• Nenhum resultado encontrado

Plan International Brasil Rua Enxovia nº 472, Brooklin Novo, São Paulo - SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plan International Brasil Rua Enxovia nº 472, Brooklin Novo, São Paulo - SP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 11

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO PARTICIPATIVA DE UM PROJETO

São Paulo, 09 de junho de 2021

1. IDENTIFICAÇÃO DA CONTRATANTE IDENTIFICAÇÃO DO CONTRATANTE

PLAN INTERNATIONAL BRASIL CNPJ/MF: 02.326.629/0007-47

Endereço: Rua Enxovia, 472 – São Paulo, SP

E-mail: consultoriaseservicos.bra@plan-international.org

2. OBJETIVO

Contratação de um serviço de consultoria para elaboração de uma proposta de projeto com o objetivo de fortalecer as capacidades das organizações da sociedade civil para endereçar questões relacionadas ao enfretamento do trabalho infantil e/ou trabalho forçado num determinado setor agrícola no Brasil.

3. ANTECEDENTES DA PLAN

A Plan International é uma organização não governamental, não-religiosa e apartidária que defende os direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção da igualdade de gênero. Chegamos ao Brasil em 1997 e, nessas duas décadas, desenvolvemos projetos em diversos estados do país, ajudamos nações em situação de emergência e desenvolvemos campanhas para combater todas as formas de violência contra meninas e meninos.

A visão da Plan é de um mundo em que todas as crianças atinjam seu potencial pleno em sociedades que respeitam os direitos e a dignidade das pessoas. A Plan visa alcançar melhorias duradouras na qualidade de vida de crianças e adolescentes dos países em desenvolvimento, através de um processo que une as pessoas em todas as culturas e acrescenta significado e valor às suas vidas:

 Permitindo que as crianças, suas famílias e suas comunidades satisfaçam suas necessidades básicas e aumentem a sua capacidade de participar e beneficiar suas sociedades;

 Construindo relacionamentos para aumentar a compreensão e união entre os povos de diferentes culturas e países;

(2)

Página 2 de 11

 A Plan trabalha com 4 (quatro) eixos que estruturam suas ações, a saber: aprender, decidir, liderar e progredir.

Entre os valores pilares da Plan International Brasil e seus parceiros e contratados, está:

 Esforço para um impacto duradouro: Nos esforçamos para alcançar um impacto significativo e duradouro nas vidas das crianças e jovens para assegurar a igualdade para as meninas. Desafiamos a ser audazes, valentes, sensíveis, focados e inovadores.

 Abertura e responsabilidade: Criamos um clima de confiança dentro e fora da organização para ser abertos e abertas, honestos, honestas e transparentes. Tomamos em conta nossas decisões que é nosso impacto sobre as outras e outros, enquanto decidimos o que faremos.

 Trabalhamos bem juntos e juntas: Sabemos trabalhar efetivamente com outros e outras, dentro e fora da organização, incluindo nossos e nossas patrocinadores (as) e doadores (as). Apoiamos ativamente os nossos (as) colegas, ajudando a alcançar suas metas. Nos reunimos para criar e implementar soluções para nossas equipes através da Plan Internacional, com as meninas, meninos, jovens, comunidades e parceiros.

 Somos inclusivos e empoderamos: Respeitar todas as pessoas, valorizar as diferenças e desafiar a desigualdade nos nossos programas e nossos escritórios. Apoiamos as pessoas, meninas e meninos e jovens para aumentar sua confiança e mudar suas vidas. Empoderamos nosso pessoal para dar o melhor e desenvolver todo seu potencial.

4. SOBRE O PROJETO A SER ELABORADO PELA CONSULTORIA JUNTO COM PLAN INTERNATIONAL

A proposta de projeto a ser construída pela consultoria contratada, em colaboração com a Plan International Brasil (Plan Brasil) e a Plan International Estados Unidos (Plan US), e outros stakeholders relavantes no tema, será submetida pela Plan US para obter um subsídio multimilionário do Departamento do Trabalho dos EUA

O nosso objetivo é contratar uma consultoria para apoiar na elaboração de uma proposta de projeto. A propriedade intelectual da proposta final, bem como todos os documentos elaborados e evidências coletadas no processo pertencerão à Plan Brasil e à Plan US.

O edital ao qual a proposta de projeto será submetida ainda não possui data definida, mas estimamos que seja nos próximos 6 meses. O conteúdo requerido para a proposta do projeto é extenso e complexo. Portanto, a consultoria a ser contratada deve demonstrar larga experiência em elaboração de projetos, incluindo projetos em nível internacional. Ademais, em razão dos requerimentos e detalhes a serem incluídos na

(3)

Página 3 de 11

proposta, a consultoria trabalhará em contato próximo com as equipes de Fundraising e Programas da Plan Brasil e Plan US durante um período de 3 a 5 meses. A proposta será submetida em inglês e toda comunicação a Plan US será realizada em inglês. É necessário que a consultoria tenha plena consciência de que deverá contar com as habilidades necessárias para essas tarefas ou que tenha responsabilidade de contratar um serviço de tradução para documentos e reuniões/chamadas que seja confiável em relação à qualidade, prazos e disponibilidade.

5. PROCEDIMENTOS DE SALVAGUARDA

A Plan assume seriamente sua responsabilidade de promover práticas que sejam seguras para as crianças e de protegê-las de danos, abusos, abandono e exploração de qualquer tipo. Nossas decisões e ações preventivas, de mitigação e em respostas a preocupações de salvaguarda das crianças, adolescentes e jovens, se guiarão pelo princípio do interesse superior das/dos mesmas/os. Por isso, a Plan adota como requisito indispensável, que todos os seus parceiros e fornecedores contratados, sobretudo enquanto prestadores de serviços para a Organização, deverão assinar, se comprometendo com a Política de Salvaguarda.

A contratada deverá receber informações por um briefing sobre a Política de Salvaguarda da Plan, bem como assinar concordando e dando ciência sobre a referida política no ato da firmação de seu contrato, com o objetivo de que sejam esclarecidas todas as normativas previstas e de que passem a ter conhecimento sobre os princípios Organizacionais, o que permitirá a firmação de acordo de prestação de serviço e/ou assinatura contratual.

Tal procedimento deve-se, tanto nos casos de contato com as crianças, meninas e meninos, e famílias, bem como ao cumprimento do critério para ser um fornecedor, consultor e/ou parceiro de Plan. Além destes, a empresa contratada deverá concordar e não tolerar qualquer tipo de violência contra meninas e meninos, sejam crianças, adolescentes e/ou jovens.

No caso de haver necessidade em manter contato com nossas crianças, adolescentes e jovens a consultoria contratada:

 Deverá apresentar e informar previamente à Plan sobre todo planejamento proposto junto as/aos meninas/os. Todo contato deverá ser mediado e realizado mediante autorização e concordância das pessoas responsáveis pelas CAJ, bem como em acordo com as CAJ e com a equipe Plan;

(4)

Página 4 de 11

 Assegurará que todos e todas as/as meninas/as que participarem de qualquer parte do processo terão suas integridades física e psicológica garantidas através de metodologias adequadas de escuta e contato, além de medidas em consonância com as Políticas da Organização. Qualquer contato realizado pela equipe contratada com meninas e meninos deverá ser previamente comunicado, acordado e mediado pela equipe da Plan;

 Deverá garantir que as/os meninas/os, pais, mães, cuidadores/as e quaisquer profissionais que participarem de visitas, escutas, coleta de dados, entrevistas e/ou registros de vídeo e/ou fotográficos, sejam informadas/os dos objetivos das respectivas ações, bem como permitir que as/os mesmas/os consintam ou não a realização destes momentos, respeitando a vontade, integridade e condições de cada um/a. Caso não aceitem e/ou não se sintam à vontade para participar, que suas vontades sejam respeitadas e que, mediante cada situação, seja analisado a possibilidade de adequação de acordo com as necessidades das/dos meninas/os ou de substituição nos casos de desistência.

Qualquer dúvida, consultar a equipe da Plan.

6. PERFIL DA CONTRATADA

A consultoria contratada para desenvolver os trabalhos do presente Termo de Referência deverá apresentar as seguintes características:

 Experiência comprovada de, no mínimo, 5 anos em elaboração de projetos, incluindo propostas de projetos em níveis internacionais que foram aprovados pelo doador. Experiência com doadores do governo dos EUA será uma vantagem.

 Apresentar portfólio e pelo menos 03 projetos que tenham análise de problema, teoria da mudança, marco lógico com resultados de mudança e de atividades, cronograma e orçamento;

Conhecimento sobre os temas de trabalho infantil e trabalho forçado, particularmente no contexto brasileiro;

 Conhecimento de abordagens de desenvolvimento organizacional e experiência em fortalecimento de capacidades para OSCs locais;

 Experiência de manejo de plataformas e documentos oficiais para obtenção de dados e estatísticas sobre crianças e adolescentes e indicadores sociais em geral;

(5)

Página 5 de 11

 Experiência com metodologias de elaboração de projetos com múltiplos stakeholders;

 Conhecimentos na temática de gênero e interseccionalidade;  Fluência em inglês é requerida (escrita e verbal).

Observação: a consultoria deverá indicar todas as qualificações das/dos/des colaboradoras/res envolvides/das/dos neste serviço de maneira que demonstre que a empresa possui o perfil adequado.

7. RESPONSABILIDADES DA CONTRATADA A consultoria contratada será responsável por:

 Realizar 1 reunião virtual de partida com a equipe da Plan Brasil e Plan US para alinhar o entendimento das expectativas e desenvolvimento da consultoria;  Realizar a leitura minuciosa e criteriosa do edital ao qual a proposta será

submetida para garantir que todos os aspectos necessários para a construção de uma proposta forte sejam levados em conta;

 Elaborar um plano para elaboração da proposta que inclua, por exemplo, mas não se limitando, a coleta de informações, dados, documentos e evidências que devem constar na proposta;

 Participar de reuniões de alinhamento e progresso da proposta com Plan Brasil e Plan US (no máximo 1 por semana nos primeiros meses e até reuniões diárias de 1 hora nos meses finais);

 Responder em no máximo 24h os e-mails enviados pela Plan Brasil ou Plan US durante o período em que estiver prestando a consultoria (3 a 5 meses), podendo receber até 1 e-mail a cada 3 dias nos meses iniciais e 2 e-mails diários nos meses finais;

 Escrever algumas seções e/ou liderar a coordenação da equipe para fornecer contribuições e revisão da proposta;

 Garantir que todas as evidências sejam coletadas e anexadas aos formulários  Realizar interface com stakholders definidos para o projeto de modo a

envolve-los no desenho e/ou no desenvolvimento de parcerias (que podem envolver repasse de recursos);

 Realizar a análise do problema consistente e que conte com dados obtidos em pesquisas de múltiplas fontes, inclusive com a coleta de dados primários, como por exemplo, com a realização de uma ARP;

(6)

Página 6 de 11

 Pesquisar sobre o contexto de políticas públicas e legislações sobre os temas, para perceber lacunas onde podemos intervir com o projeto e para garantir um plano de sustentabilidade consistente;

 Construir a proposta técnica de modo que atenda aos critérios do edital  Fornecer insumos para o orçamento conforme necessário;

 Manter uma comunicação próxima com Plan Brasil e Plan US sobre o andamento da elaboração da proposta e das outras atividades necessárias para sua elaboração;

 Coordenar a construção da Teoria da Mudança do projeto, seus objetivos gerais e específicos, seus resultados de mudança e de atividades (outcomes, sub-outcomes e outputs) e seu cronograma;

 Construir a estratégia do projeto, avaliando fortalezas e fraquezas das OSCs, descrevendo como o projeto irá trabalhar com as OSCs para maximizar seus potenciais e superar suas lacunas; identificando áreas prioritárias de intervenção e descrever atividades para levar a cabo a estratégia proposta;

 Incorporar, onde for possível, outcomes e indicadores das Áreas de Distinção Global da Plan International “Habilidades e oportunidades para Empregabilidade de Jovens” e “Proteção contra Violências”;

 Liderar e sistematizar workshops com stakholders e parcerias para o desenho do projeto de forma online;

 Elaborar a estratégia de sustentabilidade do projeto;

 Elaborar a lista de stakeholders e uma análise de sua influência nos resultados do projeto;

 Garantir que o projeto seja sensível e leve em conta especificidades etárias, religiosas, étnicas, de raça, de deficiência, identidade de gênero, orientação sexual, dentre outras;

 Garantir que o projeto inclua em suas atividades e resultados reduzir aspectos que levem em conta os impactos da Covid-19 para a equipe, participantes e comunidades envolvidas no projeto, com enfoques que levem em consideração os impactos nos diferentes grupos (mulheres, indígenas, outros grupos étnicos e racializados, crianças em situação de vulnerabilidade);

 Demonstrar evidências de consultas com stakeholders do projeto;

 Definição de argumentos para escolha das áreas geográficas e grupos-alvos, apoiando a análise do problema a ser endereçado;

(7)

Página 7 de 11

 Garantir que a segurança e a proteção dos participantes sejam refletidas na proposta

 Consultar indígenas e outros grupos étnicos e racializados afetados pela exploração do trabalho no setor definido, durante o desenho da proposta  Identificar mais de uma OSC para trabalhar em parceria com a Plan Brasil na

implementação das atividades do projeto

8. PRODUTO A SER ENTREGUE PELA CONTRATADA

O produto a ser entregue será a proposta completa do projeto, escrita em inglês, que inclua aportes, contribuições e retroalimentação das equipes da Plan Brasil e da Plan US. A consultoria será responsável por preencher os formulários requeridos no edital e incluir anexos.

A proposta do projeto tem os seguintes itens:

1.

Proposta Técnica a) Resumo b) Tabela de Conteúdos c) Narrativa do Projeto (1) Análise do problema (2) Desenho do projeto

(a) Estratégia do Projeto (Teoria da Mudança) e Sustentabilidade (b) Alcance do Projeto

(c) Plano de Monitoramento e Avaliação e Declaração de Capacidade (d) Plano de Trabalho

d) Capacidade Organizacional

(1) Experiência Relevante com Subvenção e / ou Contrato (2) Presença no País

(3) Parcerias (4) Pessoal

(5) Plano de Gerenciamento com evidências de apoio governamental

2.

Proposta Financeira a) Informação de orçamento;

b) Orçamento detalhado baseado em outcomes Detailed outcome-based budget; c) Narrativa sobre o orçamento;

(8)

Página 8 de 11

3.

CRONOGRAMA DE SELEÇÃO

As candidatas deverão enviar currículo, certidão de distribuição cíveis e criminais do Tribuna de Justiça dos seguintes Estados: São Paulo, Maranhão e Piauí, e proposta financeira, formalizando o interesse em se candidatar, dentro das condições apresentadas no termo de referência, até o dia 20 de junho de 2021 para o seguinte endereço de e-mail: consultoriaseservicos.bra@plan-international.org assinalando no campo assunto da mensagem com “CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO PARTICIPATIVA DE UM PROJETO”.

Atividade Prazo

Recebimento dos currículos e proposta financeira 20 de junho de 2021

Primeira etapa da seleção 23 de junho de 2021

Segunda etapa da seleção - Entrevistas online 24, 25 e 26 de junho de 2021 Divulgação do resultado final-apenas para as (os)

candidatas(os) finalistas

28 de junho de 2021

Assinatura do Contrato 05 de julho de 2021

Início do trabalho 06 de julho de 2021

Entrega dos produto finais 30 de agosto de 2021

4.

DESEMBOLSOS E FORMA DE PAGAMENTO:

O pagamento só será realizado mediante emissão de Nota fiscal e sua entrega ao responsável pela validação e verificação dos dados.

O pagamento será realizado em 3 parcelas. 30% no ato da assinatura do contrato, mediante emissão de nota fiscal e envio para o e-mail: facilities.bra@plan-international.org, 30% na entrega dos rascunhos dos produtos, após validação da Gerência de Parcerias Corporativas e Institucionais e envio da nota fiscal para o e-mail acima, e o restante (40%) mediante a entrega do produto final e validação pela área de Gerência de Parcerias Corporativas e Institucionais, além do envio da nota fiscal, dentro dos prazos acordados no contrato e em acordo com os trâmites formais da organização. É imprescindível que a emissão da nota fiscal seja feita no mesmo mês de referência da entrega dos produtos.

(9)

Página 9 de 11

O pagamento será condicionado à aprovação dos produtos pelo corpo técnico da Plan Brasil, como mencionado anteriormente. Nenhum pagamento antecipado será autorizado.

5.

DOS PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO E DO SIGILO DAS INFORMAÇÕES

A consultoria a ser contratada se compromete a:

 Abster-se de utilizar, em todas as atividades relacionadas com a execução deste instrumento, mão-de-obra escrava e infantil, nos termos do inciso XXXIII do Art. 7º da Constituição da República, bem como exigir que a referida medida seja adotada nos contratos firmados com os fornecedores de seus insumos, sob pena de rescisão do contrato, obrigando-se ainda, sempre que solicitado pela Plan Brasil a emitir declaração, por escrito, de que cumpre essa disposição;

 Providenciar aos seus funcionários, prepostos e demais pessoas por ela credenciadas, um ambiente seguro de trabalho, bem como ser totalmente contra qualquer forma de abuso físico ou sexual relacionados àqueles;

 Fica estipulado entre as partes que os documentos e informações oriundas deste termo e do contrato a ser firmado, que dizem respeito à intimidade, a vida privada e a honra das famílias e meninas participantes do projeto, não poderão se tornar públicas, em virtude da proteção contida no inciso X do art. 5 da Constituição Federal e no Título II, Capitulo II do art. 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/90), sob pena de responsabilização civil e criminal.

6.

EXCLUSÃO DE RESPONSABILIDADE TRABALHISTA

A consultoria deverá contratar, sob sua exclusiva responsabilidade e se for necessário, todo o pessoal indispensável à execução dos serviços ora contratados, eximindo a Plan International Brasil de qualquer vínculo empregatício, respondendo pelos recolhimentos e demais obrigações decorrentes da legislação trabalhista, previdenciária, fiscal e tributária, e manter rigorosamente em dia os salários, de acordo com os acordos e/ ou dissídios coletivos, inerentes ao seu fornecimento;

(10)

Página 10 de 11

 Os interessados deverão encaminhar os documentos solicitados na data acordada. Após o prazo limite para apresentação da proposta nenhum outro será recebido.

 Após a decisão por parte da equipe Plan responsável, será enviada ficha cadastral com informações para elaboração do contrato à pessoa convocada que deverá ser preenchida e encaminhada no prazo de 24h;

 A empresa detentora do menor preço e melhor proposta terá o prazo de 24h, contado a partir da notificação de sua convocação, para assinar o contrato;  A convocação para a assinatura do contrato eletrônico será via plataforma

on-line. O setor administrativo encaminhará para assinatura, mediante e-mail informado do responsável pela assinatura do contrato e mais uma testemunha a sua escolha;

8.

DA PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Considerando que a CONTRATANTE, na qualidade de Controladora de dados pessoais, recebe, coleta e processa dados pessoais e dados pessoais sensíveis de seus colaboradores, participantes de projetos, doadores, fornecedores, etc, as partes acordam:

i) A Empresa Contratada, incluindo todos os seus colaboradores, poderão vir a ter acesso a informações e dados pessoais e pessoais sensíveis recebidos ou coletados pela CONTRATANTE. Todas essas informações/dados deverão ser utilizadas apenas para a consecução dos serviços contratados.

ii) A Empresa Contratada não poderá realizar qualquer tipo de manipulação, entre outras atividades que importem em manuseio não autorizado de dados, sem que haja anuência da CONTRATANTE, arcando com eventuais perdas e danos decorrentes de atividade não autorizada.

iii) A Empresa Contratada deverá garantir que todos os seus empregados, associados, prepostos, terceiros e sua Rede de Prestadores que tenham acesso a toda e qualquer informação/dado mencionada nesta cláusula, cumprirão os termos do contrato e da Política de Proteção de Dados da CONTRATANTE, bem como seguirão todas as instruções da CONTRATANTE no uso dessas informações, sendo vedado o repasse dessas informações para qualquer fim que não a prestação dos serviços contratados.

(11)

Página 11 de 11

iv) A Empresa Contratada se compromete, ainda, a tomar todas as medidas de segurança, inclusive as de caráter técnico, para proteger o acesso não autorizado, o uso indevido, situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito das referidas informações/dados.

Referências

Documentos relacionados

Tout coureur arrivant dans le délai dépassant 8 % du temps du vainqueur n’est plus retenu au classement. Le délai peut être augmenté en cas de circonstances exceptionnelles par le

o funcionamento da Instituição de Educação Infantil Madre Brígida Postorino, daInstituição de Educação Infantil Nossa Senhora de Belém, da Instituição de Educação

É difícil estabelecer relação de agilidade com qualquer instrumento moderno, já que este sistema de variação de comprimento de coluna de ar por abertura

resultados sobre os aspectos gerais desse público em condição pendular, por meio dos questionários aplicados aos dois grupos investigados (alunos/clientes

Este artigo tem o objetivo de discutir a importância de estudos descritivos para o ensino de língua portuguesa. Para isso, escolhemos o verbo perder como objeto de

Considerando que a CONTRATANTE, na qualidade de Controladora de dados pessoais, recebe, coleta e processa dados pessoais e dados pessoais sensíveis de seus colaboradores,

H1) As doenças ocupacionais encontradas nos setores de enfermagem, lavanderia e limpeza estão relacionadas com os riscos biológicos, químicos, físicos e psíquicos constantes

I) A Empresa Contratada, incluindo todos os seus colaboradores, poderão vir a ter acesso a informações e dados pessoais e pessoais sensíveis recebidos ou coletados