• Nenhum resultado encontrado

ANOS INICIAIS ROTEIRO DE ESTUDOS DOMICILIARES. SEMANA 32 3º TRIMESTRE 05 de outubro a 08 de outubro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ANOS INICIAIS ROTEIRO DE ESTUDOS DOMICILIARES. SEMANA 32 3º TRIMESTRE 05 de outubro a 08 de outubro"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Semana 32 0

ROTEIRO DE ESTUDOS DOMICILIARES

ANOS INICIAIS

SEMANA 32 – 3º TRIMESTRE 05 de outubro a 08 de outubro

COMPONENTE CURRICULAR:

CURRÍCULO INTEGRADO PROFESSOR(A):

MÁRCIA, TATIANA, FABIANE, CÍNTIA E EDNA ANO/ TURMA:

5º ANO/151, 152, 153, 154 e 155

(2)

Semana 32 1

Querido estudante lassalista, organize seus estudos. Boa semana!

Estas são as competências e habilidades que trabalharemos durante a semana:

Componente Curricular: HISTÓRIA

C2. Comparar e compreender as relações de produção patrimonial na formação sócio cultural dos diferentes povos da antiguidade aos dias atuais.

H7. Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA

C1. Desenvolver a leitura de forma autônoma em diferentes gêneros textuais, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por tipologias, temas e autores.

C2. Compreender e apreciar textos literários e não literários, orais e escritos.

C3. Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras, frases e textos de forma contextualizada, utilizando recursos de coesão pronominal e articuladores de relações de sentido.

C4. Compreender e apreciar textos da oralidade.

C5. Empregar os conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação.

H18. Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

H20. Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

H35. Utilizar conhecimentos linguístico-gramaticais: regras de concordância, discurso direto, vírgulas em enumerações, regras ortográficas.

H36. Utilizar, ao produzir um texto, pronomes que anunciam termos, ideias, além de usar articuladores que estabelecem a relação de tempo, causa, oposição, conclusão e comparação.

H44. Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

H62. Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos. Reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.

H64. Grafar normas práticas da língua de forma adequada.

Componente Curricular: MATEMÁTICA

C1. (Re)conhecer, no contexto social, operações e diferentes significados e representações dos números naturais e racionais.

C2. Compreender as quatro operações básicas da matemática e suas relações para (Re)conhecer, utilizar e calcular valores em situações-problema.

C9. Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação.

C5. Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.

C6. Identificar, (Re)conhecer e caracterizar figuras geométricas planas e espaciais.

C3. Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes.

C1. Medidas de comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade: utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medidas.

C2. Áreas e perímetros de figuras poligonais: algumas relações.

C3. Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento, significados, leitura e representação na reta numérica.

H8. Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

H9. Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

H19. Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

H20. (Re) conhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

H22. Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

H23. Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

H3. Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

H4. Identificar frações equivalentes.

Componente Curricular: CIÊNCIAS

C2: Reconhecer a importância dos processos vitais para manutenção da vida humana, relacionando a alimentação ao bom funcionamento dos organismos.

H8: Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais para a manutenção da saúde do organismo.

Componente Curricular: GEOGRAFIA

C1. Analisar e compreender o movimento de migração nos espaços geográficos ocupados, seu significado histórico, levando em conta a dignidade humana.

H1. Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.

H3. Analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.

Componente Curricular: ENSINO RELIGIOSO

C1. Compreender a importância da defesa da Dignidade da Vida em todas as situações, na abordagem da Campanha da Fraternidade.

H1. Identificar os tempos litúrgicos como oportunidades de reflexão e aprimoramento da caminhada da fé.

(3)

Semana 32 2 5º Ano – 3º Trimestre – Semana 32 – de 05 de outubro a 08 de outubro _____________________________________________________________________________

Aula: 05/10 TERÇA-FEIRA

Atividade de Ciências

Meus queridos, hoje iremos esturdar os desperdício dos alimentos. Vamos assitir ao vídeo . https://youtu.be/eLq3GzSDnZc

Após realizaremos as atividades do livro “Porta Aberta para o Mundo”.

Atividade de Matemática

Amados alunos, hoje iremos assistir ao vídeo sobre SIMPLIFICAÇÃO DE FRAÇÃO e após a explicação da professora, faremos as atividades do livro Conquistar Mais e da folha de exercícios.

https://www.youtube.com/watch?v=nPJ-Y4Ig-Mg

SIMPLIFICAÇÃO DE FRAÇÕES

Quando obtemos frações equivalentes dividindo o numerador e o denominador por um mesmo número maior que 1, que seja divisor tanto do numerador quanto do denominador, estamos fazendo uma simplificação de fração.

Veja o exemplo:

Agora, resolva os cálculos.

1 – Simplifique as frações até obter frações irredutíveis.

a)

b) 16 32 c) 18

30 d) 9

27

Quando uma fração não

pode mais ser

simplificada, dizemos que ela é IRREDUTÍVEL.

10 25

=___________________________ e)

f)

g)

h)

36 48 66 99 40 36 105 135

=___________________________

=___________________________

=___________________________

=___________________________

=___________________________

=___________________________

=___________________________

(4)

Semana 32 3 2 – Complete simplificando as frações para obter frações equivalentes.

a) 25 = 50 10 b) 16 = 4 32

c) 36 = 48 16 d) 21 = 3 49

Aula: 06/10 QUARTA-FEIRA e 07/10 QUINTA-FEIRA

Aula: 08/10 SEXTA-FEIRA

Atividade de Matemática

Meus queridos, na aula de hoje faremos atividades de raciocínio lógico com cálculos e problemas matemáticos.

1 – Os cálculos abaixo têm seus resultados expressos no quadro. Após resolver no seu caderno, indique a linha e a coluna em que a resposta se encontra, como no exemplo.

a b c d

1

18 22 860 695 100

2

128 197 1 221 1 102

3

2 735 1 066 41 2 224

4

225 1 220 2 001 1 829

5

2 725 66 183 358

e) 28 = 140 35 f) 9 = 3 99

g) 18 = 45 15 h) 24 = 28 7

Avaliação de conhecimentos da Rede La Salle

(5)

Semana 32 4 a) 3 X 7 + 5 X 9 = 5 b

b) 3 418 – 693 = _______________

c) 1 974 + 761 = _______________

d) 635 X 36 = _________________

e) 720 : 40 = _________________

f) 1 049 + 952 = _______________

g) 4 654 : 13 = ________________

h) 834 – 609 = ________________

i) 19 + 1 201 = ________________

j) 58 X 19 = __________________

k) 1 152 : 9 = _________________

2 – Resolva os problemas com atenção.

a) No ano passado, uma padaria vendeu 34 panetones na véspera de Natal. Por quanto foi vendido cada panetone, se o total arrecadado foi de R$ 1 904,00 naquele dia?

b) Começou a campanha de vacinação de animais de estimação. Uma clínica veterinária doou 936 doses de vacinas para serem distribuídos igualmente pelos 13 postos de vacinação da cidade. Quantas doses cada posto receberá?

c) Arnaldo é dono de uma floricultura e ele recebeu 6 144 rosas para montar vários buquês. Em cada buquê ele colocou 24 rosas. Arnaldo conseguiu formar quantos buquês? Se ele vendeu cada buquê por R$ 35,00, quanto Arnaldo arrecadou?

d) Uma transportadora precisa entregar 78 589 produtos em três dias. No primeiro dia entregou 23 345 produtos. No segundo dia entregou 30 678 produtos. Quantos produtos faltam para ser entregues no terceiro dia?

e) O carro do meu pai percorre 12 quilômetros com um litro de gasolina. Se numa viagem foram consumidos 87 litros, qual foi a distância em quilômetros que o carro percorreu?

f) Roberta resolveu aproveitar a oferta e comprar um apartamento novo.

Pagou à vista, pois o desconto estava bom.

Quanto Roberta economizou por ter pago o apartamento à vista?

g) Thiago tem uma coleção com 574 carrinhos de ferro. Dessa coleção, 3

7 são carrinhos que ele ganhou do seu pai. Quantos carrinhos ele ganhou de outras pessoas?

1 4

5 6

l) 278 X 8 = __________________

m) 141 – 4 X 25 = ________________

n) 7 092 : 36 = _________________

o) 2 038 – 175 – 34 = ____________

p) 2 000 – 934 = ________________

q) 1

4 de 732 = ______________

r) 999 + 222 = _________________

s) 2 300 : 23 = _________________

t) 5

6 de 834 = ______________

SUPER OFERTA À vista R$ 300 380,00 ou 48

prestações de R$ 7 500,00

(6)

Semana 32 5 Atividade de Geografia

Quantos somos e o crescimento da população

Depois de estudarmos os principais grupos étnicos que contribuíram para a formação do povo brasileiro, chegou a hora de aprendermos sobre os dados quantitativos da população. Você sabe quantas pessoas moram no seu bairro, em seu município, em seu estado ou em seu país? E quantas pessoas vivem no mundo inteiro?

Vamos conhecer mais sobre a distribuição da população no espaço geográfico e os fatores que influenciam em seu crescimento.

Leia e faça a atividade da folha.

QUANTOS SOMOS E O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO

O Brasil é um dos países mais populosos do mundo. Para conhecer os dados populacionais, os governos dos países realizam uma pesquisa que registra o número e as características da população.

Essa pesquisa chama-se censo demográfico ou recenseamento. De acordo com o último censo, em 2010 éramos mais de 190 milhões de brasileiros distribuídos de modo desigual pelo território nacional. No Brasil, o censo demográfico é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Funcionários do IBGE fazem o levantamento das condições de vida da população, de seu nível de escolaridade, da situação do saneamento básico de suas casas, da quantidade de habitantes nos espaços rural e urbano, entre outras informações.

Atualmente a população mundial conta com mais de 7 bilhões de pessoas. Chamamos de população absoluta o número total de habitantes de um determinado local.

Observe o gráfico dos países mais populosos do mundo.

Fonte: https://educa.ibge.gov.br/

O Brasil é um dos países mais populosos. A população brasileira tem crescido ao longo das últimas décadas. A população de um país cresce quando:

o número de nascimentos supera o número de mortes, ocorrendo um crescimento natural;

mais pessoas entram no país (imigrantes) do que saem (emigrantes).

(7)

Semana 32 6

ATENÇÃO !!!! DIAS 11 E 12 DE OUTUBRO - FERIADO

ATIVIDADE

Responda as questões em seu caderno.

1. Quais são os 5 países mais populosos do mundo?

2. Qual a posição do Brasil nesse ranking?

3. Por que o censo demográfico é importante? De quanto em quanto tempo ele acontece?

4. No Brasil, quem é responsável pelo recenseamento?

5. O que é população absoluta?

6. Quando a população de um país cresce?

7. De acordo com o gráfico, o que é possível concluir sobre o crescimento da população brasileira?

Referências

Documentos relacionados

As modalidades de utilização de obra litero musical em questão e o exercício de direitos patrimoniais de

Com 14 mil doses para aplicação como 1ª dose, município imuniza agora pessoas com 53 anos ou mais sem comorbidades, e lembra: é essencial comparecer para a 2ª dose.. O

Alguns implementos utilizados na silvicultura podem ser utilizados em ILPF, tais como: subsolador/sulcador florestal para preparo das linhas de plantio das

 Resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números racionais cuja representação decimal é finita;..  Cálculos exatos, estimados, mental,

Proteção respiratória: Não é necessária se a ventilação for adequada. Proteção para as mãos: É recomendado o uso de luvas de borracha ou PVC Proteção para os olhos:

com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Rodolfo pagou 368 reais

Conjuntos; Sistema de Numeração Decimal; Sistema Romano de Numeração; Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão de Números Naturais; Números Racionais;

13 Moench (1984) modelo tabular, rebaixamento nas fissuras, pele de fractura 14 Moench (1984) modelo tabular, rebaixamento nos blocos, pele de fractura 15 Moench (1984)