• Nenhum resultado encontrado

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Fazer uso competente da língua é a capacidade de ler e produzir adequadamente textos diversos, produzidos em situações diferentes e sobre diferentes temas. Pensar em texto é pensar em nossa vida diária. Sempre estamos envolvidos em leituras, escritas, observações e análise. Quantas decisões importantes não dependem, única e exclusivamente, de uma boa leitura ou redação de texto?

O que é interpretar um texto?

A palavra interpretar vem do latim interpretare e significa explicar, comentar ou aclarar o sentido dos signos ou símbolos. Tal vocábulo corresponde ao grego análysis, que tem o sentido de decompor um todo em suas partes, sem decompor o todo, para compreendê-lo melhor.

Interpretar um texto é entendê-lo, penetrá-lo em sua essência, observar qual é a ideia principal, quais os argumentos que comprovam a ideia do autor, como o texto está escrito e outros detalhes. Não é tarefa fácil, pois vivemos em um mundo que não privilegia a compreensão profunda de nossa própria existência. Tentaremos, neste material, auxiliá-lo a fazer uma boa análise do texto em seu concurso para que você obtenha o sucesso esperado.

Saber ler corretamente

Quando se diz que um candidato deve saber ler, esta afirmação pode parecer banal, a não ser que esclareça melhor o sentido da expressão "saber ler". Ler adequadamente é mais do que ser capaz de decodificar as palavras ou combinações linearmente ordenadas em sentenças. O candidato deve aprender a "enxergar" todo o contexto denotativo e conotativo. É preciso compreender o assunto principal, suas causas e consequências, críticas, argumentações, polissemias, ambiguidades, ironias etc.

Ler adequadamente é sempre resultado da consideração de dois tipos de fatores: os propriamente linguísticos e os contextuais ou situacionais, que podem ser de natureza bastante variada. Bom leitor, portanto, é aquele capaz de integrar estes dois tipos de fatores.

CARACTERÍSTICAS DEUM TEXTO Unidade

O principal atributo de um texto — para ser considerado como tal — é a unidade. A origem do termo "texto" está relacionada a "novelo", ou seja, um emaranhado de assuntos. Assim, todo o texto perpassa uma ideia maior desenvolvida em partes. Observe como isso se dá no texto a seguir.

Destruir a natureza é a forma mais fácil de o homem se aniquilar da face da terra. Dizimando certas espécies de animais, por exemplo, interfere na cadeia alimentar, causando desequilíbrios que produzirão a extinção de seres essenciais à harmonia do planeta. Jogando diariamente toneladas de produtos químicos poluentes, o ser humano causa a destruição do meio ambiente.

Perceba que o texto anterior está dividido em três períodos, cada um com uma ideia específica. No entanto, o tema principal é a destruição do meio ambiente. Aí está a nossa unidade.

Geralmente, as bancas exigem do candidato, no concurso, algumas questões relacionadas a essa unidade.

Clareza

Clareza é a capacidade que o autor teve de construir um texto facilmente compreensível pelo leitor. Nem sempre o concurso proporcionará um trecho com clareza. Por isso, muita atenção.

(2)

intolerável que... ", "como podemos tolerar que... " etc.

Nesse ponto, cabe esclarecer que o próprio termo "tolerância" tem dois significados, um positivo e outro negativo, e que, portanto, também tem dois significados, respectivamente, negativo e positivo, o termo oposto. Em sentido positivo, a tolerância se opõe à intolerância em sentido negativo;

e vice-versa, ao sentido negativo de tolerância se contrapõe o sentido positivo de intolerância.

Intolerância, em sentido positivo, é sinônimo de severidade, rigor, firmeza, qualidades que se incluem todas no âmbito das virtudes; tolerância em sentido negativo, ao contrário, é sinônimo de indulgência culposa, de condescendência com o mal, com o erro, por falta de princípios, por cegueira diante dos valores. É evidente que, quando fazemos o elogio da tolerância, reconhecendo nela um dos princípios fundamentais da vida livre e pacifica, pretendemos falar da tolerância em sentido positivo.

Tolerância em sentido negativo se opõe a firmeza nos princípios, ou seja, à justa ou devida exclusão de tudo o que pode causar dano aos indivíduos ou à sociedade. Se as sociedades despóticas de todos os tempos e de nosso tempo sofrem de falta de tolerância em sentido positivo, as nossas sociedades democráticas e permissivas sofrem de excesso de tolerância em sentido negativo, de tolerância no sentido de deixar as coisas como estão, de não interferir, de não se escandalizar, nem se indignar com mais nada.

Noberto Bobbio. A Era dos Direitos (com adaptações) A partir das ideias do texto, julgue os itens seguintes.

1. Tomados em sentido negativo, tolerância e seu antônimo podem ser considerados sinônimos para os quais não se apresentam "boas razões".

2. Se reconhecida como um dos princípios da vida livre e pacífica, a tolerância pode incluir severidade, rigor, firmeza. Tais atitudes, no entanto, combinam em muitas ditaduras no mundo contemporâneo com a intolerância das sociedades despóticas.

3. Tolerância em sentido positivo é conflitante com a coerência, pois implica indiferença a qualquer forma de verdade.

4. Em sentido positivo, intolerância opõe-se, por exemplo, a "cegueira diante dos valores".

5. Exclamações que evidenciam indignação diante de situações danosas à sociedade e aos indivíduos enquadram-se no conceito de intolerância em sentido positivo.

Coerência

Assuntos relacionados à coerência aparecem com muita frequência nos concursos. Muitos candidatos encontram dificuldade para responder às questões. Isso não ocorrerá com você. Vamos esclarecer com muitos detalhes para você não ter surpresas no momento do concurso.

Coerência é a lógica e a organização da estrutura do texto. Ela envolve o texto como um todo de forma que o leitor o entenda. O primeiro aspecto a ser observado é em relação à organização.

Observe o texto a seguir.

A cidade do Rio de Janeiro já foi sede de três representações significativas do poder público: prefeitura municipal, governo estadual e governo federal. O governo estadual (...). A prefeitura municipal (...). O governo federal (..).

(...)

(3)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - QUESTÕES DO CESPE (TRE-MT, Cespe - Técnico Judiciário - 2005)

01. A argumentação do texto acima permite inferir que

a) a socióloga Rosely Coimbra participou de uma pesquisa de abrangência latino-americana.

b) o cientista político Humberto Dantas coordenou um estudo sobre a cidadania brasileira.

c) a representação política dos brasileiros se reduz à participação em assembléias de movimentos grevistas.

d) o brasileiro vem substituindo a vocação filantrópica e paternalista do país pela espontaneidade.

e) a realidade social do país muda pouco devido à pouca participação dos brasileiros nas causas pontuais.

(4)

b) mudar o mundo.

c) ter parceiros.

d) mudar de vida.

e) vivenciar o momento presente.

(TRE-MA, Cespe - Técnico Judiciário - 2005)

03. A respeito das estruturas e dos sentidos do texto acima, assinale a opção correta.

a) Para os gregos, o tempo finda-se com a era da opulência e do declínio dos homens.

b) O termo "também" (l.8) pode ser deslocado para a posição imediatamente após a forma verbal

"Causa" (l.7), sem prejuízo para as informações do texto e para a correção gramatical.

c) Ao utilizar a expressão "Na nossa própria cultura" (l.12), o autor opõe a cultura brasileira à cultura romana.

d) A noção de tempo, de acordo com os gregos antigos, comportava eras, que deram origem à noção moderna do tempo fragmentado em meses.

e) Infere-se do texto que os romanos consideravam a fundação de Roma um fato muito relevante do curso de sua história.

(TRE-GO, Cespe - Analista Judiciário - 2009)

(5)

04. Julgue se as seguintes estruturas do texto explicitam uma relação textual de comparação.

I. "causar mais confusão do que esclarecer" (l.5)

II. "nem todo tipo de censura representa uma interferência" (l.6-7) III. "até considerada necessária" (l.9)

IV. "tão odiosas quanto a censura política" (l.16-17) Estão certos apenas os itens

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e III.

d) II e IV.

(6)

05. Assinale a opção correspondente à frase do texto que representa a síntese de suas ideias.

a) “O conceito de verdade tem sido abordado e compreendido de diferentes formas por diversos pensadores e por diversas escolas filosóficas.” (l.1-3)

b) “Os filósofos gregos começaram a buscar a verdade em relação ou oposição à falsidade, ilusão, aparência.” (l.3-5)

c) “Assim, um elemento necessário à verdade era a ‘visão inteligível’; em outras palavras, o ato de revelar, o próprio desvelamento.” (l.8-10)

d) “A formulação do problema do ‘critério de verdade’ ocupou os adeptos da gnosiologia” (l.15-17) 06. A respeito do texto, julgue os itens seguintes.

I. Tanto para os gregos como para os lógicos, a verdade constituía uma reflexão, acessível aos sentidos, não ilusória sobre o mundo.

II. Em latim, o conceito de verdade estava associado à experiência e dependia de verificação.

(7)

III. Para filósofos mais modernos, a verdade relaciona homem e mundo e varia nas diferentes épocas e discursos.

Assinale a opção correta.

a) Apenas o item I está certo.

b) Apenas o item III está certo.

c) Apenas os itens I e II estão certos.

d) Apenas os itens II e III estão certos.

07. Assinale a opção incorreta a respeito da função textual das estruturas linguísticas do texto.

a) No encadeamento dos argumentos do texto, a expressão “essa concepção” (l.5) remete à ideia anterior, de “verdade em relação ou oposição à falsidade, ilusão, aparência” (l.4-5).

b) A expressão “em outras palavras” (l.9) tem a função de introduzir uma explicação ou um esclarecimento sobre como o conceito de ‘visão inteligível’ (l.9) deve ser compreendido.

c) O desenvolvimento das ideias do texto mostra que a expressão “gnosiologia” (l.17) deve ser interpretada como sinônimo de ‘critério de verdade’ (l.16).

d) Na organização da coesão textual, as duas ocorrências do vocábulo “mais” (l.28 e 29) associam as ideias das orações em que ocorrem às dos parágrafos anteriores, mas sua omissão não prejudicaria a correção ou a coerência textuais.

08. Depreende-se da argumentação do texto que

a) a criação de um conhecimento pós-moderno apoia-se na utopia da ideologia e da prática

(8)

09. No desenvolvimento das ideias do texto, introduz-se uma ideia de causa com o uso a) de “para” (l.5).

b) de “como” (l.8).

c) de “destruindo” (l.9).

d) do sinal de dois-pontos depois de “ignorar” (l.14).

(PC-RN, Cespe - Agente - 2009)

Brinkmanship

Em 1964, o cineasta Stanley Kubrick lançava o filme Dr. Strangelove. Nele, um oficial norte- americano ordena um bombardeio nuclear à União Soviética e comete suicídio em seguida, levando consigo o código para cancelar o bombardeio. O presidente norte-americano busca o governo soviético na esperança de convencê-lo de que o evento foi um acidente e, por isso, não deveria haver retaliação. É, então, informado de que os soviéticos implementaram uma arma de fim do mundo (uma rede de bombas nucleares subterrâneas), que funcionaria automaticamente quando o país fosse atacado ou quando alguém tentasse desacioná-la. O Dr. Strangelove, estrategista do presidente, aponta uma falha: se os soviéticos dispunham de tal arma, por que a guardavam em segredo? Por que não contar ao mundo? A resposta do inimigo: a máquina seria anunciada na reunião do partido na segunda-feira seguinte.

Pode-se analisar a situação criada no filme sob a ótica da Teoria dos Jogos: uma bomba nuclear é lançada pelo país A ao país B. A política de B consiste em revidar qualquer ataque com todo o seu arsenal, o qual pode destruir a vida no planeta, caso o país seja atacado. O raciocínio que leva B a adotar tal política é bastante simples: até o país mais fraco do mundo está seguro se criar uma máquina de destruição do mundo, ou seja, ao ter sua sobrevivência seriamente ameaçada, o país destrói o mundo inteiro (ou, em seu modo menos drástico, apenas os invasores). Ao elevar os custos para o país invasor, o detentor dessa arma garante sua segurança. O problema é que de nada adianta um país possuir tal arma em segredo. Seus inimigos devem saber de sua existência e acreditar na sua disposição de usá-la. O poder da máquina do fim do mundo está mais na intimidação do que em seu uso.

O conflito nuclear fornece um exemplo de uma das conclusões mais surpreendentes a que se chega com a Teoria dos Jogos. O economista Thomas Schelling percebeu que, apesar de o sucesso geralmente ser atribuído a maior inteligência, planejamento, racionalidade, entre outras características que retratam o vencedor como superior ao vencido, o que ocorre, muitas vezes, é justamente o oposto.

Até mesmo o poder de um jogador, considerado, no senso comum, como uma vantagem, pode atuar contra seu detentor.

Schelling denominou brinkmanship (de brink, extremo) a estratégia de deliberadamente levar uma situação às suas consequências extremas.

Um exemplo usado por Schelling é o bem conhecido jogo do frango, que consiste em dois indivíduos acelerarem seus carros na direção um do outro em rota de colisão; o primeiro a virar o volante e sair da pista é o perdedor.

Se ambos forem reto, os dois jogadores pagam o preço mais alto com sua vida. No caso de os dois desviarem, o jogo termina em empate. Se um desviar e o outro for reto, o primeiro será o frango, e o segundo, o vencedor. Schelling propôs que um participante desse jogo retire o volante de seu carro e o atire para fora, fazendo questão de mostrá-lo a todas as pessoas presentes. Ao outro jogador caberia a decisão de desistir ou causar uma catástrofe. Um jogador racional optaria pelo que lhe causasse menos perdas, sempre perdendo o jogo.

Fabio Zugman.Teoria dos jogos. Internet: <www.iced.org.br> (com adaptações).

10. Com base no texto, assinale a opção correta.

a) Infere-se da leitura do texto que os soviéticos estavam a ponto de disparar a “arma de fim do mundo”.

b) As expressões o primeiro a virar o volante e sair da pista perde e quem virar o volante e sair da pista perde estabeleceriam a mesma regra descrita no penúltimo parágrafo do texto para determinar o resultado do jogo do frango.

c) Conclui-se da leitura do texto que, em 1964, a capacidade nuclear da União Soviética era menor do que a norte-americana.

(9)

d) De acordo com a teoria de Schelling, a situação narrada no filme terminaria com a derrota soviética, se o governo daquele país se comportasse como um ser racional.

e) Segundo o texto, um oficial norte-americano propôs o emprego da estratégia denominada brinkmanship para desmoralizar politicamente o governo da União Soviética.

11. Com base no texto, julgue os itens abaixo.

I. Com base no período “Fica subentendido que ele está protegendo as suas fontes em Brasília” (l.33- 35), conclui-se que o “falso informado” (l.33) em questão foi instado a emitir uma opinião sobre a política brasiliense.

II. Não há elementos no texto, para além daqueles apresentados pelo “Falso que interpreta” (l.36), que corroborem a ideia de que o socialismo avança na Europa.

III. Segundo o que defende o “Falso que interpreta” (l.36), se o uso de gordura animal nos países do Mercado Comum Europeu diminui, o socialismo avança na Europa.

IV. A palavra “insólita” (l.44) tem o sentido de normal ou comum.

V. A pergunta expressa nas linhas 48 e 49 pressupõe que o narrador do texto acredita que toda a Reforma se explica a partir da prisão de ventre de Lutero.

A quantidade de itens certos é igual a

(10)

12. Assinale a opção que apresenta um título que melhor resume o tópico desenvolvido no texto.

a) Como extrair do cotidiano um episódio surpreendente b) O óbvio nunca é óbvio

c) O indivíduo são indivíduos d) Poesia não é inspiração e) A poesia surge do espanto

(TCE-TO, Cespe - Técnico de Controle Externo - 2009) TEXTO I

Não posso pagar o aluguel da casa. Dr. Gouveia aperta-me com bilhetes de cobrança. Bilhetes inúteis, mas Dr. Gouveia não compreende isso. Há também o homem da luz, o Moisés das prestações, uma promissória de quinhentos mil-réis, já reformulada. E coisas piores, muito piores.

O artigo que me pediram se afasta do papel. É verdade que tenho o cigarro e tenho o álcool, mas, quando bebo demais ou fumo demais, a minha tristeza cresce. Tristeza e raiva. Ar, mar, ria, arma, ira. Passatempo estúpido.

Dr. Gouveia é um monstro. Compôs, no quinto ano, duas colunas que publicou por dinheiro na seção livre de um jornal ordinário. Meteu esse trabalhinho num caixilho dourado e pregou-o na parede, por cima do bureau. Está cheio de erros e pastéis. Mas Dr. Gouveia não os sente. O espírito dele não tem ambições. Dr. Gouveia só se ocupa com o temporal: a renda das propriedades e o cobre que o tesouro lhe pinga.

Não consigo escrever. Dinheiro e propriedades, que me dão sempre desejos violentos de mortandade e outras destruições, as duas colunas mal impressas, caixilho, Dr. Gouveia, Moisés, homem da luz, negociantes, políticos, diretor e secretário, tudo se move na minha cabeça, como um bando de vermes em cima de uma coisa amarela, gorda e mole que é, reparando-se bem, a cara balofa de Julião Tavares muito aumentada. Essas sombras se arrastam com lentidão viscosa, misturando-se, formando um novelo confuso.

Afinal tudo desaparece. E, inteiramente vazio, fico tempo sem fim ocupado em riscar as palavras e os desenhos. Engrosso as linhas, suprimo as curvas, até que deixo no papel alguns borrões compridos, umas tarjas muito pretas.

Graciliano Ramos. Angústia. 32.ª ed. São Paulo: Record, 1986, p. 8-9 (com adaptações).

Referências

Documentos relacionados

As mulheres travam uma história de luta por reconhecimento no decorrer do tempo sistematicamente o gênero masculino dominava o feminino, onde prevalecia a hierarquização do sexo

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Jornal da Metrópole, Salvador, 8 de abril de 2021 13 400 CIDADE 55 R$ para oferta do vale- alimentação O PANORAMA DA EDUCAÇÃO NO ESTADO. Com pandemia, rede de ensino na Bahia

Segundo Cabello (1996), um emissor autocompensante apresenta o expoente da equação característica da vazão em função da pressão variando entre 0 a 0,4, informação

Workshop em que cada participante terá oportunidade de pôr em pratica o caso que preparou e aprender como melhorar.. Os participantes continuarão a ser apoiados através de

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice

Para exibir as fotos ou os vídeos salvos em um cartão de memória ou na área de fotos &#34;não-favoritas&#34; da memória interna, pressione o botão Review (Rever) para entrar no

Este subsídio é para aqueles que forem reformar a casa usando os serviços de alguma construtora que possua endereço na cidade de Hikone.. Informações Setor de Promoção da