• Nenhum resultado encontrado

Como Agradar a Deus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Como Agradar a Deus"

Copied!
45
0
0

Texto

(1)

Como Agradar a Deus

Sermão nº 2513

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Fev/2019

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892

Como agradar a Deus / Charles H. Spurgeon Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.

45p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam diligentemente.” (Hebreus 11: 6)

“Sem fé”, diz o texto, “é impossível agradar a Deus”. No entanto, todos os homens não têm fé.

Mesmo entre aqueles que ouviram o evangelho, muitos não o obedeceram. Isaías não é o único que teve que dizer: “Quem acreditou em nossa pregação? E a quem o braço do Senhor é revelado?” Se é assim, que, “sem fé é impossível agradar a Deus ”, o que acontece com a multidão que ouviu, mas não acreditou, a quem a palavra desta salvação chegou, mas que a rejeitou? É para temer que Deus possa novamente jurar em Sua ira: “Eles não entrarão no meu descanso.”

Os israelitas não puderam entrar em Canaã por causa da incredulidade - e os homens neste dia não podem entrar nos privilégios do evangelho por causa de incredulidade. Vamos ter pena e orar por aqueles que não têm fé. Oh, que Deus ouça os clamores de Seus filhos e trabalhe a fé nos homens, pois isso também é um dom de Deus! Não apenas a bênção que Ele promete, mas até a mão pela qual nós a recebemos deve vir dEle! Existem alguns homens que têm um tipo de fé, e estes estão, talvez, em uma condição mais perigosa do que aqueles que não têm nenhum, porque eles são capazes de enganar a

(4)

4

si mesmos, e imaginam que eles estão em um estado de graça, enquanto eles ainda estão em estado de natureza.

A fé que agrada a Deus não é fé fingida, nem fé morta, nem fé falsa, nem fé em mentiras! É fé na verdade, é fé verdadeira e é fé espiritual. A fé que salva a alma e a torna agradável diante de Deus é fé real. Muitos dizem que acreditam em algo, mas não acreditam realmente nisso - não é real para eles. Eles dizem: “Sim, tal e tal doutrina é verdade”, e eles escrevem isso em seu credo, e então colocam o credo na prateleira de cima de sua estante de livros - e ele fica coberto de pó!

Um homem só acredita de fato quando aquilo em que acredita afeta sua vida. Se é uma verdade importante, se ele realmente acreditou, vai tocar cada nervo do seu ser. Muitas vezes, a fé irá impedi-lo de um curso e, com igual força, obrigá-lo a outro. A verdadeira fé é o poder motivador mais ativo em todo o mundo! “A fé, que opera pelo amor”, opera todo tipo de maravilha e, onde existe essa fé verdadeira, ela provará sua realidade por sua praticidade. A fé dos eleitos de Deus não é uma fé morta. “Deus não é o Deus dos mortos, mas dos vivos.” Nem Ele é o Deus da fé morta, mas Ele é o Deus da fé viva! Deus conceda que nós, cada um de nós, possuamos esta verdadeira bênção dada por Ele!

Mas se temos apenas uma fé histórica, nominal e nocional que não afeta nossas vidas, estamos na mesma condição daqueles que não têm fé - e

(5)

5

ficamos sob a descrição do texto "sem fé" - e

“Sem fé é impossível agradar a Deus”.

Antes de entrar na consideração do texto, gostaria de fazer uma espécie de pesquisa neste lugar para descobrir quem não tem fé. Sem fé, você está sem Deus, pois Deus só é apreendido pela fé. Sem fé, você está sem esperança, pois uma verdadeira esperança só pode brotar de uma fé verdadeira. E você está sem Cristo - consequentemente, sem um Salvador, sem os meios da remoção de seu pecado, sem ajuda com a qual lutar diariamente a batalha da vida contra o pecado!

Estar sem Cristo? Oh, seria infinitamente melhor estar sem os teus olhos, sem tua audição, sem riqueza, sem pão, sem vestes, sem lar, do que sem a fé que traz tudo o que a alma requer!

Sem fé, estamos, de fato, espiritualmente nus, pobres, miseráveis, perdidos e condenados - e sem esperança de fuga.

"Sem fé." Isso poderia ser escrito como um rótulo correto, e pendurado em suas costas, você talvez não tenha vergonha de usá-lo. Mas se um anjo pode ver em sua testa como a descrição do seu caráter, tenho certeza que ele está muito preocupado com você! Mas seu irmão homem, que de bom grado diria que você

(6)

6

não deve deixar este lugar sem fé, sente-se perturbado que deveria haver alguém nesta terra de Bíblias, esta terra de domingos, esta terra de avivamentos, esta terra do evangelho que deveria chegar a anos de discrição, e ainda assim deve ser tão indiscriminadamente dolente para viver "sem fé".

O texto diz: "Sem fé é impossível agradar a Deus."

E eu vou manter o texto. Portanto, observe, primeiramente, queridos amigos, a necessidade da fé afirmada. Depois de afirmarmos isso, passaremos para a necessidade da fé provada, para que você possa ver, cada um com seu próprio olho mental, que deve ser assim, que

“sem fé é impossível agradar a Deus”, e vamos fechar com a necessidade da fé usada para proveito - tentaremos colher algumas lições dela para nossa própria orientação prática.

I. Primeiro, então, aqui está A NECESSIDADE DA FÉ AFERIDA - “Sem fé é impossível agradar a Deus”. Você percebe que não há limite para essa afirmação: “Sem fé é impossível agradar a Deus”. Aplica-se universalmente a todas as pessoas sob a dispensação do evangelho. Há muitas pessoas que estão muito ansiosas em saber sobre o futuro dos pagãos, mas podemos deixá-las ao grande Juiz de todos, desejando fervorosamente trazê-las à fé que está em Cristo Jesus. É muito mais prático pensar naqueles a quem a fé é possível, porque o evangelho

(7)

7

chegou até eles e eles ouviram. A declaração do nosso texto, “sem fé é impossível agradar a Deus”, aplica-se a toda pessoa, seja quem for essa pessoa!

Veja como os homens são enterrados hoje em dia. Um homem tem sido um rei, então, é claro, ele deve ser “sua majestade mais religiosa”. E embora sua alma, carregada de mil crimes, tenha afundado no fundo do poço, ainda há muitos que supõem que deve estar tudo bem com ele porque ele era um rei! E se um homem é um poeta e pode escrever belos versos, embora estejam mergulhados em luxúria, ainda há alguns que supõem que tal pessoa "culta" não pode ser perdida! "Certamente", disse um homem profano uma vez, "Deus vai pensar duas vezes antes de condenar um cavalheiro como esse." E o que o cético falou sarcasticamente é, sem dúvida, uma noção comum de muitas pessoas, que se os homens estiverem no que se chama de hierarquia mais alta da sociedade, ou que, por acaso, seja em grande parte dotado de certa faculdade, ou tenha sido eminentemente bem sucedido na vida, ou tenham sido grandes inventores, e assim por diante, deve estar tudo bem com eles! Mas seja do conhecimento de todos que “sem fé é impossível agradar a Deus”.

“Mas,” diz alguém, “os homens têm sido muito sinceros na busca de religião externa, e eles têm sido morais e amáveis, e benevolentes - não satisfizeram a Deus? ”Não é para eu usar

(8)

8

discursos lisonjeiros, pois meu texto é muito abrangente. “Sem fé é impossível agradar a Deus.” Aquele que perdeu esta fé perdeu o ponto vital - se ele tivesse começado com isso, sua amabilidade, sua moralidade, sua benevolência teria sido aceitável, porque neles teria havido a flor da vida, a fé que os faz viver!

Mas sem isso, eles são frios, sem alma, mortos, meros cadáveres de virtude, desprovidos de vida. “Sem fé”, em qualquer caso, e em todos os casos, “é impossível agradar a Deus”. E como o texto é universal quanto às pessoas, também é universal quanto a toda forma de obra e adoração. Não importa o que seja feito, “sem fé é impossível agradar a Deus”. Era uma bela fileira de casas de esmolas que saíam do valioso património daquele homem, mas aquelas casas de esmola nunca agradaram a Deus, pois não foram construídas com fé alguma nele. Foi um dom generoso que foi concedido à igreja - sim, e aqueles que a receberam ficaram agradecidos por tal ajuda, mas Deus nunca a aceitou, pois aquele que a deu esperava comprar o perdão, ou comprar um lugar no céu, ou fazer alguma expiação por suas opressões aos pobres. Sem fé, embora fossem milhões que foram derramados no tesouro da igreja, "sem fé, é impossível agradar a Deus".

Posso dizer sobre a fé o que Paulo disse sobre o amor: "Embora eu doe todos os meus bens para alimentar os pobres, e embora eu dê meu corpo

(9)

9

para ser queimado, e não tiver fé, isso não me beneficia em nada.”

Os atos mais abnegados, e mais heroicos, sempre que foram realizados de qualquer outro motivo que não o de agradar a Deus, e sem confiança em Deus, permaneceu fora de Sua aceitação. “Sem fé é impossível agradar a Deus”.

Esse não é um ensinamento popular, mas nunca desejamos ensinar uma teologia popular. Não é algo que se recomende à mente natural dos homens - nós nunca pensamos que seria - nós teríamos ficado estupefatos se nossa pregação tivesse sido admirada por tal sermão! E nós teríamos ido para casa e sentíamos que não fomos enviados por Deus para pregar. Mas, no entanto, isso é verdade, “sem fé é impossível agradar a Deus”.

Observe que o texto menciona duas coisas. Ele diz: “Aquele que vem a Deus deve crer que Ele existe, e que Ele é o galardoador dos que o buscam diligentemente”. Isto é, ao se aproximar de Deus e buscar a Deus, deve haver fé.

Ao chegar a Deus, se houver oração, qual é a oração que vale a pena, oferecida sem qualquer fé em Deus? Se um homem ora a um Deus que ele não conhece como realmente existente, ele não está, mesmo do seu próprio ponto de vista, envolvido em um exercício muito sem sentido?

E para o próprio Deus, deve ser um pedaço de

(10)

10

terrível zombaria! Ó senhores, deve haver fé, ou então a oração certamente se torna a perda de tempo mais sem sentido! E quanto ao louvor, como podemos louvar um Deus desconhecido?

Se não temos fé que existe um Deus, como podemos louvá-lo? Como nossas vidas podem exaltar um Ser sobre cuja própria existência nós levantamos uma questão? Não, mais do que isso, não posso louvar a Deus a menos que eu saiba que Ele é meu! Como posso abençoar o deus de outro homem? Como posso oferecer ao deus de outro homem ações de graças por misericórdias que eu nunca provei, e por favores em que nunca tive uma parte? Deve haver um senso de relacionamento pessoal com Deus, obrigação pessoal e confiança pessoal - e apoderar-se dEle - ou então, em vão, o salmo é cantado até mesmo para a música mais nobre! E creio, queridos amigos, que se eu me aproximei de Deus em matéria de pregação e testemunho, mas se faço isso sem fé, meu trabalho não pode ser aceitável a Deus! Não creio que seja por muito tempo aceitável para você também. Para mim, parece uma escravidão ter que pregar o que eu não acreditava! Se eu tivesse uma sombra de dúvida sobre isso, eu me esconderia até ter algo a dizer sobre o que eu tivesse certeza.

Como podemos esperar a bênção de Deus sobre o testemunho de Seu Filho, mesmo que deva ser nas próprias palavras da Escritura, e ser doutrinariamente correto para a largura de um

(11)

11

fio de cabelo, a menos que a fé seja misturada com ela por aquele que a prega, e quem ouve isso? “Sem fé” em qualquer ato, por mais religioso que seja, devoto e abnegado, “é impossível agradar a Deus”.

Além disso, queridos amigos, note que enquanto o texto está varrendo sua universalidade, também é muito positivo. em sua afirmação. Não diz: "Sem fé é difícil agradar a Deus", ou "sem fé deve exigir grande abnegação monástica, disciplina rígida, austeridade e miséria a fim de agradar a Deus".

Não, pois essas coisas não trazem o favor dele em tudo! Ele diz: "Sem fé é impossível agradar a Deus". Ele não faz, como eu já vi algumas vezes no país, colocar-se um portão de cinco barras do outro lado da rua e pintar a palavra "Privado".

Não, mas ele ergue a estrada, ou abre um buraco no caminho errado e diz: "É impossível". "Sem fé, é impossível." Nosso Salvador fala do que é quase impossível - a dificuldade de um homem rico entrando no reino dos céus - e o compara a um camelo que passa pelo buraco de uma agulha. E então Ele diz: “Para os homens isso é impossível;

mas para Deus todas as coisas são possíveis”.

Mas nosso texto lida com algo que é uma impossibilidade com o próprio Deus! “Sem fé é impossível agradar a Deus”. É uma dupla impossibilidade - para um homem incrédulo agradar a Deus, e para Deus ficar satisfeito com

(12)

12

um homem incrédulo. Não é possível que Ele esteja satisfeito com as obras feitas em incredulidade, ou com os homens que permanecem na incredulidade!

Observe, também, que há outra palavra forte no texto, uma palavra imperativa - "pois aquele que vem a Deus deve - deve crer". Não é: "Aquele que vem a Deus deve crer, e na proporção que ele acredita ele receberá uma bênção, mas se for incrédulo, receberá apenas uma bênção menor.

”Não, mas é: “Aquele que vem a Deus deve.”

“Deve” é a palavra de um rei, ou um imperador - é uma verdade imperial e uma verdade imperiosa que - "aquele que vem a Deus" deve acreditar que Ele existe e que Ele é um recompensador daqueles que o buscam diligentemente."

Às vezes, somos dogmáticos - existe algum dogmatismo que pode ser mais intenso do que o temos em nosso texto? Diz "impossível". Diz

"deve". Estas são palavras que não devem ser dobradas e torcidas! Alguns homens têm um grande dom em torcer palavras e torcer expressões - eles parecem dobrá-los sobre o joelho e extrair o significado deles em dois - mas esse texto não vai ser entortado ou quebrado!

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois aquele que vem a Deus deve crer.”

(13)

13

Além disso, observe que o texto não apenas faz essa afirmação positiva, mas pretende ser uma mensagem perpetuamente em vigor. “Sem fé é impossível agradar a Deus”, evidentemente refere-se ao passado.

Leia o verso anterior e você verá que é assim.

“Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi encontrado, porque Deus o havia arrebatado: pois antes de seu arrebatamento havia alcançado o testemunho de que ele agradara a Deus.” Mas sem fé é impossível agradá-Lo. Sempre foi assim, sob todos os daquela antiga dispensação - com aqueles poderosos patriarcas, reis e profetas - era impossível agradar a Deus sem fé! Assim é agora, e assim sempre será até que o tempo não mais exista. Ainda é o decreto imutável: “Aquele que crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”- sendo este o equivalente evangélico desta declaração apostólica: “Sem fé é impossível agradar a Deus”. É sempre assim, queridos amigos, e sempre será assim - não há esperança de qualquer outro portão que esteja sendo aberto para aqueles que se recusarem a entrar na porta da fé!

Ainda, o texto fala de maneira mais instrutiva.

Ele nos diz que há certas coisas que realmente são e certas coisas que são imperativas. “Aquele que vem a Deus deve crer que Ele existe.” Se você fosse a Deus, você deve acreditar que existe

(14)

14

um Deus, e sim, deve crer que Deus é o que Ele diz que é. Caso contrário, se você faz Deus ser diferente do que Ele diz que é, você faz de Deus um ídolo - seu deus é um ser imaginário! Você deve aceitar a Deus como Ele é revelado nas Escrituras. O que Ele diz é que Ele é! E o que Ele é, você deve acreditar, acreditando que Ele é, e que Ele é Deus.

Oh, mas quão fácil é para um homem se afastar daquela verdade elementar e dizer: “Oh, sim, eu acredito em Deus!” Mas você acredita em justiça inflexível? Você acredita em infinita misericórdia? Você acredita em uma onisciência que não pode deixar de ver? Você acredita na onipresença que nunca pode deixar de estar onde você está? Você acredita em tudo isso? Porque se não, você não acredita em Deus!

Você pode acreditar em sua própria ideia de Deus, mas você não acredita realmente em Deus! Se você vier a Deus, você deve acreditar que Ele é o que Ele diz que é. Em Sua Palavra, Ele Se revela como um só Deus - Pai, Filho e Espírito Santo - você aceitará Suas declarações sobre Si mesmo? Então, quando você orar, você deixará de fazer uma oração para o ar, e falará aos ouvidos de Deus, acreditando que Ele ouve cada palavra que você profere, e mais, que Ele está lendo os pensamentos que estão por trás de suas palavras? Esse é o caminho para buscá-Lo corretamente - para chegar a Ele, devemos chegar a Ele como o Deus vivo, tendo uma

(15)

15

existência real, uma personalidade verdadeira - caso contrário, não podemos chegar a Ele em absoluto! E, além disso, devemos acreditar que

"ele é um recompensador dos que O buscam" - pois esse é o significado da palavra grega. Nós devemos acreditar que Deus recompensará o homem que O busca, que, portanto, Deus vale a pena ser procurado!

Devemos crer que, embora possa ser custoso seguir a Deus e obedecer a Sua vontade, ainda assim valerá o custo - que há uma grande recompensa ao guardar Seus mandamentos - que Ele ouve a oração, que concede grandes bênçãos àqueles que verdadeiramente O buscam. Nós devemos acreditar nisso, ou então não há busca real dEle!

É imperativo, se nos achegarmos a Deus, que devemos acreditar que Ele existe, e que Ele é um recompensador daqueles que O buscam. Deus não pode recompensar aqueles que O buscam com base em seu mérito, pois eles não têm nenhum. Deve, portanto, estar sobre a terra da graça. Isso introduz em nossa fé, como ponto de crença necessária, que acreditamos em Jesus Cristo por cujo mérito somos aceitos - que buscando diligentemente a Deus, nós O encontramos em Cristo - e isso nos traz a grande recompensa do evangelho. Deus concede a nós Seu favor, Sua graça e as bênçãos de Sua aliança como uma recompensa graciosa, não por causa

(16)

16

de nosso mérito, mas por causa do mérito de Seu Filho, Jesus Cristo! Nisso nós devemos acreditar, ou nós realmente não nos aproximamos de Deus corretamente. Essa é a doutrina afirmada em nosso texto: “sem fé é impossível agradar a Deus”.

II. Agora quero discorrer por alguns minutos sobre a NECESSIDADE DA FÉ SER PROVADA.

Qual é a razão pela qual existe tal necessidade de fé para agradar a Deus? Nossa resposta é, primeiro, Deus disse isso. Que seja suficiente que estas sejam as palavras de inspiração, apoiadas por muitas outras palavras semelhantes em todo o livro sagrado e infalível.

Aqui está: "Sem fé é impossível agradar a Deus".

Deus diz isso. Ele sabe o que é a verdade. Ele pode falar sobre o que O agrada e, portanto, não devemos duvidar do que Ele declara. Ainda assim, como confirmação de nossa fé, observe- se que, na natureza das coisas, deve ser assim.

Nenhum homem pode estar satisfeito com outro que não acredita nele. Se uma pessoa não lhe der crédito por retidão e honestidade, ele pode professar fazer a sua vontade e desejar agradá-lo, mas você sente imediatamente que, seja lá o que ele fizer, sente falta da necessidade fundamental de realmente agradar você. Deixe uma pessoa ter a convicção de que você é indelicado e injusto. Deixe-o sentir que não podia confiar em você - bem, não vejo como ele pode ser uma pessoa agradável para você, ou

(17)

17

como você provavelmente vai se dar bem com ele em sua casa, o que quer que ele faça! A desconfiança dividiu homens e mulheres cujos corações pareciam um - onde a confiança desapareceu, o amor sempre desapareceu também. E uma miséria mais intolerável do que para um homem e uma mulher que não confiam um no outro, para ficarem juntos, mal posso conceber! Na própria natureza das coisas, se devemos nos unir a Deus por Sua graça, um dos termos essenciais da união deve ser, de nossa parte, a mais plena crença em Deus!

Eu não vejo como podemos esperar estar em condições de falar com Deus, como podemos correr na mesma linha com Deus, como podemos ser reconciliados com Deus, a menos que como um passo muito preliminar, estejamos resolvidos a crer em Deus, e que vamos confiar nele. “Sem fé, é”, na natureza das coisas, “impossível agradar a Deus”. E, queridos amigos, a pessoa que não tem fé não é aceita por Deus. Tudo através da fé das Escrituras é mencionado como o grande método de justificação. Somos justificados pela fé por meio de Jesus Cristo. Se, então, não tenho fé, não sou considerado justo diante de Deus - e todas as obras de um homem não aceito devem ser rejeitadas! Se esse homem é um inimigo de Deus, o que importa é o que ele faz, pois como ele pode agradar a Deus? Você não pode esperar que Deus receba algo em suas mãos quando

(18)

18

você começa declarando que você não confiará nEle! Não pode ser. Por mais que você multiplique suas boas obras com o objetivo de salvar a si mesmo e, assim, agradar a Deus, você está visivelmente apontando para um propósito que Deus declarou não estar de acordo com Sua mente. “Pela ação da lei não há carne justificada diante dele.” Se, então, você persistir em trabalhar com vistas à salvação, estará buscando um plano que Deus declarou que nunca aceitará! Você deve vir a Ele como pecador para ser justificado por outra justiça melhor do que a sua, a saber, a de Cristo, ou então acontecerá a você como aconteceu com o antigo Israel. Eles tinham um zelo por Deus, mas não de acordo com o conhecimento - e estabelecendo-se por sua própria justiça, não se submeteram à justiça de Deus. E por isso tropeçaram naquela pedra de tropeço e rocha de escândalo, e foram despedaçados e pereceram! Deus nos salve de tentar fazer o que Ele diz que não pode ser feito!

“Sem fé é impossível agradar a Deus”.

Observe, além disso, que o homem que não tem fé em Deus põe uma grosseria sobre Deus e, portanto, não pode agradá-lo. Na verdade, ele nega a veracidade de Deus. “Aquele que não crê em Deus, fez dele um mentiroso”. Assim diz João, o mais brando e o mais terno de todos os apóstolos. “Aquele que crê não em Deus, fez dele um mentiroso; porque ele não acredita no testemunho que Deus deu de Seu Filho.”

(19)

19

Agora, se um homem começa fazendo de Deus um mentiroso, como Deus pode estar satisfeito com ele? Talvez você diga: “Eu não duvido da veracidade de Deus, mas eu questiono Seu poder para cumprir Sua promessa a um pecador como eu sou.” Mas, meu amigo, você não vê que você cometeu um insulto grosseiro contra o Senhor por tal declaração? Ele afirma ser onipotente! Ele pergunta: “Há algo muito difícil para Mim?” Ele diz: “Olhai para Mim e sede salvos, todos os confins da terra; porque eu sou Deus e não há outro.” Contudo, ousa dizer que Ele não pode lhe salvar? Você insultou o poder dEle; como você pode agradá-lo?

“Oh, mas”, você diz: “eu não tenho dúvida de que Deus pode cumprir Sua promessa e que Deus o fará. Mas ainda assim, não consigo pensar que Ele possa perdoar tal pecador como eu sou.” Agora você insultou Sua bondade! Ele é tão bom que você não pode supor que Ele seja melhor? Ele está tão pronto a perdoar que jura com juramento que não tem prazer na morte daquele que morre, mas que ele se volta para Ele e vive! Você deve saber que não ousa desconfiar da verdade, do poder ou da bondade de Deus ou, se o fizer, não poderá agradá-Lo! O que você acha de uma criança que estava sempre duvidando de seu pai dizendo: “Papai disse isso e aquilo, mas eu não suponho que isso se torne realidade. Meu pai prometeu me dar isso e aquilo, mas eu não espero que ele faça isso.”

(20)

20

Se uma criança se levanta e diz: “Acho difícil acreditar em meu pai - oh, querido, querido, querido - Deus nos salve de ter filhos assim! Eu não vejo como eles poderiam nos agradar!

Estariam em um estado mental que seria radicalmente desagradável, porque seria radicalmente injusto e errado! Como ousa desconfiar do seu Deus? Como ousa dizer que o testemunho dele não é verdadeiro? Deixe que Ele diga o que Ele quer, aqui está alguém que está pronto para crer nEle! Deus conceda que eu possa nunca duvidar dEle no menor grau!

Eu sinto que de todos os pecados que eu poderia cometer contra a Majestade do Céu, um dos mais hediondos seria o de duvidar de uma única sílaba que vem daqueles lábios divinos. "Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso." Ele deve cumprir Sua promessa! Não há "se" ou

"mas" sobre isso! Caso contrário, Ele deixaria de ser Deus –

“Da mesma forma, poderia Ele, Ter Seu ser abandonado

Como quebrar sua promessa, ou esquecer!”

Ele deve ser verdadeiro. “Sua palavra de graça é forte como a que construiu os céus. A voz que gira as estrelas fala todas as promessas”, e não

(21)

21

devemos ousar duvidar de qualquer coisa que Ele diz!

Irmãos e irmãs, em uma palavra, a fé é tanto a raiz, a fonte, a mãe de todo bem, que aquele que é sem fé não tem nada que possa agradar a Deus.

Como devo amar Aquele em quem não acredito? Como posso ser paciente sob a vara daquele em quem não confio? Como posso ter zelo por aquele cuja veracidade duvido? Como posso me alegrar nAquele de cuja promessa desconfio? Não, isso colocaria o machado na raiz da árvore frutífera e a destruiria completamente. “Se não crerdes, não sereis confirmados.” Não há boas obras senão aquelas que provêm de uma fé viva, amorosa e duradoura em Deus, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor!

(Nota do tradutor:

Um dos maiores motivos da necessidade de a fé ser provada, consiste no que já foi dito antes que:

“um homem só acredita de fato quando aquilo em que acredita afeta a sua vida.”

Aplicando-se isto à fé em Deus, vemos que ela só pode ser provada como fé verdadeira caso a vida daquele que professa crer tenha sido e esteja sendo transformada em uma vida santa segundo a semelhança com Cristo.

(22)

22

E Deus somente poderá ficar satisfeito, ou ser agradado como se afirma em Hebreus 11.6, quando há fé nEle, porque em sendo a fé algo que é recebido como um dom dEle mesmo, para que possamos receber em nós todas as operações transformadoras, regeneradoras e santificadoras do Espírito Santo, seria impossível que pudéssemos agradá-lo sem isto, pois é a fé o meio poderoso e sobrenatural que abre os nossos olhos espirituais que se encontravam em trevas, para podermos enxergar a verdade à luz de Jesus, e amarmos tudo aquilo que se relaciona à Sua pessoa divina, sobretudo no que diz respeito à revelação que temos dEle nas Escrituras.

É somente por ter recebido este dom da fé que passamos a ter este amor a Deus que é superior a tudo o mais, e que também por outro lado, nos faz odiar e abandonar o pecado, pelo poder da graça que nos é concedido.

Em outras palavras, se não fossemos transformados em crentes genuínos, pela falta desta fé verdadeira, Deus não poderia de modo algum ficar agradado conosco, porque nenhum pecador não justificado pela fé no sangue de Cristo, pode contar com a aprovação divina.

É somente pela fé que se pode chegar a ter um conhecimento pessoal, espiritual e verdadeiro de quem é Deus de fato. Nós o conheceremos

(23)

23

não apenas na manifestação do Seu amor, mas também de Sua justiça e Seus juízos. Nós O conheceremos mais e mais, à medida que a fé for aumentada por Ele, em todos os Seus atributos e virtudes, conforme estão descritos na Bíblia.

Se tivermos a fé verdadeira, nada nos entristecerá mais do que sabermos que temos desagradado a Deus, por transgredirmos a quaisquer dos Seus mandamentos, ou então em sermos negligentes para com a Sua santa vontade, pois a fé nos moverá a buscar agradá-lo em tudo, fazendo aquilo que O agrada, sabendo de antemão que não temos qualquer justiça de nós mesmos, e que tudo devemos a Jesus Cristo, sem quem nada podemos fazer.)

III. Agora, finalmente, devemos considerar A NECESSIDADE DA FÉ USADA PARA O QUE É PROVEITOSO. Quais são as lições que essa verdade deve nos ensinar? Quando tivermos falado delas, como temos feito, somente Deus abençoe nosso testemunho a seus corações!

A primeira lição é, penso eu, vamos olhar cuidadosamente para a nossa fé. É a fé dos eleitos de Deus? É uma fé infantil? É realmente fé em Deus, ou é fé em nosso próprio conhecimento ou nosso próprio julgamento? É a confiança na Palavra de Deus, ou é a confiança em nossos próprios pensamentos e invenções?

(24)

24

Eu não brigo com a teologia moderna simplesmente por causa do que ela ensina.

Acredito que ensina uma mentira de cima abaixo, mas tenho outra briga com ela, que ensina um princípio falso. Leva o homem para longe do que está escrito para o que é pensado - ela não permite a autoridade soberana da revelação, e desautorizando isso, os próprios alicerces são removidos. E muito do grande vício deste dia é, creio eu, o resultado direto desta abundante incredulidade de Deus, essa desconfiança filosófica da infinita sabedoria! É filosofia? É a falsamente chamada filosofia - mera loucura colocada em algum tipo de forma.

Quanto a nós, vamos “à lei e ao testemunho”, a Deus e ao Seu Espírito, e testar e experimentar tudo pelo que está aqui dito, e por nossa prova pessoal disso diante de Deus em nossa própria experiência, fazendo com que seja verdade para nós mesmos que Deus diz ser verdade para os Seus escolhidos!

(Nota do tradutor: Muitos dizem que são apreciadores da teologia da Reforma e dos Puritanos, mas não vão além disso, e não sabem bem o que dizem, porque suas práticas e crenças comprovam o contrário. Se lhes forem apresentados temas como o da mortificação do pecado, da negação do ego, do carregar diário da cruz, da submissão dos servos, filhos e esposas, respectivamente aos seus senhores, pais e maridos, e tantos outros deveres descritos na

(25)

25

Palavra, sobretudo no sermão do Monte, como o oferecer a outra face a quem nos fere, a orar em favor dos que nos perseguem, em abençoar os que nos maldizem, a perdoar até setenta vezes sete, a amar os inimigos, etc, então eles logo se apressam a dizer que estas coisas devem ser evitadas de serem apresentadas no culto público da Igreja porque são pesadas ou negativas, e não valeria a pena assustar a membresia. Então perguntamos onde está a fé deles na Palavra de Deus? Até onde vai o Evangelho deles? Até onde eles amam de fato toda a vontade de Deus? É verdadeiro o que dizem sobre apreciar a teologia da Reforma e dos Puritanos? Afinal, o que é essa teologia, senão aquilo que o próprio Senhor Jesus Cristo ordenou que fosse guardado e ensinado pela Igreja! Não é a teologia dos puritanos a mesma sã doutrina de Jesus e seus apóstolos? Qual então é o motivo da rejeição? E quem está sendo de fato rejeitado? Cristo, a Palavra ou os Reformistas e Puritanos?

Quando o profeta Samuel se entristeceu quando os israelitas o pressionaram para que lhe desse um rei, Deus se adiantou para dizer ao profeta que não era a ele, Samuel, que eles estavam rejeitando, mas a Ele, o Senhor. E por que isso?

Porque eles estavam cansados de terem que ouvir e obedecer a Palavra de Deus através do profeta, e queriam ser iguais às demais nações, tendo liberdade para fazerem aquilo que os

(26)

26

homens decidissem fazer, e não o que era relativo à vontade divina. O mesmo continua ocorrendo na história da Igreja, quando se busca sacudir o jugo do serviço devido a Cristo, segundo os seus mandamentos, para que no seu lugar sejam observados e considerados apenas os mandamentos dos homens. Quando muito, alguma concessão é feita a Jesus, naquelas coisas que são leves e convenientes para eles, e que não tocam no velho homem, quanto à necessidade do seu despojamento.)

A próxima lição que eu daria a você é: vamos misturar a fé com tudo o que fazemos. “Sem fé é impossível agradar a Deus”. Então, querido amigo, você vai ensinar em sua aula da escola dominical no próximo dia do Senhor. Bem, então, ensine com fé!

Irmão-ministro, você vai pregar no dia do Senhor. Então diga a si mesmo: “Pela graça de Deus, tentarei pregar com fé”, porque pregar na dúvida não é muito.

Você se lembra da história que eu tenho dito muitas vezes, do meu primeiro aluno saindo para pregar. Ele veio até mim e disse que havia pregado fervorosamente várias vezes e, mesmo assim, não havia visto nenhuma conversão. Eu disse a ele: “E você acha que Deus abençoará o povo toda vez que você escolher abrir a boca?”

Ele respondeu: “Oh, não, senhor! Eu não espero

(27)

27

isso.” “Ah, então”, respondi, “é por isso que Deus não te abençoou - porque você não tinha fé nEle. Você confessou!” Eu o peguei com astúcia.

Então, querido irmão, você deve acreditar que, se você pregar o evangelho, Deus deve abençoá- lo! Que não é uma possibilidade, ou uma mera possibilidade que Ele desejará, mas que, se você entregar Sua mensagem com a plena convicção de que alguém ou outra pessoa receberá uma bênção, haverá uma bênção para alguém!

Muitas vezes, apenas em proporção à nossa fé, isso é feito para nós!

Oh, quantas igrejas existem que eu sei onde elas esperam que elas possam ter algumas conversões, e queridas almas, se eles têm dois ou três convertidos em um ano, alguns dos membros antigos estão assustados com a quantidade! Eles temem que não possa dar certo porque muitos estão chegando! Se algum dia eles ouvissem um irmão pregar para que 3 mil se convertessem de uma só vez, esses queridos e velhos santos se levantariam e diriam: “Agora, Pedro, você é um tipo de pregador avivalista regular! Você é tão ruim quanto Moody e Sankey! Ora, olhe para todas essas pessoas trazidas - não podemos pensar em receber tantas pessoas na igreja!” Eu temo que seu deus seja um pequeno deus, mas, oh, acredite em um grande Deus e pregue na fé! Quando tudo é feito com fé, será aceito. Uma irmã diz: "Oh, que meus queridos filhos fossem convertidos!" Ela não

(28)

28

espera que eles sejam - ela tem certeza de que todos vão crescer mal - e está ensinando-os com a intenção de voltarem quando chegarem a ter 50 anos de idade. Ah, meu querido amigo, talvez assim seja, mas se você tivesse fé, e acreditasse que esses seus queridos filhos nunca precisam sair para o mundo do pecado, mas pela graça de Deus pode ser trazido a Ele enquanto eles ainda estão no seu joelho, isso não seria muito melhor? Sem fé, você vê, ao criar seus filhos, será impossível para você agradar a Deus pela maneira como você fala. Vamos colocar muita fé em tudo o que fazemos!

Há uma boa receita no Velho Testamento, você pode procurá-la quando estiver em casa - “Sal, sem prescrever o quanto”. Isto é, você pode colocar o máximo do sal da fé que quiser em todo o seu trabalho, e nunca exagerará nisto!

Mas está deixando o sal de fora que impede que seja agradável a Deus. Oh, que haja uma confiança mais verdadeira em Deus que merece ser confiado ao máximo!

E, por último, vamos tomar cuidado para confiar mais em Deus quando o tempo estiver pior. Há um irmão aqui que está em um mundo de problemas. Todo o seu dinheiro está gradualmente derretendo, ele não sabe como ele deve fazer para sobreviver. Agora, irmão, o que quer que você perca, diga: “Se eu não agradar a ninguém, ou não me agradar,

(29)

29

agradarei ao meu Mestre”. Ande com Deus, como Enoque fez! Como você vai fazer isso?

Ouça: “sem fé é impossível agradar a Deus”.

Você não tinha espaço para a fé sobre as coisas temporais, uma vez que elas vinham com tanta regularidade. Agora há uma oportunidade para você exercitar sua fé - agora você pode confiar em Deus - agora você tem espaço para os joelhos!

Jovens companheiros que entram no exército ou na marinha gostam de entrar em uma batalha, ou mesmo em uma grande batalha. Não há chance de se levantar, dizem eles, se não houver guerra. E você que entra no serviço de Cristo pode justificadamente dizer o mesmo! Se não tenho problemas, onde há espaço para minha fé? Como posso confiar, se não tenho nada em que confiar? Você sabe que não pode nadar, quando a água está apenas até seus tornozelos. Você pode ir remando, mas não pode haver natação. Mas mergulhe em águas profundas, e então nade como um homem - agora você aprenderá o que é a fé, quando o último pé estiver fora do chão - e você está apenas confiando no Deus eterno. Isso vai fazer um homem de você! Isso irá educá-lo para ações maiores nos tempos vindouros! Isso fará você mais apto a cantar a canção dos anjos diante do trono eterno de Deus! Eu me lembro, antes de vir para Londres, de um homem orando uma oração extraordinária por mim. Eu não o

(30)

30

entendi na época, e dificilmente penso que ele deveria ter orado em público nessa forma. Ele orou para que eu pudesse engolir feixes de galhos em cruzamentos. Foi uma oração muito estranha, mas tenho muitas vezes feito exatamente o que ele pediu para que eu pudesse fazer, e isso limpou minha garganta maravilhosamente! E há muitos homens que agora não podem falar por Deus que será obrigado a ter alguns desses pacotes na garganta, ainda. E quando aqueles grandes problemas vierem, e ele for obrigado a engoli- los, então ele crescerá para ser um homem em Cristo Jesus!

Assim, tentei, da melhor maneira possível, mostrar-lhe o remédio de Deus para a doença do pecado. E embora eu sempre ache que falar sobre a fé em Cristo seria dizer a mesma coisa repetidas vezes, ainda assim devemos nos ater a este único tema.

Você sabe que quando os homens nos dizem que têm cinquenta curas para uma doença, nós balançamos a cabeça e dizemos: “Existe uma específica? Porque, se você me der uma coisa que me cure, você pode guardar as outras 49 se quiser.” Assim é com o evangelho da graça de Deus. De acordo com o que dizem alguns há muitas maneiras de ser salvo - mas existe um caminho seguro? Porque, se houver, você pode, se quiser, ter os duvidosos - ficarei contente

(31)

31

com o que não é duvidoso! Eu gosto daquele clamor do monge que de alguma forma ou outro, descobriu o evangelho mesmo em sua cela - quando sua mente não conseguia consolo da extrema unção, e de toda a parafernália da Igreja Romana, ele ouviu dizer: “Tua vulnera, Jesu! Tua vulnera, Jesu!”- “Suas feridas, Jesus!

Suas feridas, Jesus!” Com aquele grito em seus lábios, e aquela doutrina em seu coração, ele poderia morrer em paz - e ele não poderia encontrar conforto em nenhum outro lugar!

Alguém desdenhosamente disse que esse é o evangelho para mulheres e crianças velhas.

Bem, estou bastante disposto a ser classificado com eles nesta questão, pois isso me convém.

Alguém escreveu para mim, outro dia, para dizer que se encontrou com alguns negros que leram e curtiram meus sermões. E ele evidentemente achou que não era um elogio para mim quando acrescentou: “Eu deveria pensar que pessoas negras sem instrução são exatamente do tipo que você está apto a pregar.”

Eu me senti tão feliz por ter um elogio como esse! Eu gosto de pregar para pessoas negras sem instrução, porque, se o evangelho puder salvá-las, também pode salvar pessoas de cara branca que são tão maravilhosamente bem instruídas! Não é ainda verdade que, muitas vezes, as almas simples encontram o caminho

(32)

32

para o céu, enquanto outras se atrapalham com o trinco?

Mas seja o que for que os homens digam ou não digam, esta é a verdade: “Sem fé é impossível agradar a Deus”.

Afaste-se de toda confiança em si mesmo! Você está cheio de pecado e nunca encontrará remédio para a doença. Vá em direção a Cristo e a ninguém além de Cristo, pois nele e nele, somente, a salvação é provida para você!

O caminho da salvação da natureza humana é:

“Faça, faça, faça!” O caminho da salvação de Deus é: “está consumado! Tudo está feito!” Você tem que confiar somente pela fé na expiação que Cristo realizou na cruz! Você tem que aceitar o caminho da salvação de Deus, e então Cristo salvou você - e você pode ir em paz e se alegrar para sempre.

O Senhor dará graça àquele homem que olha para Cristo na cruz e confia somente nele.

Há centenas de nós aqui que podem, neste momento, dizer: “Ele é toda a minha salvação, e todo o meu desejo.” O grande Buscador de corações sabe que não temos sombra de sombra de confiança em nenhum lugar senão no Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, e que ressuscitou, e subiu à direita da Majestade nas

(33)

33

Alturas. Eu tenho certeza que é assim, e pode ser também com vocês, queridos amigos!

Um bom homem uma vez explicou a um pobre humilde cristão que, naquele texto precioso,

"nunca te deixarei, nem te abandonarei", há cinco negativas. Ele disse: “O Senhor parece dizer, cinco vezes mais: “Eu não vou, não, não deixarei você. Eu nunca, nunca te abandonarei.”

“Lá”, disse o teólogo erudito, “não é tão delicioso encontrar Deus dizendo isso cinco vezes?” “Sim”, disse o ouvinte, “assim é. Mas eu teria acreditado se Ele tivesse dito apenas uma vez.“ Que bênção é ter uma fé que leva Deus em Sua primeira palavra, e não precisa que Ele diga isso mais de cinco vezes, mas está perfeitamente satisfeito de que o que Ele prometeu Ele é capaz de realizar! E o que Ele é capaz de realizar, Ele irá realizar para o louvor e glória da Sua graça, onde Ele nos fez aceitos no amado!

Não é este um curso sensato que eu estou elogiando para você? Isto não é uma coisa razoável para dizer a um homem racional?

Alguém poderia supor que, se os homens acreditassem que a Bíblia é a Palavra de Deus e Jesus Cristo é o sacrifício expiatório de Deus, eles estariam ansiosos para ter Cristo como seu Salvador. Mas não é assim. E muitas vezes, quando prego, sou levado de volta a essa conclusão a que cheguei há muito tempo - não é

(34)

34

o seu poder, senhor pregador, que pode salvar os homens. Você pode pregar e argumentar e raciocinar da melhor forma que puder, mas até que o braço do Senhor seja revelado, e o poder do Espírito Santo envie o argumento, aquilo que é uma mera questão de argumentação seria irresistível para um homem racional, pois ainda como força espiritual não tem qualquer influência sobre a mente carnal. Não é por força nem por poder, mas pelo Espírito do Senhor que a obra da salvação é realizada! Ó Espírito do Deus vivo envie a verdade para casa pelo seu próprio poder todo-poderoso, pelo amor de Jesus!

Eu ouvi falar de um médico que foi um pouco severo em seu método de tratar seus pacientes, mas ele curou muitas pessoas. Um homem que teve uma perna ruim veio a ele. "Bem", disse o médico, "eu vou adotar tal e tal curso com essa perna, e vou restaurar o uso da mesma para você, para que você vá embora deste lugar perfeitamente curado." Ele disse ao paciente o que ele ia fazer, mas o homem disse: “Não! Eu não suportaria ter feito isso, terei que ir para outra pessoa. ” “Só assim”, disse o médico, “você não está mal o suficiente para eu curar você, ainda. Quando você ficar ruim o suficiente para mim, você voltará e dirá: "Faça o que quiser comigo, doutor, desde que garanta a minha restauração." Há muitas almas que não são, nesse sentido, más o suficiente para Cristo

(35)

35

ainda. Ou seja, ele acha que ainda é bom demais para ser salvo no caminho de Cristo!

Eu ouvi falar de um nadador que foi resgatar um homem que estava se afogando. O homem estava afundando e os espectadores se perguntaram por que ele não atacou imediatamente e agarrou o homem. Ele nadou perto dele, mas manteve-se afastado dele, e deixou-o descer uma segunda vez, e depois disso, ele nadou até ele e o levou para fora.

Alguém lhe perguntou: “Por que você deixou o homem afundar?” Ele respondeu: “Ele era forte demais para eu resgatá-lo no primeiro momento. Enquanto ele era forte, ele teria me puxado para baixo consigo mesmo, então deixei que ele começasse a afundar e perdesse toda a força - e então eu sabia que poderia levá-lo para a terra.” Da mesma maneira, alguns de vocês terão que ir novamente uma segunda vez antes que você fique fraco o suficiente para ser salvo!

Não é a sua força, é a sua fraqueza! Não é a sua justiça, é o seu pecado que qualifica você para Cristo! Eu quero dizer isso - assim como a pobreza é a melhor qualificação para esmolas, já que a miséria é a melhor qualificação para a misericórdia - então, quanto mais baixo você estiver diante da cruz de Cristo, mais seguro você estará de que a graça de Deus virá a você assim que confiar na obra expiatória de Cristo!

Que Deus abençoe a todos com essa fé que

(36)

36

agrada a Ele, pelo amor do Senhor Jesus Cristo!

Amém.

Hebreus – 11

1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.

2 Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.

3 Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.

4 Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.

5 Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara.

Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.

6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

(37)

37

7 Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.

8 Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.

9 Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa;

10 porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.

11 Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa.

12 Por isso, também de um, aliás já amortecido, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar.

(38)

38

13 Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.

14 Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria.

15 E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.

16 Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.

17 Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas,

18 a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência;

19 porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.

20 Pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó e a Esaú, acerca de coisas que ainda estavam para vir.

(39)

39

21 Pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou.

22 Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos.

23 Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei.

24 Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, 25 preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado;

26 porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão.

27 Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível.

(40)

40

28 Pela fé, celebrou a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas.

29 Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como por terra seca; tentando-o os egípcios, foram tragados de todo.

30 Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias.

31 Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.

32 E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas,

33 os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões,

34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.

35 Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não

Referências

Documentos relacionados

Aqui está o princípio: fé é não somente disposição para obedecer a Deus mesmo quando parece não haver esperança, mas fé é também disposição para seguir

Assim como a boa criação de Deus somente deveria ser recebida por Adão e Eva como providência para o benefício, também Cristo somente pode ser recebido pela fé como

De acordo com a pesquisa de Loroz (2006), que procurou preencher lacunas de conhecimento sobre valores que podem influenciar o comportamento do consumidor pela

145 A Epístola aos Hebreus, no grande elogio que faz da fé dos antepassados, insiste particularmente na fé de Abraão: «Pela fé, Abraão obedeceu ao chamamento de Deus, e partiu

Nos Estados Unidos, no âmbito do “The Kaiser Permanente Retirement Study”, Midanik, Soghikian, Ransom, e Tekawa (1995) efectuaram um estudo comparativo entre 320 indivíduos reformados

A problemática da destruição e devastação do meio ambiente é considerada por István Mészáros (2002) como uma das principais características da ativação dos

O quanto Jó estava consciente de que a fé que ele tinha no Senhor fora recebida como um dom do próprio Deus, e que era movido pelo Espírito Santo para fazer somente

Jo 3.16 | “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”.. Sem fé nós perecemos, sem fé