• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Mestrado Integrado

em Medicina

RELATÓRIO

FINAL DE

ESTÁGIO

6º ANO

Rafaela Oliveira Vaz

Nº 2009278

Ano Letivo 2014/2015

(2)

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 3

2. SÍNTESEDASATIVIDADESDESENVOLVIDAS 3

2.1 GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA 3

2.2 SAÚDE MENTAL 4

2.3 MEDICINA GERAL E FAMILIAR 4

2.4 PEDIATRIA 5

2.5 CIRURGIA GERAL 5

2.6 MEDICINA INTERNA 6

2.7 UNIDADE CURRICULAR INTEGRADORA 6

2.8 UNIDADE CURRICULAR OPCIONAL 7

3. REFLEXÃOCRÍTICAFINAL 7

4. ANEXOS 10

ANEXO 1 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

ANEXO 2 EXPOSIÇÕES ORAIS

ANEXO 3 ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

(3)

RAFAELA OLIVEIRA VAZ Nº2009278

1. INTRODUÇÃO

O Estágio Profissionalizante (EP) do sexto ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM), da NOVA Medical School (NMS) | Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL), é constituído por seis estágios parcelares em áreas médico-cirúrgicas. O seu principal objetivo é proporcionar ao aluno dez meses de atividade prática e de caráter profissionalizante. Para tal, o EP pretende o desenvolvimento de competências no âmbito do raciocínio clínico, do aperfeiçoamento de procedimentos técnicos e da adequada metodologia clínica no exame objetivo. Ainda assim, pretende que o aluno aperfeiçoe as suas capacidades de comunicação e de relação com o doente e seus familiares, aprenda a integrar uma correta cooperação profissional e de trabalho em equipa com os outros profissionais de saúde. O aluno terá a oportunidade de aplicar na prática conhecimentos adquiridos, identificar as suas dificuldades e aperfeiçoar-se.

O presente relatório tem como finalidade elucidar, de forma sucinta, as atividades desenvolvidas nos vários estágios que frequentei, bem como fazer uma reflexão crítica baseada nos objetivos específicos das Unidades Curriculares, comparando-os com os objetivos traçados e alcançados. Deste modo, o relatório está dividido em três partes: Introdução; Síntese das atividades desenvolvidas e Reflexão Crítica Final.

2. SÍNTESEDASATIVIDADESDESENVOLVIDAS

2.1 GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (GO): (15/09/2014 a 10/10/2014)

(4)

Especialidade – Histeroscopias (realizadas no HCC) e Colposcopias – e, ainda, no Bloco Operatório, situado na MAC. As duas últimas semanas, já no âmbito da Obstetrícia, decorreram entre a Consulta Externa, os Exames Técnicos (Diagnóstico Pré-Natal) e o Bloco Operatório de Obstetrícia. Frequentei o Serviço de Urgência da MAC todas as segundas-feiras do estágio, o que perfez um total de quatro turnos. Da mesma forma, todas as terças-feiras, presenciei Sessões Clínicas e fiz uma exposição oral subordinada ao tema «Infertilidade Associada a Endometriose (Revisão Terapêutica de Caso Clínico)».

2.2 SAÚDE MENTAL: (13/10/2014 a 07/11/2014)

O estágio parcelar de Saúde Mental, com duração de quatro semanas, repartiu-se em dois momentos: o primeiro teve lugar na FCM-UNL onde, durante dois dias, foram lecionados dois seminários teórico-práticos pelo Prof. Doutor Miguel Xavier, regente desta Unidade Curricular; o segundo teve lugar no Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital de São Francisco Xavier (HSFX), sob a orientação da Dra. Georgina Maia, que se prolongou pelo restante tempo de estágio. Durante este período pude assistir e ter também um papel ativo nas Consultas Externas. Nas quartas-feiras do estágio estive presente nas Reuniões de Serviço, onde por vezes eram feitas exposições orais. Por incompatibilidade de gestão de atividades do Serviço, pude apenas frequentar um dia de Serviço de Urgência. Integrei também uma Reunião da Equipa Móvel do Hospital. Por iniciativa própria, assisti a Consultas de Psiquiatria do Adulto no Hospital Egas Moniz com o Dr. Ricardo Duque. Apresentei, juntamente com o meu colega Carlos Branco, uma revisão de tema denominada «Automutilação na Infância e na Adolescência», tendo ainda participado no Encontro da

Unidade Coordenadora Funcional do HSFX.

2.3 MEDICINA GERAL E FAMILIAR (MGF): (10/11/2014 a 05/12/2014)

(5)

RAFAELA OLIVEIRA VAZ Nº2009278

participado ativamente em diversos tipos de consulta: Consulta Aberta/Doença Aguda e Consultas Programadas pelo Doente, nomeadamente Saúde de Adultos, Consulta de Hipertensão, Diabetes, Saúde Materna, Planeamento Familiar e Saúde Infantil. Durante o estágio acompanhei também a equipa de enfermagem nas suas diversas atividades, com especial incidência na Saúde Infantil e Sala de Pensos. Ao invés de elaborar um relatório como nos restantes estágios, foi-me solicitado que redigisse um “Diário de Exercício Orientado”, que foi objeto de avaliação oral, no final do estágio, por

parte de um júri.

2.4 PEDIATRIA: (09/12/2014 a 16/01/2015)

O estágio parcelar de Pediatria decorreu ao longo de quatro semanas na Unidade de Cuidados Especiais Respiratórios e Nutricionais (UCERN), sob a orientação da Dra. Sara Nóbrega. Outra parte do estágio foi realizada na Sala de Técnicas Endoscópicas e nas Consultas de Gastrenterologia Pediátrica. Fazia parte da dinâmica do estágio a presença em Reuniões Científicas e nas Sessões Sociedade para a Formação de Internos e Alunos de Pediatria. Durante este período frequentei também o Serviço de Urgência, Sessões Teóricas de Imunoalergologia, Consulta Externa e Exames Técnicos de Imunoalergologia. No decorrer deste estágio, tive ainda contacto, durante dois dias, com o Serviço de Cardiologia Pediátrica. No final do estágio apresentei, juntamente com os meus colegas Márcia Pereira e Lourenço Cruz, um Seminário que versava o tema: «Rastreio Oftalmológico na

Pediatria (0-6 anos)».

2.5 CIRURGIA GERAL: (26/01/2015 a 20/03/2015)

(6)

que escolhi a Unidade de Cuidados Intensivos –, uma semana na área do Atendimento Médico Permanente (AMP) e as outras quatro semanas na Especialidade de Cirurgia Geral do Hospital da Luz. Durante este período pude acompanhar o meu tutor nas suas diversas atividades profissionais, entre elas: Consulta de Cirurgia – em paralelo com a Sala de Pensos, onde tive papel ativo na realização de diferentes tipos de pensos –; Bloco Operatório – onde me foi permitido participar em diferentes cirurgias, enquanto 2.ª ajudante –; Internamento; Reuniões de Serviço; Sessões Clínicas do Hospital e Reuniões Multidisciplinares. No AMP pude contactar com a Sala de Triagem, a Sala de Pensos, a Sala de Consulta e a Sala de Técnicas. Na Unidade de Cuidados Intensivos estive sob a orientação do Dr. Andrade Gomes e colegas. Aqui, tive contacto com intervenções de emergência e de suporte, participei na discussão dos doentes do internamento e ainda participei nas Sessões de Morbi-mortalidade apresentadas pelos médicos do Serviço. O estágio parcelar em Cirurgia Geral terminou com um mini congresso, no HBA, onde eu e outros cinco colegas expusemos uma apresentação intitulada «Quando uma excisão não (des)basta: o papel da abordagem multidisciplinar».

2.6 MEDICINA INTERNA: (23/03/2015 a 22/05/2015)

O estágio parcelar de Medicina Interna, realizado na Unidade Funcional de Medicina Interna 4 do Hospital de Santa Marta, foi composto por um bloco de oito semanas, sob a tutela da Dra. Rita Barata Moura. Durante este período tive um papel ativo na avaliação dos doentes na Enfermaria, onde pude desenvolver de forma autónoma e orientada o exercício da Medicina. No Serviço de Urgência frequentei as Consultas Externas da minha tutora, participei nas Reuniões Multidisciplinares, Sessões Clínicas do Serviço e, ainda, marquei presença nos Seminários teórico-práticos de Medicina Interna, que decorreram na FCM-UNL em paralelo ao decurso do estágio. No final do estágio, juntamente com outros cinco colegas, tive oportunidade de fazer uma apresentação de caso intitulada «Precordialgia».

(7)

RAFAELA OLIVEIRA VAZ Nº2009278

Esta Unidade Curricular, também denominada Preparação para a Prática Clínica: Integração de Conhecimentos, sob a regência do Prof. Doutor Roberto Palma dos Reis, foi lecionada sob a forma de aulas teóricas quinzenais na NMS | FCM-UNL, versando diversos temas transversais à Medicina. Estas aulas pautavam-se pelo seu caráter multidisciplinar, com a participação de um variado painel de médicos de diferentes especialidades. A avaliação da disciplina teve em conta a assiduidade dos alunos e a sua prestação em um exame final de escolha múltipla.

2.8 UNIDADE CURRICULAR OPCIONAL: (25/05/2015 a 05/06/2015)

Optei por fazer Estágio Clínico de Especialidade, em MGF, na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Dr. Manuel Cunha – São Martinho do Bispo, sob a orientação do Dr. Eduardo Francisco em paralelo com a orientação da Dra. Ana Vaz. Escolhi esta especialidade por versar as várias áreas da Medicina, e com vista ao enriquecimento da minha prestação enquanto futura médica.

3. REFLEXÃOCRÍTICAFINAL

Na tentativa de fazer uma reflexão crítica, consensual com a minha experiência durante o Estágio Profissionalizante, irei abordar cada estágio parcelar de acordo com os objetivos de aprendizagem específicos e pessoais a atingir e o seu respetivo cumprimento ou não-cumprimento – sempre com sentido crítico –.

GO teve como principais objetivos específicos da Unidade Curricular, e pessoais, o conhecimento dos componentes da vigilância de saúde da mulher e da grávida, assim como o reconhecimento das patologias ginecológicas e obstétricas mais frequentes. Considero que este tenha sido um período onde pude obter as competências necessárias para a minha prática clínica, em sincronia com o que tinha delineado aprender neste estágio.

(8)

funcionais destes e a identificação de situações de risco. Foi um estágio muito gratificante, pois consegui alcançar objetivos de aprendizagem pessoais – como o desenvolvimento das minhas competências profissionais, com especial destaque para o correto estabelecimento de uma relação médico-doente – e específicos da Unidade Curricular em causa.

MGF primou, também, pela oportunidade de realização do estágio em contexto diferente daquele que é habitual. As necessidades de aprendizagem específicas foram de encontro às necessidades pessoais, eram elas: obtenção de uma história clínica centrada na pessoa e elaboração de um exame clínico adequado; tomada de decisões terapêuticas que tivessem em consideração as limitações dos dados clínicos e a relação custo/benefício; reconhecimento da complexidade da prestação dos cuidados de saúde integrados, longitudinais e compreensivos ao paciente com problemas médicos crónicos, comuns e múltiplos. Considero ter alcançado todos estes objetivos de aprendizagem no estágio parcelar de MGF.

O estágio parcelar em Pediatria tinha como principais necessidades de aprendizagem específicas: a avaliação do crescimento, desenvolvimento e estado nutricional, a interpretação de exames complementares correntes e a discussão do diagnóstico, propondo orientação terapêutica adequada. Posso afirmar que todos estes objetivos eram transversais aos objetivos por mim traçados no início do estágio. Fazendo agora uma análise retrospetiva, considero ter cumprido com a totalidade destes objetivos, no entanto, senti pouco apoio neste processo. Julgo importante referir, ainda, os lapsos em relação à aquisição de autonomia, a qual me foi pouco cedida, bem como a pouca uniformização na carga horária entre os diferentes hospitais para a mesma Unidade Curricular.

(9)

RAFAELA OLIVEIRA VAZ Nº2009278

executar as técnicas de pequena cirurgia mais comuns e conhecer as técnicas de anestesia e de assepsia necessárias para o efeito; saber planear e executar um exame clínico metódico e completo; conhecer e saber distinguir as situações clínicas com indicação cirúrgica eletiva e com indicação cirúrgica urgente.

O estágio parcelar de Medicina Interna foi para mim o mais gratificante de todos, pois tive a oportunidade de cumprir com os meus objetivos: avaliar, acompanhar e tratar um doente de acordo com uma visão holística e o aperfeiçoamento de técnicas complementares ao exame objetivo. Além disso, cumpri com os objetivos estipulados na Unidade Curricular: desenvolver a capacidade de comunicação com doentes, colegas e outros profissionais, elaborar os diários clínicos dos doentes e identificar as propostas terapêuticas apropriadas e propor a sua aplicação.

Penso ter ido de encontro à finalidade enunciada no Licenciado Médico em Portugal1: «A finalidade

da educação médica pré-graduada é ajudar o estudante médico a adquirir uma base de conhecimentos sólida e coerente (…) que lhe permita tornar-se um médico fortemente empenhado nas bases científicas da arte da Medicina, nos princípios éticos, na abordagem humanista que constituiu o fundamento da prática médica e no aperfeiçoamento ao longo da vida das suas próprias capacidades, de modo a promover a saúde e o bem-estar das comunidades que servem».

Finalmente, resta referir que encerro este capítulo do meu percurso académico satisfeita, mas com a inquietude do Conhecimento e da Sabedoria de que necessito, para que possa contribuir, enquanto médica, para o bem-estar do Ser Humano.

«(...) se anseias conhecer o Homem e penetrar na trágica grandeza de seu destino, então, torna-te

médico, meu filho.»2

(10)

4. ANEXOS

ANEXO 1 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

DATA ESTÁGIO

15/09/2014 a 10/10/2014 4 Semanas

Ginecologia e Obstetrícia

Coordenador(a): Prof.ª Doutora Teresa Ventura Local: Hospital Dona Estefânia

Tutor(a): Dra. Carla Leitão

13/10/2014 a 07/11/2014 4 Semanas

Saúde Mental

Coordenador(a): Prof. Doutor Fernando Miguel Teixeira Xavier

Local: Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital de São francisco Xavier

Tutor(a): Dra. Georgina Maia

10/11/2014 a 05/12/2014 4 Semanas

Medicina Geral e Familiar

Coordenador(a): Prof. Doutora Isabel Santos Local: Unidade de Saúde de Lagoa Tutor(a): Dr. Rui Fontes e Dr. Magno Silva

09/12/2014 a 16/01/2015 4 Semanas

Pediatria

Coordenador(a): Prof. Doutor Luís Manuel Varandas

Local: Hospital Dona Estefânia Tutor(a): Dra. Sara Nóbrega

26/01/2015 a 20/03/2015 8 Semanas

Cirurgia Geral

Coordenador(a): Prof. Doutor Rui Manuel Fraga Martins Maio

Local: Hospital da Luz Tutor(a): Dr. César Resende

23/03/2015 a 22/05/2015 8 Semanas

Medicina Interna

Coordenador(a): Prof. Doutor Fernando Nolasco Local: Hospital de Santa Marta – Unidade

Funcional de Medicina Interna 4 Tutor(a): Dra. Rita Barata Moura

2º Semestre

Preparação para a Prática Clínica

Coordenador(a): Prof. Doutor Roberto Palma dos Reis

Local: Faculdade de Ciências Médicas

25/05/2015 a 05/06/2015 2 Semanas

Estágio Clínico de Especialidade

Coordenador(a): Prof. Doutor José Delgado Alves Local: Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Dr. Manuel Cunha – São Martinho

do Bispo

(11)

RAFAELA OLIVEIRA VAZ Nº2009278

ANEXO 2 EXPOSIÇÕES ORAIS

ESTÁGIO PARCELAR TEMA E AUTORES

Ginecologia e Obstetrícia

“Infertilidade Associada a Endometriose

(Revisão Terapêutica de Caso Clínico)

Autor(es): Rafaela Vaz

Saúde Mental “Automutilação na Infância e na Adolescência”

Autor(es): Rafaela Vaz e Carlos Branco

Pediatria

“Rastreio Oftalmológico na Pediatria (0-6 anos)”

Auto(es): Rafaela Vaz, Lourenço Cruz e Márcia Pereira

Cirurgia Geral

“Quando uma excisão não (des)basta: o papel da abordagem multidisciplinar”

Autor(es): Rafaela Vaz, Madalena Lobão, Joana Polido, Inês Oliveira, Miguel Varela e Maria Carp

Medicina Interna

“Precordialgia”

(12)

ANEXO 3 ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

 Certificado de Participação no “4º CCCC (Congresso de Casos Clínicos em Cardiologia) ”.

 Certificado de Participação no “1º Curso de Gastroenterologia Oncológica“.

 Certificado de Participação no “VI Congresso Internacional de Psicologia da Criança e

do Adolescente”.

 Certificado de Participação no “Planeamento da Atividade de Educação para a Saúde –

Comemoração do Dia Mundial da Criança”.

 Certificado de Participação no“Champalimaud Cancer Symposium: Pelvic Happiness for

Pelvic Cancer Patients –Function Preservation by Treatment Precision”.

 Certificado de Participação no “Curso de Interpretação de Radiologia Convencional”.

 Certificado de Participação no “Curso de Interpretação Electrocardiográfica”.

 Certificado de Participação na “Palestra ‘Como lidar com o doente que sofre de doença

mental? – Psicose Esquizofrénica’ ”.

ANEXO 4 AGRADECIMENTOS

(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)

Referências

Documentos relacionados

Deste modo, pode-se concluir que, para este modelo de quatro classes, para classificação de imagens termográficas de mamas, a combinação de classificadores pela técnica

Os diferentes períodos de preparação para competição buscam aperfeiçoar a definição muscular e a simetria corporal, necessárias no momento da competição, além

O Documento Conceptual de Durham “Strengthening PHC and Services in Europe” e o relatório final “Public Health Capacities in the EU” de Maastricht enfatizaram

Esta situação é composta por uma situação adidática e as dialéticas de Ação, Formulação, Validação e Institucionalização. A evolução desta situação é

Enquanto que as superpotências e as grandes potências não parecem prescindir de desempenhar um papel no teatro mundial (algumas vezes dando as últimas a

Também esta forma dupla de discurso (concebido como uma voz por trás de outra) tende a associar a noção de inspiração à de revelação; esta concepção de revelação,

Compreender a percepção geral que a população tem para como os répteis e anfÍbios, e as suas implicações na conservação das espécies.. Este lnquérlto lnsere+e

Objectivos: colaborar de forma activa com a minha tutora em todas as suas actividades; adquirir autonomia na realização do trabalho proposto; compreender o impacto da doença