• Nenhum resultado encontrado

Doenças Sexualmente Transmissíveis

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Doenças Sexualmente Transmissíveis"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Doenças Sexualmente Transmissíveis

DST é a sigla usada pelos médicos para identificar um conjunto de diferentes doenças que têm como característica comum o fato de serem transmitidas de um indivíduo a outro principalmente por meio do contato sexual.

O fato de uma doença ser classificada como DST não significa que a pessoa a contraiu por meio do sexo desprotegido. As DSTs podem, de modo geral, ser DSTs transmitidas pelo contato com secreções e com o sangue de uma pessoa que possui a doença.

Entre as DSTs mais comuns, podemos destacar: clamídia, herpes, HIV, HPV, cancro mole, sífilis e gonorreia.

Sifilis

É uma Infecção Sexualmente Transmissível IST curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios sífilis primária, secundária, latente e terciária . Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.

Cancro mole

O cancroide é uma transmissível—a transmissão desse hemófilo se dá por via sexual— e é classificado como uma doença do tipo ulcerativa, isso porque inicia-se com a formação de bolhas que se rompem formando úlceras e feridas.

(2)

Apresentam-se inicialmente como pequenas pápulas parecem espinhas maiores com margens irregulares que são chamadas de cancro mole. Com o passar do tempo, essas espinhas se rompem e formam feridas.

Candidíase

A Candidíase é uma infecção vaginal bastante comum entre as mulheres - apesar de ainda ser um tabu para muitas delas. Os principais sintomas da doença são:

● Coceira vaginal

● Corrimento branco e espesso

● Ardência na região da vulva

● Leve inchaço dos lábios vaginais

Além disso, a mulher acometida pode, igualmente, apresentar alguns sintomas como: Ardência ao urinar, Pele rachada próxima à vulva e Dor durante relações sexuais.

Herpes Genital simples

Herpes genital é uma doença sexualmente transmissível de alta prevalência, causada pelo vírus do herpes simples HSV , que provoca lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos. Uma vez dentro de um organismo, dificilmente esse vírus será eliminado, porque se aproveita do material fornecido pelas células do hospedeiro para sua replicação.

Gonorréia

Gonorreia: Nos homens, em geral, a uretrite gonocócica provoca sintomas mais aparentes como: secreção purulenta, ardor, eritema. já, nas mulheres, pode ser assintomática e só ser detectada em exames de rotina ou após o diagnóstico do parceiro.

(3)

Condiloma HPV

O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma DST causada pelo Papilomavírus humano (HPV).

Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e no ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito de rotina por todas as mulheres.

Sinais e Sintomas

A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.

Linfogranuloma Venério

Linfogranuloma venéreo (LGV) é uma doença causada por 3 cepas únicas da Chlamydia trachomatis e é caracterizada por uma lesão cutânea pequena e muitas vezes assintomática, seguida por linfadenopatia regional na virilha ou pelve.

Alternativamente, se adquirido por sexo anal, pode se manifestar como proctite grave. Sem tratamento, o LGV pode causar obstrução linfática e edema crônico dos tecidos genitais. O diagnóstico é clínico, mas a confirmação laboratorial, com sorologia ou teste de imunofluorescência, em geral é possível. O tratamento é feito com tetraciclina ou eritromicina durante 21 dias.

Granuloma Inguinal

granuloma inguinal é uma infecção cutânea genital e perineal progressiva e rara causada por Klebsiella (anteriormente Calymmatobacterium) granulomatis). A doença é caracterizada por lesões cutâneas lentamente progressivas de coloração

(4)

vermelha intensa, proeminentes, indolores e muitas vezes ulceradas; linfadenopatia regional é incomum. O diagnóstico é feito por critérios clínicos e microscopia. O tratamento é feito com antibióticos, em geral, tetraciclinas, macrolídeos, ou sulfametoxazol-trimetoprima

Hepatie B

É uma doença infecciosa que agride o fígado, sendo causada pelo vírus B da hepatite (HBV). O HBV está presente no sangue e secreções, e a hepatite B é também classificada como uma infecção sexualmente transmissível. Inicialmente, ocorre uma infecção aguda e, na maior parte dos casos, a infecção se resolve espontaneamente até seis meses após os primeiros sintomas, sendo considerada de curta duração

Formas de transmissão

O HBV pode sobreviver por períodos prolongados fora do corpo (BOND et al., 1981), e tem maior potencial de infecção que os vírus da hepatite C (HCV) e da imunodeficiência humana (HIV), em indivíduos suscetíveis. As principais formas de transmissão são:

● Relações sexuais sem preservativo com uma pessoa infectada;

● Da mãe infectada para o filho, durante a gestação e o parto;

● Compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos);

● Compartilhamento de materiais de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam);

● Na confecção de tatuagem e colocação de piercings, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos que não atendam às normas de biossegurança;

● Por contato próximo de pessoa a pessoa (presumivelmente por cortes, feridas e soluções de continuidade);

● Transfusão de sangue (mais relacionadas ao período anterior a 1993).

(5)

Infecção por Clamidia

As infecções por clamídia incluem doenças sexualmente transmissíveis da uretra, do colo do útero e do reto que são causadas pela bactéria Chlamydia trachomatis. Essas bactérias também são capazes de infectar as membranas que cobrem a parte branca dos olhos (conjuntiva) e a garganta. Outras bactérias, como Ureaplasma e Mycoplasma, também podem causar infecções da uretra.

Sintomas

Nos homens, os sintomas da uretrite por clamídia começam 7 a 28 dias após a infecção ser adquirida durante a relação sexual. Geralmente, os homens sentem uma sensação de queimação leve na uretra durante a urinação e podem ter uma secreção transparente ou turva saindo do pênis. A secreção é geralmente menos espessa do que a produzida pela gonorreia. A secreção pode ser pouca e os sintomas leves. Porém, cedo pela manhã, o orifício do pênis costuma ter uma cor avermelhada e os seus rebordos estão colados devido às secreções secas.

Ocasionalmente, a infecção começa mais drástica, com uma urgência maior em urinar, urinação dolorosa e secreção de pus através da uretra.

Muitas mulheres com cervicite por clamídia têm poucos ou nenhum sintoma. Mas algumas têm uma frequente necessidade de urinar, micção dolorosa e uma secreção vaginal de muco amarelado e pus. Relações sexuais podem ser dolorosas.

AIDS

A aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana HIV é a sigla em inglês . Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

(6)

Os pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

A transmissão do HIV e, por consequência da AIDS, acontece das seguintes formas:

● Sexo vaginal sem camisinha.

● Sexo anal sem camisinha.

● Sexo oral sem camisinha.

● Uso de seringa por mais de uma pessoa.

● Transfusão de sangue contaminado.

● Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação.

● Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com antirretrovirais imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos coquetel impedem que o vírus se replique dentro das células T-CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a aids apareça.

Referências

Documentos relacionados

Histórico de DST prévias ou atuais: infecção por Chlamydia , Micoplasma e/ou gonococos no colo uterino apresentam risco aumentado de DIP (um caso da doença para cada

Nesse processo, os fatores ativos de formação do solo (clima e organismos) apresentam uma ação intensa por um longo tempo, em uma condição de relevo que propicia a remoção

Estas chances dependem do estágio da infecção pelo HIV do parceiro (os estágios iniciais e adiantados são os mais infecciosos), se a pessoa exposta tem outras DSTs (aumenta

O levantamento de informações sobre parte desta população possibilitou verificar a caracterização do perfil socioeconômico e cultural dos nipo- brasileiros que

Além da taxa de administração, são encargos do FUNDO: (i) tributos que recaiam ou venham a recair sobre os bens, direitos e obrigações do FUNDO; (ii) registro

O complexo é composto por um auditório para 400 pessoas, salas para 40, 100 e 200 luga- res (com móveis modulares para vários formatos), área para montagem de estandes,

Como a análise qualitativa reportou que quatro módulos foram melhores agrupados pelas informações estruturais e três pelas informações semânticas, foi proposta uma abordagem

Marcos Roberto Dorotéa Junior São José dos Campos - SP Mountain team Cyclex / Zimmer assessoria multiesportiva.