• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM. Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca Alberto Martins de Carvalho ÍNDICE. Número 7 - Ano XXI OUTUBRO 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM. Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca Alberto Martins de Carvalho ÍNDICE. Número 7 - Ano XXI OUTUBRO 2017"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

BOLETIM

Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga

Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

Número 7 - Ano XXI OUTUBRO 2017

ÍNDICE

ESCRITORES NA REDE DE BIBLIOTECAS DO CONCELHO DE ARGANIL...1

PA I S E F I L H O S e L E I T U R A S D A S MEMÓRIAS...2

SABE - Atividades de Animação da Leitura para o ano letivo de 2017-2018...3 e 4 ESPAÇO INFANTIL...5

ESPAÇO JOVEM...6

(2)

ESCRITORES NA REDE DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CONCELHO DE ARGANIL

Manuela Ribeiro

Pedro Seromenho

Biblioteca Municipal de Arganil 9 de Outubro

Manhã:

10h-10.45h

Pré-escolar de Sarzedo; Pré-escolar de S. Martinho da Cortiça; Pré-escolar de Pombeiro da Beira

11h-11.45h

Creche do Sarzedo; Casa da Criança

Tarde:

14h-14.45h

Pré-escolar de Arganil

Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Côja

10 de Outubro

Manhã:

10h-10.45h

Pré-escolar de Côja; Pré-escolar de Pomares e Creche de Côja

11h-11h45h

1º+ 2º ano da EB1 de Côja; EB1 de Pomares

Tarde: 14.15h - 15h

3º+ 4º ano da EB1 de Côja

O escritor/ilustrador vai encontrar-se com crianças que frequentam algumas escolas do Agrupamento de Escolas de Arganil no dia 25 de Outubro.

Pedro Seromenho Rocha, de nacionalidade portuguesa, nasceu sob a

constelação de gémeos em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde actualmente reside. Embora formado em Economia, Pedro Seromenho dedica-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros para várias editoras nacionais e brasileiras.

Dia 25 de Outubro Manhã:

10h-10.45h EB1 de Sarzedo

EB1 de S. Martinho da Cortiça e Pombeiro da Beira

Tarde:

14h-14.45h

Eb1 de Arganil 1º+ 2º ano

Manuela Ribeiro nasceu nas

Caldas da Rainha em 1951. É licenciada em Estudos Germanísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, fez o curso de língua italiana no Instituto Italiano de Cultura (Lisboa) e foi bolseira do Governo Neerlandês para frequência do “Zommercursus voor nederlandse taal en kultuur” em Utreque, Países Baixos.

Pertenceu ao Grupo de Teatro Alemão do Goethe Institut. É autora dos romances juvenis “Horas de Acordar” e “Eu Sou Bom Mas Não Me Gabo”, das coleções “Aventuras de Miguel e Ricardo” e “Para os mais Pequenos” (cujo título “A Plantinha dos meus Pais” integra as listas do Plano Nacional de Leitura, estando recomendado para apoio a projetos de Educação para a Cidadania) e do livro de poemas “Uma Letra, Mil Palavras” (Gato na Lua). Em 2016, foi convidada para reger uma Aula Aberta subordinada ao tema “Literatura para a infância: a palavra gratificante” na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Atualmente dedica a maior parte do seu tempo à escrita e a dinamizar sessões de promoção da leitura em escolas e bibliotecas de todo o País.

(3)

PAIS E FILHOS LIVROS E TERNURA - CRECHES

O Serviço de Leitura que prestamos nas Creches tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento cognitivo das crianças desde a mais tenra idade, desenvolver hábitos de leitura em família e divulgar a importância do livro e da leitura desde o berço.

De quinze em quinze dias a Biblioteca Pública vai à Creche. Após a leitura de uma história, a Técnica de Animação de Leitura, distribui pelas crianças os sacos de leitura onde vai um livro para a criança e um livro para os pais em empréstimo domiciliário.

No saco vai também um pequeno bloco que serve de ligação entre a Biblioteca e os Pais para que estes possam enviar mensagens indicando o título ou o tipo de livro que gostariam de receber.

Este Serviço de Leitura dirige-se aos Utentes das IPSS, nomeadamente aos mais velhos, mas também a todos os Funcionários, Técnicos, Dirigentes e à Comunidade em geral que dele pretenda usufruir.

Uma vez por mês um técnico da Biblioteca Municipal desloca-se aos Centros e Lares de Dia para dinamizar um encontro em que a leitura e a conversa pretendem transmitir momentos de socialização entre os utentes presentes nas sessões.

LEITURA DAS MEMÓRIAS

MÊS DE OUTUBRO

Assistencia Folquense 11

Centro Social Paroquial do Sarzedo 12

Santa Casa de Arganil 13

Associação Humanitária e Social da Casa do Povo de Barril de Alva

19

Centro Social Freguesia de Cepos 25

Centro de Dia Vila Cova de Alva 26

Centro de Dia Secarias 27

Mês de Outubro Creche do Sarzedo 3, 17 e 31

Casa da Criança de Arganil 4 e 18

(4)

SERVIÇO DE APOIO ÀS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO CONCELHO DE ARGANIL

2017-2018

Este serviço do Município de Arganil / Biblioteca Municipal dá apoio e colaboração às Bibliotecas das EB1+JI do Agrupamento de Escolas de Arganil na arrumação das estantes e no empréstimo domiciliário para além de desenvolver um intenso trabalho na área da promoção da leitura através de várias actividades que desenvolve regularmente ao longo do ano escolar e que aqui se anunciam.

CONHECER A BIBLIOTECA ESCOLAR: FORMAÇÃO DE UTILIZADORES

Destinatários: Utilizadores das Bibliotecas Escolares do 1º CEB + JI.

Objetivos: Familiarizar os utilizadores com os diversos serviços e setores que a Biblioteca Escolar disponibiliza; fornecer

instrumentos e técnicas de orientação individual com o intuito de criar utilizadores autónomos; dar a conhecer as diversas ferramentas de pesquisa virtual no Portal das Bibliotecas do concelho de Arganil e no Catálogo Bibliográfico concelhio.

Descrição da atividade: Esta atividade será desenvolvida em 4 sessões,

com atividades teórico-práticas de formação de utilizadores: conhecer (e rever) o regulamento da BE; conhecer melhor a organização das estantes através da Classificação Decimal Universal e identificar a sinalética nela afixada; exploração virtual da Biblioteca e conhecer as ferramentas da Web 2.0 disponíveis no Portal em http://bibliotecas.cm-arganil.pt/. Estas sessões incluem jogos de descoberta, perícia e entretenimento.

Calendarização: Quinzenal em 4 sessões.

1ª SESSÃO: EXPLORAÇÃO FÍSICA DA BIBLIOTECA

- Visita guiada à Biblioteca Escolar;

- Conhecer o regulamento da Biblioteca Escolar: normas e regras, inscrição e empréstimo.

2ª SESSÃO: EXPLORAÇÃO FÍSICA DA BIBLIOTECA (continuação)

- Conhecer a arrumação do fundo documental de acordo com a organização das estantes.

- Saber fazer a ligação entre o documento (através da cota), a tabela da CDU (Classificação Decimal Universal) e a arrumação dos livros nas estantes (sinalética de estante e prateleira).

3ª SESSÃO: EXPLORAÇÃO VIRTUAL DA BIBLIOTECA

- Apresentação do Portal das Bibliotecas do Concelho de Arganil. Explorar os diversos separadores e principais zonas de informação.

- Aceder ao catálogo, perceber como pesquisar informação e como reservar livros que pretendam requisitar. - Perceber a diferença entre Biblioteca Digital e em Papel.

4ª SESSÃO: JOGO DE CONHECIMENTO

- Na última sessão os utilizadores vão rever os conhecimentos adquiridos ao longo das sessões, através de um divertido Quiz.

PAIS E FILHOS: LIVROS E TERNURA

Destinatários: Crianças que frequentam o Pré-escolar e o 1º ano do 1º CEB

Objetivos: Esta atividade tem como objetivo desenvolver hábitos de leitura em família, proporcionando aos pais e filhos o contacto com os diversos materiais de leitura.

Pretende também criar laços de afetividade nas crianças com os livros e as histórias e aproximar os pais das bibliotecas, dando a conhecer a importância do livro e da leitura desde a mais tenra idade.

Participação: As famílias interessadas em participar neste programa de leitura devem fazer a sua inscrição como utilizadores da Rede de Bibliotecas do Concelho, através de impresso próprio. - Devem preencher um questionário onde dão a conhecer os seus hábitos de leitura permitindo assim criar o perfil leitor da família, a partir do qual são selecionados os livros que no final de cada sessão as crianças levam para casa.

- Às Famílias inscritas é distribuído um saco de leitura que as crianças levam para casa no final de cada sessão onde vão os livros que requisitaram + o livro ou livros que levam para a família.

(5)

LER E PARTILHAR, VIVER E APRENDER!

Destinatários: Crianças que frequentam o 2º, 3º e 4º ano no Agrupamento de Escolas de Arganil.

Objetivos: Despertar nas crianças o gosto e o prazer da leitura a partir da magia dos contos e histórias ouvidas e contadas; dar a conhecer a vida e obra de escritores de literatura infantil e juvenil; incentivar o empréstimo domiciliário; trabalhar o imaginário infantil, estimular nas crianças a curiosidade pelo saber, desenvolver a prática da oralidade e saber intervir em grupo.

Descrição:

Esta atividade é composta por 3 ações distintas com objetivos comuns: - Espaço de partilha onde se trocam opiniões sobre as leituras, os livros e os autores.

- Espaço de leitura onde se leem histórias e contos

- Espaço de requisição de livros onde se escolhem os livros para levar para casa.

Nota: Esta atividade contemplará também livros sugeridos pelos professores que considerem interessantes para trabalhar em leitura recreativa, para

posterior exploração em sala de aula.

Calendarização: Ao longo do ano de quinze em quinze dias

AS VÁRIAS FACES DA LEITURA

Destinatários: Crianças integradas em turmas do 1º ciclo e Pré-escolar

Objetivo: Estimular a utilização dos vários recursos das Bibliotecas Públicas despertando o gosto pela sua frequência ao longo da vida.

Descrição da atividade:

A partir de várias atividades baseadas em diferentes suportes de leitura, do livro às novas tecnologias de comunicação e informação, as crianças são levadas a perceber as diferenças entre a Biblioteca Escolar e Biblioteca Pública.

Calendarização: Ao longo do ano com marcação prévia

- No saco vai também um pequeno bloco que serve de ligação entre a Biblioteca e a Família. Neste bloco os pais podem escrever mensagens indicando os títulos, ou o género de livro que gostariam que lhes fosse enviado.

Descrição: Esta atividade de promoção da Leitura é composta por 3 momentos:

1 – Leitura de uma história

2 – Conversa sobre os livros e as histórias que levaram para casa

3 – Escolha dos livros nas estantes da Biblioteca Escolar e requisição dos mesmos para empréstimo domiciliário.

Calendarização:Ao longo do ano de quinze em quinze dias.

Nota: Algumas sessões podem decorrer na Biblioteca Pública, aceitando-se marcações dos Professores e Educadores. A vinda à Biblioteca Pública

(6)

E S P A Ç O

I N F A N T I L

Um espaço para ti… na Biblioteca Municipal Miguel Torga e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

S

UGESTÕES DE LEITURA

"Cheguei atrasado à escola porque..."

,

um livro de Davide Cali com ilustrações de Benjamin Chaud

"DESCULPAS, DESCULPAS! …

Ou será mesmo verdade?

PRIMEIRO, umas formigas gigantes roubam o pequeno-almoço.

Depois, aparecem ninjas ferozes, uma gigantesca teia de aranha, um monstro-bolha peganhento e outros assombrosos imprevistos a caminho da escola…

Davide Cali e Benjamin Chaud, apresentam mais uma história hilariante e cheia de peripécias, inventando desta vez uma infindável (e útil!) lista de desculpas para quem chega sempre atrasado às aulas.

Fonte: interior do livro. Editado pela Orfeu em 2016

—Travalengas a dobrar”

um livro de José Dias Pires e ilustrações de Yara Kono

Não é preciso saber

Ler a correr

E escrever sem errar. Mas é preciso contar Que, para poderes viajar Com as letras engasgadas E as palavras engraçadas,

É bom gostar de cantar, E é melhor saber sonhar. Só assim podes sentir

Como é tão bom sorrir,

No comboio das brincadeiras, Com as palavras viageiras.

Queres vir experimentar?

Então está bem,

podes entrar!

Obras disponíveis na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil

C

URIOSIDADES

:

Nos primeiros anos de Jogos Olímpicos, competições de arte faziam parte das provas. Eram atribuídas medalhas para arquitectura, literatura, música, pintura e escultura.

As lontras dão as “mãos‘ enquanto dormem para terem a certeza de que não se afastam uma das outras. A soma de todos os números de uma roda de roleta – jogo comum nos casinos – é 666.

Fonte: Visão Júnior, nº 159 (Agosto 2017)

V

Ê LÁ SE SABES

P

ASSATEMPOS

1 – No dia 23 de outubro celebra-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.

- Verdadeiro - Falso

2 – A 8 de Outubro de 1998, José Saramago recebe o Nobel da Literatura, tornando-se o primeiro escritor de

língua portuguesa a ser distinguido com este prémio. Em que pais decorreu a cerimónia? - Suíça

- Suécia

ENVIA AS TUAS RESPOSTAS PARA bib-arganil@cm-arganil.pt E TERÁS UMA SURPRESA!

Fonte: contracapa do livro Livro editado pela Booksmile em 2016

Letras loucas e engraçadas, palavras tontas e engasgadas.

(7)

Um espaço dedicado a jovens dos 12 aos 25 anos!

De acordo com o Manifesto da Unesco para as Bibliotecas Públicas, a biblioteca pública deve fornecer as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.

Através da troca de opiniões e experiências tenta-se como objectivo último incutir nos adolescentes o gosto pela leitura voluntária! Ler e aprender por prazer!

TEMA EM DESTAQUE:

A ideia de criar o Dia Mundial da Alimentação surgiu em 1979 na conferência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objectivo deste evento consiste em elevar a consciência pública sobre o problema mundial da alimentação e em reforçar a solidariedade na luta contra a fome, a malnutrição e a pobreza.

“Mudar o futuro da migração.

Investir em segurança alimentar e

desenvolvimento rural”

O mundo está em constante movimento. Até hoje e devido ao aumento dos conflitos e a instabilidade política, mais pessoas foram forçadas a fugir das suas casas do que em qualquer outra altura desde a Segunda Guerra Mundial. No entanto, a fome, a pobreza e um aumento nos eventos climáticos extremos relacionados com as mudanças climáticas são outros fatores importantes que contribuem para o desafio da migração. (…)

Três quartos das pessoas que vivem em pobreza extrema baseiam os seus meios de subsistência na agricultura ou em outras atividades rurais. A criação de condições que permitem que as populações rurais, especialmente os jovens, permaneçam nas suas casas é um componente crucial de qualquer plano para enfrentar o desafio migratório.

O desenvolvimento rural permite a criação de oportunidades de negócio e empregos, e poderá conduzir ainda a um aumento da segurança alimentar, à criação de meios de vida mais resilientes, ao melhor acesso à protecção social, à redução de conflitos sobre os recursos naturais e à criação de soluções para combater a degradação ambiental e as mudanças climáticas.

Adaptado a partir do site www.fao.org

SABIAS QUE?

No dia 9 de Outubro celebra-se o Dia Mundial dos Correios.

Os CTT de Portugal comemoram em 2020, 500 anos da sua existência. Antes da sua existência as mensagens eram confiadas a viajantes e peregrinos ou, no caso da nobreza e casas reais, a escudeiros que se transformavam em enviados de boas e más novas. A entrega de más notícias deu, aliás, origem à famosa expressão “não matem o mensageiro”.

TEMPO PARA A POESIA:

SETEMBRO

agora o outono chega, nos seus plácidos meneios pelas vinhas, um dos vizinhos passa um cabaz de maçãs por sobre a vedação: redondas, verdes, o seu perfume vai dentro de quinze dias ser mais forte. a noite cai mais cedo e apetece guardar certos vermelhos da folhagem e amarelos e castanhos nas ladeiras de setembro. a rádio fala no tempo variável que vem aí dentro de dias. talvez caia uma chuvinha benfazeja, a pôr no ponto certo

os bagos de uva. e há poalhas morosas, mais douradas. aproveita-se o outono no macio

enchimento dos frutos para colhê-lo a tempo. devagar, devagar. é mais doce no outono a tua pele.

Vasco Graça Moura, in "Poesia 2001/2005", Quetzal Editores, 2006

SUGESTÕES DE LEITURA:

Seymor, John - Guia prático ilustrado da auto-suficiência. - 1ª ed. - Lisboa : Artes Gráficas, 1976 MATIAS, Gonçalo Saraiva - Migrações e cidadania. Lisboa : Fundação Francisco Manuel dos Santos, cop. 2014.

MULLIGAN, Andy - Trash : os rapazes do lixo. 2ª ed. Barcarena : Presença, 2014. 199 p

COMENTÁRIOS E SUGESTÕES:

Sempre que quiseres participar com a tua opinião ou crítica, ou ainda colaborar com textos literários da tua autoria, podes fazê-lo através dos contactos disponíveis no portal das Bibliotecas do Concelho de Arganil.

(8)

FICHA TÉCNICA

EDIÇÃO: Câmara Municipal de Arganil DIRETOR: Presidente CMA, Ricardo Pereira Alves COORDENAÇÃO: Margarida Fróis

TEXTOS DE: Margarida Fróis, Miriella de Vocht,

Rita Cunha

DESIGN: Alexandra Novais

IMPRESSÃO: Biblioteca Municipal de Arganil

SERVIÇOS PRESENCIAIS:

- Livre acesso às estantes - Empréstimo domiciliário

- Serviço de referência feito por técnicos especializados na área das Bibliotecas.

- Apoio aos utilizadores na utilização e acesso às tecnologias de Informação e Comunicação.

- Apoio à auto-formação em espaço próprio. - Reprodução de documentos: fotocópias e digitalização. - Internet sem fios em toda a Biblioteca

- Acesso ao arquivo de jornais e revistas.

SERVIÇOS ON-LINE:

A partir do Portal em www.bibliotecas.cm-arganil.pt pode aceder:

- Ao Catálogo Bibliográfico da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

- Á página da Biblioteca no Facebook - Ao catálogo da Hemeroteca do Concelho - Resevas on-line

- Divulgação de eventos/actividades

CONTACTOS

Biblioteca Municipal de Arganil

Av. das Forças Armadas - 3300-011 Arganil Tel.: 235200135

Email: bib-arganil@cm-arganil.pt Horário: 2ª a 6ª: 9:00h - 18:30h Sábados: 09:00h - 13:00h

Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

R. Comendador Eduardo Francisco Filipe 3305-124 Côja - Tel.: 235729489 Email: bibamc.coja@cm-arganil.pt

NOTA: Os textos do boletim respeitam as diferentes sensibilidades ortográficas da língua portuguesa

DESTAQUES

EXPOSIÇÃO

ARGANIL EM 1910

A exposição que está patente no átrio da Biblioteca Municipal é uma reposição da exposição comemorativa dos 100 anos da Implantação da República, cuja realização técnica foi da responsabilidade da Biblioteca Municipal.

A exposição pretende dar uma imagem de como era Arganil naquela época em várias vertentes: da educação à religião, passando pela sociedade e política.

As fotografias que a documentam pertencem ao arquivo da Biblioteca Municipal e à generosidade de algumas pessoas que disponibilizaram fotografias suas para a exposição. Os textos foram retirados de obras de autores arganilenses.

Para visitar de 2 a 31 de Outubro

Átrio da Biblioteca Municipal de Arganil

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA

PIÓDÃO

A aldeia do Piódão foi eleita recentemente uma das sete maravilhas de Portugal – Aldeias. Num programa transmitido em directo pela RTP, Piódão venceu na categoria de Aldeia Remota. As 7 Maravilhas foram organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras foram apuradas pelo maior número de votos em cada uma das 7 categorias: «Aldeias Rurais», «Aldeias Autênticas», Aldeias Monumento», «Aldeias Ribeirinhas», «Aldeias em Áreas Protegidas», «Aldeias Remotas» e «Aldeias de Mar».

Para além de Piódão foram também vencedoras nas diversas categorias as aldeias de Dornes, Sistelo, Fajã dos Cubres, Castelo Rodrigo, Monsaraz e Rio de Onor foram hoje as vencedoras do concurso Sete Maravilhas de Portugal.

A exposição de fotografia que pode ser visitada na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

em Coja, durante o mês de Outubro, mostra a beleza da desta aldeia, foco primeiro do

turismo no Concelho de Arganil.

AMIGOS DE LER

9 de OUTUBRO, 21 horas

O próximo serão dos AMIGOS DE LER realiza-se no dia 9 de Outubro, pelas 21h00 na Biblioteca Municipal, e vai ter como tema a palavra O.

Aqui fica a montra de sugestões de leitura que a Biblioteca Municipal disponibiliza na Sala de Adultos.

Passe pela Biblioteca Municipal e requisite um livro ou reserve a partir de casa. Para isso basta consultar o catálogo concelhio em

http://bibliotecas.cm-arganil.pt, aceder à área reservada com o código que lhe foi entregue junto com o cartão e reservar o livro que pretende. Boas Leituras!

COMPANHEIROS DE LEITURA

28 DE OUTUBRO DE 2017 - 11h00

Companheiros de Leitura é um programa de promoção de leitura dinamizado pela Prof. Anabela Sêco, dirigido às crianças e aos adultos q u e a s a c o m p a n h a m . Realiza-se aos sábados de manhã para que todos possam vir à Biblioteca ouvir histórias e falar de livros. Faz parte do projecto “Leituras à Solta em Arganil”, que os Voluntários da Leitura estão a desenvolver no Concelho.

Traga as suas crianças e divirta-se com os livros e as leituras.

Referências

Documentos relacionados

O tema escolhido para realização do TCC foi decorrente de algumas observações vindas do estágio obrigatório. Com a grande influência da mídia dentro das escolas,

O presente documento tem como fim regulamentar os serviços que a Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga, adiante referida como BMA-MT presta à comunidade no

O concurso de Leitura “Lê melhor quem Lê mais” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Arganil através da Biblioteca Miguel Torga, em parceria com o Agrupamento de

6 Carlos Costa Cardoso ACA ACA Não Sim Rejeitada Futebol Society, Tênis de Mesa, Vôlei Quarteto de Quadra.. 7 Cristiane Pinheiro Maia de Araujo ACA ACA Sim Sim Homologada

Lanche da tarde Pão de forma na chapa com manteiga Suco de maracujá Biscoito água e sal com requeijão Suco de acerola Bolo integral de abobrinha Chá de hortelã Biscoito

The sending and receiving institutions will provide assistance, when required, in securing visas for incoming and outbound mobile participants, according to the requirements of

O aumento na incidência desta patologia levanta a questão do acréscimo de risco trombótico nas adolescentes do sexo feminino, devido à utilização de COC, o que poderá,

A leitura das memórias é um Serviço de Leitura da Câmara Municipal de Arganil através das suas Bibliotecas Públicas em parceria com as IPSS do Concelho, que teve parceria com as IPSS