• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM. Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca Alberto Martins de Carvalho ÍNDICE. Número 1 - Ano XXI FEVEREIRO 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM. Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca Alberto Martins de Carvalho ÍNDICE. Número 1 - Ano XXI FEVEREIRO 2017"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

BOLETIM

Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga

Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

Número 1 - Ano XXI FEVEREIRO 2017

(2)

FÉRIAS DE NATAL PARA RECORDAR

As Bibliotecas Públicas desenvolveram diversas actividades durante as férias de natal. As crianças e jovens participaram em ateliers de expressão plástica e escrita criativa, leram livros e ouviram poemas e histórias de natal. Jogaram jogos de tabuleiro, navegaram na Internet, requisitaram livros para ler durante as férias… e até conversaram com o Pai Natal!

A sala Infantil e Juvenil foi palco de encontro de amigos mas também de novas amizades e fantásticas aventuras!

ENFEITES DE NATAL! - ATELIER DE EXPRESSÃO PLÁSTICA

APRENDER A BRINCAR. OFICINA DE PALAVRAS EM LÍNGUA INGLESA

(3)

Artigo 1- Entidade promotora

O concurso de Leitura “Lê melhor quem Lê mais” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Arganil através da Biblioteca Miguel Torga, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Arganil e a Rede de Bibliotecas Escolares e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de hábitos de leitura e a prática da leitura em voz alta nas crianças que frequentam o 4º ano de escolaridade, aliado ao incentivo na utilização das tecnologias da informação.

Artigo 2 - Condições de participação

2.1 - Serão admitidas a concurso todas as crianças que frequentem o 4º ano de escolaridade nas Escolas do Concelho de Arganil

2.2 – As inscrições decorrem até 23 de Janeiro de 2017.

2.2.1 - As inscrições deverão apresentar o nome completo dos alunos e respetivas turmas/escolas e enviadas para o seguinte endereço de e-mail: rita.cunha@cm-arganil.pt.

Artigo 3 - Critérios de seleção

As provas a efetuar pelos concorrentes serão avaliadas segundo os seguintes critérios:

a) - Leitura sem “atropelos”, em que se nota que a criança conhece e lê de forma natural as palavras.

b) - Boa dicção, a criança para além de ler bem, pronuncia bem as palavras, demonstra que conhece perfeitamente os sons.

c) - Tornar a leitura um prazer para quem ouve, a leitura é expressiva e há harmonia entre as palavras, os sons e os significados.

d) - Grau de dificuldade do texto escolhido, as palavras que constituem o texto são de difícil articulação e o texto é complexo.

e) - A qualidade do vídeo criado.

Artigo 4 - Fases do concurso

4.1 – O concurso decorre em três fases:

4.1.1 - Primeira fase decorrerá em sala de aula e é da responsabilidade dos professores da turma. Entre os concorrentes inscritos no concurso passarão à fase seguinte os três melhores classificados, que representarão a turma segundo os critérios referidos no artigo 3. 4.1.2 - A segunda fase será realizada na Biblioteca da Escola com a presença das técnicas da Biblioteca Municipal.

4.1.2.1 - Os candidatos que passarem à segunda fase escolherão um conto ou um poema retirado de um livro que conheçam.

4.1.2.2 - No dia marcado para a realização da segunda fase, segundo um calendário pré-estabelecido, o concorrente lerá o conto ou o poema enquanto é filmado pelos técnicos da Biblioteca Municipal ou pelos

11ª EDIÇÃO CONCURSO DE LEITURA "LÊ MELHOR

QUEM LÊ MAIS"

À semelhança dos anos anteriores, a Biblioteca Municipal promove o Concurso de Leitura "Lê melhor quem lê mais", uma iniciativa da Câmara Municipal de Arganil através da Biblioteca Miguel Torga, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Arganil e a Rede de Bibliotecas Escolares.

Este concurso tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de hábitos de leitura e a prática da leitura em voz alta nas crianças que frequentam o 4º ano de escolaridade, aliado ao incentivo na utilização das tecnologias da informação.

4.1.3.3 – Em seguida o(a) representante da turma fará a leitura em voz alta, de um texto que lhe será entregue no momento. A seleção do livro/texto é da responsabilidade da entidade promotora do concurso.

Artigo 5 - Constituição do Júri

5.1. - O Júri será constituído por cinco elementos nomeados pelo Senhor Presidente da Câmara ou quem ele designar.

Artigo 6 - Pontuação na Final

6.1 – A pontuação atribuída será de 1 a 5 pontos.

6.2 – O júri elegerá o melhor vídeo através de uma pontuação secreta e individual, de acordo com os critérios enunciados no artigo 3.

6.3 - No final da visualização dos filmes de cada turma, os membros do júri informarão o Presidente da Mesa das respectivas votações.

6.4 – O vídeo eleito em cada turma será aquele que tiver a pontuação mais alta.

6.5 - O Presidente da Mesa informará os concorrentes dos resultados auferidos e indicará o nome do vencedor.

6.6 – A leitura em voz alta do representante da turma será votada através de placa numerada no final de cada leitura.

6.5 – O vencedor será aquele que obtiver maior número de pontos no vídeo e na leitura em voz alta.

Artigo 7 – Empate

7.1 - Neste caso os concorrentes farão a leitura de um novo texto que lhe será entregue no momento. A leitura será feita individualmente sem a presença dos outros concorrentes empatados. No final das leituras, o júri fará apreciação das mesmas e determinará o vencedor.

Artigo 8 – Prémios

8.1 – Serão atribuídos prémios ao 1º, 2º e 3º classificados.

8.2 - Os prémios serão constituídos por livros, num valor total de 90 euros. 8.3 – Os prémios serão entregues no final do concurso.

Artigo 9 – Calendário

9.1 - A primeira eliminatória decorre até 3 de Fevereiro de 2017. 9.2 - A segunda eliminatória decorre até 10 de Março de 2017. 9.3 - A final realizar-se-á no dia 21 de Março de 2017.

Datas da 2ª Eliminatória

Escola Turma Data da 2ª eliminatória Pomares POM - Prof. Sandra Pedro 9 Fevereiro, 11h S. Martinho da Cortiça Turma A - Prof. Maria João Cavaleiro 13 Fevereiro, 14h

(4)

ENCONTRO ANUAL - LEITURA DAS MEMÓRIAS

Realizou-se no dia 25 de Janeiro o Encontro Anual de Utentes das IPSS de Arganil e Secarias (Santa Casa da

Misericórdia), Sarzedo (Centro Social e Paroquial); Vila Cova de Alva (Santa Casa da Misericórdia); Folques

(Assistência Folquense); Cepos (Centro de Dia da Freguesia) no âmbito do Serviço de Leitura: A Leitura das

Memórias que a Biblioteca Municipal desenvolve desde há 12 anos.

Este Serviço de Leitura dirige-se aos Utentes das IPSS, nomeadamente aos mais velhos, mas também a todos os Funcionários, Técnicos, Dirigentes e à Comunidade em geral que dele pretenda usufruir. Uma vez por mês um técnico da Biblioteca Municipal desloca-se aos Centros e Lares de Dia para dinamizar um encontro em que a leitura e a conversa pretendem transmitir momentos de socialização entre os utentes presentes nas sessões.

Mas este serviço tem ainda outro objectivo primordial que é o de criar um espaço de Leitura nos Centros de Dia e nos Lares. Todos os meses são entregues vários livros e revistas que ficam disponíveis para empréstimo. Na visita seguinte os livros e revistas são substituídos por outros.

Complementando este Serviço de Leitura acontece o Encontro Anual no Auditório da Biblioteca, no qual cada Instituição (Direcção, Técnicos, Auxiliares e Utentes) contribui com os seus “talentos” para tornar o Encontro um espaço de partilha de leitura (poesia, contos, testemunhos) mas também cantigas, teatro, música e muita, muita alegria.

(5)

A Senhora Vereadora da Cultura, Paula Dinis, fechou o Encontro agradecendo a presença de todos e a colaboração das Instituições envolvidas cuja parceria com a Câmara Municipal / Biblioteca Municipal tem permitido desenvolver níveis mais elevados de literacia em grupos de idade mais avançada. Agradeceu ainda à Biblioteca M u n i c i p a l p e l o t r a b a l h o q u e t e m desenvolvido junto das IPSS e pelo sucesso deste Encontro.

No final as Instituições brindaram-se O Encontro foi enriquecido com a participação do Sr. João Bilha que nos deliciou com contos e poesia. A Prof. Graça Moniz, presença habitual nestes Encontros, não pôde estar presente este ano por razões de saúde.

O Agrupamento de Escolas de Arganil através da Professora Bibliotecária Coordenadora, Eulália Nunes e dos jovens que integram o projecto Ler e P a r t i l h a r P r a z e r a D o b r a r c o m Solidariedade tem trazido a este Encontro uma nota de juventude e graciosidade que nos encanta. Este ano com Inês Pereira, Carolina Ferreira, Joana Tavares, M é l a n i e F e r n a n d e s e C a r o l i n a Castanheira houve leitura de textos em prosa e poesia acompanhada por notas musicais.

(6)

E S P A Ç O I N F A N T I L

Um espaço para ti…

na Biblioteca Municipal Miguel Torga e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

SUGESTÕES DE LEITURA

Volta ao Mundo em 80 Dias, um livro de Júlio Verne

“Phileas Fogg, um aristocrata inglês, faz uma aposta arrojada com os membros do seu clube em como dará a volta ao mundo em 80 dias. Parte então à aventura, acompanhado pelo seu criado. Para vencer o desafio, teria de estar de volta a Londres no dia 21 de Dezembro de 1872, às vinte horas e quarenta e cinco minutos. Porém, Fogg é acusado de estar por detrás do assalto ao Banco de Inglaterra, o que fará com que o detective Fix parta no seu encalço, perseguindo-o para onde quer que Fogg vá.

Do Egipto à Índia, e depois para a China, Japão, Estados Unidos (São Francisco e Nova Iorque) e de volta a Inglaterra, somos levados numa viagem através de vários continentes, em diversos meios de transporte existentes na época - vapores, comboios, carruagens, e até mesmo elefante -, numa jornada emocionante que desperta o nosso espírito de aventura e nos leva de volta à infância.”

Fonte: wook

As Aventuras de Huckleberry Finn, um livro de Mark Twain

O romance conta a história do pequeno Huck Finn, um miúdo travessso e avesso à escola e a toda a forma de disciplina, filho de um alcoólico inveterado, confiado a duas respeitáveis senhoras e protegido por um juiz, para que o pai não possa pôr as mãos num tesouro que o miúdo e o seu amigo Tom Sawyer haviam encontrado. No entanto, o pai acaba por encontrar o garoto e ambos vivem juntos durante algum tempo, até que Huck foge com Jim, um escravo que pretende atingir o Norte dos Estados Unidos da América, onde a escravatura não existe, e assim encontrar a liberdade. Os dois companheiros separam-se e reencontram-separam-se, no meio de peripécias várias, muitas delas perigosas, incluindo a associação com gente desonesta, diversas experiências violentas e a venda e posterior libertação de Jim, até que se sabe que uma das respeitáveis senhoras falecera, deixando uma fortuna a Huck e a liberdade a Jim. Ao saber que uma tia o quer adotar, porém, Huck foge da «civilização», de que se mostra farto, dirigindo-se para o Oeste ainda por desbravar. (..) O tema das Aventuras

de Huckleberry Finn é, de facto, o conflito entre a felicidade do homem no seio da natureza e a sua corrupção em sociedade.

Fonte: www.infopedia.pt/$as-aventuras-de-huckleberry-finn Livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura

Obras disponíveis na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil

C

URIOSIDADES

:

Carnaval português

Em Portugal, as brincadeiras carnavalescas começam a fazer história por volta do século XVI, quando um homem do povo atira uma “laranjada” a um nobre. As partidas chegaram a ser violentas: havia brigas e vassouradas, baldes de água (e de outras coisas) despejados das janelas, lixo arremessado, cal esfregada nas roupas e nos cabelos, escadas ensaboadas à espera do trambolhão. Estas práticas foram proibidas e o Carnaval entrou na ordem dos cortejos, nas batalhas das flores que ainda hoje animam Loulé e, nos salões de baile.

Fonte: http://ensina.rtp.pt/artigo/carnaval-a-serio

V

Ê LÁ SE SABES

P

ASSATEMPOS

1 – A 3 de Fevereiro de1488, Bartolomeu Dias foi o primeiro europeu a dobrar o:

- Cabo das Tormentas - Cabo da Roca

2 - A 18 de fevereiro de 1885 é lançada a primeira edição de "As Aventuras de Huckleberry Finn". O autor é:

- Mark Twain - Enid Blyton

3 – A 6 de fevereiro de 1825, nasce o escritor francês Jules Verne, autor do livro:

- “Volta ao Mundo em 80 Dias". - “O Apelo da Selva”

(7)

Um espaço dedicado aos Jovens dos 12 aos 25 anos

Espaço Jovem

SABIAS QUE?

A história do Dia de São Valentim remonta ao século III d.c. A lenda diz que o Imperador Romano Cláudio II proibiu os casamentos, com o argumento de que os rapazes solteiros e sem laços familiares, eram melhores soldados. Um sacerdote da época, de nome Valentim, desrespeitou este decreto i m p e r i a l e c o n t i n u o a r e a l i z a r casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte, tendo sido executado no dia 14 de Fevereiro, por volta do ano 270 d.c. Para saber mais sobre S. Valentim, o padroeiro dos namorados, consulta:

http://www.janelaitalia.com/lendas-de-sao-valentim-o-padroeiro-dos-namorados/

TEMPO PARA A POESIA:

Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo Para atravessar contigo o deserto do mundo Para enfrentarmos juntos o terror da morte Para ver a verdade para perder o medo Ao lado dos teus passos caminhei Por ti deixei meu reino meu segredo Minha rápida noite meu silêncio Minha pérola redonda e seu oriente Meu espelho minha vida minha imagem E abandonei os jardins do paraíso Cá fora à luz sem véu do dia duro Sem os espelhos vi que estava nua E ao descampado se chamava tempo Por isso com teus gestos me vestiste E aprendi a viver em pleno vento

Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'Livro Sexto' TEMA EM DESTAQUE:

14 DE FEVEREIRO - DIA DE S. VALENTIM

O Dia dos Namorados, ou Dia de São Valentim, celebra-se a 14 de Fevereiro. Este dia é conhecido por ser o dia mais romântico do ano, celebra-se o amor, a paixão entre amantes e a partilha de sentimentos.

Grandes obras literárias trouxeram histórias de amor imortalizadas pelo tempo, envolvendo gerações de leitores, ganhando impulso com adaptações igualmente clássicas no cinema e no teatro. Aproveitamos esta data para divulgar

algumas destas histórias.

Orgulho e Preconceito, Jane Austen Uma história clássica que decorre na sociedade inglesa rural. Em pleno século XVIII, os seus protagonistas enfrentam os seus interesses, emoções e origens, com um louco “vaivém”, uns quantos mal entendidos e sentimentos ocultos.

O Monte dos Vendavais, Emily Brontë O centro do argumento desta mítica história britânica é um romance tempestuoso. Tudo começa com a chegada de uma criança abandonada ao Monte dos Vendavais. Catherine, a filha do dono inicia uma relação às escondidas com o hóspede, o que levará a uma complicada situação familiar.

Anna Karenina, Léon Tolstoi

Outra jóia da literatura e outra história de amor que surge entre a aristocracia. Anna Karenina e o conde Vronski apaixonam-se e, partir daí, a sua história entra num turbilhão de emoções, com casamentos e fofocas pelo meio.

De acordo com o Manifesto da Unesco para as Bibliotecas Públicas, a biblioteca pública deve fornecer as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais. Através da troca de

(8)

ACTIVIDADES PARA O MÊS DE FEVEREIRO

FICHA TÉCNICA

EDIÇÃO: Câmara Municipal de Arganil DIRETOR: Presidente CMA, Ricardo Pereira Alves COORDENAÇÃO: Margarida Fróis

TEXTOS DE: Margarida Fróis, Miriella de Vocht,

Rita Cunha

DESIGN: Alexandra Novais

IMPRESSÃO: Biblioteca Municipal de Arganil

SERVIÇOS PRESENCIAIS:

- Livre acesso às estantes - Empréstimo domiciliário

- Serviço de referência feito por técnicos especializados na área das Bibliotecas.

- Apoio aos utilizadores na utilização e acesso às tecnologias de Informação e Comunicação.

- Apoio à auto-formação em espaço próprio. - Reprodução de documentos: fotocópias e digitalização. - Internet sem fios em toda a Biblioteca

- Acesso ao arquivo de jornais e revistas.

SERVIÇOS ON-LINE:

A partir do Portal em www.bibliotecas.cm-arganil.pt

pode aceder:

- Ao Catálogo Bibliográfico da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

- Á página da Biblioteca no Facebook - Ao catálogo da Hemeroteca do Concelho

- Á Comarca Digital – que permite pesquisar notícias desde 1901, publicadas n'A comarca de Arganil

- Resevas on-line

- Divulgação de eventos/actividades

CONTACTOS

Biblioteca Municipal de Arganil

Av. das Forças Armadas - 3300-011 Arganil Tel.: 235200135

Email: bib-arganil@cm-arganil.pt Horário: 2ª a 6ª: 9:00h - 18:30h Sábados: 09:00h - 13:00h

Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

R. Comendador Eduardo Francisco Filipe 3305-124 Côja - Tel.: 235729489

Sugestão de Leitura

EXPOSIÇÃO DE

DESENHO

AOS PARES

de Teresa Nunes

6 a 28 de Fevereiro

Átrio da Biblioteca

Municipal

APRESENTAÇÃO DO LIVRO

19 de Fevereiro de 2017 às 15h30

Auditório da Biblioteca Municipal

ANTHERO DA VEIGA - Arganilense -

Republicano - Guitarrista -

Diplomata

Sessão de Abertura

Apresentação do livro "Anthero da Veiga -

Arganilense, Republicano, Guitarrista, Diplomata" de Luiz Alte da Veiga e Pedro

Jorge, por Quaresma Ventura.

Declamação de poemas de Anthero da Veiga por João Bilha

Apresentação de duas composições de Anthero da Veiga pelos seus trinetos: Mariana (violoncelista) e Manuel (violinista)

Fado de Coimbra por Fernando Rolim e Álvaro Aroso.

Projecção de composições de Anthero da Veiga, gravadas em 1929, acompanhado à guitarra de bordões por seu filho Eugénio da Veiga.

SERÃO DOS AMIGOS DE LER

13 de Fevereiro

O próximo serão que se realiza no dia 13 de Fevereiro, pelas 21h00 na Biblioteca Municipal, vai ter como tema a palavra MÁSCARA.

COMPANHEIROS DE LEITURA 25 de Fevereiro

“Companheiros de Leitura” é um programa de promoção de leitura dinamizado pela Prof. Anabela Sêco, dirigido às crianças e aos adultos que as acompanham. Realiza-se aos sábados às 11.00h, para que todos possam vir à Biblioteca ouvir histórias e falar de livros.

Traga as suas crianças e divirta-se com os livros e as leituras.

A posição de James Joyce no panorama da ficção contemporânea é, tal como a de Marcel Proust, de iniciador de caminhos, ao mesmo tempo que lhe cabe a responsabilidade de liquidatário do sentido tradicional do romance europeu. Se Retrato do Artista Quando Jovem é apenas o trânsito para a desmesura do Ulisses e também o trânsito necessário para Finnegans Wake, a verdade é que representa um dos volantes do tríptico fundamental da obra de Joyce.

A história de um jovem irlandês, educado pelos jesuítas, aparece aqui em todos os seus múltiplos módulos. Inteligente, brilhante, os jesuítas tentam conduzi-lo para os seus quadros, mas o jovem Estêvão Dedalus resiste ao apelo, cortando violentamente com a sua juventude para vir a encontrar-se perante a necessidade do exílio como única possibilidade de afirmação total e livre. Esta palavra liberdade, tantas vezes repetida pelo jovem Estêvão Dedalus, apela para uma outra fundamental no percurso do jovem romancista: o exílio. É este binómio a chave de algumas posições míticas do tríptico constituído por Retrato do Artista Quando Jovem, Ulisses e Finnegans Wake.

Alfredo Margarido (fonte: contracapa do livro)

Referências

Documentos relacionados

Alguns fatores ainda podem potencializar o crescimento do país no médio prazo: crescimento da demanda doméstica; maior urbanização; crescimento dos consumidores urbanos de renda

O tema escolhido para realização do TCC foi decorrente de algumas observações vindas do estágio obrigatório. Com a grande influência da mídia dentro das escolas,

12.1 - O presidente de júri será substituído nas suas faltas e impedimentos por um dos vogais efetivos, Leane Silva Leite – Psicóloga do Agrupamento. 12.2 - Nos

Este serviço do Município de Arganil / Biblioteca Municipal dá apoio e colaboração às Bibliotecas das EB1+JI do Agrupamento de Escolas de Arganil na arrumação das estantes

 Faça um algoritmo que leia uma matriz mat 4 x 4, e imprima na tela a soma dos elementos abaixo da diagonal principal da

6 Carlos Costa Cardoso ACA ACA Não Sim Rejeitada Futebol Society, Tênis de Mesa, Vôlei Quarteto de Quadra.. 7 Cristiane Pinheiro Maia de Araujo ACA ACA Sim Sim Homologada

Para o propósito da biblioteconomia e da ciência da informação, informação se constitui de “[...] estruturas simbolicamente significantes […] que apresentam

111 Fábio Teixeira Oliver Não alcançou o mínimo de 40.00 pontos no item 'Média Final da Entrevista'.. 33 Gevanilda Lourenço Soares Sem documentação 93 Gilsineia Marins