• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO CAOINF. Ano 01 Edição 04 MAIO/JUNHO Prevenir Para Construir uma Sociedade de Paz

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO CAOINF. Ano 01 Edição 04 MAIO/JUNHO Prevenir Para Construir uma Sociedade de Paz"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

No período de 19 a 26 de junho, serão desenvolvidas, em todo o país, diversas ações em alusão à Semana de Prevenção ao Uso de Drogas, como forma de mobilizar a sociedade para o tema. O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do CAO-INF, fará parte deste movimento, promovendo uma campanha de conscientização que deve ser realizada nas Escolas de Ensino Fundamental do Estado.

A ação faz parte do Projeto Prevenir para Construir uma Sociedade de Paz, do CAO-INF, e terá como parceiros as Promo- torias de Justiças, o Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CONEN), Programa Educacional de Resistência às Dro- gas e à Violência da Polícia Militar (PROERD), a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e a União dos Dirigentes Muni- cipais de Educação (UNDIME). O CAO-INF irá disponibilizar folders, cartazes e slides para realização de palestras , tendo como público alvo alunos do 6º ano, período em que as pesquisas apontam como início de experimentação das drogas lícitas, entre os 10 e 12 anos de idade, o que é também um fator de risco para o uso de outras drogas.

Nos municípios Jacy-Paraná e Itapuã D’Oeste a campanha será intensificada por técnicos do CAO-INF, que irão realizar palestra sobre Valores Morais, com distribuição de cata-ventos, para alunos do 5º ano, e palestra de Prevenção ao uso de Droga, com distribuição de folders sobre bebida alcoólica, para alunos do 6º ano; além de distribuição de cartazes sobre o tema. Em Por- to Velho será realizada um evento, no dia 21 de junho, as 8h, no auditório do Ministério Público.

A Semana Nacional de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, instituída em 1999, tem início na data de criação da Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SENAD), 19 de junho, e se encerra no dia 26 de junho, considerado o Dia Internacional da Luta contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.

No dia 03 de maio, estiveram reunidos na sede do Ministério Público de Rondônia, represen- tantes de instituições que integram o Fórum Estadual para Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente no Estado de Rondônia, para discutir a programação da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, a ser deflagrada em 12 de junho.

No encontro os membros da comissão definiram os papéis das organizações no trabalho de divulgação da campanha “ Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, que será deflagrada em todo o estado no dia 10 de junho, aproveitando a ocasião da Copa do Mundo.

No dia 11 de junho acontecerá um Simpósio direcionado aos multiplicadores, que serão indi- cados pelos órgãos participantes do Forum, no intuito de difundir as ações dando continuidade mesmo após a data alusi- va (12/06). O CAO-INF estará encaminhando cartazes a todas as Promotorias de Justiça para que divulguem a campanha.

Informativo Eletrônico do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação

INFORMATIVO CAOINF

Prevenir Para Construir uma Sociedade de Paz

Ano 01—Edição 04 – MAIO/JUNHO – 2010

Campanha de combate ao trabalho infantil

(2)

Práticas dos Promotores na área da infância, juventude e educação

Alvorada do Oeste

Página 2

Audiência Pública discute oferta de ensino fundamental

A Promotoria de Justiça de Alvorada D’Oeste realizou audiência pública, no dia 12 de maio, para discutir soluções relativas à deficiência na oferta de ensino fundamental. A audiência foi presidida pela Promotora de Justiça Jaqueline Conesuque Gurgel do Amaral e contou com a presença do prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes, e membros da Representa- ção de Ensino, da OAB e de moradores, entre outras autoridades.

A Representante de Ensino, Luciana da Silva, explicou que em 2005 foi feito um mapeamento técnico, que distribuiu o en- sino fundamental para as demais escolas do município e expressou a importância de separar os alunos de ensino funda- mental e médio, sobretudo pela diferença de idade, pedindo aos pais para considerarem não só a distância das escolas e sim a qualidade do ensino oferecido por elas. Os moradores por sua vez expuseram as dificuldades que enfrentam para encaminharem os filhos à escola de ensino fundamental Santa Ana, em virtude da distância percorrida e o perigo das crian- ças ao atravessarem a BR 429. Como não houve uma proposta definitiva para resolver o problema, uma nova reunião para a qual foi convidada a participar a Secretária Estadual de Educação, foi marcada para o dia 26 de maio.

TAC Instalação Casa dos Conselhos

A Promotoria de Justiça de Rolim de Moura assinou termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Município para forma- lizar a destinação de imóvel para instalação da Casa dos Conselhos, que deverá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, proporcionando aos conselheiros melhores condições de trabalho. No termo de ajustamento de conduta, assinado pela Promotora de Justiça Alba da Silva Lima e pelo prefeito Sebastião Dias Ferraz, o município se com- promete se comprometeu a efetuar a reforma da casa e fornecer todos os materiais necessários para a sua manutenção, bem como arcar com todas as despesas básicas (água, luz, telefone, aluguel, segurança etc), devendo, mensalmente, re- meter à Promotoria de Justiça de Rolim de Moura o comprovante de pagamento dessas despesas.

Eleição para Conselheiros Tutelares de Rolim de Moura é suspensa

Atendendo a recomendação da Promotora de Justiça Karine Ribeiro Castro Stellato, a eleição para membros do Conselho Tutelar de Rolim de Moura foi suspensa, no dia 30 de maio. A recomendação foi motivada pela constatação de que os elei- tores não foram todos habilitados à votação, a exceção dos votantes da 15ª Zona Eleitoral, havendo impossibilidade de se colher votação manual. A próxima eleição será realizada no dia 6 de junho, às 8h, na Escola Municipal de Ensino Infantil Balão Mágico.

Rolim de Moura

Estamos na Web!

http://www.mp.ro.gov.br/caoinfancia

(3)

Ariquemes

Projeto de Fortalecimento dos Conselhos Sociais do Vale do Jamari

O Promotor de Justiça Átilla Augusto da Silva Sales visitou os Municípios da Comarca de Ariquemes (Rio Crespo, Cacau- lândia, Monte Negro, Cujubim e Alto Paraíso), nos dias 18 e 20 de maio, para tratar de assuntos relacionados ao funcio- namento dos Conselhos Municipais, fundamento constitucional de atuação, necessidade de conhecimento das atribui- ções e responsabilidades, questionamento sobre as dificuldades de atuação, dentre outros. assuntos A ação faz do pro- jeto da Promotoria Justiça de Ariquemes para fortalecimento dos Conselhos Sociais da região do Vale do Jamari.

Palestra para Candidatos a Conselheiros Tutelares

Os candidatos a conselheiros tutelares do município de Ariquemes participaram de palestra ministrada pelo Promotor de Justiça Átilla Augusto da Silva Sales. O evento, organizado pela Casa dos Conselhos, aconteceu no auditório da Pro- motoria de Justiça e teve como objetivo orientar o grupo sobre as atribuições dos conselhos tutelares, bem como res- saltar a importância do trabalho que estes profissionais prestam à sociedade.

Audiência Pública discute atendimento a criança e adolescente em Bom Futuro

No dia 25 de maio, o Promotor de Justiça Átilla Augusto da Silva Sales,acompanhado por assistente e oficial de diligên- cias, participou de audiência pública, que reuniu diversas autoridades, na Escola Municipal Padre Ângelo Spadari, no Garimpo Bom Futuro, para discutir a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, bem como a situação da educação e da segurança pública na região.

Porto Velho

Presidente do Conselho Nacional de Educação visita Rondônia

No dia 13 de maio, a Presidente do Conselho Nacional de Educação, Clélia Brandão Alvarenga Craveiro, ministrou palestra em evento promovido pelo Conselho Estadu- al de Educação, que teve como convidados todos os Secretários Municipais de Educa- ção, Representantes de Ensino/SEDUC, Representantes do Ministério Público e de- mais profissionais da Educação, em que proferiu palestra sobre “As Diretrizes Curri- culares para a Educação Básica”.

Na mesma data, período da tarde, Cléria Brandão reuniu-se na Sede do Conselho Estadual de Educação, com Represen- tantes do Ministério Público (o Promotor de Justiça Diretor do CAO/INF, Marcos Valério Tessila e as Pedagogas Ana Lú- cia e Ana Maria Ximenes). Na oportunidade foram abordando os seguintes assuntos: Escolarização para os adolescentes privados de liberdade; Inclusão de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais; implantação de Esco- las de Tempo Integral; Educação no Campo; qualidade da oferta do Transporte Escolar; Inclusão obrigatória dos compo- nentes curriculares Sociologia e Filosofia; implementação e aplicabilidade da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, da Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008; regime de colaboração; Programa Escola Aberta; Construção de quadras polies- portivas e mobiliário adequado à prática do lazer e cultura, política pública de inserção da instituição família no ambien- te escolar, corpo técnico composto de pedagogos, psicopedagogos e assistente sociais, atuando diretamente na escola e Regimento das Escolas.

Página 3

(4)

Cacoal Página 4 Promotoria de Cacoal realiza reuniões para tratar de assuntos relacionados a infância, juventude e educação

A Promotora de Justiça Lisandra Vanneska, de Cacoal, organizou, no mês de maio, uma série de reuniões com profissio- nais que lidam diretamente com crianças e adolescentes nos municípios de Cacoal e Ministro Andreazza.

A reunião com os conselheiros tutelares de Cacoal, aconteceu no dia 24, com objetivo de discutir as necessidades estrutu- rais do Conselho Tutelar, com fins de elaboração de Termo de Ajustamento de Conduta.

No dia 25, a Promotora esteve em Ministro Andreazza, onde se reuniu com representantes do Conselho Municipal de Direi- tos da Criança e do Adolescente, do Conselheira Tutelar e da Secretária de Ação Social. Na ocasião foi discutida a necessi- dade de melhorar as instalações do Abrigo Municipal; de equipar a sala onde funciona o CMDCA e a retomada do projeto de inauguração da Creche Municipal. A Promotora ressaltou a importância da Creche e da necessidade de providenciar a segurança do Prédio, até que ele seja reformado e inaugurado. Ainda no dia 25, na sede da Promotoria de Justiça do muni- cípio de Cacoal, o encontro foi com representantes das Secretarias de Educação (Estadual e Municipal), os Diretores das Escolas Públicas e o Conselho Tutelar, para debater, especialmente, o tema Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes e Bullying. Os diretores de escolas foram orientados a levarem qualquer suspeita de abuso sexual contra alunos, através de relatório pormenorizado, no qual não precisam se identificar. O Secretario Municipal de Educação falou sobre programas ativos e em fase de implementação, tais como: Programa Sentinela; Programa “o Caráter Conta”; Parcerias com o curso de Psicologia da UNIR; Parcerias com o curso de Psicologia da UNESC.

Para discutir alguns procedimentos, em trâmite na Promotoria de Justiça de Cacoal, e debater algumas ações necessárias a melhoria das atividades ligadas à Infância e Juventude, vinculadas a SEMAST, a Promotora se reuniu, no dia 31, com a Secretária Municipal de Assistência Social, a Diretora do Abrigo Municipal Pingo de Gente, e o Presidente do Conselho Mu- nicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os principais temas abordados foram: Reestruturação do Conselho Tute- lar de Cacoal; Abrigo Pingo de Gente; os Projetos da SEMAST; CREAS, CRAS, CRESS e o CMDCA.

No dia 01 de junho o encontro foi com a Delegada de Polícia Anita Erica Wessel Xander, visando estabelecer parceria no combate ao abuso sexual contra criança e adolescente. Segundo a Delegada, existem, atualmente, 40 inquéritos policiais em apuração, que versam sobre abuso sexual infanto-juvenil. A promotora recomendou a implementação de oitiva das vítimas, destes inquéritos, através da técnica do depoimento sem dano, ou seja, a oitiva por psicólogos, para evitar a res- surreição dos traumas, já demasiadamente suportados, nas crianças e adolescentes vítimas de crime tão devastador.

Estruturação dos Conselhos Sociais de Buritis e Campo Novo

No dia 27 de maio, o Promotor de Justiça Nelson Liu Pitanga se reuniu com secretários municipais, presidentes e representantes de Conselhos Sociais dos municípios de Buritis e Campo Novo de Rondônia, para discutir a estruturação dos Conselhos com re- cursos materiais e humanos. O Promotor enfatizou a estratégia de atuação prioritária do Ministério Público no fortalecimento dos Conselhos Sociais dos municípios do Estado, como instrumento de realização de cidadania. Foi apontada como dificuldade primordial em relação aos Conselhos a ausência de estrutura física, administrativa e principalmente suporte técnico, além de dotação orçamentária, a fim de que as decisões dos conselhos possam ser fundamentadas materialmente e não apenas formal- mente. Durante a reunião, secretários municipais relataram as dificuldades para estruturação física e material dos conselhos e propuseram sugestões para superá-las.

Buritis

(5)

Combate à Violência e ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil

O Dia Nacional de Combate à Violência e Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil - 18 de Maio, mobilizou o pais. Diver- sas instituições desenvolveram ações com o propósito de esclarecer a sociedade para que identifique e denuncie os ca- sos de abuso e exploração sexual infanto-juvenil. O Ministério Público de Rondônia, por meio do CAO-INF, realizou even- to no dia 21 de maio, sobre o tema "A violência contra crianças e adolescentes e as políticas públicas", que teve como palestrantes o advogado Renato Roseno de Oliveira, assessor e coordenador de Projetos da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente de Fortaleza, que fez uma análise crítica dos programas sociais desenvol- vidos pelo governo Federal para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, e a professora da Universi- dade Federal de Rondônia (UNIR), Berenice Tourinho, que apresentou um panorama da violência contra crianças e ado- lescentes em Porto Velho. Além do evento, o CAO-INF, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, SEST SENAT e as Promotorias de Justiça, desenvolveu campanha sobre o tema em todo o estado, com produção de spot e inserção em rádio, distribuição de folders, cartazes e cartilhas, que visam conscientizar a sociedade sobre a temática.

Porto Velho

A Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Porto Velho participou, dia 18 de maio, da Operação Prevenção, ação organizada pela Polícia Federal, que tem como objetivo promover o debate de autoridades que atuam no combate a es- se tipo de crime com a comunidade estudantil e imprensa, de modo a sensibilizar a sociedade para a luta contra a explo- ração sexual de crianças e adolescentes. O evento aconteceu no Colégio Dom Bosco, com palestras, a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, proferidas pelo Promotor de Justiça da Infância, Marcelo Lima de Oli- veira, Procurador da República Ercias Rodrigues, delegados das Polícias Federal e Civil, Rodrigo Nunes Bertrand e Regia- ne Rosa, respectivamente, além da assistente social da Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes, Maria Inês e con- selheira Tutelar Ângela Forte.

Santa Luzia do Oeste

A promotoria de Justiça de Santa Luzia do Oeste desenvolveu atividades referentes ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Em parceria com os conselhos tutelares de Santa Luzia e de Parecis, foram realizados pit-stops com distribuição de folders, além de afixação de cartazes nos estabelecimentos de maior fluxo de pessoas naquelas localidades. A Promotora de Justiça Tâmera Padoin Marques participou de Programa na Rádio Comunitária Progresso FM, na manhã do dia 19 de maio, oportunidade em que foi debatida a importância da cons- cientização e do enfrentamento da violência contra a dignidade sexual da criança e do adolescente.

Ouro Preto do Oeste

Em Ouro Preto D’Oeste, a Promotoria de Justiça e o Poder Judiciário realizaram, no dia 18 de maio, palestra na Escola Estadual Migrantes, localizada no município de Mirante da Serra. Na palestra ministrada pelo Ministério Público foi abor- dado o aspecto criminal da violência sexual contra criança e adolescente, dando ênfase a evolução recente da legislação criminal, em especial com as mudanças trazidas pelas Leis n. 11.106/2005, 11.829/2008 e 12.015/2009. Vários casos práticos foram relatados, para ilustrar a aplicação da lei antes e depois das modificações legislativas.

Conscientizar e Proteger

Página 5

(6)

Lei obriga escolas públicas e privadas a ter biblioteca

Todas as instituições de ensino públicas e privadas do país deverão ter bibliotecas, é o que determina a Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010, publicada no Diário Oficial da União do dia 25 de maio. Para efeitos da Lei,

"considera-se biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura". O acervo mínimo exigido será de um livro por aluno matriculado. Cabendo ao respectivo sistema de ensino adaptar o acervo conforme as necessi- dades, promovendo a divulgação, preservação e o funcionamento das bibliotecas escolares. As escolas terão até dez anos para instalar os espaços destinados aos livros, material videográfico, documentos para consulta, pesquisa e leitura.

Artigo

O Promotor de Justiça Murillo Digiácomo, do CAOPCA, Ministério Público do Paraná, produziu um Artigo so- bre a Impossibilidade Jurídica da “Adoção Intuitu Personae” diante das disposições contidas no Estatuto da Cri- ança e do Adolescente (em especial após o advento da Lei nº 12.010/2009) e da Constituição Federa.

Murillo Digiácomo tem sido referência, a nível nacional, demonstrando grande interesse na consolidação do ECA, com dedicação especial à recente alteração da Lei nº 12.010/2009. Na página do CAOPCA, do Ministério Público do Paraná, foi criado um tópico específico sobre a nova “Lei da Convivência Familiar / Lei de Adoção”, onde constam modelos de peças processuais e extraprocessuais, artigos jurídicos, modelos de projetos etc., que podem ser utilizados pelos integrantes do “Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescen- te”, na busca adequada estruturação dos municípios para o atendimento de crianças e adolescentes afasta- dos do convívio familiar e suas respectivas famílias.

Dia Mundial sem Tabaco

No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco, data em que são desenvolvidas atividades que visam a alertar sobre os males que o cigarro pode causar à saúde da população e ao meio-ambiente.

Esse ano, a Organização Mundial da Saúde, OMS, escolheu como tema para as atividades comemorativas

"Gênero e tabaco com uma ênfase no marketing para mulheres".

Sexta-feira, dia 29-05, foi realizada em Porto Velho, uma Caminhada pelo dia Mundial Sem Tabaco, no Espaço Alternativo. No evento, organizado pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, houve atividades de pro- moção a saúde e distribuição de camisetas e lanche para os participantes.

Página 6

(7)

Crime de Computador: publicação de cena de sexo infanto-juvenil (E.C.A., art. 241), mediante inserção em rede BBS/Internet de computadores, atribuída a menores: tipicidade: prova pericial necessária à demonstração da autoria: HC deferido em parte.

1. O tipo cogitado - na modalidade de "publicar cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescen- te" — ao contrário do que sucede por exemplo aos da Lei de Imprensa, no tocante ao processo da publicação incrimina- da é uma norma aberta: basta-lhe à realização do núcleo da ação punível a idoneidade técnica do veículo utilizado à difu- são da imagem para número indeterminado de pessoas, que parece indiscutível na inserção de fotos obscenas em rede BBS/Internet de computador.

2. Não se trata no caso, pois, de colmatar lacuna da lei incriminadora por analogia: uma vez que se compreenda na deci- são típica da conduta criminada, o meio técnico empregado para realizá-la pode até ser de invenção posterior à edição da lei penal: a invenção da pólvora não reclamou redefinição do homicídio para tornar explícito que nela se compreendia a morte dada a outrem mediante arma de fogo.

3. Se a solução da controvérsia de fato sobre a autoria da inserção incriminada pende de informações técnicas de tele- mática que ainda pairam acima do conhecimento do homem comum, impõe-se a realização de prova pericial. (STF, HC- 76689 / Paraíba, HABEAS CORPUS, Relator: Ministro Sepulveda Pertence.

ECA. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. EDUCAÇÃO ESPECIAL. O atendimento educacional especial às crianças e adolescentes porta- dores de deficiência é direito constitucional e legalmente assegurado, impondo-se a sua satisfação ao ente público com- petente. Apelo desprovido e sentença confirmada em reexame necessário. (APELAÇÃO E REEXAME NECESSÁRIO Nº 70004911582, SÉTIMA CÂMARA CÍVEL, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RS, RELATOR: MARIA BERENICE DIAS, JULGADO EM 07/05/2003).

Jurisprudência Página 7

COORDENAÇÃO

Marcos Valério Tessila de Melo Promotor de Justiça-Diretor do CAO-INF

EQUIPE TÉCNICA

Pedagoga

Ana Lúcia Cortez de Medeiros

Assessor Jurídico Antônio Cosme Salim Pereira

Assessora Técnica Cristiana Gomes Rodrigues

Psicóloga

Daniela Bentes de Freitas

Cientista Social

Edna Fernandes Ferreira da Silva

Estagiário de Informática João Paulo dos Reis Colares

Estagiária em Psicologia Aline Martins Da Silva Estagiária Administrativo Tatiane Alencar Silva

Referências

Documentos relacionados

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Este estágio despertou-nos para a realidade profissional e a importância do papel do farmacêutico como profissional de saúde, contribuindo, não só para a

A partir desta experiência da utilização da Modelagem Matemática, como uma metodologia alternativa no processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos,

O presente estudo se propõe também a aprofundar e apurar os propósitos e conteúdos da Caixa e Sopa Escolar como partes integrantes da assistência prestada à infância

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam