• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE AUDITORIA PARA O PROJETO APRENDER E PROTEGER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE AUDITORIA PARA O PROJETO APRENDER E PROTEGER"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 12

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE AUDITORIA PARA O PROJETO APRENDER E PROTEGER

São Paulo, 10 de agosto de 2021.

1. IDENTIFICAÇÃO DA CONTRATANTE

IDENTIFICAÇÃO DO CONTRATANTE PLAN INTERNATIONAL BRASIL CNPJ/MF: 02.326.629/0007-47

Endereço: Rua Enxovia nº 472, São Paulo - SP

E-mail: consultoriaseservicos.bra@plan-international.org

2. OBJETIVO

A Plan International Brasil realiza através do financiamento da Beiersdorf, com o orçamento de 440 mil euros o Projeto Aprender e Proteger (BRA100372) realizado em São Paulo; compreendendo o período ao qual as declarações de contas auditadas de 01 de outubro de 2020 a 31 de outubro de 2021. O auditor realizará a auditoria de tais demonstrações de contas de acordo com os seguintes Termos de Referência.

A auditoria será relatada nos dois documentos a seguir nos Anexos 1 e 2, que incluem um parecer de auditoria no relatório do auditor apresentado e uma carta da Administração em anexo descrevendo o escopo da auditoria e as conclusões factuais.

O objetivo da auditoria é permitir que o auditor possa expressar uma opinião profissional independente sobre o assunto:

2.1 Se a posição financeira do projeto financiado, os recursos recebidos e as despesas para o período do relatório são apresentados de forma justa em todos os aspectos materiais no relatório financeiro e de acordo com as exigências do doador;

2.2 Se os fundos foram utilizados em conformidade com as disposições do contrato do doador, incluindo o orçamento e o plano de trabalho aprovados e quaisquer emendas;

2.3 Se o relatório financeiro concilia com as contas financeiras que fornecem a base para a preparação do relatório financeiro e refletem as transações financeiras do projeto; e

2.4 Se o relatório financeiro concorda ou se reconcilia com outras informações relatadas ao doador, tais como relatórios narrativos.

3. ANTECEDENTES DA PLAN

A Plan International é uma Organização não governamental, não-religiosa e apartidária que defende os direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção da igualdade de gênero. Chegamos ao Brasil em 1997 e, nessas duas décadas, desenvolvemos projetos em

(2)

Página 2 de 12 diversos estados do país, ajudamos nações em situação de emergência e desenvolvemos campanhas para combater todas as formas de violência contra meninas e meninos.

A visão da Plan é de um mundo em que todas as crianças atinjam seu potencial pleno em sociedades que respeitam os direitos e a dignidade das pessoas. A Plan visa alcançar melhorias duradouras na qualidade de vida de crianças e adolescentes dos países em desenvolvimento, através de um processo que une as pessoas em todas as culturas e acrescenta significado e valor às suas vidas:

 Permitindo que as crianças, suas famílias e suas comunidades satisfaçam suas necessidades básicas e aumentem a sua capacidade de participar e beneficiar suas sociedades;

 Construindo relacionamentos para aumentar a compreensão e união entre os povos de diferentes culturas e países;

 Promovendo os direitos e interesses das crianças do mundo.

 A Plan trabalha com 4 (quatro) eixos que estruturam suas ações, a saber: aprender, decidir, liderar e progredir.

 Entre os valores pilares da Plan International Brasil e seus parceiros e contratados, está:  Esforço para um impacto duradouro: Nos esforçamos para alcançar um impacto

significativo e duradouro nas vidas das crianças e jovens para assegurar a igualdade para as meninas. Desafiamos a ser audazes, valentes, sensíveis, focados e inovadores.  Abertura e responsabilidade: Criamos um clima de confiança dentro e fora da

organização para ser abertos e abertas, honestos, honestas e transparentes. Tomamos em conta nossas decisões que é nosso impacto sobre as outras e outros, enquanto decidimos o que faremos.

 Trabalhamos bem juntos e juntas: Sabemos trabalhar efetivamente com outros e outras, dentro e fora da organização, incluindo nossos e nossas patrocinadores (as) e doadores (as). Apoiamos ativamente os nossos (as) colegas, ajudando a alcançar suas metas. Nos reunimos para criar e implementar soluções para nossas equipes através da Plan Internacional, com as meninas, meninos, jovens, comunidades e parceiros.  Somos inclusivos e empoderamos: Respeitar todas as pessoas, valorizar as diferenças e

desafiar a desigualdade nos nossos programas e nossos escritórios. Apoiamos as pessoas, meninas e meninos e jovens para aumentar sua confiança e mudar suas vidas. Empoderamos nosso pessoal para dar o melhor e desenvolver todo seu potencial.

4. SOBRE O PROJETO APRENDER E PROTEGER

O projeto propõe intervenções destinadas às meninas, suas famílias e ao sistema de serviços de proteção para crianças e adolescentes a fim de minimizar os impactos e as desigualdades sociais acentuados pela pandemia.

A capacitação das meninas e meninos sobre seus direitos e sobre a violência a que estão sujeitas permite que elas se fortaleçam diante de possíveis situações de violação de direitos, oferecendo ferramentas e conhecimentos para enfrentá-las. O apoio oferecido às famílias tem um impacto direto sobre a vida das meninas, permitindo e facilitando sua permanência na escola e evitando

(3)

Página 3 de 12 seu envolvimento em situações de trabalho infantil e outras situações de risco: empoderamos as famílias para serem agentes da proteção e promoção dos direitos das meninas. A proposta de fortalecer a rede de serviços também desempenha um papel essencial no enfrentamento das desigualdades agravadas pela pandemia. O mapeamento e divulgação dos serviços da rede tem um impacto direto na prevenção e resposta à violência de gênero, e a capacitação de profissionais nas áreas de educação, assistência social e direitos humanos garante os direitos das meninas, de suas famílias e comunidades.

Objetivo geral: Melhorar a agência de adolescentes meninas para exercerem seus direitos à

educação e proteção contra a violência sexual e de gênero no contexto da pandemia de Covid-19.

Objetivos específicos:

1 - Reforçar o conhecimento e os recursos das adolescentes meninas para aprenderem na escola e para se protegerem da violência sexual e de gênero (SGBV - Sexual and gender based violence); 2 - Apoiar as famílias e comunidades a desafiarem as normas prejudiciais de gênero, e contribuir para que as adolescentes aprendam sobre a SGBV e permaneçam protegidas;

3 - Trabalhar com governos e atores humanitários para garantir que as adolescentes meninas tenham acesso à educação e aos serviços de proteção.

5. RESPONSABILIDADE PELA PREPARAÇÃO DO RELATÓRIO FINANCEIRO

A responsabilidade pela preparação do relatório financeiro consolidado para cada organização implementadora coberta pela auditoria é da consultoria contratada.

Demonstrações financeiras

As demonstrações financeiras devem incluir os seguintes componentes:

6.1. Na moeda do contrato doador, bem como na moeda local, uma Declaração de Receitas e Despesas mostrando os fundos recebidos e todas as despesas. As despesas devem ser relatadas em relação ao orçamento mais recente acordado, conforme definido no contrato do doador para o período com as despesas reais alocadas às mesmas categorias do orçamento; 6.2. Uma declaração da situação financeira

6.3. Uma demonstração das variações do ativo líquido 6.4. Quaisquer outras notas de rodapé aplicáveis.

6.5. Declarações suplementares sobre adiantamentos e ativos fixos, incluindo: (a) uma declaração ou anexo mostrando adiantamentos de parceiros e reconciliação do valor total adiantado pelo Plano aos parceiros subvencionados com gastos registrados e saldos de caixa no final do período do relatório, (b) uma listagem de todos os ativos fixos adquiridos com fundos de subsídios.

6. ESCOPO DO TRABALHO DE AUDITORIA

7.1 A auditoria deverá confirmar: - A identidade do projeto em questão. - De que forma a auditoria foi realizada.

(4)

Página 4 de 12

7.2. A auditoria deve oferecer uma opinião sobre as seguintes áreas: - O Relatório do Projeto Financeiro corresponde ao acordo?

- As despesas registradas no Relatório de Projeto Financeiro estão de acordo com o orçamento original e o plano de atividades aprovados?

- O Relatório de Projeto Financeiro aprovado está livre de declarações errôneas materiais? - Os fundos foram utilizados de acordo com o orçamento aprovado e com as atividades planejadas?

- A organização tem mantido registros da Caixa e das contas bancárias. Na ausência da conta bancária do projeto, há controles internos suficientes para monitorar os fundos do projeto. - Com base em uma seleção representativa, as despesas são suportadas por contas originais, devidamente canceladas, carimbadas e assinadas. Os procedimentos internos apropriados e aprovados para autorizar os desembolsos foram cumpridos. A seleção deve incluir todos os custos de pessoal e todas as compras acima de 5.000 euros.

7. RELATÓRIO DO AUDITOR

A auditoria será realizada de acordo com as Normas Internacionais de Auditoria (ISA) 800 "The Independent Auditor's Report on Special Purpose Audit Engagements" e conforme promulgado pela Federação Internacional de Contadores e que as normas utilizadas para a elaboração das demonstrações financeiras estão de acordo com as Normas Internacionais de Relatórios Financeiros.

O relatório do Auditor deve incluir um parecer de auditoria. Veja exemplo e formato para um relatório do Auditor, apêndice 1.

8. CARTA DA ADMINISTRAÇÃO

O auditor deverá também, anexado ao Relatório do Auditor, apresentar uma carta da Gerência que precisa descrever o objetivo e os procedimentos acordados do compromisso com detalhes suficientes para permitir ao leitor compreender a natureza e a extensão do trabalho realizado. A carta da Gerência também deverá incluir as conclusões factuais. Ver exemplo e formato de uma carta da Gerência anexada ao relatório do Auditor, apêndice 2. Uma resposta da Administração é necessária para todas as constatações.

9. RELATÓRIO

A Plan Brasil encaminhará o Relatório do Auditor e a Carta de Gerência ao GNO/Beiersdorf na Alemanha por e-mail (formato PDF) e manterá uma cópia impressa. O relatório será em inglês.

10. RELATÓRIO DE AUDITORIA

O número necessário de cópias do relatório assinado será apresentado pela Plan Brasil tanto em cópia impressa quanto em cópia eletrônica PDF.

(5)

Página 5 de 12 A Plan assume seriamente sua responsabilidade de promover práticas que sejam seguras para as crianças e de protegê-las de danos, abusos, abandono e exploração de qualquer tipo. Nossas decisões e ações preventivas, de mitigação e em respostas a preocupações de salvaguarda das crianças, adolescentes e jovens, se guiarão pelo princípio do interesse superior das/dos mesmas/os. Por isso, a Plan adota como requisito indispensável, que todos os seus parceiros e fornecedores contratados, sobretudo enquanto prestadores de serviços para a Organização, deverão assinar, se comprometendo com a Política de Salvaguarda.

A contratada deverá receber informações por um briefing sobre a Política de Salvaguarda da Plan, bem como assinar concordando e dando ciência sobre a referida política no ato da firmação de seu contrato, com o objetivo de que sejam esclarecidas todas as normativas previstas e de que passem a ter conhecimento sobre os princípios Organizacionais, o que permitirá a firmação de acordo de prestação de serviço e/ou assinatura contratual.

Tal procedimento deve-se, tanto nos casos de contato com as crianças, meninas e meninos, e famílias, bem como ao cumprimento do critério para ser um fornecedor, consultor e/ou parceiro de Plan.

Além destes, a empresa contratada deverá concordar e não tolerar qualquer tipo de violência contra meninas e meninos, sejam crianças, adolescentes e/ou jovens.

No caso de haver necessidade em manter contato com nossas crianças, adolescentes e jovens a consultoria contratada:

 Deverá apresentar e informar previamente à Plan sobre todo planejamento proposto junto as/aos meninas/os. Todo contato deverá ser mediado e realizado mediante autorização e concordância das pessoas responsáveis pelas CAJ, bem como em em acordo com as CAJ e com a equipe Plan.

 assegurará que todos e todas as/os meninas/os que participarem de qualquer parte do processo terão suas integridades física e psicológica garantidas através de metodologias adequadas de escuta e contato, além de medidas em consonância com as Políticas da Organização. Qualquer contato realizado pela equipe contratada com meninas e meninos deverá ser previamente comunicado, acordado e mediado pela equipe da Plan.

 Deverá garantir que as/os meninas/os, pais, mães, cuidadores/as e quaisquer profissionais que participarem de visitas, escutas, coleta de dados, entrevistas e/ou registros de vídeo e/ou fotográficos, sejam informadas/os dos objetivos das respectivas ações, bem como permitir que as/os mesmas/os consintam ou não a realização destes momentos, respeitando a vontade, integridade e condições de cada um/a. Caso não aceitem e/ou não se sintam à vontade para participar, que suas vontades sejam respeitadas e que, mediante cada situação, seja analisado a possibilidade de adequação de acordo com as necessidades das/dos meninas/os ou de substituição nos casos de desistência.

(6)

Página 6 de 12

12. PERFIL DA CONTRATADA

Experiência comprovada no mercado, compromisso com as demandas e que esteja apta a atender as necessidades da Organização a que se refere este Termo de Referência.

A empresa deverá entregar, todos os documentos legais comprobatórios de sua regularidade em termos de funcionamentos e fiscalização, para que o contrato seja emitido com base nos mesmos.

Documentos exigidos:  Cartão CNPJ  Alvará

 Certidão Estadual e Municipal  Carta de apresentação;

13. PERFIL DA CONSULTORIA

A consultoria/organização contratada para desenvolver os trabalhos do presente Termo de Referência deverá ter o seguinte perfil:

O Auditor e/ou a empresa são membros de uma instituição ou organismo nacional de contabilidade ou auditoria que, por sua vez, é membro da International Federation of Accountants – Federação Internacional de Contabilistas (IFAC);

• O Auditor e/ou a empresa são membros de uma instituição ou organismo nacional de contabilidade ou auditoria; embora esta organização não seja membro da IFAC, o Auditor compromete-se a assumir o presente compromisso em conformidade com as normas e as regras deontológicas da IFAC previstas nas presentes CR.

• O Auditor e/ou a empresa estão registados como revisores oficiais de contas no registo público de um organismo público de supervisão num Estado-Membro da UE, em conformidade com os princípios da supervisão pública estabelecidos na Diretiva 2006/43/CE do Parlamento Europeu e do Conselho (para auditores e empresas de auditoria sediados num Estado-Membro da UE2).

• O Auditor e/ou a empresa estão registados como revisores oficiais de contas no registo público de um organismo público de supervisão num país terceiro e este registo está sujeito aos princípios da supervisão pública previstos na legislação do país em causa (para auditores e empresas de auditoria sediados num país terceiro).

14. DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE SERVIÇOS PARA SELEÇÃO DA EMPRESA COM BASE NOS CRITÉRIOS EXIGIDOS (ANTES DA ASSINATURA DO CONTRATO):

(7)

Página 7 de 12 O Prestador de serviço deverá entregar os seguintes documentos à PLAN INTERNATIONAL BRASIL para a apresentação de seus serviços e posterior concorrência para prestação do serviço solicitado:

Documentos comprobatórios de Mercado: que contenham carta de apresentação

(com histórico, estrutura organizacional), portfólio com produtos comercializados e trabalhos/entregas prestados/as anteriormente e com escopo de similar ao deste termo de referência;

Documento de Proposta Financeira: contendo orçamento detalhado de todos os

custos necessários para a realização do serviço, incluindo materiais para oficinas lúdicas, recursos audiovisuais para realizar as formações online, além de encargos e impostos.

Currículos ou portfólios dos profissionais envolvidos na prestação do serviço; Proposta técnica detalhada do escopo de trabalho previsto nesse ToR, delineando a

abordagem e plano de trabalho para o desenvolvimento da auditoria;  Detalhamento dos recursos humanos e técnicos necessários.

Todas as candidaturas recebidas serão revistas por um comitê de seleção.

15. CRONOGRAMA:

As empresas candidatas deverão enviar currículo, certidão de distribuição cíveis e criminais do

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, carta de apresentação, portfólio com produtos comercializados e trabalhos prestados anteriormente e proposta técnica e financeira, formalizando o interesse em se candidatar,

dentro das condições apresentadas no termo de referência, até o dia 25 de agosto de 2021 para o seguinte endereço de e-mail: consultoriaseservicos.bra@plan-international.org assinalando no campo assunto da mensagem com “Auditoria – Aprender e Proteger”.

CRONOGRAMA Prazo

Apresentação das propostas Até 25/08/2021

Análise das propostas apresentadas 26 e 27/08/2021

Reunião para acordos, definições e assinatura de contrato 06/09/2021

Início do trabalho 08/09/2021

Primeira fase – Auditoria envia a lista dos documentos que serão auditados - despesas realizadas até 31 de agosto

15/09/2021 Segunda fase - Auditoria envia a lista dos documentos que serão

auditados - despesas realizadas de setembro até 31 de outubro de 2021

15 /11/2021

(8)

Página 8 de 12

16. DESEMBOLSOS E FORMA DE PAGAMENTO:

O pagamento será feito respeitando as normas da Plan International Brasil e de acordo com as cláusulas firmadas no contrato de prestação de serviço, sendo o pagamento condicionado ao prazo e qualidade das entregas. O mesmo será feito, conforme acordo firmado em contrato. Todos os encargos fiscais, trabalhistas e previdenciários deverão constar na proposta (todos deverão ser de responsabilidade da contratada). A Plan não arcará com as referidas despesas, pois todos os encargos deverão constar na proposta apresentada pela empresa.

O pagamento será condicionado à emissão e entrega da nota fiscal com o valor total de prestação do serviço e seus devidos impostos pagos, a mesma deverá ser entregue ao responsável pela validação e verificação dos dados.

O pagamento também será condicionado à aprovação dos pelo corpo técnico da Plan Brasil, como mencionado anteriormente. Nenhum pagamento antecipado será autorizado.

O desembolso equivalente ao valor de execução da proposta será efetivado da seguinte forma:

Entrega

Valor

*Prazo

Assinatura do Contrato 30% do valor total 8 dias após a assinatura do contrato

Relatório

Final

em

Português e Inglês

70% do valor total Até 15 de dezembro de 2021

*O cronograma poderá sofrer alterações mediante o acordo entre as partes

17. INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 O Contrato somente será efetuado depois da apresentação da documentação regularizada no setor administrativo do Escritório Nacional da Plan;

 Devem estar anexados à proposta financeira, as referências e outros documentos, informações relevantes para análise de mérito do pleito;

 Toda a condução do serviço é de responsabilidade da contratada, sendo condicionado o pagamento à entrega e qualidade do mesmo.

18. DOS PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO E DO SIGILO DAS INFORMAÇÕES

A consultoria a ser contratada se compromete a:

 Abster-se de utilizar, em todas as atividades relacionadas com a execução deste instrumento, mão-de-obra escrava e infantil, nos termos do inciso XXXIII do Art.  7º da Constituição da República, bem como exigir que a referida medida seja adotada

nos contratos firmados com os fornecedores de seus insumos, sob pena de rescisão do contrato, obrigando-se ainda, sempre que solicitado pela Plan Brasil a emitir declaração, por escrito, de que cumpre essa disposição;

(9)

Página 9 de 12  Providenciar aos seus funcionários, prepostos e demais pessoas por ela credenciadas, um ambiente seguro de trabalho, bem como ser totalmente contra qualquer forma de abuso físico ou sexual relacionados àqueles;

 Fica estipulado entre as partes que os documentos e informações oriundas deste termo e do contrato a ser firmado, que dizem respeito à intimidade, a vida privada e a honra das famílias e meninas participantes do projeto, não poderão se tornar públicas, em virtude da proteção contida no inciso X do art. 5 da Constituição Federal e no Titulo II, Capitulo II do art. 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/90), sob pena de responsabilização civil e criminal.

 A empresa/organização contratada deverá contratar sob sua exclusiva responsabilidade todo o pessoal necessário à execução dos serviços ora contratados, eximindo a Plan Brasil de qualquer vínculo empregatício, respondendo pelos recolhimentos e demais obrigações decorrentes da legislação trabalhista, previdenciária, fiscal e tributária, e manter rigorosamente em dia os salários, de acordo com os acordos e/ ou dissídios coletivos, inerentes ao seu fornecimento.

19. EXCLUSÃO DE RESPONSABILIDADE TRABALHISTA

A consultoria deverá contratar, sob sua exclusiva responsabilidade e se for necessário, todo o pessoal indispensável à execução dos serviços ora contratados, eximindo a Plan International Brasil de qualquer vínculo empregatício, respondendo pelos recolhimentos e demais obrigações decorrentes da legislação trabalhista, previdenciária, fiscal e tributária, e manter rigorosamente em dia os salários, de acordo com os acordos e/ ou dissídios coletivos, inerentes ao seu fornecimento;

20. DO CONTRATO E SUA VIGÊNCIA

 Os interessados deverão encaminhar os documentos solicitados. Após o prazo limite para apresentação da proposta nenhum outro será recebido.

 Regularizada no setor administrativo do Escritório Nacional da Plan International Brasil;

 Após a decisão por parte da equipe Plan responsável, será enviada ficha cadastral com informações para elaboração do contrato à empresa convocada que deverá ser preenchida e encaminhada no prazo de 24h;

 A empresa detentora do menor preço e melhor proposta terá o prazo de 24h, contado a partir da notificação de sua convocação, para assinar o contrato;

 A convocação para a assinatura do contrato eletrônico será via plataforma on-line. O setor administrativo encaminhará para assinatura, mediante e-mail informado do responsável pela assinatura do contrato e mais uma testemunha a sua escolha;

21. DA PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Considerando que a CONTRATANTE, na qualidade de Controladora de dados pessoais, recebe, coleta e processa dados pessoais e dados pessoais sensíveis de seus colaboradores, participantes de projetos, doadores, fornecedores, etc, as partes acordam:

(10)

Página 10 de 12 I) A Empresa Contratada, incluindo todos os seus colaboradores, poderão vir a ter acesso a informações e dados pessoais e pessoais sensíveis recebidos ou coletados pela CONTRATANTE. Todas essas informações/dados deverão ser utilizadas apenas para a consecução dos serviços contratados.

II) A Empresa Contratada não poderá realizar qualquer tipo de manipulação, entre outras atividades que importem em manuseio não autorizado de dados, sem que haja anuência da CONTRATANTE, arcando com eventuais perdas e danos decorrentes de atividade não autorizada.

III) A Empresa Contratada deverá garantir que todos os seus empregados, associados, prepostos, terceiros e sua Rede de Prestadores que tenham acesso a toda e qualquer informação/dado mencionada nesta cláusula, cumprirão os termos do contrato e da Política de Proteção de Dados da CONTRATANTE, bem como seguirão todas as instruções da CONTRATANTE no uso dessas informações, sendo vedado o repasse dessas informações para qualquer fim que não a prestação dos serviços contratados.

IV) A Empresa Contratada se compromete, ainda, a tomar todas as medidas de segurança, inclusive as de caráter técnico, para proteger o acesso não autorizado, o uso indevido, situações acidentais ou ilicitas de destruição, perda, alteração ou qualquer forma de tratamento inadequeado ou ilicito das referidas informações/dados.

22. OBSERVAÇÕES:

 A consultoria/organização interessada deve encaminhar a proposta com os documentos necessários para o e-mail

consultoriaseservicos.bra@plan-international.org até o dia 25 de agosto de 2021.

O Contrato somente será efetuado depois da apresentação ou envio da documentação regularizada pelo e-mail consultoriaeserviçosbra@plan-international.org .

Anexo 1

Exemplo de formato para o Relatório do Auditor ---

RELATÓRIO DO AUDITOR (EM CONFORMIDADE COM A ISA 800/805) AOS DOADORES DE [Nome do CO] - [Nome do projeto e subsídio #]

Examinamos as demonstrações financeiras para o [nome do projeto] apresentadas nas páginas.... A gerência é responsável pela preparação do relatório financeiro do projeto. Nossa responsabilidade é relatar nossa opinião sobre a consistência do relatório financeiro dentro do [nome do projeto] e sua conformidade com o acordo e os regulamentos. Também lemos outras informações contidas no relatório do projeto financeiro e consideramos as implicações para nosso relatório se tomarmos conhecimento de quaisquer declarações falsas aparentes ou inconsistências materiais com os demonstrativos financeiros resumidos, seja devido a fraude ou erro.

(11)

Página 11 de 12

Conduzimos nossa auditoria de acordo com as Normas Internacionais de Auditoria (ISA 800/805), e as partes aplicáveis do acordo entre [Nome do doador] e [Escritório do Plano]. Essas normas exigem que planejemos e executemos a auditoria para obter garantia razoável de que o demonstrativo financeiro dentro do relatório do projeto financeiro está livre de erros materiais. Uma auditoria inclui o exame, com base em testes, das evidências que suportam os valores e divulgações no relatório financeiro. Uma auditoria também inclui a avaliação dos princípios contábeis utilizados e sua aplicação pela administração e estimativas significativas feitas pela administração ao preparar a demonstração financeira, bem como a avaliação da apresentação geral das informações na demonstração financeira. Acreditamos que nossa auditoria fornece uma base razoável para nossa opinião, apresentada a seguir.

Base do parecer

Conduzimos nosso trabalho de acordo com o ISA 800/805 "The Independent Auditor's Report on Special Purpose Audit Engagements".

Opinião

Em nossa opinião, o relatório financeiro do projeto é consistente com o sistema contábil, cumpre o acordo e os regulamentos e foi preparado de acordo com o acordo entre [Nome do doador] e [Escritório do Plano].

[Data e local].

[Nome e cargo do auditor].

[Endereço]

Anexo 2

Exemplo de formato para a carta de gerência/relatório de conclusões factuais ---

RELATÓRIO DE CONCLUSÕES FACTUAIS Para [Nome CO] Gerência

Escopo da auditoria

Realizamos os procedimentos acordados com você e enumerados abaixo com respeito ao relatório financeiro do projeto até [data] de [nome do projeto], para o período de tempo DD/MM/AAAAA até DD/MM/AAAAA mostrando o total de despesas de [moeda] [montante].

Nosso compromisso foi assumido de acordo com [normas e regulamentos]. Os procedimentos foram realizados exclusivamente para ajudá-lo em seu compromisso com o Plan International

(12)

Página 12 de 12

com relação à validade do relatório do projeto financeiro, e os seguintes procedimentos mais importantes foram realizados durante a auditoria:

1. 1. [Análise de risco de acordo com ISA 315, descrever os pontos de vista mais significativos no planejamento da auditoria].

2. [Processo de revisão de fraude e corrupção de acordo com a ISA 240]

3. ……

4. ……

Resultados e observações significativas

Relatamos nossas conclusões abaixo:

a) …. b) …. c)

Nosso relatório é exclusivamente para a finalidade descrita acima e para sua informação e não deve ser usado para qualquer outro propósito ou distribuído a qualquer outra parte que não a Plan International e [nome do doador].

[Data e local].

[Nome e cargo do auditor].

Referências

Documentos relacionados

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1989), Residência Médica em Medicina Geral e Comunitária pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1991) e em

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos em primeira instância pela coorde- nação do Prêmio Morena de Criação Publicitária e, em segunda instância, pelo

No caso de uma apresentação de Artigo em formato Áudio, o arquivo deverá ser enviado em CD por correio postal para:.. Comitê Editorial INFEIES - RM

Especialista em Cardiologia e em Arritmia Clínica pelo Instituto do Coração (InCOR), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP)..

Art. 11 Atividades e projetos em contenção envolvendo cultivo de OGM em grande escala devem seguir as normas de biossegurança estabelecidas no Capítulo V desta Resolução Normativa

Acima, plano aberto durante show do Sublime, no festival SWU, em outubro de 2010, no interior de São Paulo; ao lado, algumas das cerca de 500 capas produzidas por Marcos Hermes, como

VUOLO, J.H. Fundamentos da Teoria de Erros, Edgard Blucher Ltda, São Paulo, 1992 YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos, Bookman, Porto Alegre, 2005.. Quando a