Marca; Consumidor; Influência da Marca.

2. INTRODUÇÃO

Levando em conta que o cliente busca pela marca na hora da compra, o presente trabalho pretende identificar e refletir sobre quais fatores contribuem para a permanência de certos produtos no mercado consumidor, ou seja, quais os fatores que levam o cliente a pedir uma marca querendo outro produto.

Esse tema é relevante, pois, ainda hoje os clientes colocam a marca a frente do produto e, pode-se afirmar que muitas dessas marcas permanecem no mercado, mesmo com o surgimento de outros similares. Neste sentido, a pesquisa se justifica, pois, compreender como e o porquê que esse fenômeno acontece é relevante dentro das organizações empresariais.

Através desta pesquisa buscar-se-á identificar esses fatores e apontar dentro da literatura como esse fenômeno acontece, buscando identificar as dúvidas em relação a influência que a marca causa na compra do produto.

(3)

2 3. OBJETIVO

3.1 Objetivo Geral

Este artigo tem como objetivo geral entender os fatores que levam o consumidor a assimilar um produto com a marca, criando certa confusão ao pedir marca em vez de produto.

3.2 Objetivos Específicos

 Identificar os fatores que contribuem para a assimilação de marca e produto;

 Apontar as principais marcas dentro dos gêneros alimentícios e de limpeza;

 Refletir sobre a importância de fazer pesquisa de campo ao lançar um produto

novo;

4. METODOLOGIA

Para a elaboração deste trabalho de pesquisa, optou-se pela bibliográfica e a pesquisa de campo. De acordo com Gil (2006, p.162) pesquisar é identificar e descrever os procedimentos a serem seguidos na realização da pesquisa e sua organização pode variar de acordo com as peculiaridades de cada pesquisa.

Na pesquisa de campo, foram elaboradas questões com o intuito de descobrir se os clientes sabem a importância de pedir pela marca e não pelo produto, suas perspectivas em relação à marca e os motivos pelo qual o fazem.

Foram pesquisados três supermercados na cidade de General Salgado, através de um questionário com questões dissertativas e objetivas num total de 10 questões fechadas de múltipla escolha.

Os questionários foram aplicados diretamente aos clientes para que a pesquisa não perca sua credibilidade nas conclusões. No contato direto pode-se explicar e discutir os objetivos da pesquisa e do questionário, responder dúvida que as clientes venham a ter em relação as questão.

(4)

3 5. DESENVOLVIMENTO

As Marcas possuem importantes fatores de diferenciação. A verdadeira força das marcas, segundo Keller (1999), reside na mente dos clientes. A “marca” é diferente do produto [...]. A marca estabelece um relacionamento e uma troca de intangíveis entre pessoas e produtos. O produto é o que a empresa fabrica, o que o consumidor compra é a marca. Os produtos não podem falar por si: as marcas é que dão significado e falam por eles (TAVARES, 1998, p.17).

Os consumidores ao comprarem os produtos associam á marca uma série de atributos, com base em informações ou experiências anteriores adquiridas. Além desse objetivo de identificação, as marcas servem para proteção dos fabricantes ou dos distribuidores. Las Casas, (1997, p. 171).

Defino marca como uns ícones com memoria virtual vêem uma determinada marca e ela nos transmite informações que não estão visíveis. As informações estão na mente do consumidor. Estudos recentes mostram que os consumidores estão experimentando e mudando de marcas mais do que nunca.

Com o passar dos anos, a marca tem sido cada vez mais valorizada no mercado. Hoje em dia em diversas organizações ela pode ser classificada como o principal bem, mesmo que intangível e em alguns casos chegando a ser mais valiosa que a própria empresa.

Por outro lado quando compramos um produto de consumo, nunca questionamos a situação financeira do fabricante. Ao fazerem compras num supermercado os consumidores não pensam sobre a estabilidade financeira de uma empresa de produtos alimentícios. Imagine-se fazendo compras e tendo que selecionar as marcas de alimentos com base no desempenho financeiro e de seu fabricante ou na compatibilidade dos produtos afins.

Keller (1993) aponta duas motivações gerais para o estudo do valor da marca. A primeira diz respeito à razão financeira, baseada, mais precisamente, por propósitos de contabilidade (em termos de estimação de recurso para o balancete) ou para aquisição, fusão ou aquisição. A segunda refere-se à motivação estratégica, com o intuito de melhorar a produtividade de marketing em decorrência da crescente competição e da diminuição de mercados. Consequentemente torna-se necessário compreender o comportamento do consumidor, para se criar melhores estratégias

(5)

4 sobre definição de mercado alvo e posição do produto, como também sobre ações do mix de marketing.

Quadro 1- Funções das Marcas

Função concorrencial. As marcas que assinalam os produtos que

concorrem diretamente entre si;

Função identificadora. As marcas identificam os produtos e serviços

individualmente, ao assinalá-los; Função

individualizadora

O produto marcado e identificado toma-se um bem individualizado e único perante em

conjunto de bens e marcas diferentes; Função de

descobrimento ou de revelação.

Depois de um produto nosso ser lançado, no mercado, a marca é que vai revelar a sua existência ao consumidor. E ao comprar o bem, o consumidor descobre o produto que

a marca assinala; Função de

diferenciação.

Por meio de uma marca o produto torna-se diferenciado na sua categoria

Função publicitária

A publicidade busca divulgar e promover a marca do produto junto ao consumidor para

que, assim, o produto deixe de ser uma mercadoria anônima.

Fonte: Adaptado de Pinho (1996).

Segundo Pinho (1996), podemos creditar as marcas outras funções: concorrencial, identificadora, individualizadora, de revelação, de diferenciação, publicitária e de diferenciação no âmbito da própria empresa. Essas funções são conceituadas da seguinte forma:

Função de diferenciação interna: o popular Fusca, da Volkswagen, era apresentado em três versões: Volkswagen 1200, 1300 e 1500. Domingues (1984:90) sustenta que esses números, acrescentado pelos fabricantes como elementos de diferenciação interna das versões acabaram constituindo um elemento de diferenciação externa para o mercado.

Embora aparentemente idênticos, os modelos apresenta diferenças concretas de qualidades, preço e acabamento, que fizeram o consumidor estabelecer uma diferença de status entre os proprietários de cada uma das versões.

(6)

5 Quadro 2 - Funções das marcas para os Consumidores

Referência

Visão e situação claras em relação à produção setorial e identificação rápida dos produtos procurados;

Praticidade Ganho de tempo e de energia na recompra

de produto idêntico pela fidelidade;

Garantia Segurança de encontrar uma qualidade

estável em todos os lugares e a todo instante; Otimização

Segurança de comprar o melhor produto de sua categoria, com o melhor desempenho para um uso especifico;

Personalização Sensação de conforto com sua auto-imagem

ou com a imagem que é passada aos outros; Permanência

Satisfação nascida da familiaridade e da intimidade das ligações com uma marca que foi consumida durante anos e que ainda dura;

Hedonista Satisfação ligada à estética da marca, seu

design e suas comunicações;

Ética

Satisfação ligada ao comportamento

responsável da marca nas suas relações com a sociedade (ecologia, emprego, cidadania, publicidade não chocante).

Fonte: Adaptado de Kapferer (2004).

Dentre tantos fatores, motivos, funções, desejos, enfim objetivar o motivo deste assunto é desafiador em âmbitos de estudos e pesquisas diante da intensificação de marcas e de produtos de consumo e do perfil de cada cliente, que a cada vez mais exigente e conhecedor de seus direitos, tem sempre um motivo único que o leva a comprar marcas e acabam por desmembrarem dos produtos que lhe deram origem passando a significar algo muito além deles próprio, potencial gerador de lucratividade e de longevidade de produtos, ou seja, uma marca pode ser mantedora de um produto, isso tudo graças ao cliente que muitas vezes nem sabe o que provoca ao pedir uma marca em vez do produto.

7- RESULTADOS

A seguinte pesquisa foi feita utilizando três tipos de produtos, sendo eles: Sabão em Pó, Amaciante e Leite Condensado. Assim detalhamos em forma de gráficos o resultado da pesquisa do sabão em pó para maiores esclarecimentos da mesma.

(7)

6 Conforme pesquisa realizada com 30 pessoas do município em que residimos, obtivemos os seguintes resultados abaixo que seguem em forma de gráficos para melhor expressar a idoneidade da pesquisa de campo.

Gráfico 1 – Marca de Sabão em Pó utilizada em domicilio.

0% 2% 4% 6% 8% 10% 12% 14% OMO ARIEL YPÊ SURF OUTRO

Fonte: A Marca do Produto e sua Influência no Momento da Compra, 2015.

Gráfico 2 – Geralmente quando vai ao supermercado é por essa marca que procura

0% 5% 10% 15% 20% Sim Não

(8)

7 Gráfico 3 – Critério usado para escolher a marca do produto.

Tradição Preço Embalagem Qualidade

Fonte: A Marca do Produto e sua Influência no Momento da Compra, 2015.

Gráfico 4 – Facilidade em encontrar a marca.

0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% Sim Não

(9)

8 Gráfico 5 – Experiência com outra marca de sabão em Pó

0% 2% 4% 6% 8% 10% 12% 14% 16% Sim Não Nunca mudaria

Fonte: A Marca do Produto e sua Influência no Momento da Compra, 2015.

8- CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos que os achados de pesquisa vão ao encontro dos preceitos de Kotler (1998) que preconiza que não consumimos apenas os produtos, mas, sobretudo, a imagem que temos deles.

Assim, a imagem que o consumidor tem do produto ou de sua marca, tem um papel fundamental na sua tomada de decisão de compra.

A partir dos resultados evidenciados por esta pesquisa, verificou-se que a qualidade dos produtos e suas marcas estão evidentemente ligadas a escolha do consumidor na hora da compra de determinado produto.

9 - FONTES CONSULTADAS

AAKER, David A... Brand Equity: gerenciando o valor de marca. Trad. André Andrade. São Paulo: negócio, 1998.

DOMINGUES, José Roberto. Portifólio de clientes empresa atuante no segmento de commodities: uma análise do modelo valor do cliente (customer equity). 2005. 103f. Dissertação (Mestrado em Administração da Faculdade de Ciências

(10)

9 Econômicas, Administrativas e Contábeis de Belo Horizonte da Universidade FUMEC), Belo Horizonte.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991.

KAPFERER, Jean-Noel. As marcas. Porto Alegre: Brokman, 2004.

KELLER, Kevin Lane. Conceptualizing, mensuring and managing customer-based brand equity. Journal of marketing, Chicago, v.57, p.1-22, Jan.1993.

LAS CASAS,Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercicios, casos -4 ed.-São Paulo : Atlas,1997.

PARK, ChanSu; SRINIVASAN, V. A Survy-Based Method for Measuring and Understanding Brand Equity and its Extendibility. Journal of Marketing Research, vol.xxl, p.271-288, May, 1994.

PINHO, J.B. O Poder das Marcas. São Paulo: Summus, 1996.

TAVARES, Mauro calixta. A força da Marca. Como construir e manter marcas fortes. São Paulo: Harbra, 1998.

Referências

Documentos relacionados

Foi realizada uma revista da literatura onde se procurou discutir parâmetros para indicações, melhor área doadora e técnicas cirúrgicas para remoção do enxerto de calota

a) Todos saíram bem alimentados e nutridos do restaurante, pois não é importante avaliar as necessidades calóricas individuais. Todos os seres humanos precisam das mesmas quantidades

In this paper we describe new material (isolated osteoderms and caudal tube fragments) assigned to Panochthus from the state of Rio Grande do Sul (southern Brazil) and discuss

Ao consideramos o jornal analisado como um artefato cultural que coloca em circulação determinadas representações, que constituem, reforçam e produzem as

É um relatório fornecido pela operadora contendo senha de autorização, dados do beneficiário, dados do credenciado e descrição dos procedimentos autorizados que serão utilizados

História da Guerra do Peloponeso, I, 70); E Péricles pronuncia que “a felicidade é ter alcançado, como esses (os guerreiros mortos], a morte mais honrosa, ou a mais honrosa dor

Assim como cada medida metodológica no ensino deve surgir de um real conhecimento do homem, de um fundamental conheci- mento abrangendo o corpo, a alma e o espírito, assim também a

Durante o tratamento com Ziledon, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.. Este medicamento não deve