• Nenhum resultado encontrado

MORFOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MORFOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

MORFOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA

Unidade 04

DIANA DE CASTRO ATAGIBA

(2)

UNIDADE 4| INTRODUÇÃO

Estudar uma língua estrangeira é muito

interessante, desperta o seu interesse para valores e

aspectos culturais, históricos e linguísticos do idioma

estudado. E estudando a língua inglesa, vamos conhecer as principais semelhanças e diferenças com a língua portuguesa em todos seus aspectos.

(3)

UNIDADE 4 | OBJETIVOS

1. Compreender os Verbos: Noções básicas – Verbs: Basic Notions 2. Entender acerca da Estrutura verbal – Verbal structure

3. Entender acerca da Estrutura verbal – Verbal structure (Parte II)

4. Aprender a respeito dos Advérbios e das Conjunções – Adverbs and Conjunctions

(4)

VERBOS: NOÇÕES BÁSICAS – VERBS:

BASIC NOTIONS

Segundo Terra (2018) verbo é a palavra variável em pessoa, número, tempo, modo e voz que exprime um processo, isto é, aquilo que se passa no tempo.

(5)

Os verbos em inglês são reconhecidos como ordinary verb e auxiliary verb. São eles que compõem as frases verbais (Verb phrase).

Os verbos ordinários (ordinary verbs) são aqueles representados pelos seguintes tempos verbais: Simple Present, Present Continuous or present progressive, Simple Furure, Future with Going to, Simple Past, Past Continuous, Present Perfect e Past Perfect.

E os verbos auxiliares (auxiliary verbs) ou verbos modais são aqueles que atribuem uma forma ou aspecto à ação do verbo principal.

(6)

CLASSIFICAÇÃO DO VERBO

Os verbos da língua inglesa são basicamente divididos em dois grupos: regulares e irregulares

(7)

Regulares: em Português são os que mantem igual a raiz ou lexema em todas as conjugações. Já em inglês, são aqueles que possuem a terminação -ed no passado simples (Simple Past) e no particípio passado (Past Participle).

Irregulares: São aqueles que variam a sua raiz em algum tempo verbal. Mas em inglês, são aqueles que não possuem terminação -ed no passado simples (Simple Past) e no particípio passado (Past Participle)

(8)

As Formas Nominais – Nominal Forms: São verbos que exercem função de nomes (substantivos, adjetivos e advérbios) por isso não apresentam flexão de tempo e modo. Existem três formas verbais em inglês: Gerund, Infinitive e Participle.

O Gerúndio é expressado pela terminação -ing e assume a função de substantivo e complementa outros verbos em inglês.

Infinitivo é usado com “to”, na maioria dos casos, e tem a função de complementar a maioria dos verbos auxiliares, modais e stative verbs.

O particípio é expressado pelas terminações -ed e -en e assume função de adjetivo e também como parte de estruturas verbais dos tempos com perfect: present

perfect, past perfect e future perfect.

(9)

O verbo no ‘Simple Present’ descreve ações habituais, indica fatos reais e

imutáveis, indica ações de sua preferência como hobbies, hábitos, acontecimentos diários ou algo que acontece com uma certa frequência.

É comum o uso de alguns advérbios e locuções adverbiais que denotam frequência, como: always, sometimes, usually, often, every day, entre outros.

O verbo have (ter, possuir) tem uma conjugação especial na terceira pessoa do singular (He, She, It):

(10)

O verbo irregular “to be” (ser/estar/ter) e tem a ideia de constatar um fato, um estado ou qualidade.

E pode funcionar como:

verbo principal – O verbo principal é o verbo que carrega toda a carga semântica de uma oração, dá o sentido completo da oração.

Verbo de ligação – um verbo de ligação é um verbo que não indica uma ação e sim uma ligação entre dois termos: o sujeito e suas características.

Verbo auxiliar – o verbo auxiliar tem a função de ajudar o verbo principal nas frases interrogativas ou negativas.

(11)

ENTENDER ACERCA DA ESTRUTURA VERBAL – VERBAL STRUCTURE

O Presente Contínuo é utilizado para se referir a acontecimentos que estão em progresso ou

acontecendo no exato momento da fala. É usado também para

descrever ações que são repetidas constantemente e para ações

planejadas que ocorrerão no futuro.

(12)

Observe que os verbos no Present Continuou é usado com algumas expressões temporais como: at presente, at the moment, at the presente, at this moment, currently, for the time being, now, nowadays, presently, right now, always,

constantly, continually, continuously, constantly, repeatedly e forever.

Existem verbos terminados em -ic (to mimic, to panic, to picnic), e segundo à regra, deve acrescentar -k e em seguida -ing (mimicking, panicking, picnicking).

Além de formar o Present Participle, o sufixo -ing pode formar adjetivos (boring, interesting) e substantivos (reading, spelling).

(13)

Passado Simples – Simple Past

O Passado Simples (Simple Past) é um tempo verbal

utilizado para descrever uma ação ocorrida e encerrada no passado.

(14)

Observe que os verbos no Simple Past são usados com algumas expressões temporais como: yesterday, the day before yesterday, last week/night, a month/year ago.

Os verbos regulares nunca mudam o radical e são constituídos da partícula --ED no final, porém há algumas exceções que deve seguir algumas regras.

Os principais verbos que seguem a quarta regra são: to permit, to commit, to prefer, to refer, to confer, to regret, to control, to emit, to recur, to occur, to transmit e to omit.

Os verbos irregulares não são formados por -ed, apresentam formas distintas tanto para o Simple Past quanto para o Past Perfect, por isso precisam ser memorizados.

(15)

O verbo “leave” é irregular e assume a forma irregular “left” na estrutura afirmativa.

Já nas formas negativas e interrogativas assume a forma “leave” acompanhado do verbo auxiliar “did” que representa a marca do passado em inglês.

O Passado Contínuo também é usado para indicar uma ação que se repetia

frequentemente no passado, sendo comum o uso dos advérbios de frequência (frequency adverbs)

(16)

Outra forma de se usar o Passado Contínuos é quando descreve duas ações que estavam acontecendo simultaneamente no passado.

O Past Continuous se refere a uma ação que estava em andamento no passado, quando outra ação, expressa pelo Simple Past ocorreu.

Os verbos no Past Continuous são usados com algumas expressões temporais

como: a day / week / month / year ago, at, in, last night / week / month / year, on, the day before yesterday, the other day, this afternoon / morning / evening,

yesterday.

(17)

Alguns verbos do inglês não são utilizados em nenhum tempo contínuo, porque em função de representarem um estado não se adequam à ideia de ação em

progresso. Chamamos estes verbos de Stative Verbs: to believe, to belong, to

consist, to contain, to dislike, to fit, to hate, to have to, to know, to like, to mean, to need, to prefer, to realice, to remember, to seem, to smell, to suppose, to taste, to think , to understand e to want.

(18)

O Past Continuous pode, ocasionalmente, ser usado para enfatizar um processo em andamento ou desenvolvimento no passado. Portanto, nestes casos, o uso do

stative verb no contínuo é aceito.

O imperativo apresenta apenas uma reflexão na forma afirmativa e outra na negativa. É feito com o verbo no infinitivo sem “to”.

O imperativo também tem outra forma de ser apresentada em inglês com o

“Imperative with the verb let.

(19)

ENTENDER ACERCA DA ESTRUTURA

VERBAL – VERBAL STRUCTURE (PARTE II)

Utiliza a formação “will + infinitivo” quando a decisão é tomada no momento em que se fala. Essa formação acontece com frequência em conversas informais.

(20)

Futuro Simples - Simple Future: É usado para expressar uma decisão tomada repentinamente como o exemplo citado acima e descreve ações que ocorrerão no futuro.

O auxiliar “will” pode ser substituído pelo auxiliar “shall” nas primeiras pessoas do singular e plural (I/We).

(21)

Futuro Imediato – Immediate Future: É o tempo que descreve um futuro próximo, algo que planejamos fazer ou que está prestes a acontecer.

• Os verbos no Simple Future e no Immediate Future são usados com algumas expressões temporais como: tomorrow, next week, next month, next year, soon, in two months/weeks/years.

• É importante saber também que There + to be no Immediate Future é There is/are.

• A forma “gonna” corresponde a “going to” no inglês informal.

(22)

PRESENTE PERFEITO – PRESENT PERFECT

O Present Perfect é o tempo verbal que descreve uma ação iniciada no passado e que continua no presente, ou pelo menos, os efeitos do passado continuam sendo observados.

(23)

A forma contracta do “have” é ‘ve e se usa com os pronomes (I,You,We, They).

os verbos no Present Perfect são usados com alguns advérbios como: always, never, ever, already, yet, just, lately, recently.

O Passado Perfeito (ou Past Perfect) é um tempo verbal que descreve uma ação passada anterior a outra ação também passada. Em suma, o Past Perfect é usado para falar de um estado que começou no passado e continua até certo tempo passado.

(24)

O Present Perfect Continuous é o tempo que enfatiza a continuidade de uma ação iniciada no passado e que se prolonga até o presente.

O Perfect Futuro é usado para atividades que serão concluídas antes ou em um determinado momento no futuro. Ele é frequentemente iniciado com expressões temporais: by then, by that time, by midnight, by the end of the year , entre outras.

(25)

APRENDER A RESPEITO DOS ADVÉRBIOS E DAS CONJUNÇÕES – ADVERBS AND CONJUCTIONS

Segundo, TERRA (2018) o advérbio é a palavra que,

fundamentalmente, modifica o verbo, exprimindo determinada circunstância (tempo, modo, intensidade, etc).

(26)

Em inglês há cinco tipos de advérbios: manner, place, time, frequency e intensifier.

Adverbs of maner - são os advérbios de modo que indicam a maneira em que uma

ação ocorreu. Os advérbios são formados a partir de adjetivos, em que acrescenta-se o sufixo -ly: carefully, happily, heavily, perfectly, patiently, quickly, quietly e outros

(27)

Adverbs of place – são os advérbios de lugar que indicam a localização onde uma ação ocorreu. São eles: anywhere, downstairs, everywhere, here, nowhere, right, left, somewhere, there, upstairs, etc.

Adverbs of time – são os advérbios de tempo que indicam quando uma ação ocorreu, como: last week/month/year, next week/month/ year, one/two/three..

times a week/month/year, today, tomorrow, yesterday.

Adverbs of frequency - são os advérbios de frequência que indicam qual a frequência que ocorre uma ação.

Adverbs of degree - são os advérbios de intensidade que indicam qual a intensidade de uma ação. Esses advérbios servem para modificar verbos ou adjetivos.

(28)

AS CONJUNÇÕES – THE CONJUCTIONS

Segundo TERRA (2018), a conjunção é a palavra

invariável que liga duas

orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática dentro de uma oração.

(29)

Na língua inglesa, as conjunções são classificadas em coordinating conjunctions, correlative conjunctions e subordinating conjunctions.

As coordenating conjunctions são usadas para ligar orações, grupos de palavras, ou apenas palavras em uma sentença.

Conjunções correlativas – Correltive conjunctions: São as conjunções usadas em conjunto.

A conjunção subordinada sempre introduz uma oração dependente, vinculando-a a outra independente.

Diferentemente das conjunções coordenadas, as conjunções subordinadas geralmente podem vir em primeiro lugar em uma frase. Isso ocorre devido à natureza do relacionamento entre a oração dependente e a independente.

Referências

Documentos relacionados

Os trabalhadores domésticos não são protegidos por um salário mínimo ou cobertos por normas de saúde e segurança no trabalho, têm jornadas de trabalho mais longas, são

Melo e Valongueiro (2015) defendem a importância pelos profissionais responsáveis por seu preenchimento e processamento. Assim, cabe afirmar a importância do

O Simple Past é um tempo verbal simples, formado apenas por um verbo principal flexionado na forma do passado, e que faz uso do verbo auxiliar apenas nas formas interrogativas

Abrangem os serviços-chave no processo de integração que podem estar presentes em múltiplos eixos e que requerem ações coordenadas entre os países para remover os

Método: Directrizes do Teste OECD 404 Resultado: Não provoca irritação da pele. Lesões oculares

Defender os interesses gerais dos destinatários dos serviços de enfermagem e a representação em defesa dos interesses da profissão Regular e supervisionar o acesso à profissão

2005 e 2006, decorrentes do acúmulo de reservas internacionais.. Com isso, obteve-se re- sultado operacional superavitário nesses dois anos, situação que não se via desde o ano

(BANDEIRA, 2019) QUADRO CLÍNICO CLÁSSICA NÃO PERDEDORA DE SAL... DEFICIÊNCIA