• Nenhum resultado encontrado

Plano de contingência da biblioteca

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2023

Share "Plano de contingência da biblioteca"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Plano de contingência da biblioteca

(2)

1 APRESENTAÇÃO

A biblioteca da Faculdade Metropolitana de Anápolis (FAMA) é de uso comum para discentes, docentes e a comunidade, com dimensão de 662,55 m², e mais cinco salas de estudos em grupos de 14,56 m² cada. O espaço físico da biblioteca é adequado para a realização das atividades de consulta e estudos individuais e em grupo. A sala da bibliotecária é um ambiente arejado e silencioso e possui uma mesa com computador, outra para apoio de trabalho, uma impressora e um armário arquivo. A iluminação é bem distribuída e ventilada.

O acesso à biblioteca é realizado por uma porta voltada para o interior do galpão de salas e outra voltada para o lado de acesso externo da faculdade. Possui um grande acervo literário, conta com uma funcionária capacitada para o trabalho e o acesso à In- ternet é realizado por computadores individuais.

O acervo da biblioteca é livre e pode ser consultado através de terminais de computadores disponíveis, sendo seu acesso por autor, título, assunto. A obra interessada deverá ser solicitada no balcão de atendimento ao público para ser retirada.

A biblioteca conta com o Sistema RM/TOTVS, que gerencia toda a movimentação, como catalogação, empréstimo e consulta dos usuários, além de outros controles necessários ao seu pleno funcionamento.

A bibliotecária e a auxiliar de biblioteca oferecem apoio aos usuários, orientando quanto às obras existentes no acervo, formas de utilização, empréstimo, renovação, de- volução, tanto pelo portal quanto presencial. Para facilitar a orientação dos usuários foi adotado o programa de treinamento de usuários. O treinamento ocorre no início de cada nova turma de graduação em um dia reservado para treinamento e visita à biblioteca. O treinamento é também oferecido pessoalmente para novos colaboradores e docentes.

1.1 Área de pesquisa e estudo

A biblioteca da FAMA dispõe de 14 cabines para a pesquisa em computadores com acesso à rede Wireless, 4 cabines para estudo individual, 16 mesas redondas para estudos na área de livre circulação e 5 salas de estudos em grupo.

1.2 Salas de estudos em grupo

Objetivando o incentivo dos trabalhos em equipe, a Biblioteca da FAMA disponibiliza 5 salas para estudos em grupo, integradas à Biblioteca. Estas salas estão equipadas com 1 mesa retangular grande com 8 cadeiras.

1.3 Serviços e acervo

A Biblioteca é o local onde se encontra o acervo de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, devendo harmonizar seus objetivos aos da instituição à qual está vinculada. Com isso, tem-se consciência da importância da IES como centro

(3)

disseminador da informação, não só para a comunidade acadêmica, mas a toda socie- dade que necessita da informação para seu desenvolvimento.

A missão da Biblioteca da FAMA é disponibilizar a quantidade necessária de acervo documental existente e a produção de conhecimentos gerados pela Instituição facilitando assim, o acesso e o suporte às atividades de ensino.

Os empréstimos de bibliografias estão liberados para usuários com vínculo com a Instituição (docentes, discentes, funcionários da Faculdade), já a comunidade externa, é somente para uso local.

Todas as informações referentes à existência de títulos da biblioteca da FAMA podem ser consultadas em um terminal de consulta na própria Biblioteca ou em qualquer local com acesso à internet na página da FAMA, onde o usuário possui acesso à base de dados da Biblioteca por meio do sistema interno RM/TOTVS com interface específica para essa finalidade.

1.4 Política de aquisição, expansão e atualização

Atualmente, a biblioteca conta com acervos bibliográficos, no total de 3.664 títu- los e 25.165 exemplares físicos, além de bases de dados e periódicos de acesso eletrô- nico, gratuitos, disponíveis no site da faculdade. A atualização e expansão do acervo ocorrem no final de cada semestre letivo, por meio de um trabalho conjunto entre a bibli- otecária, que identifica a partir do sistema informatizado relatórios com os títulos utiliza- dos pelo corpo docente e discente do curso, e os professores, no qual indicam livros, textos e bibliografias complementares para cada disciplina de cada curso. Após a indica- ção bibliográfica, ocorre a cotação de preço pelos fornecedores.

A aquisição é feita após análise da direção, observando-se a disponibilidade das obras nas editoras. No decorrer do curso, sugestões podem ser realizadas pelos coorde- nadores, professores, alunos e adquiridas conforme disponibilidade orçamentária. Essas sugestões são reunidas e organizadas, formando as listas ou bases de dados, que se- guem para o processo de aquisição. A organização das sugestões contribui para que seja adquirido material necessário, por prioridades, de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros.

A FAMA possui contrato com a Biblioteca Virtual SAGAH – Soluções Educacionais Integradas, pertencente ao Grupo A, empresa que reúne um grande portfólio de negócios voltados para o universo da educação, integrando conteúdo, tecnologia e serviços e com a Biblioteca Virtual Minha Biblioteca, que é um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva – que oferece às instituições de ensino superior uma plataforma prática e inovadora para acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet.

A cada renovação dos contratos com as empresas que gerenciam as bibliotecas virtuais SAGAH e Minha Biblioteca, será feita uma pesquisa de mercado para saber se tais bibliotecas estão atualizadas, pertinentes e condizentes com o perfil dos cursos oferecidos pela FAMA. Para auxiliar essa decisão será feito semestralmente, um levantamento estatístico de acessos às bibliotecas virtuais para localizar falhas, obsolescência e possibilidades de substituição das bibliotecas virtuais contratadas.

(4)

1.5 Serviços oferecidos

São oferecidos os seguintes serviços na biblioteca da FAMA:

Consulta local;

Atendimento com controle informatizado de empréstimos;

Pesquisa na internet nos computadores disponíveis na biblioteca;

Acesso livre às redes de informação, através da Internet;

Acesso às bases de dados digitais.

1.6 Acessibilidade (Fotos ANEXO 1)

A biblioteca da FAMA segue o padrão de acessibilidade da NBR 9050/2015:

• Balcões rebaixados;

• Rampas;

• Bebedouros acessíveis;

• Espaçamento mínimo de 90 cm entre as estantes;

Figura 1: Espaçamento mínimo entre as estantes, de acordo com a ABNT NBR 9050:2015

Fonte: ABNT NBR 9050:2015

(5)

• Mesas e computadores para estudos com fácil acesso:

Figura 2: Mesas e computadores com fácil acesso, de acordo com a ABNT NBR 9050:2015

Fonte: ABNT NBR 9050:2015

A biblioteca trabalha constantemente para a melhoria da sua infraestrutura, ser- viços e processamento técnico, tendo em vista a organização, conservação e preserva- ção desses acervos ao longo do tempo.

2 PLANO DE CONTINGENCIA PREDIAL

O plano de contingência aponta parâmetros que delimitarão os procedimentos para a biblioteca, garantindo a continuidade dos serviços aos usuários em casos impre- vistos, visando indicar medidas a serem adotadas em casos de emergências, causadas por riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais. De acordo com os ris- cos mais frequentes, elaborou-se um planejamento que visa responder de forma estrutu- rada às situações que possam ser críticas e que possam afetar o ambiente interno da Biblioteca da Faculdade FAMA.

Este documento está subdivido em:

a) Tipos de riscos.

b) Medidas preventivas adotadas na biblioteca para evitar esses riscos e o que fazer no caso de ocorrência de algum deles.

Para tanto, são levadas em consideração as seguintes questões:

a) Tipo de problemas mais frequentes.

b) Importância do plano de emergência na biblioteca.

c) Plano adequado para o ambiente, de acordo com as características internas e exter- nas.

(6)

O objetivo deste plano é descrever as medidas adotadas pela biblioteca, em con- sonância com a mantenedora, visando à preservação e conservação dos seus acervos, infraestrutura e pessoal.

2.1 Riscos

Segundo a literatura, alguns tipos de risco são passíveis de ocorrer no ambiente de trabalho e prevendo tais eventos, a Biblioteca da FAMA buscou expor determinadas ações para minimizá-los (FOTOS ANEXO 1):

Quadro 1: Riscos e prevenções na Biblioteca da FAMA

Tipos de riscos Exemplos Ações

Riscos físicos Ruídos, calor, frio, vibrações, radiação, pressão, umidade.

Sinalização de nível de ruído e educação de usuários; ven- tiladores.

Riscos químicos

Poeiras, fumos, gases, vapo- res, substâncias químicas.

Higienização; ventiladores;

proibição de fumo, consumo de alimentos e bebidas (ex- ceto água)

Riscos biológicos Vírus, bactérias, fungos, pa- rasitas, animais peçonhentos

Controle de sinantrópico;

quarentena para acervos afe- tados; higienização; Equipa- mento de Proteção Individual (EPI); proibição de consumo de alimentos e bebidas; es- paços entre os “blocos” de li- vros, estantes de aço e ma- deira; seleção de aquisição por doação.

Riscos ergonômicos

Esforço físico, postura inade- quada, ritmo excessivo, repe- titividade

Uso de carrinho ergonômico para transporte; conscientiza- ção para a realização de exercícios laborais frequen- tes; avaliação e adequação ergonômica dos postos de trabalho (mobiliário ade- quado; punhos, mouse e lei- tor de código de barras).

Riscos de acidentes

Arranjos físicos inadequados, iluminação inadequada, falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI), uso inade- quado de ferramentas e má- quinas, choque elétrico, in- cêndio, explosão, picadas de animais peçonhentos ou in- setos

Ambientes desobstruídos;

encaminhamento de bens ob- soletos; equipamentos de combate e medidas de pre- venção a incêndio; ilumina- ção adequada; uso de EPI;

conscientização da equipe para o Plano de Emergência

(7)

descrito ao final deste docu- mento

Riscos à segurança

Riscos de furto, roubo, agres- são e vandalismo

Sistema de vigilância e moni- toramento 24h para segu- rança pessoal e patrimonial é realizado por empresa tercei- rizada; câmeras; atenção da equipe e comunicação com a segurança; conscientização para diretrizes, manuais, nor- mas, políticas, regulamentos e regimento interno.

Fonte: Arquivo institucional.

2.2 Medidas de preservação e conservação

Preservação e conservação são ações conjuntas que visam à salvaguarda e o prolongamento da vida útil do acervo e infraestrutura.

2.2.1 EDIFICAÇÃO

A infraestrutura da biblioteca precisa ser preservada para garantir o acesso e a conservação do acervo, observando-se os seguintes aspectos:

a) Condições estruturais da edificação: o galpão em que a biblioteca se encontra alocada, recebe manutenção predial preventiva e corretiva regularmente. Con- forme a necessidade, são solicitados a departamentos específicos avaliação das redes elétrica, hidráulica e sanitária, de água pluvial, alvenaria e pintura, sistemas mecânicos, entre outros.

b) Prevenção contra incêndio: além de ser realizada a manutenção predial, são veri- ficados as instalações e os equipamentos de combate a incêndio anualmente ou de forma mais corrente, se necessário, e ofertado anualmente aos brigadistas de cada setor, o curso de princípios básicos de prevenção e combate a incêndio;

c) Prevenção contra inundações: a limpeza das calhas e bueiros de toda a faculdade é feita regularmente com o intuito de não ocorrer transbordamento de água em épocas de fortes chuvas;

d) Controle de sinantrópicos: a dedetização, descupinização, desratização, desinseti- zação entre outros procedimentos para prevenção e controle de pragas urbanas (baratas, escorpiões, taturanas, aranhas, traças, cupins, ratos, mosquitos, marim- bondos, entre outros) são realizadas por empresa terceirizada, semestralmente.

Os materiais adquiridos por doação passam por vistoria e higienização antes de sua incorporação ao acervo.

(8)

e) Condições de segurança contra roubos e vandalismos: A Biblioteca possui câme- ras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos;

3 PLANO DE CONTINGENCIA DO ACERVO FÍSICO

Para aproveitamento de recursos e o embasamento do desenvolvimento da coleção, a biblioteca guia-se pela Política de Desenvolvimento de Coleções (PDC), que conta com a Equipe de Seleção de Coleções, tendo como função atuar como órgão de assessoramento técnico e científico para atualização do acervo bibliográfico e aplicação das diretrizes prevista no PDC. Fazem parte da Equipe:

▪ Os Coordenadores de curso na condição de representantes dos NDEs dos res- pectivos cursos;

▪ Diretoria acadêmica;

▪ Diretoria financeira/administrativa;

▪ A bibliotecária responsável pelo Serviço de Processamento Técnico.

a) Aquisição por compra - A Comissão Permanente de Seleção de Coleções, de- verá elaborar a relação dos materiais que deverão compor o acervo sempre que necessário. Os demais usuários podem sugerir a aquisição por meio da opção

“Sugestão de compra” no Catálogo para consulta ao acervo utilizando o sistema RM/TOTVS, a qual é avaliada pela Comissão. Cabe à bibliotecária assessorar a escolha das bibliografias, considerando as políticas de seleção de coleções esta- belecidas nas bibliografias dos cursos e as diversas fontes de informações e co- nhecimentos que, quando a relação dos materiais estiver pronta, a mesma será submetida para aprovação do Diretor Geral da instituição. Todo o processo de aquisição será de acordo com os processos e trâmites realizados pela Mantene- dora.

b) Aquisição por doação - A Biblioteca da FAMA aceita doações de acordo com o procedimento de doação de materiais bibliográficos, que passam por triagens se- gundo os critérios da Política de Desenvolvimento de Coleções (com recusa de materiais riscados, contaminados e/ou danificados; formato obsoleto; irrelevante, entre outros);

c) Aquisição por depósito legal - Possuem obrigatoriedade de depósito na Biblio- teca da FAMA os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de graduação e pós- graduação; os TCCs serão depositados no Repositório Institucional da Faculdade FAMA.

d) Qualidade de material bibliográfico - O acervo físico está tombado e informati- zado, o virtual possui contrato que garante o acesso ininterrupto pelos usuários e ambos estão registrados em nome da IES. O acervo da bibliografia complementar é adequado em relação às unidades curriculares e aos conteúdos descritos no

(9)

PPC e está atualizado, considerando a natureza das UC. Da mesma forma, está referendado por relatório de adequação, assinado pelo NDE, comprovando a com- patibilidade, em cada bibliografia complementar da UC, entre o número de vagas autorizadas (do próprio curso e de outros que utilizem os títulos) e a quantidade de exemplares por título (ou assinatura de acesso) disponível no acervo. Nos ca- sos dos títulos virtuais, há garantia de acesso físico na IES, com instalações e recursos tecnológicos que atendem à demanda e à oferta ininterrupta via internet, bem como de ferramentas de acessibilidade e de soluções de apoio à leitura, es- tudo e aprendizagem. O acervo possui exemplares, ou acesso virtual gratuito, de periódicos especializados que complementam o conteúdo administrado nas UC.

O acervo é gerenciado de modo a atualizar a quantidade de exemplares e/ou as- sinaturas de acesso mais demandadas, sendo adotado plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço.

e) Desenvolvimento da coleção, remanejamento e descarte - Para otimização de recursos e embasamento do desenvolvimento da coleção, remanejamento e des- carte, a biblioteca da FAMA guia-se pela Política de Desenvolvimento de Coleções (PDC).

f) Condições ambientais de guarda do acervo - Os materiais são armazenados em ambiente com ventilação boa entre as estantes. O teto é alto e o salão é bem arejado. Contamos com 4 ventiladores em pontos estratégicos que circulam o ar de modo ordenado, e 2 (dois) circuladores de ar que mantém o ar circulando o tempo todo, durante o dia. À noite, eles são desligados por medida de segurança.

g) Condições de limpeza da área - A limpeza deve ser feita em intervalos regula- res, cuja frequência é determinada pela velocidade com que a poeira se acumula nos espaços de armazenagem. Os materiais, mobiliários e o piso são higieniza- dos periodicamente. Deve-se evitar o uso de água como agente para a limpeza das estantes e dos livros. Para a higienização dos mobiliários, que ocorre diaria- mente, é necessário: remover os itens do mobiliário; limpar o mobiliário com álcool e recolocar os itens no local. Para a higienização das estantes e materiais bibliográficos é preciso: remover os itens da prateleira mantendo a ordem e a posição; limpar as estantes com álcool e secar com um pano de algodão ou flanela. Utilizar o mesmo processo para os livros, segurar o item firmemente fechado e limpar a lombada e as demais partes externas do material, antes de recolocá-lo na estante. No momento da devolução pelos usuários, remover os elementos estranhos ao item (clipes, grampos, marcadores, papéis, fitas adesivas) e recolocá-lo na estante na mesma ordem em que estava. A higienização do piso é realizada 1(uma) vez por semana por uma equipe tercei- rizada, a qual lava todo o piso da biblioteca. Os balcões e mesas são limpos dia- riamente com álcool etílico e uma flanela.

(10)

h) Condições de acondicionamento e armazenamento do material bibliográfico e documentos - Os materiais bibliográficos são armazenados verticalmente, um ao lado do outro, apoiados em bibliocantos, com espaços vazios entre eles para circulação de ar, em mobiliário de aço com prateleiras de madeira;

i) Manuseio do material bibliográfico e documentos - No início de cada semestre são realizadas treinamento com os usuários sobre cuidados com o material bibli- ográfico, tanto em seu manuseio, quanto no acondicionamento e reposição nas estantes. A reposição do material nas estantes é realizada com a utilização de carrinhos para o transporte dos materiais.

4 ACESSO

a) Horário de atendimento – A Biblioteca da FAMA atende de segunda-feira a sexta- feira, das 8h às 22h.

b) Acesso ao acervo – O acesso ao acervo é aberto para os usuários internos, respeitando o limite de 4 (quatro) pessoas por vez, facilitando assim o controle de entrada e saída dos alunos no acervo pelas atendentes. O controle de retirada dos materiais é realizado no balcão de atendimento da biblioteca, onde a libe- ração é autorizada. Para evitar maiores danos aos materiais, não é permitida a entrada com alimentos ou bebidas, exceto água.

c) Empréstimo – é oferecido o serviço de empréstimo domiciliar, porém, alguns exemplares são mantidos na biblioteca por meio de identificação visual (bolinha vermelha). Esta medida visa manter no acervo, pelo menos, um exemplar dos títulos mais consultados, possibilitando a reprodução e/ou a consulta por todos os usuários.

d) Recursos tecnológicos – são disponibilizados 14 computadores com acesso à Internet para os usuários consultarem o acervo e os recursos informacionais online que são de acesso livre. Além disso, há tomadas nas salas de estudos e, também, dois balcões com várias tomadas para que os usuários utilizem seus pró- prios equipamentos para acesso ao conteúdo, por meio de rede Wireless da FAMA. Renovação, reserva e pesquisa do acervo podem ser realizadas 24h por dia.

e) Biblioteca Digital: A FAMA possui contrato com a Biblioteca Virtual SAGAH (Bi- blioteca A) – Soluções Educacionais Integradas, pertencente ao Grupo A, empresa que reúne um grande portfólio de negócios voltados para o universo da educação, integrando conteúdo, tecnologia e serviços e com a Biblioteca Virtual Minha Bibli- oteca, que é um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros aca- dêmicos do Brasil – Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva – que oferece às instituições de ensino superior uma plataforma prática e inovadora para acesso

(11)

a um conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet. O catálogo do acervo físico também está disponível ao usuário de forma on-line através do PORTAL DO ALUNO, no site da faculdade https://faculdadefama.edu.br/.

5 PLANO DE CONTINGÊNCIA DO ACERVO VIRTUAL

A atualização do software e dos equipamentos utilizados pela biblioteca da FAMA, é realizada sempre que necessário, de forma a mantê-los sempre condizentes com as necessidades e objetivos dos serviços informacionais oferecidos para atendimento ao usuário e auxílio aos serviços administrativos da biblioteca.

A cada renovação dos contratos com as empresas que gerenciam as bibliotecas virtuais SAGAH e Minha Biblioteca, será feita uma pesquisa de mercado para saber se tais bibliotecas estão atualizadas, pertinentes e condizentes com o perfil dos cursos oferecidos pela FAMA.

Ainda como medida de segurança, o prédio onde está instalado a FAMA possui gerador próprio, garantindo com isso, acesso ininterrupto aos serviços da biblioteca, mesmo que falte energia no seu entorno.

5.1 Avaliação do acervo virtual

Será feito semestralmente, um levantamento estatístico de acessos às bibliotecas virtuais para localizar falhas, possibilidades de substituições e obsolescência, a fim de manter o conteúdo nelas inseridos atualizado e equilibrado atendendo assim, as necessidades de seus usuários.

6 PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA ACESSO AO ACERVO VIRTUAL

Todos os usuários da biblioteca tem acesso aos computadores para pesquisas e consultas, além de possuírem uma senha própria para acesso ilimitado às bibliotecas virtuais, através de internet wi fi dentro de todo o espaço da FAMA.

Além da Biblioteca Virtual Biblioteca A e Minha Biblioteca, da base de dados do Sistema RM/TOTVS, que disponibiliza o acervo da biblioteca, existe no site da FAMA listagem com várias sugestões de bases de dados e periódicos gratuitos que os usuários são instruídos a pesquisarem.

6.1 Forma de acesso ao acervo virtual

No site da faculdade https://faculdadefama.edu.br/, pelo PORTAL DO ALUNO, ou direto pelo link https://ava.faculdadefama.edu.br/login/index.php, o aluno tem livre acesso ao conteúdo das bibliotecas virtuais Biblioteca A e Minha Biblioteca, podendo pesquisar por título ou autor e navegar pelo livro inteiro, permitindo assim, que os alunos da FAMA tenham acesso ininterrupto, 24 horas por dia, 7 dias da semana, via Internet, a uma considerável quantidade de livros virtuais.

(12)

6.1 Recursos financeiros e aquisição do acervo virtual

Os recursos financeiros para aquisição e manutenção do acervo virtual são provenientes de orçamento disponibilizado pela mantenedora. Os contratos com as bibliotecas virtuais SAGAH e Minha Biblioteca têm a duração de 1 (um) ano, sendo renovados 1 (um) mês antes do período de término do contrato, garantindo assim, continuidade dos serviços oferecidos e permitindo que os alunos não fiquem sem acesso ao acervo virtual.

7 ATUALIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS

A Biblioteca da FAMA está totalmente informatizada quanto ao sistema de gerenciamento, empréstimo, registro de informações do acervo bibliográfico. Utiliza o software para gerenciamento de bibliotecas denominado Sistema RM/TOTVS, hospedado no cloud da TOTVS, acessado internamente via Smartclient e para alunos, via PORTAL DO ALUNO/RM, utiliza a base de dados SQL SERVER, gerenciando a biblioteca, controlando cadastro de usuários, reservas, empréstimos e devoluções do acervo, além de facilitar a recuperação da informação por autor, título e assunto. O Módulo Biblioteca, através do Sistema RM/TOTVS, está integrado com todos os demais módulos dos outros setores da FAMA, permitindo uma maior interação entre os departamentos.

7.1 Critérios gerais

A biblioteca conta com computadores para que seus funcionários possam efetuar o serviço de atendimento ao usuário como empréstimos, devoluções e pesquisas e também para que a bibliotecária possa efetuar processamento técnico do acervo. Possui também computadores para que os usuários possam acessar o acervo da biblioteca disponibilizado no banco de dados do Sistema RM/TOTVS, onde o aluno pode realizar consultas, fazer renovações e reservas. O usuário pode ainda acessar a Biblioteca Virtual SAGAH e a Biblioteca Virtual Minha Biblioteca.

Para garantir o acesso as plataformas digitais, a biblioteca conta com 14 computadores para os seus usuários devidamente inscritos na Biblioteca, e a FAMA conta ainda com 3 laboratórios de informática com 25 computadores no laboratório I; 27 computadores no laboratório II; e 30 notebooks no laboratório III, dando um total de 96 computadores conectados à internet. Além da rede sem fio (Wi-fi), que permite aos seus usuários se conectarem a internet utilizando seus próprios dispositivos, tais como, notebooks, tablets e/ou smartphones.

8 EMERGÊNCIAS

A biblioteca da FAMA contém espaços com intenso fluxo de pessoas, portanto, faz-se necessária atenção a situações que exigem cuidados relacionados à saúde e ao

(13)

bem-estar, como por exemplo, situações de ataques (como os de pânico, epilépticos e outros), desmaio, violência física, verbal, além de situações de contaminação por agentes biológicos.

Mesmo que a biblioteca da FAMA contenha ações de preservação e conservação, que têm por objetivo estancar processos de degradação em andamento, podem ocorrer emergências em caso de sinistros como incêndio, enchentes e desabamentos, por exemplo. Nesses casos, apesar de ser difícil, é imprescindível manter a calma e procurar auxílio de profissionais como bombeiros, policiais, vigilância, e profissionais da área da saúde o mais rápido possível, para que a evacuação da área seja feita da forma correta, com o mínimo de danos humanos, ambientais e patrimoniais (ILHÉU, 2017).

Para os casos de perturbação e saúde, acionar primeiramente a equipe de segurança da FAMA (ramal 229). Em caso de extrema urgência acionar o SAMU (192), Bombeiros (193) ou Polícia Militar (190).

8.1 Plano de prevenção

A atualização do Plano de contingência da biblioteca da FAMA é de responsabilidade da administração predial em que a biblioteca se situa.

A biblioteca da FAMA passou a estudar os meios de melhorar as condições preventivas de danos em casos de emergência.

A prevenção de perdas por sinistros inicia-se com atitudes da equipe como a de não acumular materiais no chão; manter as passagens desobstruídas; conhecer e respeitar o som de alarme de incêndio; conhecer e respeitar a política de manutenção e conservação do acervo da instituição e a política de preservação digital; entre outros.

8.2 Sinistros relacionados a fogo

Todos os equipamentos eletrônicos (computadores, impressoras, etc.) são desligados quando do encerramento do turno, e permanecem desligados nos finais de semana. Os livros têm boas condições de armazenamento, sendo que as prateleiras ficam longe de canalizações e instalações elétricas. As portas da biblioteca têm boa largura, de 1m32cm, sendo possível passar a média de 3 pessoas por vez.

Para evitar possíveis incêndios, não se deve sobrecarregar as tomadas; não aproximar materiais inflamáveis das fontes de calor; não obstruir as saídas. Realizar a manutenção periódica dos extintores de incêndio. (OBS.: No caso dos extintores, a verificação é feita por empresa terceirizada, sendo que a última manutenção foi realizada em setembro de 2021).

Nas situações de sinistro por fogo, as primeiras medidas são: manter a calma, soar o alarme de incêndio; em caso de usuários na biblioteca, alertá-los de forma calma para evacuarem a biblioteca, e auxiliar pessoas que tenham dificuldades (mobilidade reduzida, pessoas idosas, crianças) a sair. Desligar os disjuntores, se possível, e evacuar o edifício.

(14)

Depois que todos estiverem em segurança, com o extintor portátil, tentar extinguir o incêndio. Se a roupa atear com o fogo, não corra, deite-se e role no chão, de forma a apagá-lo do corpo/roupa. Se ouvir uma explosão, atire-se para o chão e proteja a nuca com os braços. Não se deve gritar, pois a quantidade inalada de ar quente - o qual é tóxico - é maior. Para evitar a inalação, deve-se colocar uma blusa ou casaco sobre nariz e boca, caminhar para fora da edificação mantendo o corpo tão próximo ao chão quanto possível. Contatar o Corpo de Bombeiros, assim como outros serviços de emergência necessários.

Após a evacuação, todos devem ficar juntos e verificar se está faltando alguém.

Deixe objetos pessoais para trás. Nunca retorne ao local do incêndio. Em caso de pessoas feridas, acionar uma ambulância.

O fogo ocasiona queima total, parcial, fuligem e deformação das obras. Em bibliotecas, o ideal é a utilização de sistemas de combate ao fogo com gases limpos, para não ocasionar danificação do papel pela água ou pelas substâncias químicas presentes nos extintores, tendo em vista que a água causa deformação, manchas, corrosão, dissolução, desintegração, enfraquecimento e fungos, principalmente (MATTOS, 2014).

Porém, pelo seu alto custo, ainda não é possível sua instalação na biblioteca da FAMA, a qual dispõe de 3 extintores posicionados estrategicamente no interior da biblioteca, um hidrante posicionado na lateral do corredor que leva à biblioteca e alarmes de incêndio ativados manualmente.

8.3 Sinistros relacionados a água

A FAMA localiza-se na parte alta do bairro, extinguindo-se o perigo de alagamento. A manutenção de calhas e telhados, das redes elétrica, hidráulica e sanitária é realizada frequentemente. Para a evacuação de áreas, deve-se auxiliar pessoas com deficiência a sair; desligar os disjuntores, caso não haja riscos para as pessoas, enquanto os bens devem ser acondicionados com material impermeável. Nesses casos, logo que possível, o ambiente deve ser estabilizado, ajudando a prevenir o crescimento de fungos – por meio da secagem do chão e mobiliário.

Caso haja acidente com água, deve ser realizado a secagem por circulação de ar (ventiladores) de pequenos lotes de materiais e troca de papel toalha absorvente entre as páginas dos livros. Caso algum reparo tenha que ser realizado nos livros, será feita uma lista de prioridades do que efetivamente poderá ser restaurado e o que terá de ser comprado (sendo feito orçamento e verificando os mais emprestados/solicitados para isso).

8.4 Queda de energia

Havendo ocorrência de queda de energia, a FAMA possui gerador próprio. Mas, caso seja necessário, algumas medidas de prevenção são adotadas: luzes de emergência localizadas estrategicamente; sistema de backup de segurança nos computadores, evitando a perda de trabalhos que estejam sendo realizados antes da queda; software utilizado na Biblioteca permite que a renovação de obras seja realizada

(15)

de qualquer dispositivo (computadores, tablets e celulares), e de qualquer local, portanto, é possível renovar obras mesmo quando da queda de energia.

8.5 Ameaça de bomba

Nunca recebemos nenhum tipo de ameaça mas caso ocorra, devemos perguntar ao interlocutor a localização da bomba e o momento possível de sua explosão; tentar identificar a voz (sexo, idade aproximada, se tem algum ruído ao fundo) e após desligar a chamada, deve-se manter a calma, avisar o mais rápido possível um responsável pela segurança (ramal 229), fazer o registro da situação com as autoridades competentes e realizar a evacuação do ambiente, caso as autoridades digam ser necessário.

9 REGRAS BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS

a) Compreenda a situação: mantenha a calma; procure o auxílio de outras pessoas, caso necessário; ligue para a emergência; mantenha os curiosos à distância.

b) Proteja a vítima: não a movimente com gestos bruscos; converse com a vítima; se ela responder, significa que não existe problema respiratório grave. Se ela não conseguir se comunicar, verifique se está respirando; caso não esteja, aja rápido:

proteja sua mão com uma luva e verifique se algo está atrapalhando a respiração, tais como prótese dentária ou vômito; remova imediatamente. Se a vítima estiver vomitando, coloque-a na posição lateral de segurança (cabeça voltada para o lado, a fim de evitar engasgos).

9.1 Exame primário

Em caso de convulsão ou epilepsia, proteja a pessoa contra objetos ásperos e pontiagudos; coloque a vítima em um local onde não possa cair, de preferência, no chão;

coloque a pessoa deitada de lado para permitir a saída de saliva e vômito e, em hipótese alguma, não tente impedir os movimentos convulsivos.

Em casos de hemorragia, busque formas de contê-las e manter a vítima aque- cida. Colocar reto o pescoço da vítima; avaliar se a vítima apresenta parada respiratória ou cardíaca. Em caso positivo, fazer a reanimação cardiopulmonar, conforme imagem abaixo:

(16)

Imagem 1: Reanimação cardiopulmonar

Fonte: IESPE, 2016. Disponível em: https://www.iespe.com.br/blog/equipe-do-iespe-participa-do-dia-naci- onal/ . Acesso em: 28 dez. 2020

Imagem 2: Reconhecer uma parada cardiopulmonar

Fonte: UPF, 2018. Disponível em: Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar: Venha aprender a salvar vidas - UPF | Universidade de Passo Fundo. Acesso em: 28 dez. 2020.

(17)

7 CONCLUSÃO

O Plano de Contingência da Biblioteca da Faculdade Metropolitana de Anápolis foi elaborado no intuito de controlar situações de emergência, minimizando as possíveis perdas. Tentou-se colocar em um só documento as ações para que essas possíveis perdas sejam reparadas com a maior brevidade, sem prejudicar a rotina dos usuários e dos serviços bibliotecários. É um documento em construção e constante atualização que tem por objetivo garantir a continuidade do funcionamento da biblioteca.

___________________________

Diretor Geral

(18)

ANEXO 1 (FOTOS DO ARQUIVO INSTITUCIONAL)

ACESSIBILIDADES E NORMAS PREVENTIVAS NA BIBLIOTECA

Imagens 1 e 2: Espaçamento mínimo entre as estantes, de acordo com a ABNT NBR 9050:2015

Imagens 3 e 4: Mesas e computadores para estudos com fácil acesso

(19)

Imagens 5 e 6: Piso tátil

Imagens 7 e 8: Sinalização

(20)

Imagens 9 e 10: Sinalização

Imagens 11, 12 e 13: Sistemas de vigilância e monitoramento

(21)

Imagens 14 e 15: Circulação do ar

Imagens 16 e 17: Carrinho ergonômico, punho, mouse, leitor de barras

(22)

Imagens 18, 19 e 20: Iluminação adequada, áreas desobstruídas

(23)

Imagens 21, 22 e 23: Equipamentos de combate e medidas de prevenção a incêndio

Imagens 24 e 25: Processamento técnico

(24)

Imagem 26: Desbastamento e descarte

__________________________________

Assinatura do Diretor geral

Referências

Documentos relacionados

Effects of the bite splint 15-day treatment termination in patients with temporomandibular disorder with a clinical history of sleep bruxism: a longitudinal single-cohort

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

El animal siente hambre, pero como no tiene otra cosa que hacer sino sentir hambre y tratar de comer, no puede sentir todo esto como una necesidad, como algo con que hay que

Para tanto alguns objetivos específicos foram traçados, sendo eles: 1 padronizar um protocolo de preparação de biblioteca reduzida ddRADSeq para espécies do gênero Cereus; 2 obter

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Os resultados permitiram concluir que a cultivar Conquista apresentou a maior produtividade de grãos, no conjunto dos onze ambientes avaliados; entre as linhagens

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 