• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE ANGICOS - CMA CURSO DE INTERDICIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE ANGICOS - CMA CURSO DE INTERDICIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA"

Copied!
54
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE ANGICOS - CMA CURSO DE INTERDICIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

WESLLEY THIAGO MARTINS FERNANDES

O EMPREENDEDORISMO NA PERSPECTIVA DE GÊNERO NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN

ANGICOS/RN 2018

(2)

WESLLEY THIAGO MARTINS FERNANDES

O EMPREENDEDORISMO NA PERSPECTIVA DE GÊNERO NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Federal Rural do Semiárido - Campus Angicos, para obtenção do título de Bacharel em Ciência e Tecnologia.

Orientador: Prof. Me. Marcílio Luis Viana Correia - UFERSA

ANGICOS/RN 2018

(3)
(4)
(5)

AGRADECIMENTOS

Gostaria de agradecer primeiramente a Deus por tudo de bom que tem feito em minha, tenho certeza que ele sempre esteve comigo e que permitiu que isto acontecesse, desde sempre, em toda minha vida. Dando-me forças para nunca desistir, esperanças todas as vezes que eu não acreditei, e saúde para me manter de pé. A Ele, o maior mestre.

Gostaria também de agradecer a minha mãe Maria Jaires Martins e a minha irmã Wiliany Thayna Martins Fernandes, minha maravilhosa família, por todo o apoio nas horas mais difíceis, toda amor e confiança em acreditarem na minha capacidade, e que este seja apenas o começo de futuras conquistas, assim, para que assim eu possa vos orgulhar.

Ao meu pai em especial Mazzilly Fernandes, por mais que não esteve presente nessa reta final do curso, sei que iria me apoiar, acreditar e, com certeza, ter orgulho. Pois desde cedo sempre me ensinou a ser forte, enfrentar as dificuldades e que estaria ao meu lado.

Aos meus amigos, frutos da caminhada acadêmica nesta Universidade, por estar sempre juntos ajudando uns aos outros, por estarem em diversos momentos de diversão, companheirismo e pelo apoio nessa reta final. E que possamos compartilhar futuros sonhos e conquistas.

Ao meu orientador Prof. Me. Marcílio Luis Viana Correia, pela confiança e por toda atenção, que dedicou parte do seu tempo para orientar e motivar em cada passo deste trabalho, o meu muito obrigado.

Por fim, a todos os empreendedores do município de Parnamirim-RN, que disponibilizaram um pouco do seu tempo, de sua compreensão, paciência e confiança em disponibilizar informações, para a construção e realização de trabalho.

(6)

“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças”.

Augusto Cury

(7)

RESUMO

Atualmente os empreendedores estão cada vez mais tornando o mercado competitivo, tornando os negócios altamente desafiadores. E para competir é necessário possuir um perfil, o de empreendedor, que atenda as novas mudanças no mercado e tornem-se o diferencial no foco na inovação e colaboração para o fortalecimento econômico. Com desenvolvimento do empreendedorismo no país, e com visão no cenário no estado do Rio Grande do Norte, observou-se a possibilidade da realização de um estudo que viesse a caracterizar o perfil dos empreendedores e empreendimentos existentes na zona sul comercial do município de Parnamirim-RN.Essa pesquisa foi realizada de forma direta, com a utilização de técnicas de pesquisa e coletas de dados. Para a coleta de dados, foi realizada a aplicação de um questionário, com perguntas objetivas e discursivas com o objetivo de avaliar a distribuição por gênero, a faixa etária dos empreendedores, o grau de escolaridade, o ramo das empresas, como são feitas as divulgações dos negócios, a quantidades de empreendimentos que são registrados, entre outras. Através da análise dos resultados observou-se que, na zona sul comercial de Parnamirim-RN a maioria dos empreendedores é do sexo masculino, a maior parte dos empresários é de até 30 anos, e que cerca de 76% dos empreendedores fazem o uso de tecnologias para divulgar seus negócios e 82,93% dos empreendimentos corresponde ao ramo de comércio. O resultado dessa pesquisa revelou na zona sul do centro comercial do município em estudo, foi visto a grande quantidade das empresas no ramo do comércio, e poucas no ramo de serviços, e nenhuma empresa do ramo de indústria. E isto seria um fator para o desenvolvimento econômico para a população local e contribuição para o Estado, visto que o número de oportunidades de emprego iria crescer, e com isso, desenvolveria um crescimento da circulação de capital no município.

Palavras chave: Empreendedorismo. Empreendimentos. Empreendedores.

(8)

ABSTRACT

Today, entrepreneurs are increasingly making the market competitive, making business highly challenging. To compete, it is necessary to have an entrepreneur profile that meets the new changes in the market and becomes the differential in the focus on innovation and collaboration for economic strengthening. With the development of entrepreneurship in the country, and with a view in the scenario in the state of Rio Grande do Norte, observed the possibility of carrying out a study that would characterize the profile of the entrepreneurs and enterprises existing in the commercial south zone of the municipality of Parnamirim- RN. This research was carried out in a direct way, with the use of research techniques and data collection. For the data collection, a questionnaire was applied, with objective and discursive questions in order to evaluate the distribution by gender, the age group of the entrepreneurs, the educational level, the branch of the companies, how the disclosures are made of the businesses, to the amounts of enterprises that are registered, among others. Through the analysis of the results it was observed that, in the commercial zone of Parnamirim-RN, the majority of entrepreneurs are male, most entrepreneurs are up to 30 years, and that about 76% of entrepreneurs make use of technologies to publicize its businesses and 82.93% of the projects correspond to the branch of commerce. The result of this research revealed in the southern zone of the commercial center of the municipality under study, was seen the great amount of the companies in the branch of the commerce, and few in the branch of services, and no company of the branch of industry. And this would be a factor for the economic development for the local population and contribution to the State, since the number of employment opportunities would grow, and with that, would develop an increase of the circulation of capital in the municipality.

Keywords: Entrepreneurship. Enterprises. Entrepreneurs.

(9)

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Distribuições dos empreendedores por gênero na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 21 Tabela 2 - Distribuições por gênero dos empreendedores por faixa etária na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 22 Tabela 3 – Distribuições por gênero dos empreendedores por grau de escolaridade na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 24 Tabela 4 - Distribuições por gênero dos empreendimentos por tempo de funcionamento na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 25 Tabela 5 - Distribuições por gênero dos empreendimentos por ramo na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 26 Tabela 6 - Distribuições dos tipos de empreendimentos na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 27 Tabela 7 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo o registro das empresas na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 28 Tabela 8 - Distribuições por gênero dos empreendimentos que realizaram empréstimo público na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 29 Tabela 9 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo número de funcionários na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 30 Tabela 10 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo o porte dos empreendimentos na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 31 Tabela 11 - Distribuições por gênero dos empreendimentos que utilizam algum tipo de na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 32 Tabela 12 - Distribuições por gênero dos empreendimentos que utilizam meios de divulgação na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 34 Tabela 13 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo o caráter das empresas na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 35 Tabela 14 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo o uso dos estabelecimentos na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN... 36 Tabela 15 - Distribuições por gênero dos empreendimentos que pretendem desenvolver outro negócio ou promover melhorias em seus empreendimentos na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 37 Tabela 16 - Fatores que levaram o surgimento da ideia de montar os empreendimentos por gênero na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 38 Tabela 17 - Dificuldades encontradas pelos empreendedores por gênero na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 39

(10)

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1- Distribuições dos empreendedores por gênero na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 21 Gráfico 2 - Distribuições por gênero dos empreendedores por faixa etária na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 22 Gráfico 3 - Distribuições por gênero dos empreendedores por grau de escolaridade na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 23 Gráfico 4 - Distribuições por gênero dos empreendimentos por tempo de funcionamento na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 24 Gráfico 5 - Distribuições por gênero dos empreendimentos por ramo na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 25 Gráfico 6 - Distribuições dos tipos de empreendimentos na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 26 Gráfico 7 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo o registro das empresas na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 28 Gráfico 8 - Distribuições por gênero dos empreendimentos que realizaram empréstimo público na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 29 Gráfico 9 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo número de funcionários na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 30 Gráfico 10 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo o porte dos empreendimentos na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 31 Gráfico 11 - Distribuições por gênero dos empreendimentos que utilizam algum tipo de na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 32 Gráfico 12 - Distribuições por gênero dos empreendimentos que utilizam meios de divulgação na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 33 Gráfico 13 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo o caráter das empresas na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 34 Gráfico 14 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo o uso dos estabelecimentos na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN... 35 Gráfico 15 - Distribuições por gênero dos empreendimentos que pretendem desenvolver outro negócio ou promover melhorias em seus empreendimentos na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 36 Gráfico 16 - Fatores que levaram o surgimento da ideia de montar os empreendimentos por gênero na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 38 Gráfico 17 - Dificuldades encontradas pelos empreendedores por gênero na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 39

(11)

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Localização do município de Parnamirim no Estado do Rio Grande do Norte. ... 18 Figura 2 - Delimitação da área de pesquisa na zona sul do centro comercial de Parnamirim- RN. ... 19 Figura 3 – Caminho percorrido para coleta de amostras na zonal sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 19 Figura 4 - Central do Cidadão, inicío da zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 44 Figura 5 - Loja de Roupas – Schalk, na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. .... 44 Figura 6 - Inicio da zona sul do centro comercial, Av. Brg. Everaldo Breves, Parnamirim-RN.

... 45 Figura 7 - Loja de Variedades, na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN. ... 45

(12)

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas.

GEM- Global Entrepreneurship Monitor

BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento PME – Pequenas e Médias Empresas.

MEI - Microempreendedor Individual.

MPE - Micro e Pequenas Empresas RN – Rio Grande do Norte

(13)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 9

1.2 Objetivos ... 10

1.2.1 Objetivo Geral ... 10

1.2.2 Objetivos Específicos ... 10

2 REFERENCIAL TEORICO ... 11

2.1 Histórico Do Município De Parnamirim-Rn ... 11

2.2 Empreendedorismo ... 12

2.2.1 Definição de Empreendedorismo ... 12

2.2.2 Empreendedorismo no Brasil ... 13

2.3 Empreendedor ... 14

2.3.1 Definição de empreendedor ... 14

2.3.2 Empreendedorismo por Gênero ... 14

2.3.3 Perfil do Empreendedor ... 15

2.4 Tipos De Empreendimentos ... 16

2.4.1 Microempreendedor individual (MEI) ... 16

2.4.2 Micro e Pequenas Empresas (MPE) ... 16

2.4.3 Pequenas e Médias Empresas (PME) ... 17

2.4.4 Grandes Empresas (GE) ... 17

3 MATERIAIS E MÉTODOS ... 18

3.1 Delimitação da Área de Estudo ... 18

3.2 Caracterização da Área de Estudo... 18

3.3 Coleta e Análise de Dados ... 20

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO ... 21

4.1 DISTRIBUIÇÕES DOS EMPREENDEDORES POR GÊNERO NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN. ... 21

4.2 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDEDORES POR FAIXA ETÁRIA NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN. ... 22

(14)

4.3 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDEDORES POR GRAU DE ESCOLARIDADE NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN.

23

4.4 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS POR TEMPO DE FUNCIONAMENTO NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM- RN. 24

4.5 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS POR RAMO NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN. ... 25 4.6 DISTRIBUIÇÕES DOS TIPOS DE EMPREENDIMENTOS NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN. ... 26 4.7 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS SEGUNDO O REGISTRO DAS EMPRESAS NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN. ... 27 4.8 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS QUE REALIZARAM EMPRÉSTIMO PÚBLICO NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN. ... 28 4.9 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS SEGUNDO NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM- RN. 29

4.10 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS SEGUNDO O PORTE DOS EMPREENDIMENTOS NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN. ... 30 4.11 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS QUE UTILIZAM ALGUM TIPO DE TECNOLOGIA NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN. ... 31 4.12 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS QUE UTILIZAM MEIOS DE DIVULGAÇÃO NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN ... 33 4.13 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS SEGUNDO O CARÁTER DAS EMPRESAS NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN. ... 34 4.14 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS SEGUNDO O USO DOS ESTABELECIMENTOS NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN. ... 35 4.15 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS QUE PRETENDEM DESENVOLVER OUTRO NEGÓCIO OU PROMOVER MELHORIAS EM SEUS EMPREENDIMENTOS NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM- RN. 36

(15)

4.16 FATORES QUE LEVARAM O SURGIMENTO DA IDEIA DE MONTAR OS EMPREENDIMENTOS POR GÊNERO NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE

PARNAMIRIM-RN ... 37

4.17 DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS EMPREENDEDORES POR GÊNERO NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN. ... 39

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 40

REFERÊNCIAS ... 42

APÊNDICE A ... 44

ANE XO A ... 46

(16)

9

1 INTRO DUÇÃO

Atualmente os empreendedores estão cada vez mais tornando o mercado competitivo, tornando os negócios altamente desafiadores. E para competir é necessário possuir um perfil, o de empreendedor, que atenda as novas mudanças no mercado e tornem-se o diferencial no foco na inovação e colaboração para o fortalecimento econômico.

Com o crescimento da competitividade dos negócios, as empresas estão exigindo estratégias através do empreendedorismo, que pode levar os negócios a se destacar no mercado. O empreendedorismo desenvolve oportunidades de negócios, onde permite uma busca por inovações, mesmo sabendo que haja riscos, a intenção é obter renda, reconhecimento e crescimento no mercado, para que conquiste sucesso nos negócios.

Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequena Empresas) o empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e soluções, tendo em vista as necessidades das pessoas. No negócio, a preocupação do empreendedor é a busca de novas oportunidades e da melhoria do seu produto/serviço.

O empreendedor possui uma facilidade em enxergar os objetivos dos negócios com clareza e desenvolver planos para que sejam atingidos, além de poder identificar oportunidades improváveis.

Segundo Dornelas (2005), os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão e logo, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado.

No Brasil, o empreendedorismo se desenvolveu na década de 90 quando a entidade como o SEBRAE foi criada, e a partir disto tem se desenvolvido e crescendo cada vez mais no país.

O Brasil nos últimos anos obteve uma classificação na lista de países que mais empreendem no mundo. Segundo a GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil se destaca na categoria intermediária de países cujos negócios são impulsionados pela eficiência, na qual se destacam os avanços ligados à industrialização e ao ganho em escala em negócios.

Através da coleta e análise dos dados estatísticos obtidos dos questionários, este trabalho tem como objetivo caracterizar o perfil dos empreendedores e empreendimentos existentes na Zona Sul da cidade de Parnamirim-RN.

(17)

10

Com o grande número de empreendedores crescente no nosso país, sendo assim, esse crescimento se faz presente também no Rio Grande do Norte, este projeto tem a intenção de caracterizar o desenvolvimento dos negócios e o potencial dos empreendedores do centro comercial na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

A obtenção desses dados é muito importante para analisarmos o desenvolvimento do município, apontando viabilidades e disponibilidades de negócios. Em síntese o empreendedor deve inovar com ética, ter visão estratégica, um bom plano de negócios e garantir a rentabilidade financeira da organização de sua região metropolitana de Natal.

1.2 OBJETIVOS

Este trabalho terá como foco o propósito de atingir os seguintes objetivos:

1.2.1 OBJETIVO GERAL

Caracterizar o perfil dos empreendedores e empreendimentos por gênero, existentes na zona sul do centro comercial de Parnamirim no estado do Rio Grande do Norte.

1.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

● Identificar as áreas de atuação comercial e de serviços na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN;

● Avaliar o grau de inovação do comercio e serviços através do uso de tecnologias;

● Analisar as demandas e prováveis oportunidades de negócios para o município;

● Estudar o nível de atuação por gênero no empreendedorismo local;

● Analisar a distribuição por faixa etária nos empreendimentos na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

(18)

11

2 RE FERE NCIAL T EORI C O

Neste capítulo serão apresentadas algumas fundamentações teóricas, e inicialmente sobre um breve histórico e evolução do município de Parnamirim-RN. Em sequência alguns conhecimentos sobre o empreendedorismo, tais como, o empreendedorismo no Brasil, o que é um empreendedor, qual o perfil de empreendedor, e os tipos de empreendedores. Assim, se terá uma base de informações para que este trabalho tenha sucesso no seu desenvolvimento.

2.1 HISTÓRICO DO MUN ICÍPIO DE PARNAMIRIM -RN

Parnamirim, palavra de origem tupi-guarani, significa rio pequeno. Nessa localidade surgiram os primeiros sinais de povoamento e evolução. Era a época da expansão da aviação comercial e chegava ao Estado uma comitiva francesa comandada pelo aviador Paulo Vechet, com a finalidade de construir um campo de pouso e decolagem nas proximidades de Natal.

Ele mesmo escolheu uma planície conhecida como Tabuleiro de Parnamirim, como melhor local para a instalação do aeródromo. O proprietário do terreno, o português João Machado, fez adoção da área.

Com a chegada de operários vindos de várias partes do Estado e a própria dinâmica natural das organizações militares, brotava em Parnamirim um forte núcleo populacional o que já lhe dava ares de cidade que se desenvolvia e ao mesmo tempo acompanhava o subir e descer dos aviões de guerra, os comentários triunfantes, as angústias próprias desses tempos, a fé no sucesso, e a vitória que a história reservou.

A cidade continuava a desenvolver-se, começavam os tempos de paz com o fim da Segunda Guerra, em 1945, e no dia 23 de dezembro de 1945, e no dia 23 de dezembro de 1948, Parnamirim foi elevada à condição de distrito de Natal. Dez anos depois , em 17 de dezembro de 1958, através da Lei nº 2.325, desmembrou-se da capital, tornando-se mundialmente conhecida como Cidade Trampolim da Vitória.

Em 6 de julho de 1973, a Assembleia Legislativa aprovou a Lei 4.278 mudando o nome do município de Parnamirim para "Eduardo Gomes", sem se quer pensar em fazer um plebiscito para saber a opinião da população. Os parnamirienses inconformados com a mudança do nome continuaram a chamá-lo pelo nome histórico "Parnamirim".

Após 14 anos, o movimento pela volta do nome da cidade saiu das sombras e voltou às ruas através de um abaixo-assinado, iniciativa do comerciante José Siqueira de Paiva, onde 4.665 assinaturas foram coletadas.

(19)

12

O deputado Ruy Barbosa foi quem se dispôs a apresentar o projeto a Assembleia Legislativa e o assunto foi ao plenário no dia 25 de junho de 1987.

A lei 5.601 de 6 de agosto de 1987 devolveu o nome de Parnamirim ao município.

(IBGE, 2010).

Fonte: http://www.parnamirim.rn.gov.br/photoGalleryList.jsp

2.2 EMPREENDEDORISMO 2.2.1 Definição de Empreendedorismo

Segundo Dornelas (2012), o empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformações de ideias em oportunidades. Ou seja, o empreendedor deve desenvolver competências e habilidades relacionadas a novas ideias e oportunidades, onde possam transforma-las em realidade.

Para Menezes (2003), o empreendedor é o indivíduo que promove o empreendimento a partir de um comportamento criativo e inovador, que sabe transformar contextos, estimular a colaboração, criar relacionamentos pessoais, gerar resultados, fazendo o que gosta de fazer, com entusiasmo, dedicação, autoconfiança, otimismo e necessidade de realização.

Apesar de que, cada autor possua uma definição diferente sobre empreendedorismo, todos tem a mesma base de ideias, mostram uma concordância de que um empreendedor é um

(20)

13

observador eficiente nos negócios e que quando há oportunidades ele não pensa mais que duas vezes, logo investe naquilo que almeja, correndo riscos ou não.

Portanto, o empreendedorismo é fundamental para o crescimento no mundo dos negócios, tal como, o crescimento na economia para um país. Pois, tem a capacidade de gerar fins financeiros, desenvolver as oportunidades de vagas de emprego e, com certeza, melhorar as condições de vida da população. Podemos dizer que, o empreendedorismo é está ligado a inovação, às mudanças em que o mercado de trabalho exige, pois, o empreendedor é responsável por criar essa inovação, essa mudança, novos modelos de produção, novos mercados e gerar recursos com o desenvolvimento de novos produtos/serviços.

2.2.2 Empreendedorismo no Brasil

Segundo Dornelas (2001), o empreendedorismo no Brasil começou a se intensificar no final da década de 90, mas a partir dos anos 2000 que o empreendedorismo começou a se estabelecer no país, principalmente com a criação de organizações como o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software).

Nos últimos anos o empreendedorismo no Brasil não era muito falado, muito menos nem se pensava em desenvolver Micros e Pequenas empresas. E com a intensificação e aumento dos empreendedores a partir da década de 90, os mesmos buscaram em desenvolver informações técnicas e conhecimentos sobre como administrar os negócios, sendo assim, a busca por suporte e apoio a pequenos empreendimentos surgiram, como o SEBRAE, assim como essa organização, existe até hoje outros programas que auxiliam os empreendedores.

Com o avanço do empreendedorismo, muitas consequências ocorreram, tais como, o aumento do desemprego, ocorrido nas grandes cidades, onde as concentrações de empresas são maiores. Assim, os desempregados começaram a criar novos negócios, pois não havia opções, e mesmo com poucas experiências entraram no mercado. Com isso, esses profissionais se tornaram donos do seu próprio negócio, sendo assim, não precisaram ser empregados.

Portanto, o crescimento do empreendedorismo no Brasil nos últimos anos é notável.

E com a ajuda das entidades de apoio aos empreendedores, seus negócios têm conseguido sucesso mesmo com a grande concorrência, e isto está de certa forma gerando emprego, renda e ajudando a economia brasileira a crescer.

(21)

14

2.3 EMPREENDEDOR 2.3.1 Definição de empreendedor

Segundo Chiavenato (2007), o empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades. Com essas características conseguem transformar as ideias em realidade, tanto para seu próprio benefício como para a comunidade. Por possuir criatividade e um alto nível senso inovador, o empreendedor demonstra imaginação e dedicação, fazendo com que transformem uma ideia simples e mal construída em um negócio de sucesso.

Para Leite (2002), o empreendedor tem a capacidade de possuir uma imaginação fértil para conceber as ideias, flexibilidade para adaptá-las, criatividade para transformá-las em uma oportunidade de negócio, motivação para pensar conceitualmente e a capacidade para ver, perceber a mudança como uma oportunidade.

Portanto, são diversas as características que identifiquem um empreendedor, pois estão em constantes mudanças e adaptações para que se mantenham no mercado, de modo geral, o empreendedor que busca por sucesso no seu negócio precisará de coragem e dedicação para desenvolver novas ideias, e calma, racionalidade e facilidade em lidar com dificuldades no âmbito do empreendedorismo.

2.3.2 Empreendedor por Gênero

Segundo AVENI et al (2012), os valores na família e no mercado de trabalho mudaram em relação atuação feminina na necessidade da mesma trabalhar para ajudar o homem no sustento da casa. Com isso ocorreu o desenvolvimento e crescimento no empreendedorismo do gênero feminino. Mas, com esse crescimento, as mulheres tiveram que enfrentar algumas dificuldades no empreendedorismo em função do seu gênero, pois ainda encaram com a situação de ser consideradas ainda inferiores, quando comparadas aos homens, principalmente em questão financeira.

Em pleno século XXI é existente relatos que abordam as dificuldades e diferenças entre gênero referentes ao modo de pensar, agir e ser de cada um (ALMEIDA et al, 2011).

Existe sempre discussão em relação às diferenças entre as características entre homens e mulheres quando se trata da atuação no ambiente de trabalho. Segundo Vale et al (2011), tanto para homens quanto para mulheres, as informações, as habilidades e os recursos são fundamentais para realizar suas atividades empresariais.

(22)

15

Os homens e as mulheres têm em seu histórico características em diversas redes sociais. Os homens possuem laços com política, guerra e gestão do Estado, enquanto as mulheres tiveram laços fortes com a gestão de bens e serviços voltados a suas famílias. Para Vale et al (2011), mesmo a mulher sendo importante, a literatura sobre empreendedorismo feminino é recente.

Portanto, no inicio do século XX as mulheres alcançaram direitos civis e políticos por meio de lutas sociais proporcionadas pelo seu acesso à educação. Na década de 70 as mulheres mexeram radicalmente com as instituições sociais. A partir disso, foi redefinida a divisão em relação ao gênero na atuação do trabalho. Com isso, ocorreu um crescente desenvolvimento na participação da mulher no mercado de trabalho, mas, apesar desse crescimento, ela ainda é inferior em relação à participação dos homens (LAGES, 2005). Por isso, é necessário que as lideranças globais criem culturas para a igualdade de gênero, tornando-se um valor para todos, transmitindo a visão de não discriminação e inferioridade a partir do gênero (ONU, 2016).

2.3.3 Perfil do Empreendedor

Segundo Dornelas (2012), o empreendedor de sucesso possui características extras, além dos seus atributos de administrador, e alguns atributos pessoais que somados a características sociológicas e ambientais, permitindo o nascimento de um novo negócio.

Assim, podemos perceber que o empreendedor possui um perfil fundamental, como por exemplo, possuir criatividade, capaz de resolver com facilidade os problemas que possam de forma diferente durante a execução do processo. O empreendedor deve ser líder, orientando, motivando seus funcionários, sabendo ouvir e compreender as opiniões. Buscar novos conhecimentos, se dedicando na realização de seus projetos, estar sempre apto às mudanças do mercado, conhecer toda sua organização e sempre perseverante naquilo que almeja.

Portanto, podemos entender que possuir uma ideia inovadora não é o suficiente, a dedicação é essencial para que o negócio seja desenvolvido pelo empreendedor, para assim conseguir um bom sucesso. Usando a criatividade, visão de futuro, responsabilidade, calcular os riscos, saber ouvir, buscar sempre inovar e enfrentar as diversas dificuldades.

(23)

16

2.4 TIP OS DE EMP REEN D IMENTOS 2.4.1 Microempreendedor individual (MEI)

Segundo o Portal do Empreendedor (2018) é considerado como um Microempreendedor Individual (MEI) a pessoa que trabalha por sua conta própria e que se legaliza como microempreendedor.

O MEI foi criado em julho de 2009, resultado da lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Para ser um MEI, o faturamento anual limitado no valor de R$ 81.000, ou R$ 6.750 mensais. Ele só pode contratar até um empregado, que receba um salário mínimo ou o piso da categoria, e não pode ser sócio ou titular de outra empresa.

Para os brasileiros, essa categoria foi de grande ajuda aos empreendedores que não possuíam condições de arcar com os altos impostos cobrados a empresa e viviam na informalidade, sendo assim o MEI é isento na maioria dos impostos, ficando como encargo por apenas um valor por mês.

Como benefício dessa formalização, os microempreendedores podem emitir nota, participar de licitações, ampliar prazos para pagamentos, comprar direto de fornecedores, entre outras vantagens. Ainda conta com vários benefícios previdenciários, entre eles, o auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria.

2.4.2 Micro e Pequenas Empresas (MPE)

As Micro e Pequenas Empresas são as principais geradoras de capital no comércio no Brasil (53,4% do PIB deste setor). No PIB da indústria, a participação das micro e pequenas (22,5%) já se aproxima das médias empresas (24,5%). E no setor de Serviços, mais de um terço da produção nacional (36,3%) têm origem nos pequenos negócios. (SEBRAE, 2014).

As Microempresas e Empresas de Pequeno Porte denominadas por Micro e Pequenas Empresas (MPE) vêm adquirindo, ao longo dos últimos 30 anos, uma importância crescente no país, pois é inquestionável o relevante papel socioeconômico desempenhado por estas empresas.

As empresas são classificadas como de micro e pequeno porte, conforme tenham receita de até R$ 3.6000.000,00 anuais. Dada a impossibilidade de se obter as informações do IBGE em tal classificação, optou-se por utilizar a classificação de porte de empresas por número de pessoas ocupadas. Neste caso, foram classificadas como microempresas aquelas nas atividades de serviços e comércio com até 9 pessoas ocupadas, e como pequena empresa

(24)

17

as que tinham entre 10 e 49 pessoas ocupadas; na atividade industrial, são microempresas aquelas com até 19 pessoas ocupadas, e pequenas empresas entre 20 e 99 pessoas ocupadas.

2.4.3 Pequenas e Médias Empresas (PME)

As Pequenas e Médias Empresas (PME) são a principal força motriz da economia brasileira, por atuarem como maior fonte de renda e empresa para a população. Doas mais de 6 milhos de empresas de todos os tamanhos que operam no Brasil, quase 500 mil são pequenas e médias. Outras 100 mil são companhias de grande porte ou de origem transnacional. As restantes são microempresas de escala e receita muito pequenas.

O SEBRAE classifica como pequena e média empresa em relação a quantidade de empregados, se o número de empregados estiver entre 20 e 99 trabalhadores no ramos da indústria , já no ramo do comercio e serviço, ela será de pequeno porte se o número de empregados estiver entre 10 e 49. Já uma empresa de Médio Porte terá no ramo da indústria entre 100 e 499 empregados, e no ramo do comércio e serviço entre 50 e 99.

Outra classificação para empresa de Pequeno ou Médio Porte. Segundo o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) classifica as empresas, quanto ao faturamento anual.

Uma empresa é considerada de pequeno porte se o seu faturamento for maior que R$ 2,4 milhões e menor ou igual a R$ 16 milhões. Para ser considerada uma Média 24 empresa seu faturamento anual tem que ser maior que R$ 16 milhões e menor ou igual a R$ 90 milhões.

2.4.4 Grandes Empresas (GE)

Segundo o SEBRAE, as Grandes Empresas possuem na indústria 500 ou mais funcionários, e no comércio e serviços 100 ou mais funcionários. Já pelo BNDES, são classificadas como grande empresa, aquelas que possuem receita bruta anual superior a R$

300 milhões.

(25)

18

3 MATE RIA IS E MÉTODOS

3.1 DELIMITAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

O estudo buscou reunir a maior quantidade de dados sobre os empreendimentos e o perfil dos empreendedores no município de Parnamirim no estado do Rio Grande do Norte, onde foi realizada uma pesquisa de campo de caráter exploratória e descritiva na intenção de obter informações suficientes para se conhecer o centro comercial zona sul do município em questão.

3.2 CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

O trabalho foi desenvolvido na área comercial do município de Parnamirim, localizado na Região Metropolitana de Natal. Pertencente à Mesorregião do Leste Potiguar, localiza-se ao sul da capital do estado, distanciando desta cerca de 12 km. Ocupa uma área de 123 km² e sua população foi estimada no ano de 2017 com 254.709 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o terceiro município mais populoso do estado. (IBGE, 2017).

Figura 1 - Localização do município de Parnamirim no Estado do Rio Grande do Norte.

Fonte: Adaptado Wikipédia, 2018.

(26)

19

Figura 2 - Delimitação da área de pesquisa na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Fonte: Adaptado Google Maps, 2018.

Figura 3 – Caminho percorrido para coleta de amostras na zonal sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Fonte: Adaptado Google Maps, 2018.

(27)

20

A pesquisa feita para a realização deste trabalho ocorreu no município de Parnamirim, na zona sul do centro comercial. Esta pesquisa buscou apresentar dados do funcionamento do comércio de Parnamirim-RN, mostrando um futuro crescimento no empreendedorismo do município, tais como o ramo de atividade, se a empresa possui registro, quantidade de funcionários, porte da empresa, caráter dos empreendimentos, uso de tecnologias utilizadas nos empreendimentos, dentre outros.

3.3 COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Foi utilizado o procedimento de pesquisa documental e bibliográfica. Fez-se a pesquisa de campo, essa pesquisa foi realizada através de uma entrevista com a aplicação de um questionário nos diversos comércios do centro comercial da zona sul do município de Parnamirim-RN. A pesquisa foi feita no mês de Agosto de 2018. Aplicou-se um questionário com 26 perguntas, sendo objetivas e subjetivas, foram feitas análise em 41 estabelecimentos, localizados na zona sul do centro comercial do município, tendo um percurso de 6,8 km por algumas ruas. São registradas 4.416 empresas atuantes. (IBGE, 2016).

Com os dados coletados na pesquisa, foi feito a comparação, observação e análise estatística dos dados aplicando a ferramenta operacional Microsoft Office Excel®, fundamentando-se em gráficos e tabelas para assim conseguir o resultado preciso dos dados obtidos em campo.

(28)

21

4 RES ULTADOS E DISCU SSÃO

4.1 DISTRIBUIÇÕES DOS EMPREENDEDORES POR GÊNERO NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN.

De acordo com o Gráfico 1, é visto que no município em estudo as mulheres empreendedoras ainda são minoria com percentual de 43,90%, tendo em vista que os homens possuem 56,10% dos empreendimentos, mas levando em consideração a estes dados, as mulheres estão cada vez mais chegando próximo de manter um equilíbrio no cenário de empreendimentos.

Observando ainda o Gráfico 1, o gênero masculino possui maior predominância no município, sendo o principal influenciador da economia local.

No Tabela 1 a seguir, estão descritos os valores em quantidade e seus respectivos percentuais coletados na entrevista com relação ao gênero dos empreendedores do centro comercial da zona sul.

Gráfico 1- Distribuições dos empreendedores por gênero na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Fonte: Autoria própria (2018)

Tabela 1 - Distribuições dos empreendedores por gênero na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Gênero Quantidade Percentual (%)

Masculino 23 56,10

Feminino 18 43,90

Total 41 100

Fonte: Autoria própria (2018)

56,10%

43,90%

Masculino

Feminino

(29)

22

4.2 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDEDORES POR FAIXA ETÁRIA NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN.

Como mostra o Gráfico 2 e o Tabela 2, em relação a faixa etária dos empreendedores, observa-se que mais de 80% dos empreendedores da cidade possuem até 40 anos (Até 20 anos: 7,32%; de 21 a 30 anos: 41,46%; e de 31 a 40 anos: 31,71%), o restante ficando distribuído em três seções de acordo com os dados obtidos (41 a 50 anos: 12,20%; 51 a 60 anos: 2,44%; e Mais de 60 anos: 4,88%).

Analisando os dados por gênero, percebe-se que a maioria das mulheres empreendedoras (66,67%) tem até 30 anos. Já os homens a sua maioria 65,22% estão na faixa etária de 31 a 40 anos até mais de 60 anos (43,48%). Logo evidencia que as mulheres mais novas é quem estão em ascensão no município de Parnamirim-RN.

Gráfico 2 - Distribuições por gênero dos empreendedores por faixa etária na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Fonte: Autoria própria (2018)

Tabela 2 - Distribuições por gênero dos empreendedores por faixa etária na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Respostas Quantidade Percentual (%)

Masc Fem Geral Masc Fem Geral

Até 20 anos 2 1 3 8,70 5,56 7,32

21 a 30 anos 6 11 17 26,09 61,11 41,46

31 a 40 anos 10 3 13 43,48 16,67 31,71

41 a 50 anos 4 1 5 17,39 5,56 12,20

51 a 60 anos 0 1 1 0 5,56 2,44

Mais de 60 anos 1 1 2 4,35 5,56 4,88

Total 23 18 41 100 100 100

Fonte: Autoria própria (2018)

2

6

10

4

0 1

1

11

3

1 1 1

0 2 4 6 8 10 12

Até 20 21 a 30 31 a 40 41 a 50 51 a 60 Mais de 60

Quantidade

Anos

Masculino Feminino

(30)

23

4.3 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDEDORES POR GRAU DE ESCOLARIDADE NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN.

Analisando o grau de escolaridade dos empreendedores do município de acordo com o Gráfico 3 e o Tabela 3, é predominante o ensino médio completo 36,59%, tanto do gênero masculino como feminino, com 43,48% e 27,78% respectivamente. Outro dado importante é que há uma crescente das pessoas em geral, que tem ou buscam um grau de instrução mais elevado como nível superior completo e incompleto, onde ficaram com 36,58% dos empreendimentos no município.

Assim, os empreendedores da cidade de Parnamirim-RN possuem um bom nível de escolaridade, assim fazendo com que os mesmos tenham uma maior oportunidade de recursos para melhorar seus negócios.

Gráfico 3 - Distribuições por gênero dos empreendedores por grau de escolaridade na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Fonte: Autoria própria (2018)

1

2

3

10

4

3 1

2 2

5

4 4

0 2 4 6 8 10 12

Quantidade

Masculino Feminino

(31)

24

Tabela 3 – Distribuições por gênero dos empreendedores por grau de escolaridade na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Respostas Quantidade Percentual (%)

Masc Fem Geral Masc Fem Geral

Ens. Fund. Incomp. 1 1 2 4,35 5,56 4,88

Ens. Fund. Comp. 2 2 4 8,70 11,11 9,76

Ens. Méd. Incomp. 3 2 5 13,04 11,11 12,20

Ens. Méd. Comp. 10 5 15 43,48 27,78 36,59

Ens. Sup. Incomp. 4 4 8 17,39 22,22 19,51

Ens. Sup. Comp. 3 4 7 13,04 22,22 17,07

Total 23 18 41 100 100 100

Fonte: Autoria própria (2018)

4.4 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS POR TEMPO DE FUNCIONAMENTO NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN.

Analisando o Gráfico 4 e o Tabela 4, observa-se quanto a distribuição das empresas por tempo de funcionamento, que as mesmas possuem uma distribuição diversificada. No gráfico abaixo mostra exatamente como a predominância dos homens influenciam mais do que as mulheres nos índices gerais.

Em relação ao gênero, a maioria das empresas administradas por homens são de 2 a 5 anos (52,17%), de 5 a 10 anos (34,78%) e de 10 a 15 anos (8,70%), e os empreendimentos administrados por mulheres são de até 1 ano (16,67%). Resultando assim que o índice geral de empresas de 2 a 3 anos prevalece mais que as demais distribuições por tempo, com 53,66%.

Gráfico 4 - Distribuições por gênero dos empreendimentos por tempo de funcionamento na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Fonte: Autoria própria (2018)

0 2 4 6 8 10 12 14

Até 1 2 a 5 5 a 10 10 a 15 20 a 25

Quantidade

Anos

Masculino Feminino

(32)

25

Tabela 4 - Distribuições por gênero dos empreendimentos por tempo de funcionamento na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Respostas Quantidade Percentual (%)

Masc Fem Geral Masc Fem Geral

Até 1 ano 0 3 3 0 16,67 7,32

Mais de 2 a 5 anos 12 10 22 52,17 55,56 53,66

Mais de 5 a 10 anos 8 4 12 34,78 22,22 29,27

Mais de 10 a 15 anos 2 0 2 8,70 0 4,88

Mais de 20 a 25 anos 1 1 2 4,35 5,56 4,88

Total 23 18 41 100 100 100

Fonte: Autoria própria (2018)

4.5 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS POR RAMO NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN.

De acordo com o Gráfico 5 e o Tabela 5, observa-se que o município possui a maior parte de seus empreendimentos no ramo do comércio representando 82,93% no geral de entrevistados, os que prestam algum tipo de serviço correspondem a 7,32% e 9,76% os que atuam na área comercial e de serviços simultaneamente.

Em relação a distribuição por gênero, as mulheres correspondem seus empreendimentos no ramo comercial.

Gráfico 5 - Distribuições por gênero dos empreendimentos por ramo na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Fonte: Autoria própria (2018)

0%

71%

13% 17%

0%

100%

0% 0%

0%

20%

40%

60%

80%

100%

120%

Industria Comércio Serviços Comércio e

Serviços

Quantidade

Ramo

Masculino Feminino

(33)

26

Tabela 5 - Distribuições por gênero dos empreendimentos por ramo na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Respostas Quantidade Percentual (%)

Masc Fem Geral Masc Fem Geral

Indústria 0 0 0 0 0 0

Comércio 16 18 34 70 100 82,93

Serviços 3 0 3 13 0 7,32

Comércio e Serviços 4 0 4 17 0 9,76

Total 23 18 41 100 100 100

Fonte: Autoria própria (2018)

4.6 DISTRIBUIÇÕES DOS TIPOS DE EMPREENDIMENTOS NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN.

O município de Parnamirim-RN possui vários tipos de empreendimentos como mostra no Gráfico 6 e Tabela 6, Os empreendimentos de destaque são a variedades de lojas.

Porém o segmento alimentício é que predomina no município, com lanchonetes (12,2%) mercadinho (4,9%), e panificadora (2,4%). Outros empreendimentos de destaque são os postos de combustível, salões de beleza e serviços de informática com 7,3% cada. O restante ficando diversificado com os outros estabelecimentos como mostra o gráfico.

Gráfico 6 - Distribuições dos tipos de empreendimentos na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Fonte: Autoria própria (2018)

1 1 1 1 5

1

2 2 2 2 1 1

3 3 2

3

1 1 1 1 1 1 2 2

0 1 2 3 4 5 6

Loja de Estofados Academia Bar Gráfica Lanchonete Loja de calçados Loja de móveis Material de Construção Mercadinho Moda Feminina Ótica Panificadora Posto de Combustível Roupas Salão de Beleza Serviços de Informática Confecção de chaves Serviços de eletricidade Tatuagens Vidraria Serviços para eventos Venda de embalagens Venda de peças Venda de rações

Quantidade

(34)

27

Tabela 6 - Distribuições dos tipos de empreendimentos na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Respostas Quantidade Percentual (%)

Masc Fem Geral Masc Fem Geral

Loja de Estofados 0 1 1 0 5,56 2,4

Academia 1 0 1 4,35 0 2,4

Bar 1 0 1 4,35 0 2,4

Gráfica 1 0 1 4,35 0 2,4

Lanchonete 1 4 5 4,35 22,22 12,2

Loja de calçados 0 1 1 0 5,56 2,4

Loja de móveis 1 1 2 4,35 5,56 4,9

Material de Construção 2 0 2 8,70 0 4,9

Mercadinho 1 1 2 4,35 5,56 4,9

Moda Feminina 0 2 2 0 11,11 4,9

Ótica 1 0 1 4,35 0 2,4

Panificadora 0 1 1 0 5,56 2,4

Posto de Combustível 3 0 3 13,04 0 7,3

Roupas 1 2 3 4,35 11,11 7,3

Salão de Beleza 0 2 2 0 11,11 4,9

Serviços de Informática 3 0 3 13,04 0 7,3

Confecção de chaves 1 0 1 4,35 0 2,4

Serviços de eletricidade 1 0 1 4,35 0 2,4

Tatuagens 1 0 1 4,35 0 2,4

Vidraria 1 0 1 4,35 0 2,4

Serviços para eventos 0 1 1 0 5,56 2,4

Venda de embalagens 1 0 1 4,35 0 2,4

Venda de peças 1 1 2 4,35 5,56 4,9

Venda de rações 1 1 2 4,35 5,56 4,9

Total 23 18 41 100 100 100

Fonte: Autoria própria (2018)

4.7 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS SEGUNDO O REGISTRO DAS EMPRESAS NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN.

Em relação aos registros dos empreendimentos, nota-se que os empreendedores possuem muita preocupação em registrar sua empresa, tendo em vista que a cidade dispõe de órgãos que façam fiscalização nos mesmo. Analisando o Gráfico 7 e o Tabela 7, observa-se que tanto o gênero masculino e o feminino dão a devida importância para o registro das empresas com índices de 82,61% e 94,44% respectivamente. Consequentemente tendo o índice geral para 87,80% de empresas registradas sobrando apenas 12,20% para as empresas que não são registradas.

(35)

28

Gráfico 7 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo o registro das empresas na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Fonte: Autoria própria (2018)

Tabela 7 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo o registro das empresas na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Respostas Quantidade Percentual (%)

Masc Fem Geral Masc Fem Geral

Registrada 19 17 36 82,61 94,44 87,80

Não registrada 4 1 5 17,39 5,56 12,20

Total 23 18 41 100 100 100

Fonte: Autoria própria (2018)

4.8 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS QUE REALIZARAM EMPRÉSTIMO PÚBLICO NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN.

De acordo com o Gráfico 8 e o Tabela 8, mostram que os empreendedores da cidade quase que unanimemente criaram seus negócios com renda própria (95,12%), não precisaram recorrer a empréstimos públicos, assim, com apenas 4,88% foi realizado algum tipo de empréstimo público para abrirem seus negócios. Este pode ser um fator que implique no município ter predominância em empresas individuais e microempresas como mostra no Gráfico 10.

Em relação a distribuição por gênero, apenas 8,70% dos homens optaram por realizar empréstimo público para abrirem seus negócios, já as mulheres optaram por não realizar empréstimo público.

19

4 17

1 0

5 10 15 20

Registrada Não registrada

Masculino Feminino

(36)

29

Gráfico 8 - Distribuições por gênero dos empreendimentos que realizaram emprést imo público na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Fonte: Autoria própria (2018)

Tabela 8 - Distribuições por gênero dos empreendimentos que realizaram empréstimo público na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Respostas Quantidade Percentual (%)

Masc Fem Geral Masc Fem Geral

Realizaram 2 0 2 8,70 0 4,88

Não realizaram 21 18 39 91,30 100 95,12

Total 23 18 41 100 100 100

Fonte: Autoria própria (2018)

4.9 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS SEGUNDO NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN.

De acordo com os empreendedores entrevistados e segundo o Gráfico 9 e o Tabela 9, observa-se que 29,27% dos empreendimentos não possuem funcionários. A maior parcela de 41,46% que possuem de 1 a 9 funcionários, e a outra parcela de 29,27% que possuem de 10 a 19 funcionários.

Não houve nenhum estabelecimento entrevistado que possuísse mais de 19 funcionários. Em relação a distribuição por gênero, vale lembrar que os empreendimentos que possuem de 1 a 9 funcionários, na pesquisa de campo notou-se que as mulheres lideram na empregabilidade nos seus negócios com 50%, enquanto os homens possuem 30%.

2

21

0

18

0 5 10 15 20 25

Realizaram Não realizaram

Masculino Feminino

(37)

30

Gráfico 9 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo número de funcionários na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Fonte: Autoria própria (2018)

Tabela 9 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo númer o de funcionários na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Respostas Quantidade Percentual (%)

Masc Fem Geral Masc Fem Geral

Não possui 5 7 12 22 39 29,27

1 a 9 funcionários 8 9 17 35 50 41,46

10 a 19 funcionários 10 2 12 43 11 29,27

Total 23 18 41 100 100 100

Fonte: Autoria própria (2018)

4.10 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS SEGUNDO O PORTE DOS EMPREENDIMENTOS NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN.

Analisando o Gráfico 10, observa-se que mais da metade dos empreendimentos do município são do porte de Microempresa, representando 58,54% dos entrevistados afirmando estes dados, seguidos por empreendedores Individuais, com 29,27%, logo após os Pequenos empreendedores com 7,32%, os Médios e Grandes empreendedores que representam 2,44%

cada, segundo os dados coletados.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

Não possui 1 a 9 10 a 19

Masculino Feminino

(38)

31

Em relação a distribuição por gênero, os homens possuem 69,57% no porte de Microempresários. Já no empreendedor individual, as mulheres lideram com 38,89%, além de possuírem porte em Média e Grande empresa, com 5,56% cada, segundo os dados coletados.

Gráfico 10 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo o porte dos empreendimentos na zona sul do centro comercial de Parnamirim -RN.

Fonte: Autoria própria (2018)

Tabela 10 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo o porte dos empreendimentos na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Respostas Quantidade Percentual (%)

Masc Fem Geral Masc Fem Geral

Individual 5 7 12 21,74 38,89 29,27

Microempresa 16 8 24 69,57 44,44 58,54

Pequena empresa 2 1 3 8,70 5,56 7,32

Média empresa 0 1 1 0 5,56 2,44

Grande empresa 0 1 1 0 5,56 2,44

Total 23 18 41 100 100 100

Fonte: Autoria própria (2018)

4.11 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS QUE UTILIZAM ALGUM TIPO DE TECNOLOGIA NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN.

0 2 4 6 8 10 12 14 16 18

Quantidade

Masculino Feminino

(39)

32

Analisando o Gráfico 11 e Tabela 11, observa-se que os gráficos já provaram, onde existe uma grande utilização de tecnologia nos pequenos negócios, no qual o seus responsáveis acham necessário e importante a implantação de novas tecnologias. Sendo assim 75,61% utilizam qualquer tipo de tecnologia (computador, câmeras, entre outros) e apenas 24,39% não utilizam algum tipo de tecnologia.

Os dados da pesquisa de campo comprovam que os empreendimentos que possuem tecnologias, são os maiores empreendimentos da cidade, como por exemplo: lanchonetes, loja de roupas, posto de gasolina.

Relacionado a distribuição por gênero, percebe-se que as tanto homens e mulheres são que mais usam tecnologias estando quase em equilíbrio, com 74% e 78%, respectivamente.

Gráfico 11 - Distribuições por gênero dos empreendimentos que utilizam algum tipo de na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Fonte: Autoria própria (2018)

Tabela 11 - Distribuições por gênero dos empreendimentos que utilizam alg um tipo de na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Respostas Quantidade Percentual (%)

Masc Fem Geral Masc Fem Geral

Utilizam 17 14 31 74 78 75,61

Não utilizam 6 4 10 26 22 24,39

Total 23 18 41 100 100 100

Fonte: Autoria própria (2018)

74%

26%

78%

22%

0%

20%

40%

60%

80%

100%

Utilizam Não utilizam

Masculino Feminino

(40)

33

4.12 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS QUE UTILIZAM MEIOS DE DIVULGAÇÃO NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN

De acordo com o Gráfico 12 e Tabela 12, onde há uma variação entre homens e mulheres na divulgação de seus empreendimentos, porém como os homens são maioria então puxam a fila dos empreendedores que não divulgam seus negócios com 24,39%.

Em relação ao gênero, as mulheres na sua maioria divulgam seu comércio a partir de algum meio, e os que se destacam são o Whatsaap com 27,78% e o Instagram com 11,11%. Já os homens, tomam a frente através dos meios de carro de som (17,39%), Facebook (21,74%) e todos os meios (13,04%). Dai tira-se a conclusão que as mulheres encontram o diferencial apenas em um meio, comparado com os homens no comércio da cidade.

É importante ressaltar que nesta pergunta do questionário os entrevistados puderam escolher mais de um tipo de meio de divulgação ou como fazem propaganda de seus empreendimentos.

Gráfico 12 - Distribuições por gênero dos empreendimentos que utilizam meios de divulgação na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Fonte: Autoria própria (2018)

0 1 2 3 4 5 6 7

QUANTIDADE

Masculino Feminino

(41)

34

Tabela 12 - Distribuições por gênero dos empreendimentos que utilizam meios de divulgação na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Respostas Quantidade Percentual (%)

Masc Fem Geral Masc Fem Geral

Sem divulgação 6 4 10 26,09 22,22 24,39

Carro de som 4 3 7 17,39 11,11 14,63

Facebook 5 4 9 21,74 22,22 21,95

Whatsapp 4 5 9 17,39 27,78 21,95

Instagram 1 2 3 4,35 11,11 7,32

Todos os meios 3 1 4 13,04 5,56 9,76

Total 23 18 41 100 100 100

Fonte: Autoria própria (2018)

4.13 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS SEGUNDO O CARÁTER DAS EMPRESAS NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN.

No Gráfico 13 e Tabela 13, mostra que 92,68% dos empreendimentos da zona sul no município de Parnamirim-RN são de caráter privado, possuindo apenas 7,32% de caráter rede, e não possuindo nenhuma associação ou cooperativa.

Mesmo com essa quantidade de caráter privado, fica a dúvida se as associações de algumas empresas não poderiam servir de estímulo para o avanço de alguns comércios no município.

Gráfico 13 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo o caráter das empresas na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Fonte: Autoria própria (2018)

87%

0% 13%

0%

100%

0%

0%

20%

40%

60%

80%

100%

120%

Masculino Feminino

(42)

35

Tabela 13 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo o caráter das empresas na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Respostas Quantidade Percentual (%)

Masc Fem Geral Masc Fem Geral

Privada 20 18 38 87 100 92,68

Associação 0 0 0 0 0 0

Rede 3 0 3 13 0 7,32

Cooperativa 0 0 0 0 0 0

Total 23 18 41 100 100 100

Fonte: Autoria própria (2018)

4.14 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS SEGUNDO O USO DOS ESTABELECIMENTOS NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN.

O uso dos estabelecimentos no município de Parnamirim-RN é bem diversificado, onde predomina os estabelecimentos alugados com 70,73%, superior aos dos estabelecimentos domiciliares e privados, com 9,76% e 19,51% respectivamente.

Em relação ao gênero, os homens e as mulheres predomina a utilização de estabelecimentos alugados (65% e 78%), no caso das mulheres além dos estabelecimentos alugados que predominam, elas seguem com os estabelecimentos domiciliares e privado com 11% cada.

Gráfico 14 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo o uso dos estabelecimentos na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Fonte: Autoria própria (2018)

65%

9%

26%

78%

11% 11%

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

Alugado Domiciliar Privado

Masculino Feminino

(43)

36

Tabela 14 - Distribuições por gênero dos empreendimentos segundo o uso dos estabelecimentos na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Respostas Quantidade Percentual (%)

Masc Fem Geral Masc Fem Geral

Alugado 15 14 29 65 78 70,73

Domiciliar 2 2 4 9 11 9,76

Privado 6 2 8 26 11 19,51

Total 23 18 41 100 100 100

Fonte: Autoria própria (2018)

4.15 DISTRIBUIÇÕES POR GÊNERO DOS EMPREENDIMENTOS QUE PRETENDEM DESENVOLVER OUTRO NEGÓCIO OU PROMOVER MELHORIAS EM SEUS EMPREENDIMENTOS NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN.

No Gráfico 15 e Tabela 15, observa-se que os empreendedores pretendem desenvolver e promover melhorias futuras nos seus empreendimentos, sendo que 95,12%

pretendem realizar melhorias e 4,88% não pretendem. O indicado seria que todos pensassem em melhorias, assim trazendo benefícios para o próprio e para o município.

Gráfico 15 - Distribuições por gênero dos empreendimentos que pretendem desenvolver outro negócio ou promover melhorias em seus empreendimentos na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Fonte: Autoria própria (2018)

96%

4%

94%

6%

0%

20%

40%

60%

80%

100%

120%

Pretendem Não pretendem

Masculino Feminino

(44)

37

Tabela 15 - Distribuições por gênero dos empreendimentos que pretendem desenvolver outro negócio ou promover melhorias em seus empreendimentos na zona sul do centro comercial de Parnamirim-RN.

Respostas Quantidade Percentual (%)

Masc Fem Geral Masc Fem Geral

Pretendem 22 17 39 96 94 95,12

Não pretendem 1 1 2 4 6 4,88

Total 23 18 41 100 100 100

Fonte: Autoria própria (2018)

4.16 FATORES QUE LEVARAM O SURGIMENTO DA IDEIA DE MONTAR OS EMPREENDIMENTOS POR GÊNERO NA ZONA SUL DO CENTRO COMERCIAL DE PARNAMIRIM-RN

Na pesquisa foram listados 7 fatores que levaram os empreendedores abrirem seus negócios, como mostra logo abaixo, o Gráfico 16 e Tabela 16, sendo que 48,78% dos empreendedores identificam que foi através da procura de independência profissional. Em seguida, o círculo de amizades e as oportunidades onde trabalhou foram determinante para que os empreendedores abrissem seus negócios com 14,63% cada. Na fila, com 7,32%

corresponde às oportunidades no mercado. Um fato importante, é que 4,88% dos empreendedores abriram seus negócios após um curso de empreendedorismo. E ainda, com 4,88% está na herança ou exemplo da família e as franquias.

Em relação ao gênero, tanto os homens como as mulheres predominam a identificação procura por independência profissional, com 34,78% e 66,67% respectivamente.

Mas, onde o maior público predominante é os das mulheres.

Referências

Documentos relacionados

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam