• Nenhum resultado encontrado

Políticas Migratórias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Políticas Migratórias"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Colégio Estadual Maria Rosilda Rodrigues Prof: Isabel Cristina – 62 99238-6075 Disciplina: Geografia

Turma: 8 Ano e

Texto

Políticas Migratórias

Para compreender o que são políticas migratórias e a razão pela qual são criadas, a resposta é

que elas possuem diversos propósitos: seja para regularizar a situação de imigrantes nos países ou atrair o fluxo migratório com o objetivo de trazer pessoas economicamente ativas e que possam contribui para manter a economia de determinados países.

No final da Segunda Guerra Mundial, teve início a Guerra Fria (confronto ideológico, econômico e político entre a Rússia e os Estados Unidos). Isso provocou o maior deslocamento de pessoas na história moderna, onde cerca de 13 milhões de alemães foram expulsos de países que faziam parte da União Soviética.

Na década de 1960, houve a descolonização na África, causando preocupação internacional sobre o aumento dos fluxos migratórios. Durante as décadas de 1970 e 1980, aconteceu o deslocamento de 2 milhões de pessoas devido aos conflitos armados e as ditaduras na América Latina.

Porém, na atualidade, alguns país desejam atrair imigrantes. O motivo se deve principalmente às taxas de crescimento populacional, principalmente no caso de países desenvolvidos. Isso vem ocorrendo na Europa desde meados da década de 1950 e nos Estados Unidos por volta dos anos 2000, onde a da taxa de crescimento populacional vem decrescendo.

A queda nessas taxas acaba por afetar de maneira direta a economia desses países, reduzindo o número de pessoas que estão economicamente ativas. Isso prejudica a previdência, já que haverá menos pessoas para sustentar a população que já se encontra aposentada.

(2)

Apesar de existirem países que procuram trazer mais imigrantes, há também os países que buscam ao máximo medidas que possam evitar novas pessoas de adentrarem em seu território. Nos Estados Unidos, por exemplo, o presidente Trump fez a promessa de construir um muro para dividir o país com o México. Outro exemplo é a Grã-Bretanha que, no ano de 2016, teve como argumento ter mais autonomia para criar políticas migratórias mais restritivas caso saísse da União Europeia. Entre as justificativas desses países em adotar políticas migratórias restritivas que dificultam a entradas de imigrantes estão:

▪ Gastos com serviços públicos mais elevados para os imigrantes.

▪ Possibilidade de que se tornem precários os serviços direcionados à população local por

conta da quantidade maior de pessoas para atender.

▪ Desejo de impedir que a homogeneidade da sociedade seja prejudicada (como no caso da

afirmação feita pelo governo da Dinamarca).

▪ Possibilidade de redução de número de empregos para a população original, já que os

imigrantes tomariam essas vagas.

▪ Receio de que a ocorrência de atentados acabe aumentando, com o argumento de que

em alguns países europeus essas ocorrências tiveram associação com imigrantes.

POLÍTICAS MIGRATÓRIAS NO MUNDO

Entenda como funcionas as políticas migratórias em alguns países:

POLÍTICAS MIGRATÓRIAS NOS EUA

O país que recebe a maior quantidade de imigrantes no mundo todo são os Estados Unidos. No ano de 2015, por exemplo, o número de pessoas que não haviam nascido no país era por volta de 13% da população, chegando a quase 24 milhões de pessoas.

A quantidade de pessoas a pedir cidadania estadunidense é de 780 mil, sendo que cerca dos 105 mil que conseguiram a cidadania foram mexicanos, englobando a maior parte de estrangeiros do país. Nesse mesmo ano de 2015, o número de refugiados nos EUA foi de quase 70 mil, incluindo pessoas vindas da Somália, Congo, Myanmar, Butão, entre outros.

As políticas migratórias nos Estados Unidos sofreram algumas mudanças recentemente, sendo algumas delas durante o governo do presidente Barack Obama (2009 – 2017) e outras durante a administração do presidente Donald Trump (2017 – hoje)

Na gestão de Obama, houve projetos visando estabelecer uma ampliação da Ação Diferida para Chegadas na Infância, impedindo a deportação nos próximos dois anos de imigrantes que não possuíssem documentação e que haviam entrado no país antes da maioridade. Esse prazo

poderia ser renovado e esses imigrantes ainda receberiam permissão para trabalhar. Porém, no governo de Trump, foi anunciado pelo Departamento de Segurança Interna que essa ação não ocorreria.

Outra medida de Barack Obama foi beneficiar os imigrantes ilegais com filhos nascidos nos Estados Unidos e que tivessem chegado no país a partir do ano de 2010. Essa medida, que recebeu o nome de Ação Diferida para Pais de Americanos, também acabou sendo barrada durante a administração do presidente Trump.

Além disso, houve outras ações desenvolvidas pelo ex-presidente Barack Obama que se

encontram em julgamento pela Corte Federal dos Estados Unidos, entre elas podem ser citadas as seguintes:

(3)

▪ Garantia de trabalho permitido para os companheiros de pessoas que trabalham como

temporários.

▪ Possibilidade de uma mobilidade de emprego maior para quem possui pendências na

permissão de residência.

▪ Aumento das oportunidades de estudantes pós-graduados vindos de outros países de

encontrar um emprego.

Apesar das tentativas de mudanças nas políticas migratórias nos Estados Unidos criadas por Obama, o atual presidente Donald Trump vem tomando diversas medidas que acabam afetando de forma direta essas ações, sendo elas:

▪ Segurança nas fronteiras reforçadas.

▪ Aumento na investigação de pessoas que querem conseguir o visto para os EUA.

▪ Proibição de caráter temporário da entrada de pessoas refugiadas do Irã, Líbia, Sudão,

Síria, Somália e Iêmen.

POLÍTICAS MIGRATÓRIAS NO CANADÁ

No Canadá, as políticas migratórias são favoráveis aos imigrantes, o que faz até mesmo que ele seja considerado pelo G8 (grupo ao qual fazem parte as oito maiores economias mundiais) como o país mais receptivo dentre eles.

O número de imigrantes que chegaram ao Canadá no ano de 2015 foi de 272 mil, enquanto que o número de refugiados chegou a 58 mil. O tempo gasto para avaliar os processos migratórios de famílias foi reduzido no ano de 2016, fato diretamente ligado ao comprometimento do país com os refugiados vindos da Síria. Essas políticas migratórias acabaram beneficiando mais de 60 mil pessoas.

POLÍTICAS MIGRATÓRIAS NO JAPÃO

O Japão sempre foi um país fechado em relação à imigração e, entre os países que fazem parte do G8, é o que recebe a menor quantidade de imigrantes. Porém, essa realidade vem mudando nos dias atuais, já que o Japão vem abrindo as portas para pessoas vindas de outros países. Isso se deve principalmente por conta do decrescimento populacional no país, que vem causando problemas na economia.

No ano de 2016, o Japão chegou ao número recorde de 2,38 milhões de imigrantes, sendo quase 30% formados por imigrantes chineses. Isso foi possível por causa da aprovação do chamado Quinto Plano Básico para Controle da Imigração, que passou a prever uma maior aceitação de estrangeiros. O objetivo dessa reformulação é trazer uma melhoria econômica e social no país, além de oferecer proteção para os refugiados.

Outra das medidas tomadas pelo país em reação às políticas migratórias está a criação do

Programa para Treinamento Técnico interno, que tem a intenção de atrair estudantes de outros países para irem trabalhar no Japão após graduados.

POLÍTICAS MIGRATÓRIAS NA ALEMANHA

No ano de 2016, entrou em vigor na Alemanha o Ato de Integração, que tem como objetivo ampliar a quantidade de cursos de idiomas oferecidos no país. Esse Ato também tem o propósito de permitir a permanência de dois anos no país para pessoas que estão realizando algum curso técnico e que já tenham uma proposta de trabalho. Caso a pessoa ainda não tenha uma

(4)

Uma das medidas restritivas previstas no Ato é que os refugiados obrigatoriamente permaneçam na região destinada a eles por, no mínimo, três anos no período em que estiver ocorrendo o processo onde é solicitado o refúgio. Porém, essa restrição pode ser revista caso o refugiado encontre um trabalho ou se matricule em alguma escola ou universidade que esteja localizada em outra região do país.

POLÍTICAS MIGRATÓRIAS NO BRASIL

Os migrantes que chegam ao Brasil vêm, em geral, em busca de oportunidade de trabalho, encontrando uma posição de acolhimento no país. Em relação às políticas migratórias e a

questão dos refugiados atualmente, o fluxo migratório de haitianos no Brasil aumentou cerca de 160% no ano de 2016.

Além disso, no decorrer da história do país, o Brasil recebeu milhares de imigrantes vindos principalmente da Europa, além de cubanos, japoneses, vietnamitas, entre outros. O número de imigrantes que trabalham no mercado formal no Brasil aumentou em torno de 50% nos últimos anos.

De acordo com estudos realizados, as maiores necessidades dos trabalhadores em relação à qualificação profissional de imigrantes estão na pouca e também na alta qualificação que eles possuem, o que faz com que muitos não consigam ser inseridos em trabalhos que correspondem à sua formação.

As políticas de imigração no Brasil passaram por uma reforma com a nova Lei de Migração Brasileira de 2017, que visa garantir os mesmos direitos de cidadãos brasileiros para os imigrantes, além de regular a entrada no país e estabelecer políticas públicas direcionadas a eles.

Entre os princípios da lei estão:

▪ Direito à vida inviolável.

▪ Direito à liberdade, igualdade, segurança e à propriedade. ▪ Acesso ao uso de serviços públicos (como educação e saúde). ▪ Direito de participação em protestos e sindicatos.

▪ Registro da documentação que possibilite a entrada no mercado de trabalho. ▪ Direito a trabalhar em funções públicas, conforme definição no edital (excetos os

concursos que forem reservados para os brasileiros natos). Atividades

1- O processo de migração é resultante de vários fenômenos políticos, econômicos e sociais, os quais modificam as sociedades. No Brasil, um intenso processo de movimentação da população ao longo da segunda metade do século XX provocou várias mudanças no país. A principal consequência desse movimento da população nacional foi o aumento da população urbana brasileira. Esse movimento é chamado de:

A) refugiados ambientais. B) diáspora brasileira. C) migrações externas. D) fuga de cérebros. E) êxodo rural.

2- No Brasil, o processo de migração interna foi amplamente verificado ao longo do século XX. No país, predominam as migrações por motivações

(5)

B) climáticas. C) religiosas. D) militares. E) linguísticas.

3- É um país localizado na América do Norte conhecido internacionalmente pelas rígidas leis migratórias. É muito procurado, em especial por imigrantes latino-americanos que buscam melhores condições de trabalho e renda.

O período acima remete a qual país americano? A) Canadá.

B) Brasil.

C) Estados Unidos. D) Reino Unido. E) Emirados Árabes.

4- A migração de cerca de 370 mil muçulmanos rohingyas de Mianmar para Bangladesh nas últimas semanas é mais um capítulo de uma história marcada por décadas de perseguições. Cerca de um milhão de pessoas dessa minoria, a maior comunidade no mundo, vivem em Mianmar, país predominantemente budista. A maioria mora de forma precária no Estado de Rakhine, palco dos episódios recentes de violência.

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41257869>. Acesso em: 06 fev. 2021. Fragmento.

O texto acima apresenta uma movimentação populacional que tem como causa principal fatores A) climáticos. B) militares. C) econômicos. D) ambientais. E) religiosos.

Referências

Documentos relacionados

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

A taxa do INR ideal para os paci- entes com disfunção ventricular e insuficiência cardíaca também não foi estimada por meio de estudos prospectivos e randomizados, e a taxa

Disto pode-se observar que a autogestão se fragiliza ainda mais na dimensão do departamento e da oferta das atividades fins da universidade, uma vez que estas encontram-se

No presente trabalho é relatada a ocorrência de uma nova espécie de Corazuphium no Brasil, encontrada na Gruta do Gonçalo, no município de Campo Formoso, Bahia.. A nova espécie

No presente trabalho é relatada a ocorrência da terceira espécie troglóbia de Palpigradi do Brasil, encontrada na Gruta da Morena, no município de Cordisburgo, Minas Gerais.. Esta

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção